Test Drive
HONDA CB 360

 

Home

 


por: Marcos V.Pasini


Honda CB360 1976

Nos anos 70, a minha referencia para motocicletas de 350cc eram as com motor 2T: Kawasaki Mark-II e a Yamaha R5 e, posteriormente, a Suzuki GT380 e a Yamaha RD350 (Viúva Negra).
As Honda CB350 eram mais esmeradas no acabamento, com partida elétrica, comandos macios, motor mais "limpo"(4T), etc..
Mas, na hora de acelerar...


Yamaha 350 R5 72

Yamaha RD350 73  

Honda CB350 72   

Em 1974, a Honda nos presenteou com uma moto, mais agressiva que as CB350 72/73, cambio de 6 marchas, visual mais atualizado, porém mantendo o costumeiro requinte das motocicletas Honda.
A CB360!!!


Detalhe do tanque de combustível da CB360

Essa motocicleta, apesar de não oferecer resistência às "poderosas" 2T, era uma moto de concepção estilística e mecânica mais moderna que suas antecessoras de 350cc, chamando a atenção até de nós, adeptos dos agressivos motores 2T.

Seu motor, a exemplo das CB350, é também, com o virabrequim defasado a 180°, o que comprovadamente é um fator de melhora para o desempenho dos bicilíndricos 4T (vide Honda CB500 atual).

No Brasil, em alguns estados ou cidades, a corporação policial, chegou a utilizar esse modelo para uso no controle motorizado de transito.
Na capital paulista, o DSV chegou a ter, tanto o modelo CB350 como o CB360, em sua frota de motocicletas, para fiscalização de trafego (não confundir com o "Esquadrão Bem-te-Vi", do DET, que utilizava motocicletas Suzuki T350J).

A Honda CB360, foi uma moto que, na época, teve o papel de preencher o concorrido espaço das médias cilindradas, até que, aqui, chegaram as Honda CB400 Four, que se impuseram com seu propulsor quadricilíndrico, nesta facção de cilindrada.


Honda CB400 Four 1976

Mesmo assim, a CB360 sobreviveu, no Brasil, até a proibição das importações, continuando a mostrar a graça e a elegância das bicilíndricas Honda. E, além, disso, seu preço era mais atraente que o da CB400 Four, o que garantiu seu mercado.
Temos informações de que o modelo persistiu até 1977,quando foi descontinuado pela Honda.


Honda CB 360

Dirigindo a CB360:

A dirigibilidade da CB360, é suave, como em qualquer motocicleta Honda dos anos 70.
O ronco de seu motor, com pistões defasados a 180°, tende a ser parecido com o de um monocilíndrico, apesar de não se perceber a vibração típica deste (ainda bem), justamente pela contra-posição dos pistões, o que, também, elimina a necessidade de contrapesos (caso dos motores defasados a 360°) para acertar o balanceamento.


Detalhe do motor e chave de contacto (à frente)

O chassis tubular, em berço, e sua macia suspensão proporcionam uma ciclística, leve e segura, tanto em transito urbano como em rodovias, onde pode-se manter os 140Km/h sem nenhum problema.
Em curvas de alta, porém, ela tende a entrar em balanço. Seria necessário um amortecedor de direção.
Como seu uso não é esportivo, não se torna mandatório sua instalação.

Seus freios, a disco na dianteira e a tambor na traseira, comportam-se satisfatoriamente, com eficiência, proporcionando segurança nas frenagens.

Seus comandos de acelerador, embreagem e freios são de acionamento macio.
Sua ergonomia é excelente para motociclistas e garupas com estatura média e peso em torno dos 1,70m e 70Kg.
Os retrovisores, com vidro convexo, estão posicionados de maneira satisfatória, fornecendo boa visibilidade traseira.
A chave de contacto, porém, situa-se à frente do motor, abaixo do tanque, em um local de difícil acesso, com risco de queimar-se a mão, por se situar perto da curva de escapamento do cilindro esquerdo e de perder-se a chave, se o miolo do contacto estiver gasto.
Existia, na época, uma adaptação em que se colocava o conjunto do contacto entre os instrumentos do painel. Isso facilitava o acesso e evitava acidentes ou perdas da chave de contacto.

Os 2 carburadores são de fácil manutenção, requerendo, porém, alguma paciência para acertar sua regulagem.

O painel é completo, com velocímetro, hodômetro total e parcial, tacômetro e luzes de advertência.
Os instrumentos são pequenos, com o cabo de embreagem e o duto de óleo do freio dianteiro passando à sua frente, o que dificulta, um pouco, a visibilidade, com a moto em velocidade.


