Ponto de Vista
Pergunta: Existe uma polêmica sobre os discos de freio "furados" que começaram a aparecer nos anos 70, em motos de competição e que foram sendo imitados nas motos de rua.
Na sua opinião, esses furos servem para:
- ventilar o disco
- limpar a pastilha
- aliviar peso
- enfeitar o disco
- aumentar o atritoResultado Final:
A grande maioria, ou seja 72,8 % das respostas aponta a finalidade dos furos como "ventilar o disco".
Entramos em contato com várias fontes tentado obter uma resposta técnica para esclarecer definitivamente o assunto, mas não tivemos resposta até o momento. Assim que tivermos, iremos colocar na página.
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comentario: Gastar mais a pastilha, só isso!
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comentario: colocar o cadeado
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comentario: O MOTIVO PRINCIPAL E VENTILAR O DISCO...MAS GANHA-SE UM PESINHO A MENOS TAMBEM, POREM ACHO QUE EM MOTO CLASSICA FICA MUITO FEIO !!
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comentario: Na verdade, a expressão exata seria "melhora na troca de calor, o que facilita o resfriamento do disco, evitando o fading".
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comentario: Para estragar o disco. Não ajudam em nada (exceto o peso) e ainda gastam a pastilha de modo desigual. Coisa de bobo.
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comentario: Este lance de disco furado é uma ilusão de quem não entende de como funciona um sistema de freio, quando freiar com o disco furado as pastilhas ficam mais vulneraveis ao desgaste e o disco tambem fica mais fraco se fosse uma boa ideia furar os discos as montadoras de automóveis ja teriam aderido a esta moda, então acho esta moda um pouco sem segurança pois um disco furado fica mais facil de gastar, por isto não acho correto.
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comentario: Mas podem fazer com que o disco empene com o uso, trepidando nas frenagens. Pode até mesmo quebrar em uma freada o que pode causar travamento e acidente grave!
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comentario: Mas podem fazer com que o disco empene com o uso, trepidando nas frenagens. Pode até mesmo quebrar em uma freada o que pode causar travamento e acidente grave!
Meu comentário serve para os discos originalmente fabricados lisos e posteriormente furados.
Abraço,
Fernando
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comentario: Pra juntar barro e outras porcarias.
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comentario: gastar a pastilha e colocar trava, só.
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comentario: Fixar o cadeado (tipo trava)
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comentario: Nos discos antigos não tinham utilidade.Mas nos de hoje em dia funciona devido ao material usado e a espessura reduzida.
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comentario: Convenhamos que na condução de uma clássica, qualquer motivo além do estético é desculpa.
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comentario: Melhorar a frenagem quando em dias de chuva drenando o acúmulo de água entre o disco e a pastilha na hora da frenagem.
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comentario: Colocar a trava.
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comentario: Servem para evitar o acumulo de sujeira.
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comentario: desgastar prematuramente as pastilhas e diminuir a área de contato entre a pastilha e o disco, prejudicando a frenagem.
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comentario: Isto é uma palhaçada pois o disco fica mais fraco e as pastilhas gastam bem mais rapido portanto esta moda e coisa de quem não sabe como aparecer com uma moto sem sentido.
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comentario: EVITA-SE O SUPERAQUECIMENTO E CONSEQUENTE FADIGA DOS FREIOS.
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comentario: ÓBVIO QUE AO FURARMOS O DISCO FICARÁ MAIS LEVE E VENTILADO.
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comentario: Furar o disco esta bem fora de uma moto clássica, eu so gosto de motos clássicas pois elas deram o inicio de tudo portanto este lance de furar o disco para mim e couza de motoqueiro babaca.
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comentario: OLA amigos do site mc70,o disco furado corretamente alem de ventilar o disco de freio permite uma freagem mais segura e em pouco espaço percorrido, pois os furos não deixam esquentar qdo o freio é solicitado em altas temperaturas.
Abraços
Francisco Pellegrini
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comentario: Sem comentario. Lí em uma revista especializada.
