Test Drive
HONDA CB350 four
“Bonsai-Four”

1974

 
Precursora da conhecida CB400 Four, essa bela 350F foi uma opção que não pudemos desfrutar, no Brasil, talvez por decisão da própria Honda em não importá-la pois o custo dela chegaria próximo ao da CB500 Four, devido ao seu acabamento requintado


Marcos V.Pasini

Existem alguns exemplares, no Brasil mas, acredito, trazidos por importação própria.
Por esse motivo as informações sobre ela não estão “na ponta da língua”, tendo sido necessário uma pesquisa mais acirrada, para podermos descrever com mais riqueza essa bela moto. 

 
Honda CB350 F0 - 1973

A última moto dessas que vi “ao vivo e a cores”, fora a unidade testada, foi há uns 30 anos em uma oficina na Av.Brigadeiro Luiz Antônio, em S.Paulo, cujo nome me foge, agora, à lembrança.
Até então, só conhecia o modelo através de revistas especializadas, quando pensávamos:
-“Quando será que vai ser importada?”...

Durante a 2a edição do “Encontro de Motocicletas Clássicas em S.Paulo”, em frente ao Estádio do Pacaembú, apareceu essa CB350F, como quem não queria nada.
Caramba!

Logo, seu proprietário, Jairo Portilho, veio até o grupo, onde conversávamos justamente sobre essa moto que acabara de chegar, e eu, claro, sutilmente pedi se poderíamos testá-la!!!
“Sem problemas, mas ela está um pouco descaracterizada, etc, etc.” - disse o Jairo.
“Tudo bem - disse eu - hoje ela é representante do modelo para nós!”

Honda CB350 Four

Inicialmente a Honda pensava em lançar simultaneamente a CB250Four e a CB350Four mas, como previu-se que a 250 poderia ter um desempenho aquém do desejado, devido às perdas por atrito de seu quadricilíndrico e pelo próprio peso da moto, optou-se pelo lançamento somente da 350 cm3.

A intenção da Honda ao elaborar esse projeto foi a de fazer, da CB350F, um "modelo de entrada" da linha "Four" (modelo mais acessível para os iniciantes aos 4 cilindros) para o mercado norte americano e, por conseqüência, para a Europa, também.

Sendo uma representante da "Família Four" seu acabamento foi primoroso o que acarretou um elevado custo de produção ocasionando um alto preço de venda, para uma motocicleta de performance discreto,  prejudicando sua comercialização. 

Com sua produção iniciada em 1972 (F0) tendo sido produzida até 1974 (F1), a Honda CB350 Four era  equipada com um propulsor quadricilíndrico OHC de 347cm3, 4 tempos, alimentado por quatro carburadores Keihin Ø20mm.
Ela é a “caçula” da família “Four”, conhecida, na Europa, carinhosamente, por “Bonsai-Four” em referencia ao pequeno tamanho da moto com um motor de 4 cilindros e à arte milenar Nipônica, o “Bonsai”, cultivo de miniaturas de árvores.

Com cambio de 5 marchas ela, ainda, não pertencia ao seleto grupo das “six-speed”, do qual já fazia parte a Suzuki T250J e, a partir de 73, a Yamaha RD350 e a “novíssima” Honda CB360, também.

O estilo dela, apesar de ser uma genuína "F", é do tipo “K”, ou seja, com os quatro escapamentos separados, dois de cada lado.

Sua suspensão dianteira é com molas externas, cobertas com capa metálica da cor da moto – uma tendência típica “pré-Cerianni”.

O painel com velocímetro e conta-giros conta com o conjunto de luzes-espia ao centro, bem ao estilo das Honda 1972!!!


Detalhe do painel com as luzes de advertência ao centro, entre as fixações do guidão

A pintura do tanque, assim como seu “shape” é de apelo espartano,“ma-non-troppo”.
O grafismo é simples e agradável, com duas faixas paralelas contornando as duas laterais do tanque, formando um desenho bastante sóbrio e bonito.


detalhe do grafismo da CB350 F1
(na moto testada borrachas sanfonadas substituem as "canecas" metálicas na cobertura das molas da suspensão dianteira)


Pilotando a CB350F

A unidade testada é modelo F1 fabricada em 1974.


Honda CB350 F1 1974 testada
(as rodas Comstar não são originais, assim como o freio a disco traseiro
e o escapamento 4x1)

Muito parecida com a CB400 Four, quando se pilota a CB350F tem-se a impressão de estar-se pilotando uma moto menor, apesar do ronco, agudo, dos 4 cilindros (este modelo estava com um 4x1, que não é original).
Essa impressão é, provavelmente, devido a seu tanque ser mais estreito que o da 400.

A visualização do painel, no entanto, não é muito confortável, devido ao pequeno tamanho dos instrumentos.


detalhe do visual do tanque e painel da CB350F

O “Performance Feel” da CB350F se parece bastante com o da 400F.
Acho que as diferenças devem aparecer, apenas, no cronômetro pois subjetivamente se confundem um pouco.
Como o local de teste não permitiu velocidades altas, não consegui fazer um bom comparativo de performance mas deu para sentir o que é pilotar a pequena 350F.

