Mário Hélio Sanctos


Mário Hélio Sanctos

Aos 16 de julho de 1953, nascia, no Rio de Janeiro,  o 3º filho da família Sanctos. 
Era o Helinho, ou melhor, Mário Hélio Sanctos!

Sua infância foi um pouco agitada, pois seu pai,  militar da Aeronáutica, mudava muito de cidades!!

Com 3 anos, foi morar em Porto Alegre, onde ficou por 2 anos, quando foi para Recife.
Lá ficou mais 2 anos, e voltou para o Rio de Janeiro onde ficou até 1964.

Finalmente, com 12 anos foi para São Paulo, onde  vive até hoje.

Como um bom "moleque",  Helinho gostava de carrinhos, aviões (montava e colicionava aviõezinhos de plástico) e também de motos!


Mario Hélio e seus Aviões

Em sua casa , havia um cozinheiro que também fazia uns "bicos" para o Edgar Soares e outros lojistas da famosa "Esquina do Veneno" , onde foi o berço do nosso motociclismo.

O Pássaro Preto, como era conhecido, levava as motocicletas para emplacar, mas antes passava na casa de Helinho para que ele desse umas voltinhas, escondido do pai , é claro!


Detalhe da Loja do Edgard Soares, em meados de 70
Em destaque uma Honda CB450 DOHC

Isso fez com que uma paixão irremediável acontecesse ! Helinho se apaixonou pelas motocicletas!!

Em 1968, aos 15 anos, Helinho consegue comprar escondido dos pais, uma Harley-Davidson 750 1947, com cambio no tanque. Ficou quase um ano com a moto, que ficou toda incrementada, com escapamentos especiais, cromados, etc!


HD 750cc 1947

Com o dinheiro da venda da Harley, Helinho dá a entrada da sua primeira moto japonesa !  Uma Yamaha FS-5A 50 cc, comprada no Mappin!!


Yamaha F5A 1970

Helinho vivia desmontando e fuçando o motor da cinquentinha!  

"Assim ela andava mais e eu ganhava uns rachas!" - lembra Helinho.


Preparo "Fundo (Frente) de Garagem"

Sempre que podia, pegava um ônibus para ir até o centro, para fotografar as motos nas lojas do Edgard Soares, do Latorre e do Felipe Carmona!

 
 
Alguns detalhes da Esquina do Veneno no começo dos anos 70

Por gostar muito de avião, Helinho entra para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena, mas fica só um ano, voltando para São Paulo!

"Tinha que acordar às 5 da manhã, cortar o cabelo super curto e dormir às 10 da noite...Não era pra mim!!"


Mario Hélio versão militar

Já com 18 anos, como prêmio por ter conseguido passar de ano, tirando 10 em Química, Helinho ganha do seu pai uma poderosa Yamaha CS5E!!

Com ela Helinho vivia barbarizando no Rick Store, no Ibirapuera, com a turma de amigos, Jacaré, os Casarini, Tucano, e outros!!


Yamaha CS5E - 200cc

Nessa época, praticava saltos ornamentais no Clube Pinheiros .

 
Mário Hélio praticando Saltos Ornamentais

Por ser esportista e apaixonado por motos, Helinho decide correr nas pistas!

Seu amigo Hamilton Grimaldi, tinha comprado uma RD 350 novinha ! Mas teve dois tombos, em seguida, e no segundo a moto ficou bem danificada!

Helinho fez um trato com ele! Correria 1 ano com ela e a devolveria em estado de nova! (Ele cumpriu o trato, após 2 anos)

 

Yamaha RD350 - Antes e Depois

Foi assim, que em 16 de junho de 1974, começava a carreira de Mário Hélio Sanctos ! Era uma prova de estreantes e novatos ! Correu com bota emprestada, uma calça de couro novíssima também empretada pelo Cigano, sem treinar, e com a moto feita em cima da hora !! Chegou em 15º!!

Em 74 disputou mais 4 provas, mas sempre chegando lá atrás!!

Em 75, com a influência de seu pai, consegue o patrocínio do Banco Itamarati, que era na realidade uma pequena ajuda nos custos ! A equipe conta também com o apoio técnico da oficina Tiger Motos.

A RD 350 ganha uma carenagem e pneus melhores!

Participa do Campeonato Paulista e do Brasileiro, ainda sem grandes resultados, mas consegue um suado 3º lugar!!

Em abril, corre as 24 Horas do Brasil fazendo dupla com Renato Cauchiolli, mas a RD dá uma pane elétrica logo após a largada , acabando com a prova na primeira curva!!

