ROGER DE COSTER
O Maestro do Motocross !
A Bélgica, celeiro do motocross, com nomes como Gaston Rahier, Joël Robert, André Malherbe, Eric Geboers, entre outros, nos brindou com seu mais brilhante Campeão !
Esse super campeão de motocross, quando ainda menino queria ser ciclista profissional.
Mas ao experimentar pela primeira vez uma motocicleta, seu destino, e o do motocrosss, também, mudou ! ... e como !
Em 28 de agosto de 1944, nascia em Molenbeeck, Saint-Jean, localidade próxima a Bruxelas, o menino Roger De Coster.
Logo cedo, as duas rodas já o fascinava, e ficava assistindo as muitas provas ciclísticas, muito comuns em toda a Europa.
Com sua bicicleta, De Coster vivia andando nas trilhas nos arredores de sua casa. Sua família era modesta e De Coster levava uma vida muito simples, mas sempre sonhando em ser alguém !
Certo dia, experimentou uma moto de trial de 50 cc de um amigo, e a paixão foi imediata !
Logo depois, já estava competindo, sendo sua estréia em 1961, com motos emprestadas dos amigos.
E o jovem belga realmente levava jeito ... tanto que logo no ano seguinte, 1962, foi campeão belga de Trial, na categoria 50, Junior, pilotando uma Flandria !
Nesse mesmo ano, também atraído pelo motocross , disputa a consagrada categoria "Internationaux", que era a máxima do fora-de-estrada belga !
Em 1963, consegue o título belga de Trial, 50 cc,mas agora, na categoria principal, também com uma Flandria 50.
Novamente disputa o "Internationaux", ainda sem grandes resultados !
De Coster, como que profeticamente, todo sujo de lama e óleo, entre as baterias das provas, olhava com profunda inveja, quando Joël Roberts, já consagrado piloto belga, ficava deitado descansando, enquanto os engenheiros japoneses, de luvas brancas - coisa inédita no motocross até então - colocavam sua Suzuki em ordem para a corrida.
De Coster, vendo isso dizia - " Um dia serei campeão mundial !" ... "e vou vencer todo mundo " !
Em 1964, sua carreira começava a se impulsionar e a chamar atenção !
Agora, com uma CZ 500, De Coster é o campeão belga de motocross das 500, na categoria Junior !
A sua grande conquista no ano é também a medalha de Ouro (individual) no International Six Days Trial (ISDT) !
E consegue fazer sua estréia em GP do mundial, competindo na categoria 250, com uma CZ, na etapa da Bélgica.
Em 1965, consegue, após 3 anos, o título da "Internationaux", prova de regularidade, pois havia adquirido experiência no ISDT.
No motocross, fica em 2º lugar no campeonato belga na categoria 250 cc.
Em 1966, um infortunio acaba sendo importante em sua carreira.
Numa prova em Eksaarte, um menino atravessa a pista, e De Coster, para não atropelá-lo, desvia e cai violentamente ! Mas, com muita garra, consegue voltar à pista, e ainda mais, vencer a prova, deixando para trás o seu maior rival, Joël Robert !
Porém ao chegar em casa, as dores fortes acabaram levando-o ao hospital onde foi constatada uma grave lesão renal ! Foi cogitada até a seu afastamento definitivo como piloto de cross ! Mas De Coster, sempre obstinado e batalhador, com muita força de vontade, em pouco tempo estaria de volta ... e desta vez com um contrato para defender a equipe oficial da CZ !
Seu ano termina como campeão belga de motocross nas 500 cc, sétimo no campenato mundial das 250 cc, e décimo segundo no mundial, categoria 500 cc !!
Em 1967 disputa o campeonato mundial (não todas as etapas) nas categorias 250 e 500, ficando em 19º e 5º lugares, respectivamente. No campeonato belga das 500, fica em 4º lugar !