Mesmo a filosofia de chassis, parte elétrica, comandos, etc..,foi “copy-paste” na CB400F.

A diferença principal, além do motor quase 50cc menor, fica com a suspensão dianteira, que na CB400F é tipo “Cerianni”, com molas internas.

Portanto vou me ater em comentar apenas as diferenças para não ficar “dissertando sobre o óbvio”, o que poderia se tornar repetitivo.

De toda forma, testar uma Honda CB350 Four, é algo que deveria ser feito para termos o registro dessa polemica motocicleta, em nosso site.
E assim o fizemos.


pilotando a Honda CB350 F1

Sua ergonomia é, como em toda Honda, irrepreensível.
É um modelo de pequeno porte, onde nós, pilotos de 1,70m, nos sentimos “em casa”.


na medida certa para pilotos de estatura média


Um pouco da historia desta moto (pelo proprietário)

A compra desta moto foi muito interessante, pois encontrei um amigo que não via à muitos anos, e eu estava com uma CB360.
Ele, me vendo com uma clássica, lembrou-se de uma moto de um amigo dele e me falou:
- “Puxa, tenho um amigo meu que tem uma CB350 Four jogada no fundo da casa dele...”
E eu lhe respondi que, provavelmente, não se tratava de uma Four e sim uma bicilíndrica, pois não sabia de nenhuma 350F aqui no Brasil.
Mas ele me afirmava que ela tinha "quatro canos de escape" e que na lateral estava escrito “350 Four”...

Eu imaginei que se tratava de um “frankistein”, sei lá, talvez uma CB350 bicilindrica com motor de 400F...
Mas acabei indo lá ver a tal moto...

Quando cheguei na casa do cara eu quase caí de costas ao vê-la, e constatar que se tratava de uma moto original...
Não pensei duas vezes, paguei quanto ele me pediu na hora e dei um jeito de ir busca-la no mesmo dia (vai que ele muda de idéia...).

Foi um fato interessante, também, pois eu não tinha cheques, e dei R$50,00 de sinal (!!!!!!!!!!) para ele “segurar” o negócio enquanto eu saía para contar as economias, pegar um empréstimo no banco, pedir pra mulher tirar do limite, contar pro pai que se tratava de “uma raridade que eu não poderia perder” e blá, blá, blá...

Bem, eu sei que consegui o valor emprestado e retirei a moto mas só fui acreditar na hora que eu a coloquei dentro de casa.

O estado dela não era dos melhores, pois o antigo dono resolveu, êle mesmo, fazer o chicote elétrico e estava uma salada de fios de auto falante com “Durex” e fita isolante (eca!) e aí entra um personagem muito importante na história: o meu amigo Léo que atualmente trabalha no Jacaré!!!

Levei a moto para ele fazer um chicote “no padrão original” e também limpeza de carburadores, troca de óleo, velas, filtro, ou seja, dar uma “geral” para ver o estado do motor.
Eu mesmo recuperei várias peças como punhos, bobinas de ignição, miolo de contato, soquetes das setas e lanterna, etc..
O resultado foi ótimo, pois o motor dela está excelente, não bate nada, não fuma nada!!!!

Chego até a acreditar que a quilometragem do painel seja original (37.000km) e, talvez até a pintura, pois não se percebe nenhum tipo de pintura por baixo.

Eu, por várias razões, ainda não a restaurei, apenas deixei “em muito bom estado para dar umas voltas” pois, quando a pegar de jeito, quero deixa-la perto de 0Km...

E, também, como tenho outras motos em restauração, não posso, simplesmente, desmonta-la e depois faltar tempo (leia-se “dinheiro”) para terminá-la.
Bem, tem muitas outras coisas que eu poderia falar sobre ela mas, deste jeito, não vai caber aqui!!!

Abraços
Jairo Portilho


Agradecemos ao amigo Jairo Portilho pelos comentários e por ter permitido que andássemos com sua CB350 Four.

Esse teste foi feito no bairro do Pacaembú, em São Paulo, SP, BR

fotos: Internet, R.Pupo


FICHA TÉCNICA
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Comentários:


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Só saudade tive uma ano 73 cor vinho,essa aí ta muito linda parabens.

nome: Joao Anhon
( janhon@globo.com ) Sexta Feira, 8 de Julho de 2005, às 22:44:31


Só posso agradeçer aos amigos Ricardo e Marcos,pela bela matéria com a minha querida "motinha"... valeu!!!

nome: Jairo Portilho
( jairoporreta@ig.com.br ) Terça Feira, 12 de Julho de 2005, às 10:09:09


GOSTEI DE SABER QUE EXISTE NO BRASIL ESSE MODELO 350 FOUR. SERÁ QUE O RONCO DO MOTOR É PARECIDO COM O 4 CILINDROS DA 750K? ATÉ POUCO TEMPO EU NEM IMAGINAVA QUE EXISTIA ESSE MODELO DA HONDA.

nome: ORLANDO MAX OLSEN
( noruega@brturbo.com.br ) Quarta Feira, 13 de Julho de 2005, às 13:17:05


