Salvo pela GT 750
Final dos anos 70, eu com vinte anos e o primeiro sonho motociclístico realizado: Acabara de comprar uma RD 350 ano 73, verde petróleo, originalíssima, linda de morrer e com um carnê de 24 meses no bolso.
Não sabia como iria pagá-la pois meu salário dava apenas para a parcela, (e os outros compromissos?) mas o que importava era ter a RD
Pois bem, vamos à estória:
Moro em Campinas e resolvi visitar uns parentes em Ribeirão Preto (pretexto prá botar a RD na estrada).
Meu irmão menor, com 17 anos na época insistiu em ir junto. Vamos lá !
Eu pilotando, irmão na garupa, mochila no bagageiro e toda felicidade do mundo no coração!Anhanguera vazia, asfalto em ordem, só me resta acelerar a menina. Numa descida olhei o velocímetro e ele indicava 140 KM/h.Estava tão distraído aproveitando aqueles momentos que não ví uma moto se aproximar. Levei um tremendo susto quando fui ultrapassado (passando bem rente à RD) por uma Suzuki GT 750, à uns 170 Km/h, escapes originais, muita fumaça e um ronco maravilhoso. Mentalmente xinguei o cara pelo susto.
Terminada a descida, no topo, estava a GT no acostamento e um policial rodoviário me fazendo sinal para encostar. (sim! naquele tempo havia policiais rodoviários nas estradas e não apenas radares espiões com o único fim de arrecadar!)
Verificou documentos, mexeu na moto, olhou bem prá minha cara e pra cara do outro maluco da GT e disse:
Registrei um de vocês a 134 km por hora, mas não sei qual pois quando anotei vocês estavam lado a lado!
Pela lógica, disse ele, deve ter sido a 750 pois ela anda mais e está sem garupa, só que na dúvida vou deixar os dois irem embora, e pelo amor de Deus, vão mais devagar pois aqui não é Interlagos.
Subimos nas motos e saímos ( a GT na frente) pouco depois o cara pára no acostamento e nós também! Batemos um longo papo à beira da Anhanguera, rimos muito da situação, da sorte que ambos tivemos por escapar da multa e, ignorando totalmente o conselho do policial, voltamos prá pista acelerando tudo. E a GTzona na frente!
Fui salvo pela GT! Eu estava a 134Km, o maluco da GT estava, no mínimo, a uns 160!
Bons tempos! Boas motos! Muita saudade!
Hoje com 49 anos continuo com moto, nunca deixei de andar, mas o charme das motos e a camaradagem descompromissada entre os motociclistas daquela época, ficaram naquela época!
Saudações antigomotociclísticas
Luiz Salomone
Campinas - SP