Em 1968, vem a primeira vitória em GP do Mundial, na Itália, nas 500 cc ! Fica em 5º lugar no mundial, e com o vice campeonato belga, ambos nas 500 cc.
|
Em 1969, seria o ano de sua consagração maior com o público belga !
Na GP da Bélgica, disputado no circuito de Citadelle, em Namur, com um público enorme e fanático, toda a torcida era para o então, grande Joël Robert, que só competia no mundial !
De Coster, vence a primeira bateria, com certa facilidade !
Na segunda bateria, a vitória só seria assegurada se ele ao menos marcasse pontos .
A multidão se entusiasmou para a largada, mas De Coster se sentindo pressionado, cai logo na primeira curva ! Mesmo levantado rapidamente, ao final da primeira volta, passa em 24º lugar ! A partir de então, uma fantástica recuperação começou, com um verdadeiro show de De Coster, que incrivelmente conseguiu receber a bandeirada em segundo lugar, para o delírio da multidão, que invadiu a pista totalmente !
Com mais um show, De Coster vence também as 250 cc !
Ainda nesse ano, conquista com a equipe belga, o Troféu das Nações !
Em 1970, De Coster sente que não está tendo o apoio necessário por parte da CZ, que o inscreve apenas no mundial na categoria das 250, que tem o time Suzuki como adversário a ser batido, com a dupla de pilotos belgas, Joël Robert, e Sylvain Geboers.
|
Com equipamento inferior, De Coster fica em 3º no mundial, atrás apenas dos pilotos belgas da Suzuki.
Foi então, que no final da temporada, chega a grande chance que De Coster esperava ! Recebe (e aceita !) o convite para integrar o time Suzuki, com uma moto 500 cc e a missão de conquistar o título mundial de 1971, façanha inédita para uma equipe japonesa !
E assim, em 1971, com 5 vitórias e uma temporada perfeita, De Coster e a Suzuki consagram-se campeões mundiais da categoria 500 !!
|
Além disso, De Coster é fundamental no desenvolvimento técnico da moto 500 da Suzuki !
Em 1972, a dupla repete a dose, e com mais 6 vitórias, mais um título mundial, com domínio incontestável !
De Coster também integra a equipe belga que novamente vence o Troféu das Nações, além de levar o campeonato belga das 500 !
|
Em 1973, parecia que o motocross tinha um só piloto ... De Coster, imbatível com sua Suzuki, vence mais um mundial, e mais um Troféu das Nações !
|
Em 1974, aparece um finlandês, que atrapalha um pouco a hegemonia de De Coster ! Heikki Mikkola, de Husqvarna fica com o título, mas De Coster leva o vice para casa ! Talvez esse vice tenha sido consequência das constantes viagens de De Coster aos Estados Unidos, onde venceu o famoso campeonato Trans-AMA, nas 250 e nas 500 cc !!
|
Em 1975, mais 6 vitórias e o título das 500 ! Novamente vence o Trans-AMA, conquistando também o coração dos americanos, e ajudando a desenvolver o motocross nas terras de Tio Sam !
|
Em 1976, campeão mundial das 500, campeão belga das 500, campeão do Troféu das Nações, e campeão do Trans-AMA ! Só !
|
Foi o seu auge como piloto ! Todas as equipes, principalmente as japonesas apostaram tudo e investiram no desenvolvimento do equipamento e na contratação de pilotos de peso.
Como resultado, em 1977 a equipe oficial Yamaha vence o campeonato pilotada pelo competente Heikki Mikkola ! De Coster fica com o vice campeonato novamente ! Mas como tradição, De Coster vence o Trans-AMA e o campeonato belga !
|
Em 1978, novamente o domínio seria de Heikki Mikkola e sua Yamaha, deixando De Coster apenas no 3º lugar no Mundial !
|
Em 1979, é a vez de outra japonesa dominar, e assim o título vai para a Honda pilotada pelo inglês Grahan Noyce. De Coster, fica apenas em sexto no mundial, mas vence mais um Troféu das Nações !
|
Pensa em parar, mas uma proposta irrecusável lhe é feita !
