NACIONAL SPEED TRIALS
Bonneville Salt Flats
Que tal passar uma semana numa "excitante" cidade com menos 1000 habitantes, no meio de um imenso lago salgado seco ?
Vendo uns loucos de moto acelerando numa reta sem fim !!
E ainda por cima ficar chovendo a maior parte do tempo !
Assim foi o "Bonneville National Speed Trials" de 1973 !!
Essa competição nada mais é do que a busca do recorde de velocidade em duas rodas !
A planície salgada de Bonneville, fica na pequena cidade de Wendover no estado de Utah, no oeste dos Estados Unidos. É o leito seco de um enorme lago salgado (12.000 hectares) que existiu no passado, proporcionando imensas retas extremamente planas !
As retas são tão grandes e planas, que se pode ver a curvatura da Terra !
Tem 22,5 km de extensão, por 11,2 km de largura !! Tudo plano !!
Em 1925, um aventureiro chamado Ab Jenkins resolveu disputar, pilotando um Studebaker, uma corrida com um trem ... e venceu ! A partir de então, o local é invadido todos os anos por pilotos com carros e motos buscando velocidades cada vez maiores !
Trem que corta a planície salgada de Bonneville em UtahA cada ano a AMA (American Motorcycle Association) promove o "Desafio de Velocidade de Bonneville" ! O único propósito do desafio é ver quem consegue a maior velocidade final no trecho de uma milha previamente marcada.
A moto larga e vai embalando, ganhando velocidade ... quando entra na milha marcada, é cronometrada e calculada sua "top speed" !!
São várias categorias que competem, com motos de todas as cilindradas e modelos, podendo fazer qualquer tipo de preparação e alteração ! É um grande show de velocidade e coragem !
A "moto" de Boris Murray (o mesmo da matéria Drag Race). Está devidamente "embalada", aguardando a hora da pré-qualificação !Este ano o evento está muito grande, com quase 150 equipes participantes !
Como sempre, a ensolarada Califórnia tem quase a metade do número de equipes (mairoria de Los Angeles), mas vieram motos da Flórida, e outros estados, e até do Canadá !
Steve Green, do Canadá. Com sua Honda 750 turbo, ficou apenas a 6,4 km/h abaixo do recorde de sua classe. "Tem sempre o ano que vem" , constata o otimista canadense !!
São quase 200 categorias !
Este ano, as principais e mais importantes são a M-AG-1000 (Modified frame, altered motor, running on gas-1000 cc) algo como, quadro modificado, motor alterado, combustível gasolina e cilindrada até 1000 cc, e a MPS-AF-1250 (modified frame with streamlining , altered motor on fuel - 1250 cc displacement) ou quadro modificado, com carenagem aerodinâmica, motor e combustível alterados e cilindrada até 1250 cc !
A prova final da M-AG-1000 foi disputada no último dia, sábado, e classificou 4 motos : George Forysth com uma Harley Sportster, Bob Sticken com uma Kawasaki 903, Bob Braverman de Honda 750 e Gary Wilson de Triumph Triple.
Todos quebraram o antigo recorde de 220,3 Km / h , mas no final o vencedor foi Gary Wilson com a velocidade de 232,43 km / h !
O projeto da Eyeball Engineering, da Califórnia, sobre uma Harley-Davidson, só deu problemas a semana inteira !!Na classe MPS-AF-1250, a prova foi mais disputada !
O recorde atual é de 225,0 Km / h , e a disputa está na mão de 3 pilotos: Roger Jensen pilotando a "Howard Allen" , Carl Morrow da Califórnia, e Roger Swin , do Arizona.
Nos dois primeiros dias de qualificação, os três conseguiram superar o antigo recorde, com Roger Swin obtendo 259,2 Km / h, enquanto Carl Morrow ficou com a notável marca de 289,6 Km / h ! ... Cauteloso, Roger Jensen acelera sua moto a 230,2 Km / h , só para se classificar !
No dia seguinte, devido a chuva e fortes ventos, as disputas ficaram apenas para o período da tarde, e o grande destaque foi Roger Jensen que desta vez detonou, atingindo a marca de 291,2 Km / h !
Calr Morrow tentou mas estourou o motor ! Roger Swin também não conseguiu resultado expressivo.
Devido aos fortes ventos, as corridas no sentido oposto foram suspensas !
A regra da prova também obriga que, para se obter um recorde oficial, a moto deve correr nos dois sentidos dentro de uma hora. A maior velocidade média é considerada o recorde oficial !
No dia da final, Roger Swin acelera para fazer 278,4 km /h na ida e 288 km / h no retorno, com média de 283,2 km / h !
Calr Morrow, que havia instalado o motor reserva durante a noite, faz sua tentativa, mas explode novamente novamente !
Roger Jensen faz novamente 291,2 km / h e no retorno quebra seu próprio recorde atingindo 302,4 km / h , com média recorde de 296,8 km / h !!
Um veterano em Bonneville, Warner Riley, consegue um novo recorde na classe "alteração de gasolina ilimitada" , pilotando uma Harley Sportster de 1500 cc, com a marca de 260,8 km / h !
Warner Riley com sua Harley-Davidson 1500Na classe "alteração de combustível ilimitada" , Riley consegue reforçar o quadro da sua moto, que balança muito em velocidades superiores a 250 Km / h , e marcou o novo recorde , com 300,8 km / h !
