Ponto de Vista

 

 

Pergunta:  Você concorda com as transformações que tem sido feitas de algumas motos clássicas em Café Racer ?


Resultado final no pé da página   


Pesquisa: Sim, Depende

comentario: Eu concordo desde que se tenha critérios, use-se peças de época e que não destrua uma clássica que esteje "totalmente original" eu mesmo estou dando uns toques "café-racer" em minha 500F mas irei guardar todas as peças originais, assim posso voltar ela para o que era... abraços, Jairo Portilho


Pesquisa: Sim

comentario: Quando bem feita, senão fica parecendo cabrito. Um abraço,
Kleber


Pesquisa: Não


Pesquisa: Não

comentario: Prefiro 100% original... Questão de gosto.


Pesquisa: Não

comentario: Não gostava nem na época ... acho que um "tomazzeli", um banco rabeta, ainda vai, mas transformar em Café Racer é muita coisa !


Pesquisa: Não

comentario: Acho uma verdadeira palhaçada, quer uma moto com visual moderno, compre uma nova, a beleza das motos classicas está na sua originalidade, retratando fielmente uma época


Pesquisa: Não

comentario: devem ficar originais


Pesquisa: Depende

comentario: Café é um estilo usado também na época como um hot road so não pode descaracterizar a ponto de você não reconhece-la


Pesquisa: Sim


Pesquisa: Depende


Pesquisa: Sim


Pesquisa: Não


Pesquisa: Depende

comentario: depende...
Bala


Pesquisa: Sim

comentario:   Sim é uma questão de bom gosto. Tenho uma 400f e ela é um modelo " SS " de época e não deixa de ser uma versão café racer mais comportada . Estou fazendo o mesmo que o Jairo Portilho, adquirindo aos poucos pç`s de época como rodas, guidon, banco p/ dar um toque pessoal na forzinha, mesmo porque se vc tem por ex um paralama dianteiro irrecuperável jogado em um canto de sua garagem, em vez de jogá-lo fora, porque não encurtá-lo suas extremidades e pintar da cor da moto? Molas de amortecedor trazeiro muito enferrujadas podem ser jateadas e pintadas conforme o gosto do freguêz! Acho que é válida a ídéia tambêm em motos que não valem a pena investir até voltar a ser original novamente, a não ser que seja um caso especial ou um amor antigo ou um modelo raríssimo de se encontrar.No meu caso guardarei as pç`s originais pois aos menos avisados até vai parecer que tenho duas motos!!!


Pesquisa: Não

comentario: TIRA A ORIGINALIDADE, DE UMA CLASSICA..


Pesquisa: Sim

comentario: claro, levando sim em consideração a questão da segurança, utilização de acessorios de motos mais modernas que irão deixar a moto ate mais segura e moderna


Pesquisa: Sim

comentario: Você acaba saindo do lugar comum, acho válido ter pelo menos uma café racer e outras originais. Emilio.


Pesquisa: Sim

comentario: por que eu acho que motos originais são para aqueles que gostam de apresentar a sua moto  para desfiles, eventos e mostrar como era a moto naquela época e as café racer são feitas para aqueles que curtem a máquina de um outro angulo, não o angulo de beleza , mas um objetivo de fazer a moto ter uma performance mais agressiva e exótica. se essa transformação do original para o não original, cafe racer por exemplo, não existisse, como que iríamos descobrir o ronco das four ???,  elas nunca iriam ficar famosas e voces não estariam hoje questionando esse assunto . grato


Pesquisa: Depende

comentario: Se a moto estiver longe para deixar original, faltando rodas, etc, pois o mercado de peças originais está caro demais e as lojas oficiais é que ditam os preços, é válido, pelo menos não se perde sua hitória.


Pesquisa: Não

comentario: NÃÃÃOOOOOO!!!   NO MÁXIMO UM BANCO RABETA E TOMAZZELLI!!!   NÃO FAÇAM NADA ALÉM DISSO!!!!


