Passo-a-Passo
Yamaha TX500
DOHC 8 valve
1974
Parte-II

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Por: Ivo Filho
Cidade:
Americana - SP - Brasil
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ivoeep@yahoo.com.br
ata da compra :
Setembro de 2000

21/02/2006:

A vida é interessante, principalmente quando temos sonhos e mais ainda quando podemos realizá-los.
Ainda se pudermos melhorar um sonho realizado, melhor a satisfação.

Em 2000 comecei minha empreitada com a TX-500.

Não me ligava muito em motos.
Tinha tirado a habilitação de moto apenas por tirar e mesmo tendo algumas, nunca me senti um motociclista, mas um simples usuário deste meio de transporte.

Após a aquisição da TX-500, meu objetivo maior era apenas faze-la funcionar e só.
Com o tempo fui gostando da idéia de ter uma clássica em casa e com condições de me levar aonde eu quisesse.
Terminei o que a primeira vista era a restauração da moto, mas agora mais maduro neste assunto, decidi recomeçar tudo de novo, mas já com um objetivo concreto a ser alcançado; a "originalidade" quase e/ou quem sabe total da moto, ou seja, com todos os componentes originais do modelo como saiu de fábrica.

Eis que segue:


objetivo


o início

 

Nada melhor pra começar do que a pintura com a cor original e com seus detalhes, grafismos e adesivos novos.

A pintura foi feita pelo Valdir da “Valdir Restauração e Pintura”.
Confesso que demorou um pouco, mas valeu cada segundo de espera, ficou perfeito (dá até dó de montar na moto), recomendo o trabalho do mestre.
Até o adesivo idêntico ao original foi obtido.


tanque antes


tanque depois


Kit pintado

Garimpar peças pra TX 500 não é fácil, mais do que paciência é necessário sorte.

Consegui progressos e já tenho um pequeno arsenal de peças para o motor, sendo pistões, pinos de pistão, anéis, tudo novo e original.


pistões novos


Anéis novos


Corrente de comando (voltou pra embalagem até a montagem)

 

Outros itens da moto não deverão ser trocados, mas passarão por minuciosa restauração e sempre que possível feita por mim.

É o caso das torneiras de combustível, que devido aos constantes vazamentos, me custaram a pintura do motor que esta toda queimada e manchada.

Em um dos garimpos descobri (Sim meus amigos) que os reparos das torneiras da RD 350 são os mesmos da TX 500, mesmo código, mesmas peças e assim os comprei novos com o Victor do “motos antigas”


reparo das torneiras

 

Não bastava só colocar os reparos, as torneiras deveriam merecer os reparos novos, portanto mãos a obra.


torneiras antes


torneiras recuperadas

 

Infelizmente sempre tem aquela hora em que você para, olha para um lado, olha para o outro e fala: “ fiz uma cagada”!!!

O velocímetro estava em ordem, porém a chapinha onde vão gravadas as velocidades estava solta, fato que de certa forma me irritava quando andava com a moto.
Eram apenas dois parafusos, mas na tentativa de aperta-los quebrei o vidro. Mais um garimpo....mas apertei os parafusos!!! 

Comprei algumas coisas no e-bay, na verdade foi um monte de coisas tipo: Escapamento completo, buzina, bronzinas e mais umas miudezas.
A compra foi feita em agosto de 2005 e até hoje nada, nem um sinal.
Não sei, mas acho que me ferrei!!

Pra não perder a viagem e o embalo, comprei de um amigo de Foz do Iguaçu um par de escapamentos novos (novinhos) na embalagem.
To aguardando!!


24/08/2007

Dando continuidade à restauração da Verdinha “TX 500” (afilhada do Ricardo diga-se de passagem)...

Como sempre, peça de TX500 é meio raro de achar....mas acha e esta semana fiz algumas aquisições que para meu espanto, me ajudaram a entender o porque da moto não funcionar direito

Hoje a tarde chegou o chicote original e novo (zerinho mesmo, superou-me às expectativas) e para minha surpresa tem uma parte que não há no chicote da moto e consultando o part list, realmente vi que esta faltando coisa.

 

Consegui um par de carburadores em ótimo estado e novamente outra surpresa, as agulhas dos carburadores instalados na minha moto não são de tx500, ou se são, as sedes passaram por uma cirurgia via “passamento de broca”, talvez por isso que a moto padecia de um inconsertável excesso de combustível, novamente recorri ao part-list e ao manual de manutenção e confirmei...os carburadores estavam bem alterados, mas em todo o caso os que comprei estão em ordem e já vão para manutenção e acondicionamento.

