Test Drive
HONDA CB400
"Made in Brazil"

 

 

 



por: Marcos V.Pasini

Com a proibição das importações, em 1976, terminava, para nós, pobres vítimas das circunstancias econômicas que assolaram nosso país, uma importante fase do motociclismo nacional, que tinha começado com a chegada, em 1968, das primeiras japonesas.


Lançamento da Honda CB400 em 1979

Isso foi muito marcante para quem viu de perto essa época.

Depois de 1977, aconteceu um período de transição, quando, eram ocasionalmente vistas raras RD400, Bol d'Ór's, etc, em meio às poucas novíssimas CBX1050, todas com placa do exterior...

Mas, não era a mesma coisa. Não era uma situação normal...

Quem quisesse andar de moto, em paz com a lei, ou continuava com suas surradas importadas ou partia para as 125cc "made-in-Manaus"...Foi o que eu fiz...

Em 1979, enfim, aparece a "Salvação da Pátria"!!! 
Uma média cilindrada com sabor de Super-Bike!!! 
A Honda CB400!!!


Honda CB400 1980
, cedida gentilmente para os testes
pelo ex-piloto, colaborador e amigo, 
Mario Helio Sanctos

Inspirada na versão americana CB400T Hawk, ela veio suprir as necessidades de ex-propietários de RD's e CB's da vida.


Honda CB400T 1978, com 5 marchas

 


CB400T Hawk

Era uma moto de alta tecnologia (pelo menos em termos de Brasil) para a época, onde se dispunha de ignição CDI, as revolucionárias rodas "ComStar", dentre outras novidades... 

Faziam-se filas, nas concessionárias, para poder-se adquirir um exemplar dessas maravilhas, com um alto percentual de ágio...

Era costume, também, algumas consecionárias fazerem modelos personalizados, para dar mais exclusividade, ainda, à já cobiçada CB400 nacional!!!


CB 400 Moto Status


CB 400 Projeto-H


CB 440 Projeto-H

A solução, normalmente adotada pelos mais afoitos, era entrar num consorcio e quitar a moto na primeira assembléia.
Ou, transferir o consorcio de um carro de maior valor, para a moto. E ficar com um carro velho, no troco...
Foi essa a minha opção!!!

Dirigindo a Honda CB400

Em relação às suas ancestrais bicilíndricas e mesmo às quadricilíndricas, o tamanho da CB400, quando você a está "vestindo", impressiona.
Tem-se a impressão de ser bem maior (em tamanho e cilindrada) do que realmente é.
Ela é mais alta que as suas ancestrais, obrigando o piloto (de 1,70m) a esticar mais a perna para alcançar o chão.
É aconselhável evitar desníveis no calçamento pois pode-se tomar um susto (ou um tombo)!!!


Honda CB400 1980 - Design mundial, na época

No mesmo dia em que testei a CB400, tinha dirigido, antes, uma CB350K e uma CB500F.
Mesmo em relação à CB500F, a sensação de se subir na CB400 "intimida" mais!!!
O tanque "cresce" à sua frente tornando-a mais alta, ainda!!!

O conforto da CB400, no entanto, é excelente.
O motociclista fica com as pernas mais distendidas, em uma posição ergonômicamente correta para a pilotagem.

O guidon, apesar de ser quase plano, proporciona uma posição gostosa de se dirigir, levemente esportiva.


Vista superior da CB400

Os comandos, também, bem distribuidos completam a boa ergonomia da motocicleta.

O painel, conta com tacômetro e velocímetro com odômetro total e parcial e luzes de advertência, com a chave de contacto situada entre os dois instrumentos, cuja disposição permite uma boa visibilidade durante a condução.

O sistema elétrico é 12V, alimentando seu competente conjunto óptico.

 
Vista frontal e traseira

A partida elétrica, é sempre bem-vinda.
Seu funcionamento é impecável, apesar de se dispor de um pedal de partida (kick) auxiliar.

O cambio de seis marchas, com acionamento universal (lado esquerdo, primeira para baixo, e as outras para cima com neutro entre 1a. e 2a.), é macio e com engates precisos.
Seu escalonamento permite uma dirigibilidade satisfatória em transito urbano e em rodovias.

A suspensão dianteira é hidráulica tipo "Cerianni" e a traseira é composta por um braço oscilante e dois amortecedores hidráulicos com molas reguláveis.
O comportamento do conjunto suspensão é impecável, em se tratando de uma bi-choque convencional.
Pode-se fazer curvas bem agressivas (inclinadas) no asfalto, sem se tomar "sustos" causados por perda de aderência ou oscilações.


Excelente comportamento em curvas

Os freios, a disco simples na dianteira, e a tambor, simplex, na traseira, em conjunto com o bom "freio-motor", de seu propulsor, fornecem um comportamento seguro e eficiente durante as frenagens.
Em freadas de emergência, a suspensão dianteira tende a "torcer", em função do seu único disco e seu conjunto de mesas, um pouco flexível.
Era costume, na época, colocar-se um "estabilizador", ligando as duas "canelas", da suspensão, de modo a tornar o conjunto mais rígido. Dava certo.

Seu motor de 395cm3, com disposição dos pistões a 360°, diferente de suas ancestrais CB350K e CB360 que tinham defasagem de 180°, necessita de um sistema de balanceamento interno que cumpre seu papel de maneira incontestável.
Seu funcionamento é macio, em termos de aspereza, com um ruído uníssono e agradável, devido aos 360° dos pistões, isto é, funcionando em paralelo, no mesmo sentido.

O cabeçote tipo SOHC (comando simples no cabeçote) com 3 válvulas por cilindro, duas de admissão e uma de escape, otimiza o funcionamento desse propulsor bicilíndrico, tornando-o competente a ponto de "encarar" suas ancestrais de quatro cilindros (a gente bem que tentava...).

A ciclística é muito boa em transito e em rodovias, sendo seu manejo bem fácil.
É uma motocicleta de confiabilidade indiscutível, sendo muito versátil em qualquer tipo de calçamento.

A Honda CB400, foi uma motocicleta que veio nos colocar, nessa faixa de cilindrada, em nível mundial, após 5 anos de espera...

Sua versão de competição, a Formula Honda 400, foi um sucesso, em sua época, levando grandes astros do motociclismo nacional da época, como Tucano, e brilhantes "emergentes" da Formula Honda 125, como Biriguí e José Cohen, dentre outros, a participar dessa "monomarca" de alto nível.


Protótipo Fórmula Honda 400 em fase de teste

 


O campeoníssimo Walter "Tucano" Barchi e sua 
Formula Honda 400, numeral 5

 

para acessar a FICHA TÉCNICA clique aqui

Status de Superbike


...o (meu) sonho de consumo nos anos 80 !!!

 

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:


Comentário dos Internautas:


Agradeço a voces por colocarem uma moto até hoje tão desejada, muito boa a reportagem...e acho que realmente era a que estava faltando....

Obrigado...

Marcelo
marcellinhos@uol.com.br (Quarta Feira, 3 de Julho de 2002, às 18:59:21)


Sou proprietário de duas CB400(I e II), 1981 e 1983 respectivamente. Fiquei muito feliz em ver esta moto destacada neste site, pois como todos ja sabem, a CB400 está prestes a se tornar uma Clássica entre os admiradores da marca Honda. Até hoje a Montadora não conseguiu substituir com um produto de tamanho sucesso em vendas, conforto e robustez nesta categoria.
Sandro Martins
sitcm@bol.com.br (Sexta Feira, 5 de Julho de 2002, às 00:16:30)


Apaixonado por CB, gostei muito da matéria. Procuro carenagem frontal p/ a minha, como as usadas pela Polícia Militar de São Paulo. se alguem puder me ajudar, desde já agradeço. Um grande abraço.
Luis Fernando
bardacbra@ig.com.br (Domingo, 7 de Julho de 2002, às 08:12:49)

N.R. - Quem fabricava essas carenagens era a Toya, que hoje fabrica os baús para transporte de volumes em motocicletas Tel. 011- 5093-6307.


