Test Drive
HONDA CB 350 K4
1972

 

Home

 



Honda CB 350 K4 1972

 


p/ Marcos V. Pasini

No começo da década de 70, minha moto, uma Yamaha 125 AS1, pertencia, assim como todas as 125cc da época, à uma categoria de bom status no meio motociclístico nacional.

Aos poucos, as 250cc e 350cc começaram a engrossar as colunas do front motociclístico das médias cilindradas, até então representado apenas pelas poucas, e caras, Italianas, levando, então, as 125cc para um plano mais "básico"...


Honda CB250 K0 1968
Flagrada, na época, na região da "Esquina do Veneno", em SP.

Meus amigos começaram, então, a comprar (ou ganhar dos pais) essas motos, de "alta cilindrada", para a época.
As quadricilindricas de 750cc eram, ainda, raras e destinadas a um pequeno grupo super-seleto.

Como, nessa época, eu era um dos poucos que tinha carteira de habilitação (recém tirada), prestava alguns "favores" (dificílimos) para meus amigos, assim como levar suas motos  para o litoral, ou outras viagens quaisquer...Meus préstimos eram muito disputados (que stress...)!!!

Assim, tive a oportunidade de "testar" vários modelos clássicos "in natura", como Suzuki T250J, Kawa 350 S2, Honda CB250K1, Yamaha 250 DS5E, Yamaha 650 XS1e2, dentre outras jóias...

Como disse antes, eu era um dos poucos habilitados...
Outro amigo meu, comprou uma novíssima  Honda CB350 K4 1972 "0Km"!!!
Ele (infelizmente) não precisou de meus préstimos de motociclista, pois era outro dos "poucos" habilitados...

Extremamente ciumento com sua CB350, era difícil conseguir dar uma volta com ela sem escutar uma lista de recomendações...Ele estava certo, afinal, era uma jóia linda (e cara)!!!

Isso foi em 1972...

Ha pouco tempo "caiu em seus braços", uma outra CB350 K4, e ele não pensou duas vezes; negociou sua CBX1050 na troca com ela...
Luis Eduardo ("Lú", ou "Luigi"), está, de novo, com sua primeira paixão, representada brilhantemente pela sua atual moto!!!

E é ela que testaremos nesse mês mediante, é claro, a uma "Lista de Recomendações", afinal, além de linda (e cara) é, agora, rara!!!


Honda CB350 K4 cedida gentilmente por Luis Eduardo

Nota:
Se faz necessário comentar, antes de mais nada, sobre o impressionante estado geral em que se encontra essa moto!
Eu tive a nítida impressão de estar dirigindo uma CB350 recém comprada "0Km"!!!
Só vendo para crer...

Histórico:

As primeiras CB350 que chegaram ao Brasil, as K0, datam de 1968.
Eram motos rápidas com o quadro não muito apropriado para seus fortes motores.
A Honda trouxe dois modelos, CB250 e CB350, com o mesmo "Lay-Out", somente diferenciadas pela "plaquinha", nas laterais, onde se indicava 250 ou 350 e, é claro, pela parte interna do motor e seu desempenho.


Honda CB250 K0 1968
Mesmo "Lay-Out"da CB350 K0

Ainda em 1968, chegaram alguns poucos exemplares da versão "Scrambler"  desse modelo, a CL350 K.


Honda CL350 K0 Scrambler 1968

Em 69,70 e 71 repetiu-se a mesma situação. 
Motos rápidas com motores de 36bhp @ 10500 rpm, porém com um conjunto de chassis e suspensão voltado mais para passeio do que para esporte.


Honda CB350 K2 1970

A partir de 1972, os motores vieram mais "mansos", com a faixa vermelha começando aos 9500 rpm porém, da mesma forma, competentes, mais compatíveis com o apelo de Turismo, e sem a pretensão de "encarar" as brilhantes Ducati Mark-3D ou as agressivas Yamaha 350 R5, que começavam a despontar no nosso mercado.


Detalhe da traseira da CB350 K4

Em 1973 chegou a versão K5, com freio a disco na roda dianteira, e a partir de 1974 (no Brasil) foi substituída pela CB360, que foi comercializada até 1977, ano da proibição das importações.


