RALI COSTA DO MARFIM - COSTA AZUL
1977
"O RALI DA MORTE"
Onde nasceu o Dakar ...
A partir da década de 30, as grandes corridas de moto deixaram de acontecer.
Foi , então , em 1976 criada a maior aventura já realizada por motociclistas !!
O Rallye Côte d' Ivoire - Côte d' Azur !!
Esse "raid", tinha como ponto de partida a cidade de Abidjan , capital da Costa do Marfim, atravessando a África no sentido Sul - Norte, até chegar à cidade de Nice, na França, na famosa Côte d 'Azur !
Foram 8.500 Km, de desertos , montanhas e todo tipo de armadilhas !!
Como houveram 3 mortes em acidentes de carro e moto, o Rali ficou conhecido como o "Rali da Morte" !!
1977
Na edição de 1977, foram inscritos 133 pilotos, sendo 43 motociclistas !
Não há distinção de catergorias, ... todos correm juntos !
A largada foi na cidade de Niamey, no Niger, rumo ao temível e desconhecido deserto de Ténéré !
Piloto na largadaCom imensas dunas, e areia finíssima, vários concorrentes atolaram !
A primeira parada foi no local conhecido como Árvore de Ténéré, que é uma Acácia gigante com raízes de mais de 30 metros de profundidade !
O primeiro a chegar foi o carro Renault 12 da dupla Briavoine e Oger.
A poucos quilometros, o vice líder, Denis Baillard, piloto oficial da Yamaha, sofre uma queda com sua XT 500, quebrando o braço, tendo que abandonar !
Gilles Desheulles com uma Honda XL 350 assume o segundo lugar !
Na segunda parada, o Rali chega à localidade de Dirkou. O Renault 12 continua na liderança, mas Desheulles, se acidenta com sua XL 350 ao saltar uma duna, quebrando a clavícula e trincando a bacia ! Mais um abandono !
Um dos vilarejos perdidos no
deserto !
Logo após a relargada, o Datsun 1600 da dupla francesa, Turco / Lasalle cai numa imensa e funda cratera ferindo-os gravemente !! São transportados à Paris de avião !
Próximos a Madama, o Renault 12 quebra, e Gilles Comte, pilotando uma Yamaha XT 500 assume a liderança geral do Rali !
Gilles Comte e sua XT 500
Uma das mais difíceis etapas seria a travessia do deserto da Líbia !
Além das dunas e areia fofa, as temperaturas chegam a 43º C durante o dia e cai para apenas 5º C à noite ! Há também o chamado Harmatan, o vento de areia, que transforma o dia em um tenebroso nevoeiro árido, limitando a visibilidade a apenas 20 metros !!
São 2.050 quilometros de pura tortura física e psicológica ! A paisagem, totalmente igual e com poucos pontos de referência, tornavam a navegação dificílima !
Eram só a bússola e a planilha !!
Fica fácil se perder !!
O descanso no deserto foi na região conhecida como Tchad, território dos guerrilheiros Tubu, que costumam atacar os que cruzam suas áreas !!
Já próximos à localidade de Gatrum, o deserto fica mais traiçoeiro, pois as trilhas passam por encostas de morros de até 40 metros !
Cenário de arrepiar !!Muitos acidentes, e alguns com gravidade, como o do piloto René Guili, que é levado em estado de coma , e de Christian Berlioz com paralisia dos membros inferiores devido a fraturas na coluna vertebral !!
O piloto Thierry Sabine (Yamaha XT 500) , perde-se no deserto, errando a direção a seguir !
Sem água, sem fogo, desorientado (havia perdido a bússola) e com o tanque vazio, Sabine fica perdido por dois dias, sendo encontrado por um avião, por acaso, a 150 quilometros da pista do Rali !!
Thierry Sabine (Yamaha XT 500)
O piloto francês, Cyril Neveu, vem ganhando posições, e já está em terceiro, atrás de Comte e do Renaut 12 , que também vem se recuperando !!
Cyril Neveu
Vencido o terrível deserto, o Rali chega a Sehba.
De lá, partem para Djerba e entram naTunísia . A esta altura, a caravana já estava bastante reduzida !
Muitos africanos acompanham a
passagem dos "loucos" de motocicleta !!
Atravessam de barco de Tunis até Palermo (Sicília) e seguem pela Itália até finalmente entrar na França !!
A dupla Briavoine / Oger com o Renaul 12 reassume a liderança, Comte aparece em segundo, e Christian Rayer com sua Yamaha DT 400, supera Cyril Neveu vindo na terceira colocação !
Christian Rayer (Yamaha DT 400)
E finalmente, após 8.600 quilometros, enfrentando por 22 dias as piores pistas, o Rali chega à maravilhosa Côte d' Azur na cidade de Nice !
