Motos Clássicas 70
Passo-a-Passo

YAMAHA TX500

por: Nestor
nestor@exattus.com.br

COMO TUDO COMEÇOU!

Era uma vez...

Um Fusca 1975 com suspensão de Puma na dianteira, aro de Brasília, ou seja, para encurtar de magrão.

Certo dia eu estava andando na CB400 de meu primo Ricardo e de repente passa por mim ela mesmo uma TX500 linda com cartazinho de "vende-se".

Fui atrás e perguntei: - quanto você quer?
Na verdade não me lembro o quanto mas, chegando em casa falei para meu irmão, ele foi ver a moto, e gostou!

Meu pai tinha caído de um barranco com o "Fuca", assim foi feito meio sola e trocamos pela moto.

Ai começou tudo, eu tinha uma RX 125, zerada e vendi para fazer ajustes na TX500 de meu irmão, pois não tínhamos muita verba.

Quando vi, a moto estava pronta e a grana da minha RX125 já éra.

Mas valeu, pois são estas fotos que registram como ficou a TX 500.


   

 

 

 

 


Meu irmão, no verão, estava na faculdade, pois teve greve, ai então pedi a moto emprestada para viajar até Santa Vitória do Palmar cerca de 260 Km de distancia, meu amigo Potiguara, viajou junto em uma CB 450 foi uma viajem inesquecível.

Ao chegar na cidade a moto fez o maior sucesso, porem como é uma cidade de arrozeiro e naquela época rolava muita grana eles preferiam as motos mais novas, porem hoje sabemos que não é mais assim.

Muita festa etc...

Meu irmão foi para S.V.P com sua esposa passou o fim de semana e na segunda feira foi a Rio Grande com a moto, fiquei a pé tudo bem, pois já havia aproveitado bastante.

Após, fui a Rio Grande passeei de TX500, com meu amigo Otto que tinha uma CB400 Four.

Imagina só que dupla!

Não me recordo bem quanto tempo durou toda essa felicidade.
Em uma ocasião estava já em Pelotas onde estudávamos e minha irmã que mora em Caxias do Sul RG vinha de S.V.P.

Fui busca-la no trevo da cidade, onde passei por um trilho de trem na ida, e, na volta, ao passar no mesmo trilho, a corrente de comando saiu fora, ai tudo começou.

Mandei a moto para o mecânico e, descobriu-se que era corrente de comando. Procuramos por tudo e não conseguimos nada mas, nosso mecânico deu um jeito, porém nos alertou que não duraria muito, não recordo o quanto, mas nós estávamos sem dinheiro e meu irmão resolveu vende-la.

Passou um tempão e não foi vendida.

Um certo dia um amigo que começou no ramo de compra e venda resolveu comprar a moto, me lembro que não pegou não sei se era por causa da bateria ou outra coisa.

Nós havíamos dito que a moto tinha um problema de corrente de comando e que provisoriamente estava resolvido.

Passaram os anos e ele me comentou que não conseguira arrumar a TX500.

Tudo isso que lhes escrevo está resumido.

Mais ou menos dia 05/12/2004, entrei em contato com meu amigo Marcos e perguntei pela moto TX500 ele me disse que nunca andou nela e que estava em uma oficina, mas esteve em outra antes e que tiraram alguma peça e ele não teria a menor idéia de que estado que estaria a moto, e também deveria fazer de dez a doze anos que a moto estava na oficina achando que o mecânico não devolveria a moto para ele, pois nunca tinha acertado nada.

Entrei em pânico e disse que eu acertaria e que gostaria de comprar a moto, ele ficou mudo e pediu-me que o ligasse no outro dia.

Tortura por vinte e quatro horas!

Retornei e lhe falei que essa moto teria uma história e que eu queria a moto nem que fosse para deixar de enfeite na sala de minha casa.

Ele deu a grande notícia que a moto existia, lhe ofereci R$ 1000,00 ele topou UFA...

Agora minha parte, digo a ele só terei dinheiro em março de 2005, ele me faz uma contra proposta de eu pagar R$ 100,00 por mês.

Eu respondi que no verão seria a pior parte, pois recebo muito pouco e a melhor forma seria pagar tudo em março, ele topou.

Atualmente moro em Rio Grande meu irmão também e o Marcos em Pelotas.

Pedi as fotos que meu irmão ainda possuía, consegui um reboque com meu amigo até então conhecido Alexandre Hirata e fui busca-la.

Ao chegar na oficina e ver a TX 500 meus olhos encheram-se de água disfarcei, mas chorava por dentro, pois a encontrei em estado deplorável, inclusive com cocô de rato, etc...

