COMPETIÇÕES

TAÇA CENTAURO
1976
(1ª ETAPA)

 

Home

 


 

No dia 8 de fevereiro, foi realizada a primeira etapa da Taça Centauro , abrindo a temporada motociclística de 1976. O cenário foi o nosso querido Interlagos, embora muito sujo e abandonado pela administração. Foi um espetáculo de alto nível técnico, onde o grande destaque foi Adu Celso Santos, vencendo as três baterias da categoria Especial.

Como outros atrativos, tivemos o retorno às pistas de Paulo Salvallagio ( Paulé) e Denísio Casarini, que estiveram no estaleiro por longo período recuperando-se de acidentes. Contamos também com a presença do venezuelano Pedro Mezarhane, vice-campeão latino americano . Outro destaque foi a estreía de Ramon Macaya e Antonio Bernardo, dando mais brilho à categoria Especial, pilotando uma Yamaha TZ pela primeira vez. Ambos foram campeões brasileiros da categoria Esporte.

Na primeira bateria da Especial, enquanto os outros pilotos empurravam suas motos, Adu , sentado em sua TZ protótipo, fazia a moto pegar facilmente e sumia pelo retão ! 


Largada !


Adu Celso

Paulé e Mezarhane saíram em seguida, disputando o segundo lugar, o que viria a ser o pega mais emocionante da prova ! Com sua TZ com chassis Bimoto, Mezarhane levava vantagem sobre Paulé (Equipe Contur Turismo) que contava com uma TZ antiga, mas conseguia compensar a falta de equipamento com seu grande conhecimento da pista e sua técnica muito agressiva de pilotagem (sua característica). Nas seis voltas da bateria o panorama foi esse, com Adu recebendo a bandeirada, e Paulé em segundo a meia moto de Mezarhane !


Paulé

Bernardo e Macaya chegarm respectivamente em 5º e 6º após disputas com Ubiratan Rios.

A segunda bateria não foi muito diferente. Adu largando fácil e isolando-se na liderança. O duelo de Paulé e Mezarhane , foi vencido novamente por Paulé, só que com mais tranquilidade. A partir da quarta volta Paulé abriu uma vantagem confortável ! Denísio (quebrara na 1ª bateria), aparecia bem, disputando com Bernardo, Macaya e Rios. Milton Nicola e Cigano também apareceram bem nesta bateria.


Antonio Bernardo

A terceira bateria foi praticamente igual à segunda, deixando o torcedor ainda mais frustrado pela falta de competitividade , devido a superioridade gritante de Adu Celso.


Ramon Macaya

Nos boxes, após as 3 baterias, Paulé comemorava muito seu bom desempenho e seus pontos ganhos ! Com a perspectiva de aquisição de um novo equipamento, a equipe Contur Turismo fazia a festa !! Bernardo (Sisteca Moto Trator) estava feliz com a estréia, mas admitia não estar ainda familiarizado com a TZ. E Adu Celso, logicamente,  era só alegria !!


Pedro Mezarhane

Outras categorias

 Nos intervalos das baterias da Especial, foram disputadas as provas das categorias Esporte , 125 cc, 50 cc e Estreantes e Novatos. Na catergoria Esporte para motos de 550 cc a 1300 cc, mais um show de Walter "Tucano" Barchi com sua Honda 840 da equipe Moto Janda. Seu maior oponente nem sequer largou ! José Ponticelli (Zezo) caiu na curva do Sargento ao se encaminhar para a largada, ficando com ferimentos leves, mas suficientes para tirá-lo da competição ! Na Esporte para motos de 350 a 500 cc, o atual campeão, favorito,  Ubiratan Rios quebrou sua RD 350 na 2ª volta e teve que deistir, deixando o caminho livre para a vitória de Plínio Lima da recém formada equipe Moto Jumbo - Javi.

Na catergoria 125 cc, Alex Riva, dominou de ponta a ponta , com Kurt Feichtemberger na segunda colocação.

Nas cinquentinhas, Tetsunori Ynada disputou palmo a palmo com Paulo Sérgio Castroviejo, e levou a melhor, com brilhante performance !

Nas Estrantes e Novatos, bons pegas, principalmente entre José Carlos Pereira e Angelo Leuzi, ambos com uma Honda 750, com a vitória final de Pereira !