Dos 133 participantes, apenas 66 chegaram, sendo 18 motociclistas !
Os vencedores foram os franceses J. C. Briavoine e A. Oger, pilotando um Renault 12.
Em segundo, a poucos minutos , chegou Gilles Comte com sua Yamaha XT 500 !
Os demais, todos os que chegaram, consideraram-se também vitoriosos, pois enfrentaram, frio, calor insuportável, sede, acidentes, pilotando em areia, pedras, com médias de 100 km/h , e conseguiram superar !!
Chegam todos totalmente arrebentados, cansados, mas felizes, e com uma pergunta unânime : " Quando começa o próximo ?!! "
O próximo, não houve, pois houve um desentendimento entre os organizadores!
Mas um certo piloto, que quase morreu no deserto, vislumbrou a força e o carisma deste tipo de aventura, e em 1979, o mundo viria conhecer o mais famoso Rali !!
O Paris-Dakar !
Thierry Sabine, totalmente contaminado pelo vírus do deserto, criou a maior aventura moderna. Inverteu a ordem do trajeto, com o Rali largando em Paris, com muita festa, e chegando em Dakar, 20 dias depois , atravessando todo o nordeste africano, com seus terríveis desertos !!
O evento tornou-se consagrado mundialmente, envolvendo diretamente os grandes fabricantes de carros e motos, e patrocinadores tornando-se uma grande vitrine e um negócio altamente rentável !! ... Um enorme sucesso !!
O francês Cyril Neveu, venceu a primeira edição do Paris-Dakar, e se tornaria o rei do deserto, conquistando por mais 4 vezes o título principal nas motocicletas !
Infelizmente, Thierry Sabine viria a falecer em 1986 !
Na 8ª edição do Paris-Dakar, Sabine sai à noite de helicóptero para procurar o motociclista , Daniel Balavoine perdido no deserto ! Sabine sabia bem o que era isso !
Após algum tempo, Sabine consegue salvar seu amigo Balavoine, mas na volta ao acampamento, em meio a uma tempestade de areia, o helicóptero voava muito baixo para poder se localizar, quando bate violentamente na única duna de 30 metros que havia em quilometros de deserto !!
Um fato curioso havia acontecido ... Sabine, neste ano, ao fazer o levantamento do Dakar, encontrou sua moto perdida no deserto... aquela mesma, de 10 anos atrás ... , no meio do nada !
" Meu ciclo no deserto está fechado... disse Sabine à sua noiva Suzanne !
O deserto esperou por 10 anos para finalmente ter Sabine em suas areias definitivamente !
Sabine morre... mas o Paris-Dakar não !
O "dono" do Paris-Dakar
!!
Como era sua vontade, suas cinzas foram jogadas ao vento no deserto de Ténéré ! Assim, de alguma forma, ele pode estar presente em todos os Paris-Dakar !!
(clique aqui para ver o mapa com as localidades referidas no texto)
Por Ricardo Pupo
Janeiro / 2002
Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !
Comentários:
Comentários dos Internautas:
ALTO NIVEL E TENEBROSO, MAS UNS DOS MEUS GRANDES SONHOS É PARTICIPAR DESSE RALLI SUPER EXIGENTE, VAMOS LA ! ALÁ, FORÇA AMÉM !
RODRIGÃO
rodmotocross@hotmail.com (Terça Feira, 25 de Maio de 2004, às 01:57:51)
nossa amei essa materia muito boa no conteudo, fotos maquinas potentes e antigas, se puderem me mande uma fotos dessa email ficarei agradecido,amo moto desde que nasci,eu fiz propria moto quando era criança
email = lukmotos@hotmail.com
nome = luciano
achei incrivel esta matéria, muito interessante e entusiasmante,.. gostaria de participar deste rally,...
email = gobbi_maquinas@hotmail.com
nome = ricardo
cara eu sou fisurado em xts eu já tive uma xt 600e e hoje tenho uma XT 660R, manda p/ mim essa matéria e outras se vc tiver mais, um abraço.
email = gilsonmacedo38@ibest.com.br
nome = Gilson Joel Macedo
o rali paris dacar é muito perigoso mais também muito legal e radical .gostei muito das fotos .bjs
email = fernandamsn2010@live.com
nome = leiciana
eu pretendo ser motoqueiro de rali e eu adorei
nome = renan oliveira 07/11/2011
Esses ralis são realmente fantásticos. Tenho uma vontade enorme de participar de um. Parabéns pela sensacional reportagem.
email = tabajaraaparecidojorge@hotmail.com
nome = Tabajara Aparecido Jorge 04/02/2013