RESTAURAÇÃO DE UMA LEONETTE 1962 EM 4 MESES

por: RUBENS AGUIAR - RATÃO
RAGUIAR@CTEEP.COM.BR

 

EM UM PASSEIO SEM COMPROMISSO, AO EVENTO DE CARROS E MOTOS ANTIGAS DE ÁGUAS DE LINDÓIA EM ABRIL DE 2003, ENCONTREI ESTA LEONETTE 1962, COM NOTA FISCAL MANUSCRITA, EMPLACAMENTO EM RIO CLARO, MANUAL ORIGINAL E PEÇAS DE REPOSIÇÃO ( 81 ITENS ).

AI ENTÃO COMEÇOU A BRINCADEIRA, 2.000 KM RODADOS PARA GARIMPAR PEÇAS.

PROBLEMAS :

PNEU 19" 2 ¼ POL NÃO É MAIS FABRICADO NO MUNDO (CONFORME CONTATOS COM PIRELI, MICHELIN, ETC ) , O QUE FAZER, ENCONTRAR UM PNEU QUE AINDA EXISTA ( ARO 18" POR 2 ¼ " ), ENCONTREI, AGORA FALTA ENCONTRAR, UM ARO, DE 18 POL FINO QUE RECEBA O PNEU DE 2 ¼ POL E TENHA OS FUROS DOS RAIOS IGUAL AO NUMERO DE RAIOS DO CUBO.

COM AS RODAS E PNEUS MONTADAS O PRÓXIMO PASSO ERA ARRUMAR A CARENAGEM DO FILTRO DE AR QUE É DE PLASTICO E ESTAVA FALTANDO PEDAÇO, RESTAURAR COM O AUXILIO DE FOTOS DA INTERNET PARA REFAZER OS PEDAÇOS QUE FALTAM E COM ARAME, DUREPOX, PLÁSTICO , DOP DE AEROMODELISMO E MUITA PACIÊNCIA, E EM 30 DIAS, ESTAVAM PRONTAS AS CARENAGENS PARA SEREM PINTADAS.

INICIO DA RESTAURAÇÃO :

A DESMONTAGEM DA LEONETTE COMEÇOU EM ABRIL, QUANDO FOI RETIRADO O ESCAPAMENTO E ACURVA PARA RESTAURAÇÃO E CROMEAÇÃO, O ESCAPAMENTO LEVOU OS 4 MESES PARA SER RESTAURADO COM A NECESSIDADE DE MUITAS IDAS E VINDAS AO RESTAURADOR QUE NÃO DEU O DEVIDO VALOR À PEÇA.

NA DESMONTAGEM, VI A NECESSIDADE DA TOCA DAS LONAS DE FREIO, ANEIS DE VEDAÇÃO, FAZER ALGUMAS JUNTAS DAS CARCAÇAS DO MOTOR, CILINDRO E DO CARBURADOR, CORRENTE DE TRANSMISSÃO ( 1,40 METROS), DESAMASSAR E RESTAURAR ALGUMAS PEÇAS ANTES DA PINTURA (AMORTECEDOR TRASEIRO, CAVALETE CENTRAL,ETC) ,

MANDAR RESTAURAR O VELOCIMETRO FOI UM TRAUMA, POIS A EMPRESA ESPECIALIZADA EM VELOCIMETRO COBRA O SERVIÇO COMO RESTAURAÇÃO E COLOCA PLASTICO ONDE ERA PARA SER VIDRO, PINTA O PONTEIRO COM TINTA REFLETIVA ONDE DEVERIA SER PRETO, ETC ( UM ABSURDO ),

ALGUMAS PEÇAS FORAM FEITAS NOVAMENTE POIS NÃO EXISTEM MAIS NA PRAÇA ( UM TORNEIRO CAPRICHOSO E QUE CURTA O SERVIÇO DE RESTAURAR É SEMPRE BOM CONHECER), ESPAÇADOR DO CAVALETE CENTRAL, ESPAÇADORES DAS RODAS, PARAFUSOS, ETC.