Pesquisa: Não


Pesquisa: Sim

comentario: Precisamos aprender a aceitar e difundir o gostos de todos.Faça o que quiser, mas ande em sua motoca,seja la qual for.


Pesquisa: Sim


Pesquisa: Não


Pesquisa: Depende

comentario: Em principio, gosto das "Cafe". Mas também não quero ver todas as clássicas do mundo adulteradas naquele estilo.
Bom senso: algumas unidades alteradas, OK, mas também é preciso um olho na preservação.


Pesquisa: Não

comentario: Porque o original está acima de tudo na moto classica meu,


Pesquisa: Depende

comentario: Há gostos e gostos. Dentro da minha visão, uma classica tem que ter todas as suas caracteristicas originais de época, mas nada impede que o proprietário de uma moto antiga a transforme de acordo com o seu gosto.
Eu só espero que as pessoas que façam estas transformações o façam com muito bom gosto pois seria uma tristeza ver uma classica parecendo um uma cabritona.


Pesquisa: Sim

comentario:  A originalidade das motos clássicas está se tornando uma "ditadura", onde acabam deixando de cumprir sua função de proporcionar prazer e estão virando apenas antigüidades de exposição.
    Porém, não é qualquer adaptação que cai bem em uma moto antiga, é preciso ter bom senso.


Pesquisa: Não

comentario: tira a originalidade das motos


Pesquisa: Não

comentario: projeto original feito por engenheiros não é a mesma coisa que uns malucos mexendo no fundo do quintal !!!!


Pesquisa: Não

comentario: Gosto mesmo e do jeitão das clássicas...


Pesquisa: Sim


Pesquisa: Não


Pesquisa: Não


Pesquisa: Depende

comentario: Se voce achar uma 7 galo, por exemplo e só tem o tanque, o quadro e o motor, pra restaurar fica quase inviável hoje em dia, então torna-se interessante adaptar com critério suspensões, banco, sistema de freios, etc.  de conjuntos mais atuais. Vide algumas 750 Four ou a GT 750 mostrada na revista Moto Max desse mês. Exemplos de personalização com bom gosto. Se o caso for esse eu aprovo!!
João CB


Pesquisa: Sim

comentario: Porque dão um toque particular de seus proprietários.


Pesquisa: Não


Pesquisa: Depende


Pesquisa: Não


Pesquisa: Depende

comentario: Se bem detonada, a transformação seria uma recuperação , porém se a clássica estiver em bom estado para restauração, que o faça. Já temos poucas classicas, e se essa moda pega!!!


Pesquisa: Depende

comentario: motos  raras devem ser restauradas com tudo original ,mas algumas motos tem parentesco com motos de corrida ,como a cb 750 e a cr750,nesses casos dão ótimas café racers. 


Pesquisa: Não

comentario: Classica tem de ser original...


Pesquisa: Não


Pesquisa: Não

comentario: Clássica é clássica, nada de transformar estas máquinas de sonho


Pesquisa: Não

comentario: Descaracteriza a originalidade da moto.  Aceitável apenas para aquelas que já haviam sido transformadas naquela época, mas transformá-las agora não parece fazer muito sentido...


Pesquisa: Sim


Pesquisa: Não


Pesquisa: Sim


Pesquisa: Depende


Pesquisa: Não


Pesquisa: Sim


Pesquisa: Sim

comentario: ficam muuuiito bandidas.


Pesquisa: Sim

comentario: Café Racer é super clássico e muito estilosa.


Pesquisa: Depende

comentario: Se for totalmente original não , se etiver faltando peças que nao conseguiram encontar sim, pois de alguma forma o veiculo voltará para as ruas


Pesquisa: Sim

comentario: se transformam em motos bonitas e exclusivas, nas maiorias das vezes.


