PERSONALIDADES

SIDNEI SCIGLIANO
"SIDÃO"

 

Home

 


 

Das ruas para as pistas ...   piloto e profissional ligado às motos ... talento e arrojo !

Vamos conhecer a sua história !


No dia 15 de novembro de 1954, nascia, no italianíssimo bairro paulistano da Moóca,  Sidnei, o 3º filho da família Scigilano (tem 2 irmãs e 1 irmão) !

Seu avô, Vicente Scigliano, já no iníco do século XX, era um dos primeiros motociclistas do Brasil, pilotando sua BMW R-23 de 1923 (uma das primeiras a chegar no país) !

Seu pai, Heitor Vicente Scigliano, também era um motociclista ... e dos bons !!  já nos anos 30, fazia "diabruras" em cima de sua Bianchi 500 !!  Era um verdadeiro "playboy" da época !!


Heitor Scigliano e suas acrobacias  sobre a Bianchi 500 !!
(1935)

Tanto que logo aos 15 anos destruiu a BMW R-23 do seu pai (o avô Vicente !)

Sidão, como era chamado, tinha exemplos na família, e aprendendo com seu pai, que era marceneiro e mecânico, já aos 14 anos montava e desmontava motos de todas as marcas européias !

Aos 15 anos, já tinha sua primeira moto, uma Harley 1929 !

Logo depois, Sidão comprou um lote de Harley da Policia Rodoviária, e foi seu grande aprendizado em mecânica ! De muitas motos fez algumas , inclusive terminando a sua 1929 , juntando peças e mais peças !!

Aos 16 anos já vendia peças de moto, conseguindo juntar um pouco de dinheiro !

Daí em diante, foram muitas motos, sempre de grande porte, como uma Vincent HRD 1000, Matchless 500, Triumph, BSA, Royal Enfield, etc... !

 Logo depois, compra uma  Ducati 350 Mark III 1969 , já aos 18 anos !

As primeiras motos japonesas a chegar no Brasil (tipo Honda 65 cc), não entusiasmaram Sidão, pois a esta altura já estava habituado com motos grandes  !

Já com sua oficina mecânica, trabalhando com motos, Sidão começa a ter motos como Honda CB 500 Four, CB 750 , Yamaha XS2 e outras...

Para "ralar" Sidão compra uma Suzuki 500 Titã 1971 !

Com a popularização da motocicleta, pela entrada das japonesas, a um custo menor, e mautenção mais fácil, começaram a surgir mais competições de motos, e principalmente os "rachas" nas ruas de São Paulo !

Nas madrugadas, no início dos anos 70,  nas grandes avenidas, aconteciam os famosos "rachas" ... e Sidão, com sua Suzuki 500, participava ativamente !!

Com muitos acidentes acontecendo, mas com a rivalidade crescendo, Sidão resolve começar a correr com segurança, e parte para as pistas e corridas de verdade !!

Sua diferença nas ruas era com o "Índio" da Penha !

Então, em 1975, ainda com sua Suzuki 500, Sidão participa da sua 1ª temporada em Interlagos, na categoria "Estreantes e Novatos" !


Sidão e sua Suzuki 500 T, pouco antes de uma de suas primeiras largadas - 1975

Logo na estréia, uma vitória ... e em cima do arqui-rival , o "Índio da Penha" !

... E com 5 vitórias e um 2º lugar (em 6 provas !), torna-se Campeão Paulista e Campeão da Taça Centauro !! 


Sidão - Campeão - 1975

Ainda em 1975, Sidão participa das 24 Horas de Interlagos com uma Honda 350,  mas não termina a prova !


Sidão pilotando a Honda 350 - 24 Horas de Interlagos - 1975

Em 1976, com seu destaque nas pistas, Sidão consegue um lugar na Equipe Contur Turismo, e vai disputar a Categoria Especial de Yamaha TZ 350 e também a categoria Esporte de Yamaha R-5 350 .


Sidão (nº 14) pilotando sua Yamaha R-5 350 - 1976

Sidão chegou a liderar o campeonato , mas por falta de estrutura da equipe, não terminou a temporada ! Sua TZ 350 ainda era com 2 freios a tambor, e todos já andavam com freio a disco !


Sidão com sua TZ 350 - Em Tarumã - 1976

Mas mesmo assim, foi considerado o piloto revelação do ano, pela imprensa especializada, escolhido entre 80 pilotos, recebendo o "Prêmio Moto Jornal" !! 

Participa mais uma vez das 24 Horas de Interlagos, com uma Honda 400 Four, mas com várias quebras, embora termine a prova, não obtém bom resultado !


