Ponto de Vista
Pergunta: Você concorda com as transformações que tem sido feitas de algumas motos clássicas em Café Racer ?
Resultado final no pé da página
Pesquisa: Sim, Depende
comentario: Eu concordo desde que se tenha critérios, use-se peças de época e que não destrua uma clássica que esteje "totalmente original" eu mesmo estou dando uns toques "café-racer" em minha 500F mas irei guardar todas as peças originais, assim posso voltar ela para o que era... abraços, Jairo Portilho
Pesquisa: Sim
comentario: Quando bem feita, senão fica parecendo cabrito. Um abraço,
Kleber
Pesquisa: Não
Pesquisa: Não
comentario: Prefiro 100% original... Questão de gosto.
Pesquisa: Não
comentario: Não gostava nem na época ... acho que um "tomazzeli", um banco rabeta, ainda vai, mas transformar em Café Racer é muita coisa !
Pesquisa: Não
comentario: Acho uma verdadeira palhaçada, quer uma moto com visual moderno, compre uma nova, a beleza das motos classicas está na sua originalidade, retratando fielmente uma época
Pesquisa: Não
comentario: devem ficar originais
Pesquisa: Depende
comentario: Café é um estilo usado também na época como um hot road so não pode descaracterizar a ponto de você não reconhece-la
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Depende
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
Pesquisa: Depende
comentario: depende...
Bala
Pesquisa: Sim
comentario: Sim é uma questão de bom gosto. Tenho uma 400f e ela é um modelo " SS " de época e não deixa de ser uma versão café racer mais comportada . Estou fazendo o mesmo que o Jairo Portilho, adquirindo aos poucos pç`s de época como rodas, guidon, banco p/ dar um toque pessoal na forzinha, mesmo porque se vc tem por ex um paralama dianteiro irrecuperável jogado em um canto de sua garagem, em vez de jogá-lo fora, porque não encurtá-lo suas extremidades e pintar da cor da moto? Molas de amortecedor trazeiro muito enferrujadas podem ser jateadas e pintadas conforme o gosto do freguêz! Acho que é válida a ídéia tambêm em motos que não valem a pena investir até voltar a ser original novamente, a não ser que seja um caso especial ou um amor antigo ou um modelo raríssimo de se encontrar.No meu caso guardarei as pç`s originais pois aos menos avisados até vai parecer que tenho duas motos!!!
Pesquisa: Não
comentario: TIRA A ORIGINALIDADE, DE UMA CLASSICA..
Pesquisa: Sim
comentario: claro, levando sim em consideração a questão da segurança, utilização de acessorios de motos mais modernas que irão deixar a moto ate mais segura e moderna
Pesquisa: Sim
comentario: Você acaba saindo do lugar comum, acho válido ter pelo menos uma café racer e outras originais. Emilio.
Pesquisa: Sim
comentario: por que eu acho que motos originais são para aqueles que gostam de apresentar a sua moto para desfiles, eventos e mostrar como era a moto naquela época e as café racer são feitas para aqueles que curtem a máquina de um outro angulo, não o angulo de beleza , mas um objetivo de fazer a moto ter uma performance mais agressiva e exótica. se essa transformação do original para o não original, cafe racer por exemplo, não existisse, como que iríamos descobrir o ronco das four ???, elas nunca iriam ficar famosas e voces não estariam hoje questionando esse assunto . grato
Pesquisa: Depende
comentario: Se a moto estiver longe para deixar original, faltando rodas, etc, pois o mercado de peças originais está caro demais e as lojas oficiais é que ditam os preços, é válido, pelo menos não se perde sua hitória.
Pesquisa: Não
comentario: NÃÃÃOOOOOO!!! NO MÁXIMO UM BANCO RABETA E TOMAZZELLI!!! NÃO FAÇAM NADA ALÉM DISSO!!!!
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
comentario: Precisamos aprender a aceitar e difundir o gostos de todos.Faça o que quiser, mas ande em sua motoca,seja la qual for.
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
Pesquisa: Depende
comentario: Em principio, gosto das "Cafe". Mas também não quero ver todas as clássicas do mundo adulteradas naquele estilo.
Bom senso: algumas unidades alteradas, OK, mas também é preciso um olho na preservação.
Pesquisa: Não
comentario: Porque o original está acima de tudo na moto classica meu,
Pesquisa: Depende
comentario: Há gostos e gostos. Dentro da minha visão, uma classica tem que ter todas as suas caracteristicas originais de época, mas nada impede que o proprietário de uma moto antiga a transforme de acordo com o seu gosto.
