Test Drive
HONDA CB450 K2
DOHC

 

 

 



  p/  Marcos V.Pasini  

Me lembro bem quando, em 1968, parei com meu pai, em uma revendedora Honda, na Rua Turiassú, na capital paulista, para ver uma motocicleta que estava causando um alvoroço dentro da loja.


Honda CB450 DOHC K2 1969

Isso foi em um sábado de manhã. Era uma motocicleta Honda, naturalmente, de cor vinho, com as laterais do tanque cromadas... linda!!!

O motor tinha um cabeçote visualmente diferente em relação aos que eu já havia visto anteriormente...


o cabeçote característico da 450 DOHC

Nas tampas laterais estava escrito "450 DOHC"! 
D-O-H-C? O que seria isso? Perguntei...


tampa lateral

Mais tarde consegui associar o DOHC (Double Over Head Camshaft) ou, "duplo comando de válvulas no cabeçote", com aquela conformação peculiar do cabeçote, que eu havia também notado.
Dois comandos!...Que maravilha!...Igual ao "JK" * !!!

Essa foi a primeira vez que vi a Honda CB450 DOHC

* (JK = automóvel fabricado pela extinta FNM, no Brasil, antecessor do Alfa Romeu 2300, com motor DOHC 2000cc) 

Antes da K1 foram importadas algumas K0, que tinham o tanque mais alongado.
Essa versão foi comercializada de 1965 a 1968, a K1 de 1968 a 1969 e a K2 em 1969.
A 450 DOHC foi fabricada e comercializada no exterior até o modelo K7, em1974, sendo a partir da K3 oferecida com freio dianteiro a disco.


Honda CB450 K0


Honda CB450 K1

A Honda CB450 DOHC:

Em 1968, chegava ao Brasil a mais "forte" das Honda da, então, "nova geração"!!!

Era a bicilíndrica de 444cm3, modelo K1, que ficou carinhosamente conhecida como "450 DOHC", nome do seu modelo.

Seu cabeçote tem uma peculiaridade: As molas de válvulas são do tipo "barra de torção", em vez das tradicionais helicoidais.

Da linha bicilíndrica era a que tinha a concepção mais avançada em relação à suas irmãs menores, todas "SOHC" (Single Overhead Camshaft) ou, "único comando de válvulas no cabeçote". 

Essa era a única Honda, das que tínhamos no Brasil, que podia "encarar" as temíveis Ducati Mark-3, menos no quesito chassis/suspensão, onde esta última levava folgada vantagem...


A temida Ducati 350 Mark-3D

Só com o aparecimento das japonesas bicilíndricas e tricilíndricas 2 tempos, mais intensamente a partir de 1971, e que em acelerações de "0 a 100Km/h" eram imbatíveis, que a coisa começou a complicar.


Yamaha 350 R5 - 1971


Suzuki GT380 - 1975

Porém ela, ainda levava vantagem no conforto, durabilidade e na estabilidade das regulagens do motor, mais consistentes que nas instáveis 2 tempos.

O conjunto da "450 DOHC", continuou sendo superior, até a chegada, em 1971, das CB500Four, que, apesar de bem mais cara, começou a ofuscar o seu brilho.

 
vista frontal da Honda CB450 DOHC K2

A supremacia das quadricilíndricas, apesar de SOHC, foi tão grande que, simplesmente tornou mercadologicamente inviável a comercialização da sucessora, no Brasil, da "450 DOHC", que poderia ter tido boa aceitação, mas não teve...
A Honda CB500T (
vide matéria "Oldie" na revista Moto&Técnica n°67), também com motor bicilíndrico "DOHC", que sucedeu, no Brasil, à última CB450 importada no Brasil, a K2.


Honda CB500T

Na primeira versão, como já foi dito, o tanque tinha uma forma de "cunha invertida", com suas laterais cobertas com chapas cromadas, onde eram fixados os logotipos e as borrachas de apoio dos joelhos.

Seus dois escapamentos em forma de "charuto", emitem o ronco grave e áspero, típico dos bicilíndricos 4 tempos com virabrequim a 180°.


par de escapamentos em forma de "charuto"

O exemplar que testamos nesta matéria, é a segunda versão da "450 DOHC", que tem o tanque com o layout semelhante ao das CB750 K1,2 e 3, sendo que de relance, o observador distraído poderá até se confundir...
Bem distraído!