Sidão "na cola" de Denísio Casarini - Interlagos - 1976

Em 1977, Sidão consegue uma estrutura melhor, com apoio da Triton Confecções, e disputa 2 categorias !  A Catergoria Especial, de Yamaha TZ 350, e a Categoria Super Sport com uma Suzuki GT 750 !


Edmar Ferreira (nº 13), Adu Celso (nº 4) e Sidão (nº 14) - Taça Centauro - Interlagos - 1977 

Foi um ano brilhante, onde Sidão com excelentes desempenhos andou na frente de "gente" como Adu Celso (consagrado no Mundial !), Denísio Casarini, Edmar Ferreira e até do Tucano !!


Sidão - Suzuki 750 - 1977

(leia o comentário de Adú Celso sobre uma prova )

No final da temporada, Sidão é o Campeão da Taça Centauro (Campeonato  Internacional ) e 3º colocado nas Categorias Especial e Super Sport !!


Sidão com sua TZ 350 - Tarumã - 1977

Em 1978, Sidão é assediado por várias equipes, e assina contrato de patrocínio oficial da Triton Confecções, ganhando status de piloto de ponta !


Sidão e Tuffi Duek, na assinatura do contrato com a Triton Confecções.
(Folha da Tarde - 23 de fevereiro de 1978)

Começou o campeonato pilotando uma Honda 500, disputando 2 etapas, com 2 terceiros lugares !


Tucano (nº5) e Sidão (nº 7) ambos de Honda 500 - Interlagos - 1978

A equipe importou uma Ducati 900 2 cilindros, mas só motor e quadro, sendo o restante feito aqui no Brasil... resultado ... o conjunto não ficou bom e o desempenho nas pistas ficou abaixo do esperado !

Foram mais 2 etapas com um 2º lugar e um abandono !


Sidão - Ducati 900 - 1978

Agora a equipe tenta uma Kawasaki com kit 1100, mas Sidão não termina as 2 últimas provas, ficando com um modesto 6º lugar no Campeonato Brasileiro na Categoria Especial de 400 a 1300 cc !


Sidão - Kawasaki 1100 - 1978

Em 1979, Sidão assina com a US TOP, e disputa a Categoria Super Sport com uma Honda 500, mas por problemas internos na equipe, ocorre uma cisão e assim não participa das 3 últimas corridas, prejudicando sua posição !

Sidão tem apenas 1 vitória , ficando em 7º lugar no campeonato !


Sidão - Honda 500 - 1979

(leia depoimento de Denísio Casarini)

Em 1980, foi criada uma nova categoria no motociclismo brasileiro, chamada de TR-350, ou seja, para baratear os custos, inventaram uma prova de TZ 350 "tupiniquim" !!

Era uma categoria muito numerosa, com um "grid"  sempre cheio, pelo custo mais acessível, e muito concorrida !!


Sidão - TR 350 - 1980

Sidão, arrasador, em 7 provas, tem 6 vitórias e um 3ºlugar, sagrando-se Campeão da TR 350 !!


Sidão - TR 350 - Muito estilo !!

Nessa época, Sidão havia montado uma oficina de Pinturas Especiais para motocicletas, e com o grande crescimento do mercado brasileiro , tem que parar de competir para se dedicar ao trabalho !

Nos 4 anos seguintes, ... só trabalho ! ... o mercado brasileiro está voltado para a personalização de motos ... tudo que Sidão queria !!

Em 1985, a saudade das pistas bate forte, e Sidão volta a competir, com uma Honda 450 (preparada por Milton Benite), na categoria 450 Super Sport ! Agora a Equipe é a Scigliano Pinturas !

Mostrando que o "braço não tinha enferrujado" , Sidão fica com o Vice-Campeonato !


Sidão - Honda 450 - 1985 

Disputa também as 500 Milhas de Interlagos !


Sidão nas 500 Milhas de Interlagos - 1985 - 6º colocado na geral !

Em 1986, com a mesma estrutura (Equipe Scigliano Pinturas) , Sidão torna-se o Campeão da Categoria, com 3 vitórias (6 provas) !!


Sidão - Campeão - Super Sport - 1986 - Honda 450



Sidão comemorando uma vitória - Categoria Super Sport - 1986

Disputa as 12 Horas de Interlagos em parceria com Luiz Cerciari e Adilson "Cajuru" Magalhães, ficando em 7º lugar na geral , apesar de terem perdido muito tempo com um acidente de Cerciari no Laranja !

