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HONDA CB500 Four

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por: Valdir
bardella66@yahoo.com.br

Parte-01:

Gostaria de poder colaborar com o site MC70 enviando o processo de restauração de minha moto.

Aproximadamente um ano iniciei uma procura de uma moto quatro cilindros da Honda, poderia ser uma 750, 500 ou 400, pois sempre tive um sonho em possuir uma destas grandes máquinas.

Aqui em Santos, cidade que moro, encontrei algumas motos mas em estado deplorável e com preços muito altos.

Consegui através de anúncio de jornal encontrar esta CB500 72 em estado razoável, pelo menos com grande parte das peças originais.

Na primeira visita parecia que não encontraria grandes problemas (o carburador estava desmontado e suas peças estavam em uma caixa de papelão), mas o antigo dono garantiu que o motor estava muito bom era somente montar o carburador e sair andando......

Mesmo não acreditando muito fechei, negócio e levei a moto para casa  de um amigo, pois meu apartamento ficaria inviável o trabalho de restauração, mas como era só montar o carburador, vamos tentar fazer a moto funcionar:

Compra: 10/02/2004.

Assim que chegou em estado "BRUTO"

Já notei várias adaptações ou mesmo gambiarras,

1- Farol de CB400;

2- Piscas de CG 125;

3- Motor sequinho (por dentro e por fora não tinha sequer uma gota de óleo);

4- Bateria sem uma gota d'agua;

5- Freio dianteiro sem fluido;

6- Cabo de vela cortado;

7- A parte elétrica parecia um carnaval de tanto fio emendado e mal isolado;

8- O conta giro não funciona (não tem cabo - alguns dias depois eu soube o motivo);

9- O painel está com o suporte mais horrível que alguem poderia inventar;

10- Os amortecedores não originais;

11- O banco não serve para nada;

12- Os pneus estão muito ruins;

13- Motor de arranque não tinha nem os cabos elétricos;

14- Provavelmente o retentor do pedal de partida estava com vazamento e algum gênio ao invés de trocar o retentor, teve a brilhante idéia de colocar MASSA tipo Epoxe:

15- Não tinha o conjunto de filtro de ar;

Mesmo assim tentei fazer a moto funcionar:

Trocar os cabos A e B do acelerador, montei os carburadores, coloquei óleo no motor, bateria nova, e quando ia colocar a gasolina no tanque fiz e teste para verificar se dava faísca nas velas.

Realmente não consegui fazer nem uma faisca sequer.....

Tentei desmontar a parte elétrica estava uma calamidade.

No dia 03 de março, resolvi que somente eu tentando fazer a moto funcionar não conseguiria por falta de conhecimento técnico e por falta de tempo.
Resolvi levar a moto para o Jacaré Motos para uma avaliação mais técnica.


Parte-02:

Assim que chegou o Jacaré sugeriu uma avaliação mais completa no motor, que seria a abertura completa para ver como estava internamente.

No dia 10 de Abril puder ver como o motor estava e que realmente não seria possivel faze-lo funcionar:

Havia água dentro do motor o que ocasionou o travamento do câmbio com a oxidação de várias partes e o seu travamento (eu tinha notado que não engrenava nenhuma marcha);

O motor tinha que passar por uma retífica completa pois as folgas estavam excessivas e queimando óleo.  

Todas as juntas eram mal feitas e instaladas por alguém que não tinha pena de usar colas e papelão.

O motor de arranque esta com folga e sem nenhum fio de ligação.

O tensor da corrente de comando esta com desgaste.

Engrenagem do câmbio estava com um dente quebrado e aparentemente o motor funcionava assim mesmo.

Mandamos todas as peças para a usinagem e retífica, os pistões novos já chegaram e agora estou tentando garimpar a engrenagem do câmbio para que assim que as peças chegarem da usinagem posssamos fechar o motor.

O motivo que não se tinha o cabo do conta giros é porque o conjunto de acoplamento no cabeçote foi tamponado com um parafuso.


Parte-03:

26 de junho de 2004

Finalmente as peças chegaram da retífica:

Os pistões novos chegaram agora está com medida de 1,0 mm

O cabeçote chegou e foi necessário a substituiçào de três válvulas que estavam desgastadas e sem condições de recuperação.

O cilindro já foi retificado e está pronto para a montagem.

O virabrequim ficou pronto e está na medida para a montagem.

Talvez será necessário a substituição das bronzinas do virabrequim, pois as instaladas são da CG 125 e apresentam desgastes e como não são as originais devemos substitui-las.

