Primeiros Passos
Um 1978, minha primeira moto, uma CB 450 DOHC ano 69, foi trocada por duas Harley Davidson, incompletas e sem documentos, ano 48. Uma delas ficou com o Celmis, como parte do pagamento da CB450. Como eu já estava rodando com uma Harley Motovi, fiquei sendo um Harlysta com duas Harleys. Uma para andar e outra para fuçar nos finais de semana. Nessa época eu era o típico motociclista com ferrugem no sangue. A qualquer folga ia para casa do Celmis desmontar e montar alguma coisa na velha harley. Ele também recuperava uma velha Indian Chief. Quando ele chegava do trabalho já me encontrava na garagem com a mão na graxa. A Norma, sua esposa, era muito paciente...
Num sábado desses, ele chegou e lá estava eu, há horas matutando com o motor da Harley fora do quadro. Eu girava o virabrequim com um alicate de pressão e verificava o funcionamento das válvulas.
- O que foi camaradinha, algum problema? Ele perguntou.
- A coisa aqui está feia camarada, acho que este motor tem um grave erro de montagem. Veja só, estou percebendo que as válvulas não estão abrindo e fechando na seqüência correta...
Ele sentou do meu lado para entender o que eu estava falando. Girei o motor lentamente, observando o movimento dos pistões e respectivas válvulas e mostrando-lhe o que eu havia notado.
-Tá vendo? Eu disse. A coisa deve ter sido montada invertida!
Ficamos em silêncio por um bom tempo, ruminando o problema até que ele se levantou e disse:
- Camaradinha, acabei de entender o que está acontecendo! Você está girando o motor ao contrário! !
Esta e algumas outras experiências de neófito em motocicletas foram minha iniciação neste mundo misterioso da mecânica de motores. Deixamos as bicheiras para lá e fomos tomar uma cervejinha antes de eu sair com a Harley/Motovi para buscar a namorada e pegar uma praia.
Luiz Almeida
Fortaleza - Ceará
luiz.almeida@ibge.gov.br