POSSUO UMA CB 400 ANO 80 VERMELHA IDENTICA A MOSTRADA POR VOCES NESSA PAGINA!! A MINHA CLASSICA TEM 9.000 KM RODADOS, ZERADA A BICHONA!! SO FALO UMA COISA, NUM TROCO A MINHA CEREJINHA POR NENHUMA OUTRA MEDIA CILINDRADA!!

FALOW!
A GENTE SE TROMBA POR AI!
JUNIOR
junior_murro@ig.com.br (Terça Feira, 9 de Julho de 2002, às 22:43:26)


Gostei da matéria, mas fiquei triste, pois tive uma prata e acabei vendendo - me arrependi. Se alguem tiver alguma em excelente estado e quiser vender, pago bem.
Salvador R. Gallotta
srgallotta@uol.com.br (Quinta Feira, 11 de Julho de 2002, às 00:50:16)


Sou proprietário de uma CB400 1981. Sobre ela, nada preciso dizer, pois aqueles que a conhecem e admiram, sabem de suas qualidades. Parabéns ao administrador do site Motosclassicas70.com.br pela excelente reportagem.
Rogério Taques C Martins
rtcm@bol.com.br (Quinta Feira, 11 de Julho de 2002, às 11:54:29)


Parabéns pelo teste, sou fã do modelo e proprietário de uma Tucunaré, sugiro promovermos um encontro de CB's e motos de 70's e 80's. Assim como existem vários clubes de motos custom (Harley, Virago, Vulcan etc...)bem organizados, sugiro um encontro de motos nacionais (CB, RD350, CBX750, XL, RX, CG, ML, TURUNA, RDZ), seria muito legal.
Decio Oliveira
decmont@terra.com.br (Quinta Feira, 11 de Julho de 2002, às 19:36:38)


Bela moto. Bela reportagem.  A contragosto de alguns, finalmente a CBzinha entra no site. Como proprietário, não posso negar a minha satisfação. E aguardem os pessimistas de plantão: em alguns anos não se poderá negar a natureza de clássica desta moto.
Renato
cestari@iplus.com.br (Sexta Feira, 12 de Julho de 2002, às 00:47:10)


Depois de 25 anos afastado das duas rodas, tive a grata satisfacao de adquirir de um paciente e amigo uma CB400 82 em excelente estado.Sem duvida eh uma moto impar, excelente na cidade e nas estradas. Parabens pela reportagem.
Dr. Mauro Rabinovitch
mrabino@pobox.com (Sábado, 13 de Julho de 2002, às 09:11:27)


Fui um dos primeiros a comprar uma CB 400 em 80. Vendi. Agora comprei outra superconservada, ano 81. Destino: vou colocar um sidecar nacional fabricado em Joinvile. A fabricva esta fazendo sob encomenda um kit de adaptação. Caso alguem esteja interessado é so contactar-me. O sidecar é de excelente qualidade e bonito. Dentro de 15 dias ja estarei rodando c/ minha cb 400 c/ side car. Depois eu conto como ficou.
Felix Ranke
rvr@netflash.com.br (Sábado, 13 de Julho de 2002, às 18:51:16)


Agradeço a inclusão da foto de minha Velha Senhora (CB 400 Twin) na reportagem. Procuro agora uma moto igual à da reportagem para fazer companhia à CB Twin e à Nelson Piquet. Alguém sabe de alguma? Um abraço
Nakashima
nakashima@lexxa.com.br (Sábado, 13 de Julho de 2002, às 23:08:54)


Olá, amigos:
bela reportagem e bela moto. Tenho minha CB 400 83, que é miha primeira moto e logo faz um ano que estou com ela. Uso ela pra tudo e é magnífica, além do perfeito estado, que chama a atenção de todos... até polícia já me parou para vê-la de perto!!! enfim é uma verdadeira clássica nacional.
João C. B.
joaobottcher@uol.com.br (Domingo, 14 de Julho de 2002, às 08:22:24)


A sensação durante a leitura da materia é de que voltamos para década de 80.As motos eram mais simples e mais prazeirosas.Inclusive tive o prazer de me quebrar com uma dessas,e levo comigo cicatrizes como recordação.Abraços  
Vicente Luis Tempesta
vilute@ig.com.br (Domingo, 14 de Julho de 2002, às 17:22:55)


Parabens pela reportagem!
Quero Aproveitar a oportunidade para convocar todos os proprietarios de CBs 400 que como eu , gostam de passear com tranquilidade, para um passeio coletivo ou reuniao a ser marcada oportunamente.
Poderiamos contar com o apoio do site?
Dr. Mauro Rabinovitch
mrabino@terra.com.br (Terça Feira, 16 de Julho de 2002, às 15:06:36)

N.R. - Com certeza ! Estamos a disposição para divulgar e apoiar qualquer evento !


A referida matéria fez com que eu me sentisse mais jovem, em pelo menos 20 anos. É muito bom voltar no tempo e apreciar essa relíquia em forma de moto. A reportagem está de parabéns, uma vez proprietário de uma CB 400 ano 1980, embora aprecie viajar sobre uma Shadow, ainda mantenho a velha e inseparável CB450 ano 1985. Falei.
Elieser Aparecido Pio de Souza
sgtelieser@terra.com.br (Sexta Feira, 19 de Julho de 2002, às 22:32:26)


Adorei esta matéria, pois sou apaixonado pela CB 400.
José Antonio
ikmlopc@bol.com.br
(Domingo, 21 de Julho de 2002, às 17:36:51)


Legal a matéria, afinal a CB é mesmo um motão. Comprei uma CB400 82 vermelha e bichada no meio do ano passado, para ser minha primeira moto (quero uma maior, mas quis me acostumar melhor com motos com uma média antes de partir pras brutas).
Fiz o motor, foi pra 0.25, troquei a corrente de comando, um bocado de coisas, ela tava bem maltratada.
Depois de uns dois meses (meus mecânicos tem serviço pra caramba) peguei a CB, após 3 dias estava sem bateria, constatei então um sério problema elétrico, e na passada das marchas, dava aquela alongada, uooooooonnnnn, descobri que o disco de embreagem precisava ser trocado. beleza. Troquei o disco, o regulador de voltagem, enrolei o induzido e a bobina. Mais um mês. Peguei a máquina e sai doido, o motor estava preso (é claro, estava zero), como a uso pra trabalhar, daí um mês, já tinha rodado 3500km. Ela se soltou. Fui dar uma esticada e ela tremeu a 100 por hora, e em uma curva a 80 ela deu uma balançada que senti até um gosto ruim na boca. Descobri que tinha que trocar os amortecedores traseiros e o pneu. O pneu maggion estava muito ruim, parti pro original da pireli e pronto, virou outra moto. Parti pro teste, deu 80 em segunda, mas quando chegou a sete mil giros começou a pipocar. Não passa dos 6500rpm. Aí leio a reportagem de vcs que diz que o torque max é aos 8000rpm e a cavalagem max está nos 9500rpm. O que terá minha CB????
Ah, achei que poderia ser o carburador entupido, dei umas esticadas animal em 2ª e 3ª marcha e ela parou de vez. Não pega mais, nem no quique. Mandei ver o que é, mas a fila do mecânico é enorme. E tinha um vazamento de óleo também, que só agora ao desmontarmos o motor conseguimos checar, uns retentores ruins e gastos pelo tempo, mas fora isso tá tudo novo, virabrequim e companhia estão zero. Fico impressionado com o ex-dono, o cara moeu de verdade, pior que a danada não parava de andar nem bichada.

Abração.
Eduardo

O escapamento 2 em um faz mal pro motor?
eduardo@caneva.com.br (Terça Feira, 23 de Julho de 2002, às 11:31:11)

N.R.- A CB 400 tem realmente muita resistência ! O 2X1, se for bem dimensionado, não faz mal ao motor e pode até liberar alguns cavalinhos !


Tenho uma CB400 ano 82 "zerada",é uma moto realmente excelente, perfeita para viagens,passeios e etc.
 Daniel 
schimianh@sinos.net (Sexta Feira, 26 de Julho de 2002, às 23:20:34)


 Excelente matéria!!! Ótima como todas as outras, Pasini!!!