A roda dianteira está com aro 18" (usado a roda da CB 400 Four) e o original é de 19", será necessário a substituiçào de todo o conjunto.

A engrenagem do câmbio será substituida por outra usada em bom estado.

As tampas laterais do motor já foram para o polimento e deverão chegar esta semana.


03/10/04:

Parte 4:

09 de Agosto de 2004

Finalmente chegaram as peças que eu comprei nos Estados Unidos (demoram mais de dois meses para chegar aqui no Brasil), mas vale a pena pois o custo é menor.

O problema é que não se sabe exatamente como estão as peças  e nem a garantia que vai realmente receber-las.

Tive sorte, pois todas as peças estão em bom estado e prontas para instalar.

A lista do que eu comprei:

1. Painel da CB500 com velocímetro, contagiros e suporte com os cabos (Vou ter que mudar o velocímetro para Km/h pois está em Milhas/hora
2. Protetor de corrente (cromado)
3. Farol
4. Painel da CB750 (contagiros e velocímetro – vou vender para ajudar na reforma)

Vou continuar procurando as demais peças para montar a moto.

19 de Setembro de 2004

No fechamento do motor as bronzinas de mancal e de bielas realmente não tiveram condições de montagem e tive que comprar os dois jogos novos originais da Honda (como são caro!!!!!), mas sendo peças tão importantes não tem como usar peças meia boca.

O câmbio também teve outras surpresas desagradáveis, pois todos os garfos e bracinhos são da CB 350, tive que trocar todas as peças.

A pintura antiga do motor foi removida e o bloco já tinha sido jateado anteriormente e deverá ser pintado após a montagem final e todos os parafusos serão substituídos por novos.

A cada passo que se dá percebe-se a quantidade de guambiarras que se tem  nesta moto, mas como tive como direção não admitir nada mal feito ou peça que possa dar problema de manutenção ou de segurança, afinal que vai dirigir a moto sou Eu.

Os carburadores foram desmontados e será necessário a troca das quatro bóias, agulhas de pistonetes e os gigles.

Comprei as bóias e já estão na oficina, aguardando as agulhas.

O chicote elétrico já foi todo desmontado e está aguardando a vez de ser recuperado, mas com certeza terei mais surpresas nesta etapa.

Na próxima semana espero que o motor esteja fechado. E assim mandarei novos fotos do motor.


17/12/04:

Depois de muita procura consegui comprar e receber mais algumas principais peças que estavam faltando:


filtro de ar

- Filtro de ar completo, em excelente estado e pronto para a instalação inclusive com todos os parafusos. Esta peça é da CB 550f, mas é idêntica e pode ser utilizada sem problemas;


para-lama dianteiro

- Paralama dianterio em ótimo estado (somente com alguns poucos riscos). Este paralama é idêntico ao utilizado pela CB 550 e 750, que utilizam rodas de 19";


rodas

- Conjunto de rodas (dianteira e traseira) completas e com todas as peças, disco de freio, lonas, coroa, eixos, espaçadores, molas, rolamentos e demais ítens, foi muito difícil achar as rodas e principalmente com todas as peças.

A roda dianteira está em bom estado somente com uma pequena corrosão interna ao aro e a roda traseira está com os raios um pouco enferrujados, mas vou montar todo o conjunto assim mesmo, pois fiz vários orçamentos da cromeação e polimento dos aros, zincagem dos raios, polimento dos cubos e montagem com balanceamento e não ficou barato.

Vou deixar para uma próxima etapa, no momento estou querendo é fazer a moto ter condições de funcionar e rodar.

Comprei os pneus e devem ser instalados nas rodas na montagem e regulagem das rodas.


produto do garimpo

- Aqui o produto do garimpo.

A moto já teve toda a parte elétrica desmontada, retirado o chicote e totalmente refeito incluindo a troca de várias peças dos punhos, troca do guidom, instalação do suporte do farol, relocação da chave de contato do painel para a sua posição original (em baixo do tanque de combustível).

O motor de arranque foi totalmente desmontado e tevimos que utilizar dois para se conseguir montar um.

As bengalas dianteiras foram desmontadas, substituido o óleo hidraúlico, os retentores de vedação, instalado as coifas (guarda pó);

O painel está instalado com o suporte correto.

Os piscas dianteiros já foram instalados, mas tive que substituir os suportes originais por nacionais, para poder instalar, já que eu comprei os piscas da Gold 1000, que são maiores e eu particularmente acho mais bonitos que os originais.

Comprei tambem paralama traseiro com suporte e lanterna e par de amortecedores e em Janeiro de 2005 deve estar chegando.