Jairo tambem fiquei supreso quando vi a sua 350 four e confesso que foi a primeira pois só ouvia falar que no japão teria fabricado alguns modelos de 350 four. mas jamais imaginaria que no Brasil teria uma e então bom estado como a sua e sei o quanto voce gosta desta maquina rára.amigo Jairo sem mais palavras ela e linda meus parabéns. sou amante de motos four gostaria de copiar a matéria. um Abraço do m.c Brasilia four aqui do distrito federal.

nome: Pedro Maximiano
( brasiliafour@yahoo.com.br ) Quarta Feira, 13 de Julho de 2005, às 20:51:52


Fui proprietário de uma (excelente) 400 Four 1975 Azul mas desconhecia totalmente esta 350. Parabéns pela reportagem e por nos deixar cientes de q não conhecemos tudo.
Existe alguma rep. da 500 2 cilindros (talvez 1972/3/4)conhecida como moto "colonial" (em função da aparência um tanto qto conservadora)?

nome: Paulo Norcia
(pnorcia@tekno.com.br) Quinta Feira, 14 de Julho de 2005, às 10:43:01

Olá Paulo,
Existe um teste da CB500T (2 cil) em "Matérias Anteriores", na pág.frontal do site.
Abçs
MP


Nunca imaginei ver uma moto dessas no Brasil, vi duas na Itália há vinte anos. É com certeza uma relíquia que merece uma restauração, ao menos que a faça aproximar-se da originalidade. Um jogo de rodas raidas, por qualquer que seja, já irá melhorar muito o visual.
Um abraço ao amigo Jairo, com o qual já mantive contato e venha para Águas com a "maquininha"!
Um abraço!

nome: Carlos Trivellato
( trivellato@speedybrasil.com.br ) Quinta Feira, 14 de Julho de 2005, às 17:30:52


Há muito tempo tenho curiosidade sobre este modelo. Será que existe algum outro exemplar 4 cilindros de 350CC?? Talvez este seja o único modelo da história. O que eu queria mesmo era dar uma volta nela!! Parabéns ao proprietário pelo achado!

nome: Daniel Semeghini
( danielsemeghini@globo.com ) Sexta Feira, 15 de Julho de 2005, às 12:24:41


Ao amigo Orlando Max Olsen; posso lhe assegurar que ronco 350F é muito semlhante ao da 500F, e não ao da 750; pois sua mecânica é a da 500F em menor escala parabens Marcos Pasini pela matéria um abraço


Eu so tinha ouvido falar dessa moto. Apesar das adaptacoes, ela ainda esta muito bonita.

nome: Tabajara A. Jorge
( miraassumpcao@terra.com.br ) Segunda Feira, 18 de Julho de 2005, às 17:23:20


Olá Marcos, eu nunca havia visto uma 350 four aqui no Brasil, até comentei com o Ricardo um dia lá no Pacaembu, que somente havia visto uma em Florença nos idos de l994.
Mas valeu a intenção de vocês de enriquecer o site com mais este teste.
Parabeéns a vocês e ao proprietário Jairo, á quem eu já havia enviado um e.mail cumprimentando-o pela belissima e rara moto.
um Abraço

nome: Edgard
( edg.orto@globo.com ) Segunda Feira, 25 de Julho de 2005, às 21:17:44


Cara puts raridade eu conheço o proprietario da moto so não tinha a visto ainda, Jairo esta de parabéns pela raridade !!! um abraço radames jr.

nome: radames jr
( radamesjr@radamesjr.com.br ) Terça Feira, 2 de Agosto de 2005, às 16:27:25


Jairo sua moto está linda... Parabéns...

nome: Silvinho Brandão
( silvinhobrandao@hotmail.com ) Quarta Feira, 3 de Agosto de 2005, às 18:40:35


Sei bem Jairo, pois tenho uma moto, nso rara mais de grande valor, com muitas historias, CB400 82 custon, nao vendo nao do e nao troco

nome: Renato-Matao-SP
( conzi@process.com.br ) Quarta Feira, 3 de Agosto de 2005, às 20:27:34


Jairo,
Parabéns pela moto!!!

nome: Alessander
( aaragon@pactual.com.br ) Quarta Feira, 5 de Outubro de 2005, às 01:13:05


Caro,Jairo sua moto é uma beleza!!
Mas voce poderia me dizer se o numero do chassi dela começa com CB400...ou CB350....
Encontrei uma moto igual a sua mas nao sei se e original.
e responda pq o cara tá vendendo a moto e eu não gostaria de perder negocio.

nome: reginaldo relk
( relkrodrigues@bol.com.br ) Quarta Feira, 12 de Abril de 2006, às 16:21:33


mande umas fotos dessa pra mim. sou apaixonado pelas four são muito boas e raras

nome: Dyto
(adilsonperera@hotmail.com) Quinta Feira, 4 de Janeiro de 2007, às 23:15:36


quando trabalhei na moto matsuo em meados de 1975 eu fiz a revisão e teste de rua com uma moto dessa..muito bom macia e com um ronco bem peculiar...

nome: ivam sato
(ivannsato@yahoo.com.br) Sábado, 19 de Abril de 2008, às 21:12:29