ZINCAGEM E CROMEAÇÃO - TODAS AS PEÇAS PARA SEREM ZINCADAS OU CROMADAS FORAM SEPARADAS E ENVIADAS AOS POUCOS PARA A CROMEAÇÃO ( CORRE-SE O RISCO DE PERDER PEÇAS SE O NUMERO FOR MUITO GRANDE OU CROMAR O QUE ERA PARA ZINCAR ), UMA CROMEAÇÃO QUE TENHA CAPRICHOSO E QUE CURTA O SERVIÇO DE RESTAURAR É SEMPRE BOM CONHECER ( FAÇA AMIZADE COM O DONO E DIGA EM QUE PASSO VOCE ESTA ( ESTES SERVIÇOS SÃO DEMORADOS ).

ESPELHAMENTO DO REFLETOR DO FAROL, O CROMEADOR QUE DEU A DICA ONDE POLIR O REFLETOR.

ALGUMAS PEÇAS, TEM QUE SER DESMONTADAS PARA CROMAR POR EXEMPLO A BUZINA QUE É ORIGINAL O ARO DO FAROL DO BLOCO OPTICO, OS ESPAÇADORES DOS AMORTECEDORES TRASEIROS, ETC.

POLIMENTO E RETIRADA DE BATIDAS E RISCOS DAS CARCAÇAS DO MOTOR, BOBINA DE IGNIÇÃO E MANICOTOS SÃO FEITOS COM LIXA DÁGUA, BOMBRIL E BRAÇO.

PEGAR NO MANUAL, INTERNET OU EM FOTOS DE PESSOAS QUE COMEÇAM O MODELO,OS DADOS COMO A COR EXATA DO QUADRO E DOS DETALHES A SEREM PINTADOS, DETALHES DE ONDE SOLDAR SUPORTES DO ESCAPAMENTO, O TIPO DO PÉ DE VELA DA ÉPOCA E O TIPO DOS PEDAIS ( DE CHAPA E BORRACHA ), ETC.

CRIAÇÃO DO LOGOTIPO - LEONETTE :

COM UMA FOTO RETIRADA DA INTERNET DE UMA LEONETTE ORIGINAL ( O LOGOTIPO É FEITO EM DECALK MANIA ENVIEI PARA A FIRMA WORKSIGN´s QUE DESENVOLVEU O DESENHO E OS DETALHES, O TAMANHO E AS CORES ( É BOM LEVAR O TANQUE PARA SABER AS PROPORÇÕES ).

PINTURA :

VÁ AO PINTOR, MOSTRE INTERESSE, LEVE A MAQUINA FOTOGRAFICA E TIRE FOTOS DAS DIVERSAS ETAPAS DA PINTURA, ISTO FAZ COM QUE AUMENTE A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO QUE ESTA SENDO REGISTRADO PASSO A PASSO.

GARIMPAR :

PARA ADQUIRIR PEÇAS ORIGINAIS, REQUER TEMPO E MUITOS KMs ( 2.000 KM ) NOS FINAIS DE SEMANA - UM PUNHO DE BUZINA / FAROL E MATA MOTOR DA CHECOSLOVAQUIA ( PODE SER ENCONTRADO PELO PREÇO DE R$ 35,00 A R$90,00).

PARTE ELETRICA : FAÇAS UM ESQUEMA ANTES DA MONTAGEM.

A CURTIÇÃO DA MONTAGEM : TODAS AS PEÇAS JÁ ESTÃO PRONTAS.

O MOTOR JÁ HAVIA SIDO MONTADO ANTERIORMENTE E VERIFICADO FOLGAS E ABERTURA DE PLATINADO.

1) MONTE O CAVALETE CENTRAL, AJUSTE SE NECESSÁRIO;

2) MONTE A SUSPENSÃO TRASEIRA;

3) COLOQUE A RODA TRASEIRA COM A PANELA DE FREIO ( AS LONAS DE FREIO JÁ DEVEM ESTAR AJUSTADAS ANTES DA MONTAGEM ), ALGUNS AJUSTES DE CENTRALIZAR A RODA NA BALANÇA SERÃO NECESSARIOS ( CALÇOS );

4) MONTE A CAIXA DE DIREÇÃO ( GRAXA DE PRIMEIRA QUALIDADE DURA MAIS 42 ANOS );

5) MONTE A SUSPENSÃO DIANTEIRA COM A RODA E A PANELA DE FREIO (LONAS NOVAS AJUSTADAS) , ALGUNS AJUSTES DE CENTRALIZAR A RODA NO GARFO SERÃO NECESSARIOS (CALÇOS);

6) LOCOCAÇÃO DO MOTOR ( SEM O CARBURADOR), COXINS, PARAFUSOS COM PORCA TRAVANTE SÃO IMPORTANTES PARA DURAR MAIS 42 ANOS.