A partir daí, a vida de Sidão começa a dar muitas voltas e reviravoltas ! O mercado das pinturas (e do próprio motociclismo !) não vai bem, e assim, em 1988 Sidão parte para o ramo Náutico, trabalhando em marinas com motores, cascos, etc ... ! Com sua bagagem de mecânica "artesanal" da época das motos européias, quando os mecânicos tinham que "fabricar" as peças, Sidão se destaca no ramo Náutico que também é artesanal !!

Após 3 anos (morando num barco em Bertioga - litoral de S. Paulo), Sidão volta a S. Paulo e abre uma  retífica de motores ... de motos, caminhões e ... até aviões !!

São mais 4 anos, com motores, mas Sidão percebendo o mercado promissor de reposição de peças e acessórios para veículos importados (carros , motos e barcos), começa a entrar no ramo de importação !

Em 1997, com a melhora do mercado de motocicletas, Sidão, volta a reabrir a Scigliano Moto Pintura, ficando novamente perto de suas paixões ... motos e pistas  !

Daí para as corridas, foi um pulo !

Em 1998 Sidão faz seu retorno às pistas em grande estilo, e com uma Suzuki 750, torna-se o Vice - Campeão da Categoria Super Bike !!  Quem é bom, não perde o estilo !!


Sidão - Suzuki 750 - Vice Campeão - Super Bike - 1998

 Porém pelos altos custos Sidão pára novamente de correr pois as motos e os equipamentos de ponta são muito caros !

Em 2000, Sidão vai participar de um "Racing Day", que é um evento onde qualquer motociclista, que tenha uma moto tipo "racing", pode participar, dando voltas no autódromo de Interlagos !  Porém não há sinalização ou qualquer outra medida de segurança !

Foi aí que no meio da curva do Laranja, um "piloto" , para ajudar outro que havia parado na brita, por não querer "sujar" os pneus, deixou a moto parada na pista !

Sidão, vinha com um Honda 1100 XX Blackbird, e entrou a 200 Km /h na moto parada !!  Resultado ... terrível acidente !!

No hospital, ainda meio acordado Sidão chegou a ouvir o seu "óbito" dado pelos médicos , que resolveram (ainda bem !) tentar alguma coisa ! Foram 10 dias de UTI, e por ter uma natureza muito forte (sangue calabrês !) , Sidão sobreviveu e após um tempo de fisioterapia, já estava recuperado, sem sequelas !

Hoje, Sidão se dedica à sua competente empresa, a Scigliano Pinturas, montada  com equipamentos  de última geração !


Sidnei Scigliano e Ricardo Pupo em frente à Scigliano Moto Pintura - Moóca - S. Paulo - Agosto - 2002

E também é diretor e acessor técnico de 2 equipes em formação para disputar o campeonato de motovelocidade !

Uma de Honda 500 e uma na categoria Força Livre !  Com sua grande experiência, acessora a parte técnica e dá aulas de pilotagem !!

Com sua Kawasaki 900 Z1, de 1974, que tirou zero quilometro e está atualmente com 350.000 km, Sidão continua a passear no melhor estilo anos 70 !!


Sidão e sua inseparável Kawasaki Z1 900 1974 - Moóca - 1981

Excelente profissional no ramo de pinturas, mecânico qualificado na "escola" artesanal onde valia a criatividade e a habilidade para "fabricar" peças e afinar motores "no ouvido", Sidão soube levar das ruas para as pistas o talento nato e a vontade de vencer !!

Vencedor por natureza, Sidão continuará por muito tempo ainda ensinando a garotada que hoje pretende seguir seus passos (e que passos!! ) !


Valeu Sidão !!

 

 


... e depois de 10 anos fora das pistas ... ele voltou !!

Depois de 19 anos, o Centauro Moto Clube, realizou as tradicionais 500 Milhas de Interlagos em janeiro de 2009. Sidão, Rafael Paschoalin e Diogo Macedo fizeram uma equipe para disputar a prova.

E o resultado, não poderia ser melhor !! Vejam a reportagem:

"Veio a largada das “500 Milhas” e a emoção realmente comeu solta. O estilo dos pilotos mais experientes com as máquinas grandes é sempre uma dança sobre o asfalto. As motos de várias cilindradas misturadas na disputa proporcionam manobras de grande efeito visual, ultrapassagens, curvas, desacelerações, sempre no limite de cada uma delas e de cada piloto. 

Depois de longas 181 voltas, mais de cinco horas de prova, a moto 113, toda preta e sem patrocínios, aquela Triumph 675 pilotada pelo “Sidão”, Rafael Paschoalin e Diogo Macedo, foi a que recebeu a bandeirada em primeiro lugar vencendo não só as “500 Milhas de Interlagos 2009”, como também a categoria 600 cc. 


Sidão, com toda sua experiencia, levando a "675" à vitória !