Uma das maiores alegrias da minha vida foi a compra de uma CB 400 83, único dono, com 29 mil km, de um amigo, em Campo Largo. Namorava essa CB desde quando eu nem possuía moto, mas o dono não queria vendê-la. No início deste ano, eis que surge a oportunidade de comprá-la, mas, alegria maior ainda, não fui eu que a comprei, mas sim minha namorada!! Então, posso dizer que tenho duas alegrias: ter uma namorada que curte motos (e que tem uma CB!), e poder cuidar duma CB 400, e dar umas voltas nela, já que minha namorada, naturalmente, não tem muita afinidade com manutenção, sobra pra mim essa função. Daí que eu dou umas voltinhas nela, porque digo que preciso sair pra "testar o motor" depois de trocar o óleo, ou então, tenho que ir até Curitiba (+- 30 km) só pra "testar" o funcionamento da suspensão dianteira... entenderam???? rs

Com a satisfação de possuir uma CB 400 tão bonita, nas horas de folga, acabei montando mais um site sobre motos (a exemplo da CBzinha125 e a CB 500), bem simples, apenas pra mostrar a motoca e suas características. Espero que gostem!

www.cb400brasil.hpg.ig.com.br

Abraços pra todos e, novamente, parabéns pelo site!!!

Gustavo CBs / Campo Largo - PR
gustavo.cb500@bol.com.br  (Terça Feira, 30 de Julho de 2002, às 10:10:58

N.R. - Parabéns pelo seu site ! Está bonito e completo !! Vamos inserir nos nossos "Links Sugeridos" !


Parabens pela reportagem. Acho a CB uma das melhores motos que a Honda já lançou no Brasil! Estou na minha terceira CB e acho que a Honda acertou em cheio nesta máquina. Só gostaria que a moto fosse atualizada numa versão mais touring e relançada, com uns 15 cavalos a mais no motor.
Felipe Pierry
felipe.pierry@uol.com.br  (Terça Feira, 30 de Julho de 2002, às 15:51:40)


Tenho uma CB 400, ano 82, e fiquei muito feliz em conhecer um pouco a história dessa máquina maravilhosa. Valeu! Já tirei uma cópia para mim da sua ficha técnica. Abraços!
Carlos Magno V. da Silva
prcmagno@ig.com.br (Terça Feira, 29 de Outubro de 2002, às 20:27:22)


Grande moto ,fantastica ao mesmo tempo suave e agressiva em acelerações incriveís
Rafael Heiti
rmarubayashi@bol.com (Domingo, 1 de Dezembro de 2002, às 23:44:22)


Amo a CB 400 e 450,esta materia esta otima ! Gostaria de receber informações sobre a CB 450 DX 94 ou 95
Wagner
aguias2003@,yahoo.com.br (Terça Feira, 3 de Dezembro de 2002, às 15:11:04)

N.R. - Por uma questão de critérios, só consideramos uma "moto clássica" , a primeira versão da Honda CB 400 !


Parabéns ao site por fazer uma reportagem sobre a cebezona, eu sou proprietário de uma 80 e rodo semanalmente entorno de 2.000 km e a única coisa que faço é a revisão periodica óleo e filtro e relação e pneus de seis e seis meses não troco, não vendo, não alugo e não empresto.
Flávio Sanches
ftbs@marlin.com.br (Domingo, 5 de Janeiro de 2003, às 19:54:15)


A primeira moto que tive foi uma CB400, aquele som do motor que só a CB tem é inesquecível. Ter uma CB é como torcer para o Corinthians, é diferente de tudo !
washington kazuo
washingtonk@directnet.com.br (Domingo, 12 de Janeiro de 2003, às 10:52:48)


ADOREI ESTA MATÉRIA ME LEVOU NOVAMENTE A 20 ANOS ATRÁS QUANDO COM 17 ANOS TIVE MINHA PRIMEIRA CB 400 83, ALGUNS ANOS MAIS TARDE INFELIZMENTE ME ROUBARAM,COMPREI DEPOIS UMA XL 250R MAS SÓ PENSAVA EM TER OUTRA CB 400 , MEU SONHO SÓ SE REALIZOU 7 ANOS DEPOIS QUANDO COMPREI UMA CB 400 81 COM 12.000 KM , MAS 1 ANO DEPOIS CASEI E TIVE QUE VENDE-LA ,NÃO DEU NEM PRÁ CURTIR DIREITO MAS HOJE ESTOU TOTALMENTE FELIZ POIS TENHO 3 CB 400 80/82/83 E NÃO VENDI MINHA COMPANHEIRA XL,QUEM SABE UM DIA TENHA NOVAMENTE OUTRA CB 400 81
RENATO MARTINS
DR RENATOMARTINS@.AOL.COM.BR  (Segunda Feira, 20 de Janeiro de 2003, às 23:05:25)


Perfeita !!
Essa é a palavra que melhor define esta moto !
Tenho uma CB 400 II ano 82 impecável e me apaixono cada vez que ando nela. Gostei da idéia de fazer um encontro de CBs. Quando tiver com certeza vou estar lá.
Jéferson Ricardo Daneris Ritta
jrritta@ligbr.com.br (Sábado, 8 de Fevereiro de 2003, às 01:58:17)


TIVE O PRAZER DE ANDAR COM UMA CB400,SIMPLESMENTE ADOREI,CONFORTO,ESTABILIDADE E CONFORTO SEM COMENTARIO,MAS AQUI EM FLORIPA E UMA MOTO QUE ESTA PERDENDO SEU VALOR.
FIQUEI FELIZ EM ACHAR UM SITE QUE TENHA DADO O DEVIDO VALOR A ESTA QUE FOI E PARA MIM SERA SEMPRE UMA GRANDE MOTO. ABRACOS
JARDEL SILVA
DEO310@ig.com.br Sábado, 8 de Fevereiro de 2003, às 20:07:17)


Muito boa a matéria, tive uma CB400 83 prata e depois uma CB450E 84. Hoje tenho uma Shadow que gosto muito, mas ainda vou comprar de novo uma CB400, de preferência até 82, com rodas Comstar (mais clássicas). Um abraço!
Cláudio Ferragut
caferragut@aol.com  (Sexta Feira, 7 de Março de 2003, às 21:26:05)


Maravilha essa reportagem...Sou colecionador, possuo 3 CBs 400, sendo duas 82 e uma 83. parabéns
Ricardo
rgimenez@uol.com.br (Quinta Feira, 20 de Março de 2003, às 11:13:25)


Sou representante comercial e venho usando minha CB 400/83 para trabalhar, chego a rodar 500 kms por dia sem cuidados especiais, acho o consumo muito alto, de resto ela è perfeita.
Edson  Finatti
efinatti@hotmail.com  (Sábado, 24 de Maio de 2003, às 00:44:12)


Eu tenho uma Identica a essa, ano 81, estou reformando, e é realmente tudo isso, ótima moto!
Rodrigo Valle
rodvalle@bol.com.br  (Quinta Feira, 5 de Junho de 2003, às 17:14:41)


Prezados amigos: Essa era a reportagem que faltava. Viram quantos comentários? Sem "shadow" de dúvidas que é uma das melhores mercadorias que hà no brasil em termos motociclisticos; sonhei com ela em 1981(aquela propaganda- CB400 pantera negra venha domar essa fera.) quem lembra? Realizei meu sonho em 2002 com uma 450-dx 88 com 17.000km de garagem, uma pinta, uso para dar umas voltas no final de semana e 21 anos depois sou muito feliz. Parabéns pela reportagem e um grande abraço aos amigos CBzeiros do brasil.
Evan Larrosa Freire
cieva@terra.com.br  (Segunda Feira, 23 de Junho de 2003, às 23:11:45)


Eu como não sou diferente dos outros apaixonado pela CB 400, gostei muito dessa reportagem, refente a esta Moto, sou dono de uma BC 400II/82. Reportagem Nota 10. OK amigos.
Abraço
Eraldo da Silva Pereira  / Brasília - DF
ekans@pop.com.br  (Segunda Feira, 30 de Junho de 2003, às 15:54:49)