A melhor equipe participante foi sem dúvida a Yoshimura Racing , com os pilotos Dale Alexander e Pop Yoshimura (piloto, preparador e chefe de equipe) ! Eles competiram com 4 motos e conseguiram quebrar nada menos do que 9 recordes !
Kawasaki 900 da Equipe Yoshimura - Dale Alexander quebrou 3 recordes com ela !!Um deles, na classe "produção 1000" , com a marca de 226,83 km /h e outro na categoria MPS-C-1000, com 257,34 km / h !
Pop Yoshimura e sua Honda 750
Outra Honda 750 da Yoshimura . Esta quebrou 3 recordes !A nota "engraçada" da semana foi o incrível recorde alcançado por Allan Abbott ! 221 Km / h !!!! ..... de bicicleta !!!
Allan Abbot
O grande nome deste esporte radical, nos anos 70 foi sem dúvida Don Vesco, um italiano radicado nos Estados Unidos !
Em 1970, Don Vesco se tornou o 1º motociclista a superar a barreira das 250 MPH ( 400 Km / h ), na categoria livre carenada em Bonneville Speed Trials , com uma moto equipada com 2 motores de Yamaha 350 cc ! Sua média foi de exatos 251,924 MPH (402,1 Km / h ) !!
Em 1972 Vesco constrói um bólido com 2 motores de Yamaha TR2B, mas não bate seu próprio recorde !
Em 1974, mais um recorde, atingindo a média de 281,702 MPH (450,72 Km / h), com um protótipo equipado com 2 motores de Yamaha TZ 750 !!
Em 1975, Don Vesco é o 1º motociclista a ultrpassar as 300 MPH (480 Km /h), com uma moto , a Silverbird ! Sua marca foi 303,928 MPH (486,29 Km / h) !!
SilverbirdEm 1978, Vesco constrói uma máquina com 2 motores de Kawasaki Z 900, aumentados para 1050 cc e turbo alimentados, a Lightning Bolt ! Resultado ... pulveriza o recorde com 318,598 MPH (512,62 Km / h) !!
E assim com muita coragem e ousadia, os homens vão idealizando máquinas cada vez mais velozes, para quem sabe um dia quebrar um recorde e escrever seu nome na história da ...
Bólido de Bob George - 1979
National Bonneville Speed Trials !!
Por Ricardo Pupo
Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !
Comentários:
Comentário dos Internautas:
Matéria nota 10!!! Parabéns por colaborar com a divulgação desta modalidade a qual adoro.
Arthur Rossetti
(arthur.rossetti@ibest.com.br) Sexta Feira, 4 de Fevereiro de 2005, às 21:04:33
ISSO SIM QUE É ESPORTE DE GENTE!!!
PATRIK
(patrikpas@bol.com.br) Segunda Feira, 1 de Maio de 2006, às 11:59:40
Babei! Faz tempo que essa competição é realizada. Parebens.
Tabajara A.Jorge
(miraassumpcao@terra.com.br) Domingo, 21 de Maio de 2006, às 17:50:43
Muito legal o site, fica minha sugestao para falar um pouquinho mais do local e para ver se consegue uma foto do Burt Munro! Parabens!!
abraço
Ze Grecchi
(ventoforetetur@hotmail.com) Sexta Feira, 30 de Março de 2007, às 13:00:30
Adorei as matérias.. parabens, poderia ser colocado mais matéria sobre o Burt, e se alguém quebrou seu recorde abaixo de 1000cc a 350Km/h!!!!!!!! Abraço
Matheus
(matheusmichelon_87@hotmail.com) Quarta Feira, 13 de Junho de 2007, às 21:54:13
acho que vcs erraram na divulgação '' Em 1975 Don Vesco foi o primeiro piloto a ultrapassar as 300 MHP (480 km /h) ate ai tudo bem mas se ele ultrapassou a barreira das 300milhas como sua marcafoi 303,928 (406,29 km/h)
obrigado e desculpe o comentário e desculpe se eu estiver errado
Neuber
(neuberchapolin@hotmail.com) Sexta Feira, 16 de Novembro de 2007, às 09:08:32Caro Neuber: Você tem razão ! O correto é 486,29 km /h. O erro foi de cálculo ou de digitação ... Já efetuamos a correção.
Ricardo Pupo
muito bem feito obg
nome: napoleao
(napoleaomaciel@hotmail.com) Sexta Feira, 28 de Dezembro de 2007, às 20:52:38
Assistam DESAFIANDO OS LIMITES excelente filme sobre o recordista das 1000 cilindradas
nome: Ricardo Batista
(ritista@msn.com) Sábado, 29 de Dezembro de 2007, às 18:28:13
Adorei a materia pena que não existe um lugar assim no Brasil.
nome: Ely Esdras Chantre
(elychantre@ibest.com.br) Quarta Feira, 20 de Agosto de 2008, às 00:09:04
Bonneville sempre terá o espirito e garra de Burt Munro...
nome = Alexandre Rodrigues
email = aralex1@hotmail.com
E assisti um filme relacinado essa corrida na TV, achei muito irado.
nome = Luiz Fernando
email = luisfernando942009@hotmail.com 21/07/2011
muito bom reativa energias perdidas
nome = calixto
email = calixto.motos@hotmail.com 24/10/2011
Está faltando o protagonista do filme "Desafiando os Limites", assista o filme, abraços
nome = PAULO CELETI
email = PARDALINDAIATUBA@HOTMAIL.COM 28/05/2012