COMPETIÇÕES

I CAMPEONATO PAN-AMERICANO DE MOTOCROSS

CHILE - 1974 

 

Home

 


 

O I Campeonato Pan-Americano de Moto-Cross foi disputado no Chile, no circuito de Cerros de Cheña, na cidade de San Bernardo. O certame foi disputado em duas etapas, com 3 baterias de 15 voltas em cada uma.

A primeira série em 15 de setembro e a segunda em 19 de setembro.

O circuito, de 1600 m de extensão, é considerado muito seletivo, com seus grandes aclives, e muitas pedras soltas, dificultando a pilotagem !

Oferece boa visibilidade para o público, que compareceu com uma média de 80 mil pessoas por etapa !!

A prova teve 22 pilotos, do Brasil, Argentina, Venezuela, El Salvador, Peru, Uruguai, e Chile.

A equipe brasileira, foi comandada por Eloy Gogliano (representando a FIM), chefiada por Rubens Irich e ainda contou com Masaharu Tanigawa como engenheiro responsável da parte mecânica.


Tanigawa, Eloy Gogliano e Rubens Irich

Os pilotos foram, Nivanor Bernardi (Yamaha 250 cc) , Luzimar "Chaveta" Neto Muniz (KTM) e Paulo "Paulé" Salvalagio (Yamaha MX).  Todos com equipamentos bem inferiores , diante das Yamaha Monocross, Honda Elsinore, Maico e Husqvarna !

                             
Paulo "Paulé" Salvalagio                                    Nivanor Bernardi

A corrida :  

1ª Etapa

Na 1ª bateria, Ricardo Boada (Yamaha) da Venezuela surpreende o favorito Kurt Horta ( Maico) do Chile, e vence com facilidade. Nivanor , atrapalhado pelo partidor automático (que não conhecia), larga mal e cai para último, mas com sua conhecida raça, termina a bateria em 2º lugar ! Paulé fica em 8º e Chaveta em 13 º !


Ricardo Boada

Na 2ª bateria, Boada novamente mostra sua categoria, vencendo de ponta a ponta.  Paulé, com sua limitada MX, chega em 8º e Chaveta, consegue um excelente 4º lugar. Nivanor larga mal, e ainda sofre 2 acidentes, (um dos quais fere 3 espectadores) e apesar disso ainda chega em 5º lugar !

 

Na 3ª bateria do dia, ... Boada !  Ele mesmo ! Já na 3ª volta, abria mais de 30 segundos sobre o 2º colocado, Nivanor (chegaria nesta colocação ) ! Com visivel cansaço, o ritmo de todos havia caído ! Chaveta trava o melhor duelo do dia, disputando com Garcia Rossi (El Salvador) a 5ª colocação , que iria ficar com o salvadorenho ! Paulé fica com o 9º lugar.

Luizmar "Chaveta" Muniz

Alberto Garcia Rossi

Um "estiloso" !!

                         

2ª Etapa

A 1ª bateria, ficou por conta de mais um show de Boada ! Com sua Yamaha Monocross, parecia imbátivel !!  Nivanor, já habituado com o partidor, fica com o 2º lugar. Chaveta novamente disputa a 4ª colocação com o chileno Jorge Herrera, mas acaba em 5º. Paulé , poupando um pouco sua MX, fica em 6º lugar.

Boada

Fred Brandt

                                                             

Na 2ª bateria, Nivanor larga bem, na frente de Boada, mas logo na terceira volta, tem um pneu furado, indo para os boxes, onde perde 2 voltas !!  Boada, herda a liderança, e mais uma vez vence a bateria. Chaveta , mesmo depois de se envolver num acidente que derrubou muitos competidores, chega em 4º. Paulé mantém sua performance e chega em 7º.


O temido Tobogã de Cheña !!

A 3ª e última bateria ,era considerada a final !  Nivanor, na sua melhor largada, pula na frente ! Boada , ao tentar passar Nivanor, cai perdendo várias posições !   Porém, na quinta volta, Boada recebe bandeira preta, por ter cortado caminho ao ultrapassar outro competidor !  Indignado o venezuelano e um de seus mecanicos discutem com o diretor da prova !  Com isso , Boada, de acordo com o regulamento, perde 16 pontos como punição, e não os 25 que perderia se fosse desclassificado ficando em último lugar na prova !   Assim, mesmo vencendo a bateria, Nivanor ainda ficaria com 4 pontos perdidos a mais do que Ricardo Boada ! E pior ainda, Garcia Rossi chega em terceiro, o que lhe garante o vice-campeonato ! 