Para a montagem do motor estavamos tentando a encontrar as últimas peças do carburadores que estavam faltando, pois na desmontagem os carburador as peças chamadas NEEDLE JET, tinha sido cortadas e instaladas cicles de CG 125, ou seja uma verdadeira aberração.

Tentei comprar as peças originais mas não consegui, por isto, utilizando uma peça nova fiz um desenho da peça para poder fabricar.


agulhas pulverizadores e gicleurs

Após muita procura consegui um técnico de usinagem que topou fabricar as peças e realmente ficaram excelentes, pois alem de tirar todas as folgas ele também ajustou pelo corpo do carburador:


pulverizadores

É só comparar as duas peças, para ver as diferenças.


gigleur e pulverizadores

Vou levar as peças para o mecânico e espero que no próximo mês eu possa ouvir o ronco do motor e dar a primeira volta na quinhentona.


21/03/05:

Em fevereiro chegaram mais algumas peças que comprei para poder terminar a montagem da CB 500:

- Paralama traseiro, completo com lanterna, da CB 750 (este modelo é um pouco maior do que o original, no entanto também fica muito bonito), aproveitei e apliquei um fundo anticorrosivo e pintei de preto toda a face inferior do para-lama.

- Farol dianteiro, esta peça é nova, inclusive com nota fiscal da Honda de 1981 e está em excelente estado.

Resolvi comprar este farol pois pode se substituir a lâmpada e é o modelo original:

- Manual do proprietário, este realmente é um verdadeiro achado, pois não é cópia, é original de 1972 e está perfeito:

O a montagem estava parada desde de dezembro, mas espero que em breve a moto esteja pronta para rodar, mesmo assim pode-se ver o painel montado, com o novo guidon:

O suporte do farol, já com o novo chicote elétrico e piscas.

Os guarda pós, da suspensão dianteira, estão instalados e as bengalas recuperadas:

O sistema elétrico em fase final já dá outro aspecto à moto (não se parece mais aquele monte de fios cheio de gambiarras).


05/05/05:

22 de Abril de 2005

Finalmente estou chegando na reta final da restauração da minha moto.

Já esta pronto par a instalação o banco novo, adquirido junto com o Mario (ficou perfeito), tive que comprar a fechadura, trava e dobradiça do banco, pois na moto não havia nenhuma destas peças.

O escape do tipo 4x1 da Torbal já instalado, dá outro visual na moto.

Neste mês foi realizada a montagem do motor, dos carburadores, do para-lama traseiro e da parte elétrica.

Instalamos a bateria nova e está tudo funcionando e quase pronto para rodar, vejam o resultado:

Já não parede a mesma moto

O para-lama traseiro cromado e com a lanterna e piscas maiores ficaram muito bonitos.

O motor sem vazamento, pintado, com as tampas polidas e o escape deram nova vida á moto.

O chicote elétrico concluído e pronto para receber o farol.

Após a montagem do banco e tanque não parece a mesma moto (é só comparar com o início).

Ainda faltam alguns detalhes à acertar, emblemas, retrovisores, tampa de acabamento do alternador e mais alguns outros que devo finalizar em breve.

Vou começar a acertar a documentação, pois está há dez anos parada..


13/10/05:

Após mais de 60 dias aguardando as últimas peças que estavam faltando para finalizar a restauração da CB 500 Four, recebi a mesa do platinado, e me decepcionei com o estado da peça, pois não tinha condições de instalar na moto.
Para poder equalizar e fazer o motor funcionar comprei uma mesa do platinado novo e foi instalada  

A bateria, mesmo sendo nova descarregou-se completamente, pois o automático da partida,  apresentou defeito, consumindo toda a carga. A alternativa de reparo é a instalação do automático de partida da Honda CBX 150 Aero, nacional, e pode ser paralelo.

O retificador de voltagem também não estava muito bom e resolvemos substitui-lo por um retificador eletrônico da marca BOSCH da linha automotiva, que funcionou perfeitamente e sem manutenção.  


No centro está o automático de partida da, á direita foi instalado
 o retificador e abaixo o regulador de voltagem.

O regulador de voltagem que  foi instalado é o da CB 400 Nacional, funciona muito bem.

Enquanto substituímos estas peças a bateria estava na carga lenta.

Instalamos o farol.

Finalmente conseguimos funcionar o motor e iniciamos os ajustes finais, equalizou-se os carburadores, acerto da marcha lenta e ajuste fino das altura das boias dos carburadores, e para isto tivemos que retirar os carburadores 3 vezes do motor e não é fácil esta etapa, pois qualquer vacilo corre-se o risco de ter que tirar os carburadores fora.