Coloquei no reboque e fui à casa de meu amigo Marcos, tomamos umas geladas, pois fazia muito tempo que não nos víamos e finalmente sai para pegar meu funcionário, pois ofereci carona de volta a ele.

Paramos em um posto de gasolina na saída de Pelotas para abastecer e todos sem exceção foram até a moto perguntaram tudo que podes imaginar, enchi os olhos de água novamente e em minha mente veio realmente "vou restaura-la" e nada de enfeitar na sala pois ela é uma clássica e é questão de honra essa restauração.

Ao chegar em Rio Grande em torno das 22:00 hs parei no Posto do Guto, point onde freqüentemente vou tomar minha gelada, olho para o lado e quem está, ele, meu irmão, vem até a moto e me diz: - tu és louco jamais irá restaura-la será muito caro e bla,bla,bla,bla,bla...

Disse que hoje existe internet, diferente de antes, e apostaria o que quisesse que o faria, pois o desafio me motiva mais ainda!

Ele deu a volta no reboque e sacudiu a cabeça.

Enquanto isso juntou uma galera na volta, e eu todo orgulhoso aqui está minha futura moto, devo estar andando nela daqui a 1 à 2 anos...

No dia seguinte levei minha TX500 para o depósito de meu amigo Alexandre Hirata onde bati a primeira foto após adquiri-la.

Abaixo fotos que tirei no mesmo dia!

 

Na foto à direita, sou eu já babando, com a foto que meu irmão possuía.


Dia 23/12/2004 entrei no site google e mandei buscar
Yamaha + Tx500 + 1977.

E tudo começou.
Achei muita coisa e meu principal incentivo:

www.motosclassicas70.com.br

Foi meu primeiro contato, me indicaram o Jacaré, então, telefonei, conversei pessoalmente etc...

Mesmo sem dinheiro comecei a fazer garimpos, corri atrás.

Achei no meu primeiro garimpo, uma TX500 original em excelente estado o motor aberto, mas com tudo e bem organizado.
Era só montar. Ajudei a transferir a moto de uma oficina para a casa do proprietário.

Mas os documentos estavam no nome do sobrinho de quem era sócio dele mas seu sobrinho faleceu, assim a moto está em inventário e, para meu azar ele não se dá bem com a esposa de seu sobrinho, herdeira e mãe de um menor.
È de chorar, né?...

Mas não desisti e continuei a busca dia após dia, pergunta aqui pergunta ali, após um bom tempo descobri em Rio Grande uma TX500 de um "professor Pardal" (he,he,he), o "seu" Pedro.

Segundo me alertaram ele seria um homem "de lua" e se chegasse na porta e não fosse com a tua cara ele não abriria, e acho que era verdade, pois fui enumeras vezes e não fui atendido, será que sou mal encarado?

Então procurei Ramão um mecânico de motos que me disse que se dava bem com o "seu" Pedro.
Marquei às 14:00 hs, peguei-o e fomos à casa do dito e, não é que ele abriu? UFA...

Ele acabara de negociar a moto como entrada em uma camionete a diesel e eu tentei negociar por dinheiro para dar a entrada mas não adiantou e fiquei em torno de 1:30 hs escutando as histórias, pois queria fazer amizade, então ele pegou meus telefones, pois se houvesse mudanças ele venderia para mim.

Mais um garimpo sem êxito que coisa em, ou seja, que M...

Não desisti dia após dia perguntando...

Descobri outra TX500, o proprietário morava perto do hipódromo de Rio Grande, e  pensei: -como vou achar esse cara?
Fui à luta e, chegando no bairro logo avistei uma oficina, perguntei sobre a moto e me disseram que a duas quadras dali haveria uma oficina que talvez soubesse alguma coisa.
Fui até lá e a oficina tinha fechado, mas apareceu um cara e perguntou o que eu queria ai contei minha história...

Ele sabia o paradeiro da moto e que o nome do proprietário é Antônio, mas ele tinha um compromisso no centro, mas insisti, e ele me levou até a casa do Antônio e eu o levei de carona até o centro.

O Antônio trabalha no porto então não tem hora certa para encontra-lo, pois seu trabalho é de turno trocando aleatoriamente dependendo de serviços.

Levei três dias para acha-lo, mas achei!

Adivinha o que aconteceu? Dá vontade de rir, chorar...
Seu colega quer comprar a moto para restaura-la.

Desta vês não deixei fiz de tudo! Telefonei todos os dias, visitei varias vezes conversamos muito, mostrei que as peças eram difíceis de achar que qualquer aventureiro não iria conseguir restaura-la e blá,blá,blá...