Pesquisa: Depende


Pesquisa: Não

comentario: Sou apoiador do ponto de vista "originalidade".
Marcelo Maruri - SC - mmaruricamboriu@yahoo.com.br


Pesquisa: Depende


Pesquisa: Sim


Pesquisa: Sim

comentario: pois não são de fundo de quintal . até agora só vi motos que estou babando até agora, todas com muito esmero cuidado e segurança peças de origem sem gambiarra. nota 10 até agora


Pesquisa: Depende


Pesquisa: Não


Pesquisa: Depende


Pesquisa: Não


Pesquisa: Não


Pesquisa: Sim

comentario: Algumas motos, pelo estado de conservação, são mais viaveis transformá-las para café racer do que colocá-las inteiramente originais, além do que cada proprietário dispõe de sua clássica da forma que achar melhor.


Pesquisa: Não


Pesquisa: Sim

comentario: acho muito importante esse tipo de transformacao, pois resgata um estilo que marcou epoca, e traduz um maior envolvimento entre moto e motociclista.


Pesquisa: Não


Pesquisa: Depende

comentario:    Se  as  modificaçoes  forem  bem  feitas  e  com  BOM  SENSO  ,  ou  seja  usando  motivos  e  equipos  de  época  fica  muito  bom.  pra  quem  gosta  de  moto  ha  espaço  pra  todas  as  tendencias  ,  se  a  moto  esta  original  que  se  faça  modificaçoes  reversiveis  ,  se  a  moto  esta  muito  imcompleta  ai  fica  mais  facil  e  nao  deixa  de  ser  um  exercicio  de  paixao mecanica e  cultura  ,  mas  nao  se  deve  fazer  um  franksteim  sob  pena  de  arruinar  a  moto  nao  deixando  possibilidades  de  reversao  com  um  restauro  bem  feito. nao  sejamos  radicais  porque  ai  passamos  a  ver  o  mundo  por  um  furo!  maos  a  obra  moçada!!


Pesquisa: Depende

comentario: Se for bem feita tudo bem, elas tbm fizeram historia!! abraço


Pesquisa: Não


Pesquisa: Não


Pesquisa: Não


Pesquisa: Não


Pesquisa: Sim

comentario: Em minha opinião, cada um faz o que quer com o que tem nas mãos, o estilo "café racer" é como o tunning de hoje, o importante é ter as peças para poder voltar ao estado original e também não fantasiar demais, o que vale sempre é o prazer.


Pesquisa: Não

comentario: As motos clássicas tem que ser preservadas.


Pesquisa: Sim


Pesquisa: Depende


Pesquisa: Depende

comentario: SEI LÁ


Pesquisa: Não

comentario: Se você quer uma moto atual, basta comprá-la. O grande lance é manter o mais original possível.


Pesquisa: Sim

comentario: Acho mesmo sendo uma Café Racer não perde a identidade de clássica


Pesquisa: Não

comentario: classica é classica


Pesquisa: Sim

comentario: É O CASAMENTO DE TECNOLOGIAS MODERNAS E ANTIGAS COMO OCORRE NA EUROPA COMO A EGLI


Pesquisa: Não

comentario: História que vai se perdendo por modismo.


Pesquisa: Sim

comentario: era uma opção da época,então porque não ?


Pesquisa: Depende


Pesquisa: Não

comentario: Não, simplesmente pelo fato de ser uma moto antiga e essa moda vai contra os meus principios de restaurador visto que a uma grande parte das pessoas que aderem a esse estilo estão comprando peças de origem "duvidosa" e isso não está sendo legal.


Pesquisa: Depende

comentario: depende da transformação, quero dizer do estado da moto a ser transformada. Tem motos que estão tão deteriorada que é mais viável uma transformação a uma restauração, além do mais estas transformações também nos remete à história do motociclismo.
abs
Osmar


Pesquisa: Depende

comentario: Existem muitos compnentes mecânicos que tualmente podem melhorar a estabilidade bem como a emissaõ de gases liberados pelo motor.


Pesquisa: Não

comentario: porque na minha opinião a beleza de uma classica está na riqueza de seus detalhes cromados, assentos com costuras, frisos e todos os "badulaques e penduricalhos" que tanto amamos, aí alguém pega uma jóa dessas desmonta e faz uma "coisa" para imitar uma moto de corrida.......ora compre uma bike de verdade e deixe nossas clássicas em paz.


