PERSONALIDADES MIKE HAILWOOD "MIKE, THE BIKE" |
Em 2 de abril de 1940, nascia na Inglaterra em Great Milton Birmingham, um menino, batizado de Stanley Michael Bailey Hailwood.
De família muito rica, Mike , como era chamado, teve uma infância feliz e na pré adolescência, já dava suas voltinhas de moto !
Mike , jovem, nos arredores de
Birmingham
Em 1957, ganha de aniversário uma MV Agusta 125 !
Como um bom menino rico, vai com seu motorista particular até Oulton Park, para disputar sua primeira corrida amadora !
Sua chegada causa muita inveja, e os comentários surgem , dizendo que "aquele filhinho de papai não é de nada, .. etc " !!
Mas na pista, o jovem piloto mostra sua garra, chegando em 3º lugar, na frente de muita "gente grande" !!
Mike, nº 17 liderando prova em
Oulton Park de MV Agusta 125 em 1957
Na mesma prova !! Que
estranha carenagem !!
Nas outras corridas, fica sempre entre os cinco primeiros, e logo conquistaria sua primeira vitória na pista de Blamford Camp !
Após 4 meses, já está se destacando e disputando provas pela Europa !
Em 1958 , sempre contando com o apoio financeiro (e muito !) da família, Mike, monta sua própria equipe, para disputar o Continental Circus, que acompanha o mundial.
A equipe de Mike (sentado na moto da esquerda, NSU 250) nas 200 Milhas da Africa do Sul em 1958. A moto da direita é uma Norton Manx 500.Disputa as categorias 125 de MV Agusta, 250 de NSU, e as 350 e 500 cc de Norton.
Mike - NSU 250 - 1958
Faz uma excelente temporada, com muitas vitórias em todas as categorias !
Ganha o campeonato Inglês de 125, 250 e 350 cc !!
Sua performance foi tão boa que chegou a vencer nas 4 categorias no mesmo dia !!
Na temporada de 1959 Mike ganha seu primeiro GP com uma Ducati 125, ficando com o vice-campeonato na catergoria. Nas 250 fica em 5º lugar .
Com uma Norton 350, disputa a famosa TT na Ilha de Man !
Mike na sua Norton 350 na Ilha de Man
(1959)
Mike e sua Ducati 125
Aos 20 anos, em 1960, já amadurecido, também faz uma temporada média , com algumas vitórias, mas fica apenas com o 5º lugar nas 500 cc.
Mike , nº 39 disputando com Derek Minter , em Brands Hatch, ambos de Norton 500 (1960)
Mas , seus dias de glória começam a partir de 1961. Vai nascer o mito !!
Na temporada de 1961 , Mike consegue um feito até hoje não igualado ! Ele vence o Tourist Trophy de Isle of Man , nas categorias 125, 250 (de Honda) e 500 cc ( Norton Manx) , e só não vence as 350, pois sua moto quebra a poucos quilometros da chegada !!
Recebe um convite e é contratado pela MV Agusta para disputar o Mundial das 500 oficialmente , ficando com o vice-campeonato, atrás de Gary Hocking !
Mike pilotando sua MV 500 (1961)
Mas, nas 250 cc, com uma poderosa e moderna Honda 4 cilindros que comprara no começo da temporada, Mike conquista seu primeiro título mundial !
Ao final de 1961, Mike vence uma prova com uma velha Norton 350, para calar a boca de quem ainda o considerava um vencedor apenas pelo poder financeiro de ter boas motos !!
O dinheiro realmente abriu muitas portas para Mike, mas há algo que dinheiro algum pode comprar : Talento !!
Para 1962, disputa o mundial pela MV Agusta nas 350 e 500 cc , o de 125 com uma EMC e o de 250, com uma MZ. Vencendo 5 GPs nas 500, leva o título mundial ! Mas nas 350 , a Honda de 4 cilindros é muito superior, e Jim Redman fica com o título !
Mike na Isle of Man de MV 500 em
1962
Em 1963, novo título das 500 de MV ! E Jim Redman, de Honda , leva novamente o título das 350 !
MZ 250 1963
Mike tenta também o automobilismo e disputa uma prova de Fórmula 1, convidado pela equipe Lotus , sem resultado expressivo.
Mike na Lotus - 1963
Em 1964 , campeão das 500 e 4º nas 350 cc !
Mike de MV Agusta 500, seguido pelo argentino Benedicto Hugo "Chiche" Caldarella, em 1964Novamente, disputa mais algumas provas de Fórmula 1 também pela Lotus, desta vez marcando 1 ponto no campeonato !
Em 1965, a MV Agusta contrata um jovem promissor chamado Giacomo Agostini, que pilotando uma 350 feita especialmente para ele, encomendada pelo Conde Agusta, fica com o vice campeonato, na frente de Hailwood ! Nas 500, o 4º título consecutivo !
Sentindo o ambiente mais favorável para o jovem italiano, Mike Hailwood vai procurar a Honda, que o acolheu com muita festa !!