Detalhe do painel

A partida elétrica, item de série, é bem vinda nessa moto, apesar de seu motor não ser tão pesado para ser acionado pelo pedal de partida.
Mas, afinal,...conforto é conforto!!!
Seu botão de acionamento é localizado no punho direito, simetricamente à posição da buzina, cujo botão é localizado no punho esquerdo.

O conjunto óptico é muito bom, com eficiente farol, lanterna traseira de bom tamanho e setas bem visíveis.

Ficha Técnica - clique aqui

A Honda CB360 é uma moto que agradou e, com certeza, ainda agrada aos fãs das bicilíndricas Honda, tendo sido objeto de desejo de muitos adolescentes, nos anos 70 e, hoje, cobiçada por colecionadores e apaixonados pelas Clássicas.


Como nos velhos tempos...

É sempre bom dirigir uma clássica da Honda...(que me perdoem as 2T).

 Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:


Comentários dos Internautas:

Gostaria, se possivel,ouvir o ronco desta máquina
Joelson Fernandes Gonçalves
joefergon@bol.com.br (Domingo, 16 de Junho de 2002, às 20:51:38)

N.R. Vamos tentar providenciar.


Gostei demais;pois estou tentando montar uma,estou com dificuldade para encontrar o motor. Se puderem me ajudar ficarei grato.
Jorge Martins
jorgemarsil@ig.com.br (Quarta Feira, 3 de Julho de 2002, às 20:44:06)

N.R. Entre em contato com a Silverstone Moto, que tem muitas peças originais das Hondas dos anos 70.


Muito bom o artigo sobre a 360 o que me fez recordar bons tempos. Somente gostaria de acrescentar que sendo proprietário de um modelo 1974 com 80.000km rodados aquele ponto da matéria onde diz que se necessita um pouco de paciência para regular os carburadores acho que foi eufemístico. Na verdade um dos incontáveis mecânicos que tentaram regular a marcha lenta e o funcionamento em baixa velocidades simplesmente lançou a toalha dizendo que "nem Deus regula isso!".

nome: Eduardo A. Belotto
samacadu@yahoo.com  (Terça Feira, 25 de Março de 2003, às 16:07:05)


Gostei de ver essa moto em bom estado de conservação e funcionando em plenas condicões de uso. Valeu!

nome: Ronaldo Gennari
( marizeteoinotti@ig.com.br ) Sexta Feira, 28 de Novembro de 2003, às 11:11:23


Bela matéria e belas fotos.
Parabéns.

nome: Tabajara A. Jorge
( miraassumpcao@ig.com.br ) Quinta Feira, 14 de Abril de 2005, às 10:00:43


Adorei a reportagem, pois tambem sou proprietario e estou restaurando uma cb360 com mecanica original, e parabens pela pagina pois é muito util para quem gosta de motos antigas

nome: joão carlos venturini
( aventuramc@yahoo.com.br ) Segunda Feira, 16 de Maio de 2005, às 11:24:52


Meus caros,

Fui proprietario de uma CB-360 de cor azul e como cita a materia tinha a chave deslocada para o painel e o requinte de ter uma tampa cromada p/ proteção do miolo.

Infelizmente isso foi por volta de 1982, quando troquei a CB por uma RX-180 custom, por pura inocência, tinha medo do custo de manutenção, mais a moto era 100% original e foi vendida sem esforço.

Depois comprei DTs, XLs, XT e em 1986 fui o primeiro a rodar com a recem lançada RD 350LC, de cor preta, mais até hoje sinto saudade da CBzona.

Parabens pelo site.

nome: César H. De Marco
( cmarco@ccboo.com.br ) Sábado, 8 de Abril de 2006, às 16:18:45


Alessandro de Caratinga ,tenho uma 360 com 22000 originais quando comprei ela estava co estator do motor estragado ,troquei o estator troquei o oleo e o motor virou elas são muito bem feitas e queria resaltar o prazer que tive ao andar nela pela primeira vez so quem gosta e conhece e que sente valeu e obrigado

nome: Alessandro
( alessandrohondactga@hotmail.com ) Quinta Feira, 3 de Agosto de 2006, às 19:04:40


ACHEI ÓTIMA A MATÉRIA SOBRE ESTA BELA MOTO, QUE TAMBÉM TIVE O PRAZER DE PILOTAR NOS ANOS 80, COMPREI USADA NA ÉPOCA E RESTAUREI TODA, MAS UM DETALHE QUE NÃO VÍ MAIS EM OUTRAS MOTOS, É ."BIELAS ROLETADAS NO VIRABREQUIM....."  PENA QUE ISTO NÃO SE FAZ PRESENTE EM TODAS AS MOTOS...  MAS PARABÉNS PELA ÓTIMA MATÉRIA E TAMBÉM AO PROPRIETÁRIO DESTA MOTO DAS FOTOS. ABRAÇO.

