Passo-a-Passo
Norton Commando
Fast Back
1972

Indice Passo-a-Passo

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por: Haroldo
 arbeitautomacao@uol.com.br

1. As origens:

Norton contrata um novo projetista que por 10 anos projetou na Rolls Royce, que tem como primeira tarefa fazer uma moto alta performance tendo como base o motor da Norton Atlas.

Em 1967 a Commando Fastback é lançada no Erlis Curt Show tendo como solução ao velho problema de vibração o sistema conhecido como Isolastic que um conjunto de 3 coxins que baixaram bastante as vibrações.

Posteriormente foram lançados os modelos Interstate, Fastback Low Range, Rodster, S, SS, Prodution Racer, Hiraider, Prodution Racer Short Stroke.

Entre 1973 a 1974 a cilindrada foi aumentada para 850, e infelizmente a potencia foi diminuída, as ultimas foram produzidas em 1975 com partida elétrica.

2. A Commando do meu pai:

Em 1976 um pai tinha uma Triumph trial mod. Troph 250cc e uma Norton Commando Mod. Iterstate.

Como quase todo filho eu lavava as motos fazia o motor funcionar ajudava na mecânica, um belo dia um amigo corredor da época do Latorre e Edgard Soares o Francisco Cirino veio nos visitar e meu pai e para contar vantagens falou para eu dar uma volta na Norton para o Chicão ver, eu gelei mas andei a partir desta data quando meu pai ia trabalhar eu andava com a Norton escondido.

Em 1978 meu pai comprou uma Fastback com 6000 Km a moto foi à paixão da família e eu automaticamente comecei a andar com a fastback que era mais bonita que a Interstate.

Em 1982 meu pai começou a construir 2 casas e o dinheiro foi acabando e a Fastback pagou as contas ficando comigo uma outra Triumph Troph 250 igual a que tínhamos antes (esta comigo ate hoje).

No inicio a moto estava difícil de vender mas um dia cheguei da escola e lá estava um cara do IPT olhando a Norton e do lado estava uma CB 400cc preta com 1.050 Km.

Quando eu vi que era o fim pedi para dar uma volta na CB e rapidamente o proprietário todo contente falou que com aquela moto choviam mulheres e me mostrou onde era a partida elétrica, pois eu queria dar no pedal.

Sai por algumas avenidas e dei 170 Km/h (a única vez que vi uma 400 fazer isso).
Chegando em casa o dono perguntou: "e ai, gostou?" e eu respondi: "sinceramente não".
Durante as negociações cheguei a falar para meu pai desistir mas ele precisava do dinheiro.


a primeira que andei

Eu e a Fast Back em 1978


No desfile de 7 de setembro de 1980

3. Minha Commando:

Mais ou menos em 2000 eu já vinha procurando uma Commando mas nesta época todas haviam sumido, ate que no evento do Justiniano em Sumaré eu meio mamado comprei sem ver a moto do Ricardo de Amore.

A moto estava um lixo faltando um monte de peças e desmontada mas como não havia mais nenhuma...

De lá ate 3 anos e meio depois a rotina foi cento e poucas libras esterlinas por mês para a Norvil (eles me adoram) e muito trabalho, porque eu fazer a mecânica da moto faz parte da brincadeira.


A tranca que eu comprei


Parecia que nunca ia ficar pronta


Juntando os pedaços


Decapando o quadro


Quadro pintado


Conta-giros novo


Revisando a pinça de freio
(novos pistões de Inox)


Vivi Minha esposa, o Carlão e o cambio


Era uma Interstate 1968


Motor fechado


Primeira pedalada


Estava fora de ponto


Muitas pedaladas depois !


Será que o óleo esta circulando?


Eu e meu pai brindando


Muitos brindes depois
(o gato também chama Norton)


Do lado da Harley da minha esposa,
 já tinha virado Fastback
 observe o tanque em alumínio


“Maledeta perdita de olio”, trocando a tampa de válvulas


a primeira moto com rabeta de serie


A bela pintura do Julio

 





Depois de pronta, valeu a pena