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comentario: Não posso de maneira alguma imaginar que a utilidade dos furos nos discos de freio seja outra que não aumentar o atrito do disco com a pastilha . Mas Mecânica é uma ciência tão complexa , mas tão complexa ... Aproveito pra fazer uma sugestão : fazer uma enquete sobre a regulagem de carburação das Viúvas Negras . Peguei as manhas de regular a minha que fica uma PERFEIÇÃO . Caso alguém se interesse em trocar idéia , escrevam , terei prazer em explicar as manhas que aprendi . ' manuel_amaro_dasilva@hotmail.com '. Abraços !
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comentario: SÓ FICA BONITO SE FOR ORIGINAL DO MODELO
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comentario: O próprio nome já diz: chamam-se discos ventilados. Porém, de quebras, eles ajudam a diminuir o peso e etc.
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comentario: Os furos no disco atuam somente quando esta chovendo, mantendo o mesmo resultado quando seco , o que não acorre em discos sem furo.
Carlinhos - 400 four Rio Preto.
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comentario: Perguntei a um mecânico de clássicas que falou que os furos servem "para enfeiar a moto, aumentar o desgaste das pastilhas, diminuir a eficiencia da frenagem por diminuir a área de contato da pastilha, e deixar o disco mais frágil". E disse também que "disco ventilado é o que tem um espaço interno com aletas por onde o ar passa e realmente resfria o disco".
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comentario: empena o disco e acaba com as pastilhas
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comentario: Limpar a pastilha, porém, sem dúvida perdem-se alguns gramas com tal procedimento
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comentario: Com discos mais ventilados, evita-se o Fadding, que siginifica "desaparecimento", quando se perde os freios por superaquecimento. Evita que os freios superaqueçam. Márcio Gregolin
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comentario: Tenho uma GT380 74 e um conhecido disse para eu furar o disco que ia melhorar a ventilação. Imaginei o disco furado mas não fiz. Se fizesse estaria arrependido agora.
Nem (Cadaver BH)
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comentario: sem comentarios
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comentario: Para os fabricantes de motos é a única função. Nas motos classicas (dos anos 70)a única que conheço que saiu original foi a KZ1000/Z1R 1978 com os 3 discos furados.Em tempo: quanta besteira alguns amigos escreveram como: colocar cadeado no disco, gastar mais pastilha, etc.É duro ter que ler estas babuzeiras.
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comentario: Fala Sério!!! Não tinha nada útil para "pesquisar"?
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comentario: Porem, concordo com um amigo que disse que esta pesquisa é sem fundamento. Uma sugestão então para uma interessante pesquisa envolvendo as motos classicas: a substituição dos arcaicos platinados/condensadores pelas Ignições eletronicas de qualidade. Acho um otimo tema para um debate/pesquisa no futuro. Alô Pupo...
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comentario: Os furos sempre serviram para resfriar o conjunto de freio
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comentario: Este lance de furar o disco é uma palhaçada! Mas muito mais palhaçada é alguns colegas entrarem neste Site ficarem criticando as resposta dos outros pois nesta pergunta vale qualquer resposta! por isto temos a versão [outro] para quem não leu isto, deveria usar óculos, bem eu respeito o trabalho do Ricardo e do Marcos e acho que se elaboraram esta pergunta é porque fizeram uma avaliação antes e certamente acharam que era interessante.
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comentario: ventilação
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comentario: para colocar piercings e argolas!!! Vai ficar bem chick!!!rsrsrs Mais do que óbvio: para ventilar o disco!!!
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comentario: Caro Marcos e Ricardo, esta pergunta realmente agitou os internáutas pois teve muintas resposta bem agitadas. Bem no meu ponto de vista todas estas versões dada pela pesquiza podem ser utilizadas como boa resposta pois é por isto que estão sendo sugeridas, mas a opção "outro" seria a mais completa pois nela tem como entrar na mente de cada maluco que vem aqui para responder, no meu ponto de vista furar o disco é como diminuir o atrito das pastilhas ao disco e sendo assim automaticamente teria uma frenagem com pouca eficiência portanto não acho que isto seja uma boa idéia, Gean RS
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comentario: Furar o disco serve para ficar diferente e tambem para gastar bem mais rapido as pastilhas e o disco e ainda serve para que o motoqueiro babaca que fez isto, quebrar a cara quando for freiar e o disco se quebrar. Mas que ciza seria em! como tem motoqueiro trouxa em!
