Passo-a-Passo |
por: Marco Aurélio Santos de Carvalho
maxink@brturbo.com.br
Porto Alegre - RS
Eu sempre acompanho as histórias desta seção de restaurações. Fico impressionado com que as pessoas conseguem em seus garimpos, e o resultado sempre é muito significativo pra cada um, é uma forma de realizar um sonho. Eu também gosto de motos antigas, principalmente as dos anos 70.
Talvez pela idade (tenho 45 anos), e na minha adolescência eu só babava, não tinha condições de ter uma. Comecei realizando meu sonho restaurando uma CB 500F, mas minha paixão sempre foi por dois tempos, a RD e tinha que ser a 350. Comprei uma RD350 1973 e restaurei. Ficou ótima, e jurei: está vai ser a última.
Passados alguns meses surgiu uma RD 350 ano 1975.
Adivinha. Comprei. A moto estava em ótimas condições, com todas as peças originais e o velocímetro marcava um pouco mais de 5000 Km, mas acho que tinha mais. Resolvi fazer uma restauração, pois apesar da baixa quilometragem, as borrachas estavam ressecadas, o banco rasgado e o restante com desgaste do tempo.
Notem a quilometragem. Ela estava muito fiel, reparem nas tampinhas dos parafusos e na presilha (branca) dos cabos, itens originais e raros.
Comecei na desmontagem total da moto. Aí é que realmente se conhece o estado real.
Bateria não é a dela.
Notem que ela tem uma bobina de fusca.
RESTAURAÇÃO
A restauração, na minha opinião, não pode começar sem os manuais da moto, principalmente o de peças. É através deles que se verifica a falta alguma peça na moto ou o part number, importantíssimo na hora do garimpo. Eu tenho dois, originais, mas é o pequeno (vermelho) que me acompanhou em todo o garimpo.
Montagem - 07/09/2007
Aproveitando o feriado, comecei a montar a moto. Primeiro limpei todo o excesso de tinta epóxi que tinha nas partes onde não pode ser pintado. Por mais que isole, a tinta sempre vai nesses lugares.
Retirado excesso de tinta para receber as pistas de mesa.
Consegui um jogo original das pistas e esferas da mesa.
Com as pistas e esferas colocadas - Bastante graxa hehehe
Agora com as bengalas... tá tomando jeito.
Vou colocar o cavalete pra equilibrar a moto.
Com a roda dianteira no lugar.
Detalhe da roda dianteira
19/10/2007
Coloquei a roda traseira, os paralamas dianteiro e traseiro
Detalhe da roda traseira com a coroa originalDetalhe do amortecedor. O amortecedor foi restaurando usando a mola e os encaixes originais e a parte hidráulica é da Strada CBX 200. Ficou perfeito.
Com o paralama dianteiro.
As orelhas vermelhas já no lugar. (Essa será a cor da moto).
Já com os instrumentos.
Com a cuba do farol e os piscas no lugar.
Esta chave de luz, do lado esquerdo, possui um botão vermelho a mais do que o normal. O indicativo diz "Meter Stop". Não sei o que quer dizer e nem sua utilidade. Quem souber, por favor envie um e-mail.
06/12/2007
O motor foi todo desmontado. Apesar da baixa quilometragem, ela possuía uma pequena batida de saia. O pistão estava na medida standard. Decidi colocar o pistão das RDs novas, que são muito parecidos, a diferença é o anel que não é na cabeça. A Yamaha não fornece mais pistões medida 0,25, tive de optar pelo 0,50.
A carcaça foi limpa com diesel e escovinhas de aço. Não gosto de dar jato de areia pois machuca o alumínio e o deixa poroso. O Resultado ficou excelente.Os cilindros e as tampas foram limpas e pintadas. A retirada da tinta das aletas foi feita antes da montagem, pois depois fica muito difícil e o acabamento não fica bom. Além disso foi feito o polimento nas laterais das tampas. Vejam o resultado.
Algumas peças que serão colocadas no motor. O pinhão é 16 pois quero ter mais final. Os parafusos que prendem a carcaça foram zincados.
Os carburadores foram desmontados, limpos e pintados. O objetivo é deixa-los como originais, que são pintados. Foi usado uma tinta especial para resistir a gasolina.
Parafusos que prendem o cilindro também zincados.