A Honda CB450 K2 testada,
cedida pelo amigo Billy Foster

Dirigindo a Honda CB450 DOHC:

A altura do assento é bastante acessível, acomodando perfeitamente pilotos com altura em torno dos 1,70m, permitindo que este possa colocar seus pés totalmente apoiados no chão.

Seu porte é pequeno, em relação à "nossa" CB400, lembrando mais uma CB350.
O guidão com um estilo "turismo", proporciona uma posição gostosa de se dirigir, permitindo uma boa postura do corpo.
A caixa de direção é dotada de fixador de direção, o "fermasterzo".


vista superior da 450 DOHC
notem o "fermasterzo" no centro

Os comandos, são macios e bem distribuídos completando a boa ergonomia da motocicleta.

O painel conta com tacômetro e velocímetro, com hodômetro total e parcial, e luzes de advertência.
Sua visibilidade é regular, em função do reduzido tamanho dos instrumentos.

A chave de contacto, localiza-se do lado esquerdo do quadro, acima da curva de escapamento....
Um lugar bastante perigoso para se queimar a mão e perder a chave, quando o "miolo" fica desgastado.

O sistema elétrico é alimentado por uma bateria de12V, o suficiente para administrar seu conjunto óptico e a partida elétrica, que funcionou perfeitamente na moto testada.
O motor, também, dispõe de um pedal de partida (kick) auxiliar.

Ligando-se o motor, a marcha-lenta, levemente áspera, mostrou-se estável.

O cambio de cinco marchas, com acionamento universal (lado esquerdo, primeira para baixo, e as outras para cima com neutro entre 1a. e 2a.), é macio e com engates precisos e silenciosos e marchas bem escalonadas.


Vista lateral da 450 DOHC 1969

A suspensão dianteira é hidráulica, com molas externas, recobertas por uma borracha sanfonada, e a traseira é composta por um braço oscilante e dois amortecedores hidráulicos com molas helicoidais reguláveis.
O comportamento do conjunto suspensão é satisfatório, em se tratando de uma bi-choque tradicional.
Apesar de se tratar de um modelo de turismo, pode-se fazer curvas bem agressivas (inclinadas) no asfalto.
O modelo testado mostrou uma tendência a "sair de frente", a qual subjetivamente atribuí aos pneus.


pilotando a CB450 DOHC

Os freios, a tambor duplex na dianteira e simplex na traseira, fornecem um comportamento suficiente durante as frenagens, sendo apreciável a utilização conjunta do "freio-motor".

A Honda CB450 DOHC, é uma motocicleta que mantém viva, até hoje, sua fama de "moto-brava" e de alta tecnologia, para os anos 70.

Honda CB450 DOHC - Inesquecível


Honda CB450 K2 DOHC - Uma Clássica...

 

para acessar a FICHA TÉCNICA clique aqui


da esquerda p/ direita
R.Pupo, M.Pasini e M.H.Sanctos

Nossos agradecimentos ao Mário Hélio Sanctos, que nos ajudou nesta matéria, e ao Billy Foster, proprietário desta maravilhosa Honda CB450 DOHC

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:


Eu gostei muito desse saite, eu tenho uma xr80 ano 70epoucos e tambem tenho uma kx80 eu so tenho 11 anos sou fanatico por motos.

nome: marcelo rossi gonçalves
(madical@msn.com) Quarta Feira, 4 de Dezembro de 2002, às 15:09:51


MUITO BOA ESTÁ MATERIA SOU APAIXONADO POR ESTAS MOTOS MUITO LEGAL ...

nome: JULAINO F. POLTRONIERI
(saguisp@bol.com.br) Quarta Feira, 4 de Dezembro de 2002, às 15:45:09


Parabens pela deliciosa descrição desta maquina linda e quase perfeita. Quase porque eu conheço uma ainda mais perfeita que um dia voces terão a satisfação de conhecer tambem. Saudações motociclisticas.

nome: Angelo pouchain
(angelopouchain@ig.com.br) Quinta Feira, 5 de Dezembro de 2002, às 19:54:34