nome: SIDNEY SCHMIDT
 (sidy.sc@terra.com.br) Segunda Feira, 31 de Março de 2008, às 13:36:07


Muito legal a materia, ja fui proprietário de 3 cbs 360 todas ano 74, duas toda original e outra com motor de cb. Vendi para comprar um carro na época, e agora sinto falta da moto, se alguem tiver uma para vender e estiver no preço entre em contato.

nome: Jackson
(jackson_kroplin@yahoo.com.br) Quinta Feira, 15 de Maio de 2008, às 18:02:16


adorei o texto!!
estou a pensar comprar uma, mas estou indeciso entre a cb360 e a cb250 da mesma década, que me aconselha considerando o desempenho e manutenção de ambas?
Abraço

nome: carlos caeiro
(caeiro.carlos@gmail.com) Quinta Feira, 12 de Junho de 2008, às 11:18:43


Boa tarde! Acabei de adquirir uma máquina desta, mas com pouco estado de conservação. Gostaria de algumas informações se possível de onde posso comprar peças. Grato...

nome: Fernando Machado
(fernandomachado326@hotmail.com) Quarta Feira, 16 de Julho de 2008, às 16:53:23


tenho 26 anos e tenho uma foto sentado numa cb 360 aos 2 anos de idade, como essa matéria me emocionou, pois nao lembro daquele momento.Sempre admirava a foto e queria saber mais sobre a moto, parabéns pela matéria, está excelente.
email = dudasics@hotmail.com
nome = eduardo


moto de porte muito bom valeu
email = sidney.motos@yahoo.com.br
nome = ney motos


Eu tenho uma cb 360 com motor 400.Preciso do motor 360. vendo a moto tambem.
email = invocadosmotoclube@hotmail.com
nome = wagner


muito boa a materia nunca tirem da net pois ha ainda muitas pessoas apaixonadas por essas maquinas incriveis
email = marques.224@hotmail.com
nome = luiz claudio marques machado


ola caro amigos,estou adquirindo uma cb 360 1973 e ela possui alguns traços que foi uma das motos da policia de sao paulo de cor branca,queria saber se alguem possui uma foto um registro da epoca daquelas motos da policia da epoca gostaria de restaura-la ou deixa la parecida com a da epoca,agradesço se alguem a tiver.
email = sdgalego29@hotmail.com
nome = maykon


Tive a felicidade de ter uma RD 350 75 e um CB 360 76. Cada uma era cada uma! Cada uma com suas vantagens e desvantagens. Nos 'pegas urbanos' niguem segurava as RDs 350 mas para 'dar um vareio' aé a praia com a mina na garupa, nada melhor que CBzona!! Duas prncesas da época!!!
email = josuetunas@hotmail.com
nome = Brancaleone


sim ela é gostosa demais, pois vcs me surpreenderam com essas fotos pela qual tenho uma de mesma cor e pretendo saber qual é o valor dela hoje no mercado ano 74 cb 360 placa de sao paulo atualmente ela está aqui em salvador desde 87 quando aqui cheguei
email =
jk_compositor@hotmail.com
nome = JK - Josadaque


Adoro estas MOTAS
email =
suzukidrz250@sapo.pt
nome = ze


adorei a materia tenho uma cb 360 ano 74 tenho dificuldade em mesa de platinado possue a 26 ano gostaria de saber qual é o valor para q um dia posso vender o espape esta em 2em1 vermelha toda documentada 2 dono
email =
jk_compositor@hotmail.com
nome = Josadaque Moreira da Silva


Gosto muito de moto da decada de 70, tenho uma Honda cb 360 modificada devido a dificuldade de encontrar peça, mas mesmo assim estou feliz com minha vovozinha.
email =
kenka2@bol.com.br
nome = Denis Duarte Faria


linda linda
email =
barbababy08@gmail.com 
nome = barbara


TAMBEM TENHO UMA
nome = samuel brasilia-df
email =
PISA.FIRME@HOTMAIL.COM


TENHO UMA CB 360 ANO 75 ESTOU COM DIFICULDADE Para achar o par de escap original quem souber quem tenha ou faça ele,ou vendo minha moto todinhacromada,motor peças de aluminiun etc,pneus pirelle de cbx etc,favor enviar email q retornarei com muitas fotos
nome = Felipe
email =
az-ajuda@hotmail.com