Com uma pontuação de 15 pontos para o vencedor, 12 para o segundo, 10 para o terceiro, 8 para o quarto, e 6 para o quinto colocado, os resultados da Taça Centauro são :

Categoria Especial

Adu Celso (Equipe Banco Itaú)
Paulé (Contur Turismo)
Pedro Mezarhane
Antonio Bernardo Neto (Sisteca Moto Trator)
Milton Nicola Adib (Contur Turismo)

Categoria Esporte (550 a 1300)

Tucano (Moto Janda)
José Carlos Pereira
José Roberto Cordeiro (Duratex) 
Luizmar Neto Muniz (Equipe Contrapino)
Luiz Antonio Tonini

Categoria Esporte (350 a 500)

Plínio Lima (Moto Jumbo-Mavi)
Lucílio Baumer
Juarez Plasman
Mario Hélio Sanctos (Itamarati)
Rogério Marques Santos

Categoria 125

Alex Riva
Kurt Feichtemberger
Júlio Fonseca
Mario Pintoni (Balestrieri)
Alcínio Rodrigues Filho

Categoria 50

Tetsunori Inada (Moto Car)
Paulo Sérgio Castroviejo (Moto SPA / Vaz)
José Silveira (Guard-rail)
José Moreira ( (Rocatti)
Ricardo Vieira Guimarães (Moto SPA)

Categoria Estrentes e Novatos

de 550 a 1300 – José Carlos Pereira

de 350 a 500 – Marcos Botti Pedroso

categoria até 125 – Luis Antonio Moreira.

 


Foram baterias rápidas e disputadas fazendo o público, que compareceu em ótimo número, vibrar muito ! O tempo também colaborou  com muito sol, para que Interlagos vivesse uma grande festa com muita adrenalina !!

Por Ricardo Pupo

Veja no Youtube um rústico, porém histórico vídeo desta prova


Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:



Nome:   E- Mail:

Comentários dos Internautas:

Foi realmente otimo rever uma reportagem maravilhosa como essa. E realmente uma pena que a nossa motovelocidade esteja acabada, por culpa daqueles que nada querem fazer. Uma pena.
Tabajara  A. Jorge
(Sábado, 31 de Agosto de 2002, às 16:49:10)


Nessa eu andei na estreantes e novatos. Pena nao ter me classificado muito bem.  Parabens pela materia
Marcio J G de Oliveira
marciobravo@terra.com.br
  (Quinta Feira, 3 de Outubro de 2002, às 02:12:00)

N.R. - Mande-nos sua histórias !


LINDA MATERIA. PARABENS. PENA QUE JA FAZ MUITO TEMPO DA ULTIMA TACA CENTAURO.
TABAJARA  A. JORGE
MIRAASSUMPCAO@IG.COM.BR (Sexta Feira, 7 de Fevereiro de 2003, às 18:27:44)


O que posso dizer ???....só saudades desta linda época onde os pilotos eram romanticos e andavam no "Braço"....bons tempos....
mario pintoni filho
pintoni_sports@yahoo.com.br (Terça Feira, 20 de Janeiro de 2004, às 13:09:27)


NESSA EU FIZ UM QUARTO NA ESPORTE NO PEGA COM O CONTRA PINO PALMO A PALMO . FOI MINHA ESTREIA EM PROVAS DE VELOCIDADE
recebi o trofeu do querido e falecido secretario de esportes de sp Caio Pompeu de Toledo.
minha primeira corrida
BOCA DAMINELLI
(robrto.daminelli@terra.com.br) Sábado, 25 de Junho de 2005, às 20:29:56


nao tenho certeza se andei de estreante nesta mas se andei tomei um tombo na entrada do S disputando posiçao na ultima volta com uma cb 500. good time's. um abraço Mario Pintoni.
Em Tempo: eu estava com uma rd 350
Ivan
(ivandejesus51@ibest.com.br) Quarta Feira, 10 de Agosto de 2005, às 10:13:50


Que bom relembrar aqueles momentos....Ricardo voces estão de parabéns!!
Mário Pintoni Filho
(mario_pintoni@yahoo.com.br) Quarta Feira, 28 de Setembro de 2005, às 10:21:47


qual não foi minha surpresa ao visitar este site e de repente, e aos 53 anos, ainda motociclista, me deparo com comentários a respeito da Taça Centauro, mais precisamente na categoria 125, e vejam só lá está meu nome (embora faltanto uma letra), NA 5ª CLASSIFICAÇÃO, voltei no tempo, bons e inesquecíveis tempos.
Parabéns pela pagina
ALCINIO RODRIGUES FILHO
(caximbau@yahoo.com.br) Sexta Feira, 7 de Abril de 2006, às 22:22:48

N.R. Já corrigimos a falta da letra ! Falha nossa !!