Eu só espero que as pessoas que façam estas transformações o façam com muito bom gosto pois seria uma tristeza ver uma classica parecendo um uma cabritona.
Pesquisa: Sim
comentario: A originalidade das motos clássicas está se tornando uma "ditadura", onde acabam deixando de cumprir sua função de proporcionar prazer e estão virando apenas antigüidades de exposição.
Porém, não é qualquer adaptação que cai bem em uma moto antiga, é preciso ter bom senso.
Pesquisa: Não
comentario: tira a originalidade das motos
Pesquisa: Não
comentario: projeto original feito por engenheiros não é a mesma coisa que uns malucos mexendo no fundo do quintal !!!!
Pesquisa: Não
comentario: Gosto mesmo e do jeitão das clássicas...
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
Pesquisa: Não
Pesquisa: Depende
comentario: Se voce achar uma 7 galo, por exemplo e só tem o tanque, o quadro e o motor, pra restaurar fica quase inviável hoje em dia, então torna-se interessante adaptar com critério suspensões, banco, sistema de freios, etc. de conjuntos mais atuais. Vide algumas 750 Four ou a GT 750 mostrada na revista Moto Max desse mês. Exemplos de personalização com bom gosto. Se o caso for esse eu aprovo!!
João CB
Pesquisa: Sim
comentario: Porque dão um toque particular de seus proprietários.
Pesquisa: Não
Pesquisa: Depende
Pesquisa: Não
Pesquisa: Depende
comentario: Se bem detonada, a transformação seria uma recuperação , porém se a clássica estiver em bom estado para restauração, que o faça. Já temos poucas classicas, e se essa moda pega!!!
Pesquisa: Depende
comentario: motos raras devem ser restauradas com tudo original ,mas algumas motos tem parentesco com motos de corrida ,como a cb 750 e a cr750,nesses casos dão ótimas café racers.
Pesquisa: Não
comentario: Classica tem de ser original...
Pesquisa: Não
Pesquisa: Não
comentario: Clássica é clássica, nada de transformar estas máquinas de sonho
Pesquisa: Não
comentario: Descaracteriza a originalidade da moto. Aceitável apenas para aquelas que já haviam sido transformadas naquela época, mas transformá-las agora não parece fazer muito sentido...
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Depende
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
comentario: ficam muuuiito bandidas.
Pesquisa: Sim
comentario: Café Racer é super clássico e muito estilosa.
Pesquisa: Depende
comentario: Se for totalmente original não , se etiver faltando peças que nao conseguiram encontar sim, pois de alguma forma o veiculo voltará para as ruas
Pesquisa: Sim
comentario: se transformam em motos bonitas e exclusivas, nas maiorias das vezes.
Pesquisa: Depende
Pesquisa: Não
comentario: Sou apoiador do ponto de vista "originalidade".
Marcelo Maruri - SC - mmaruricamboriu@yahoo.com.br
Pesquisa: Depende
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
comentario: pois não são de fundo de quintal . até agora só vi motos que estou babando até agora, todas com muito esmero cuidado e segurança peças de origem sem gambiarra. nota 10 até agora
Pesquisa: Depende
Pesquisa: Não
Pesquisa: Depende
Pesquisa: Não
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
comentario: Algumas motos, pelo estado de conservação, são mais viaveis transformá-las para café racer do que colocá-las inteiramente originais, além do que cada proprietário dispõe de sua clássica da forma que achar melhor.
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
comentario: acho muito importante esse tipo de transformacao, pois resgata um estilo que marcou epoca, e traduz um maior envolvimento entre moto e motociclista.
Pesquisa: Não
Pesquisa: Depende
comentario: Se as modificaçoes forem bem feitas e com BOM SENSO , ou seja usando motivos e equipos de época fica muito bom. pra quem gosta de moto ha espaço pra todas as tendencias , se a moto esta original que se faça modificaçoes reversiveis , se a moto esta muito imcompleta ai fica mais facil e nao deixa de ser um exercicio de paixao mecanica e cultura , mas nao se deve fazer um franksteim sob pena de arruinar a moto nao deixando possibilidades de reversao com um restauro bem feito. nao sejamos radicais porque ai passamos a ver o mundo por um furo! maos a obra moçada!!
