Passo-a-Passo |
|
por: Marcos V.Pasini
mpasini@terra.com.br
16/10/04:
Recebi um telefonema de um internauta interessado em minha Yamaha DT250 1974 que estava anunciada em nosso site.
Ele propunha dar como parte de pagamento uma Yamaha F5B necessitando ser restaurada...A princípio não me entusiasmei mas, para não perder o negócio, tocamos a conversa em frente.
Quando "caiu a ficha" de que era uma F5B...Vou explicar:
A F5B foi a primeira Yamaha que tive, ou melhor, a primeira motocicleta japonesa que tive, ou melhor ainda, a primeira moto, verdadeiramente minha!!!
Isso foi em 1969.Daí, "assanhou a lombriga"... Já estava querendo a troca de qualquer jeito!!!
Muito bem, fui ver a moto e fechamos negócio.
Agora vamos (outra vez) começar a luta...
primeiro contacto com a F5B 1972A cor original dessa moto é dourada mas, ainda estou na dúvida se pinto da cor conforme o documento ou de azul, igual à minha primeira F5B, modelo 1969, cuja cor também foi oferecida no modelo 1972.
O modelo 1972 já vem com os para-lamas cromados, ao contrário da 1969 que era pintado na cor cinza.
Na minha moto 1969 eu mandei cromear os para-lamas, na época.
detalhe dos para-lamas cromados (necessitando cuidados...)Pretendo restaurar esta moto pessoalmente tal qual fiz com outra moto minha, uma Honda S65.
Dessa forma a interação "Homem-Máquina" fica quase como "Médico-Paciente"...
A intimidade fica muito maior...
levando a F5B para Santos
08/11/04:
Levei a F5B para a oficina da "Troka&Troka", em Santos, SP, e já comecei a desmontagem.
Primeiramente vou levar as peças cromadas para desplacar, depois restaurar a funilaria, e depois cromar novamente.
utilizando as dependências da "Troka&Troka"Uma curiosidade:
Quando desmontei a lanterna traseira, retirei primeiramente a placa e, debaixo dela, tinha algo como casas de marimbondos, sei lá...
São tubos feitos de barro que parecem ter alojado esses insetos...
casas de marimbondo?
22/11/04:
Separei as peças para serem desplacadas, restauradas e, posteriormente, cromadas.
peças para serem restauradas e cromadasPassei na Sylverstone e comprei algumas peças novas.
peças novas compradas na Sylverstone
29/11/04:
Consegui comprar um para-lama dianteiro novo e, sendo assim vou deixar de lado a restauração da peça que veio com a moto.
26/02/05:
Achei o miolo do contacto com 3 chaves novinhas e a porca plástica que prende a tampa lateral, nela.
28/09/05:
A moto já recebeu o escapamento, o aro do farol e a caixa do filtro de ar com as tampas, restaurados e cromados.
O punho esquerdo, o para-lama dianteiro, a tampa do tanque e o punho esquerdo são novos.
para-lama dianteiro novo
escapamento restaurado e cromado
o para-lama traseiro está sendo restaurado
tampa do tanque e punho esquerdo novo
caixa do filtro de ar com as tampas cromadas
aro do farol restaurado e cromado
piscas novosPara atender a outras prioridades, precisarei interromper a restauração da F5B, e deverei vende-la no estado em que se encontra...
As peças que não forem imprescindíveis na caracterização da moto e que não estejam montadas, serão vendidas separadamente.
A Yamaha F5B 1972 está em exibição na "Troka&Troka", na R.Senador Feijó, 216 em Santos.
14/04/2006:
Negociei a Yamaha F5B com Mauro Pimentel, na troca de uma Yamaha DS5E para ser restaurada.
O fato de a DS5E ser um antigo projeto de restauração meu, priorizou trocá-la na F5B ao invés de esperar para vender esta última.
Meus sinceros votos de sucesso para o Mauro na restauração da F5B !!!Acompanhe a continuação clicando aqui.
Mauro Pimentel em seu novo empreendimento