Kenny
"King" Roberts
O americano que
encantou a Europa !
Primeiro foi o Number One na América !
Depois, conquistou as pistas européias com maestria !
King Roberts ...
Nascia em 31 de dezembro de 1951em Modesto, no estado da Califórnia, Kenneth Leroy Roberts.
Aos 12 anos, Kenny adapta um motor de cortador de grama em sua bicicleta ... começa uma longa história do motociclismo !
Com 13 anos, já estava (escondido dos pais), praticando Trial nos arredores de Modesto.
Em 1965, aos 14 anos, Kenny faz sua estréia nas pistas de Dirt Track, no TT Scrambler
Já mostrava muito talento, mas tinha um defeito de "estourar" os motores ! Mesmo assim, um amigo de seu pai, Bud Aksland, lhe arruma uma Suzuki A 100 .
Em 1969, Kenny estréia numa prova de motovelocidade, numa pista em Oregon, na categoria 100 cc, e vence !
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Em 1970, vem o primeiro título ! Campeão da American Motorcyclist Association (AMA) na categoria Novatos !
Kenny vai procurar patrocínio na Triumph, mas o presidente da empresa, diz " Você é muito pequeno para pilotar nossas máquinas !"
E assim Roberts vai procurar a Yamaha, que lhe diz ... sim !!
Em 1971, Campeão da American Motorcyclist Association (AMA) na categoria Junior !! E no Dirt Track várias vitórias !
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No final de 1971, a Yamaha queria lançar uma 250 2 tempos nos EUA, e forneceu duas motos para Kenny, uma para velocidade e outra para Dirt Track.
E Kenny começa 1972 vencendo o Houston Asrodome Dirt Track, tornando-se um dos poucos pilotos a ter vencido sua primeira prova nacional como profissional !
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Na velocidade não vai bem, ficando em 4º no Campeonato Nacional da AMA.
Em 1973, já como piloto oficial de competição (pela Yamaha), Kenny vence seu primeiro título profissional ! É o Campeão Americano (Number One) da AMA, nas 250 cc e no Dirt Track !
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Em 1974, é novamente o Campeão Americano (Number One) e ainda conquista um 2º lugar nas 200 Milhas de Ímola com uma poderosa TZ 700 !
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Nessa altura, Kenny já estava ligado a Kel Carruthers, que seria um grande "manager" , preparador e tutor para ele !
Aproveitando o bom relacionamento de Kel, Roberts consegue o patrocíno da poderosa Good Year, onde torna-se um elemento indispensável para o desenvolvimento dos pneus slick (sem sulcos) !
Sua paixão pelo Dirt Track, onde as motos ficam derrapando nas curvas todo o tempo, fez com que ele desenvolvesse uma técnica de pilotagem na velocidade ! Com derrapagens controladas, Kenny criou uma nova forma de contornar curvas, o que é utilizado hoje em dia por todos os pilotos da motovelocidade !
Vence também o Transatlantic Trophy, numa corrida espetacular onde disputa palmo a palmo com Barry Sheene !
Faz sua estréia em GPs de mundial na Holanda, nas 250 cc com um ótimo 3º lugar, além de ter feito a pole position e a melhor volta da corrida ! Que estréia !
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Em 1975, já começa o ano dominando o Desafio Anglo-Americano, disputado na Inglaterra, liderando o time americano a conquistar sua primeira vitória !
Na América, Kenny vence tudo ! É o campeão nacional na velocidade, 3 tipos de campeonatos de Dirt Track e o Transatlantic Trophy !
Mas cabe aqui uma história ...
Kenny Roberts, em 1973 e em 1974 havia sido campeão do AMA Grand National de Dirt-Track, com uma Yamaha de 2 cilindros.
Em 1975, a Harley-Davidson desenvolve uma moto, a XR 750, para combater a Yamaha !
E consegue algumas vitórias !
Porém, a Yamaha, com a participação do genial Kel Carruthers, prepara uma super moto !