Sempre sonhei em ter uma moto, quaquer que fosse não importava, até que comecei a me interessar pelas CBs 400 mesmo sem nunca ter andado em uma delas. Comecei então a procurar por uma, e, encontrei, uma preta a qual tenho muito prazer e satisfação por ela, é uma CB400 ano 82.
Gosto muito da da minha CB, a performance dela nas ruas, mas especialmente na estrada, ela proporciona estabilidade, segurança e respostas à autura de uma moto que merece respeito.
A cada 3 ou 4 meses eu costumo pegar a estrada com a minha, chego a rodar três horas ou mais parando só para abastecer, e sem cansar, nunca tive problemas con ela.
Devido o seu estado de conservação já recebi algumas propostas de venda, algumas até interessantes, mas não pretendo desfazer-me dela.
Havia algum tempo, eu procurava encontrar informações detalhadas a respeito das CBs400, especialmente informações técnicas, achei o máximo as informações contidas no site.
Obrigado e Parabens.
NILSON R. ROCHA
nilson2_rocha@ig.com.br  (Domingo, 20 de Julho de 2003, às 00:43:07)


Gostaria aqui parabenizar a equipe pela reportagem desta moto que com certeza é uma das melhores clássicas já produzidas, pois nela estão reunidos vários atributos, como:seu porte imponente aliado a potência, torque e conforto na medida exata, palavras de um dono apaixonado por sua CB 400 II vinho 1982.
Rafael Marubayashi
rmarubayashi@bol.com.br  (Sábado, 9 de Agosto de 2003, às 02:16:35)


Excelente matéria, quem já teve uma CB sabe do que estão falando!
Daniel
danielguardabassio@ig.com.br  (Sábado, 16 de Agosto de 2003, às 10:21:44)


Gostei muito da materia, tenho uma CB 400 81 preta, infelizmente não peguei ela conservada mais estou chegando lá.
se alguém tiver manual que possa me ceder vou ficar muito grato.
Flavio Goltara
(Quarta Feira, 20 de Agosto de 2003, às 18:19:42)


É a primeira vez que entro neste site. Ele é simplesmente maravilhoso !!!!!!
Eu tenho uma CB400 80 identica a da matéria fiquei realmente babando com a máquina. Vocês estão de parabéns....... 
Leandro Affá
leandroaffa@yahoo.com.br (Quinta Feira, 21 de Agosto de 2003, às 11:14:58)


Olá, tenho uma CB400 83, troquei ela por uma Honda Biz, está super conservada, é minha segunda moto e estou muitissimo satisfeito com ela, tive apenas alguns problemas..coisas da idade, como retificador e bobina, mas tudo resolvido, agora ela está na oficina para regulagem do carburador, pois a uso todos os dias tanto para trabalho como para viagens de fim de semana, portanto tenho que deixá-la "em cima".

Já tive várias oportunidades de vendê-la, mas não tive coragem.

Foi a melhor troca que fiz na minha vida.

Vocês estão de parabéns, por mencionarem uma das melhores motos que a Honda já fez.

nome: Marcelo A. Colucci
(moncad@bol.com.br) Terça Feira, 9 de Setembro de 2003, às 18:32:31


Sou proprietário de 3 CBs 400, sendo duas pratas ano 82 e uma vermelha ano 83, todas novas, como se estivessem saído da concessionária hoje.

Uma pena a Honda não substituir a altura, uma moto tão boa.

nome: Ricardo Gimenez
(rgimenez@uol.com.br) Quinta Feira, 25 de Setembro de 2003, às 09:26:27


Amo de paixão a CB 400 e 450, adorei sua maneabilidade, estabilidade e porte, como a matéria diz, ela parece bem maior embora seja novo (22a), já tive duas (embora a 1° tenha "perdido"), mas logo em breve virá a 3°

nome: Pedro Luiz

( pedro.pedron@ig.com.br ) Quarta Feira, 15 de Outubro de 2003, às 08:59:46


A CB400 que leva o titulo de ser a primeira moto de qualidade e potencia do BRASIL. Mas eu tenho um 450 1984, e quando eu subo naquela maquina, fico apavorado. Como pode ter tanta força, subir lombas ingrimes em 5 ou 6 marcha e atingir altas velocidades com uma rapida afinada de motor. É a moto perfeita, alem de potente, design forte e compacto, é brasileira. Adorei esta materia, e é uma honra conhecer pessoas que dividem a mesma paixao que eu tenho desde os 10 anos(hoje 22). Pergunta: Existe alguma forma de adaptar um radiador de oleo de um modelo maior na minha cb? E o pneu: posso colocar um pneu maior que o da 7galo(130 ou 140lbs), ja que eu tenho instalado um freio traseiro que diminui o espaço do pneu?

nome: Henrique
( henrique43dx@bol.com.br ) Quarta Feira, 5 de Novembro de 2003, às 18:04:18


Muito boa esta reportagem possuo uma cb 400II ano 82 oque posso fazer para tornar a suspensao traseira mais macia? pois em piso irregular acho que ela bate muito. sera que existe algum amortecedor a gaz para ela como existe em algumas motos importadas que usam suspensao bi choque

nome: dalvan freitas pessanha
(dalvanfreitas@ig.com.br ) Quinta Feira, 20 de Novembro de 2003, às 18:13:34

Dalvan,
Sua questão já foi encaminhada para o nosso apoio técnico.
Abraços
MP


GOSTARIA DE PARABENIZAR O SITE PELA EXCELENTE MATÉRIA.
ACABEI DE ADQUIRIR UMA CB 400 81, E A ESTOU REFORMANDO.
VALEU....

nome: LUCAS
( sem_crise@pop.com.br ) Sábado, 13 de Dezembro de 2003, às 08:20:05


Adorei a matéria, mesmo porque tenho uma CB 450 Custom 83 e acho que é uma ótima motocicleta. Vocês bem que poderiam testá-la mesmo sendo anos 80.Falou galera.

nome: Renato Mauro Caffé
( renato.caffe@itelefonica.com.br ) Terça Feira, 23 de Dezembro de 2003, às 14:34:50


Bela materia, uma duvida a CB 400 prata tem o motor made in Japan ,...se eu estiver errado me desculpem,...é uma duvida mas acho que o motor era importado,...obrigado e continuem com esse trabalho moravilhoso obrigado

nome: Nilton Cesar Paranhos da Silva
( niltonton@msn.com ) Sábado, 27 de Dezembro de 2003, às 10:16:15

Nilton,
Sua questão foi enviada para nossa seção de apoio técnico.
Abraços
MP


Amo a CB, parabéns pelo teste. Gostaria de comunicar-me com outros apaixonados pelo modelo.

nome: Carlos Eduardo Tescaro Marques
( marques_cet@yahoo.com.br ) Sábado, 31 de Janeiro de 2004, às 15:56:51


Ando a procura de emblemas das laterais da CB 400/81, tipo este que esta sendo usado no fundo da página.
Parabéns pela página.

nome: Paulão
( pc-moreira@bol.com.br ) Domingo, 15 de Fevereiro de 2004, às 11:10:21


Sou um feliz proprietário de 01 (uma) CB400, ano 1980, cor preta, "MADE IN JAPAN" com 94500 Km rodados. Essa moto está em minhas mãos desde 1996, e a único equipamento qua não está original e me incomoda é o escapamento que é o 450 já que o da 400 eu não encontro mais para repor. Acho que o meu estado em relaçao a originalidae já esta em fase terminal. A moto realmente é exelente. Atenciosamente:

nome: Rodrigo Zambardino Gallotti
(rodzam@pc.pr.gov.br ) Domingo, 15 de Fevereiro de 2004, às 12:28:40


Adorei a matéria sobre a nossa querida CB 400. Sou apaixonado por motos, principalmente as antigas. Acabei de adquirir uma ano 1980 (made in japan) com 67 mil km. originais, muito conservada, faltando apenas alguns detalhes que já estou providenciando. Na minha opinião, quem pilota uma CB 400 se apaixona rapidamente, pois ela é muito "dócil" de pilotar, apesar de seu porte avantajado. Já tive uma 1983 (ainda com as rodas DID japonesas: aço/alumínio) e tive que vender com muita dor no coração. Abraços a todos.