Ai então, abaixo estão as fotos do meu primeiro garimpo com sucesso, comprei por R$ 1000, 00, (Um mil Reais)

 

 
Na foto à direita, o Antonio


 

Acima estão todas as peças inclusive algumas novas e o transporte disso tudo foi feito no meu Tempra Bala!

He,he,he,eh...

Documentação assinada registrada.


Eis aqui o motor ensacadinho, bonitinho etc...Depois de muita conversa descobri que esta moto era do Renato pessoa que colocou a corrente de comando nova e vendeu a usada para meu irmão.


Essa corrente de comando rodou somente sete mil Km.

BELEZA HEHEHEHEEHEH... 

Tudo o que precisa esta ai estou rindo muito! He,he,he,he,he,he,he

Agora é só trabalhar com muito carinho e paciência.

Abaixo estão as fotos da oficina que montei e as fotos do desmanche da minha TX500!


Hoje dia 21/03/2005 é um dia muito feliz, pois como vocês estão lendo e acompanhando todos os passos de meu sonho, acabei de fazer um novo garimpo, e este foi maravilhoso.

Fui até uma loja de Pelotas RS e perguntei se possuíam alguma peça da TX 500, para minha surpresa tinha muita coisa inclusive o manual de peças!

Abaixo estão as fotos documentando!

 

 

 

 

 


Ufa! Muito bom fazer um garimpo destes!

Agora tendo em mãos o verde original, tomei a decisão de pinta-la de verde, pois é muito bonito, e inclusive poderei mandar fazer a cor certa e deixa-la o mais original possível.

Também foi enviada todas as peças para fazer a cromagem, e pintura eletrostática no quadro e demais peças.

As fotos abaixo são na oficina de um conhecido, será feita pintura eletrostática e polimentos dos aros cubos e bengalas, colocado raios novos não sei se cromados ou em inox.

   

 

 

 

 


23/08/2005:

Segue abaixo fotos do desmanche do motor.

Estou mandando fotos do desmanche do motor, estas fotos está meu amigo Cláudio, mecânico que esta me ajudando a restaurar ela.

Pessoa imprescindível profissional e tanto, inclusive está ficando muito conhecido aqui, ou seja, ao meu ver o único mecânico para nossas clássicas.

Ele está cuidando de todas as motos que te falei inclusive iremos montar um grupo, fora o Veteram car clube que sou secretário.


17/12/2005:

Amigos leitores, depois de muito tempo está sendo atualizada minha história.

Estou enviando o final da história e aproveitando para agradecer pessoas que foram imprescindíveis para um final feliz!

Em primeiro lugar agradecer o real incentivador deste meu sonho, Alexandre Hirata.
Meu mecânico Cláudio Moraes que restaurou toda moto e está terminando de restaurar uma CB 360 e nas duas deu toda atenção e carinho, muito obrigado mesmo ao meu incentivador e meu restaurador!

Muito obrigado a todos que de uma forma ou outra me incentivou aqui em minha cidade, e são vários não citarei nomes para não cometer um erro de não citar algum.

Para pessoas imprescindíveis que sem elas não conseguiria realizar meu sonho, sem elas não encontraria peças etc...
Pessoas essa que não me deixaram na mão na fase mais difícil estiveram intercedendo por mim.
O meu muito mais muito obrigado mesmo a Marcos Pasini e Ricardo Pupo, pessoas que me orientaram e intercederam por mim, mais uma vez muito obrigado!

Muito obrigado a uma pessoa muito importante e na qual hoje peço desculpas por minha falta de paciência e minha inquietude em ter minha peça arrumada, sem essa pessoa eu não teria conseguido fazer o meu motor perfeitamente, pois o serviço ficou perfeito, muito obrigado ao JACARÉ mais uma vez muito obrigado com certeza indico você e continuarei indicando!

Bom fico por aqui mandando as fotos finais e de um passeio na qual participei, e na qual notarão que mudei a cor para o amarelo da TDM 850 da YAMAHA.

Agradeço a CARMAC, Carlos e Marcos,  fizeram a pintura completa perfeita parabéns!

A uma pessoa maravilhosa que me conseguiu muitas peças, Victor Rosssigneux, do site www.motosantigas.com.br.

A todos os leitores deste site maravilhoso, www.motosclassicas70.com.br  o meu muito obrigado!

Agradecimento em especial a JULIA da ELETROMOTO Pelotas e a minha família que me
apoiou!!!!

Abaixo, as pessoas mais importante desta restauração!