Honda CB360 1975

No Brasil, ainda, foram importadas, independentemente, alguns poucos exemplares de sua irmã quadricilíndrica, a CB350F, antes da chegada das CB400F.


Honda CB350F 1972

A Honda CB350 foi muito utilizada, na versão policial, pelo Departamento de Serviços Viários de S.Paulo (DSV), tendo cumprido seu papel com dignidade e competência!

dirigindo a Honda CB350:


dócil e competente

A partida elétrica, prata da casa da Honda, funciona firme, fazendo o bicilindrico SOHC (comando simples no cabeçote) responder com firmeza e sobriedade, típico dos motores 4 tempos.

Nela, tudo é macio. Comandos de embreagem, acelerador, freio, etc...

Primeira marcha engatada, vamos relembrar os velhos tempos...

O bicilindrico vertical, com o virabrequim defasado a 180° (tal qual os 2 tempos), balanceia o motor, naturalmente, transferindo ao piloto excelente conforto na dirigibilidade!!!


Detalhe dos dois escapamentos

É um motor mais econômico que o das 2 tempos, da época, proporcionando uma autonomia maior!!!
Sem se falar de não se precisar trocar e destrocar velas, o que era rotina nas suas velozes concorrentes!

Perdia em relação ao desempenho para elas mas, a Honda, claramente, não estava preocupada com "performance", apesar de que seu conjunto quadro/suspensão não deixava a desejar às outras quando se tratava de curvas "de baixa" velocidade.


bem estável em curvas "de baixa"

Sua ergonomia é irrepreensível.
Aliás as Honda sempre primaram pelo conforto do piloto e acompanhante!!!

O cambio é de 5 marchas, sendo a primeira para baixo e as outras para cima, com o neutro entre a 1a. e a 2a. marcha.
A relação de marchas e de transmissão final são compatíveis à aplicação a que se destina. O Turismo!!!

Sua velocidade cruzeiro, permite, com folga, atender aos limites máximos de nossas rodovias. Com muita folga!!!

A suspensão dianteira é hidráulica tipo convencional, com molas expostas (recobertas com uma capa metálica cilíndrica) e a traseira é composta por um braço oscilante e dois amortecedores hidráulicos com molas reguláveis.

É dotada de um resistente e bem projetado quadro em berço, que possibilita uma condução segura e confortável.

Os freios, a tambor, funcionam dentro da expectativa, sendo auxiliados pelo bom "freio-motor" de seu propulsor de 4 tempos.
O modelo com freio a disco na dianteira, veio somente em 1973.


Detalhe do tambor de freio e chave do contacto

A chave de contacto, localiza-se no quadro, abaixo do tanque, do lado esquerdo, acima do motor. 
Um local de difícil acesso, com risco de se esbarrar a mão no cano de escapamento.

Os instrumentos tem sua visibilidade boa, apesar de seu tamanho reduzido, como era costume na época.


Vista superior da CB350 - Impecável...

O painel é composto de velocímetro, hodômetro total e parcial, e luzes de advertência de neutro, setas e farol alto.

O conjunto óptico é gerenciado por uma bateria de 12V, que proporciona uma eficiência satisfatória.

para acessar-se a FICHA TÉCNICA clique aqui

A CB350 K4, foi uma motocicleta que sustentou a Honda, dignamente, nessa faixa de cilindrada, apresentando consumo e conforto melhor, em relação às agressivas 2T, representadas, na época, pelas Yamaha RD350, Suzuki GT380 e Kawasaki 350 S2.

Beleza, economia e conforto !!!
Essa é a Honda CB350 K4 !!!

 

Muito prazer em pilotá-la !!!


Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:


Comentários dos Internautas:

Perfeita !!!!
Kleber Klein 
siacadastral@uol.com.br (Segunda Feira, 3 de Junho de 2002, às 11:43:17)


Parabens pela otima reportagem ! Tenho 44 anos e aprendi a andar de moto numa CL350 Scrambler 1969. Aquele escapamento nunca me saiu da lembranca ! Se eu achasse uma em bom estado, na certa, compraria.
Paulo Fernandes Silva
pfernandessilva@uol.com.br (Segunda Feira, 3 de Junho de 2002, às 14:37:21)


Realmente muito inteira!!! Parabéns pela matéria!!!
Meu pai também possui uma CB350K4, porém parada a mais de 15 anos e não possui mais sua pintura original (dourada). Tenho o desejo de restaurá-la e gostaria, se possível, de saber como fazer para obter a coloração exata do tanque.
Philipe Muggiati Mocdsi
pmocdsi@hotmail.com (Terça Feira, 4 de Junho de 2002, às 15:27:27)

N.R. - Você pode entrar em contato com a Design Pinturas, com Pedrinho no tel. 011-221-1855 (cite o Motos Clásisicas 70)


Matéria magnífica, moto idem!! Vi uma igualzinha à da matéria num domingo de maio, a caminho para Serra Negra e pena eu não estar com a máquina fotográfica. Era de babar!! Valeu!
João C. B.
joaobottcher@uol.com.br (Terça Feira, 4 de Junho de 2002, às 17:26:04)


Fiquei contente de ver a matéria da CB 350 72 ouro restaurada por nós da Donatti`s.
Nilton Donatti
Donatti`s@ig.com.br (Terça Feira, 4 de Junho de 2002, às 18:27:42)


Calça com boca de sino? Bota bicuda de meio cano? Jaqueta preta com bastante ziper cromado? É, eu lembro.
Parabéns pela matéria Ricardo e ao proprietário pelo estado da moto, uma verdadeira clássica.
Roy
anglolusa@hotmail.com.br (Terça Feira, 4 de Junho de 2002, às 19:19:59)

N.R. - Agradeço o elogio, mas a matéria é de autoria do Marcos Pasini. Eu só fotografei !
Ricardo Pupo


Assim como as outras reportagens, está também não foge a regra! Uma motocicleta com excelente estado geral, notei o uso da lente da lanterna traseira, ser igual a da CG125 ano 82, estou certo? já observei o uso desta lente em várias motocicletas, face o custo desta lente ser alto!
Estou restaurando uma 400 four ano 76, se alguém quiser entrar em contato!
Robsom Bonilha
robsombonilha@ig.com.br (Terça Feira, 4 de Junho de 2002, às 20:44:20)


Estraguei o meu teclado com tanta baba!!!!!!
Jairo Portilho
jairoporreta@ig.com.br (Terça Feira, 4 de Junho de 2002, às 22:37:22)


Excelente o estado de originalidade da moto, restaurações assim que nos orgulham e nos remetem aos gostosos anos 70
Rubens Montenegro Neto
rumone@zipmail.com.br (Quarta Feira, 5 de Junho de 2002, às 15:30:42)


É ISSO QUE ME FAZ AMAR, AINDA MAIS, O MOTOCICLISMO!!!!!
HENRIQUE CESAR TAVARES JUNIOR
ITAGUAÍ - RIO DE JANEIRO
HENRIQUEJANE@BOL.COM.BR (Quinta Feira, 6 de Junho de 2002, às 14:32:48)


Fico contente por saber que todo um trabalho de restauração feito pela Donattis, amigo
pessoal de seu antigo proprietario,não tenha ficado em vão.
Gostaria que esta moto, pudesse se manter nas mãos de pessoas como voce, que alem do prazer, colocam a paixão em primeiro lugar.
Parabens pela sua moto, realmente ela é perfeita.
Adriano Gomes Domingues
adriano_branyl@yahoo.com.br (Sábado, 8 de Junho de 2002, às 00:57:22)


Sou proprietário de uma CB 350 K4 igual à sua , com 12mil Km , e fico muito feliz por conhecer apaixonados por um modelos mais significativos dos anos 70 . Parabens pela reportagem!!
Luciano Gimenes
okako@uol.com.br (Sábado, 8 de Junho de 2002, às 19:59:02)


