CAMPEONATO MUNDIAL DE MOTOCROSS
250 cc
1976
Pela segunda vez na história dos campeonatos de motocross, um piloto conquista o título mundial na 250 e 500 cc.
O finlandês Heikki Mikkola é um deles, e devolveu à Husqvarna uma coroa que havia escapado da marca depois de 9 anos !
Mikkola venceu o russo Moisseev , favorito, campeão de 1974, Harry Everts, o campeão de 1975, e o campeão americano Jim Pomeroy !
A Husqvarna vence as fortes rivais KTM e Bultaco !
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A caminhada vitoriosa de Mikkola começa com 2 vitórias no GP da Espanha, logo a abertura do mundial ! Seu desempenho foi fabuloso e mais ainda na segunda bateria quando na largada caiu para último lugar, e recebeu a bandeira quadriculada com mais de 8 segundos para o segundo colocado, Torleif Hansen e sua nova Kawasaki. Hansen fez também o 2º lugar na 1ª bateria.
Hans Maisch fica em 3º na geral (3º e abandono), e Jim Pomeroy, de Bultaco, com o 4º (chegou em 4º nas duas baterias).
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Na Bélgica, o piloto da casa, Harry Everts, atual campeão mundial era o favorito, mas foi surpreendido por Mikkola e Falta na 1ª bateria ! Vitória do tcheco Jaroslav Falta, com Mikkola em 2º,e Everts em 3º !
Na 2º bateria, Mikkola vence, deixando a 2º lugar para o belga Everts !
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No GP seguinte, na Tchecoslováquia, na 1ª bateria, Mikkola abandona com problemas no motor de sua Husqvarna e a vitória fica com o russo Vladimir Kavinov (revelação do ano), deixando em segundo lugar o campeão tcheco Antonin Barbarovsky. Na 2ª bateria, o outro piloto tcheco J. Falta inflama o público de 35.000 pessoas com uma brilhante vitória ! Mikkola fica com o 3º lugar. Torleif Hansen, com um 3º e um 2º nas duas baterias, agora assume a vice-liderança do campeonato, atrás do líder Mikkola.
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Na Polônia, novamente o motor tira Mikkola da disputa na 1ª bateria, que é vencida pelo campeão americano Jim Pomeroy. Moisseev e Hansen chegam em seguida. Na 2ª bateria, Mikkola se recupera e vence, seguido de Hansen e Anderson.
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Na URSS, o favorito Moisseev não decepciona o grande público presente e vence a 1ª bateria fazendo uma dobradinha russa, com Anatoly Outchinnikov, também de KTM em 2º ! Mikkola não termina essa bateria ! Na 2ª bateria, a má sorte se vira para Moisseev, que também abandona, deixando o caminho livre para mais uma importante vitória de Mikkola ! Mais uma vez Outchinnikov chega em segundo melhorando sua posição no campeonato e recompensando a torcida ! O jovem russo Kavinov fica com o 3º lugar nas duas baterias, marcando pontos importantes para a equipe KTM !
Torleif Hansen, que vinha bem no campeonato sofre uma queda que lhe custa uma clavícula fraturada, tirando-o dos 3 GPs seguintes !
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Chega o GP da Yugoslávia, marcando o meio da temporada.
A disputa fica acirrada entre Moisseev e Mikkola ... Uma vitória para cada um, com Kavinov em 3º na 2ª bateria. Mikkola abre mais uma vantagem no campeonato ao fazer um 3º na 1ª bateria, na vitória de Moisseev !
Na Itália, Moissev consegue dois bons resultados, e aproveitando o mau desempenho da Husqvarna de Mikkola, diminui um pouco a vantagem. Foi um 2º e um 1º, contra um 3º e um 5º lugares de Mikkola. O francês Daniel Péan fica com o 3º lugar na 2ª bateria.
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O GP seguinte seria o da França, mas foi anulado por greve dos pilotos.
Viria então o GP da Inglaterra, berço do motocross ! Mikkola vê seriamente ameaçada sua liderança no campeonato pois Moisseev consegue duas brilhantes vitórias ... e o finlandês abandona as duas baterias. Na 1ª bateria, Mikkola erra um salto e sofre uma grande queda. Na 2ª bateria, abandona com problema de freios !
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À tres provas do final da temporada, a corrida ao título está ainda aberta e o ambiente se torna efervescente !
Na Alemanha, o show fica com a revelação, o russo Kavinov, que vence as duas baterias ! Seu compatriota, Moisseev, que luta pelo título simplesmente abandona as duas baterias não marcando nenhum ponto. Para sorte de Moisseev, Mikkola também não marca pontos na 1ª bateria, mas faz 12 na 2ª, com um segundo lugar !