nome: Carlinhos
( cmigliorini@zilloren.com.br ) Quarta Feira, 31 de Março de 2004, às 15:09:09


Adorei a matéria, sou proprietário de uma cb400 e muito apaixonado por ela. Então é sempre bom saber mais sobre minha paixão, ainda mais uma matéria tão completa e tão bem ilustrada. Só tenho a agradecer.

nome: Pedro Dantas Jr
( pjatres@click21.com.br ) Segunda Feira, 5 de Abril de 2004, às 03:27:08


Tenho uma CB400 II ano 1983, toda original, 78000km, motor em bom estado, sempre trocando oleo e filtros regularmente, apesar de estar em bom estado estou iniciando restauração de algumas peças, e deixa-la totalmente nova, sou um apaixonado pelas CBs desde o seu lançamento.

nome: Alvaro Carneiro de Siqueira Filho
( siqueirafil@zipmail.com.br ) Segunda Feira, 5 de Abril de 2004, às 06:36:16


Parabéns pelo fantástico teste. Tanto pela qualidade dele, quanto pela escolha da moto. Sem a menor dúvida, a CB 400 é a nossa moto clássica, nacional. Tive uma zero em 1983, vendi em 1989 quando casei. Tive outras motos depois e atualmente possuo uma Falcon NX-4. Mas vendo diariamente fotos dela nesse maravilhoso site não resisti e, nos classificados do motos-clássicas 70 encontrei uma impecável, ano 83; viajei 600 Km para ir compra-la (Ponta Grossa-PR a Cosmópolis-SP). No mesmo dia, voltei rodando com ela para minha cidade, à noite e sob chuva; a moto veio que é uma beleza (os únicos sustos foram que quase atropelei uma coruja e, depois, um tamanduá-bandeira). Se quiserem comprar minha moto, posso estudar a venda da Falcon, a CB 400, de maneira alguma, essa não vendo mais. Espero que em breve sai também o teste de uma outra clássica nacional, a primeira moto feita no Brasil, a CG 125 1977. Obrigado pelo maravilhoso trabalho de vocês, continuem sempre com essa dedicação e qualidade. Um Abraço, Silvio.

nome: Silvio Couto Neto
( silvio_couto@uol.com.br ) Domingo, 18 de Abril de 2004, às 14:24:54


Procurei durante algum tempo matéria ref. a esta época maravilhosa em que babávamos com a presença de cbzona .Fiquei muito feliz pois tenho minha princesa CB400/80-azul(vitória é seu nome) efiz algumas alteraçoes a nível de customização, piscas, farois auxiliares e um polimento maravilhoso nas laterais do motor e tampa superior do motor. meu escapamento apesa de não ser de ÓOOtima qualidade é um papaleguas porém sua aparência alonga o quadro e o seu ronco é agradável. assim que possível mandarei uma foto caso voces possam e queiram publicar ficaria orgulhoso de vê-la no site. um forte abraço do amigo motociclista de Niterói e apaixonado por CB's

nome: Marco Antônio LOBO de Aguiar
( lobo7933@hotmail.com ) Quinta Feira, 24 de Junho de 2004, às 14:28:37


A volta do sonho depois da proibição em 1976. Parabens.

nome: Tabajara A.Jorge
( miraassumpcao@ig.com.br ) Sábado, 10 de Julho de 2004, às 11:34:07


Achei a matéria muito boa, uma das melhores que já li a respeito desta maravilhosa máquina. Gostaria se possível manter contato, pois sou apaixonado por cb 400. Esta moto, em bom estado, é sem dúvida a melhor moto que já pilotei. Parabéns pela matéria. tenho vontade de promover uma exposição ou encontro destas perfeições de máquinas.

nome: Marcelo Gileno
( margileno@zipmail.com.br ) Quarta Feira, 28 de Julho de 2004, às 17:09:52


Parabens pela reportagem.
E quanto a moto, não vou nem tentar descreve-la pois é impossivel com palavras.
Ha um mes, compramos uma cb 400 2 82/83 perfeita e realmente é indescritivel a senssação de andar, viajar, ouvir o seu ronco, ver seus cromados reluzindo ao sol em uma estrada, enfim é demais, maravilhoso e indescritivel!!!!!!
e não só ela, mas como todas as classicas das décadas de 70 e 80, principalmente as honda da linha cb.
e o curioso é que ew tenho 16 anos, no entanto tenho uma paixão, um amor e um carinho indescritíveis por essas motos fantásticas!!!
Para quem se encontra na mesma situação que eu, meus parabéns, aproveite e seja muito feliz, mas sempre com muito cuidado, e para quem esta procurando uma, naum desista nunca que um dia você consegue achar uma, e boa sorte!!!

nome: Rafael
( rafalithium@hotmail.com ) Sábado, 28 de Agosto de 2004, às 02:20:51


Achei muito boa essa matéria, principalmente porque logo estarei adquirindo uma!!! So que tenho uma duvida,qual é o consumo médio dessa moto??? É muito gastona???

Obrigado e Parabens pela matéria.

nome: Thiago Picardt
( thiagometalero@hotmail.com ) Terça Feira, 21 de Setembro de 2004, às 17:29:31

Olá Thiago,
Ela faz em média 18~20Km/lt.
Abraços
MP


Que bela e saudosa reportagem.Eu tive uma 81, zero em Poa,prata.era demais.Meus parabéns pela matéria.

nome: Milton
( miltonbagatini@brturbo.com.br ) Quarta Feira, 10 de Novembro de 2004, às 21:49:53


Cara, eu tô loco para comprar uma CB, mas to em duvida entre 450 ou 400. Por essa matéria, pude analisar melhor as recomendaçoes. O q vc acha melhor?

nome: Leonardo Andrighetti
( landrighetti@bol.com.br ) Quinta Feira, 2 de Dezembro de 2004, às 09:38:09


Bem eu como já tive duas CB 400 I e outra CB 400 II, a atualmente estou sem nenhuma, dá vontade de chorar de raiva de ter vendido a minha devido a obrigatoriedade do uso do capacete, assim se alquém tiver uma para vender, CB400II,agradeço.

nome: João Carlos
( jocagouvea@ig.com.br ) Quarta Feira, 29 de Dezembro de 2004, às 22:41:54


Excelente matéria !!!! sou entusiasta das CBs. Possuo uma CB 450 DX 88 que é maravilhosa. Penso seriamente em adquirir uma CB 400 também, para "completar" a paixão.

nome: Antonio César Araujo
( antoniocesarneto@yahoo.com.br ) Quinta Feira, 13 de Janeiro de 2005, às 16:55:21


Olaa, Sou de Mongaguá litoral Paulista, eu adquiri uma CB 400 Tucunaré, é uma moto MARAVILHOSA !! Ela esta em Perfeito estado TODA ORIGINAL... O motor parece um relóginho, nunca foi aberto etc. tem 46 mil Kilometros originais, sou o segundo dono, só teve uma única dona (mulher), do interior de SP. A minha é uma moto muito rára pois somente foi fabricada neste modelo durante 8 meses, e hoje em dia é muito dificil vc encontrer um exemplar na cor Azul e em bos estado, depois da minha conheço apenas uma.. mas o motor ja foi refeito.. etc etc..
Um abraço a todos...

nome: Guilherme D'Avila Prócida
( guilhermeprocida@terra.com.br ) Sexta Feira, 14 de Janeiro de 2005, às 09:34:50


Caros cbzeiros,tenho uma CB400/83 prata,fico com os olhos marejados so de falar da CB400,USO apenas para passeio e em todo lugar que passo alguem pergunta se esta a venda,senpre respondo que nao,por que quem tem uma CB nao a vende por nada,quem tem uma sabe disso,e uma moto que chama a atencao por onde passa,um abraco e parabens pela materia e pelo conhecimento adiquirido

nome: marcos rogerio leao da silva
( maelucb@ig.com.br ) Sábado, 29 de Janeiro de 2005, às 20:40:59


cv nunca vai compar uma CB,cv vai ser abencoado com o previlegio de ter A MAQUINA DA HONDA.