UMA MOTO CLASSICA LINDA, DE PERFIL ARROJADO, CUIDE DESSA BELEZURA
nome = PAULO
email =
pcrossoni@hotmail.com


Olá ainda sou novo no mundo das motocicletas classicas, mas estou começando afinal ao invez de comprar uma titan comprei uma cg 79 antes mesmo de ter carta e reformei inteira com tudo original. e sou louco por motos como a cb 360, a materia acima é muito boa para explicar a pessoas como eu que não estiveram nos tempos aureos das hondas classicas afinal tenho apenas 20 anos! Muito bom o site!
nome = Pedro Ziantonio De San Juan
email =
pedroziantonio@yahoo.com.br                                                                    10/05/2011


Nos anos 80 pilotava muitas dessas motos com motores de cb 400 mas quando possuiam os motores originais era uma motocicleta relativamente rapida
nome = Renato Correa
email =
RCorreas@yahoo.com.br                                                                           27/05/2011


"Essa matéria é bem antiga" . Tem os que gostam do barulho das "four" e tem os que adoram o som (música , pra mim) da 360. Estou à alguns anos montando uma chopper 360 e não vejo a hora de poder viajar com a "36".  Inseri muitas modificações no motor e atualmente , quem precisar de peças , é só consultar o Ebay motors USA ( cb 360 parts). Os americanos odeiam motos japonesas e vendem pçs bem baratas ( ainda bem !!! ) Sucesso a todos.
nome = Ruberval G. Coelho - Maringá - PR
email =
rubervalcoelho@hotmail.com                                                                    04/07/2011


TENHO UMA 74 C/MOTOR DA 450DX.É UM TESÃO.E SEI QUEM TEM UMA ORIGINAL PRA NEGÓCIO.
nome = rodrigo (mico)
email =
rodrigo.oliveira38@hotmail.com                                                            22/07/2011


Valeu Marcos, bela maquina dos anos 70. Comprei uma 76 com 35.000 km 100% original ainda sem restauração e estou a procura do manual do proprietario e catalogo de peças para iniciar a restauração, se alguém souber de algo me avise. Abraços a todos.
nome = Rogers Machado da Silva
email =
rogersmachado25@gmail.com                                                                  25/07/2011


Maravilha da Internet, só assim pude rever esta bela garota, que o feliz proprietário a conserve por muitos anos.
nome = Joelson passos de Souza
email =
joelsopassos@uol.com.br                                                                          17/10/2011


Está linda sua moto, pelo que pude observar, só pintura, escapamento e pneus não são originais, mas é nota 10, tive uma verde em 75.
nome = monteiro
email =
j.monteiro.42@hotmail.com                                                                        20/10/2011


queria saber quanto custa uma moto dessa hoje em dia
nome = marcos
email =
mag74@r7.com                                                                                            07/11/2011


peça muito linda uma classica e claro quando eu era criança ficava olhando maravilhado estas motos hoje tenho 3 motos uma cg 99 uma twister 2008 e uma cansas mas como eu gostaria de ter uma classica so para desfilar
nome = jorge antunes
email =
jorg.inhoantunes@hotmail.com                                                                26/12/2011


Parabens pela materia ; sou proprietario de uma Honda CB360 1974 desde 0 KM ! - unico dono - Azul ; atualmente com quase 40.000Kms originais - as pecas que ate hoje eu tive que substituir foram:- ponteiras do escapamento, pneus, platinado, velas ,espelhos retrovisores ! A moto é praticamente 100% original !! Mantenho impecavel e, estou disposto a vender. Quem se interessar, favor entrar em contato !! VENDO SOMENTE PARA COLECIONADOR E QUE VAI CUIDAR DA MOTO.
nome = L.T.Sou
email =
souleca@gmail.com                                                                                    09/02/2012


a história da honda no brasil é miiioooto bonita, eu tenho 3 hondas, uma fan, uma crf e uma cb 600, são muito boas. Eu garanto.
nome = osvaldo
email =
osvaldo.melojr@gmail.com                                                                            13/02/2012


olá queria achar uma pra comprar, uma pra restaurar entende, será que eu acho uma ?
nome = cristian
email =
cristiancesarrosa@hotmail.com                                                        16/03/2012


Olá pessoal, sou proprietário de uma cb 350 ano 73, e estou reformando, porém, algumas peças terão que ser substituidas, será que alguém pode me dar umas dicas de onde consigo? abs.
nome = William (Campinas - SP)
email =
willifcosta@yahoo.com.br                                                                                                26/03/2012