Pesquisa: Sim


Pesquisa: Não

comentario: ESTÃO MISTURANDO AS COISAS


Pesquisa: Sim

comentario: Cada um tem a liberdade de fazer da moto a sua realização.


Pesquisa: Sim


Pesquisa: Sim


Pesquisa: Não


Pesquisa: Sim


Pesquisa: Sim

comentario: Em algumas motos, como as cb four com o visual clássico (e porque não careta) fica bom uma modificação de leve, não apenas café racer, mas algumas CBs Street Fighter também ficam lindas!!


Pesquisa: Sim


Pesquisa: Sim

comentario: Pois foram ícones da época e representam um passado de sonhos e ideais que não voltam mais.
Relembrar e reviver faz parte do presente.
Montes


Pesquisa: Não

comentario: Porque não de deve confundir moto clássica com moto antiga com roupagem nova.


Pesquisa: Depende


Pesquisa: Depende

comentario: Tudo o que é feito com peso e medida para uma melhor eficácia estética e de condução é bom tudo o resto são loucura e falta de civismo.... os Engenheiros existem para alguma coisa.
Pedro Azevedo


Pesquisa: Depende


Pesquisa: Sim

comentario: Trata-se de um uso bem mais dinâmico para antigas motos que não possuem todas as peças originais. Um Cafe Racer também é uma moto divertida e bem esperta, quando corretamente montada.


Pesquisa: Não

comentario: PORQUE O QUE É CLASSICO NÃO SE DEVE MUDAR


Pesquisa: Depende

comentario: Transformar uma Ducati, uma Benelli ou uma Guzzi seria um pecado mas fazer uma Café Racer com essas sete galos velhas aí seria uma evolução.


Pesquisa: Sim

comentario: Acredito que seja uma forma de contar um pouco da história do motociclismo, pois não podemos esquecer que este estilo ganhou força na década de 60 na Inglaterra. Como sugestão Ricardo, peço que você estude a possibilidade de criar um espaço no site para falar sobre estas máquinas e até colocar fotos das mesmas, onde o internauta possa também enviar fotos e escrever comentários. Tá dado o recado. Ederson


Pesquisa: Sim


Pesquisa: Depende


Pesquisa: Não


Pesquisa: Sim


Pesquisa: Não


Pesquisa: Sim


Pesquisa: Não

comentario: Pois cada moto tem a sua devida caracteristica, e porque "destruir" a originalidade sendo que o charme é esse?!


Pesquisa: Sim


Pesquisa: Não


Pesquisa: Sim

comentario: na verdade nem todos são puristas.A moto tem que ser a cara e o gosto do dono!


Pesquisa: Sim


Pesquisa: Não


Pesquisa: Sim

comentario: Ficam maravilhosas! Depois, não é toda clássica que tem condições reais de recuperação, então uma reconstrução adequada, com itens da época é maravilhoso.


Pesquisa: Depende


Pesquisa: Sim


Pesquisa: Não

comentario: acho que a originalidade da motos antigas *classicas* tem que ser o mais original possivel


Pesquisa: Não


Pesquisa: Sim

comentario: a originalidade custa muito caro, se a transformação ficar boa sem problemas


Pesquisa: Depende


Pesquisa: Não

comentario: clássica é clássica.. se quer customizar, que "estrague" uma moto comum...


Pesquisa: Depende

comentario: Há motos em estado de conservação mais precário, de custo muito elevado para restauração (ou até inviável) com peças originais, que podem sofrer esse processo, podendo dar ainda um desempenho mais esportivo, para deixar a moto um pouco mais próxima do desempenho das motos esportivas atuais.


Pesquisa: Sim

comentario: cafe racer é um estilo de customização, porém, vindo da década de 70. Motos customizadas nesse estilo continuam sendo clássicas.