 

Desta vez tenho em mente adquirir o máximo de peças para montar a moto de uma única vez.

 

Conforme informação do Jacaré (o cara manja) as bóias da TX-500 são exatamente as mesmas da CB-500F e como bóia de CB (desculpem a metáfora) é mato, comprei novas e já estão aqui.

Há alguns dias estou namorando um motor de TX500, vamos ver no que dá.

 

Há alguns meses, para não ficar completamente parada a restauração, desmontei toda a moto, identifiquei as peças e as guardei.

Para a remontagem, comprei todos os parafusos, sem exceção, do tipo Allen em aço inoxidável (foi muito parafuso), mas nos ensaios de montagem que fiz, o resultado ficou ótimo.

02/03/2008:
(editado em 06/05/2008)

Bom, para dar continuidade à restauração tive de dar o braço a torcer e retornar a visitar o ebay, mas desta vez deu tudo certo e praticamente toda semana  chegam várias peças dos USA, e também algumas outras que comprei em Curitiba (não sei, mas parece que a maioria das TX 500 foram desovadas no sul).

Bom, o fato é que desisti de garimpar peças no Brasil.
Com certeza o fato de a moto ser meio desconhecida cause certa valorização nas peças, mas pra cada peça usada e “cara” que eu acho por aqui, existem varias novas e “baratas” nos USA e Japão.

Bom, mas quando falo que não para de chegar caixa de peça em casa, não estou de brincadeira não.


caixas de peças

 

 
Desta vez posso dizer que concluí o garimpo de alguns itens, tendo praticamente toda a parte elétrica (ignição, gerador de energia e chicote principal) em sua maioria com peças novas.

Consegui um retificador de corrente novo, na embalagem e também um regulador de voltagem, este usado.


regulador de voltagem


retificador


chicote principal


indicador de fim de lona traseira


chave de ignição


comando esquerdo


cabo positivo


chave do neutro

 

Junto no mesmo pacote vieram as duas bobinas completas e cabos. (bobina de fusca.....coisa do passado)


bobinas


cabos de vela Sumitomo

 

 
Achei as pedaleiras do passageiro com as borrachas muito boas e as comprei. Novamente ao chegar em casa nova surpresa.
As pedaleiras também são ao mesmo tempo o suporte dos escapamentos (é, um dos antigos donos da TX era um carniceiro e serrou os suportes).
 

pedaleiras traseiras

 

 
Outro achado, foi a buzina original e completa.
 

Buzina Original

 

 
Aqui no  Brasil, pelas andanças da internet, acabei encontrando e passando nos cobres os dois platinados e o condensador novinhos e ainda na embalagem.
É acho que a moto vai ficar zerinho de novo.
 

platinados

 

 
Novamente mais um garimpo dos bons, comprei a relação completa e nova (pinhão coroa e corrente).
 

transmissão traseira

 

 
Na segunda feira passada chegaram as manoplas tipo bombata, muito cobiçadas na década de 70.
 

manoplas iguais às originais

 

 
Junto com o pacote também chegaram as borrachas das pedaleiras do piloto, novamente novas e originais...
 

borrachas dos pedais, kick e cambio

 

 
O farol está quase completo, pois chegou o aro novo e na pré montagem ficou perfeito.
Realmente o resultado já demonstra que vale a pena ter paciência.
 


Cuba e aro do farol - pré montagem perfeita.

 

 
Novamente uma mancada: comprei uma caixa de filtro de ar completa, tinha até o elemento do filtro, mas era da 1973, que tinha um erro grave de projeto, o ar era coletado por baixo, perto do início do para lama traseiro (puxa toda a poeira e mais um pouco de sujeira).
Já o 1974 pega o ar por baixo do banco.
Em fim, dá pra montar, mas já comprei o modelo correto, deve chegar mês que vem.
 

Caixa do filtro de ar

 

 
De quebra, comprei o elemento do filtro de ar para o modelo 1974.
 

Filtro de ar

 

 
Para completar o sistema de limpeza, comprei dois filtros de óleo, onde um usarei no amaciamento do motor e o outro já entra para operar em trocas de óleo normais.
 

filtros de óleo.

 

 
O jogo de juntas está quase completo, só faltam a base dos cilindros e a junta do cárter.
 


junta da tampa de válvulas; tampa do gerador; junta do cabeçote; junta da base dos comandos; embreagem etc...

 

 
Os manetes comprei novos da XS 500 (modelo up-grade da TX 500)
 

manetes

 

 
Outro achado, um motor de arranque praticamente 0km, nem chegou a sujar. Na hora do teste o bicho esteve tão bem que deu um tranco e quase parou no chão!!!
 