Pesquisa: Depende
comentario: Se for bem feita tudo bem, elas tbm fizeram historia!! abraço
Pesquisa: Não
Pesquisa: Não
Pesquisa: Não
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
comentario: Em minha opinião, cada um faz o que quer com o que tem nas mãos, o estilo "café racer" é como o tunning de hoje, o importante é ter as peças para poder voltar ao estado original e também não fantasiar demais, o que vale sempre é o prazer.
Pesquisa: Não
comentario: As motos clássicas tem que ser preservadas.
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Depende
Pesquisa: Depende
comentario: SEI LÁ
Pesquisa: Não
comentario: Se você quer uma moto atual, basta comprá-la. O grande lance é manter o mais original possível.
Pesquisa: Sim
comentario: Acho mesmo sendo uma Café Racer não perde a identidade de clássica
Pesquisa: Não
comentario: classica é classica
Pesquisa: Sim
comentario: É O CASAMENTO DE TECNOLOGIAS MODERNAS E ANTIGAS COMO OCORRE NA EUROPA COMO A EGLI
Pesquisa: Não
comentario: História que vai se perdendo por modismo.
Pesquisa: Sim
comentario: era uma opção da época,então porque não ?
Pesquisa: Depende
Pesquisa: Não
comentario: Não, simplesmente pelo fato de ser uma moto antiga e essa moda vai contra os meus principios de restaurador visto que a uma grande parte das pessoas que aderem a esse estilo estão comprando peças de origem "duvidosa" e isso não está sendo legal.
Pesquisa: Depende
comentario: depende da transformação, quero dizer do estado da moto a ser transformada. Tem motos que estão tão deteriorada que é mais viável uma transformação a uma restauração, além do mais estas transformações também nos remete à história do motociclismo.
abs
Osmar
Pesquisa: Depende
comentario: Existem muitos compnentes mecânicos que tualmente podem melhorar a estabilidade bem como a emissaõ de gases liberados pelo motor.
Pesquisa: Não
comentario: porque na minha opinião a beleza de uma classica está na riqueza de seus detalhes cromados, assentos com costuras, frisos e todos os "badulaques e penduricalhos" que tanto amamos, aí alguém pega uma jóa dessas desmonta e faz uma "coisa" para imitar uma moto de corrida.......ora compre uma bike de verdade e deixe nossas clássicas em paz.
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
comentario: ESTÃO MISTURANDO AS COISAS
Pesquisa: Sim
comentario: Cada um tem a liberdade de fazer da moto a sua realização.
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
comentario: Em algumas motos, como as cb four com o visual clássico (e porque não careta) fica bom uma modificação de leve, não apenas café racer, mas algumas CBs Street Fighter também ficam lindas!!
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
comentario: Pois foram ícones da época e representam um passado de sonhos e ideais que não voltam mais.
Relembrar e reviver faz parte do presente.
Montes
Pesquisa: Não
comentario: Porque não de deve confundir moto clássica com moto antiga com roupagem nova.
Pesquisa: Depende
Pesquisa: Depende
comentario: Tudo o que é feito com peso e medida para uma melhor eficácia estética e de condução é bom tudo o resto são loucura e falta de civismo.... os Engenheiros existem para alguma coisa.
Pedro Azevedo
Pesquisa: Depende
Pesquisa: Sim
comentario: Trata-se de um uso bem mais dinâmico para antigas motos que não possuem todas as peças originais. Um Cafe Racer também é uma moto divertida e bem esperta, quando corretamente montada.
Pesquisa: Não
comentario: PORQUE O QUE É CLASSICO NÃO SE DEVE MUDAR
Pesquisa: Depende
comentario: Transformar uma Ducati, uma Benelli ou uma Guzzi seria um pecado mas fazer uma Café Racer com essas sete galos velhas aí seria uma evolução.
Pesquisa: Sim
comentario: Acredito que seja uma forma de contar um pouco da história do motociclismo, pois não podemos esquecer que este estilo ganhou força na década de 60 na Inglaterra. Como sugestão Ricardo, peço que você estude a possibilidade de criar um espaço no site para falar sobre estas máquinas e até colocar fotos das mesmas, onde o internauta possa também enviar fotos e escrever comentários. Tá dado o recado. Ederson
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Depende
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
comentario: Pois cada moto tem a sua devida caracteristica, e porque "destruir" a originalidade sendo que o charme é esse?!
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
comentario: na verdade nem todos são puristas.A moto tem que ser a cara e o gosto do dono!
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
comentario: Ficam maravilhosas! Depois, não é toda clássica que tem condições reais de recuperação, então uma reconstrução adequada, com itens da época é maravilhoso.