Com o motor da TZ 750, num quadro de Dirt-Track, pneus Good Year especiais, a Yamaha convida Kenny Roberts para disputar a maior competição da categoria, a Milha de Indianápolis !
TZ 750 Dirt-Track - 1975Roberts, que não conhecia a moto, classificou-se para as finais, e venceu !!
O próprio Roberts considera até hoje sua mais selvagem prova no motociclismo, pois a potência da TZ 750 na terra era indomável !!
Kenny Roberts ao vencer a Indy Mile com a TZ 750 - 1975
1976 seria um ano sem muita expressão para Roberts, com algumas vitórias, e pouca motivação.
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Em 1977, sua mais expressiva conquista foram as 200 Milhas de Ímola com uma TZ 750.
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Para 1978, a Yamaha monta uma equipe forte para disputar o mundial das 250, 500, e 750, o Team USA , com Roberts e Kel Carruthers e Good Year !
Um trinômio perfeito !
A categoria 250 serviria de treinamento, pois Roberts não conhecia as pistas européias, e a 750 era uma competição individual sua com Steve Baker, outro americano !
A 500 tinha como favoritos Barry Sheene e sua imbatível Suzuki, bi-campeão em 1976 e 1977 !
Já na primeira etapa, na Venezuela, Roberts vence nas 250. Sua primeira vitória em mundiais !
Nas 500, sua primeira vitória viria na 3ª etapa, na Áustria onde disputa com Cecotto e Sheene !
E assim, com 4 vitórias e 3 segundo lugares, em pistas desconhecidas, Kenny roberts se torna o primeiro americano a conquistar um título mundial na categoria das 500 cc !!
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Nas 250, fica em 4º lugar, e na Fórmula 750, mesmo com 4 vitórias, fica com o vice, atrás de Barry Sheene !
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Ainda leva também a tão sonhada (por Kenny !) 200 Milhas de Daytona !
Entre as muitas provas, Kenny ainda achava tempo para disputar o campeonato de Dirt Track nos EUA.
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Em 1979, na pré-temporada, a Yamaha YZR 500 de Roberts está com muito motor, mas com pouca estabilidade, o que provoca um violento acidente, causando graves lesões, como o afundamento de várias vértebras !
Mesmo assim, Roberts supera todos os obstáculos e ganha um memorável bi-campeonato nas 500, com 5 incontestávies vitórias !
Foi um grande duelo com Virgínio Ferrari de Suzuki !
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Em 1980, mais um título, com 3 vitórias, sendo muito importunado por outro californiano, Randy Mamola, de Suzuki, que é o vice ! Mas a dupla Kenny King Roberts e Yamaha 500 OW48 foi melhor !
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Por problemas pessoais, como a separação no casamento, e o consequente afastamento de seus filhos Kenny Roberts Jr. e Kurtis Roberts, a temporada de 1981 é muito magra, com apenas 2 vitórias ! Resultado, 3º lugar no campeonato, atrás de duas Suzuki, de Marco Lucchinelli (campeão) e Randy Mamola (vice).
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Na temporada de 1982, os problemas foram com o equipamento ! A Yamaha acabou sendo ultrapassada pela Honda e pela Suzuki, ficando apenas no 4º lugar no campeonato !
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Para 1983, a Yamaha , monta um super time ! A Yamaha Marlboro, com os pilotos Eddie Lawson e Kenny Roberts, Kel Carruthers e Giacomo Agostini como Managers, e o lendário e genial preparador e mecânico Nobby Clark !
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Seria um empolgante campeonato, com uma disputa espetacular entre Freddie Spencer de Honda NS 500 (V3) e Kenny Roberts de Yamaha OW 500 V4 ! Cada prova era um show de pilotagem e arrojo dos dois pilotos !
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No final, Spencer campeão, e Roberts vice, com 6 vitórias cada um, e apenas 2 pontos de diferença !
