PATRICK PONS
"O PEQUENO PRÍNCIPE DO MOTOCICLISMO"
O primeiro francês campeão do mundo num esporte a motor foi um garoto surpreendente !
Muito ligado a esportes, porém foi no motociclismo que mostrou todo seu talento !
Patrick Pons, um nome que muitos motociclistas jamais esquecerão !
Nascido em 24 de dezembro de 1952, em Paris, numa confortável família, desde cedo demonstrou aptidão para os esportes.
Foi campeão de esqui na neve, com apenas 10 anos de idade.
|
A sua paixão pela velocidade apareceu cedo e vivia correndo com sua bicicleta e com os esquis pela região montanhosa do Sena.
Isso lhe custou algumas fraturas, sendo uma delas na perna, em 3 lugares !
Ainda com a perna engessada, Patrick conhece sua primeira motocicleta uma Yamaha 125, com 15 anos, mas fica por um bom tempo podendo apenas admirá-la ... que tortura !!
Seu primeiro contato com a moto foi inesquecível, fazendo Patrick vibrar com sua velocidade e potência ... isso seria decisivo na sua vida !
Mas pouco tempo depois, sua Yamaha 125 é roubada, e Patrick compra uma Honda 350, e logo depois passa para uma Honda 450.
Com ela descobre o prazer de pilotar em estradas, e a deitar nas curvas !
Logo já está querendo mais, e compra uma Kawasaki 500, a "bomba da época" ... e assim, aos 17 anos, Patrick só pensa em uma coisa ... correr de moto !!
Mesmo estando inscrito no Moto Clube da França, Patrick não começa a participar efetivamente de corridas. O que ele quer é correr em grandes cilindradas, o que só é permitido para maiores de 18 anos.
Para se familiarizar com as competições, Patrick começa a frequentar os circuitos da França e da Inglaterra. E logo arruma dois ídolos, André Luc Appieto e Bill Ivy !
Como muitos jovens da época, Patrick começa ir à região da Bastilha onde às sextas feiras a noite são disputados muitos "rachas" . Lá, conhece Pierre-Louis Tebec, que corre com suas próprias motos (as PLT). E Patrick, fascinado e impressionado com as "PLT", confia sua Kawa 500 para ser preparada por Pierre-Louis, e se inscreve para disputar as 10 Horas de Montlhéry, em dupla com seu amigo Gérard Garnier.
Mas, sem treino algum, sem conhecer o circuito e além do mais, Pierre-Louis era na verdade um grande "curioso" na preparação, sua estréia não poderia ser outra ... um belo tombo logo nas primeiras voltas, destruindo sua "Kawasaki PLT" !
Depois de reconstruir sua Kawa (com a ajuda do amigo Garnier), Patrick disputa uma prova em Riems, e chega em segundo, atrás de Michel Rougerie ! A paixão estava assim, definitivamente sedimentada pelas provas de velocidade !
Em 1971, Patrick decide disputar a Copa Kawasaki Moto Revue, que embora em seu segundo ano de existência, já é uma prova de certo renome no meio motociclístico e boa vitrine para conseguir patrocinadores. E também é uma boa escola ...
Pilotando uma Kawa 350 S2, a primeira vitória vem em Montlhéry !
Em 1972, disputa o campeonato nacional com uma Yamaha 250, a Copa Kawasaki e a "Criterium", uma outra copa também reconhecida pela FFM.
Com um desempenho fantástico, Patrick é o campeão da Copa Kawasaki ! Esse sucesso na sua primeira temporada real, lhe abrirá algumas portas !
|
Neste mesmo ano ainda disputa o Bol d´Or, em dupla com Staler, e terminam em 16º lugar, com uma Kawasaki 250.
|
Entre as temporadas de 1972 e 1973, Patrick encontra aquele que iria alavancar a sua carreira e se tornar um de seus melhores amigos: Jean Claude Olivier, proprietário da Sonauto, importante importadora Yamaha da França.
