Motos Clássicas 70
Passo-a-Passo

Yamaha RD350
Matilde, a Viúva Negra
(achei que ela tinha cara de Matilde...)

 por: Fabricio Henrique Moraes  
fabricio.moraes2@br.bosch.com
 

Há alguns meses atrás fui procurar uma Rd350, só por curiosidade, pois estava sem grana na hora e queria também conhecer um pouco mais sobre elas. Achei algumas muito ruins e outras muito bem conservadas, mas a maioria sem carenagem ou com muitas gambiarras. Bom, essa procura se encerrou rapidinho, pois a grana era pouca mesmo.

Em  maio deste ano, esperando minha namorada chegar em Araraquara, comprei um Jornal de classificados para ler e passar o tempo. Foi lá que vi o anúncio: “Vendo RD350 ano 1972”. Aí pensei comigo mesmo, baseado em algumas lembranças sobre a história desta moto, que em 72 ainda não tínhamos esta moto. Liguei para conferir e o cara me confirmou que era 1972. Não contente, marquei de ir ver a moto (como podia ser 72 se ela ainda não existia?).

Bom, cheguei lá e ele me disse que havia errado no ano, e que era 73 mesmo. Pensei: “Ok, mas cadê a moto?”. Fomos até um quartinho nos fundos onde estava ela lá, desmontada e com algumas peças só encaixadas no lugar, como motor, tanque, etc. Ainda faltavam vários detalhes e muita coisa não era original, como o próprio tanque, guidão, emblemas, aros, entre outros. Mas era linda, muito linda. Eu já a imaginava montadinha e com aquele ronco estridente, dando uma arrancada fenomenal. Ufa! Empolguei-me.

Não deu outra e, duas semanas depois, ela estava na minha garagem.

Como dá pra ver nas fotos, esse é o estado em que ela se encontrava. Também veio junto no “pacote” mais um motor travado, que o último dono comprou num desmanche. O motor original dela está fundido, pois o penúltimo dono esqueceu-a funcionando e foi atender o carteiro... deu no que deu (detalhe: quando fui verificar melhor o motor, vi que as velas utilizadas eram grau 6, sendo que este motor usa velas de grau 7 a 9). O motor estava totalmente desmontado, sem câmbio, embreagem e autolube (não tinha originalmente, mas o outro motor travado tem). O cilindro que fundiu estava riscado e o outro motor era pra fornecer o cilindro e outras possíveis peças (câmbio e embreagem deste motor travado estão zero-bala).

Pode-se notar que os aros são de alumínios, mais largos, assim como os pneus. O pára-lama dianteiro é plástico e o traseiro foi cortado por algum infeliz. O velocímetro também não funciona, assim como o burrinho de freio (disco só na frente). Acredito que a lona traseira também esteja gasta, mas preciso verificar. As tampas laterais são diferentes, mal adaptadas (com presilhas plásticas) e faltam setas, retrovisores e pequenos detalhes.

Minha intenção não é restaurá-la, mas sim deixá-la a meu gosto que, além de gerar menos gasto, vai se tornar exclusiva e diferente.

Já peguei os cilindros e cabeçotes e estou abrindo dutos e polindo. Aos poucos estou pesquisando peças para montar os freios e pára-lama traseiro. As cotações para retífica também continuam, pois será necessária alguma adaptação de pistões/bielas, entre outras coisas.

Mando fotos para você. Se tiver alguma dúvida, é só entrar em contato.