Kawasaki V12 - 2300 cc !!

 

Esta matéria saiu na Motorcycle Mechanics, quis compartilhar com vocês esta maravilha sobre rodas. É sobre uma Kawasaki V12 de um cara chamado Allen Millyard, um engenheiro nuclear inglês de 41 anos com um histórico interessante de motos transformadas, entre as quais:

Honda SS 100, com um motor de 2 cilindros em V, feitos a partir de dois motores de 50cc da SS50.

Honda C 180, com um 2 cilindros em V feitos a partir de 2 motores de 90cc da C90.

Kawasaki H 830 2 tempos, com 5 cilindros, a partir de dois motores da H500 dois tempos 3 cilindros.

Kawasaki V8 1600cc, a partir de dois motores de KZ 900.



A idéia de construir a V12 nasceu numa das várias feiras de exposições de motos antigas que há na Inglaterra. Ele estava expondo sua Kawasaki V8 1600 cc e estava de olho numa barraca próxima onde estavam a venda dois motores de KZ 1300.

Um cara se aproximou e perguntou se ele estava pensando em fazer
uma V12 - ele disse que não, e aí o cara falou algo que ficou martelando na sua cabeça - " nem adianta pensar muito, pois é impossível mesmo !!! " - isso foi o suficiente pra que ele começasse a pensar seriamente no projeto...

O cara partiu de um chassis de uma KZ 1300 Voyager, alongando o mesmo 10 cms com tubos de aço carbono soldados. O tanque de gasolina também foi aumentado, acabou ficando com 28 litros e assim sobrou espaço pra uma caixa de filtro de ar (visto que agora não há mais espaço para a caixa original), a injeção eletrônica de combustível (dos últimos modelos da KZ 1300 Voyager, recalibrada) e toda a parafernália que foi desalojada debaixo do banco, visto que uma bateria de 30A foi instalada no espaço.


Detalhe do chassis




A bancada de cilindros da KZ 1300 original é inclinada 5º a frente, e
Miilyard idealizou seu projeto avançando a bancada dianteira a 35º e
colocando a traseira também a 35º . Isto deixou o motor simétrico, algo bastante desejado.

Os problemas começaram a ficar sérios no virabrequim. No projeto da Kawasaki V8 1600cc, a solução foi modificar as bielas e colocar duas em cada colo do virabrequim, mas o projeto mais moderno e compacto do virabrequim da KZ 1300 impediu que isso fosse feito. Ele então partiu para a construção de um virabrequim a partir das partes dos virabrequins das Kawasakis H2 750cc (bolachas e pinos). Sendo assim, ele pode usar rolamentos de esferas ao invés de roletes e reduzir muito o stress do virabrequim original da KZ 1300, também possibilitou usar uma bomba de óleo de baixa pressão, mais
confiável e robusta. O curso foi reduzido de 71mm pra 63mm e a capacidade total do motor ficou em 2.281 cc - o diâmetro dos cilindros permaneceu o mesmo.

Cada colo do virabrequim ganhou uma super biela (para os pistões da
frente) parecida com as dos motores de aviões radiais, onde uma biela menor (dos pistões da bancada traseira) vai atachada. Estas bielas foram construídas com um aço extremamente nobre e duro, e foram um dos poucos itens não construídos por Millyard em sua garagem.  Acreditem, ele fez as motos nesta garagem ...


A Garagem !


Outro pesadelo foi o cabeçote da bancada traseira, que é montado invertido em relação aos cilindros, e trabalha no sentido contrário do que possamos chamar de normal. Todos os canais de refrigeração e passagem de óleo foram refeitos, e uma nova corrente de comando de quase 1,80 mt de comprimento foi construída para fazer funcionar tudo de uma vez.

Para suprir ao motor toda a refrigeração necessária, ele simplesmente juntou dois radiadores de água originais e soldou os dois, e também usou uma bomba elétrica para que a água circule sempre que a ignição é acionada.

Os escapes foram feitos a partir de canos cortados, e basicamente são 4 escapes 3 em 1. O projeto original previa a colocação das ponteiras originais, mas a moto ficou silenciosa demais, aí as ponteiras foram retiradas.




Os que andaram na moto ressaltam seu fabuloso torque e se esquecem de imediato do tamanho da moto... Até agora ninguém se atreveu a andar a mais de 140 milhas com ela, nem seu criador ...




Quanto tempo ele levou ? Oito meses, trabalhando somente à noite e nos fins de semana...

Ia esquecendo.... o peso disso tudo ? só 350 kgs...


Allen Millyard e sua criação !

Colaboração de Ricardo Goldszmidt
tecnova@uol.com.br