E finalmente, após 9 anos de uma parceria vitoriosa e consagradora, De Coster sai da Suzuki ... e assina com a Honda !
Na temporada de 1980, defendendo as cores do time oficial Honda, De Coster fica apenas em 5º lugar no mundial das 500.
|
... e assiste a vitória de seu compatriota Andre Malherbe com uma Honda igual a sua ... é hora de parar ! Aos 36 anos, e já sem grande motivação, o genial Roger De Coster deixa as pistas como piloto !
Mas De Coster continua na Honda como diretor esportivo e engenheiro de desenvolvimento das motocicletas de cross e trial.
|
Cargo que exerceu com muita competência até 1992, quando teve uma breve passagem como jornalista.
A partir de 1994, "reatou" com a Suzuki, assumindo a função de Manager de toda a equipe oficial de Motocross, em disputas nos Estados Unidos e na Europa. Está até hoje (2003) no comando.
|
Com seu "feeling" para desenvolver as motos e suas verdadeiras aulas de pilotagem, a equipe Suzuki já venceu 6 títulos importantes nos Estados Unidos.
Mas sua verdadiera vocação sempre foi nas pistas, com seu estilo dinâmico e harmônico, sabendo dosar a técnica com arrojo, com um resultado final que encantou a Europa e os Estados Unidos !
O Motocross se divide em antes e depois de ...
Roger De Coster,
O Maestro do Motocross !!
|
Por Ricardo Pupo
Setembro / 2003
Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !
Comentários:
Comentário dos Internautas:
Sensacional, faz jus ao grande campeão e grande incentivador do esporte no mundo
Rubens Montenegro Neto
rumone@zipmail.com.br (Quarta Feira, 3 de Setembro de 2003, às 08:46:59)
ALTISSIMO NIVEL , MARAVILHA, QUANDO EU COMECEI A FAZER UMAS TRILHAS E UM MOTOCROSS MODESTO COM MOTOS DE AMIGOS EM MIGUEL PEREIRA , RIO RJ , AGENTE VIA AS REVISTAS TODAS FALANDO DO DE COSTER , AS MOTOCROSS ACTION , E AI NA HORA DE ACELERAR , A GENTE FALAVA , DE COSTER NAS PISTAS, DE NOVO É O REI DO MOTOCROSS , DE VOLTA AO CAMPEONATO DAS NACOES , O MUNDIAL ,TODAS AS MINHAS REVISTAS EU DEI DE PRESENTE PARA O BERNARDO , UM DOS REIS DAS CLASSICAS, ABRACAO E OBRIGADO
RODRIGO TEIXEIRA
rodmotocross@hotmail.com (Quarta Feira, 3 de Setembro de 2003, às 21:05:14)
Esse cara era realmente uma fera. Parabens.
Tabajara A.Jorge
miraassumpcao@terra.com.br (Terça Feira, 9 de Setembro de 2003, às 12:27:09)
I think Roger de Coster is the greatest ! Thank you for having this site.
Kelly
kele007@msn.com (Sábado, 20 de Setembro de 2003, às 02:00:18)
Grandissimo. Grande anche a San Severino Marche nel 1970 insieme al suo connazionale Robert.
Ciao!
Michele da San Severino Marche
area56@tin.it (Quarta Feira, 7 de Abril de 2004, às 03:47:07)
Hi, check this out: www.heikkimikkola.be
Guy
guy@jamar.be (Terça Feira, 13 de Abril de 2004, às 08:01:15)Nice site ! Mikkola was also a great pilot. We will still tell his history here, and, if possible, with your collaboration, in the pictures and in the biography. Congratulations !
Super and excellent job ! De Coster is the best !
Amir
anini@free.fr (Sábado, 8 de Maio de 2004, às 02:18:10)
Voce a logrado mover meu sentimientos, eu he lembrado mis años quando corria motocross en mi juventud
Raul Del Rosario
rdelros@pucp.edu.pe (Sexta Feira, 30 de Julho de 2004, às 00:40:50)
Super , j'ignorais un site en langue 'differente' de la mienne sur un de mes sportifs préfférés (avec everts , geboers, etc...), quelle agréable surprise !!!