Um feito histórico desse trio composto por um veterano das pistas, o “Sidão”, um filho de veterano com carreira já bem desenvolvida e premiada, o Rafael Paschoalin, e por um piloto que vinha correndo atrás de uma oportunidade dessas há algum tempo, Diogo Macedo. 

Bela vitória! "


Sidão, no lugar mais alto do pódio !!

 

Como não consegue ficar muito tempo fora das pistas, agora, em julho de 2012, Sidão nos comunica:

"Oi  Ricardo, beleza ?! Apesar do nosso acúmulo de ferrugem, ainda dá para contarmos algumas histórias...

E como o importante é ser feliz, voltei para as pistas com patrocínio e tudo no torneio da PETROBRAS, o MOTO 1000 GP, com uma SUZUKI GSX 1000 fazendo o 13º lugar em um grid de 50 motos.  

Como eu estarei participando de todo campeonato, mandarei noticias para vocês, torçam por mim, abraços."
 


Sidão - 2012

 


Por Ricardo Pupo
Setembro / 2002

 

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:



Nome:   E- Mail:


Comentário dos Internautas:

Como todas as outras matérias realizadas pela equipe de produção do Motos Clássicas 70, está é fantástica, apenas devendo fazer uma pequena correção em uma das fotos tiradas em Interlagos 1978, onde aparecem Tucano com a moto nº 5 e Sidão com a nº14, na verdade o nº da moto do Sidão é 7. Um abração. Gerson.
Gerson Barbosa da Silva Júnior
gersonbsj@hotmail.com (Segunda Feira, 2 de Setembro de 2002, às 07:43:48)

N.R.- Obrigado pela observação !


Excelente reportagem quem conhece, conhece!
Rubens Montenegro Neto 
rumone@zipmail.com.br (Terça Feira, 3 de Setembro de 2002, às 00:39:38)


Suuuper legal!!!
Reviver a história de um bom profissional sempre é gostoso!!
Sergio Vieira 
svsilva@zipmail.com.br (Terça Feira, 3 de Setembro de 2002, às 22:11:39)


Puxa, que curriculo tem esse "Sr. Sidão"! Gostaria de saber se vocês tem uma foto da 400 Four com a qual ele competia, para acrescentar a "Coluna Motos Antigas". Mais uma vez, parabéns pela qualidade da matéria e pelo conteúdo dessa página premiada. Um grande abraço!
Carlos E. Trivellato 
setrivellato@uol.com.br (Quarta Feira, 4 de Setembro de 2002, às 16:33:06)

N.R. - Vamos solicitar ao Sidão a foto !


Parabens Motos Clássicas 70 pela matéria e você Sidão não venda essa "kawa" nunca. abraço,
Euller Heringer 
eullerheringer@ig.com.br (Quinta Feira, 5 de Setembro de 2002, às 01:40:45)


Eu estava lá, e vi a estreia do Sidão com a T 500 e ele ralando com uma CB750, nunca vou esquecer. Valeu Sidão
Carlos Crippa 
crippacarlos@hotmail.com (Sexta Feira, 6 de Setembro de 2002, às 16:36:58)


Achei a matéria muito interessante, melhor até do que matérias mensalmente publicadas em revistas de grande circulação de SP.Isso faz com que apaixonados por motovelocidade como eu nunca percam a vontade de andar de moto, por mais árdua que seja a caminhada....
Diogo 
macedo@hotmail.com.br  (Quarta Feira, 18 de Setembro de 2002, às 18:04:20)


 Parabens Sidão voce merece
 Adil  (Domingo, 13 de Outubro de 2002, às 07:18:50)


Materia  muito boa
Jose Alberto de Lima e Silva 
jals2000@zipmail.com.br (Quarta Feira, 27 de Novembro de 2002, às 02:40:50)


Valeu, Sidão, pensei que vc ja tinha ido desta pra outra. 
Um grande abraço do, TCHEK-TCHE. VALEU !!! 
elusi76@yahoo.com.br) (Domingo, 12 de Janeiro de 2003, às 17:31:11)


E ai Sidão !!!!!
Meu nome é Demetrius Scigliano, é, temos o mesmo sobrenome.
Por acaso alguém da sua familia já ouviu dizer em algum Serafino Scigliano, ele era meu Bisavô.....
Demetrius
dscigliano@yahoo.com (Sexta Feira, 21 de Fevereiro de 2003, às 22:35:27)