Linda! Foi a primeira moto "grande" em que andei. Estava conhecendo a cidade de Ourinhos-SP e o novo futuro sogro, que tinha uma delas (K5 verde musgo)...zerinho!
Quando me senti à vontade com ela, acelerei forte e entrei numa rua com uma grande curva de asfalto lisinho..."deitei" o máximo que consegui. Mas, no meio da curva, impossível de ver, o asfalto terminava...foi o maior tombo...
Voltei para casa, em São Paulo, todo "ralado", mas valeu! Foi inesquecível!
Quem nunca mais quis lembrar de mim, foi o ex-futuro sogrão!!!
Zé Mauricio
zemauricio13@ig.com.br (Domingo, 9 de Junho de 2002, às 00:19:09)


Marcons,
gostei muito, você realmente tem o dom de descrever a moto e o tempo associado.
UNA !
Luigi
lael@lael.com.br
 (Segunda Feira, 10 de Junho de 2002, às 08:41:19)


Achei excelente realmente, materias dessas dão uma saudade muito grande daquele tempo bom. Parabens pela otima reportagem.
Marco Goulart
mgoulart@rjnet.com.br (Terça Feira, 11 de Junho de 2002, às 21:38:55)


ADOREI !!! A MOTO E A REPORTAGEM
MOTO LINDA E IMPECAVEL !!!!
LUIS FERNANDO SOARES
fersoares@hotmail.com (Quinta Feira, 13 de Junho de 2002, às 17:42:43)


Simplesmeente babei! Me senti de volta aos velhos e bons anos 70 quando tínhamos aquelas motos lindíssimas e que deixaram muitas saudades em muita gente. As motos de hoje podem possuir tecnologias de mas não possuem o glamour daquelas motos clássicas. QUERO VOLTAR PARA OS ANOS 70!!!!!
Paulo Hennrique
profpaulo@hotmail.com (Quinta Feira, 20 de Junho de 2002, às 14:37:45)


Só posso concordar em genero numero e grau, uma vez que trabalhei pelo Comando de Policiamento de Transito inicialmente com uma CB 350 e posteriormente com uma CB 360 e finalmente com uma 500 Four (Que saudades.....) hoje piloto uma CB 400, 83 (minha) e que me desloca do serviço para casa e vise versa, ótimo SITE, parabens.
Miguel Nunes Pereira Fº
miguelnpf@ig.com.br (Segunda Feira, 24 de Junho de 2002, às 20:20:21)

N.R. - Você deve ter muitas histórias para contar aos nossos Internautas !! Mande-nos algumas !


Muito boa a matéria. O site não precisa de comentários.  Possuo uma CB350F e gostaria de vendê-la. o problema é que não tenho idéia de valor.  Está perfeita e muito bonita, em breve mando foto.  Poderia me ajudar a ter uma idéia de valor de uma moto destas?  CB350F 1972.
Quando mandar as fotos mandarei também da minha 750 four. 
Abraços e parabens
Aldo Ávila
aldo@inpi.gov.br (Quinta Feira, 27 de Junho de 2002, às 07:53:19)

N.R. - Mande os dados para os classificados, se possível com a foto. Tente estimar o valor com parâmetro nas ofertas dos classificados.


Excepicional Matéria,apesar de eu não ser da época(tenho 19 anos), eu sou mais um fanático nesse modelo e pretendo comprar uma moto dessa logo... Parabéns. Edwaldo Caetano de Oliveira Junior
frango_100@hotmail.com (Quarta Feira, 31 de Julho de 2002, às 09:49:34)


Descobri o site a pouco tempo, possuo uma CB350 1972 da mesma cor e também em ótimo estado, (Pneus originais, substituídos a 20 dias), IPVA original placa etc. gostaria de elogiar pelo trabalho feito nesta matéria  e se possível receber dicas de lojas para compra de acessórios peças etc. Obrigado,
Carlos Eduardo R. Silva
kadu.silva@bol.com.br (Quinta Feira, 15 de Agosto de 2002, às 18:39:46)

N.R. - Voce deve encontrar esses itens na Moto Racer (011- 222-7922) c/ o João.