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comentario: A finalidade destes furos é de permitir o escoamento da água quando da frenagem, permitindo desta maneira a aderência total das pastilhas na superficie do disco.
Algumas pessoas pensam que é para permitir a refrigeração, mas estão enganados, pois os furos estão perpendicular ao deslocamento do ar. Na realidade criam um apequena turbulência.
Wagner Araujo
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comentario: Senhores, uma estação extra em uma linha de montagem só para fazer os furos do disco, é um processo caro pelo investimento na máquina, gasto de energia, operador e atraso na linha.
Se a BMW R90S faz isso desde 1974, não é possivel que seja só para agradar os mal-informados. Alguma vantagem tem... Bala
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comentario: diminuir o aquecimento do disco
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comentario: Caro amigo,
Se vc respondeu que os furos no disco só servem para gastar a pastilha. Fique sabendo que sua resposta esta absolutamente certa!
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comentario: a gente lê cada bobagem!!!!por ex. o amigo nunca viu um disco de ferrari ou porche? Quebrar o disco ? não é vinil não amigo!!!
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comentario: Caros colegas, ao ler as respostas percebi que tem louco para tudo, ate para furar o disco e nisto diminuir o contato das pastilhas ao freio fazendo com que a moto não tenha uma segurança ao freiar com a dianteira, rezumindo então que furar o disco e coiza de quem quer quebrar a cara ao uzar o freio dianteiro ou seje e coiza de trouxa, e obrigado pelo espaço.
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comentario: Serve para o disco gastar mais rapido e assim o babaca bota um novo e ai então numca mais fura novamente, HÀ,HÀ,HÀ!
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comentario: Este era um assunto controvertido na época e hoje com o avanço dos sitemas de freios, acredito que muitos ainda não tenham a certeza para o que serve realmente. Na época servia apenas para resfriar o disco. Hoje com o avanço das técnicas de construção de discos de freios em vários formatos; tipo margarida, acredito que sirvam para as duas coisas, resfriar e limpar a pastilha, principalmente nas off road. Lembremos também que se compra uma mangueira aerokip com facilidade, o que era impossível na época, pois, só na industria aeronautica encontrava-se tal mangueira e mesmo assim era para outra coisa e não para usar em freios. Um abraço,
Kleber
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comentario: Depois de ler a opinião dos colegas, me lembrei de que nas motos de Enduro, usa-se o disco sem furos para corridas na lama e por isto, não deve ser para diminuir o atrito e sim o contrário. O disco furado deve diminuir o atrito de algum jeito. As motos de Cross tem os discos com valetas e deesenho bem diferente de um furo. Acredito que existam mais coisas debaixo da terra do que sonha a nossa vã filosofia. De qualquer forma, vou deixar o disco da mesma maneira que veio, mas, se encontrar uma pinça de duplo pistões que sirva, vou colocar na GT750.
Um abraço,
Kleber
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comentario: Serve para tudo que esta na questão acima, mas se fosse uma boa ja sairia de fabrica assim, mas foi muinto bom ler estas respostas pois ate discubrimos um babaca que le muintas revistas de ferraris e aproveitou para fazer uma balaca e criticar os outros que aqui estão falando de moto, mas vamos e viemos tem cada trouxa entrando neste site em!
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comentario: Furos nos discos, ajudam na melhoria da frenagem, resfriamento e limpeza das pastilhas. Porém em motos classicas fica feio, e provoca desgaste pré-maturo das pastinhas. Quanto aos furos enfraquecerem o disco ou provocar empeno, quebra, etc. engana-se quem disse isso, pois por ex. as rodas de carro e caminhões são furadas exatamente para compensar a dilatação e evitar a quebra, o que ocorre com qualquer outra peça metálica. Observe que todos os discos tem o centro com aberturas.
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