Na Fórmula-1 , pela Lotus, mais uma prova .
Mike de Lotus em 1965
Na temporada de 1966, Mike fica com o título das 250 e das 350 com a novíssima e imbatível Honda 6 cilindros !! Nas 500, substitui a Jim Redman (acidentado) no meio da temporada e só perde o título para Agostini na última prova, por problemas mecânicos na motocicleta !!
Mike , nº 104 atrás de Jim
Redman de Honda 250 6 cilindros em 1966
Em 1967 , novamente campeão das 250 e 350 , e vice nas 500 , atrás de Agostini e sua MV Agusta !!
Dupla infernal !! Mike
"The Bike" e Honda 6 cilindros (1967)
Mike Hailwood começa a críticar a Honda 500, que tem sérios problemas de estabilidade e uma mecânica pouco confiável !
Mike pilotando a Honda 500
Critica a falta de empenho e criatividade dos japoneses em desenvolver a moto de 500 cc !
Assim, em 1968, a Honda resolve se retirar das competições , deixando Mike preso ao contrato sem poder competir ! "Como poderia dizer não a tanto dinheiro sem fazer nada " diria Hailwood !!
Já consagrado e (mais) rico Mike, um pouco desmotivado, faz algumas provas fora do mundial !
Mike, nº 45 , de Honda 250 6 cilindros disputando com Phill Read, nº 73, de Yamaha 250 o Castrol Challenge Race, em maio de 1968. Mike venceu !!Em 1969, disputa as 24 horas de Le mans , de Ford GT , ficando em 3º lugar !
Mike no Ford GT - 1969
Fica afastado do motociclismo fazendo uma prova em 1971 , nas 200 Milhas de Daytona, onde após verdadeiro show, abandona por problemas mecânicos na sua BSA 750, quando liderava com folga !!
Antes da largada da 200 Milhas de
Daytona em 1971 (BSA 750)
No mesmo ano, vai disputar novamente 2 provas de Fórmula 1, desta vez convidado pelo ex-campeão de motociclismo John Surtess . Marca 3 pontos no campeonato pela Surtess-Ford.
Na Campeonato de Fórmula 5000, fica com o vice Campeonato !
Na temportada de 1972, Mike disputa os campeonatos Europeu de Fórmula 2 e mundial de Fórmula 1 ainda pela Surtess. Fica com o título Europeu na Fórmula 2 e marca 13 pontos em 12 provas, ficando em 8º na Fórmula 1.
Mike pilotando a Surtess-Ford no
GP de Monaco em 1972
Em 1973, temporada inexpressiva sem marcar nenhum ponto.
Em 1974, contratado pela Yardley-Mclaren (Emerson Fittipaldi corria na Marlboro_Mclaren) , Mike ia bem no campeonato, marcando 12 pontos , quando na penúltima prova, no GP da Alemanha, em Nurburgring, sofre um grave acidente!
Com muitas lesões, principalmente nas pernas, Mike resolve se aposentar !!
Momento do grave acidente que
encerrou a carreira de Mike Hailwood !
Sua carreira, com 76 vitórias em GPs, 10 títulos mundiais, 12 vitórias no Tourist Trophy na Isle of Man, já o credenciava como o maior piloto de motociclismo até então !
Mas, para se tornar O Mito, Mike "The Bike" Hailwood , para delírio total dos seus fãs, resolve fazer uma volta arrasadora !
Em 1978, com uma Ducati 900, levando milhares de entusiastas à Ilha de Man, Mike vence a categoria F-1 ! Disputou a prova com o grande favorito Phill Read, vencendo de forma espetacular , quebrando o recorde com 2 h 5 min 10 s , com média horária de 108,51 mph, com o recorde de melhor volta com 20 m 27 s, com média de 110,62 mph !!
Mike e sua Ducati ... vencedores !!
A volta em grande estilo !!
Nas 350 e 500 cc, tem que abandonar por quebras !
Em 1979, agora de Suzuki 500, Mike vence a catergoria TT Senior em Isle of Man!
Foi sua última vitória ! Aos 39 anos, Mike Hailwood deixa as competições !!
Durante toda sua carreira, Mike sempre mostrou muito profissionalismo e competência. Pilotou todas as marcas importantes de motocicletas, vencendo com quase todas, em diversas categorias. Sua versatilidade era impressionante!
Piloto e homem admirado e respeitado , deixou muitos amigos por todos os lugares onde passou !!
Sábado, 21 de março de 1981, final da tarde. Numa avenida na periferia de Birmingham, um furgão faz uma manobra imprudente , retornando sem olhar ...
Mike, dirigindo seu Rover em velocidade, se choca com violência na lateral traseira do furgão !
... Sua filha Michele de apenas nove anos, tem morte instantânea ! Seu filho David , de 7 anos tem ferimentos leves !!
Mike, "The Bike" , com ferimentos graves, aos 40 anos, morre no hospital na segunda feira , dia 23 de março de 1981 !!
Estava encerrada definitivamente uma brilhante carreira ... Mas estava criado o Mito !!