Em junho , disputa as 500 Milhas de Interlagos, em dupla com Chuna Ponzio, ficando em 19º lugar.

Em agosto , nas 200 Milhas do Brasil, chega em 13º na geral, e em 7º na categoria 350 cc, sendo que os 6 primeiros correram de TZ 350!!

Termina o ano em 3º no Paulista e em 4º no Brasileiro!

Com esses resultados, conseguidos com um equipamento tão ruim, Helinho consegue convencer (ele é bom de papo, podem crer !) seu patrocinador a lhe financiar uma TZ 350, para que pudesse disputar em melhores condições!

Assim, em 1976, Helinho, com sua TZ 350 (e um carnê no bolso !) faz sua estréia na Categoria Especial!


Mário Hélio em 1976 com uma Yamaha TZ350

Porém, a grana só dá para a compra da moto, sem nada especial, e com a TZ original, os resultados também não são expressivos! 

Em maio , disputa as 24 Horas do Brasil em dupla com Billy Foster, pilotando uma Suzuki GT 550 , chegando em 19º lugar! 


24hs do Brasil 1976 - Suzuki GT550 

Foi um ano sem vitórias, mas o desempenho do piloto chamou atenção dos irmãos Yoshikuma (Edson e Miguel),  proprietários da Marshal Lester .

Edson Yoshikuma, que andava de Opala, assistiu a uma prova, e propôs patrocinar Helinho. Comprou macacão novo, pintura nova na moto , um motor preparado pelo Gualtiero , pessoal com uniforme... enfim, uma Equipe!!

Assim , logo na primeira corrida, já em 1977,  com o motor novo, Helinho fica em 2º lugar!


Mario Hélio Sanctos à frente de Adu Celso

Mas, Edson Yoshikuma queria vitórias e foi atrás para saber o que realmente precisava para vencer ! Foi até o box do Adu Celso e pegou todas as dicas, sobre pneus, equipamentos , etc...  comprou tudo e deu para Helinho!

Na corrida seguinte, Helinho liderava disparado, numa prova muito confusa, pois houve uma discussão entre Adu Celso e Edmar Ferreira, sobre o regulamento. Mas o público presente em Interlagos era muito grande, e houve invasão da pista !  Helinho vinha na curva um "pé embaixo" quando da de cara com um pai e seu filho atravessando a pista !  Freiou tudo o que podia, e o pneu traseiro formou uma bolha, deixando a TZ sem estabilidade ! Helinho, mesmo assim ainda chegou em 5º!!


Mario Hélio Sanctos (25) seguido de perto por Edmar Ferreira (13)

Mas, mesmo com essas melhorias, sua TZ era uma 74, e todos estavam andando com a TZ nova, com suspensão Monoshock, chassis de alumíno, freios a disco, etc...

Com o apoio do Banco Itamarati, Helinho consegue um motor preparado pelo consagrado Tani, que vinha do Mundial!

Assim, mantendo a regularidade (Helinho nunca deixou de terminar uma prova de TZ !), foi Campeão Paulista de 1977, 1 ponto na frente de Denísio Casarini!!

 Em 1978, com o título de campeão debaixo do braço, Helinho, novamente convence seu patrocinador a comprar uma nova TZ. Desta vez, compra a TZ 350 D do Edmar Ferreira , que ia parar de correr.

Com pouco treino (sempre chovia !!), sua estréia não foi bem!

Mas, na 3ª etapa, veio a tão esperada e disputada ,primeira vitória !! E foi muito importante , pois além de ser a primeira, o Troféu levava o nome do Jacaré (já falecido)!  

"Eu me senti como se ele estivesse na garupa da moto!!" 

Na outra prova, após uma brincadeira provocando Adu no seu box - " Hoje a máquina 4 vai dançar !! " - Helinho e Adu  proporcionaram uma emocionante disputa, que terminou com mais uma vitória de Helinho, mesmo perdendo a embragem da moto ! Adu Celso abandonou com problema nos freios!


Mário Hélio Sanctos ( 1 ) à frente de Adú Celso ( 4 )

Na segunda fase deste ano, Helinho é convidado por outro patrocinador, a McChad, e muda a pintura da moto, mas sempre com Banco Itamarati junto! 

Com mais uma vitória, Helinho fica novamente com o título de Campeão Paulista em 1978!

 Em 1979, seus planos eram maiores ! Queria ir disputar o Mundial das 350!

Mas o Banco Itamarati, desta vez, vetou o investimento!!

