Test Drive
YAMAHA FT1-J
mini-enduro

 

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por: Marcos V.Pasini


Yamaha FT1-J 50cc Mini Enduro 1971

Em 1971, quando chegaram as primeiras Mini-Enduro, eu tinha uma Yamaha F5 - 50cc.
Meu porte físico, nessa época, já não era mais compatível com a ergonomia da mini-enduro, mas, lembro-me que o "Seu" Edgard, me ofereceu para testar uma delas.
Achei-a extremamente frágil, mas seu motor, igual ao da F5, ficava mais forte, na versão FT1-
J, por ter sua relação final, na roda, mais "reduzida", e peso menor.
Esse foi meu primeiro contacto com a Yamaha FT1-J Mini-Enduro.

A história da Mini-Enduro para o colecionador Flavio Abbud, já foi um pouco mais interessante.

Conta Flavio:

"Meu sonho de adolescente, era que o meu pai me desse uma Yamaha Mini-Enduro.
Na época, êle não a deu, porém, mais tarde, ganhei uma Yamaha 100 LS3.
Mas, a Mini-Enduro, ficou na lembrança... 
O primeiro amor...

Passado muito tempo, consegui localizar um exemplar do meu sonho frustrado, nas mãos de uma pessoa que a usava como meio de locomoção da família!!! 
Andavam em 3, na moto!!! Inacreditável!!!

Depois de muito barganhar, o proprietário propôs-me que, se eu arrumasse uma CB400 usada, faria a troca "pau-a-pau". 
E assim foi. Achei a tal da CB400 e concretizei o negócio.

Aí, começou o processo longo mas prazeiroso do garimpo de peças e restauração, até que consegui deixá-la do jeito que queria, realizando, finalmente, aquele sonho...

Daí para a frente peguei gosto pela coisa e, hoje, tenho alguns exemplares os quais restaurei, com o mesmo carinho.

Mas a Mini-Enduro, meu primeiro amor, foi a primeira das minhas Clássicas dessa nova fase!!!"


Yamaha Mini-Enduro 1972 cedida para o teste pelo colecionador Flavio Abbud

A denominação FT1-J nas motocicletas Yamaha, significa que é uma Trail (T), de 50cc (F), 1a. versão (1), e sistema de partida (F ou J = mecanica), conforme mostra a tabela abaixo:

cilindrada

utilização

n° sequencial

sistema de partida

F

T

1

F ou J

50cc

trail

versão n°1

mecânica

As Yamaha FT1-J 1972, tinham uma alteração na caixa do filtro de ar, em relação à 1971, se bem que em alguns catálogos oficiais da Yamaha, aparece o modelo 1972 igual ao 1971.
A FT1
-J, foi substituida, em 1973, pela linha GT, que tinha o cilindro posicionado mais verticalmente e o carburador externo, com a admissão pelo cilindro, sendo a mistura, gerenciada pela válvula de palhetas "Torque Induction".
Foram importadas, as GT de 50 e 80cc, em boa quantidade.


Yamaha GT 50A 1973

 

 
Yamaha GT 80 1973

Dirigindo a FT1-J:

Logo, de cara, o tamanho reduzido faz com que o piloto se sinta meio "deslocado".
O pedal de partida é macio, e o motor responde suavemente.


Dirigindo a Mini-Enduro

O cambio é característico da família das F5. É de 4 marchas "todas para baixo" e, o ponto morto, é "tudo para cima", ou usando-se a parte traseira da alavanca de cambio, com o calcanhar, o que torna super-fácil achá-lo.


detalhe da alavanca de cambio

Seu motor, de 49cc, com o único cilindro inclinado à frente, a exemplo das F5 e das FS1, tem o carburador embutido na lateral direita do carter, e a alimentação é gerenciada por meio de uma válvula rotativa, que controla a mistura que é admitida pelo virabrequim para, depois, ser comprimida na camara de explosão, junto à vela.


detalhe do cilindro e carburador

close do local do carburador

sistema de admissão pelo carter

fases da admissão da mistura

Depois de relembrar o esquema de engate do cambio, engatei a 1a. marcha, que entrou suavemente, e saí com a moto, meio sem jeito, mas ela não se acanhou. Seu bravo motor de 4 hp trabalhou competente e silenciosamente, movimentando os meus 75kg, sem problemas.