CB450_DOHC: Apesar de toda sofisticação e tecnologia que as motos sofrerão de trinta e poucos anos pra cá as antigas é que ditam as regras até hoje . eu sou fascinado por estas máquinas pricipalmente pela viúva negra

nome: luiz claudio scaff
(claudioscaff@hotmail.com) Domingo, 8 de Dezembro de 2002, às 01:04:54


Marcons,
os testes estão ficando melhores a cada dia .
A apresentação está ótima , o conteúdo idem . Continue !
Abraço , Luigi.

nome: Luiz E. Costa
(luiz_e_costa@hotmail.com) Quinta Feira, 12 de Dezembro de 2002, às 09:10:12


Adorei a reportagem, e saber que mais do que eu sabia sobre ela ate entao. Parabens todos voces. Aqui em Sao Carlos tinha uma 1969, no qual o inteligente(pra nao xingar de vez)colocou um motor da CB 400, trocou as rodas e por ai vai. Uma pena. Mas valeu a materia.

nome: Tabajara Ap. Jorge
(miraassumpcao@ig.com.br) Sexta Feira, 20 de Dezembro de 2002, às 17:17:34


Pasini,

Simplesmente fantastica esta CB450 DOHC.

nome: Paulo Ruffo
(ruffo@uol.com.br) Quarta Feira, 25 de Dezembro de 2002, às 18:49:55


Pode passar o tempo que passar, nada ofuscará a beleza destas incríveis motos clássicas.
Tenho uma honda CB200 ano 1974 com 1961 km originais e uma honda CB100 ano 70

nome: josé mendonça
(arapecas@terra.com.br) Quinta Feira, 2 de Janeiro de 2003, às 11:12:34


Parabéns, por ter produzido uma matéria tão boa à respeito dessa moto que poucos tiveram a opurtunidade de conhecer ao vivo!!!

nome: Victor Gustavo Cardoso
(vic_ti@ig.com.br) Domingo, 2 de Março de 2003, às 23:41:24


 Saber mais sobre essas maquinas maravilhosas encheu meu peito de vontade de pilotar uma delas .sera que vou conseguir dormir???
Luciano Vieira de Medeiros
doutorcelular@ig.com.br  (Quinta Feira, 3 de Abril de 2003, às 19:21:55)


Parabéns por propocionar momentos de alegria e emoção.
TYRONE CÉSAR SILVA
drtyrone@bol.com.br  (Domingo, 11 de Maio de 2003, às 18:24:47)


Saudações!
Primeiro quero elogiar a matéria apresentada, muito boa qualidade sem dúvida.
Depois gostaria de acrescentar que tive o privilégio de ser proprirtário de uma CB 450 DOHC 1973, dourada, de zero a 68.000 Kms,aliás ela tinha 563km rodados quando a comprei.Eu mesmo fiz o amaciamento do motor,os balanciamentos de rodas, e outras...
Fiz várias viagens grandes e pequenas,isto é, 144km no mínimo,diariamente para o trabalho e algumas Rio/PAlegre/Rio, Rio/Brasilia/Rio,Brasília/Rio/Brasília,com e sem "Garupeira",aliás ótima companheira,até me casei com ela...
Ah! a placa era MX-328 de Brasília, quando a vendi em 21/08/1980.
Grande Máquina...!
Rosalvo Pigozzo Silveira
rosalvop@uol.com.br  (Segunda Feira, 14 de Julho de 2003, às 16:55:42)


Ducati e CB 450 duas motos que marcaram relativamente a novas tecnologias de accionamento de valvulas. Se as "barrinhas de torção" nao se usaram mais, o "desmo" estah ai para as curvas ainda.
fammonteiro@mail.telapac.pt  (Sábado, 2 de Agosto de 2003, às 15:59:56)


Esta matéria é um SHOW !!! Parabéns aos seus redatores.
Samuel Martins
samuelmartins@zipmail.com.br  (Domingo, 10 de Agosto de 2003, às 01:25:12)


Tenho uma honda 450 dohc e pelo que eu li e vi nas fotos é uma K1 acho realmente que é uma moto fantástica para a técnologia da época.Peguei muita estrada com ela e nunca tive problemas . Gostaria de saber onde conseguir manuais mecânicos e elétricos é sempre bom tê-los.Parabéns pela apresentação dos testes.

nome: Alfredo
(alfredo@grafitec.com.br) Sexta Feira, 5 de Setembro de 2003, às 00:15:58