Olá pessoal, belo site emocionante, eu sou motociclista, faço parte do MC Viking de São Paulo, tenho 51 anos e sou nascido em Araraqura Sp. e queria saber se o piloto JOSE MOREIRA (PENHA),piloto das categorias de 50cc FALECEU  em Interlagos e em que dia, corrida e campeonato que elê estava disputando pois naquela epóca eu muito criança mais ou menos em 1965 eu trabalhava em uma oficina que na época só concertavamos lambretas tipo Ld, Li 175cc,Lx 150cc e varias outras como vespas, leonetes e outras coizitas mais, a oficina chamava-se Moto Veslã de propríedade do maior preparador de motores na época lambretas como já havia dito VALDEMAR ZAGO, na época tinhamos campeonatos  brasileiros de lambretas e regionais, tinha muitta corridas em Jaú do nosso amigo Carlos e Bortoto em Bauru do nosso amigo Paçoca, que hoje também está no Kart, Manolo Loco piloto de Araraquara que geralmente corria com a lambreta preparada pelo ZAGO, Edimundo um amigo muito legal O Berto papa difunto e muitos outro opá já ia me esquecendo do mecánico ajudante do Zago, Nei, macanico da Moto Ney em Arararqura, e o Luizinho hoje mecanico da oficina do Nei, bom,nas motos tinha Zé Faito, o Biano, o Nézinho e muitos outros ó não poderia deixar de citar o Brijéca, o Toninho Dasdorna o Higo, bom me desculpe se me esqueci de alguém mas é lógico que esqueci na época tinhamos muitos amigos e as garotas MARIAS GASOLINA ME LEMBRO DE UMA GARATINHA  muito bonitinha mais não me lembro o nome, e a corrida de Cuibatão poxa muita gente se machucou nas cordas foi muito trite bom deixa isso pra lá e as corridas de Pederneiras, época muito boa SAUDADES.
Bom passoal se eu for ficar contando tudo não vai dar, mais ainda vou escrever um LIVRO tenho certeza que vai ser muito legal.
Olha ai Valdecir na época eu ainda não te conhecia mais foi uma época muito boa.
Abraço a todos que eu lembrei e também naqueles que eu não lembrei.
Època inesquecivel.
NECO (LELÉ)
(neco.dias@yahoo.com.br) Sábado, 29 de Julho de 2006, às 14:05:11


Amigo e Xará Ricardo Pupo,
Fiquei super-feliz em ler a matéria e ver meu nome na 5ª colocação (categoria 50cc) , porém meu sobrenome está errado : Ricardo Vieira Guimarães , e não Ricardo Vieira Jr.
Se não me engano a segunda etapa da Taça Centauro foi logo em seguida, uma ou duas semanas depois, e desta vêz pelo anel externo de Interlagos.
Foi um dos maiores privilégios da minha vida correr pela equipe Moto-Spa do Diego Escalona (San Diego), ao lado do campeoníssimo Paulo Sergio Castroviejo. São fatos e recordações que guardo com muito carinho para toda a minha vida!!
Um grande abraço.
Ricardo Vieira Guimarães
(rvguimaraes@ig.com.br) Sexta Feira, 18 de Agosto de 2006, às 23:11:18

Caro Xará: A fonte que "garimpamos" essa matéria, a Revista Duas Rodas, mencionava o seu nome daquela fora. Já corrigimos !!


Eu conheço e sou amigo do ALCINIO RODRIGUES FILHO categoria 125cc hoje vulgo CAXIMBAL
Sandro Piracicaba
(scgdick@hotmai.com.br) Quinta Feira, 7 de Setembro de 2006, às 20:06:07


Ricardo parabéns pela excelente matéria. Vi, na 125, o nome do Kurt Feichtemberger. Excelente pessoa, amante nato do motociclismo, abandonou as competições a pedido da família (Norma-esposa), mas continuo ligado passando a presidente da Federação de Motociclismo. Tenho um carinho muito grande por essa grande pessoa que é o Kurt, que me deu o maior amparo, quando do meu acidente em 1980 no autódromo de Goiânia (14/11/1980).
Ricardo, por favor teria um contato do Kurt, e-mail ou fone?
Obrigado e um grande abraço!
Marcelo Maruri - Balneário Camboriú - SC
(mmaruricamboriu@yahoo.com.br) Sexta Feira, 16 de Fevereiro de 2007, às 21:18:31