nome: marcos
( maelucb@ig.com.br ) Domingo, 6 de Fevereiro de 2005, às
22:20:17


Sensacional,pois é preciso saber sobre a CB 400 antes de ser proprietário de uma para que haja integração entre homem e máquina, por que a CB 400 não é apenas mais uma moto.

nome: Vicente Luis Tempesta
( vilute@ig.com.br ) Quarta Feira, 9 de Março de 2005, às 07:33:55


Adorei a matéria, foi uma pena ter saido do comércio, pois ela tem um motor bom e principalmente duravel, e o cambio, nem se fala, eu tive 04 CBS na minha vida, a 400 82, 450 tr e custon 86, dx 88, e agora ando numa cbx 750 86, e tenho muita saudades de uma CB, parabéns pela reportagem, que continuem assim. abraço

nome: MARCELO OTTONICAR

( ottonicar@bol.com.br ) Sexta Feira, 11 de Março de 2005, às 14:29:30


Eu sou um novato nas 2 rodas, mas escolhi uma CB 400 como 1ª moto e não me arrependi de nada, sou alto e me parecia ridículo pensar em motos menores (tipo uma 125 com o papai gafanhoto em cima). Amo minha moto e não a troca por nada(até me matriculei num curso de mecânica). Gostei muito da máteria, mas espero ver outras. Obrigado.

nome: Eduardo Al. Felipe
( ealexfelipe@yahoo.com.br ) Terça Feira, 10 de Maio de 2005, às 11:21:02


Parabêns pela reportagem.
Sou proprietário de uma CB 4mm 1981 e confesso que ela não fica devendo muito para as motos atuais guardadas suas devidas proporções, é uma maquina muito confiável e o custo benefício de manutenção é honesto. Pena é que tenho visto muitas CBs sucateadas andando por SP.

nome: Glauco
( glauco@objetivo-mairipora.com.br ) Quarta Feira, 13 de Julho de 2005, às 15:04:27


A matéria muito bacana!Tenho uma CB 400 ano81 -azul não existe cor azul neste ano,acredito que a minha é única talvez o antigo Dono não gostava da cor.
Foi até engraçado como adquiri esta bela moto,fui renovar minha carteira e aproveitei e tirei de moto só pra matar a vontade de pilotar uma e acabei comprando esta CB sendo minha primeira moto.
Muito disseram que eu devia começar com uma moto menor mas como desde criança nunca gostei de motos menores já logo aprender numa CB400 e acabei gostando e não tenho o que reclamar desta moto,muitos acham ultrapassada mais eu gosto do estilo dela e até aprendi fazer manutenções básica nela.
A única coisa que acho ruim nela é que não tem muitos acessórios pra colocar tipo alforges e pedaleiras de descanço pra viagem longas.
E o pneu traseiro acho muito fino e o sistema de amortecedor no meu caso dá muitas dores nas costas de resto tudo OK!
Espero mais matérias referente a esta moto por sinal pensei que só eu gostava dela e vejo que tem muitos apaixonados por ela.
Um forte Abraço a todos proprietários de CBs.

nome: Anderson (batman)
( ajs100@hotmail.com ) Domingo, 24 de Julho de 2005, às 02:15:36


Gostei muito do teste, mas gostaria de dados com 0-100 , velocidade final, aqueles testes realizados nas revistas seria possivel?

nome: Fabiano Nogueira
( fabilagesnogueira@ig.com.br ) Quarta Feira, 7 de Setembro de 2005, às 11:28:59


TENHO UMA CB 400 ANO 80 MODELO 84, NÃO É A PRIMEIRA, SOU SUSPEITO EM DIZER, SOU UM SAUDOZISTA, ELA É ÚNICA, "TUDO É ANTES OU DEPOIS DELA"

nome: SANTOS
( flawag@ig.com.br ) Quarta Feira, 7 de Setembro de 2005, às 18:46:21


Olha essa moto lari q feia

nome: larissa
( larissa_ad@hotmail.com ) Quinta Feira, 16 de Março de 2006, às 09:15:16


Matéria muito boa.
Sou um apaixonado pela cb 400,tanto que estou a procura de uma l980a 82 para restaurar e deixar igualzinha a que eu tive em 82. Espero que venham outras reportagens ssobre a poderosa.
Não me canso de acompanhar as matérias deste site, vale pelas boas lembranças do passado.
Talvez não tão passado né.
Muito bom.

nome: Vagner Arend Coitinho
( vgtwister@yahoo.com.br ) Quarta Feira, 10 de Maio de 2006, às 18:58:42


Eu tive uma CB 400 82 preta c faixas vermelhas no tanque e tampas laterais.

nome: Ruy
( ruydrigues@gmail.com ) Sexta Feira, 19 de Maio de 2006, às 21:35:36


Gostei muito da materia , tenho uma cb 400 83 com radiador peladona , gostaria de receber fotos de cbs transformadas já vi algumas em encontros de motoclubes e fotos de carenagens adaptadas , é minha primeira moto minha noiva gostou tanto que não deixa eu nem tocar no açunto de vendela ela quer que eu reforme adorou o roncado e o conforto a força em subir ladeiras.

nome: junior
( dominatorpqdt@yahoo.com.br ) Domingo, 30 de Abril de 2006, às 20:22:03


Hermosas imagenes, me hacen recordar mi niñez soñando con tener esta moto.-

nome: fernando mario mazzei
( fmmazzei@hotmail.com ) Segunda Feira, 3 de Julho de 2006, às 22:07:22


Muito boa reportagem...
Quero saber se há encontro de CBs em São Paulo...
Se alguém souber, por favor me avise...
Abraço a todos...

nome: Ricardo
( rimassaiti@hotmail.com ) Sexta Feira, 7 de Julho de 2006, às 23:49:27


Parabéns, excelente matéria!!!

nome: André Sicuro
(andre.sjc@grecaasfaltos.com.br) Sábado, 2 de Setembro de 2006, às 08:48:08


minha primeira moto foi uma cb400, vou falar p/vcs a bichona é maquina adorei tive que vender mas agora vou comprar outra moto, sabe qual adivinha lógico que sera outra cb é uma moto linda que tem um ronco maravilhoso, quando escuto o ronco de uma cb, já fico louco de saudade da minha que tive que vender, mas loguinho estarei com outra circulando por ai, podem ter certeza.

nome: marcelo
(marcelo@hotmail.com) Quinta Feira, 21 de Setembro de 2006, às 02:37:37


muito bom  eu tbm tenho uma 1981 vermelha.

nome: Elielves
(Elielvescic@hotmail.com) Sábado, 7 de Outubro de 2006, às 20:25:02


Também sou proprietário de uma CB II 400 cajé com duplo freio à duisco na dianteira.
Ela está em muito bom estado e pretendo substituir algumas peças, mas estou encontrando dificuldade de encontrá-las. Alguem poderia me informar se existe algum lugar onde haja possibilidades de se encontrar peças e acessórios para esta raridade.
Atenciosamente.

nome: Jacques eric Thomas - Niterói - Rio de Janeiro
(jetjet@click21.com.br) Sexta Feira, 20 de Outubro de 2006, às 09:39:16


A MATÉRIA SOBRE A CB É, COMPLETA. PARABENS!
FAVOR INFORMAR O CONSUMO MÉDIO DA MESMA. OBRIGADO!

nome: jairo da paixão
(jairopksantos@hotmail.com) Quarta Feira, 8 de Novembro de 2006, às 08:25:53


de tanto paquerar eu acabei comprando a CB 400/80 do meu irmão em 1998 e só a levei na oficina duas vezes p/ limpeza do carburador (eta gasolina nacional !) Existe inclusive um site "CB Brasil" em homenagem às nossas "queridinhas". continuo apaixonado e viajando p/ os encontros. Valeu.

nome: rogerio lacerda
(rogeriolacer@bol.com.br) Sábado, 25 de Novembro de 2006, às 09:41:01


me parece muy interesante esta moto ademas que marco toda una epoca en chile, ya que fueron las primeras motos grandes que ingresaron, ademas  yo tengo una de estas, pero tengo problemas con el carburador.