7) INSTALE O CARBURADOR ( JÁ LIMPO - SEM O PISTONETE )

8) INSTALE O GUIDÃO, A PARTE FIXA DOS MANETES DE ACELERADOR E DO CÂMBIO;

9) NO MANETE DO ACELERADO ( TIPO HELICOIDAL FIXO INTERNO ) COLOQUE GRAXA E NO PUXADOR DO CABO QUE CORRE NO RASGO DO GUIDÃO COLOQUE MAIS GRAXA, INSTALE O CABO ( MONTADO COM GRAXA ) QUE VEM DO PISTONETE QUE JÁ ESTA MONTADO COM MOLA NO CARBURADOR, AJUSTE A FOLGA SE NECESSÁRIO;

10) INSTALAÇÃO DO CABO DO CAMBIO ( MONTADO COM GRAXA ) E OS REGURADORES DE MANETE E O INTERMEDIÁRIO NO MINIMO, COLOQUE O BRAÇO DE ACIONAMENTO DO CÂMBIO E AJUSTE AS FOLGAS ( NA LEONETTE COM O CABO SOLTO O CÂMBIO FICA EM SEGUNDA MARCHA, NO PONTO MORTO O CABO TEM QUE PUCHAR O BRAÇO DO CAMBIO ) FAÇAS ESTE AJUSTE CUIDADOSAMENTE E QUANDO O MOTOR ESTIVER FUNCIONANDO FAÇA O AJUSTE FINO;

11) INSTALAÇÃO DO CABO DA EMBREGEM ( MONTADO COM GRAXA ) E O REGURADORES DE MANETE NO MINIMO, COLOQUE O BRAÇO DE ACIONAMENTO DA EMBREGEM E AJUSTE AS FOLGAS, QUANDO O MOTOR ESTIVER FUNCIONANDO FAÇA O AJUSTE FINO;

12) INSTALAÇÃO DA PARTE ELÉTRICA ( NESTA MOTO EU USEI 17 METROS DE CABO FLEXIVEL, 6 METRO DE ESPAGUETE PARA 2 FIOS DE 1,5MM, 5 METROS DE ESPAGUETE TERMICO PARA 5 FIOS);

13) INSTALE O FAROL E A LANTERNA TRASEIRA;

14) INSTALE A CURVA DO ESPAPAMENTO NO CILINDRO COM VEDA ESCAPE E INTALE O ESCAPAMENTO NO QUADRO;

15) LIGUE O MOTOR, AFINE A CARBURAÇÃO, REGULE A EMBREAGEM, O CAMBIO, TESTE LANTERNA, FAROL, BUZINA E O MATA MOTOR.

16) INSTALE E AJUSTE OS PARALAMAS DIANTEIRO E TRASEIRO;

17) INSTALE O COMANDO DO FREIO TRASEIRO E O CABO DO FREIO DIANTEIRO (AJUSTE AS FOLGAS).

COM TUDO PRONTO É SÓ ALEGRIA.

MEUS AGRADECIMENTOS A :

- SUNSHINE MOTOS ( MONTAGEM E PARTE ELETRICA), ALEMÃO FONE 5061-0027;

- WORKSINGN´S COMUNICAÇÃO VISUAL ( LOGO ), JUNIOR - FONE 5061-7504;

- MOTO RUSSO ( PINTURA ), PAULINHO - FONE 5061-5306;

- CONICROM NIQUELAÇÃO E CROMEAÇÃO, ADILSON - FONE 3277-6638

- ZAMBA ( BANCO ), ROSE - FONE 222-4274.

ABRAÇOS A TODOS OS COLABORADORES QUE CURTIRAM JUNTO COMIGO ESTA RESTAURAÇÃO.

RESULTADO FINAL DA RESTAURAÇÃO

QUEM QUISER RESTAURAR UMA LEONETTE, MANDE E-MAIL