Demais. Foi uma volta ao passado. Minha primeira moto foi uma 350/72, só que verde garrafa. Fiquei com ela 8 bons anos. Depois dela tive vária outras motos, mas possa dizer que a 350 foi a melhor.

nome: Ferreira
(luiz.ferreira@unibanco.com) Terça Feira, 24 de Setembro de 2002, às 20:37:21


estou restaurando uma verde 73 com 40000km o motor esta perfeito em breve mandarei fotos parabens a todos mais uma vez
rogerio de souza
mgjps@ig.com.br (Terça Feira, 4 de Março de 2003, às 11:50:03)


Gostaria como posso arranjar peças para uma cb 250 de 1974 q tenho mas nao consgo encontrar a mola do kik-star estou na nadeira portugal contctem me urgente,tenho as fichas tecnicas todas posso enviar por e mail se quiserem mas presizo da minha mola comprimentos

nome: miguel valente
(tasky@sapo.pt) Quinta Feira, 10 de Abril de 2003, às 17:57:41


ESTOU MUITO FELIZ COM A MATÉRIA TAMBÉM SOU POSSUIDOR DE UMA CB-350/72, PRETA DONO A 24 ANOS, A UNICA DA CIDADE, JÁ DEU MUITA ALEGRIA, SÓ QUEM POSSUI ESTE TIPO DE MOTO SABE O QUE QUE DIZER CLASSICAS DOS ANOS 70. GOSTARIA DE POSSUIR UM MANUAL DE PROPRIETÁRIO DESTA MOTO, NÃO SEI COMO CONSEGUIR, GOSTARIA DE RECEBER POR E-MAIL, OU ALGUM SITE PARA TIRAR UMA CÓPIA. OBRIGADO. OSVALDO FERREIRA SOARES FILHO, DE PIRAPOZINHO/SP. TERÇA-FEIRA 02 DE SETEMBRO DE 2.003.

nome: OSVALDO F. SOARES FILHO
(osvaldinhofsfilho@ig.com.br) Terça Feira, 2 de Setembro de 2003, às 13:18:12


Parabens adorei saber que nao estou so com essas maquinas perfeitas se poderem me mandar fotos ou troca de email !!!
Assim que puder mandarei fotos obrigado.

nome: leandro Itapetininga SP
(lvn2003@bol.com.br) Quarta Feira, 24 de Setembro de 2003, às 19:19:37


BRAVO!!!

Terça Feira, 2 de Dezembro de 2003, às 16:41:29


PO MUITO LEGAL TENHO UMA A2ANOS E ESTOU CADA VÊZ MAIS APAIXONADO POR ELA

nome: AMAURI
( amaurilojack@yahoo.com.br ) Domingo, 12 de Setembro de 2004, às 21:40:55


Primeiramente gostaria de dar os parabens pelo exelente reportagem e ao proprietário pela maravilhosa moto, comprei uma cb 350 ano 1970 e estou restaurando, ela é bege e gostaria de saber mais sobre ela.... valeu

nome: beto, 19 anos, céu azul Pr
( dt.maluquinho@bol.com.br ) Segunda Feira, 22 de Novembro de 2004, às 21:26:37

Caro Beto
Obrigado pelos elogios à matéria.
A sua Honda CB350 1970 deve ser a K2, (vide foto abaixo).
Ela chegou no Brasil com as cores, vinho, verde e dourada (sempre "saia e blusa"). 
A azul, conforme na foto, em não me recordo se também foi importada mas posso me informar.
Abraços
MP


Honda CB350 K2 1970


Muito boa a matéria, parabenizo a todos que a fizeram.
Um Abraço

nome: Rafael
( rfcs18@terra.com.br ) Segunda Feira, 10 de Janeiro de 2005, às 18:15:35


Parabéns pela reportagem e também pelo espaço em que podemos usar para comentar sobre esta motocicleta. Estou restaurando uma CB 350 K4 de 1973, desde fevereiro de 2004. Após várias etapas, me encontro na parte em que se vai fazer a parte elétrica, como por exemplo um novo chicote. Tem sido emocionante este trabalho, pois a comprei sem funcionar e estou muito curioso para ouvir seu ronco. Ela foi desmontada totalmente pelo meu mecânico, com excessão do motor, o qual foi somente retificado a parte superior. Através deste espaço, podemos fazer um "Mini clube da CB 350", pois temos os e-mail uns dos outros, onde podemos trocar informações. Qualquer sugestão, podem me passar e se tiverem alguma dúvida podem perguntar, pois se eu souber, responderei com maior prazer. Parabéns pelo site pois através dele solucionei vários problemas durante a restauração da minha CB 350. Abraços.