É impressionante o curriculum do Sidão. Conheço este fera à pouco tempo e já sou fã e amigo.
No ano passado fiz aulas de pilotagem e aprendí em alguns poucos treinos o que eu não aprendí ao longo dos meus quase 23 anos de motociclismo.
Competente, sério, objetivo e sincero ele motiva o aluno a aprender e buscar a evolução e perfeição, sempre protejendo-os de traumas ou tão pouco tentando iludi-los para prolongar os treinamentos....
Parabéns Sidão e faço votos que voce continue Torcendo o Cabo por muitos e muitos anos ainda....
Décio Luiz
decio.b@uol.com.br  (Terça Feira, 25 de Fevereiro de 2003, às 19:21:53)


Tive o prazer de, eu  Mozart, meu irmão Mathias e meu pai Zeca, andarmos juntos de moto geralmente até Amparo nos Sabados, até mais ou menos 1999, com nosso motoclube Fastbikers. Depois ele voltou as pistas e os passeios de sabado diminuiram. Devido as corridas.Tenho muitas saudades daqueles tempos.
Mozart
mozarttt@bol.com.br  (Quarta Feira, 17 de Setembro de 2003, às 01:43:13)


Afinal, quem é o calabres, Sidão ou o Tuffi?
Francisco Tuffi
f.tbs@terra.com.br  (Segunda Feira, 29 de Setembro de 2003, às 13:08:49)


Que saudades dos anos 70, ficava até de madrugada ajudando o Sidão a preparar a Moto para a corrida no Domingo, a sua oficina ficava no porão de uma casa na esquina da Rua da Mooca com a Domingos de Oliveira, e depois de algumas horas de trabalho ficavamos na rua escutando o ronco do motor de longe...
Valeu... que saudades daquela epoca !
Marco da Mecanica  Galo Preto
marco_santarossa@hotmail.com  (Domingo, 4 de Julho de 2004, às 02:29:17)


Muito interessante a sua história e de seu pai (o qual conhecia apenas de nome) Pude acompanhar algumas corridas e sempre me orgulhava de ver o macacão com o nome SCIGLIANO nas costas por ser também Scigliano, (descendente de Humberto Scigliano. Uma vez tentei falar com você mas o box estava cheio e não era a hora de perguntar sobre a família- que é muito pequena. Se você tiver interesse, um primo  nossos fez um site sobre a família Scigliano.
Ana Regina Scigliano
sciglian@dglnet.com.br  (Quarta Feira, 11 de Agosto de 2004, às 17:25:52)


Lembranças ... Ilha Porchat, racha no tapetão, Suzuki com tres em um apitando no sinal ... bons tempos ... boas corridas .. tristeza pelos acidentes enfim...
Sidão grande piloto
Ivan de Jesus e Silva
(ivandejesus51@ibest.com.br) Terça Feira, 7 de Dezembro de 2004, às 12:32:49


LENDO A MATÉRIA SOBRE O SIDÃO CONTA EM UMA PARTE QUE ELE SOFREU UM GRAVE ACIDENTE EM UM RACING DAY, GOSTARIA DE ESCLARECER QUE ESTE RACING DAY FOI FEITO PELO FASTBIKERS CONCORRENTE DO MOTOSPORTCLUB ATUAL ORGANIZADOR DO EVENTO, ONDE PREZAMOS MUITO A SEGURANÇA DO PILOTO, POIS COLOCAMOS INSTRUTORES QUALIFICADOS PARA ALERTAR SOBRE ESSE ASSUNTOS, INCLUSIVE O SIDÃO NOS AJUDOU EM ALGUNS EVENTOS. DESDE JUNHO DE 2000 NUNCA TIVEMOS NENHUM ACIDENTE GRAVE DEVIDO AO NOSSO ESQUEMA DE SEGURANÇA.
NOS DO MOTOSPORTCLUB AGRADECEMOS E MANDAMOS UM ABRAÇO PARA NOSSO AMIGO SIDÃO
WWW.MOTOSPORTCLUB.CJB.NET
Sergio Luiz Iacona
(motosportclub@ig.com.br) Quinta Feira, 16 de Dezembro de 2004, às 09:03:14


Já estive em corridas com o Sidão e sempre o admirei muito.  Tudo o que foi relatado é apenas um pouco deste esportista que é sem dúvida um exemplo a ser seguido. Um abraço
Elson Tenebra Otero
(tenebra@eco.ind.br) Terça Feira, 15 de Fevereiro de 2005, às 08:35:02


Sidão, valeu meu amigo e concorrente. Gostava quando nos enroscavamos nas provas , sempre houve muito respeito entre nós como pilotos e como amigos .
abraço
ROBERTO BOCA DAMINELLI
(roberto.daminelli@terra.com.br) Sábado, 23 de Julho de 2005, às 06:13:25