FT1-J - motor competente

O chassis tubular, em berço, e a sua, suspensão dianteira, tipo "Cerianni" e traseira, com braço oscilante e dois amortecedores, proporcionam uma ciclística, segura, porém com limitações, para uso on/off-road, podendo-se desenvolver seguramente os 60km/h, em uso urbano.
O uso em rodovias, fica comprometido por sua baixa velocidade final inferior a 80km/h.


detalhe da suspensão dianteira

Seus freios a tambor, com acionamento simplex, comportam-se compativelmente ao desempenho do motor da moto.


freio dianteiro


freio traseiro

Seus comandos de acelerador, embreagem e freios estão ergonometricamente bem distribuidos em seu guidon, estilo trail, com trave central.

Sua ergonomia é boa para motociclistas (sem garupa) com estatura menor que 1,70m e peso inferior a 70kg.


Conforto comprometido para piloto com a estatura superior a 1,70m

Os retrovisores, com vidro convexo, estão posicionados de maneira satisfatória, fornecendo boa visibilidade traseira.

A chave de contacto, localiza-se ao lado do único instrumento no painel, o velocímetro, em local seguro e de fácil acesso.

O painel é composto de velocímetro, hodometro total e parcial e luzes de advertência, fornece uma visibilidade satisfatória.


farol, piscas e velocimetro

O conjunto optico é gerenciado por uma bateria de 6V, à magneto, que proporciona uma eficiencia razoavel.

Para acessar a Ficha Técnica da Mini-Enduro Clique aqui

 


Filha e Mãe

Andar em uma Yamaha Mini-Enduro 1972 após muitos anos, foi simplesmente incrível.
Como já disse antes: 
"Motocicletas tratadas com amor, ajudam a manter viva a história do motociclismo".

 
Alguns quilos mais tarde...

Nossos agradecimentos aos colaboradores:
Flavio Abbud, Bernardo Britto e Alberto Rech
que nos forneceram material informativo para podermos realizar essa matéria.

 Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


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Comentários dos Internautas:

Adorei a matéria, pois a moto em questão era também meu sonho de juventude que pude concretizar somente hoje 02-08-2002. Prometo mandar fotos, e a história da restauração desta minha nova relíquia...
Silvinho Brandão
flika2002@bol.com.br (Sexta Feira, 2 de Agosto de 2002, às 15:01:32)

N.R. - Estamos aguardando. Pode usar nossa seção "Passo-a-Passo" para que todos possam acompanhar a restauração !


Parabens pela pela matéria. Como muitos tive uma Mini-Enduro quando garoto e hoje tenho uma para relembrar aqueles bons tempos.
Gostaria de poder entrar em contato com os responsaveis pela materia e com outros que tambem tenham motos desta época. abraços
Ricardo M. Gomes
ricardo@stap.com.br (Segunda Feira, 12 de Agosto de 2002, às 12:12:11)

N.R. - Voce pode entrar em contato com o Marcos Pasini pelo e-mail mc70@motosclassicas70.com.br


AAALLLUUUCCCIIINNAAANNNTTTEE EU AMO ESSAS ANAESINHAS , ELAS SAO MUITO LINDAS ,, INACREDITAVEIS AS PITURAS DAS GT E TAMBEM DAS FT1`s ESSAS FOTOS ORIGINAIS DE PANFLETOS E PROPAGANDAS DE FABRICA SAO DEMAIS ,, NAO VEJO A HORA DE RESSUCITAR A MINHA GT ,, DEUS E PAI , VOU PRECISAR DE VOCES TODOS ,, AGRADECO A TODOS , O ENPENHO E DEDICACAO AS MINIS ENDUROS , VALEU

nome: RODRIGO
(rodmotocross@hotmail.com) Segunda Feira, 1 de Setembro de 2003, às 01:42:11


ALTISSIMO NIVEL A MATERIA , TENHO UMA GT TODO FERRADA , PRA COMECAR PRECISO COMPRAR UM CANO DE DESCARGA , QUE TIVER ME DE UM ALO , MUITO OBRIGADO, OUTRAS PECAS SAO BEM VINDAS, SO DIZER QUAIS VOCE TEM , AGRADE-CO A OPORTUNIDADE

nome: RODRIGO TEIXEIRA
(rodmotocross@hotmail.com) Segunda Feira, 1 de Setembro de 2003, às 01:57:54