nome: Altemar Vilela Oliveira
( altemarvilela@yahoo.com.br ) Sábado, 29 de Janeiro de 2005, às 23:18:26


Meu irmãozinho, fui possuidor de uma dessas em 1983... a minha era de um senhor desde nova... senti vontade de chorar de saudades... muito legal mesmo! e a moto do cara é nova!

nome: Luiz Eduardo (Fortaleza - CE)
( luizeduardodb@yahoo.com.br ) Quarta Feira, 6 de Abril de 2005, às 15:03:36


Ola Marcos, tudo bem?

Foi namorando esta reportagem que fui pesquisando e correndo atrás do meu somho de conseguir uma CB-350 e queria ano 1.972, assim fecharia o sonhos do passado de adolecente. Como na História enviada. Hoje tenho a minha CB-350, igual a da reportagem, faltando apenas o friso inferior do tanque para ficar completa, que devo comprar na 1ª oportunidade que for a S. Paulo.

Moto e Matéria belissima, mais uma vez parabéns a voce e toda equipe pelo trabalho.

nome: Ricardo Simões (Ourinhos SP)
( souzasimoes@uol.com.br ) Sábado, 30 de Abril de 2005, às 23:01:24


Li tua reportagem e realmente,muito Boa.
Gostaria de saber que ano e modelo eram as Honda 350 Amarelo ouro, pois estava pesquisando sobre. Pois tirei minha carteira com uma, que era de um amigo.

nome: Ibáetê Bins Pinto
( ipinto@terra.com.br ) Sábado, 4 de Fevereiro de 2006, às 10:06:25

As Honda CB350K Amarelo Ouro, tipo "saia e blusa", chegaram em 1970, eram as K2.
As K4 (conforme a do teste) também eram Amarelo Ouro.
Abçs
MP


Chega dar um nó, só de olhar essa moto nestas fotos, a CB 350 foi um sonho que nunca pude realizar, embora tenha tido inúmeras outras motocicletas, essa é de uma época em que eu era menor, e só acalentava os sonhos. Em 1976, numa festinha de garagem no bairro Auxiliadora em Porto Alegre, encontrei uma dessas, inclusive na mesma cor, estava abandonada e com o lado direito machucado por um tombo, se fosse possível voltar no tempo....bons tempos.
Parabéns e obrigado por nos proporcionar essa visão de uma máquina maravilhosa.
Abraços

nome: Luciano Lause
( luciano.lause@gmail.com ) Terça Feira, 31 de Outubro de 2006, às 18:45:01


Olha e uma maravilha, tive a oportunidade de possuir 3 hondas cb360, no ano de 1978, a honda do Brasil poderia fazer uma edicao especial dessas motos (cb 350, 360, 400four e cb 125 2 cilindros. Com certeza eu compraria pelo menos duas.

nome: Joaquim Natal
( joaquim_natal@yahoo.com.br ) Sexta Feira, 3 de Novembro de 2006, às 21:56:12


Esta foi a primeira moto "grande" que eu tive,realmente uma moto muito boa e confortável era verde ano-73.viajei muito com ela.fiquei 3 anos de 75 a 78 quando comprei a 500f que tenho até hoje;se pudesse teria ficado com ela.atualmente é mais facil vermos motos four de todos os modelos do que as 250 e 350 uma pena.parabéns ao propietário desta moto está impecavel.

nome: silvio scortecci
( silvio.scortecci@terra.com.br ) Quinta Feira, 9 de Novembro de 2006, às 20:11:27


La moto de paucar

nome: ynti
( leonardo-chichin@hotmail.com ) Sábado, 16 de Dezembro de 2006, às 00:17:20