Motor de arranque

 

 
O sistema de alimentação está em fase final, os carburadores estão na retifica, as torneiras estão prontas e consegui os anéis das cubas novos e originais.
 

torneiras concluídas; juntas das cubas dos carburadores

 

 
No motor outro avanço e uma lição:

Comprei as bronzinas novas e originais para a primeira troca (first over size).
 


bronzinas

 

Comprei uma outra raridade que foi a vareta do nível de óelo novinha.
 


vareta de nível de óleo

 

Comprei outro motor inteiro, mas cheguei à uma conclusão: o motor deTX 500 só pode ser comprado se o vendedor deixar você abrir inteiro, porque é uma caixa de surpresas, ou seja, é uma merd......

Comprei o motor inteiro, viajei 1200 km pra ir buscar e depois de aberto só prestaram os cilindros, uma biela e o cambio.

Agora já tenho um estoque de cabeçotes trincados(três ao todo), três cilindros e um par de todas as outras peças.

 
Voltando á parte estética. Comprei duas laterais completas para aproveitar os frisos e molduras, que estavam muito bons.
 

grampo das laterais



Laterais completas

 

 
Analisando bem, a coisa esta indo de certa forma de vento em popa, na média de uma peça por semana ...quem sabe mais uns três anos já dá pra pensar em andar na motoca....
 
Hoje chegaram mais umas peças da moto.
Chegaram todos os cabos: A e B do acelerador, o cabo da embreagem e também o flexível da linha de freio dianteiro, novo e original, conta giros e velocímertro.
 

Cabeamento completo

 

  
Comprei um freio dianteiro completo (linha de freio, pinça e disco), agora a TX vai ter duplo disco na dianteira, tal qual a TX 500 de corrida do saudoso Campeão Nivanor, mas ainda tenho comprar o divisor de flexíveis original da TX 750 e não muito difícil de encontrar.
Veio no lote o acabamento frontal que cobre a linha de freio.
 


disco de freio dianteiro; linha de freio completa; acabamento frontal

 

 
O velocímetro que eu tive a sorte de quebrar o vidro, foi mais barato comprar o painel completo e em milhas do que comprar só o vidro no Brasil.
 

Painel completo

 

 
Pra terminar a moto falta pouco, acho que se a paciência falhasse daria pra montar a moto em uma semana e sair andando, mas não seria justo nem comigo nem com a moto.

Já atingi mais que a meta de 100% de originalidade, já que a maioria das peças foram compradas novas ainda na embalagem, restando agora apenas algumas pecinhas do motor e acabamento estético.

 
Até os escapamentos, que eu já havia comprado, mas por motivos que até hoje não entendi ao certo o porque tiveram a negociação suspensa, comprei novamente nos USA e acreditem, por 20% do preço anteriormente pago e completos, desde o cabeçote até o silencioso.

As rodas de alumínio que dão o charme final, descobri que nos USA são mato, já que pra lá tem TX 650 e TX 750 de sobra.
Posso comprar as rodas completas e utilizar os aros juntamente com meus cubos originais na traseira e a roda dianteira completa, porque são as mesmas.


Roda de alumínio TX 750 ; escapamento completo

 

 
Até junho quero ter comprado todas as peças que faltam, que são muito poucas mesmo, e iniciar o rejuvenecimento da parte estética da moto, como: Pintura eletrostática, cromos, anodização, bicromatização, polimento, etc....

No ano que vem está nos meus planos iniciar a montagem em minha oficina que construí para me dedicar ao passatempo com os carros e as motos (na verdade tive de construir porque minha mãe despejou a TX 500 no quintal!!!. E agora está na casa do sogro e por ai vai. Bem como as peças, que já não tenho onde guardar já que moro em apartamento.

 
Fazendo uma retrospectiva tive uma surpresa legal:
Troquei a moto num carburador de Opala em julho de 2000.
Já passou muita coisa e muito tempo.
Essa moto tem história...

28/6/2008:

Dando continuidade, voltei a recorrer ao ebay para comprar mais algumas coisinhas, pois embora já tenha o suficiente para montar a moto, gostaria que o máximo de peças fossem originais e para não ficar com os trabalhos parados durante a montagem, decidi comprar tudo e quando montar, começar e acabar sem aquelas pequenas interrupções que chegam a durar dois três anos.....

Chegou uma nova remessa de peças dos USA.


Caixas de peças

 

Comprei o pedal do freio original e na embalagem lacrada, menos um item.