Sua morte prematura o tornara um ícone como James Dean, Jim Clark e outros...
No início de 2000, jornalistas de 20 revistas especializadas de todo o mundo, o elegeram "o melhor piloto do século".
Mike Hailwood foi eleito com 41 pontos, ficando a frente de Giacomo Agostini com 22 pontos e Michael Doohan com 12 pontos !!
Fica aqui a nossa homenagem ao homem que foi simplesmente apelidado de
"Mike, A Motocicleta" !!
Por Ricardo Pupo
Algumas fotos desta matéria foram cedidas por François Beau do site http://www.bike70.fr.st/
Se você quiser, faça seus comentários sobre
essa matéria !
Comentários:
Comentário dos Internautas:
Mike The Bike foi isso, um senhor piloto, que permanece vivo no coração dos seus fãs.
Tabajara A.Jorge
miraassumpcao@ig.com.br (Sábado, 14 de Setembro de 2002, às 10:13:47)
Prezado Ricardo,
Acredito que, apesar do berço de ouro do rapaz, as adversidades sempre estiveram mais ao seu lado do que de outros, conforme poderá atestar quem teve oportunidade de acompanhar sua carreira desde o início. Na minha opinião, o maior corredor de motos que houve, sobretudo e dentre outras, comprovado na corrida de seu retorno após dez anos de abstinência (Ilha de Man, em 1978), através de sua vitória a bordo de uma Ducati de série, com alguns "venenos" da NCR instalados pelo Stgeve Wynne da Sports Motor Cycles de Birmingham.
Simplesmente, "Mike, the Bike!".
Outro belo artigo, sobretudo para os não iniciados.
Parabéns mais uma vez
Marcos Bühler
buehler@terra.com.br (Sábado, 26 de Outubro de 2002, às 12:40:50)
A DUCATI MH 900 IE É UM JUSTA E BELA HOMENAGEM DA CASA DE BORGO PANIGALE
BETO
beto@ducaticlube.com.br (Sexta Feira, 21 de Março de 2003, às 10:54:25)
Estimados Amigos de Motosclassicas70:
Antes que nada los felicito por el portal. Muy bueno para todos los amantes de las motocicletas de época.
Mi nombre es Marcelo F. Otonello, soy de Buenos Aires, Argentina, soy periodista de la Revista INFORMOTO, y el motivo de este mensaje, además de saludarlos y felicitarlos, es para indicarles que en la foto de 1964 de la historia de "Mike the Bike" Hailwood, quien circula detrás de él es el argentino Benedicto Hugo "Chiche" Caldarella, el primer piloto sobre esta bendita tierra que lo hizo asustar por primera vez en su carrera deportiva al gigante británico.
Demás está decirles que "Chiche" es argentino, que ha sido el primer referente latinoamericano en los Campeonatos Mundiales de 500 cc, junto con Jorge Kissling, y sería bueno ver un informe con mirada brasileña a lo que hizo el gran Caldarella entre 1961 y 1965 tanto en el Mundial como en el Campeonato Italiano.
Sin más por agregar, vuelvo a felicitarlos y seguimos en contacto.
Marcelo F. Otonello
marcelo_otonello@fibertel.com.ar (Domingo, 17 de Outubro de 2004, às 19:14:04)N.R. - Agradecemos sua colaboração. Já colocamos o nome do piloto argentino na foto. Se você quiser, pode nos mandar a história de "Chiche" que publicaremos com prazer.
Tenho pena de só ter 25 anos!
Miguel Almeida
(oficinadomovel@sapo.pt) Quarta Feira, 25 de Maio de 2005, às 19:59:04
Absolutamente perfeita a matéria do maior ás do motociclismo mundial.
Guilherme
(guilhermetanure@bol.com.br) Segunda Feira, 17 de Outubro de 2005, às 03:47:39
Mais um jovem gênio que se foi cedo demais....
No documentário "Bi-campeão 72/74" meu eterno ídolo Emerson Fittipaldi fala das proezas do Mike dentro e "fora" das pistas com um misto de humor e saudades, relembrando sempre o inesgotável bom humor deste talentoso e arrojado piloto.
Carlo Adriano
(adrimarceddu@ig.com.br) Quarta Feira, 8 de Fevereiro de 2006, às 13:28:21
STUPENDE FOTO!! BRAVI!!!! CIAO!!! DA MILANO!!
email = mologi@tiscali.it
nome = Gianmario
SOU FÃ DO MIKE, ASSIM COMO UMA LEGIÃO DE OUTROS ADMIRADORES. GOSTARIA QUE ME DESCULPASSEM. COPIEI VARIAS FOTOS PARA POR NO ORKUT. MUITO OBRIGADO. SUCESSO A TODOS. MUITO BOM!!!
email = BOCAFEIT@HOTMAIL.COM
nome = ADEMIR FEITOSA 25/03/2011
uma lenda do motociclismo valeu
email = afelisbino@yahoo.com
nome = aderbal 15/09/2011