RAMÓN TORRAS
"O CAMPEÃO QUE NÃO DEVERIA MORRER !"
A morte inevitavelmente chega para todos nós !
Mas é difícil associar a idéia da morte à uma vida pujante de um puro esportista, em plena atividade, que julgamos moral, física e tecnicamente perfeito !
Mesmo sendo uma atividade esportiva de risco, como é o motociclismo, sua segurança e conhecimentos técnicos constituíam uma espécie de imunidade.
Assim o motociclismo espanhol perde o seu mais brilhante piloto, e talvez o que, no seu tempo, pudesse ter uma carreira de sucesso no exterior !
Vamos conhecer esse breve história !
Aos 22 de dezembro de 1942, nascia o menino Ramón Torras Figueras, na cidade de Barcelona, na Espanha.
A família, que tinha mais mais 3 filhos (1 menino e 2 meninas), morava mesmo na cidade de Sabadell, e Ramón nasceu em Barcelona acidentalmente !
Logo aos 3 anos, Ramón perde seu pai, Ramón Torras Viladoms.
Ramón começa sua vida escolar no colégio Marista de Sabadell.
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Aos 11 anos, decide entrar para o Seminário. Como dizia sua mãe, Maria, o menino era difícil com os livros, mas tinha um dom magnífico como ser humano. Onde ia, era sempre cordial e fazia logo muitas amizades.
Mas após 2 anos, ele próprio decide sair do Seminário.
Certo dia, ainda meio sem saber o que seguir na vida, Ramón casualmente vai acompanhar seu irmão a uma oficina de motos ... e se encanta com o lugar !
Foi a centelha que acendeu dentro do garoto ... e assim pouco tempo depois, Ramón já estava trabalhando na oficina de motos em Sadabell !
E mais, a oficina, na realidade uma loja de motos, da marca Montesa, e pertencia a um grande apaixonado por corridas, Juan Sobrepera, conhecido como, o Tigre, que disputava todas as provas que podia, mas sem grandes resultados. Isso seria, no futuro, fundamental para Ramón.
Nos primeiros dias, Ramón apenas varreu a oficina, mas logo começava a mostrar seu valor como aprendiz de mecânico, e começava a realmente preparar e a andar nas motos !
Daí até começar a competir são apenas 10 meses !
Haveria uma competição de motocross na cidade de Sadabell, e Tigre, inscreve o jovem Ramón com uma Ducson 50 cc praticamente de rua, com apenas um guidão alto e o paralama traseiro cortado... resultado ... vitória !
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Isso foi em junho de 1960 ! A partir daí, o jovem teria uma certeza ... queria ser piloto de competição !
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Disputa até uma prova de sidecar com o Tigre, sendo o seu co-piloto !
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Em 1961, Ramón participaria da III Subida de Santa Cruz de Olorde, com uma Ducson 75 cc.
Na prova, o vencedor foi Tigre, com uma Bultaco 175 de competição, mas o destaque foi o jovem Ramón, que chegou a apenas 1 segundo atrás !
Depois dessa prova, Ramón, com o apoio total de sua mãe, que o acompanhava nas corridas, e um pequeno apoio extra oficial da Ducson, começa a despontar !
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Porém o melhor ainda viria ... Tigre, que tinha um ótimo relacionamento com Dom Pablo Bulto (dono da Bultaco / Montesa), comentava sempre sobre um jovem que voava com as motos ...
Dom Paco, sabia que essas "promessas" lhe chegavam ao conhecimento todos os dias, e não deu muita atenção, mas Tigre insistiu até que consegue um teste para Ramón.
Seria no Troféu San Magin, em Tarragona, em 28 de setembro de 1961.
Com uma Bultaco Tralla 125, Ramón fica em 2º na categoria Esporte, e em 3º na categoria Competição.
Assim, em 11 de setembro de 1961, Ramón passa a ser piloto oficial da Bultaco !
Sua primeira prova como piloto da Bultaco foi em 19 de setembro, no IV Premio de Merced, em Jerez de la Frontera, e não poderia ser mais promissor ... duas vitórias na 125 (Esporte e Competição) e um 3º lugar na categoria Força Livre !