E é contratado como 2º piloto da Equipe Sonauto, para disputar o campeonato mundial de motovelocidade de 1973 !
E em Paul Ricard, Patrick disputa seu primeiro GP de velocidade, chegando em 9º lugar na 250 cc ! É uma carreira meteórica !
Dois acidentes, logo no início da temporada de 1973, que não o envolveram diretamente, marcariam a vida de Patrick ... um que levaria seu ídolo da juventude, Mais Appieto e outro, a catástrofe que matou Jaarno Saarinen e Renzo Pasolini !
Mesmo abalado e muito mais experiente, termina a temporada em 11º na 250 cc, e em 13º na 350 cc, com um belíssimo 3º lugar no GP de Jarama, na Espanha ! Aos 21 anos uma estrela estava nascendo !
|
Em 1974, sua temporada é mais consistente, com vários pódios (um 2º e dois 3º lugares, ficando em 3º lugar na 250 cc, atrás de Walter Villa (o campeão) e Dieter Braun.
|
E nas 350 cc, os resultados também aparecem, conquistando também o 3º lugar na classificação final do campeonato !
|
Neste mesmo ano Patrick começa a disputar a importante categoria 750, e mesmo participando só de 2 das 3 provas da campeonato, fica com o título de vice-campeão, com uma Yamaha TZ 700 !
|
Em 1975, Patrick concentra seu trabalho na recém criada categoria, a Fórmula 750.
Mas não deixa de competir nas 250 e 350, terminando em 5º lugar em ambas categorias.
|
E com 2 vitórias (Bélgica e Alemanha), fica em 3º na Fórmula 750 !
Nas 200 Milhas de Daytona, em 1974 e 1975, Patrick tem que abandonar por problemas mecânicos e em 1976 consegue terminar em 5º lugar.
Mas 2 acidentes, com fratura numa das pernas, praticamente o tira do restante da temporada de 1976.
|
|
Em 1977, sua volta mostra que está recuperado das fraturas, mas no circuito de Paul Ricard, Patrick sofre uma nova queda, em média velocidade numa "chicane" aparentemente sem consequencias, mas ele é atingido na cabeça pela sua moto ... isso o deixaria com graves sequelas, principalmente com distúrbio no equilíbrio !
|
Isso o deixa afastado dos circuitos por longo período ... é uma fase delicada e de muita depressão para Patrick, que fica ensaiando retornar, mas não consegue sua melhor forma física ... é dado por todos (exceto seu grande amigo Jean Claude Olivier) como acabado para as pistas !
Porém, isso o motiva ainda mais ... e vem 1978 !
Mostrando a todos que ainda tem capacidade, Patrick, ainda se superando, faz uma temporada sem erros e fica em 5º lugar na Fórmula 750 !
|
Mas o melhor, o seu auge, sua consagração, ainda estavam por vir ! Na temporada de 1979, Patrick supera seus medos, suas deficiências físicas, e numa pilotagem chegando à perfeição, conquista o título mundial da Fórmula 750, se transformando no primeiro piloto francês a vencer um mundial !
|
Isso o motivou, assim como toda a torcida francesa, a tentar o título na categoria principal do motociclismo, as 500 cc !
Em 1980, com a extinção da Fórmula 750, sua concentração, seria toda ela para a 500 cc !
Os resultados ainda não são bons nas 500, com dois abandonos por quebra e um mal desempenho de sua Yamaha.
Mas em 1º de março, uma grande surpresa ... uma incontestável vitória nas 200 Milhas de Daytona, vencendo os favoritos americanos, Kenny Roberts e Freddie Spencer ... era o 3º europeu a vencer nos EUA (os outros dois foram Giacomo Agostini e Jarno Saarinen) !
|
Contudo, a temporada nas 500 ainda não vinha tão bem, com 1 pontinho no GP da França, mais 1 na Holanda, 3 na Bélgica e 5 na Finlândia ... Patrick queria mostrar mais para sua torcida !