Andei na categoria 50 cc. Como nunca classifiquei, meu nome não aparece na lista da categoria. Sugiro publicarem - se possível - a lista dos inscritos nas provas, ou fotos da época, para que eu possa mostrar aos meus filhos e netas. Foi lindo relembrar aqueles tempos.
Léo Wagner
(leo@pietromarketing.ppg.br) Sábado, 17 de Março de 2007, às 19:11:48


Bonita materia faz relembrar e sintir saudade eu partecipei desta corrida na categoria 50cc gostaria se fsse pocivel me passar a classificacao de todos os pilotos 50cc nessa prova. 

nome: B. Carlos Da Silva
(bcs~silva@hotmail.com) Segunda Feira, 9 de Junho de 2008, às 17:47:55


bons tempos mesmo!

nome: ivan de jesus
(ivan.51@hotmail.com) Domingo, 22 de Junho de 2008, às 14:39:17


Gostaria de saber sobre piloto Lucilio Baumer filho

nome: Mirella
(mi.sombrio@gmail.com) Quinta Feira, 28 de Agosto de 2008, às 22:31:48


estive em varias destas corridas, sou prima do milton nicola adib (cigano) tina 13 anos que saudades....
Rosangela
rosangelaaldighieri@hotmail.com


tambem participei de taças centauro cat 50 ate hoje ainda trabalho no ramo conheci todos os momentos e movimentos das motos preparadores mecanicos pilotos trabalhei p moto car silvio braga convel com tany e fiz uma tz p lauro assakawa da iodice fala ai vai porra temos tantos caras legais billy foster amato felipe cury e outros que realmente movimentavam aquilo e tudo muito estranho estamos em 2009 e nao se ouve mais falar na imprensa sobre motos de corrida ou corrida de motos e lamentavel
marioqueirozjunior
 mariotaison@hotmail.com


Nunca é tarde pra dizer :"Eu estava lá".Tinha 16 anos, ia de onibus do Ipiranga até Interlagos, certa vez encontramos nada menos que o Sr. Eloi GOgliano que dispensa comentários pela sua grande referência ! Essa é inédita, fazíamos inscrição na cilomotores só pra conseguir as credenciais e ficar no box!Gostava de ouvir a BMW do Tonini saindo da Ferradura, o som era uma beleza.Grandes tempos,obrigado pelo espaço,grande abraço.
nome = Fábio Muniz Pinto
email = FabioMuniz@Hotmail.com


eu corria de rd 350 e ficava babando nas tz olhando pilotos mais lentos do que eu aparecendo em revistas e jornais nao sabia o marketing estava nas tz mas foi legal bicho!
nome = ivansilva
email =
ivan.51@hotmail.com                                                    20/10/2011


Excelente matéria, Mario Pintoni (grande cara) meu amigo de infância tocava muito. Ganhou várias corridas com um Yamaha 100 preparada. Bons tempos de Interlagos..........
nome = Ricardo Garcia
email = rick.g@uol.com.br                                                        21/10/2011


Eu,silvio braga, ex piloto de competição,preparador de moto velocidade e apaixonado por competição,nao poderia deixar de manifestar a minha vontade de no mínimo voltar aos anos 70 ,dos meus amigos ;tucano e denisio ,paolo e gualtiero e outros .
nome = silvio braga
email = silviodesouzabraga@gmail.com                                 10/07/2012


Na categoria especial, na volta de classificação, depois de alternarmos os lugares por quatro voltas, na ultima, ganhei a posicao de sétimo lugar com o Largatixa, o Grecco que depois correu na Fórmula Indy. Muito legal relembrar tudo isso. Parabéns a todos que participaram na época.!!!

Eu tambem participei da Taça Centauro na categoria 50c, andei muito bem, minha melhor colocação foi oitavo lugar, mas cheguei a andar entre os quatro primeiros. Foi emocionante rever este site. Parabens!!!

nome = Mauro Leme
email = mauroalarmes@hotmail.com                                     03/10/2016


Ganhei na categoria estreantes e novatos 350cc a 500cc
nome = Marcos Botti Pedroso
email = mbotti.pedroso@gmail.com                                    21/02/2020