Honda CBX 1050 - 1980
pretaRicardo Goldszmidt
Tecnova@uol.com.br
Resolvi colaborar com esta seção do site mostrando uma restauração de uma das clássicas dos anos 70 que nunca, jamais, será esquecida...
Vamos acompanhar a restauração de uma das mais desejadas clássicas da Honda, uma CBX 1050 preta ano 1980!!!
A moto foi comprada por um amigo e, depois de algumas trocas de e-mails e longas conversas por telefone, combinamos que ele a restaurasse seguindo os padrões de fábrica, deixando-a absolutamente original e capaz de viajar sem problemas nos finais de semana; diferente de certas motos restauradas que são lindas, mas não confiáveis para médias ou longas distâncias...
Entusiasta, que sou, destas motos, aceitei na hora.
Quando vi a moto pela primeira vez, achei que ela encontrava-se num estado razoável...
Pedi pra dar uma volta e ai percebi que algo errado havia com o motor...
A moto simplesmente não andava !!!Estava boa de ciclística, apesar de um pneu traseiro acabado e um pneu dianteiro fora de medida.
Estava freando bem e não fazia nenhum barulho muito estranho.Quanto a aparência, coitada... Muitas peças foram trocadas por outras não originais e muitas gambiarras estavam presentes.
O velocímetro estava quebrado, os punhos destruídos! Os freios, o motor e as mangueiras do radiador vazavam!
As partes plásticas estavam quebradas e quase todas as borrachas da moto estavam ressecadas.
As ponteiras de escape já não eram as originais, o suporte da rabeta era um monte de ferro soldado, a pintura estava fora de padrão, o motor tinha sido muito mal pintado de preto e varias partes foram pintadas de dourado...e por ai vai ...
Não parecia que haveriam grandes surpresas na desmontagem da moto, mas estas foram aparecendo uma após a outra.
Infelizmente a moto passou pela mão de "falsos mecânicos" que trataram de inventar suas adaptações (gambiarras mesmo), por certo imaginando que os engenheiros da Honda não entendem muito de motos...
Logo no inicio da desmontagem, um monte de terminais elétricos torrados e fios ressecados deixavam claro que havia algo muito errado na parte elétrica, e de fato havia... Adaptaram um regulador de voltagem de outra moto e o resultado foi que praticamente todo o chicote torrou !!!
As bobinas estavam “mumificadas“ e, de certo, não via uma lavagem há mais de 10 anos ...
Já que o negócio era começar do zero, a moto inteira foi desmontada, nada ficou impune...
Boa hora pra mandar pintar o kit, o quadro, as rodas; mandar os parafusos pro zinco, cromar o que precisa ser cromado e ir restaurando tudo aos poucos...Hora, também, de ir encomendando tudo que falta ... e começar a
gastar...
Na desmontagem do motor, surgiram algumas adaptações que eram
simplesmente grotescas, mostrando um total despreparo dos mecânicos ou seja lá de quem for que colocou a mão na moto.Os comandos de válvulas estavam montados fora de posição, da mesma forma que o eixo do gerador de pulso, o que fazia o motor trabalhar a uns 60% de sua capacidade.
Os discos de embreagem estavam invertidos; o alternador praticamente imprestável; uma quantidade enorme de silicone para vedar todos os vazamentos; os carburadores em estado de lástima, faltando peças vitais e, totalmente, fora de especificação!
Incrível a moto estar funcionando, mesmo que de modo precário.A primeira coisa que ficou clara, ao abrir o motor, é que os antigos donos da moto nunca cuidaram muito das trocas de óleo pois, o interior do motor estava bem sujo e escuro.
Já abri motores de CBX bem rodados que estavam limpos e clarinhos por dentro, mostrando que os donos trocaram corretamente o óleo ao longo dos anos.Com a ajuda do manual de serviços da moto e com o motor inteiramente desmontado, os problemas foram solucionados e ele voltou a ter as características de quando saiu da fábrica em 1980. Hora de mandá-lo para pintura ...
Nos carburadores, a coisa estava feia, mesmo....
Algum “expert“ metido a mecânico simplesmente retirou uma série de peças importantes... Provavelmente esse “gênio“ nunca deve ter ouvido falar sobre regulagem de altura das bóias pois, as 6, estavam com medidas diferentes e, por incrível que pareça, nenhuma delas estava correta!!!Desmontagem total, limpeza com descarbonizante, banho no ultra som, medição e montagem seguindo a risca o manual de serviço da moto, com troca de todos os o’rings (Coloquei o’rings de vitton ), todos os reparos e parafusos.
Aqui o negócio é não ter pressa. Qualquer coisa que se esqueça aqui significa ter que descer o motor da moto pra tirar os carburadores e corrigir o problema depois. É isso mesmo!!! Para quem não sabe, nesta moto, é necessário baixar o motor pra tirar os carburadores...
A pintura das tampas do motor foi retirada e as mesmas foram polidas. A tampa de válvulas foi escovada e envernizada, e os parafusos foram zincados.
Os comandos de válvulas foram retirados, reposicionados e montados novamente em suas posições originais.
As folgas foram medidas e as pastilhas foram trocadas ou reposicionadas.
Ficou perfeito !
Tudo no motor foi medido, limpo, revisado ou trocado.
Nada ficou impune e, aos poucos, ele foi tomando forma de novo.O alternador foi refeito, o eixo do gerador de pulso foi reposicionado e o motor de arranque revisado...
Todas as juntas foram trocadas e os vazamentos acabaram.
O motor pintado de preto não deixou nenhuma saudade !!!
O quadro foi raspado e pintado, assim como a balança.
A moto ganhou nova pintura do kit, um set completo de adesivos, novos pneus (agora sim, nas medidas corretas), novos punhos, novos espelhos, uma reforma no painel (ficou como novo!), novos piscas, novos amortecedores (da CB1100R, com reservatório separado), novo suporte de rabeta e placa, novas borrachas, nova relação e aos poucos foi tomando forma novamente...O chicote foi inteiramente refeito,
Optou-se por montar a moto na configuração japonesa, com o
guidon baixo e as pedaleiras recuadas.
As CBX versão USA tem guidon alto e pedaleiras mais à frente.
A posição de dirigir da versão japonesa e mais esportiva e “convida“ a uma pilotagem mais agressiva – uma delicia !
Hora de colocar o motor na moto (como pesa!) e começar a ligar tudo nele.
As bobinas mumificadas foram pro lixo e outras tomaram seu lugar. Novas mangueiras do radiador de óleo, novos cabos de vela, novos cabos de acelerador e afogador, novos coletores de admissão completam o pacote.Ver o motor pintado, sequinho colocado na moto já nos faz começar a suspirar... Estamos na reta final ...
Que tal a nova instalação elétrica da moto ?
A moto e sua prima... Devem estar conversando sobre plásticas e lipoaspiração... Notem a diferença na altura dos guidons...
A equalização desta moto é uma tarefa que requer, acima de tudo, paciência.
Não podemos deixar o motor ligado muito tempo sem refrigeração, e o ventilador só ajuda um pouco.
Então, o negócio é equalizar 2 ou 3 minutinhos, parar por meia hora e ir tomar um café...
Às vezes, leva mais de um dia .....
A obra quase acabada.
Quase, porque faltam alguns pequenos detalhes, ainda...
Difícil de acreditar que é a mesma moto...Muito mais gostosa de andar, MUITO mais potente, realmente outra moto!!!
Esteticamente não dá nem pra comparar ...
Espero que todos tenham gostado!
Eu, particularmente, adorei restaurar esta moto...