Obrigado pela reportagem! Muito bom poder relembrar aqueles tempos. Tive uma dessas, foi minha primeira moto e na qual aprendi a andar. Era na cor vermelha metálica (vinho). Na foto que mostra o detalhe do tambor de freio e da chave, a lateral do tanque, por efeito de algum reflexo, depois do nome HONDA, está da mesma cor da minha moto. Depois de uma queda, mudei a cor para branca com outro grafismo, e vivia levando piadinhas porque ficou parecida com as motos da PM, que eram brancas. Um dia dei duas voltas no anel externo de Interlagos com ela e pude ficar um bom tempo com o "pé-no-fundo", ou mão-no-fundo, na reta oposta. Só o freio realmente nos dava alguns sustos e vontade de trocar pela 360, quando chegou. Mas era uma delicia de moto. Fiquei com saudade até da inveja que tinha dos caras com as 500 ou 750 Four.
Valeu, amigo.

nome: Nestor Carvalho
( nestor.nlac@gmail.com ) Segunda Feira, 2 de Abril de 2007, às 18:13:11


Obrigado e parabens pela excelente materia . Estou emocionado de ver esta moto novamente. Em 1976 eu possui uma , foi a minha segunda moto , na epoca eu estava com 20 anos . Bons Tempos aqueles .

nome: Domingos Franca.
Terça Feira, 22 de Maio de 2007, às 19:48:47


Ótima matéria pois a CB350 foi uma moto com boa eceitação de mercado na época, nesta categoria a Honda tinha uma forte comcorrente a R5 que ja havia comquistado o seu lugar no mercado mas a CB350 era uma moto mais econômica e andava muinto bem em baixa rotação, então a CB350 se adaptou para os motoqueiros mais velhos e mais calmos e as comcorrentes de 2 tempos ficou para os mais maluquinhos.

nome: Carlos gean do nascimento silveira
(geannsilveira@ibest.com.br) Quinta Feira, 14 de Junho de 2007, às 20:30:12


Muito belo este exemplar,realmente me levou de volta a fins de 1974 quando quase comprei uma desta cor mas o negócio não saiu e eu esperei até junho de 1975 para então comprar minha primeira moto "grande" uma ano1973 verde e com freio a disco,fiz com ela muitas viagens nunaca me deixou na mão e sua resistência era impressionante,pois em 1977 ao viajar para prestar vestibular no meio do caminho de 90km escutei um barulho no motor como se estivesse quebrando tudo,parei desliguei o motor,não sabia o que era,mas o compromisso do vestibular me lembrou que tinha que prosseguir funcionei novamente o barulho aumentou e pensei vai voar tudo para fora mas aos poucos ele diminuiu,cheguei ao meu destino fiz a prova e voltei ao chegar e ir direto na oficina o veredicto aneis quebrados e virados;andei mais ou menos 140 deste jeito qual outra moto que aguentaria isto ?andei em torno de 50.000km até troca-la em 1978 pela 500f que tenho até hoje sinceramente se pudesse teria ficado com ela também grande moto

nome: silvio scortecci
(silvio.scortecci@tera.com.br) Terça Feira, 19 de Junho de 2007, às 16:36:51


Tenho 47 anos e fui proprietário de uma CB350 73 Dorada, era considerada a moto mais linda da cidade (SJCampos-sp) nesta categoria de cilindrada. Seu motor era um relógio a ponto de na partida não ser ouvido o motor de arranque, qdo tocado o botão de partida era como se estivesse ligando diretamente o motor, alias não era preciso apertar a partida e sim apenas esbarrar no botão. Foram inúmeras viagens, a sensação era a de que chegado ao ponto de destino ficava triste pois queria continuar viajando. Final de 1979 ínicio dos anos 80...época maravilhosa.

nome: Ivan Gramacho
(ivangramacho@uol.com.br) Sábado, 23 de Junho de 2007, às 20:05:54


Eu acabei de adquirir uma ano 72 amarelo gema e gostaria de saber mais detalhes dessa moto e qual o nome da cor dessa magnifica moto da reportagem

nome: Ronaldo Rodrigues
(revinhorace@ig.com.br) Terça Feira, 26 de Junho de 2007, às 21:52:16


beleza e sufisticação.

nome: david mauricio
(david_st@hotmail.com) Quinta Feira, 5 de Julho de 2007, às 17:51:09


Tengo una cl 350 k2 y todavia no la pude utilizar, le estoy arreglando el motor, por los comentarios que lei creo que hice una exelente adquisicion.