Mas o auge do suspense foi alcançado no GP da Holanda, quando Moisseev, na 1ª bateria não completa por pane seca !! A vitória fica com o seu rival Mikkola !
Na 2ª bateria, é a vez de Mikkola se enroscar com Kavinov, e Moisseev vencer !!
No último e decisivo GP, na Suécia, Mikkola precisaria de apenas 12 pontos para ser o novo campeão mundial, independente dos resultados do soviético rival, Moisseev !
Na 1ª bateria, Moisseev larga bem e parte para a vitória, pilotando agressivamente ! Porém num jogo de equipe, o piloto Uno Palm, que até então nada havia feito no campeonato, e vinha em segundo lugar, diminui e deixa Mikkola completar a bateira em 2º lugar ... são 12 pontos, e a garantia da conquista do título mundial !
Na 2ª bateria, mais uma vitória de Moissev ... e o novo campeão, Heikki Mikkola, é derrubado por uma imperícia de Geoff Mayes num salto totalmente errado !
Após 11 duras e disputadas provas, Heikki Mikkola vence o campeonato com apenas 1 ponto de vantagem sobre o campeão soviético !
Pelo regulamento são computados apenas os 12 melhores resultados de cada piloto.
RESULTADO FINAL
Posição | Piloto | Moto | Total de Pontos | Pontos Válidos |
1º | H. Mikkola | Husqvarna | 178 | 163 |
2º | G. Moisseev | KTM | 174 | 162 |
3º | V. Kavinov | KTM | 133 | 121 |
4º | J. Pomeroy | Bultaco | 104 | 102 |
5º | H. Everts | Puch | 100 | 100 |
6º | T. Hansen | Kawasaki | 95 | 95 |
7º | A. Outchinnikov | KTM | 85 | 85 |
8º | A. Barborovsky | CZ | 75 | 75 |
9º | H. Maisch | Maico | 71 | 71 |
10º | J. Falta | CZ | 54 | 54 |
10º | H. Anderson | Montesa | 54 | 54 |
12º | D. Péan | Maico | 53 | 53 |
13º | R. Boven | Montesa | 42 | 42 |
14º | A. Malherbe | KTM | 33 | 33 |
15º | H. Carlqvist | Ossa | 32 | 32 |
16º | R. Diefenbach | Maico | 23 | 23 |
17º | J. Robert | Puch | 21 | 21 |
17º | J. J. Bruno | KTM | 21 | 21 |
17º | G. Mayes | CZ | 21 | 21 |
20º | V. Palm | Husqvarna | 20 | 20 |
21º | R. Hooper | Maico | 11 | 11 |
22º | M. Halm | CZ | 10 | 10 |
23º | P. Pippola | Husqvarna | 8 | 8 |
24º | V. Kavijev | KTM | 6 | 6 |
25º | G. Rond | Yamaha | 5 | 5 |
Por Ricardo Pupo
Fevereiro / 2004
Fonte: Anée Moto 1976Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !
Comentários:
Comentário dos Internautas:
Maravilha meu... ver uma coisa destas e demais, eu corro no motocross com uma KX 250, e hoje nos usamos equipamentos que nos protegem de quase tudo, naquela epoca nao se usava nada, joelheira articulada entao... nem pensar... fibra de carbono... (???) Mas foi o que foi e hoje estamos ai, graças a estes herois que descobriram que moto tambem voa, hoje temos tudo mais facil, desde suspensoes, ate os divisores de fluxo de ar para o carburador... ultima novidade... parabens pela reportagem.
Leandro Ajax.
Leandro de Moraes
metalurgicadual@uol.com.br (Quinta Feira, 5 de Fevereiro de 2004, às 17:31:18)
Pretty pictures
muito obrigado
Denis Jean
(JEAN.DENIS14@wanadoo.fr) Sexta Feira, 21 de Janeiro de 2005, às 11:48:08
Je suis Claudine Gasselin, soeur de Daniel Péan. Auriez-vous d'autres photos de mon frère ? Merci
Gasselin Claudine (née péan)
(gasselin-motos@wanadoo.fr) Quinta Feira, 27 de Janeiro de 2005, às 11:29:46nous n'avons pas plus de photos du grand vainqueur de Le Touquet de 1976. Si vous pourrez en mesure, envoyez sa histoire complète pour éditer.
Great !
Laposhin
(LaposhinV@yamaha-motor.ru) Quinta Feira, 10 de Março de 2005, às 12:43:00
GOSTAMOS MUITO DESTA MATERIA GOTARIAMOS DE TER PARTICIPADO
Elaine e Leonardo
(jrgmdc@oi.com.br) Domingo, 20 de Novembro de 2005, às 12:01:28
muito bom
sergio
Segunda Feira, 10 de Dezembro de 2007, às 13:37:42