Helas , je me connecte rarement , car je n'ai pas de pc... et je desire vendre a qui m'en fera une bonne proposition une biographie (un livre)sur Roger DeCoster ,ecrit avec Vic Vermeir "Motocross , ma raison de vivre" retraçant ses debut en motocross jusqu'a son 3éme sacre en 'mondial 500', paru en 1974.
GSM : (belgium) 0032(0)477968531. speak french only.
Laurent
(Quarta Feira, 4 de Agosto de 2004, às 06:59:37)
isto é muito bom
joão viegas
pumzeira2@hotmail.com
keep up the good work!!!
Robert
(robert.mrvis@centrum.sk) Domingo, 17 de Julho de 2005, às 15:40:46
felicita
de coster jean pierre
(jpdc92@hotmail.fr) Sexta Feira, 26 de Agosto de 2005, às 11:59:44
Nice site. Good work! Roger was very good. I was (and still am) a huge fan of Heikki Mikkola. Check the site www.heikki-mikkola.tk
Jan-Willem van Essen
(jwvanessen@zonnet.nl) Segunda Feira, 5 de Setembro de 2005, às 17:32:24
Mr Ricardo, congratulations with this beautifull website of and for Roger. He is what Eddy Merckx is for bicycling. He gives me more reason to be proud to be Belgian. Roger has inspired me in many things. He deserves the honour that you give him.
Joris
(joris.hendrickx@grobbendonk.be) Sábado, 8 de Outubro de 2005, às 06:20:09
Incrivel! Muito legal essas materias. Mande mais! Mostre um pouco da historia para os mais novos como eu.
Adalto Gomes Filho
(adalto@motoraid.com.br) Quinta Feira, 10 de Agosto de 2006, às 11:35:34
un type sympa qui n'hésitait pas à vider un pot avec de modestes français à Saint Antonis où je l'ai vu prendre le dessus sur Bauer (Maïco)
POTELLE
(popobeal@hotmail.fr) Domingo, 20 de Agosto de 2006, às 00:03:13
Alow Ricardo, demais a matéria, o de Coster decorava as paredes do meu quarto. Eu enchia tanto com esse assunto que nego em Petrópolis me chamava de de Coster, apelido massa, esse, né? Qdo eu enfim conheci o indivíduo fiz questão de tirar aquela foto de fã, e o sentimento foi idêntico qdo fui a Namur, o maior templo do motocross mundial. Parabéns pela página,
pelas reportagens, pelas motos, preservar é viver!
Seeya at the races!
FAUSTO MACIEIRA
(fautsomacieira@globo.com) Quarta Feira, 22 de Novembro de 2006, às 12:14:09
Legal esta materia como outra do Holywood Motocross, meu filho é Roger e tambem anda no motocross amador, legal....
Wagner dos Santos
(jwsantos1@hotmail.com) Quarta Feira, 8 de Agosto de 2007, às 14:23:38
GRANDISSIMO R. de COSTER.
1976 pista di FERMO ( AP )
PIETRO
(pietro-t@libero.it) Terça Feira, 11 de Março de 2008, às 16:11:02
http://www.motosclassicas70.com.br/decoster_78.jpg The picture you have n your website was taken by me in 1978 in Michigan. I am flattered that you are using it but please give me credit or remove it. Thank you in advance.
Ralph Benhart
vchss@verizon.netDear Ralph: Sorry, but we didn´t knew the picture were your ! We put the credit in the photo. Thanks !
Ricardo Pupo
incrivel, tudo isso de motocross. è meu sonho de ser com vc ...na minha xlx 350. ...
nome = cesar pneus
parabéns pela reportagem, por favor coloque de mais pilotos de motocross
email = osio555@yahoo.com.br
nome = Aderailton