Roberts vence mais uma vez as 200 Milhas de Daytona e as 200 Milhas de Ímola !
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Em 1984, após mais duas sensacionais vitórias, nas 200 Milhas de Daytona e Ímola, Roberts encerra sua vitoriosa carreira de piloto !
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Após quase 2 anos afastado das competições, Kenny, numa nova fase de sua carreira, agora como chefe de equipe, monta o Team Roberts Yamaha Luck Strike, em 1986.
Seu piloto é o ex-adversário Randy Mamola. São duas temporadas com o californiano.
Em 1988, ainda Team Roberts Yamaha Luck Strike, contrata o também californiano, Wayne Rainey.
Em 1989, o Team Roberts passa a ser Yamaha Marlboro e conquista 3 títulos mundiais das 500 com Wayne Rainey, em 1990, 1991 e 1992, e um título nas 250 com John Kosinsky, em 1990.
A sequência vitoriosa da equipe Roberts Yamaha Marlboro só é interrompida pelo trágico acidente com Rainey em 1993, que o deixou tetraplégico !
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Seus dois filhos seguiram seus passos. O mais velho, Kenny Roberts Jr., foi campeão mundial da categoria 500 cc, em 2000, pilotando uma Suzuki. Foi a primeira vez que pai e filho se consagram campeões no motociclismo !
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Seu caçula, Kurtis Roberts disputa o campeonato americano da AMA, na categoria 600 Super Sport, com excelentes resultados !
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Atualmente, Roberts é o proprietário da equipe KR Team, que tem como parceira a Proton, onde estão desenvolvendo um novo motor V5, 4 tempos para a recém criada categoria MotoGP, que substituiu a 500 cilindradas.
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Os pilotos são o inglês Jeremy Mcwilliams e o japonês Haruchica Aoki.
Longe de parar sua brilhante carreira, Roberts dedica 100% de seu tempo nos inúmeros projetos que o mantém intimamente ligado ao motociclismo !
Aquele que certamente é um dos maiores pilotos da história, escreveu seu nome nas páginas do motociclismo com garra, coragem e acima de tudo com uma técnica perfeita, que mudou completamente o conceito da pilotagem até hoje!
Os shows que ele nos deu vão ficar eternamente em nossas lembranças !
Valeu,
Kenny "King" Roberts !!!
Por Ricardo Pupo
Julho / 2003
Fontes: Revista Motociclismo d´Epoca, Revista Motoshow, Revista Duas Rodas.
Fotos : muitas foram gentilmente cedidas por François Beau ( www.bike70.com )
Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !
Comentários:
UAU! O que dizer, se voces ja falaram tudo sobre o melhor dos melhores. Parabens. Fico agradecido pois King era o meu idolo. Parabens.
Tabajara A.Jorge
miraassumpcao@terra.com.br (Sexta Feira, 4 de Julho de 2003, às 16:48:56)
PELO AMOR DE DEUS!!! PARA DE ME FAZER SOFRER!!!
Este cara é o máximo do máximo!
Se alguém tiver uma cópia do filme "On any Sunday", vai entender o que falo. Aliás estou atrás de uma cópia deste filme p/ poder "babar" pelo King Kenny.
Abraços
Yamaheiros a todos
Vicente (Muca)
riomuca@hotmail.com (Segunda Feira, 7 de Julho de 2003, às 18:48:29)
Muito Dez
Jader Assunção
jader@siscorpnet.com.br (Terça Feira, 8 de Julho de 2003, às 13:14:29)
Parabéns pela matéria, Kenny Roberts era mesmo o máximo. Eu possuo até hoje no meu quarto um quadro de 100x80cm de Wayne Rainey quando foi bi-campeão em 1991 pela equipe de Roberts, é a mesma foto de Rainey desta matéria. Seu acidente foi uma tragédia que lamentamos até hoje.