O tanque de combustível foi limpo com ácido muriático, depois neutralizado, lavado e instalado,

A torneira de combustível teve o filtro tela substituído e o anel tipo ‘O”-ring, também, substituído.

Instalei os retrovisores.


jogo de espelhos montados

Iniciamos a recuperação do freio dianteiro.
Tive que comprar todos os kit’s de reparos desde o cilindro mestre, incluindo as mangueiras, a válvula de freio (cebolinha dianteira) e válvula de sangria e não tem alternativa tudo tem que ser original. Mesmo trocando as peças, este freio me deu problemas..

A cebolinha traseira pode ser utilizada a da CG125 (paralela) sem qualquer problema.


cebolinha do Freio traseiro

As pedaleiras traseiras são da CG 125 com os suportes da CB 400 Nacional e, para um melhor assentamento fabriquei arruelas especiais.


pedaleiras traseiras

Instalamos a placa, o tanque, com as borrachas novas e demos a primeira volta.

Neste test-drive constatamos que ainda faltava alguns ítens para a finalização, mas mesmo assim resolvi traze-la para minha casa.

Iniciei com a documentação, pois estava parada há dez anos, e em menos de uma semana já estava documentada e com placa nova.

Com os documentos em dia comecei a dar as primeiras voltas com a moto e notei uma certa instabilidade na parte traseira,e verifiquei que os raios estavam soltos e o pneu instalado não era novo e também não estava em bom estado.

Desmontei as duas rodas, troquei todos os raios traseiros, cromei os aros, zinquei os raios dianteiros e traseiros.

Os cubos das rodas, mandei pintar a área central e polir as faces externas com a aplicação de verniz.
Ficou muito bonito e facilita a limpeza do dia à dia.


roda dianteira após o cromo, zinco, polimento e pintura

Aproveitei e mandei cromar a tampa do tanque de gasolina, zinquei as pedaleiras traseiras, coroa, com o seu protetor, e os parafusos de fixação.

O suporte do banco também foi zincado e, como na minha moto tinha sido retirado a fixação do banco, fabriquei e soldei um novo suporte.

A mola e suporte do cavalete central também foram zincados.

O suporte da trava do banco também foi fabricado especialmente para a moto, utilizando como modelo uma peça original e ficou perfeito.

Após a montagem das rodas, apliquei duas demão de fundo protetor, na área interna dos aros, pois ficará muito mais protegido contra infiltração de água, comprei instalei as câmaras de ar e dois pneus novos.

Durante a montagem da roda notei que a pastilha de freio estava solta no suporte e resolvi desmontar todo o conjunto.

As pastilhas que eu tinha pago a outro mecânico instalar não eram originais; eram menores e alem de trepidarem não tinham o pino elástico de guia e nem a trava, ou seja, tive que substituir a pinça, incluindo as pastilhas.

O cavalete central estava quebrado.
Soldei o cavalete central e, após esta etapa foi jateado, pintado na cor preto e instalado mas, como nem tudo são flores, logo nas primeira voltas notei que o cavalete estava raspando na corrente e fabriquei um suporte, em alumínio, que resolveu este problema.

O motor apresentava um baralho anormal de válvulas batendo, pensei que fosse somente regulagem e para a minha surpresa a tampa do cabeçote estava trincada e com desgaste acentuado nos colos de fixação dos eixos dos balanceiros e não era possível fazer uma regulagem satisfatória.

Comprei uma tampa usada, com todos os balanceiros, eixos e com a engrenagem do conta-giros, mas mesmo esta tampa nova apresentava um desgaste nos colos dos eixos.


tampa do cabeçote após o polimento e montagem

Aproveitei para polir a tampa e trocar os anéis de vedação das tampas das válvulas.

Comprei um para-lama usado, com a alça, piscas (STANLEY) e para-lama interno.
Troquei todo o conjunto e ficou excelente e com um visual muito bonito.


conjunto traseiro com a alça do garupa e piscas

Padronizei as chaves de contato e a da trava do banco.

Finalmente estou andando na minha clássica e agora é só curtir a moto.

Foi um trabalho de 20 meses com muitos gastos com muitas surpresas pelo caminho, mas valeu a pena, pois além de poder curtir a minha moto, fiz muitos amigos.

E com isto dou como finalizado a restauração de minha moto e,
sinceramente, espero que com esta experiência eu tenha ajudado
os amigos apaixonados pelas clássicas


resultado final