SIDE-CAR

EMOÇÃO PURA !

 

A primeira motocicleta foi construída por uma alemão chamado Daimler (aquele que iria se associar a Karl Benz para fundar a Mercedes-Benz)  em 1885, e era conhecida como "Reitwagen" , ou veículo de montar.


A Reitwagen, a 1ª motocicleta

Logo em seguida , vieram mais outros modelos, e sempre para uma só pessoa.

Quando se sentiu a necessidade de levar mais uma pessoa , foram criadas várias formas , como selim duplo, ou uma cadeira sobre a roda traseira, e outras engenhocas !

A partir de 1903, surge uma solução que iria se tornar muito útil e popular: o side-car , ou carro lateral !

Essa invenção, nada mais é do que um pequeno carro com uma roda só, acoplado à lateral da motocicleta. 

Os primeiros, eram de vime, e logo depois, de madeira. Tinham a função básica de levar e esposa e o filho pequeno para passear !


Essa era mais uma cadeira de vime do que side-car !

Alguns tinham até uma pequena cobertura para proteger do sol ou até da chuva !


Essa é a família Soares em viagem para Santos. O bebê é o Edgard Soares !

O side-car difere de um triciclo, pois as rodas são posicionadas de forma assimétrica, formando um apoio que facilita a pilotagem.

Foi muito usado na 1ª guerra mundial , principalmente pela Inglaterra, onde passou a ser veículo exclusivamente militar.


Veículos militares, da 1ª Guerra Mundial , de grande mobilidade !

Após a guerra, o side-car já havia demonstrado sua versatilidade, e começou a ser utilizado de diversas formas, como transporte de cargas e até pelos bombeiros !

Já nos anos 20 e início dos anos 30, haviam competições de velocidade com motos equipadas com side-car , mas foram interrompidas pela 2ª guerra mundial !


Nigel Spring e seu co-piloto (muito bem trajado !) , após a quebra da roda do side car em 1922 !


Les Archer e seu co-plioto (de bruços !) à frente de Ben Bickell em Brooklands em 1926 !

 


Jack Waterman (em pé) e Eddie Worth, ao final da prova de 200 Milhas de Brooklands em 1929 !

Na 2ª guerra, já com as motocicletas mais difundidas, vários países usaram o veículo nas frentes de batalha !


Parada militar na Alemanha de Hitler !

Terminada a guerra, o side-car volta para as ruas , e mais ... volta a se tornar competição !!

Na década de 50, criam-se as modalidades de velocidade e motocross !

O side-cross, é uma modalidade  muito popular na Europa, onde a motocross recebe uma estrutura lateral, onde fica o "passageiro" , ou melhor , co-piloto !


Prova de Side-Cross em 1972

São provas muito emocionantes, onde o 2º piloto tem participação fundamental, pois é ele que compensa as forças de frenagem e aceleração, e faz os pêndulos nas curvas !!


Prova de Side-Cross em 1974

Precisa de muita coragem, força física e perfeita sincronia com o piloto !!


Precisa de muita coordenação entre piloto e co-piloto !

São usadas motos de 500 e 750 cc, pois o peso é muito grande !

Na categoria de velocidade, no início eram realmente side-cars, mas já na década de 60, criaram-se protótipos, que pouco conservaram do conceito de "carro lateral acoplado à motocicleta" !

    


Cyril Smith e Les Nutt em 1952 ! Ainda realmente "carro lateral" !


Marcelli e Caliciotti - 1958


Prova de Side-Car em 1965 ! Já começam os protótipos !


Prova em 1972. Notem o estado do macacão do passageiro !!

Com um chassis monocoque, rodas de carros e posição de pilotagem "ajoelhado" , esses verdadeiros bólidos são um híbrido entre carro e moto !


Um bólido que nem parece uma motocicleta ! Este é um chassis Bucsh com motor König, um 4 cilindros que desenvolve 85 HP ! (Mundial da França 1976)

Nessa categoria, também, o co-piloto exerce uma série de contorcionismos e malabarismos para compensar as foças, principalmente a centrífuga (que tende a jogar o bólido para fora da curva ) , ... e isso a altíssimas velocidades !!


Curva pra direita ... co-plioto fora do Side-Car !!  (Dupla Steinhausen-Huber, pilotando o Busch-König, no GP da Holanda  - 1976) 


Na reta, escondido na carenagem !! (Dupla Michel - Garcia com um GEP-Yamaha no GP da Alemanha - 1976)

Também são utilizados motores de 500, 750 e até 1000 cc !!

Os campeonatos europeus são disputadíssimos e com público enorme !!

O side-car também é utilizado em provas de Ice-cross, ou melhor, corridas no gelo , só pra dificultar mais um pouco a vida dos pilotos !!


Prova de Side-Ice-Car !! (prova disputada em Dudley, Massachusetts, em 1973)

Há também a categoria para side-cars, no Paris-Dakar, onde dois loucos se aventuram nas areias do deserto com um verdadeiro "trambolho" !!

... Pelo menos, se encalhar, são dois para empurrar !!

                
                 Os malucos no Paris-Dakar !!

Nos Estados Unidos existe a famosa categoria Speed Way, onde as motos correm num circuito oval, de terra, com o piloto derrapando o tempo todo !

Pois não é que criaram a Grass Track , que é a mesma idéia, só que disputada por side-cars em pistas de grama!!  Um verdadeiro show !!


Grass Track !! Radical !!

Sendo o homem,  um ser altamente competitivo,  basta se criar um veículo que ele cria uma forma de competir !!

Assim, as disputas com os side-cars, nos brindam com um espetáculo de plasticidade e emoção que dificilmente são igualados por qualquer outra categoria de esporte a motor ! 