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Dom Paco pôde comprovar que havia feito um ótimo negócio com seu novo pupilo ! Ramón é jovem, sério, dedicado exclusivamente às corridas, tem sensibilidade mecânica, é uma pessoa humilde e de fácil relacionamento, talentoso ... e rápido, muito rápido ! Tudo o que um chefe de equipe pode desejar de um piloto !
Dom Paco o confia a John Grace, experiente piloto da casa, para refinar o jovem impetuoso !
Em apenas 2 anos de carreira, Ramón se transforma na figura única do motociclismo espanhol, superando a todos !
Sua fama já se espalha por toda a Espanha !
Ramón consegue quebrar um antigo tabu, que nenhum motociclista espanhol consegue fazer sucesso fora da Espanha. Seu nome é ouvido por vários países da Europa !
Mesmo com toda a fama, sucesso e "badalação", Ramón continuava a mesma pessoa, que dava atenção a todos, e cultivava suas amizades, antigas e novas !
Em 1962, na sua primeira temporada completa com a Bultaco, Ramón é o Campeão Espanhol das 125 cc nas categorias Esporte e Competição.
Também consegue sua primeira vitória no exterior, em Snetterton, na Inglaterra, um marco também para a Bultaco !
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Em 1963, a marca espanhola iria concentrar seus esforços nas competições internacionais, mas sua inferioridade mecânica é evidente, e nem com o arrojo do jovem Ramón, consegue bons resultados.
Tem apenas uma vitória em Módena e em Ímola, uma queda quando liderava.
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Foi em Pau (na França) que Ramón teria seu primeiro grave acidente. Com uma Bultaco TSS 175, foi disputar a categoria 250 cc, e com a moto inferior, Ramón queria ganhar de qualquer forma ! Mesmo advertido por Dom Paco sobre as limitações da moto, o jovem piloto arriscou tudo, travando o motor numa curva de alta. Foi jogado para cima, caindo fortemente ... isso lhe custou 20 dias em coma, e mais 5 meses de recuperação !
Na sua volta, Ramón tem nova queda, ao bater com Spaggiari, no circuito de Monza, mas sem consequência grave para ambos !
Mas ao final da temporada, Ramón já estava mais experiente, e a moto Bultaco mais desenvolvida, graças ao seu talento em mecânica também.
Em 1964, a pergunta era ... estará Ramon totalmente recuperado fisicamente, e sua Bultaco pronta para combater suas rivais, Honda, Yamaha e Suzuki ?
Logo em 13 de fevereiro, no circuito Porto de Alicante, Ramón frustra sua torcida, abandonando nas 125 e na 350, por quebra da Bultaco !
Na segunda corrida do ano, no Troféu Magdalena de Castellón, Ramón voltaria a ser o mesmo, vencendo com facilidade a 250 !!
Ramón disputaria nesse ano 75 provas, e das 38 provas que terminou, venceu 34 e nas outras 4 chegou em segundo lugar !
Como resultado, Ramón seria o Campeão Espanhol nas 4 categorias que disputou ! Esporte 125 e 175, e Competição 175 e 250 !!
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Fora da Espanha, apesar de sua moto ainda ser inferior a de muitos pilotos de renome, consegue várias vitórias e boas corridas.
Em Albi, nas 250, e em Pau, nas 250 e 125, e um belo segundo lugar em Módena.
E ainda um terceiro lugar em Ímola e Cesenático, nas 125.
Com o nível de pilotagem que havia atingido, a temporada de 1965 prometia muito para Ramón !
Já no GP de Madri, vence as 250 e não termina a 125, que vinha na frente, por quebra de sua Bultaco.
Em San Remo, nova vitória nas 250 à frente de Pasolini de Aermacchi, e terceiro na 125 !
Vinnha bem nas provas do campeonato nacional e também no mundial !
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A próxima corrida seria na importantíssima Ilha de Man, o Touristy Trophy, e Ramón queria estar com as motos bem acertadas.
