Yamaha 50 F5B
a "Hemorroidina"Em 2004, no Ibira Moto Encontro semanal, encontrei uma pessoa que estava vendendo uma Yamaha 50 F5, para mim uma recordação impar (a minha HEMORROIDINA – de1967) com a qual eu e o Marcos Pasini barbarizavamos em Itanhaém.
A pessoa de quem eu comprei passou-me as fotos do estado em que ela se encontrava (ficou 5 anos em baixo de uma goteira).
Como eu peguei a moto com muitos problemas de funilaria, pintura e detalhes de originalidade que não foram vistos, resolvi começar de novo, pois eu queria reviver a HEMORROIDINA.
Para começar direito, mandei pintar o quadro e o Kit de azul , a cor da HEMORROIDINA.
O tanque estava completamente podre na parte de baixo (era uma peneira), então foi feita toda a parte de baixo nova, a boca do tanque foi restaurada , os paineis laterais do tanque foram cromados, e ficou assim:
Como não existia a base do banco (totalmente podre), tive que recorrer a uma base de fibra de vidro e uma capa original.
O velocimetro estava muito ruim, e foi todo restaurado pelo mais caprichoso profissional do mercado, GAIVOTA AUTO INSTRUMENTOS LTDA.
Problema no espelho da roda dianteira, na entrada do cabo do velocimetro, restaurei manualmente (fazendo o quadrado da entrada do cabo do velocímetro no espelho da roda dianteira).
Comecei a montagem em 07/2004, após o quadro ficar pronto (pintado), mais problemas, a caixa de direção não era original, as sedes foram adaptadas para voltar ao original.
O paralama traseiro estava podre e com rachaduras, teve que ser feito de novo.
O escapamento também teve que ser feito novamente (foi cortada a ponta em cerca de 5 cm), e por gentileza de um amigo, que emprestou o seu escapamento original, o meu foi refeito – trocou-se toda a chapa do lado de fora).
O motor foi aberto e encontramos problemas graves, o girabrequim foi trocado por um restaurado, o platô da embreagem foi restaurado (novos coxins), discos de embreagem são trocados por novos, foi feito a parte de retifica da sede das marchas (escapava a 2a. e 3a.), a conexão da bomba de óleo à carcaça foi trocada por uma nova original e troquei todas as juntas e retentores do motor.
O ponto morto não entrava e tive que fazer uma peça nova (torneiro) para encaixar a mola e a esfera que travam o ponto morto.
A carcaça da tampa do lado esquerdo (embreagem estava danificada – não era possível prender o regulador da embreagem) foi restaurada.
Carburador, após restaurado, acertado o nível de bóia, giglagem, constatamos que a bóia estava inchada, no mercado não se encontra esta bóia cilindrica, foi comprado um carburador novo.
Com o chassis já montado com a suspensão dianteira e traseira e as rodas, chegou a vez de montar o motor no quadro, para ajustes de escapamento, pedaleira etc.
A parte elétrica foi feita com um chicote original da RX 125, que foi feita pelo Alemão da Sunshine Motos, em 40 minutos (só se retirou fios), em duas horas e meia tudo estava funcionado.
BIP DE PISCA, como a F5 não possui luz alerta de pisca pisca, coloquei um bip.
Cobre corrente, rodei por vários lugares, liguei para muitos fornecedores de São Paulo, Rio, etc, e consegui um original zero em São Paulo.
Consegui os espelhos retrovisores (originais – oval e côncavo).
Hemorroidina e a Leona no Pacaembú dia 30/01/05POR QUE EMORROIDINA : Em 1967 em Itanhaém a minha F5 tinha um problema de platô de embregem (FOLGA NA BUCHA DO EIXO), então quando se puxava a embreagem para sair ela CHORAVA (DOR DE HEMORROIDA).
Trinta e oito anos depois :
a Hemorroidina original em 1967
reprodução fiel da Hemorroidina em 2005Para mim, reviver a Hemorroidina é um prazer, andar com ela é uma volta a um passado que me fez muito bem.
Rubens Aguiar – Ratão
e-mail : raguiar@cteep.com.brABRAÇOS, MARCÃO.