É o homem (ou melhor, dois !) e a máquina unidos num só corpo, uma só alma !!


Dupla Schauzu-Kalauch com um ARO-Schmidt  500 no Tourist Trophy em 1976

Side - Car !!  Pura Emoção !!

Por Ricardo Pupo


Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:



Nome:   E- Mail:

Comentários do internautas:


Alucinante  essa aí, muito especial  a categoria,  voces tão espancando a arquibancada e a geral com essas matérias, ai é covardia !
IRON  MAIDEN
rodmotocross@hotmail.com  (Quinta Feira, 4 de Setembro de 2003, às 03:07:42)


Ótima matéria com muitas ilustrações e bom conteudo só nos faz viajar muito mais, valeu mesmo.
Luciano Silva de Araujo
lumatifa@terra.com.br  (Domingo, 3 de Outubro de 2004, às 22:28:54)


Sensacional.
É a primeira vez que vejo uma matéria tão completa com os Side Cars.
Parabens o site continua sensacional
Delfino Alves Ferreira Filho
ffilho.gyn@brturbo.com  (Sexta Feira, 15 de Outubro de 2004, às 21:39:44)


Babei! Que materia! O que dizer?
Tabajara A.Jorge
(miraassumpcao@ig.com.br) Sexta Feira, 22 de Abril de 2005, às 10:40:48


Tivemos uma prova de side-cars em Interlagos há alguns anos atrás e eu estava lá. Era um prova de demostração. Assisti no S do Senna. É realmente impressionante. A velocidade com que chegavam no fim da reta dos boxes era de arrepiar.
Saulo
(saulolabaki@estadao.com.br) Quarta Feira, 17 de Maio de 2006, às 12:49:50

N.R. Eu também estava lá (nos boxes), e também fiquei impressionado com a velocidade que eles contornam as curvas, muito mais forte que as motos !
Ricardo Pupo


muito legal, pena que o side car tem poucos adeptos, porem a necessidade tem feito ele reaparecer em transporte dos mais variados produtos PARABENS
MOISÉS
(ms.centenario@bol.com.br) Segunda Feira, 8 de Outubro de 2007, às 17:49:55


valeu!!!!!! Muito bom, sou proprietário de uma drag com side e adorei as fotos.
Marcos Barboza
(maloycbx@yahoo.com.br) Terça Feira, 26 de Fevereiro de 2008, às 21:18:11


Fantástico !! Adorei as fotos e as explicações, valeu!!!

nome: Renato Soares
(renatosoares67@hotmail.com) Sábado, 26 de Abril de 2008, às 11:55:11


fantastico o voo dos motoqueiros lindo de mais!!!

nome: marcos j vicentino
(mkimtelecom@hotmail.com) Terça Feira, 13 de Maio de 2008, às 13:07:02


demais!!! parabéns pela materia.

nome: Arnaldo
(jarnaldo.j@ig.com.br) Sexta Feira, 4 de Julho de 2008, às 20:49:28


Mto show mesmo,gostaria de acoplar um na minha cbx 750,onde encontro um modelo bom,bonito,esportivo p/ ela?Seria mto show,minha família são 3 pessoas,Obrigado,ABRAÇO.

nome: Alexandre de Vargas
(asvargas@hcpa.ufrgs.br) Domingo, 20 de Julho de 2008, às 11:10:45


noossa ! esses caras sao incriveis , quanta coragem , principalmente o passageiro , a quem o piloto tem que confiar totalmente . estive tambem na corrida de side car em interlagos , fiquei andando pelo circuito e vi essas maquinas entrando no laranga , era um absurdo e o  som dos motores 2 tempos era lindo . essa prova foi em dezembro de 1991 , me lembro muito bem pq infelizmente meu pai havia falecido dias antes . abraços a todos !

nome: paulo h boassaly
(paulohboas@hotmail.com) Terça Feira, 29 de Julho de 2008, às 17:39:04


Adorei a matéria! Tenho um side car na minha CB450 (560cc). ele é articulado e permite que a moto incline. é muito bom de dirigir na estrada e é muito mais conforto para o passageiro, segundo minha esposa. Tem um vídeo no youtube do meu casamento. a noiva saiu de side car comigo.
 Rodrigo Escóssia
 magrao_scout@yahoo.com.br


É isso ai gente a matéria é um presente que voces mandam pra o pessoal que ainda não sabia, valeu mesmo.
email = edson_jmachado@hotmail.com
nome = Edson


to construyendo un side cars con motor de 200 estrada, cuando este pronta dejare fotos, e quisiera que envien fotos de sider cars de todos los tempos eu agradesco
email =
dt1252002@yahoo.com.br
nome = carlos soto vasquez


muito boa a matéria, não se usa side car em porto alegre a não ser de carga, eu acho muito legal estou pensando em fazer um para minha midnigth mas não acho um que seja legal ... se alguem souber mande um email.. abraços...
email =
vini.groisman@hotmail.com
nome = viny                                                            30/05/2011


gostaria de saber se alguem tem informacao escola de pilotagem para side-car.desde ja agradeco valeu pela materia.
email =
afelisbino@yahoo.com
nome = aderbal                                                         14/10/2011


parabéns!!! quem teve o capricho de fazer uma matéria tão completa e detalhada com esta merece ser parabenizado. parabéns a voce que se dedicou a fazer uma materia tão bem detalhada...
email =
geovanildomelo@hotmail.com
nome = gean                                                            08/12/2011


Irada esta matéria, pena que não se ver mais! Como meio de transporte de passageiro, econômico, rápido e emocionante pra quem gosta de aventuras e altas adrenalina é um prato cheio. Estão parabéns pela tão bem escolhida matéria.
email =
ivanildo.lucena00@hotmail.com
nome = Ivanildo Lucena Fernandes                    03/08/2013