MICK GRANT
"A FERA DA ILHA DE MAN"
Esse piloto inglês demonstrou toda sua capacidade e arrojo nas perigosas e traiçoeiras curvas da Ilha de Man, e circuitos de estrada na Inglaterra, e deixou alguns recordes a serem batidos !
Vamos conhecer um pouco de sua história !
Em 10 de julho de 1944, nascia em Yorkshire, Inglaterra, o filho mais velho da família Grant, o garoto Mick.
Desde muito novo, Mick já demonstrava um grande interesse por qualquer coisa referente à mecânica.
Enquanto os outros garotos queriam jogar bola, Mick gostava de ficar sentado brincando numa velha AJS 250, que seu pai comprara e nem sequer andava, por achar muito "forte" para ele !
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Muito cedo também Mick já começara a assistir corridas de motocicletas, e aos 16 anos já dava suas primeiras voltas numa BSA Bantam 125 de seu pai, escondido é claro !
Assistindo ases dos anos 50 como Mike Hailwood, Alistair King e Bob McIntyre, deu a Mick um sentimento pelo esporte, que viria a ser uma obscessão futura !
Já na idade de obter a sua licença para dirigir, Mick compra uma Villiers Panther, 2 tempos, e logo depois uma AJS 250.
Com essa 250 Mick começava a disputar algumas provas de fora de estrada nos arrefores de Yorkshire.
No seu aniversário de 21 anos, seua pais lhe dão de presente uma boa quantia em dinheiro para ajudar no futuro, porém, Mick logo "aplicou" parte dele na compra de uma potente Velocette 500, o que seria o começo de sua carreira de corredor.
Embora seus pais tenham se esforçado para dar uma boa educação e queriam vê-lo numa profissão digna, nunca opuseram-se contra a sua decisão de ser um piloto de motocicletas, pelo contrário, o apoiaram !
Sua estréia em pistas, foi em 1967, no circuito County Durhan, mas com sua Velocette praticamente "de rua", Mick não consegue bons resultados !
Em 1969, na sua estréia no Manx Grand Prix, Mick fica em 44º lugar, entre 48 competidores, ainda com sua Velocette 500 !
Mas suas performances chamaram a atenção de um preparador e fabricante de chassis de motos de competição, Jim Lee, que lhe ofereceu um patrocínio.
Mick começa uma nova fase, agora com sua Velocette preparada, com carenagem, e patrocinador !
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Com um quadro experimental, e com um motor de uma BSA Gold Star, Jim e Mick conseguem uma moto muito competitiva !
Em 1970, no seu primeiro Tourist Trophy na Ilha de Man, Mick fica em 18º na categoria Junior.
Com essa moto, Mick começa a ter algumas vitórias em pequenas corridas em Yorkshire.
E uma delas, foi muito importante para a sua carreira. Em 1971, Mick vence sua primeira prova nacional, chegando à frente de Charlie Sanby, um conceituado piloto da época !
Sua próxima moto seria uma Yamaha TR2 350, com quadro de Jim Lee.
No TT Junior de 1971, Mick consegue a 7ª colocação com a Yamaha 350.
Neste ano Mick também disputou algumas provas de Motocross e experimentou o Speedway !
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Em 1972, Mick consegue o 3º lugar no TT Junior, com a sua Yamaha e o 3º na Senior com uma Kawasaki, à frente da MV Agusta de Agostini !
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Neste mesmo ano, vence o Campeonato Inglês na categoria 350 cc !
Esses resultados fazem com que Mick consiga o seu primeiro contrato como piloto oficial do time John Player Norton !
E consegue a primeira vitória para a escuderia no circuito Oliver´s Mount na categoria Superbike !
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Em 1973, Mick resolve disputar também corridas como piloto privado, e com um novo patrocinador, John Davidson, que lhe coloca a disposição uma Yamaha 250 e uma 350.
É um ano com muitas provas, e com bons resultados, como um 2º lugar no TT, categoria F1, com a Norton 750, e uma vitória certa na 500, quando na última volta sua moto quebra a bomba de óleo !
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Faz também sua estréia no Mundial de velocidade, na 250, no GP da Alemanha, ficando em 10º lugar, marcando seu primeiro pontinho ! Disputa também o GP da Holanda, conquistando um ótimo 4º lugar !
Na Fórmula 750, Mick disputa o GP da Inglaterra e com uma Yamaha fica em 4º lugar.
Disputa ainda o Castrol 6 Hours Race, na Austrália com uma Kawasaki Z 1000 praticamente standard.
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Em 1974, disputa novamente o mundial das 250 (Yamaha TZ 250), mas apenas os GPs da Suécia (6º lugar), Holanda (10º lugar) e o TT, com o 2º lugar !
Na 350, disputa os GPs da Itália (9º lugar), Holanda (9º lugar) e Suécia (6º lugar), também de Yamaha TZ 350.
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Neste ano Mick conquista sua primeira grande vitória, no TT com uma Triumph Trident 1000, na categoria Production !