Cristian M.Boaretto
crisrock@terra.com.br (Terça Feira, 8 de Julho de 2003, às 18:37:11)
Nostalgia pura. Era uma pilotagem mágica e pioneira.
Realmente um ídolo de todos nós.
Claudio Przibilski Dias
claudiopdias@bol.com.br (Segunda Feira, 14 de Julho de 2003, às 23:55:21)
Muito legal. Parabens
Sexta Feira, 25 de Julho de 2003, às 15:50:01
Quem foi rei nunca perde a majestade
Paulo Seg
paulofsoliveira@terra.com.br (Sábado, 26 de Julho de 2003, às 23:12:29)
Eu entendi direito?! ou o cara era bom mesmo. Galera !!! o que é isso. É como dizem: "Quem é bom já nasce feito".
Luiz Mariano
luiz.mariano@uol.com.br (Terça Feira, 29 de Julho de 2003, às 21:52:43)
Otima materia, ilustrando bem a carreira de um dos melhores pilotos de todos os tempos.
so nao entendo como o nome de Freddy Spencer nao e tanbem lembrado por motoclassicas70, se ele foi tambem um genio da pilotagem.
Roberto
beccu@ig.com.br (Sábado, 17 de Julho de 2004, às 01:22:57)N.R. - Nesta reportagem citamos o fantástico Freddy Spencer, quando ele rivalizou com Kenny Roberts em 1983, num dos maiores e belos duelos que o mundial já teve ! A carreira de Spencer foi curta pelas lesões graves que sofreu no punho ! Vamos ainda contar essa história no site. São muitos os pilotos de 60, 70 e 80 a serem mostrados ainda !
King Kenny um do pilotos que admiro e influenciou na minha pilotagem mas falta Antonio Jorge Neto etc. etc.
Ivan de Jesus e Silva
(ivandejesus51@ibest.com.br) Terça Feira, 14 de Dezembro de 2004, às 13:20:40
Gostaria de saber que filme é este que o amigo Vicente comenta e se alguem lhe informou como consegui-lo me informe também.
Marco Antonio F. de Paula
(maf.paula@uol.com.br) Domingo, 9 de Janeiro de 2005, às 14:15:35N.R. "On Any Sunday" é um filme sobre o motociclismo esportivo, estrelado por Steve Mcqueen. Existe também o II. Encontra-se a venda no site Amazon ( www.amazon.com )
Não sei se é fruto de puro saudosismo, ou estas fotos da época (que não cansava de ficar olhando na época - saudades da MOTOSHOW só motos), só de olhar da para perceber que técnica e raça tinham que se combinar de maneira diferente do que a tecnologia de hoje permite. Curto motociclismo até hoje, mas é óbvio que assim como em relação ao automobilismo dos anos 70/80 a pilotagem de hoje se tornou mais fácil também nas motos.
Marco Antonio F. de Paula
(maf.paula@uol.com.br) Domingo, 9 de Janeiro de 2005, às 14:25:14
É bom saber que no Brasil tem pessoas que dão valor ao motociclismo como voce, valeu.
Othon Voador Russo
(othonrusso@yahoo.com.br) Domingo, 3 de Julho de 2005, às 22:04:01
Bons tempos onde a paixão era maior do que a razão e os pilotos corriam por amor ao esporte.
Pilotos como Kenny, Fredie Spencer, Steve Baker, Denísio Casarini, Nivanor Bernardi são imortais para o esporte. Só nos resta relembrar uma época de ouro do motociclismo.
David
(david@sanesul.ms.gov.br) Terça Feira, 23 de Agosto de 2005, às 10:13:13
King Kenny, rimarrà sempre il numero 1.
Simone Butturini
(sbuttur@hotmail.com) Sexta Feira, 14 de Outubro de 2005, às 19:10:17
Meus comentarios são apenas só elogios, é um dos meus favoritos continue, não tenho palavras pelo seu trabalho. Valeu Ricardo...
Aderbal Mendes Felisbino
(afelisbino@yahoo.com) Terça Feira, 21 de Março de 2006, às 16:45:15
Very Nice!