Para isso, resolve disputar o Troféu Brisamar, do Motoclube Vendrell, uma prova de 125 cc, de menor importância, no perigoso circuito de rua de Comarruga, localidade turística de Tarragona.
Era 30 de maio, domingo.
Ramón larga mal (aliás, devido ao seu porte físico, sempre demorava a fazer as motos pegarem !), mas começou a sua recuperação com relativa tranquilidade.
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Logo já estava em primeiro lugar ... e começava a chover.
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Há poucas voltas do final, o pessoal da equipe, nos boxes, sentiu que algo não ia bem ... Ramón passou atrasado e com parte da carenagem quebrada, sinal de uma queda, e com uma expressão que causou pavor em todos os que já o conheciam !
Todas as promessas de Ramón, de que só iria correr para experimentar a moto, que pouparia o equipamento, que teria prudência, foram imediatamente esquecidas pelo arrojado piloto !
Era o "velho" Ramón, disposto à vitória a qualquer custo, que estava ali !
Quando faltavam apenas 600 metros para a bandeirada, Ramón perde o controle, derrapando, e bate em três árvores, sendo que a última era grande e sólida ! Fui uma batida muito forte !
Ramón imediatamente é levado à enfermaria local, onde recebe os primeiros socorros e constatam a gravidade das lesões !
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De lá é transferido ao hospital de Tarragona, mas é tudo inútil !
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Às 13 horas e 20 minutos do fatídico domingo, morre aquele que poderia ser o maior piloto espanhol de todos os tempos, aos tenros 22 anos de idade !
O clamor popular foi algo nunca visto na Espanha por um esportista, e até um monumento foi erguido em sua homenagem e memória !
Com ele se vai a esperança e a alegria de milhares de torcedores espanhóis e de admiradores por toda a Europa !
Ramón, era uma pessoa cativante, alegre, jovial e deixará para sempre a sua marca, como um grande piloto ...
"Demasiado rápido para viver, e demasiado jovem para morrer !"
RAMÓN TORRAS
"O CAMPEÃO QUE NÃO DEVERIA MORRER"
Por Ricardo Pupo
Novembro / 2004Fontes: Revista Motociclismo, edição especial, junho de 1965; Revista Motores e Ruedas, nº 199, junho de 1965; Revista Solo Moto, nº 87, maio de 1990; Revista Motociclismo, edição especial de aniversário - 40 anos; 2 Ruedas, Enciclopédia Ilustrada de la Moto; Revista MotoCiclismo Clássico, nºs 5 e 6.
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Comentários:
Comentário dos Internautas:
Ótima ! Era o Valentino Rossi deles. Mesmo com equipamento inferior ante a invasão nipônica com suas multicilíndricas rápidas, ele com seu talento, e sem um conselheiro, se auto destruiu lembrando o nosso Jacaré, o Pavan que também seria um Rossi daqueles tempos, brigando com Agostini e Hailwood.
Ayres Rogerio da Silva
( ayrem@brturbo.com.br ) Segunda Feira, 15 de Novembro de 2004, às 23:21:26
Muito boa a reportagem ! Fiquei orgulhoso, por também ter sangue espanhol e adorar motos. Esse cara, guardadas as devidas proporções, à época foi um Senna em duas rodas para os espanhóis. Aliás, vocês repararam a semelhança com nosso ídolo das quatro rodas nas fotos?
Saudações motociclísticas.
Santiago, Ourinhos/SP
(santiago@ourinhos.com.br) Sexta Feira, 19 de Novembro de 2004, às 23:40:32
Emocionante o texto e a história. Sem dúvida, um Senna da época mas em duas rodas. Parabéns
Roberto Santilli Kolya
(roberto@rksseguros.com.br) Segunda Feira, 22 de Novembro de 2004, às 15:24:08
Simplesmente excelente, maravilhosa, um espetáculo. parabéns, Pupo...
Leonice
(nice@ibest.com ) Quarta Feira, 24 de Novembro de 2004, às 22:03:00
Bela matéria, vocês cativaram bem na narrativa.