MATÉRIA DE PRIMEIRA E O SIDÃO É UM FERA , UM ABRAÇO E VOCÊ ACABA DE GANHAR MAIS UM FAN
VALEU!! VAMO ACELERAR GALERA!!!
EDUARDO PISSINATTI
(eduardops@hotmail.com) Segunda Feira, 26 de Dezembro de 2005, às 00:02:19


Valeu Irmão Lembra da Escuderia Scorpyon
Raul Grasso KAWA
(rgrasso2@ig.com.br) Terça Feira, 6 de Junho de 2006, às 18:45:25


Que história fantástica e grande lição de vida!! Parabéns!!!
Elcino Del Penho Júnior
(elcinodp@yahoo.com.br) Quarta Feira, 5 de Julho de 2006, às 18:24:32


Grande Sidão,
Eu quero saber onde está aquela foto no podium em Interlagos onde você, o Cigano e eu ( Billy) estamos no nosso auge dos anos 70.
Grande ABRAÇO,
Billy Foster
(billy@billybiker.com.br) Sábado, 7 de Outubro de 2006, às 10:57:49


Excelente matéria, Parabens  Sidão...
Diorgenes
(diovr2003@yahoo.com.br) Quinta Feira, 4 de Janeiro de 2007, às 22:32:24


Meu nome é Adriano Scigliano , parabens .......
Adriano
(adriano.sci@hotmail.com) Sexta Feira, 12 de Janeiro de 2007, às 13:31:20


sua materia é muito interessante, e meu filho anda pesquisando a arvore genealogica e te achou, achei legal.sou casada com Carlos H.Scigliano neto do falecido Enrique Scigliano.
Gildete
(gildete.andrade@semparar.net) Quarta Feira, 21 de Março de 2007, às 16:12:35


Tive a oportunidade de ver o Sidão correr. Quando ele vinha na reta dos Box com a Kawasaki  1100, ela vinha que parecia um foguete, como balançava... Descia o retão na frente de todos.
Bons tempos, ver estas máquinas andando. Morava perto da sua oficina na Rua da Mooca. Tinha dois amigos que conheciam bem o Sidão, era o Dante que corria com uma Honda CB 360 e o Raul. Todo fim de semana estávamos em Interlagos.
Tenho várias fotos desta época. Tenho fotos quando o Denísio emprestou sua Daytona para ele correr por que não tinha muitas motos no grid.
Abraços,
Tomás Paschoal Galluzzi
(tomasg@terra.com.br) Terça Feira, 3 de Abril de 2007, às 09:47:49


Sidão vai pra casa padilha ! vc vai dar aula de bengalinha um grande abraço
João karate
(JKarate@Superig.com.br) Quinta Feira, 10 de Maio de 2007, às 15:02:10


Ae Sidão é muito bom ver e ler tudo isto e muito legal . PARABENS.
KD A REPORTAGEM DO JORNAL Q DIVIDE COM O QUERIDO SENNA 
UM ABRACO
AMARILDO VIOLA
(amarildo_viola@hotmail.com) Sexta Feira, 25 de Maio de 2007, às 21:55:13


Gostei muito de ver esse guerreiro brasileiro na moto ! Valeu Sidão!
Claudianor Carvalho de Sousa
(negolino21@hotmail.com) Sexta Feira, 1 de Junho de 2007, às 00:07:10


Fala pro Karate que mesmo de bengalinha vc come ele por fora na curva e eu vou filmando atrás.
Isidoro da Mooca
(isidorodelvecchio@terra.com.br) Quarta Feira, 29 de Agosto de 2007, às 02:23:52


O Sidão era bonitnho na época !! e agora está um pouco balofinho !hehehehe

nome: Anderson
(Anderson@voyer.com.br) Quarta Feira, 5 de Março de 2008, às 21:03:38


Grande "SIDÃO"
Tava lendo sua história aqui e a única coisa que me deixou triste é não ter visto nenhuma foto sua com a Harley de 1929... hehehe
Trabalho na Harley-Davidson e temos uma revista própria qua aborda sempre matérias bacanas, ligadas ao segmento. Até o Adú Celso já foi capa da REVISTA IZZO. Você já leu?
Um grande abraço e parabéns por toda essa aventura magnífica. Nunca deixe que estas fotos e todos os momentos vividos desapareça da mídia! São muitos os pilotos, mas poucos os "magos", como Evel Knievel, por exemplo!
Abraços do Borjão!

nome: ANDRÉ BORGES
(andreborges@harley.com.br) Domingo, 6 de Abril de 2008, às 23:08:42