Pesquisa: Depende
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
comentario: acho que a originalidade da motos antigas *classicas* tem que ser o mais original possivel
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
comentario: a originalidade custa muito caro, se a transformação ficar boa sem problemas
Pesquisa: Depende
Pesquisa: Não
comentario: clássica é clássica.. se quer customizar, que "estrague" uma moto comum...
Pesquisa: Depende
comentario: Há motos em estado de conservação mais precário, de custo muito elevado para restauração (ou até inviável) com peças originais, que podem sofrer esse processo, podendo dar ainda um desempenho mais esportivo, para deixar a moto um pouco mais próxima do desempenho das motos esportivas atuais.
Pesquisa: Sim
comentario: cafe racer é um estilo de customização, porém, vindo da década de 70. Motos customizadas nesse estilo continuam sendo clássicas.
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
comentario: A beleza está na forma exata de como saiu da fábrica e na conservação destas caracteristicas com o passar do tempo
Pesquisa: Não
comentario: Sou apreciador de motos originais e não adaptadas ou modificadas.
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
comentario: tira o seu glamour e magia.
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Não
comentario: gosto de moto original, ainda que tem algumas realmente bonitas.
Pesquisa: Sim
comentario: Acho um estilo, alguns gostam de originalidade outros de personalizar, outros de estilo café racer, cada um é cada um.
Pesquisa: Sim
comentario: Se não for uma moto rara pode cortar à vontade. Abraço.
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
comentario: motos cafe racer, nao deixam de ser uma classica de época na versao esportiva.
Pesquisa: Não
comentario: As Clássicas devem ser preservadas, para poder manter a sua identidade.
Pesquisa: Não
comentario: A CAFE RACER, É UMA MOTO DE ÉPOCA COM MODIFICAÇOES TECNICAS CASEIRAS E NÃO UMA CLASSICA.
Pesquisa: Sim
comentario: Porque se a moto é minha, se fui eu que paguei, eu faço com ela o que eu quiser.
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
comentario: eu sou viciado em café !!!
Pesquisa: Sim
comentario: as veses uma moto e seu dono passa por transfomasoes que infelismente o brasil nao acordou como estradas ruins peças originais etc.
Pesquisa: Não
comentario: Prefiro restauraçoes completas; se não houver peças ou a grana acabou é recurso válido, preferindo as menos rebuscadas. Paulo
Pesquisa: Sim
comentario: gosto e gosto meu veio,sua opiniao ou a minha nao fara a menor diferença em se tratando de uma vontade propria de cada um.
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Depende
comentario: SE A RESTAURAÇÃO FOR INVIÁVEL, POR DIFICULDADE DE SE ENCONTRAR PEÇAS POR EXEMPLO, É VÁLIDO. MAS HÁ DE TER-SE BOM SENSO PARA QUE A CLÁSSICA VENHA A TER O MODELO RECONHECIDO E NÃO FIQUE RIDICULA. FAZE-LAS FUNCIONAREM E RODAR É TAMBÉM UMA FORMA DE ETERNIZAR AS BELAS CLÁSSICAS DOS ANOS 70.
DEUSDETE DE OLIVEIRA
Pesquisa: Não
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Depende
comentario: Essas motos estão cada vez mais raras,gosto quando é personalizada mas sem fugir do estilo original.
Pesquisa: Sim
Pesquisa: Sim
comentario: sim. eram adaptações feitas para um estilo que marcou época.
Pesquisa: Não
comentario: devem permanecer original
Pesquisa: Depende
comentario: O gosto do dono é que define.
Pesquisa: Depende
comentario: SO MESMO QUANDO A ORIGINALIDADE NÃO FOR MAIS POSSIVEL OU INVIAVEL
Pesquisa: Depende
comentario: se não for encontrado determinada peça concordo.
Pesquisa: Depende
Pesquisa: Depende
comentario: Tem pessoas com mau gosto para personalizar motos
Pesquisa: Não
comentario: Pa classica é classica naum pode mexer ué..
Pesquisa: Depende
A pesquisa esteve no ar de 08 de fevereiro a 08 de março de 2007.
Tivemos 168 respostas.
O resultado foi um empate técnico !
65 internautas (38,7%), entendem que as mudanças e adaptações nas motos clássicas não são bem-vindas, ou seja Clássica é Clássica e tem que ser original.
63 internautas (37,5%) gostam de motos estilo Café Racer.
40 internautas (23,8%), até consideram a idéia de transformações, mas as condicionam a alguns limites e dependências.