Garcia Rossi, o Vice-Campeão

Assim, Ricardo Boada torna-se o primeiro Campeão Pan-Americano !

Os brasileiros demonstraram toda sua técnica e garra, recebendo muitos elogios por parte da imprensa, e sendo ovacionados pelo grande público presente !   

Esse tipo de competição, precisa ser realizado mais vezes, pois assim nossos pilotos poderão crescer em técnica e experiência. Com um pouco mais de apoio e melhor equipamento, com certeza ainda traremos muitos títulos internacionais !!


O Niva não parece muito satisfeito !! 


RESULTADO FINAL

Posição           Piloto      País    Moto Pontos Classificações por bateria
Ricardo Boada  Venezuela  Yamaha 21    1º,  1º,  1º,  1º,  1º,  X
Alberti Garcia Rossi  El Salvador  Honda 24    4º,  3º,  5º,  3º,  6º,   3º
Nivanor Bernardi  Brasil  Yamaha 25    2º,  5º,  2º,  2º,  13º, 1º
Fred Brandt  Venezuela  Kawasaki 34    5º,  6º,  3º,  13º,  3º,  4º
Luzimar "Chaveta" Muniz  Brasil  KTM 39    13º,  4º,  6º,  5º,  4º,  7º
Jorge Herrera  Chile  Montesa 52    7º,  19º,  12º,  4º,  5º,  5º
Paulo "Paulé" Salvalagio  Brasil  Yamaha 52    8º,  8º,  9º,  6º,  7º,  14º
Kurt Horta  Chile  Maico 57    3º,  16º,  X,  14º,  2º,  2º
Erhard Kausel  Chile  Husqvarna 58    9º,  12º,  7º,  16º,  8º,  6º
10º Gabriel Labbe  Chile  Montesa 61    19º,  7º,  8º,  8º,  9º,  10º

X = Não terminou a bateria.

Por Ricardo Pupo

 Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:

Comentários dos internautas:


Maneiríssima  a  matéria,  motocross  é  tudo para mim !
Rodrigão
rodmotocross@hotmail.com  (Quinta Feira, 4 de Setembro de 2003, às 02:37:29)


Hola soy de venezuela y un amigo que se llama octavio estrada me recomendo tu pagina. de verdad es fenomenal. gracias por escribir asi de todos los venezolanos.
Manuel da Silva
(manuel_mechanics@hotmail.com) Quinta Feira, 31 de Março de 2005, às 20:33:42


MUITO BACANA A PAGINA
EDMILSON
(MISOPMPA@HOTMAIL.COM) Terça Feira, 19 de Julho de 2005, às 17:06:51


parabens mais uma vez pela excelente materia e manutencao da historia do nosso motociclismo.
Rodrigo Moutinho
(rodrigo.moutinho@harley-davidson.adm.br) Terça Feira, 22 de Agosto de 2006, às 21:24:11


Hola amigos:
Mi nombre es Andrés, soy de Santiago de Chile, en realidad quedé fascinado con el reportaje a esta competencia internacional de hace ya mas de 30 años (fue 6 años antes de que yo naciera), donde varios pilotos legendarios en el motocross de mi pais (Kurt Horta, Kausel, Herrera, etc.) fueron las cartas de triunfo para Chile en esa competencia que hace como 3 años le hicieron un reportaje en el diario (jornal), en  realidad, la pista de los Cerros de Chena, es la mejor de Chile y Latinoamerica, siempre ha tenido llenos los cerros alrededor del circuito y lo viví en carne propia cuando en el 2004 ahi se disputó la fecha final del campeonato chileno, incluso yo vivo como a 10 kilometros del cerro y me voy a practicar descenso en bicicleta, otro deporte para practicar en los cerros que han sido cuna de grandes jornadas motociclisticas tanto chilenas como internacionales.
Andrés
Domingo, 25 de Março de 2007, às 23:11:20


ola muito legal essa materia tambem seria legal que voces pudessem fazer materias com esses pilotos como o paule e o chaveta que estao esquecidos mas fazem parte parte do motociclismo nacional o chaveta nunca mais ninguem ouviu falar nele se fosse dificil de achar mas e facil ele ta sempre pelas oficinas aqui do rio o paule depois de anos consegui uma foto e algumas palavras na duas rodas