Com esse "apetite", vem Silverstone, o GP da Inglaterra, em 10 de agosto de 1980 ... na quarta volta, por uma grande fatalidade, Patrick cai ...
|
e derruba Rougerie, numa curva em que os pilotos contornam a 240 km/h ... a moto de Rougerie atinge Patrick na cabeça ...
|
... que sai rodando sem direção ...
... e fica desmaiado na pista ...
Patrick é levado ao Hospital Geral de Nortbampton, com grave lesão cerebral e de lá seria transferido para o Hospital de Oxford, que é especializado em neurocirurgia, quando apresentasse alguma reação !
Foram quase 3 dias de suspense e angústia para os fãs de todo o mundo !
Porém, no dia 12 de agosto de 1980, às 22 horas Patrick vem a falecer, sem ter recobrado a consciência !
Era o fim de um dos mais talentosos e corajosos pilotos, com uma enorme simpatia, querido por todos no meio motociclistico !
Mais uma carreira vitoriosa é brutalmente interrompida ...
Certamente, esse simpático francês, teria ainda muito a conquistar, mas o destino assim não o quis ...
Ficará sempre na memória de todos que admiram o motociclismo de velocidade a fulgurante trajetória de
PATRICK PONS
"O PEQUENO PRÍNCIPE DO MOTOCICLISMO"
Por Ricardo Pupo
junho / 2005Fontes: Bike 70, "Patrick Pons , pari sur la chance", Appel de Pare.
Fotos: Pierre Gabriele e Françoise Beau, arquivo MC70
Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !
Comentários:
Comentário dos Internautas:
Que piloto sensacional. Que pena essa tragedia.
Tabajara A. Jorge
(miraassumpcao@terra.com.br) Sexta Feira, 10 de Junho de 2005, às 11:41:37
Coragem e talento!!!!, e assim a França nunca mais teve outro piloto como ele, realmente uma pena o acidente fatal.
Milton Eller
(miltoneller@ig.com.br) Segunda Feira, 13 de Junho de 2005, às 07:33:27
Fué uno de los mejores entre los pilotos franceses, gran rival de nuestro Johnny Cecotto, en especial en la temporada 1.979 donde le gana el campeonato de 750cc. De recordar tambien las grandes batallas en la copa de naciones, donde capitaneò el equipo frances, sin embargo, no pudieron con el equipo "Resto del Mundo" a cuya cabeza estaba Johnny.
Eduardo Perez
(eduardoperez64@hotmail.com) Sexta Feira, 17 de Junho de 2005, às 11:52:40
Brilhante e apaixonado pelo motociclismo, que Jesus Cristo ilumine seu espirito.
Ivan de Jesus e Silva
(ivandejesus51@ibest.com.br) Quarta Feira, 22 de Junho de 2005, às 13:29:38
GOSTEI MUITO DESTA MATERIA SOBRE PATRICK PONS , SOU MOTOQUEIRO TB E ADMIRO MUITO PESSOAS COMO ELE .
JOAO RAMOS
(JSRAMOS99@HOTMAIL.COM) Quarta Feira, 22 de Junho de 2005, às 15:07:35
muito 10 essa matéria voces estão de parabens.
Um abração prá todos, DEUS abençoe todos.
LUIZ CLAUDIO (JANJÃO)
(lcjanjao9999@zipmail.com.br) Quinta Feira, 30 de Junho de 2005, às 08:39:12
Gostaria de saber se Patrick tem alguma relação com Sito Pons (ex-patrão do Alexandre Barros) ?
Fernando
(fernandoanunes@bol.com.br) Sábado, 15 de Julho de 2006, às 21:00:06N.R. - Não tem nada a ver. O Patrick Pons é frances e o Afonso (Sito) Pons, é espanhol.
é fantástico!!!!!
Jorge Pons
(jorge.pons@huyra.net) Quarta Feira, 7 de Fevereiro de 2007, às 10:45:06
Não era de meu conhecimento esse ícone do motociclismo mundial.parabens pela matéria!
Renê
(rene.sp@petrobras.com.br) Domingo, 23 de Dezembro de 2007, às 10:35:12