Excelente matéria e história sobre amor pelas motos desse meu conterrâneo da Moóca, nascido no mesmo ano que eu...
Meu pai, Romeu Ivolela, também andava em pé na sua Norton Comando, pelas ruas do bairro, nessa época...Parabéns ao Sidnei

nome: Hertes Ivolela
(hertesivolela@yahoo.com.br) Quinta Feira, 10 de Abril de 2008, às 11:49:09


OI SIDÃO NASCEMOS COM VARIOS DONS E ALGUMAS PAIXÕES. EU SOU UM APAIXONADO POR DUAS RODAS, PELO COMENTARIO COMO VC..
MAS VOCÊ ALEM DE SER APAIXONADO AINDA TEVE O DOM DE AS PILOTAR NUMA PISTA.. SO TENHO É QUE LHE DAR MEUS PARABÊNS, PELAS SUAS VITORIAS E POR NUNCA TER DESISTIDO... AE QUALQUE DIA ME DA UMAS DICAS EU ACEITO.. UM GRANDE ABRAÇO..

nome: OROZINO  A VIEIRA   (Vulgo,Wolverine)
(orozinovieira@bol.com.br) Quarta Feira, 23 de Abril de 2008, às 12:12:22


Legal esta matéria sobre um grande motociclista brasileiro. Parabéns e espero que ele continue ativamente para tentar descobrir novos talentos para as pistas.

nome: Roberto Hang (Jun/2008)
(hangrj@oi.com.br) Quinta Feira, 5 de Junho de 2008, às 14:43:03


ótimo é assim que se faz história parabens

nome: edvaldo costa lima
(edvaldoall@marinework.com.br) Terça Feira, 2 de Setembro de 2008, às 08:03:19


Senasacinal! Eu sou fã de corridas de moto e pricipalmente as brasileiras antigas (500 milhas e Copa RD 350). Parabens muito o conteudo do site acabei de adiquirir mais um idolo.
lucas jupetipe
 lucasjupetipe@hotmail.com


vc tem bagagem!
 betomallorca
 
mbclubedosamba@hotmail.com


Sidão...cadê você? Não tem endereço da sua empresa. Quero te rever!
Vera
 samantha_sp2000@yahoo.com.br


Sensacional matéria. Valeu aí Sidão. Não pare.
Tabajara Aparecido Jorge
 tabajara-tabinha@hotmail.com


Bom, falar o que de voce, tamo junto toda hora.Outro dia eu encontrei o Demetrio, ta do mesmo jeito so falta o Isidoro,eu passo todo dia em frente ao porão, lembra, preparando as motos.O ano 76 eu tinha 15 anos e fiquei louco por corridas,dai a correr fui um pulo.Um orgulho meu é que varias fotos de suas motos de corridas que ai estão, eu que as pintei.Um abraço de todos lá da oficina,e ve se aparece logo, pra falar das 500 milhas, eu pago o almoço, mas o baixinho vai junto.
Paulo S. NIcolau
 manginimarcia@ig.com.br


a velha mas nem tão velha assim guarda,está sempre surpreedendo é por este pessoal que o motociclismo de velocidade foi grande e respeitado mundo afora,que o exemplo do sidão sirva de inspiração para os novos colocarem o nosso motociclismo de velocidade novamente no lugar de onde jamais deveria ter saido e também aos patrocinadores que perderam uma bela oportunidade de divulgarem suas marcas.parabens garoto sidão voce voltou como um bom vinho frances
silvio scortecci
 silvio.scortecci@terra.com.br


Parabéns mais uma vez ao Sidão suas conquistas nunca seram esquecidas e ao Ricardo,Fantástica matéria.Motociclismo é isto aí,está no sangue,valeu mas valeu mesmo...
Murilo jr.
 mupontes@yahoo.com.br


VALE A PENA VER DE NOVO kkkkk!!!quem sabe na proxima a gente se junta. grande abraço. parabens pela vitória DOS VELHINHOS....KKKK
 Tchek Tché
 elusi761@gmail.com


Parabéns, Sidão Vi sua galeria de fotos e premios. Está mostrando que a velha guarda é quem tem raça pra valer! Sou aluna da Ana.
Eliana
 elianaiglesias@terra.com.br


GOSTEI
OSMAR SCIGLIANO neto de Onofre - CONCHAL - SP


Legal que o Diogo voltou achei que depois do acidente ele fosse ficar aleijado para sempre. Parabéns Sidão!
nome = Gouveia
email = gouveia@hotmail.com


