RENZO PASOLINI

"PASO, O LEÃO DE RIMINI"

 


Um Piloto audaz, veloz, talentoso e promissor !

Seu maior sonho era o título mundial de motovelocidade !

O destino foi cruel e o mundo deixou de conhecer mais um grande campeão !

Veja um pouco de sua história !

 


Em 18 de julho de 1938, nascia em Rimini, na Itália, Renzo Pasolini, o segundo, de 4 irmãos.

Seus caminhos para o motociclismo eram claros e fortes, pois seu pai, Massimo, era um rápido piloto de motos ! Tanto que em 1956, conseguiu o recorde mundial do quilometro e da milha com largada lançada, na categoria 175, com uma Aermacchi !

Em pouco tempo, Renzo já estava disputando provas de motocross, sua primeira paixão ! Foi um grande aprendizado, pois futuramente Renzo iria utilizar no asflato a técnica desenvolvida na terra !

Sempre com a influência do pai, Renzo vai trabalhar na fábrica da Aermacchi, e logo já está enveredando pelo departamento de competições !

Seu primeiro contato com motos de pista, foi em Monza num teste realizado em 1961.

Em 1962, vai disputar o campeonato italiano na categoria Júnior com uma Aermacchi 175, e consegue logo 2 vitórias ! Foi um bom começo !


Renzo - Aermacchi 175 - 1962

Em 1963 disputa apenas uma prova na 250, mesmo assim obtendo o segundo lugar !


Renzo - Aermacchi 250 - 1963

Em 1964, com a estrutura da fábrica apoiando, Renzo faz um bom campeonato, ainda na Júnior, e com uma vitória e vários pódios, consegue a licença de piloto !

Em 1965, como piloto oficial da Aermacchi, Renzo faz sua estréia no mundial, disputando as categorias 250, 350 e 500.


Renzo e sua Aermacchi 250- 1965

Na 350, consegue um ótimo 8º lugar no campeonato, com um 4º lugar na Holanda !

Em 1966, tem melhor desempenho, e obtém um pódio (3º lugar) na Holanda, e um 2º lugar na Itália ! Fica em 3º lugar no campeonato, atrás de Giacomo Agostini (MV Agusta) e Mike Hailwood (Honda), o campeão ! Sua Aermacchi monocilíndrica não é páreo para as multicilíndicas MV Agusta e Honda !

Em 1967, Renzo passa para a equipe Benelli, mas a temporada é apenas razoável, com apenas dois 4º lugares na 350 cc, e o 7º no campeonato.


Renzo - Benelli - 1967

No campeonato italiano Renzo consegue sua primeira vitória nas 500, com a Benelli !


Renzo - Benelli 350 - 1967

Na primeira prova do campeonato itlainano da temporada de 1968, Renzo repete sua vitória na 500, desta vez, vencendo Agostini, o que iria iniciar uma rivalidade que marcaria para sempre esses dois italianos !


Os grandes rivais ! Agostini (nº 1) e Renzo  (nº2)

Assim, no mundial, nas 350 cc, os dois italianos travam uma disputa "caseira", mas Agostini simplesmente vence todos os GPs, ficando com o título ! Renzo e sua Benelli tem que se contentar com o vice-campeonato !

Em 1969, Kel Carruthers é contratado pela Benelli e se torna seu companheiro (e também rival) na equipe.


Renzo - Benelli 350 - 1969

Mesmo com 3 vitórias (Holanda, Alemanha Oriental, e Tchecoslováquia), um acidente na Finlândia tira suas pretensões ao título ! Renzo acaba amargando  o 4º lugar no campeonato das 250 !

Em 1970, Renzo faz uma temporada muito ruim, e mesmo ficando em 3º lugar no mundial nas 350 cc, deixa a Benelli no final do ano !


Renzo - Benelli 350 - 1970

Em 1971, Renzo retorna para a, agora, Aermacchi-Harley Davidson. A fábrica havia desenvolvido uma 250 e uma 350 bicilindrica 2 tempos, baseada na 125 Ala D´Oro, que estavam indo muito bem nos testes da pré temporada !


Renzo durante os testes das novas Aermacchi HD - 1971

Porém na pista os resultados foram decepcionantes ! Muita quebras e abandonos deixaram Renzo desanimado !

Porém, 1972 seria um grande ano para Renzo !

A fábrica trabalha muito e consegue resolver os problemas das sua motos !

Na 250 cc, Renzo consegue 3 brilhantes vitórias, mas encontra em seu caminho um piloto excepcional ... o "finlandês voador", Jarno Saarinen, que com sua Yamaha, tem 4 vitórias ... e fica com o título com apenas 1 ponto de vantagem sobre Renzo !!


Renzo - Aermacchi 250 - 1972

Na 350, novamente tem que se render ao seu arqui-rival Agostini, que fica com o título, e ao finlândes voador, Saarinen, que fica com o vice ! Para Renzo resta o 3º lugar no mundial, sem nenhuma vitória !


Pódio de Brno 1972
1º Saarinen, 2º Renzo e 3º Phill Read

Porém no campeonato italiano, Renzo detona nas categorias 250 e 350 ! São 9 vitórias, 12 segundos lugares, e 6 terceiros ! É o grande campeão nas 2 categorias !!

Disputa ainda algumas provas do ainda não oficial campeonato Formula 750, com uma Harley Davidson XR 750. Em outubro deste ano Renzo participa da sua primeira prova fora da Europa. Em Ontário, Califórnia, Renzo conquista um grande 3º lugar com sua XR 750 !