Pedal do freio

 

Para montar o sistema de alarme de fim de lona, tive de comprar uma tampa do freio traseiro, pois a minha estava quebrada justamente o olhal onde passa o cabo da cebolinha.


Tampa do ferio traseiro

 

Chegou também a caixa do filtro de ar correto para a minha moto e para minha surpresa, veio com um elemento de filtro ainda em prefeito estado....mais peça de reposição.


Caixa do filtro

 

Encontrei alguns internos completos, como a mesa dos platinados completa, inclusive com os platinados.

O que chama a atenção é a conservação de todas as peças que recebi, notem na mesa que nem os fios nem os terminais estão sujos ou ressecados, isso é bom para manter o aspecto de moto nova após a restauração.


Mesa dos platinados

 

Novamente acho que fiquei doido, mas como fiz algumas amizades nos USA, um dos novos amigos arrematou uma tx nos tradicionais bazares de garagem (os nossos bazares da pechincha), onde após o acumulo de uns 20 anos de tranqueira eles literalmente abrem as garagens e você compra o que quiser até mesmo pelo preço que acha que vale...enfim...

Lá estava a TX-500. Papo vai papo vem e muita foto vem, decidi comprar o motor inteiro da moto, o qual chega em partes....muitas partes.

Pela primeira vez na vida vi e tenho em mãos um cabeçote de TX 500 que não está trincado.


Cabeçote

 

Os cilindros estavam uma maravilha, dentro das medidas e tudo, mas durante o transporte, devem ter derrubado a caixa e quebrou uma haleta de resfriamento.

Como já tenho 6 cilindros, mas em condições de medida bem ruins, porém bons de estrutura, vou pegar um deles que está com um cilindro trincado e enviar para uma retifica e fazer o transplante das camisas.


Cilindros

 

Juntamente com o lote vieram os comandos de válvulas perfeitos.

A corrente de comando  não esta nas melhores condições, mas está melhor que muitas outras que tenho guardadas.


Comandos e corrente de comando

 

Como a ultima peça da moto que estava sendo desmontada nos USA foi comprada por mim, fui presenteado com a placa.

Por coincidência a moto era do Texas e a sigla da placa é TX...legal não é?


Placa de licença

 

Chegou do Japão a parte elétrica do painel, bem como a ignição com direito à chave reserva.


Chave de ignição

 

Analisei o avanço centrifugo e nova descoberta, o avanço da minha moto esta 180º defasado (mancada do meu antigo mecânico), o motor funciona e tudo, mas se algum dia precisasse checar o ponto pelas marcas de posição no bloco, estaria ferrado.


Avanço centrifugo

 

Mais um pedal de partida original...vai pro estoque de reposição.


Kick  start

 

O acabamento frontal das bengalas chegou depois de muita expectativa...( o gringo esqueceu de colocar o CEP da minha cidade)....


Acabamento frontal

 

Também terminei a desmontagem do motor (aquele que fui buscar em Curitiba e pouco prestou).

O que me deixa mais irritado é que o motor que eu estava negociando também de Curitiba era outro, mas um camarada de lá disse que sabia quem era o cara que tinha o motor e tudo.

Quando cheguei lá alem de ser outro motor....tava desbielado.

Toda via apliquei uma técnica de analise de falha de equipamento no motor e descobri o porque do motor ter travado:


Motor TX500 danificado

 

Na verdade foram dois motivos, sendo:

1º - quem fechou o motor parece que nunca tinha visto silicone na vida, tinha rebarba de silicone em toda a parte interna do motor, o que acabou indo parar dentro do filtro de óleo e também de alguns canais de lubrificação.

2º - O mais grave e claro, vai o recado para quem for se aventurar com um motor de tx-500.

Tinha uma folga de mais ou menos 0,8mm no colo central dos comando de válvulas, o que fazia com que caísse a pressão de lubrificação de todo o sistema, criando uma espécie de caminho preferencial para o óleo, que ia direto para a parte de cima do motor e retornava para o Carter, e para os mancais do vira, ia apenas umas gotas pingadas e também sem pressão suficiente para a lubrificação.

Algumas partes do motor estão boas, como o rotor de partida elétrica, embreagem, cambio e algumas engrenagens de sincronização do motor, do resto....


Rotor de partida

 

Eu tenho andado de olho pra ver se acho a parte de cima de um motor de XS-500, que é bem mais desenvolvida que o motor da TX-500A e claro já resolvidos alguns problemas crônicos como os prisioneiros dos cilindros ficam para fora no motor,  a fundição da cabeçote é de melhor qualidade e claro, é um motor com três anos a menos de idade.....