Aih Sidão, valeu!!
nome = Edmar Ferreira
email = edmarf13@uol.com.br


parabens cidão,eu faço parte dessa sua história,quantas inscrições liberei pra vc,credenciais, que eu pegava escondido do eloy pra tidar a vc e o inesquecivel.jacaré gosto muito de vc, pela sua simplicidade e humildade,e apoiador do motociclismoa brasileiro,eu ainda me lembro,quando vc foi o campeão da taça centauro,em um coquetel no terraça martini,que vc ia pra italia, disputar algumas provas. la, é cidão e hoje, com o incentivo ,do tau da top bikes,vc andou nas 500 milhas 2009. e venceu.como sempre .parabens cidão. beto do centauro motor clube.
nome = jose roberto beilstrein
email = jrbbeilstrein@hotmail.com


uma vez sidão, sempre sidão..
nome = selma
email = selma009@terra.com.br


meu grande amigo sidão, pessoas como vc. sao eternizadas, quando comecei a minha carreira em 1978, voce, juntamente com tucano, Denicio, Adu Celso, Peixotinho, Edmar Ferreira, Luzia, eram os idolos das provas disputadas em interlagos, tive a honrra e o orgulho de admirar pessoas como vc. que alem de continuar sendo idolo ser uma pessoa humana. grande abraço pra vc. amigao, de Silvio Roberto Gonçalves ( indio) piloto de jau-sp.
nome = silvio roberto gonçalves
email = indiomotovelocidade@hotmail.com


Boa Noite Sidão, gostaria de ter maiores informações sobre um curso de pilotagem...
nome = Claudio
email = claudio@neomidiabrasil.com.br


Estou muito feliz de saber que ele fez uma carreira brilhante. gostaria que ele entrasse em contato; ou que me enviasse um email.
nome = maria
email = mamydangelo@hotmail.com                                    27/06/2011


que bom que faz parte da historia do nosso motociclismo, tenho certeza que pilotos como Sidão se dariam bem na Isle of Man TT Racing, obrigado pela matéria, parabéns, espero que o Sidão passe adiante aos que querem aprender ... o nosso motociclismo precisa de pessoas como ele, valeu.
nome = aderbal
email = afelisbino@yahoo.com                                            15/09/2011


Simplesmente linda a historia do velho amigo Sidão. Gostaria de entrar em contato com ele, me ajudem. Grata
nome = Keila da Silva Spina
email = ksspina@terra.com.br                                           

Cara Keila: Vc consegue contato com o Sidnei "Sidão" Scigliano no site do curso de pilotagem ministrado por ele http://sciglianoracing.com.br/

Abraços,
Ricardo Pupo                                                                    26/09/2011


Boa tarde Sidão, aqui é o Norberto, da Ultima 24 de Interlagos, CB-400, lembra? Entre em contato pelo e-mail
nome = Norberto dos Santos
email = norberto_serpa@ig.com.br                                24/11/2011


ele ainda nao morreu
nome = david
email = cearadoinduba@hotmail.com                                04/01/2012


É, voce é o rei das pistas nobre amigo Sidão, um grande abraço ao amigo sempre lembrado,
nome = Tau
email = tau.bortoluzzo@gmail.com                                    09/01/2012


Que maravilha saber que o cara está de volta. Parabéns Sidão!
nome = Tabajara Aparecido Jorge
email = tabajaraaparecidojorge@hotmail.com                        27/07/2012


E aí Sidão ?! A Escuderia Scorpions vem aí ! Boa sorte irmão, estou voltando ... um grande abraço Raul Kawa...
nome = Raul Grasso
email = rgrasso2@ig.com.br                                                13/09/2012


Valeu Cidão, vc realmente viveu a velha guarda do motociclismo brasileiro, uma época em que tínhamos quantidades e qualidades. Parabéns. Fique com Deus, eu tive o prazer de estrear em Interlagos em agosto de 77, vcs sempre foram meus ídolos..
nome = Silvio Gonçalves Indio
email = indiomotovelocidade@hotmail.com                        26/10/2012


Com muito orgulho!!!
nome = adriana scigliano
email = adri.sci@hotmail.com                                    25/03/2013


Dois orgulhos : Cidão é da Mooca e tem no sangue , pela parte materna , o sobrenome Carvalho . Dona Felisbela Carvalho , sua mãe , era prima , do meu pai , Antonio Carvalho . Obrigado Cidão
nome = ANTONIO JOSÉ CARVALHO
email = antonio.j.carvalho@uol.com.br                         28/01/2015


Amor pelas duas rodas hj e sempre na nossa familia!
nome = FRANCO SCIGLIANO
email = fnc_graffiti@hotmail.com                                    02/08/2016


Achei a matéria fantástica, ele conhece tudo de pilotagem, por isso estarei fazendo agora em Outubro/2016 um curso com ele.
nome = Mário Sérgio Jardim
email = marios@sompo.com.br                            03/10/2016