Como já trabalhava na Dacon (com motos BMW) , e já tinha uma certa verba, Helinho compra a TZ 350 G , que era do José Casarini (que havia parado).

Disputa mais uma prova, que teve a participação de Walter Villa e Johny Cecotto, mas percebe que está desmotivado!

Foram vários anos de dedicação e trabalho, onde deixou de fazer muitas outras coisas , tão características da juventude, só pensando em pneus, motores, etc...  

Foi quando, em pleno box de Interlagos,...  

- "Cigano! ...e essa 400 Four,linda,...quer trocar na TZ?" 

 E eles fizeram a troca!!

Foi a última vez que foi a Interlagos!

Hoje, pai de família, bem estabelecido financeiramente, contiunua um entusiasta do motociclismo ! Seu hobby é voar, pois também sempre foi apaixonado por aviões!!

Após trabalhar muitos anos na Dacon, montou em 1997 sua própria oficina, onde é muito procurado por donos de Porches, BMWs , e outros carrões, para serem atendidos!!

Essa grande pessoa, de excelente caráter, foi um piloto que todos do meio motociclístico respeitavam e admiravam !! Soube sempre com seu jeito alegre e descontraído, conquistar muitas amizades!!


Cláudio Girotto, Mário Hélio Sanctos (centro) e José Casarini

A mim, que realizei essa entrevista, ficou também uma ótima impressão, e uma certeza ... de ter ganhado um novo amigo!!

    Valeu Helinho, ou melhor, Mário Hélio Sanctos!!!


Mário Hélio Sanctos  e Ricardo Pupo, durante entrevista. 

Reportagem e Texto:  Ricardo Pupo
Lay-Out e Arte: Marcos Pasini
Fotos: Arquivo pessoal Mário Hélio Sanctos


Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:



Nome:   E- Mail:

Comentários dos Internautas:


ADOREI A MATERIA SOBRE O "HELINHO" GOSTARIA DE SABER PORQUE ELE NAO TEM UMA COLUNA FIXA NESTA SUPERPAGINA, JÁ QUE ELE FOI UM GRANDE CAMPEÃO MOTOCICLISTO,E TAMBEM GOSTARIA DO E-MAILL DELE, PARA PEDIR POSTER E INFORMAÇÕES SOBRE SUA ESTADA NAS PISTAS,ESTOU FORMANDO UM  CLUBE DE FÃS DE CORRIDAS DE MOTOS E QUEM SABE ELE GOSTARIA DE PARTICIPAR-ABRAÇOS
C. Pinheiro
projetcbpf@zipmail.com.br
(Domingo, 14 de Julho de 2002, às 09:59:59)

N.R. - Nós temos a satisfação de ter o grande piloto Mário Hélio Sanctos como nosso colaborador e amigo ! Seu e-mail é  mariohms@uol.com.br


 Mario ótima matéria,velhos tempos muitas saudades parabens
 Adil  (Domingo, 13 de Outubro de 2002, às 07:37:38)


PARABENS PELA MATÉRIA MAS O HELINHO COMO ESTA SENDO CHAMADO NA VERDADE SEMPRE FOI CONHECIDO COMO "MARIO LOCO".
AMIGOS DA AUTOSUL
CLAUDIO AUGUSTO
CLAUDIOAUGUSTO.LIMA@BOL.COM.BR (Terça Feira, 28 de Janeiro de 2003, às 11:44:00)


Acho muito legal este cara. Por que ele não dispõe de um espaço mensal neste site falando sobre provas de motos etc e tal ? valeu MHS.  To aqui com o mini  fä-clube  do HELINHO   LEGAL.
C PINHEIRO
 projet@estadao.com.br (Quarta Feira, 3 de Dezembro de 2003, às 13:43:58)

N.R. - O Mário Hélio é nosso grande amigo e colaborador, e terá o espaço dele assim que o desejar ! Já está convidado !


VALEU MARIO HÉLIO
ABRAÇO DO ROBERTO BOCA DAMINELLI
(ROBERTO.DAMINELLI@TERRA.COM.BR) Terça Feira, 21 de Junho de 2005, às 08:57:03


O "C" inserido no sobrenome do Mário Hélio é para caracterizar sua conduta como campeão em tudo o que resolve fazer ! Abração
Rogério Giorgi
(rogpag@hotmail.com) Quinta Feira, 17 de Maio de 2007, às 15:21:56


este é um pouco de Mário Hélio Sanctos que eu conheci, isto aí é muito pouco, agora é que descobri seu e-mail, contacte comigo.