nome: Ignacio Amoroto
(iamoroto@hotmail.com) Quinta Feira, 6 de Setembro de 2007, às 16:48:04


Bela reportagem, também possuo uma igual a da matéria. E gostaria de entrar em contato para trocar informações sobre essa motocicleta. abraço a todos!!!

nome: Renato Antunes
(renogananda@yahoo.com.br) Sábado, 22 de Setembro de 2007, às 00:44:55


Valeu pela materia. Tive uma 73 vinho nos anos 80, muito boa. Abraço

nome: Mario, RJ
(marioreina@ig.com.br) Sexta Feira, 19 de Outubro de 2007, às 11:20:47


QUE LINDA!
Sempre acho que nasci na época errada, pois sou apaixonado pela magia e pelo mundo dos carros e motos da década de 70.Possuo uma 500 four 74, um Maverick e uma CB 350 72, que irei transformar em uma caferacer de encher os olhos.O difícil é guardar tanta coisa, os amigos que me emprestam buracos na garagem que o digam.Este site é muito bom!
Abço 

nome: Kleber Batista de Oliveira
(kleberb@polmil.sp.gov.br) Terça Feira, 11 de Dezembro de 2007, às 09:36:39


Saudade da "tiazinha" (apelido carinhoso dado por nós devido a cor dourada e faixas pretas = a musa da playboy). Tinha 13 anos quando meu pai (Rafael) começou a restaurar a cb com o Nilton Donatti e o Zezé da Recar. A moto estava em estado de ferro velho. O carburador e os escapes vieram do Japão sem nunca terem sido usados. Tenho orgulho em falar que a pintura branca dos emblemas foi feita por mim.
Lembro que nos reuniamos no Pacaembu todas as terças feiras e na hora de ir embora, meu pai deixava eu voltar tocando a "tiazinha", era a melhor coisa do mundo para um muleque de 14 anos.
Pena que uma noite, em frente ao estádio, meu pai ficou hipnotizado pelo ronco do 6 em 1 da cbx 1050 e aceitou a troca. Se ele pudesse voltar no tempo tenho certeza que nunca trocaria o ronco da dupla carburação enchendo, como se a mistura sempre estivesse gorda, pela bateria de 6 da cbx.
Consigo até sentir o cheiro da tinta fresca grudando no motor quente.
Parabéns pela troca. Espero que consiga manter a "tiazinha" do jeito que meu pai deixou.  

nome: Thomás Davini

(thomas_davini@hotmail.com) Quinta Feira, 27 de Dezembro de 2007, às 16:55:53


Show de bola. Tenho uma CB360T que estou trabalhando para deixar em condicoes de uso. Infelizmente nao tenho como deixa-la 100% original pois ela esta com motor de CB450. De qualquer forma os detalhes desta moto serviram de inspiracao para a minha que tem essa mesma cor. Parabens ao Dono !!! Belissima moto

nome: Paulo Silva
(pauloars@gmail.com) Segunda Feira, 3 de Março de 2008, às 21:15:23


A sua moto sem duvida nenhuma é uma rarídade além de linda, eu sou fã de motos antigas em especial a rd 350,honda cb 750four,cb350for, Seria possivel eu achar uma cb 250for importada pelo Brasil mas legalizada

nome: henrique vera dos santos
(familiaverasantos@hotmail.com) Domingo, 23 de Março de 2008, às 20:30:38


ótima materia e lindissima essa CB350, eu tive uma 1972 e vendo essa agora da muita saudades, pretento comprar outra

nome: jota
(d.nascimento_1967@hotmail.com) Segunda Feira, 7 de Abril de 2008, às 14:36:49


Prezado Colega, gostaria de saber sobre peças de reposição para esta moto ??? são caras, faceis de encontrar .... muito obrigado

nome: Wilker Tavares
(wilkertavares@hotmail.com) Sábado, 24 de Maio de 2008, às 15:17:12


oi amigos,tenho uma CB350 HONDA 1973,esta muito boa, mais estou com dificuldade de encontrar os escapamentos, se alguen poder me ajudar eu agradeço muito obrigado

nome: claudio
(claudio-castilho1957@bol.com.br) Terça Feira, 2 de Setembro de 2008, às 23:29:57