(leocorreia83@hotmail.com) Terça Feira, 18 de Março de 2008, às 14:08:03

Caro Correia: Por favor, quando encontrar com o Chaveta, peça a ele entrar em contato conosco, pois adoraríamos fazer uma matéria com ele. O Paulé, já estamos tentado contato.
Ricardo Pupo


Belas Matérias! Parabéns Ricardo Pupo! O telefone de contato com o Chaveta é (21) 2234 1574, neste mesmo número poderá falar com outros dois grandes corredores: Delmar Muniz (Contra Pino) irmão mais velho do Chaveta, ele foi várias vezes campeão brasileiro Moto Velocidade, e é considerado um dos maiores corredores do Brasil (ver matéria no link a seguir: http://www.museuduasrodas.com.br/monareta.htm). Neste mesmo número telefônico encontrará o Renato Muniz (cupilha) filho do Delmar Muniz Bicampeão Brasileiro Moto Velocidade. É a oficina dos campeões que fica na Rua Ceará - Praça da Bandeira –RJ. Lá poderão colher muitas outras histórias de outros corredores também campeões. Fico feliz que possam dar algum crédito aos cariocas que não tiveram os mesmos privilégios financeiros e patrocinadores como muitos corredores de São Paulo, mas que foram imbatíveis (quando não quebravam) com suas motocicletas ultrapassadas, e muitas vezes construídas e preparadas por eles próprios. Saudações a todos Robson Pauli.
email = museuduasrodas@yahoo.com.br
nome = Robson Pauli


O Chaveta esta trabalhando na oficina do irmão dele o Contra Pino na Rua Ceara, Praça da Bandeira. Fiquem na Paz
email = gilbertleal@yahoo.com.br
nome = Gilberto Leal


Estimado señor, quisiera saber si tiene comentarios similares de competencia latinoamericana ahi mismo en el año 1985
email =
sergio@especializadosbrown.cl
nome = Sergio Brown S.


ricardo boada corredor legendario buen amigo y en venezuela no tenia rivales quisiera saber mas de el fotos o videos fui su amigo en los anos 70
email =
cedico01@yahoo.com
nome = jose diaz                                                    01/10/2012


So faltou o Roberto Boetcher
email =
cesarnunes418@gmail.com
nome = cesar                                                            04/12/2012


Que lembrança maravilhosa e inesquecivel para todos nos que vivemos este "sonho" e paixao pelo Motocross naquela epoca! Alias, ate parece que foi ontem de tao marcante. Aquele salto com estilo do Ricardo Boada e que foi estampado em muitos meios de comunicacao, mas principalmente em nossas mentes, ate hoje! Corri em "Chena", logo ali proximo de San Bernardo, onde "me quedei" (estive e pousei) na casa da querida familia Horta, com su papa, Felipe, Kurt e su mama...isso foi em inicio de 1979 e nunca mais me esqueci....tinha apenas 18 anos e fui abencoado muito por todos os que me receberam, me "alimentaram", me deram um leito, muito amor! A pista de "Chena" era sim muito louca e mais nervosa que a de "Carlsbad" na California, com sua "Carlsbad Freeway" (morro abaixo...). Enfim sao muitas coisas boas para falar, mas quanto ao evento do Latino Americano, apresentou-nos um dos mais loucos e talentosos pilotos que conhecemos, dentre muitos, sempre, e claro, Ricardo Boada, que ja nao esta mais conosco....! Alias, a Venezuela, com sua entao "Venemotos" e o grande general Andre Hipolito....quantos grandes, amaveis pessoas, pilotos magnificos.....Cecotto, Ivan Palazesi (passado), Valentino Zolli, e muitos outros do Motocross e com quem o nosso eterno Amado Niva (Nivanor Bernardi) tinha tao grandes lacos de amizade...!! E muita historia para compartilharmos naos e mesmo? FIquem com Deus e obrigado pelo Site e materia! Abracos, Carlos "Skateninha" Ourique
email =
scateninha91@hotmail.com
nome = Carlos "Skateninha" Ourique                               19/11/2014