nome: CALE  e TEREZA
(calemotos@gmail.com) Sábado, 22 de Março de 2008, às 23:45:14


olha Helio, gostei muito de ver vc com o Edmar Ferreira na briga mas ele atras, ele fala muito nessa moto que vc comprou dele, se vc guiser falar c ele te dou o telefone. sou co -piloto dele, ele e o comandante logico, e tarado por voar nao troca de etapa de jeito nenhum. obrigado gostei muito da materia ainda mas botando o Edmar e o Adu atras.valeu

nome: Rodrigo
Sábado, 5 de Julho de 2008, às 22:47:33


Helio gostaria muito de entra em contato com miguel yoshikuma, saber sobre seu pai yoshinori yoshuma eu sou chico de fortaleza, trabalhei na marshal leste nos anos 70a80, tambem saber de dona Carlina yoshika, espero conta com sua ajuda. abraços chico benevides
 eudaben@hotmail.com
 franze benevides


Adorei sua trajetória.Parabens.O motivo pelo qual eu escrevo foi que eu também tive uma F5A minha primeira moto e a primeira Yamaha de Niterói - RJ. Vendo sua história me fez voltar no tempo. era exatamente como aqui à nossa esquina do pecado era pa praia de Icaraí com a rua Otávio Carneiro, quem é de Niterói sabe o que estou falando.Obrigado. Nilo.
nvd2009@hotmail.com


Helinho, satisfação ler seu blog, sou o renato da parceria naquela corrida das 24 horas. Estou muito contente mesmo, até emocionado. Vamos trocar e-mails.
email = bigatadeu@superig.com.br
nome = Renato Tadeu Cauchioli


Como já havia comentado em outro link desse site ( que é uma maravilha diga-se de passagem), em 1977 frequentava muito Interlagos, ficando a maioria das vezes nos boxes e muitas vezes voltavamos eu e o Fernando Gasparetto de carona na Kombi (grafite, não me esqueço) da Dacon com TZ e tudo. Me lembro da referência do Billie Foster junto tambem na época. Quanto ao Mario Hélio vinha fazendo uma campanha de fazer inveja à muita gente naquele tempo. Um detalhe do uniforme me chamava atenção, o capacete Porsche Design, diferente. Tenho um album de fotos com ele saindo do box de TZ com numeral "2" e macacão preto e amarelo. Grandes tempos, obrigado pelo espaço e grande abraço!
email = fabiomuniz1200@hotmail.com
nome = Fabio Muniz Pinto


...e tambem revendo uma velha carteira da época, encontrei as credenciais de box (originais) da 3ª e 4ªetapas do campeonato paulista de motociclismo,incluindo a prova " Carlos Jacaré Pavan", verdadeira relíquia da época..
email = fabiomuniz1200@hotmail.com
nome = Fábio Muniz Pinto


eu jose antonio da silva rodrigues o "janton",tive o enorme prazer em trabalhar na "tiger moto" localizada na rua vigario albernaz com o eterno amigo mario helio sanctos sempre si patico e sorridente,acompanhei e ajudei a montar a moto yamaha tz "na caixa" sua alegria era tanta que seus olhos encherao de lagrimas quanto a moto era tirada da caixa,eu estava presente nesse momento. nesse momento estou falando via tel com o tambem eterno billy foster no guaruja
email = koalahelicopteros@hotmail.com
nome = jose antonio da silva rodrigues


O NOME DELE DE VERDADE É MARIOM GALO HELIO (GALO DE GALO CANSADO) AMIGO DAS ANTIGAS. na verdade estou procurando o tel do Mario e cai aqui via Google. abraços bela matéria
email = marcelo@bssblindagens.com.br
nome = SECKBOLA


Outro pilotaço daqueles... Tenho as revistas antigas e o Helinho tá lá. Sou mais um fã dele. Valeu Helio.
email = tabajaraaparecidojorge@hotmail.com
nome = Tabajara Aparecido Jorge                                                12/12/2011


essa historia maravilhosa, grande campeão, eu amei tudo, parabens mesmo, eu queria estar lá...valeria moreira.
email = valeriadf1971@hotmail.com
nome = valeria moreira                                                                13/04/2012


Grande Mario Helio, kkkk aqui é o Rubão (vulgo Mufasa) rei leão lembra? Trabalhamos juntos na Dacon Life e os cambaus... Saudade de Vc Mingão, Gerson etc... Preciso do seu telefone, estou em Sampa novamente. Abs,
email = rubens.tadeu2@terra.com.br
nome = RUBENS T. RODRIGUES                                    20/07/2015