nome: manuel
(memiliogf@hotmail.com) Terça Feira, 28 de Novembro de 2006, às 02:35:08


olá ,amigos estava eu aqui,procurando uma carenagem para minha maquina,quando achei este site,legal mesmo está de parabens,esta pagina ok,,tenho uma cb450e , onde paro ,é motivo de elogio,e a pergunta de vc. vende que ano é  sua moto está inteira, se resolver vender,me avise,etc.... émuito gratificante saber que essas maquinas ainda despertão grandes paixões rssssss..abraços a todos que participam deste site.

nome: nezinho
(nezinhojr@hotmail.com) Domingo, 3 de Dezembro de 2006, às 11:28:08


Adoro a CB 400, tenho uma 81 preta, preciso urgente de um pedal de partida, quem souber onde posso comprar agradeço.

nome: Ricardo Miranda
(ricardorathge@gmail.com) Segunda Feira, 4 de Dezembro de 2006, às 17:54:41


Parabéns pelo excelente site!!! Essa moto com certeza é um do maiores clássiocos que já apareceu aqui no Brasil. Me lembro quando era pequeno e meu pai comprou uma usada, mas novíssima com apenas 1200Km. Eu ficava louco com o ronco dela até que me empolguei tanto e comecei a "pegar" ela escondida dele para dar umas voltinhas e sem capacete porque meu pai escondia (na época tinha 14 anos). Até que um dia quando a tirei da garagem, fazendo um esforço tremendo pra não deixa-la cair, desci a minha rua de calçamento e lá em baixo liguei-a. Estava-mos eu e um amigo de infancia quando decidi que iria tentar empina-la!!! Só muleque pra ter uma idéia dessas mesmo. Com 14 anos, pesando menos da metade que aquela moto pesava eu inventei de empinar. Pois bem, eu me posicionei em uma rua plana e meu amigo ficou lá na frente olhando desconfiado. Quando soltei a embreagem de uma vez, doi até de lembrar, ela empinou, só que muito e eu caí no chao de costas, saí ralando todo e a moto (eu ainda não acredito como isso aconteceu) caiu de pé e meu amigo aingo consegui freia-la, mas ela tombou pra cima dele e a sua perna viraou uma torrada...Infelizmente em 2000 meu pai vendeu-a com (pasmem)8.000 KM ORIGINAIS!!!! Ele quase não andava por medo do transito que foi ficando cada vez mais perigoso. Fiquei com depressão por umas 2 semanas. Felizmente hoje sou proprietário de uma CB400 ano 81 muito que mexi um pouco pra ficar mais original. Sou muito feliz com essa moto. Parabéns pela matéria!!! Adoro este site.

nome: Felipe del Giúdice Rocha Villas
(felipedelgiudice@hotmail.com) Quarta Feira, 27 de Dezembro de 2006, às 10:53:05


Originalmente vinha com uma buzina só, no centro. Parabéns pela moto; igualzinha à minha, sniff...

nome: Ricardo
(rguatelli@uol.com.br) Sábado, 13 de Janeiro de 2007, às 12:02:53


caro amigos, estou rindo atoa pois comprei uma CB400 clássica ano de 1980 igualzinha a da matéria, com 14000 km, toda 100% original. Esse era o meu sonho de criança, sou muito cuidadoso com minhas coisas, essa moto é um sonho na minha vida. obrigado pela atenção de voces.

nome:Nilton Cesar Ferreira Gomes
(ncfgomes@uol.com.br) Sexta Feira, 26 de Janeiro de 2007, às 18:12:06


É lamentável que a Honda não faça mais motos como uma CB nos dias de hoje. Sinto muita falta de uma estradeira/rua de média cilindrada, bícilindrica, macia e bonita como a CB. As únicas alternativas hoje no que se trata de honda média cc são a Falcon (que não tem NADA a ver com a CB) e a cb600 (que já é considerada uma moto de alta cilindrada e é uma four). A CB500 saiu de linha e ficamos na mão.

nome: Felipe del Giúdice Rocha Villas
(felipedelgiudice@hotmail.com) Sexta Feira, 9 de Março de 2007, às 14:45:02


adorei a materia , tive uma cb 450 ano 84 custom e atualmente estou restaurando uma cb400 81 que não pretendo vende-la por nada pois e uma exelente moto abraços 

nome: Antonio Marçula Junior
(amjconsultoria@uol.com.br) Segunda Feira, 19 de Março de 2007, às 19:57:57


linnnnda linda moto realmente essa moto ja é um classico das nossas ruas

nome: max
(maxsbkd1@hotmail.com) Domingo, 1 de Abril de 2007, às 18:05:30


Esta moto é parte feliz da minha vida, amor antigo. Tive 3 delas no passado. E agora, depois de ficar aproximadamente 10 anos sem andar de moto, comprei recentemente uma 450 DX 1989, muito conservada. Um sonho realizado. Maravilhosa. Esta linha da HONDA é insubstituível. Não a vendo por nada. Um abraço a todos os CBzeiros do Brasil.

nome: Daniel Coimbra
(coimbra@hotmail.com) Quarta Feira, 11 de Abril de 2007, às 10:17:19


É UMA MOTO DE ALTISSIMA QUALIDADE RESISTIVEL A MUITOS OBSTACULOS É UMA MOTO RARA

nome: JUNIOR
(tutinho_sm@hotmail.com) Sábado, 14 de Abril de 2007, às 03:32:22


Adquiri em agosto/2006, uma cb 400 II vinho, e restaurei a moto. fiquei quase louco durante a restauração, pois moro no interior do paraná, e algumas peças deram muito trabalho para encontrar.Hoje ela está pronta, é uma coisa linda de se ver,não canso de olhar para ela. é a minha Teobalda,é maravilhosa, possui um escape 2 em 1, o ronco, quando na estrada, te convida para uma aceleração mais rápida, a sensação é indescritível.

nome: Sergio
(serginhodelize@hotmail.com.br) Domingo, 15 de Abril de 2007, às 17:48:45


eu tenho uma igualzinha com 20 mil km originais. Abraço.

nome: Fabio Belem
(binhobelem@yahoo.com.br) Terça Feira, 17 de Abril de 2007, às 18:13:26


muito boa a reportagem, tenho uma CB 400 80 2º dono com 29800 km e adoro essa moto é reliquia da familia

nome: sérgio martinez
(loja-aricanduva@makro.com.br) Sábado, 21 de Abril de 2007, às 09:00:29


ótimo esse site, estou procurando uma moto, vai ser minha 1ª, sempre fui apaixonado por essa classica moto. Gostaria de saber se hj em dia compensa comprar uma moto dessas, será que vale a pena encontrase peças, e a manutenção é cara, tenho medo pq ja quebrei a cara com carros e agora com moto preciso de infomações e achei aqui uma ótima fonte. agradecido

nome: Walquer Viana
(walquerviana@yahoo.com.br) Sexta Feira, 27 de Abril de 2007, às 16:29:46


Pois é gente gostei da matéria tenho uma cb 400 1982 prata com apenas 6.500km rodados com manual  e o que n é original nela é só as duas ponteiras de escape ela é prata com faixa azul haa até os pneus são horiginais os DUNLOP.
Abraço.

nome: Ticão
(f.g.parada@hotmail.com) Segunda Feira, 14 de Maio de 2007, às 13:45:32


Em primeiro lugar quero dar os parabens pela matéria ,eu tenho uma CB400 82 adoto essa moto queria uma dica os rebites da roda dianteira estão com folgas eu queria troca-lo eu ja mandei rebater mas ja estáo com folgas outra vez sem mais obrigado

nome: Claudio  
(aranha.dod@hotmail.com) Terça Feira, 15 de Maio de 2007, às 16:35:44


É realmente, muito boa a materia; parabens, se souber de outras materias sobre cb 450 dx  manda o link para mim ! Obrigado ! 

nome: Ray Zakk
(Ray_Zakk@hotmail.com) Quinta Feira, 24 de Maio de 2007, às 02:15:20