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Em 1975, Mick é contratado para ser o piloto oficial da equipe de fábrica da Kawasaki.
Disputa e vence o TT da Ilha de Man, válido pelo mundial, com a Kawsaki 750 três cilindros, quebrando o recorde de 8 anos, que pertencia a Mike Hailwood, com a média de 109,82 mph !
E vence também o TT na categoria Senior, colocando o verde Kawasaki no pódio mais uma vez, com uma 500 três cilindros !
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Na Road Race North West, Mick quebra o recorde nas 500 e na 750, ficando com as vitórias !
Em 1976, ainda de Kawasaki, Mick não tem nenhum resultado expressivo !
Seu melhor resultado é um 3º lugar no GP da Bélgica da Fórmula 750 !
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Em 1977, nova vitória no TT, categoria Classic, com uma Kawasaki 750 !
No mundial, na categoria 250, Mick vence finalmente seu primeiro GP, na Holanda, de Kawasaki. Repete a vitória também na Suécia !
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Em 1978, Mick repete o desempenho e leva a Kawasaki ao Bi, na categoria TT Classic !
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No Mundial, nas 250, são 8 GPs disputados, sem grandes resultados.
Era o fim da parceria oficial Mick / Kawasaki !
Em 1979 e 1980, Mick monta sua própria equipe e disputa o Mundial com uma Suzuki 500, marcando 1 ponto apenas !!
Na Road Race North West 200, Mick vence, com direito ao recorde nas 500 de Suzuki.
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Mas a sua especialidade era mesmo o TT da Ilha de Man ! Mick vence pela 5ª vez, e agora com uma Honda 750, na categoria Fórmula 1, em 1980 !
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Para 1981 Mick prepara uma Armstrong 250 e disputa apenas 3 etapas, sem marcar pontos.
Mas novamente, no TT, categoria Senior, Mick vence, e desta vez com uma Suzuki !
Nos anos seguintes, Mick não disputa mais o mundial, dedicando-se apenas ao TT da Ilha de Man e pequenas provas na Inglaterra. De 1982 a 1984, Mick não consegue nenhum bom resultado, mas já está em final de carreira ! Afinal já são 18 anos de competições ! E também 40 anos de idade !!
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Assim, Mick decide que o ano de 1985 seria o seu derradeiro no motociclismo !
Portanto, se prepara fisica e mentalmente, e afina uma Suzuki 750 !
Disputa o Shell Oil British Championship e fica com o vice !
E no TT, na categoria Production, Mick fecha sua carreira com chave de ouro ! Vitória incontestável, com média de 104,36 mph !!
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Nos anos seguintes, sempre ligado ao motociclismo, Mick foi chefe da Suzuki´s British Team e da Sanyo Honda Team.
Também participa todos os anos de eventos comemorativos aos pilotos vencedores do passado como o tradicional Goodwood na Inglaterra.
O grande especialista em provas de estrada, um dos mais brilhantes pilotos inglêses, deixou um legado de vários recordes no tradicional Tourist Trophy da famosa Ilha de Man !
MICK GRANT
"A FERA DA ILHA DE MAN"
Por Ricardo Pupo
Setembro de 2004Fontes: Encyclopaedia of Motor-Cycle Sport, e Road Racing, 1979
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Comentários:
Comentário dos Internautas:
Parabens pela matéria, apenas uma observação, a kawa standart que aparece é uma z-900,gostaria assim que possível, que vocês fizessem uma matéria com Joe Dunlop, abraços.
Euller Heringer
eullerheringer@ig.com.br (Quarta Feira, 15 de Setembro de 2004, às 12:12:21)N.R. - A fonte, no caso o livro Road Racing, de 1979, trás como crédito da foto "Kawasaki 1,000 cc Z1". Futuramente vamos contar a história do maior vencedor do TT de todos os tempos, Joe Dunlop.
Realmente trata-se de uma z1-900 pelas características vistas na foto, porém provavelmente recebeu um kit 1.000 (yoshimura), convertendo-a de 900 para 1.000cc, conforme citado na referência.
Stenio de Martino Jr.
demartino@petrobras.com.br (Sábado, 2 de Outubro de 2004, às 16:39:55)
do you know that mick grants helmet logo are the initials of his first bike employer/ sponsor Jim Lee . he raced a velocette tuned up venom engine in a frame built by jim for a matchless g50 the result was an ugly bike as the velo needed extra bits welded in . jim lee said he could not tell anyone it was one of his frames .
nome: dave mumby
(dastard@ntlworld.com ) Sexta Feira, 18 de Janeiro de 2008, às 21:12:29
Caro Ricardo. Encontrei hoje este "achado" !Parabéns meu velho ! Me permita comentar que a Ilha De Man é belo lugar à se visitar. Estive lá à alguns anos. Sou Sergio, trabalho na Radio Mirador de Rio Do Sul, S.C
Sergio José da silva
s377@hotmail.com