Fabio O. Angelo
(fabiodeoliveiraangelo@click21.com.br) Quarta Feira, 15 de Dezembro de 2004, às 14:16:15
Parabéns Ricardo por esta matéria, fiquei emocionado pela trajetória deste piloto que, até então desconhecia. Acabou de nascer em mim um novo ídolo. Em outras palavras gostaria de parabeniza-lo pelo seu bom trabalho que é manter todos os os amantes de motocicletas e seus ídolos que mesmo distantes e desconhecidos, por razões diversas vc os traz para contemplarmos suas conquistas.
Osmar Gomes
(ofgomes@iq.usp.br) Quinta Feira, 16 de Dezembro de 2004, às 08:09:26
Muito bom saber de um cara que fez tudo isso sobre duas rodas. É muito emocionante a historia de Ramón Torras
Fredson
(fredsonrolim@hotmail.com) Sábado, 18 de Dezembro de 2004, às 18:26:24
Muito bem narrada a trajetória deste grande campeão, como tudo que vocês do MC70 fazem. Parabéns
Rubens Montenegro Neto
(rumone@zipmail.com.br) Segunda Feira, 20 de Dezembro de 2004, às 18:48:49
Gracias, Ricardo, por tu magnífico artículo... y por habernos recordado a Ramón, aquel joven entusiasta de la moto, el que como muy bien dices, demasiado rápido para vivir... demasiado joven para morir !
Fué un golpe demasiado duro para la gente de Bultaco, los F. Bultó, John Grace, Paco González, Quintanilla, Cama... todos y tambien para todos los que le admirábamos. Su valentía, su clase como piloto, el prodigarse en dos o tres carreras en una misma mañana... eso es algo impensable en la competición actual. Ramón, mereciste mucha mejor suerte... en poco tiempo hubieras estado codeandote con la èlite del motociclismo mundial. Como tu muy bien dices... "el campeon que no deberia haber muerto"
Octavi (Barcelona)
(cataloniatavi@hotmail.com) Terça Feira, 20 de Dezembro de 2005, às 10:07:30
é sempre bom nós que gostamos de motocicleta sabermos cada vez mais sobre grandes pilotos como Ramon
Jose Reinaldo de Lima
(limapiloto@hotmail.com) Quarta Feira, 6 de Dezembro de 2006, às 20:03:33
Can someone please tell me where Ramon Torras is buried?
Paul Narramore
(pn31146@hotmail.co.uk) Quarta Feira, 28 de Fevereiro de 2007, às 10:39:18N.R. Torras is buried at Sabadell (Spain).
tu puedes ser mi tio ramon pues mis bisabuelos vinieron de espana alla por 1922 para refugiarse en america en paraguay despues de una corta estadia en la argentina, formando la unica familia torras del paraguay siempre me hice una pregunta de donde mi hermano mayor puso por nombre a su primer hijo el nombre de ramon tadeo torras pineda debe ser que en algun momento encontro tu nombre en un viejo periodico o revista y te homenajeo por la conicidencia de apellidos o para no romper ese vinculo callado que muchos imigrantes por el mundo tienen de sus horigenes salud campeon esto es hoy gracias al internet desde paraguay para todos los torras del mundo espero contacto gracias
nome: pedro rufino torras maldonado
(torras@itaipu.gov.py) Quarta Feira, 9 de Abril de 2008, às 10:36:24
Um verdadeiro Heroi, campeão.
nome = Jose Puertas Zafra
email = Zafra@terra.com.br
Hola, felicitarte pela paxina tan estupenda sobre a figura de Ramon Torras e tamen invitarte a participare nun grupo en memoria de dito piloto, para compartir coñecementos e mais reunirnos os seus fans https://www.facebook.com/groups/107166646063652/ saudos
nome = Luis
email = zidaneardelatierra@hotmail.com 14/02/2012
...UMA PENA,....UMA GRANDE PERDA...PARA O MOTOICLISMO...
nome = Celso Andre Woiciechovski
email = jacare.woiciechovski@gmail.com 06/08/2012
FUE UNO DE LOS MEJORES
nome = Pedro Luis Tomas Vadillo
email = 666trueno@hotmail.es 29/06/2013