Pesquisa: Sim


Pesquisa: Não

comentario: A beleza está na forma exata de como saiu da fábrica e na conservação destas caracteristicas com o passar do tempo


Pesquisa: Não

comentario: Sou apreciador de motos originais e não adaptadas ou modificadas.


Pesquisa: Sim


Pesquisa: Não

comentario: tira o seu glamour e magia.


Pesquisa: Não


Pesquisa: Sim


Pesquisa: Não

comentario: gosto de moto original, ainda que tem algumas realmente bonitas.


Pesquisa: Sim

comentario: Acho um estilo, alguns gostam de originalidade outros de personalizar, outros de estilo café racer, cada um é cada um.


Pesquisa: Sim

comentario: Se não for uma moto rara pode cortar à vontade. Abraço.


Pesquisa: Não


Pesquisa: Sim

comentario: motos cafe racer, nao deixam de ser uma classica de época na versao esportiva.


Pesquisa: Não

comentario: As Clássicas devem ser  preservadas, para poder manter a sua identidade.


Pesquisa: Não

comentario: A CAFE RACER, É UMA MOTO DE ÉPOCA COM MODIFICAÇOES TECNICAS CASEIRAS E NÃO UMA CLASSICA.


Pesquisa: Sim

comentario: Porque se a moto é minha, se fui eu que paguei, eu faço com ela o que eu quiser.


Pesquisa: Não


Pesquisa: Sim

comentario: eu sou viciado em café !!!


Pesquisa: Sim

comentario: as veses uma moto e seu dono passa por transfomasoes que infelismente o brasil nao acordou como estradas ruins peças originais etc.


Pesquisa: Não

comentario: Prefiro restauraçoes completas; se não houver peças ou a grana acabou é recurso válido, preferindo as menos rebuscadas. Paulo


Pesquisa: Sim

comentario: gosto e gosto meu veio,sua opiniao ou a minha nao fara a menor diferença em se tratando de uma vontade propria de cada um.


Pesquisa: Sim


Pesquisa: Depende

comentario: SE A RESTAURAÇÃO FOR INVIÁVEL, POR DIFICULDADE DE SE ENCONTRAR PEÇAS POR EXEMPLO, É VÁLIDO. MAS HÁ DE TER-SE BOM SENSO PARA QUE A CLÁSSICA VENHA A TER O MODELO RECONHECIDO E NÃO FIQUE RIDICULA. FAZE-LAS FUNCIONAREM E RODAR É TAMBÉM UMA FORMA DE ETERNIZAR AS BELAS CLÁSSICAS DOS ANOS 70.
DEUSDETE DE OLIVEIRA


Pesquisa: Não


Pesquisa: Sim


Pesquisa: Sim


Pesquisa: Depende

comentario: Essas motos estão cada vez mais raras,gosto quando é personalizada mas sem fugir do estilo original.


Pesquisa: Sim


Pesquisa: Sim

comentario: sim. eram adaptações feitas para um estilo que marcou época.


Pesquisa: Não

comentario: devem permanecer original


Pesquisa: Depende

comentario: O gosto do dono é que define.


Pesquisa: Depende

comentario: SO MESMO QUANDO A ORIGINALIDADE NÃO FOR MAIS POSSIVEL OU INVIAVEL


Pesquisa: Depende

comentario: se não for encontrado determinada peça concordo.


Pesquisa: Depende


Pesquisa: Depende

comentario: Tem pessoas com mau gosto para personalizar motos


Pesquisa: Não

comentario: Pa classica é classica naum pode mexer  ué..


Pesquisa: Depende


A pesquisa esteve no ar de 08 de fevereiro a 08 de março de 2007.

Tivemos 168 respostas.

O resultado foi um empate técnico !

65 internautas (38,7%), entendem que as mudanças e adaptações nas motos clássicas não são bem-vindas, ou seja Clássica é Clássica e tem que ser original.

63 internautas (37,5%) gostam de motos estilo Café Racer.

40 internautas (23,8%), até consideram a idéia de transformações, mas as condicionam a alguns limites e dependências.