À uns 15 minutos atrás comprei os adesivos originais para colocar nas novas tampas laterais que eu comprei no mês passado, quero ver se mando para o Valdir fazer a pintura e já colocá-los, assim não tem perigo de dar diferença entre a pintura do taque a das laterais.

 
 
Adesivos laterais

 

Achei interessante fazer a pré-montagem do freio duplo na roda dianteira enquanto a moto ainda está sem os devido polimentos ou pintada, para não ter risco de danificar nada na fase final da restauração.

Para minha surpresa, não demorei mais que 10 minutos para instalar o sistema, faltando apenas confeccionar os novos caninhos de óleo, coisa que da pra fazer ainda este mês.

Também descobri o porque de não ser item de série o disco duplo na tx500. Caso fure o pneu dianteiro, tem de desmontar as pinças (caliper) para a roda sair, o que dificulta bem o trabalho do borracheiro, mas gosto é gosto e estou determinado a ter os dois discos na frente.

A xs-500 tem o disco traseiro, mas ai já acho que foge muito do objetivo final.


Freio duplo na roda dianteira

 


10/02/2009:

Semana passada resolvi que já tinha chegado a hora de retomar os trabalhos na moto, pois não tenho mais onde guardar tanta peça, embora tenha uma oficina, guardo as peças da moto aqui em casa.

Enfim, desmontei todo o restante da moto e levei tudo o que era pintado de preto para o jato de areia.

Após um jateamento fino, levei as peças para a pintura eletrostática.

Ficou muito bom, milhões de vezes melhor mais bonita que com a pintura convencional e por incrível que pareça, bem mais barato.

Tentei seguir a risca as especificações dos boletins da Yamaha, ou seja, o que é preto brilhante e o que era preto fosco seguiram as especificações da fabrica.


Peças após a pintura

 

Cheguei em casa e claro, hoje estou morrendo de sono, pois....nem precisa explicar....

Achei que o Marcos Pasini era “doido”, mas essa loucura pega mesmo, acabei iniciando a montagem na área de serviço do meu apartamento


montagem

 

Iniciei a montagem da moto pela parte elétrica, o que na parte do quadro praticamente já está pronta. Dei um trato no painel em milhas que eu tinha adquirido, montei a nova chave de ignição e a mesa com os rolamentos da direção.


painel

 

É gratificante você ir retirando as peças da embalagem, nunca usadas antes e que passaram os últimos 30 anos guardadas em algumas prateleiras pelo mundo afora.

O melhor, não se faz nenhuma força, nenhuma gambiarra, tudo se encaixa como que na linha de montagem da fabrica.


peças saindo da embalagem

 

Os parafusos, como já havia dito antes, decidi dar um toque especial, sendo todos em aço inoxidável, bem como arruelas lisas e de pressão.


parafusos

 

Não resisti e tive de retirar o tanque da caixa e finalmente colocá-lo em seu devido lugar.

É nessa hora que vejo o quanto valeu a pena não desistir da moto, inevitavelmente esta parecendo que saiu da fabrica hoje.


tanque no lugar


parcial

 

Esta semana vou separar tudo que vai ser bicromatizado, para poder montar algumas partes mecânicas da moto.

Estou esperando aparecer um paralamas traseiro no ebay, para quando chegar, levar todas as peças cromadas para receberem novo banho. Até cogitei a possibilidade de apenas dar banho de níquel pois acho bonito o tom meio dourado/amarelado, mas acabei decidindo cromar mesmo.

Ainda estou na busca das rodas de TX650 em alumínio e raios de aço.

O motor eu já comprei todas as peças que precisava, mas o virabrekim ainda não chegou. Assim que tiver esta peça em mãos vou abrir o motor original novamente ( vou ter de usar o bloco original devido ao numero do motor, que segundo a nova legislação, deverá constar no documento e claro, é o mesmo numero do chassis, definindo ainda mais a originalidade pretendida).

Ainda estou estudando a pintura do motor. Não quero nunca mais pintar com tinta a revolver, pois não agüenta temperatura nem aqueles pinguinhos de gasolina etc.....

De resto agora ta na reta final.

Para minha surpresa, acho que em janeiro posso pensar em levar a moto já pronta para a inspeção da placa preta....as coisas finalmente estão se encaminhando.

Os freios dianteiros já foram restaurados com novos reparos, pintura, mas ainda estou aguardando os emblemas do caliper.

Comprei outra peça do freio dianteiro, onde é fixada a cebolinha da luz de freio, a qual vou fazer uma replica da mesma peça, porém da tx750, pois desta forma os flexíveis ficam alinhados e o aspecto visual fica muito bom.