Renzo - Harley Davidson XR 750 - Ontário - 1972

Para 1973, a Harley prepara uma nova 350 refrigerada a água.

A temporada prometia e Renzo estava muito motivado a realizar seu grande sonho de ser campeão mundial !

Porém, veio a "Tragédia de Monza" !

No dia 20 de maio de 1973, seria disputado o GP da itália, em Monza.

Na 350 cc, num emocionante duelo com Agostini, Renzo bate o recorde da pista, logo na estréia da moto refrigerada à água, mas não termina a prova por problemas mecânicos !


Agostini (nº 1) com Renzo (nº2) na sua cola na 350 !!
Monza - 1973

Na 250, viria a fatalidade ...

Na prova das 350 cc, a Benelli de  Walter Villa havia darramado óleo na pista. A organização da prova, não deu importância ao fato, e além de não limpar a pista, não sinalizou o local !

A largada das 250 foi logo em seguida...  Na primeira curva, aconteceria a tragédia !!

Renzo liderava o grupo, com Saarinen colado !  Renzo derrapa e cai ... Saarinen não consegue fazer nada e acerta em cheio o italiano !


O momento em que Renzo está batendo na proteção de feno e Saarinen está no ar ! A tragédia está para acontecer !

Dezenas de pilotos vão para o chão ... motos em chamas ...  um tumulto !


O caos estava formado !!

Renzo e Saarinen tem morte instantânea !!  Muitos pilotos feridos gravemente !

Acabava ali um sonho ... uma promessa, um futuro campeão !!

O mundo perderia a oportunidade de admirar esse italiano, que sem dúvida, ainda viria a cobrir de glórias a família Pasolini !!

O sonho de Renzo nunca chegou a se realizar !!

Deixamos aqui registrada nossa homenagem ao grande ...

RENZO PASOLINI

"PASO, O LEÃO DE RIMINI"

Por Ricardo Pupo
Março / 2004

Fontes: Encyclopaedia of Motor-Cycle Sport, Site Renzo Pasolini Oficial, Site Motociclismo Itália.

Fundo: Renzo Pasolini de Benelli 350 em 1970.

"Massimo Tamburini, projetista da Ducati, produziu entre 1984 e 1985 uma nova linha de motos a qual denominou Paso, em homenagem à Renzo Pasolini"

 

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:



Nome:   E- Mail:


Comentário dos Internautas:



Fantástico, esta foto da queda é impressionante.
Sempre foi uma lenda e saber como ocorreu realmente e com a foto do momento, impressionante.
Voces estão de parabéns.
Kleber Klein
siacadastral@uol.com.br  (Terça Feira, 9 de Março de 2004, às 11:08:06)


Apesar de fazer tanto tempo, fico triste em ver estas cenas, sei que foi fatalidade do destino, mas mexe com a gente
Tarcisio Filho
Museumotosantigas@bol.com.br  (Sábado, 13 de Março de 2004, às 20:32:50)


Bellissimo!!!! Bravo !
Perissinotto Federico
Frederic.Perissinotto@cockerill-sambre.com (Quarta Feira, 24 de Março de 2004, às 12:49:42)


Grazie per aver ricordato le gesta di questo grande e sfortunato pilota, precursore di un nuovo stile di guida.
Bruno Pellegrini www.renzopasolini.com
info@renzopasolini.com  (Segunda Feira, 3 de Maio de 2004, às 19:49:01)


Fantastic as ever ! Great photos, great article. I suggest to write something about: Read, Lucchinelli, Sheene, Le Mans 1983, Sarron.
Dr. Davide Montini - Italia
(montini.davide@bluemail.ch) Segunda Feira, 27 de Dezembro de 2004, às 20:49:59

N.R. -  In the main page, in the "Competitions" (Competições) you find a 24 Hours Le Mans article. And in "Personalities" (Personalidades)  you find Barry Sheene and Phil Read articles.


Esta história sempre me impressionou profundamente. É triste ver estas imagens, Saarinen no ar... Neste instante ele ainda estava vivo. Sr. Ricardo, li em um site italiano que Jarno foi literalmente decapitado, quando uma moto "no ar" lhe caiu exatamente sobre seu pescoço. É mesmo verdade? Se for verdade, os acidentes são sempre mais terríveis do que imaginamos, principalmente este tipo de acidente que, não fosse a irresponsabilidade de alguns, poderia facilmente ter sido evitado.
nome = Manoel J. Silva
email = manob.clangor@uol.com.br


PASOLINI ... un GRANDE CUORE un CAMPIONE PER SEMPRE !!!!
nome = Giancarlo
email =
eghin@tin.it


duas grandes perdas deixaram suas marcas no motociclismo mundial jarno e renzo em uma unica corrida uma fatalidade.
nome = aderbal
email =
afelisbino@yahoo.com                07/01/2013


Pois é... Estava eu com os meus 16 anos, voltando de trem das 500 milhas de Interlagos (vencida pela dupla Adu Celso e Paulo Tognocchi com direito a um show do Johnny Cecotto), quando li sobre a tragédia no jornal. Foi triste, muito triste, quase inacreditável para mim naquele momento. Já tinhamos levado um susto com a queda do Tucano no Laranja, e depois isso. Uma bela homenagem para astros de 1ª grandeza no mundo da moto velocidade: Pasolini e Saarinen.
nome = Ismael Rebello
email =
rebellojr@gmail.com                    11/03/2014