Não sabia que a cb 360 tinha os cilindros defasados a 180 graus! achei interessante esse artigo, pois possuí uma em 1993, porém com o motor da 400 adaptado...que perda!!Parabéns pela máquina!
nome = Marcelo Rodrigues Pastura
email =
colbitt500@yahoo.com.br                                                    02/04/2012


Esquecí. A Honda descontinuou o modelo, pois lá fora já estava sendo lançada a CB 400, que em 1980 seria lançada aqui.
nome = Tabajara Aparecido Jorge
email =
tabajaraaparecidojorge@hotmail.com                                                    03/05/2012


gostei muito d ver esta materia. muito bom ver estas queridas balzaquianas q fizeram e continuam fazendo sucesso. viajei no tempo. muito show
nome = carlos
email =
cjmortari@hotmail.com                        23/05/2012


eu tive uma 360 e vendi me arrependo ate hj agora não consigo achar uma p comprar se vcs souberem de alguma me avise. parabens pela materia
nome = marco aurelio blasque
email =
shedow_600@hotmail.com                                    02/08/2012


sou apaixonado nesta moto, mas as que encontro estão muito caras
nome = jansen
email =
jansen22@hotmail.com.br                                                            29/10/2012


Tive. Usava no dia a dia. Andava mais que as CB400 mas os carburadores eram de matar - Eita dureza de regular!!! Fim de semana era praia (guaratuba) ou terra natal (guarapuava)... Seis marchas!!! Uma maravilha!!!
redirect = http://www.motosclassicas70.com.br/confirmacao_comentario_materia.htm
nome = Brancaleone
email =
josuetunas@gmail.com                                                    10/01/2013


Numa moto como essa ,o comando deverá ter a folga certa ou não se consegue o acerto dos platinados.mesmo com carburadores limpos vc fica louco e não consegue andar.pra ficar bom ,adaptem um rolamento na ponta do comando. fica 90% resolvido.obs: "VERIFICAR O NIVEL" de óleo "TODA" vez que for andar com a moto.
nome = Ruberval -maringá pr
email =
rubervalcoelho@hotmail.com                                                  11/03/2013


primeira moto que andei na vida foi a irmã mais nova desta, a CB 200, verde musgo, tinha painel idêntico e um ronco de moto grande...de respeito mesmo. Agora, na época, o que era uma 360? "o maquinaaaço" hoje uma relíquia ! baita moto e a da foto tá inteira mesmo
nome = júlio riczaneck
email =
mostrapg@terra.com.br                                        19/06/2013


  ...pois e` Julio, nos anos 70, a honda ditou regras . Quem tinha "grana" , comprava a "sete galo"(cb 750). por um "pouco"menos ,ia-se de 500 four e quem nao queria gastar muito, ia de CB 360 ou o que a grana desse. Essa ultima ,a minha "top" e logo a minha fica pronta !rubervalcoelho@hotmail.com Maringa Pr
nome = Ruberval G Coelho
email =
rubervalcoelho@hotmail.com                                    02/08/2013


boa noite amigos apaixonado por honda cb 360 ... tenho uma desta maquinas toda original com 54.000 original ate manual
nome = valter junior
email =
valter.gj@hotmail.com                                                        04/09/2013


Na minha opinião as hondas sempre foram superiores, tanto que no Brasil, exatamente em São Paulo,aqui no meu Bairro, Brooklyn Paulista foi montada a primeira empresa de importação e montagem das hondas, a Cobri, na Rua Álvaro Rodrigues, pelo Luiz Fernando, dono da Marcas Famosas, deu tão certo que a honda resolveu montar a sua própria importadora, também aqui no Brooklyn, coisa que nem Yamaha, nem Suzuki tiveram, porque?
nome = sergio leonardo
email =
sergiowillysinterlagos@gmail.com                                    19/02/2015


... Concordo c/ vc . Discontando um ou outro lançamento "furado", a Honda sempre "mandou bem".Li numa revista que alguem la da yamaha japao, comentou que subestimaram o nosso mercado de motos ( com direito a pedidos de desculpas ). prometeram investir muito por aqui.A suzi e a kawa ,seguem de forma mais que discreta. Embora em qualquer uma dessas quatro citadas voce esteja de "moto",cuidado com motos xiiiinesas.EM trinta dias a revenda some , a fábrica evapora e vc tem que adaptar cano de guarda-chuva ou cabo de vassoura ;se quiser "ainda" andar de"moto".Rubervalcoelho@hotmail.com
nome = Ruberval G. Coelho
email =
rubervalcoelho@hotmail.com                                            03/05/2016


Quando vi essa moto pela primeira vez mim apaixonei, Era meu sonho na época.
nome = Roberto
email =
rsilvasantosd2@gmail.com                                                22/07/2016