Pois é, a matéria já tem cinco anos e continua atraindo comentários. Comprei há três meses minha primeira moto, aos 40 anos de idade. E é exatamente igual a da matéria. Minha CB 400 ano 1980 (japonesinha) está com 18.000 quilômetros originais, está impecável, toda original, claro que as ponteiras de escape, pneus e bateria que se desgastaram com o tempo foram trocados. No mais, é tudo original. A moto é perfeita e como ando muito pouco, apenas nos finais de semana - pois além de ser loucura andar de moto em SP durante a semana, é possível curtí-la melhor nos domingos de sol. Sim, porque com chuva não saio com ela de jeito nenhum! Enfim, ter uma máquina dessas, novinha e que chama a atenção por onde passa é uma sensação única. Parabéns pelo site e pela matéria. Abraço!

nome: Tadeu Santos
(deuta2000@yahoo.com.br) Sexta Feira, 25 de Maio de 2007, às 10:49:46


Sensacional!!!!!! Adorei a reportagem, sou um grande fa da CB400II, estou procurando uma para comprar quem tiver ou souber ligue ou mande email, quero CB400II bem conservada de preferencia original

nome: Reilton Osvaldo
(poranorte@hotmail.com) Quarta Feira, 6 de Junho de 2007, às 12:17:32


Gostei da matéria pela seguinte questão! eu tive uma CB400 ano 80, ela tinha um motor ainda importado. Desde então uzei ela por 2 anos e depois troquei por uma CB400 ano 83 mas não tinha a mesma qualidade, ai então deu para entender que as motos com tecnolôgia japoneza são realmente superiores as nacionais. Então não aprovando e nacional voltei para as importadas e comprei uma RD350 ano 76 de cinema.

nome: Carlos gean do nascimento silveira
(geannsilveira@ibest.com.br) Sábado, 9 de Junho de 2007, às 20:32:31


meu tenho uma 82 prata era do meu pai estou cuidando dela igual a meu filho ela esta 0km e foi otimo ler este materia....

nome: vinicius
(bilevinicius@htmail.com) Domingo, 10 de Junho de 2007, às 10:51:55


estou doido para adquirir uma honda 450DX de qualquer jeito.....

nome: J.Barros
(fmk1@bol.com.br) Sábado, 23 de Junho de 2007, às 21:35:01


Simplesmemte essa moto é 10! Ela é igual a minha que está com 26.000km. Parabéns.

nome: Anajara Boroschetzky
(advnaja@hotmail.com) Quarta Feira, 4 de Julho de 2007, às 15:21:23


Tenho uma Tucunaré 84,sou apaixonado por ela, das motos que a Honda fez até hoje a CB400 é o de melhor, reformei toda a minha, estava bem feinha, fiz motor e tudo mais, ficou incrivel, por onde ando ela chama muito a atenção, modestia parte ficou linda.

nome: Neto
(m.fagundes.neto@bol.com.br) Sexta Feira, 6 de Julho de 2007, às 00:11:15


A CB 400 é uma moto que tem personalidade, não é como as motos de hoje que são fabricadas aos montes por dia e não possuem carisma ou despertam tezão. a CB 400 sim da tezão e é muito mais onda do que certas modernas sem graça !

nome: Marcelo Rosa Henriques
(marcelo_cb400@yahoo.com.br) Quinta Feira, 12 de Julho de 2007, às 12:53:53


Gostei muitos dos comentarios e das experiencias, a mais de 15 anos eu e meu irmao possuimos CB400. A minha 82 Prata, do mano 83 Preta. Estamos a procura do manual da mecanica da moto onde mostra todas as peças em detalhes, (esplodidas) Se alguem tiver informaçoes ou nos fornecer agradecemos muito,moramos no interior do Parana e peças aqui sao raras. Abraços a todos motociclistas,  Jaime.

nome: Jaime Szkolnik
(jaime.auprotec@bol.com.br) Sexta Feira, 20 de Julho de 2007, às 01:09:44


Cara isto e de matar a saudade, minha primeira moto foi uma cb 400 -80 tinha 15 anos e não saia de cima dela nem para dormir, mas os anos vão passando ai a gente casa, tem familia ,tem filhos e não tem tempo para curtir as motos ,más a criançada esta grande e procurei uma cb400 para comprar más deparei com uma 7 galo novinha e então adivinha o que aconteceu,,, motos antigas é tudo de bom--- parabens pelo site --ricardo

nome: marcio breda
(marciobreda@terra.com.br) Segunda Feira, 23 de Julho de 2007, às 17:29:25


Meus parabnes pelo site, acredito ser novo pra falar de CB400, pois tenho 31 anos e a treze anos ando de moto, recentemente adquiri uma cb400 1982, moro no litoral de São Paulo e fui busca-la em Rio Bonito - RJ, voltei trazendo a bichinha de lá... Sem comentários.. Apaixonante... Aprendi muito com esta matéria, detalhes da CBZONA, que não imaginava!!!!
Não troco a minha por nada!!!!!!!!

nome: Leonardo Carletti
(carlettii@hotmail.com) Segunda Feira, 27 de Agosto de 2007, às 19:53:53


adorei a reportagem pois quando a cb 400 saiu aqui no brasil era o sonho de todo adolecente (como eu na epoca ) hoje tenho uma cb 82 toda original , minha filhas  tem uma tuister e uma cg150 mas elas adoram mesmo e andar na minha cb que dizem que e velha .mas e muinto mais moto que as delas .  

nome: Antonio Marçula Junior
(amjconsultoria@uol.com.br) Sexta Feira, 5 de Outubro de 2007, às 12:53:53


nunca uma moto marcou tanto uma época como a cb 400 e jamais haverá outra. sou apaixonado por éssa maquina.

nome: marcelo silva
(marcelogasilva@yahoo.com.br) Domingo, 14 de Outubro de 2007, às 17:56:39


Matéria show de bola!!
Pessoal, comprei a três meses uma CB 450 Custon 84, a muito tempo vinha procurando, quando a vi foi paixão a primeira vista, fiquei muito satisfeito com seu desempenho e agilidade e muito feliz por possuir uma máquina destas, pois a Custon não se vê muito por aí.
Abraços a todos os felizardos por ter uma máquina desta.

nome: Carlos Eduardo
(jannuzzelli@bol.com.br) Domingo, 4 de Novembro de 2007, às 19:02:19


Tenho uma cb 84, exelente moto, nossa pura verdade realmente moto de sucesso até hoje, é uma moto q esta deixando todos com sede d ter uma, naum sei como puderam tirar ela de linha, agradeço pela bela reportagem sobre a moto de todos os tempos, um abraço a todos q tem uma cb 400, 450

nome: carlos
(carlos.junior16cb@hotmail.com) Quinta Feira, 6 de Dezembro de 2007, às 21:10:21


Ótima reportagem!
Adoro essas motos, tenho uma 82, prata com grafismos azuis, com 31.000 km originais, chave e ferramentas originais. Falta só o manual.
Uso prá trabalhar todo dia, e sempre chama a atenção por onde ando.
Delícia de moto!
Parabéns pelo site, de muito bom gosto.

nome: Santiago, de Ourinhos-SP
(santiago@ourinhos.com.br) Sábado, 19 de Julho de 2008, às 10:22:10


Parabéns pela reportagem. Para quem viveu essa época a CB é coumo a primeira paixão que a gente nunca esquece. Ainda guardo minha CBII, 83, pretinha com 17mkm.

nome: OSVALDO
(sgvo@uol.com.br) Terça Feira, 22 de Julho de 2008, às 10:03:59


Realmente, a CB é a CB! como ela nunca haverá outra. Pelo porte, pela beleza, a suavidade de funcionamento, a força do motor e a certeza de chegar, sem sustos, prá onde quer que se queira ir. Possuí duas 400 e duas 450, todas muito boas, mas, o meu sonho mesmo era as sete-galo dos anos 70 (vide na sessão "histórias" meu escrito sobre "a sete-galo que se foi... quanta saudade").  Enfim, nunca esqueci as cb's e quando Deus me der "bom tempo" estarei montado numa delas (e vejam que hoje estou com 55 anos, sofro de próstata, pressão alta, coração grande, artrose, lordose, car....se e outros "oses mais". Um grande abraço.

nome: Luiz Inácio de Lima Neto
(lulasinacios@ig.com.br) Sábado, 2 de Agosto de 2008, às 20:31:49