Muitas saudades procuro uma moto igual a esta a alguns anos se tiver alguma favor entrar em contato

nome: ronaldo
(ronaldowenck@ig.com.br) Quinta Feira, 25 de Setembro de 2003, às 13:26:18


Parabéns pelo teste, me fez regressar pelo menos uns 23 anos, no qual dei inicio a minha vida no motocross que começou em uma mini enduro amarelinha com uma lista no meio do banco da mesma cor da moto, a moto era um show. tenho vontade de adquirir outra para restaurar se alguem souber favor me avisar obrigado

nome: Vinicius Féo
( www.vinicinhofeo@yahoo.com.br ) Domingo, 24 de Abril de 2005, às 17:36:54


Esse teste foi feito em Volta Redonda, Rj...A cidade onde eu nasci... que bacana meu..

nome: Múcio
( muciomb@hotmail.com ) Domingo, 2 de Abril de 2006, às 10:42:40


Nota 10 este site, fiquei encantado com o teste drive da mini enduro, FT1J e eu que tenho uma reliquia destas e não sabia, comprei-a para meu filho quando ele tinha 3 anos, (hoje ele tem 27 ) aí ele andou por uns tempo, depois ela ficou parada por 14 anos, ainda tenho a motinha, este mes (jul. 2006) levei ela para um mecanico fazer os reparos e limpeza necessarios para faze-la funcionar.
Estou pretendendo vende-la.
Se alguem tiver interesse, quero receber ofertas, tambem posso mandar fotos dela por e-mail.
OBS. ¨QUERO TER INFORMAÇÕES A RESPEITO DE DOCUMENTAÇÃO, POIS NÃO O TENHO, E QUANDO COMPREI-A À MAIS DE 23 ANOS NÃO ME PREOCUPEI COM ESSE DETALHE POIS VIVIA NA FAZENDA NO INTERIOR DO PARANA, HOJE PASSADOS TODOS ESSES ANOS, E DEPOIS DE MUDAR-ME DE CIDADE, NÃO ENCONTREI MAIS A PESSOA NEM OS FAMILIARES DA QUAL COMPREI A MOTO, LEMBRO-ME QUE NA EPOCA O ANTIGO PROPRIETÁRIO COMENTOU QUE A MOTO ERA DE 1973.¨
Ficarei muito agradecido em receber contacto.
Um abraço a todos. Vilmar

nome: VILMAR DE FREITAS
( KIKOPRAIA1@HOTMAIL.COM ) Domingo, 16 de Julho de 2006, às 13:36:49


D+, adorei essa matéria! Gostei tanto que resolvi reformar minha mini-enduro FT1, 1971. Inclusive gosteria de arrumar uma plaquinha da Yamaha para colocar no tanque, já que a minha foi pintada e adesivada. Agora eu a quero totalmente original!!! Se alguém souber onde posso encontrar, favor envie e-mail. Abraços

nome: Marcelo Bittencourt
(renatalepeltier@uol.com.br) Quarta Feira, 7 de Fevereiro de 2007, às 22:31:31


Que legal, eu tenho uma mini enduro tbm 74 vermelha gostei muito das motos e tbm tenho uma fazendeira 100
e uma jawa 1961
um abraço .

nome: rafael carrazzoni
(ismaelcarrazzoni21@hotmail.com) Segunda Feira, 8 de Outubro de 2007, às 22:04:30


Vendo a maravilhosa vem a lembrança do garoto cabeludo baixinho andando em sua moto, talvez ele hoje nem lembre ou não lembrar mas o Pupo Moreno sabia tocar ... Moreno Um forte abraço Flavio valeu pela lembrança.

nome: Jackson
(jacksonsantos_bsb@hotmail.com) Terça Feira, 19 de Fevereiro de 2008, às 21:35:16


Gostei muito desta matéria, principalmente por mostrar um pouco da historia desta tão desejada moto. Acabei de retaurar a minha, uma gt 50cc 1974 com exelente indice de originalidade. Existe alguma confraria de proprietarios de mini enduro, para reunir as motos existente???? Se tiver me avisem
Grato  Mauricio

nome: Mauricio Karat
(karatmau@gmail.com) Terça Feira, 27 de Maio de 2008, às 10:44:36