Michael Schumacher
(MSchu18@yahoo.com) Terça Feira, 29 de Agosto de 2006, às 15:52:54
Ouvir falar de kenny roberts, wayne, eddie, revista motoshow,a h que saudades deste tempo, yamaha 2 tempos... valeu muito pela materia, parabens.
elton jose correa
(elton_1966@yahoo.com.br) Quarta Feira, 14 de Março de 2007, às 21:34:15
Yeahm thanks again to Motoscalsicas70. One of the best motrcycle racing site I ever seen
Dave Montini
(davide_10_71@libero.it) Quarta Feira, 27 de Junho de 2007, às 14:09:54
Sou fã da Yamaha e em especial do Rei Roberts. Fiquei emocionado com a matéria e pude reviver uma época muito gostosa da minha vida. Muito obrigado por manterem viva a memória do maior de todos!
Marcos Masiero
(marcosmasiero@hotmail.com) Sexta Feira, 29 de Junho de 2007, às 10:23:26
Fantastico, Espetacular
antonio fernando
(ferzezeeve@hotmail.com) Domingo, 15 de Julho de 2007, às 14:09:11
Nessa época estava com dezesseis anos e conheci também a revista motoshow especial de 1982 do jornalista fantastico Gabriel Hochet ,nessa epoca se me lembro o campeão foi Marco Luchianelli, foi com essa revista que fiquei grande fâ do Fast Freddie Spencer,com sua honda ns 500 três cilindros ,no ano seguinte de janeiro a dezenbro de 1993 acompanhei empolgado as batalhas de Freddie e o Grande Campeão King Kenny com sua batalhas homericas e essa temporada foi vencida por poucos pontos por Freddie que fez uma loucura a alguns gps antes de frear mais tarde e ir para grama com kenny como ele estava por dentro saiu primeiro e ganhou a corrida deixando Kenny muito, fulo da vida e taxando Freddie como louco, sem Kenny esse titulo não seria tão importante para Freddie, otimas lembranças,abraço.
nome: Brutus
(paperclip@ig.com.br) Sábado, 12 de Abril de 2008, às 22:36:33
obrigado por me proporcionar esta grande visão das motos de king e randy mamola os maiores de todos os tempos
nome: pierre lopes
(academiaredscorpion@yahoo.com.br) Quinta Feira, 26 de Junho de 2008, às 12:26:16
Belo documentario sobre um dos maiores pilotos de todos os tempos!
paulo sergio leite ribeiro
leitevaladao@hotmail.com
Caramba que grid! Roberts, Lawson, Spencer e Sheene! Acho que nunca mais veremos isso, hoje acho que somento o valentino aguenta o pareo, tambem baita treinamento que o grazziano rosi deu para o filho, nao dava pra esperar melhor né! Abraços e pelo site! virei fã!
nome = pedro
Olá... tive um filho que registrei com nome de Kenny Robert Pimentel... sou fã ?! infelizmente ele faleceu, mas meu sonho não...
nome = Reginaldo
email = reliz@ig.com.br
Maravilha! Acabo de colocar um fundo de tela com a imagen do King. Uau!
nome = Tabajara Aparecido Jorge
email = tabajaraaparecidojorge@hotmail.com 22/02/2012
Excelente matéria , Ricardo . Digna de um colecionador clássico como você . Parabéns .
nome = Luigi
email = luigi.sampa@hotmail.com 16/05/2012
Este sim grande piloto... estilo próprio, ele é o responsavel por eu ser apaixonado pelo motociclismo. Eterno Rei
nome = Garcia
email = f.garcia@modine.com.br 06/07/2012
O motociclismo mundial esta cada vez melhor,só da saudades do motor dois tempos, que a pilotagem era muito agressiva,bom tenho muitas saudades do motor 2t.
nome = Manoel forli
email = manelforli@gmail.com 14/02/2013