Adorei o site, tenho um CB 450 dx-luxury, ano 90 e tenho um site de motos cb 450 dx - www.loborj.kit.net. Um abraço para todos os amantes da antiga CB.

nome: João Carlos
(py1jcr@globo.com) Domingo, 21 de Setembro de 2003, às 22:32:06


Adorei esse siite,procuro tb um site onde só apareça CB's 450 DX...estou na minha 4a DX e queria saber mais sobre anos,cores e mudanças
Valeu pela força

nome: rafael pereira
(servidorx@zipmail.com.br) Segunda Feira, 13 de Outubro de 2003, às 13:44:28


Essas motos são muito iradas. adorei, PARABÉNS

nome: Edwin Peres Rodrigues do Carmo
(edwindoido@hotmail.com) Quinta Feira, 30 de Outubro de 2003, às 12:03:39


Caramba! Foi minha primeira moto! Na matéria tem uma igualzinha a minha. Azul.
Apanhei muito da 450, por pura inocência de principiante eu achava que moto era veículo que não gastava gasilina... Acho que a maioria dos "pregos" que tive com esta moto foi por falta de combustível. Parabéns pela matéria! Deixou-me saudoso.

Forte Abraço

nome: Luiz Almeida
(lfn@ibge.gov.br) Sexta Feira, 4 de Junho de 2004, às 16:48:40


Exelente materia agora vou divulgar este site para outros colegas que gostam e tiveram motos desta epoca anos 70 sem duvida o melhor de todos sera que voces tem algun teste da moto honda ss 50 v foi minha primeira moto tenho otimas lembranças desta epoca quando cinquentinha fazia suscesso abraços

nome: Augustinho
(augustinho_dos@uol.com.br) Quarta Feira, 9 de Junho de 2004, às 18:10:52

Caro Augustinho,
Estamos programando um teste com uma Honda SS50.
Aguarde...
Abraços
MP


Quero uma.

nome: Tabajara A.Joreg
( miraassumpcao@ig.com.br ) Sexta Feira, 18 de Junho de 2004, às 17:47:15


Tive a oprtunidade de ver um pega de arrancada emtre uma DOHC 450 (1969), uma Yamaha XS650 e uma Yamaha RD350 la pelos idos dos anos74. A RD350 saiu com a roda da frente no alto, a XS650 saiu bem macia e a DOHC450 ficou arrancando o asfalto. Essa era e é uma maquina impressionante. Parabens pelo site maravilhoso.

nome: Fernando
( fesea@litoral.com.br ) Quarta Feira, 14 de Julho de 2004, às 15:41:58


Navegando na internet achei esse teste,justamente da moto que acabei de comprar 450 DOHC K1, porem gostaria da ajuda de vcs, para montar pois ela esta toda desmontada em caixas, e não acho manual de peças/manutenção, será que poderiam me mandar um e-mail??? PARABENS PELO TESTE !!!

GRANDE ABRAÇO

nome: MAURICIO GONGORA
( mauricio.gongora@br.abnamro.com ) Quinta Feira, 22 de Julho de 2004, às 08:16:48


Quantas saudades me traz este site.........Procuro uma destas, pode ser K0, K1, K2...Kn
Atualmente tenho uma CB 450 85.
Parabéns pelas maravilhas de reportagens e mostrar pra esta nova geração as preciosidades de um passado recente.

nome: Spinelli
( jms535@terra.com.br ) Quinta Feira, 29 de Julho de 2004, às 21:13:43


Parabens pelo site sobre as CB´s , quando procurei algo sobre a cb, nao imaginava um siti tao legal com pessoas apaixonadas por CB=o opalao das motos.
tbm tenho 1 CB ano 88. Se houver + novidades, nao deixe de colocar no site, até a proxim

nome: RICARDO CARBONI
( grazycarboni@ig.com.br ) Domingo, 1 de Agosto de 2004, às 06:28:56


Caro Marcos, gostei muito do seu site,tenho uma cb 450 k2 1969, adoro a moto e gostaria de de ter um manual de peças, ainda que fosse cópia, se voce me puder ajudar por favor entre em contato.Parabéns e obrigado

nome: Walter Fontana
( w.fontana@uol.com.br ) Segunda Feira, 22 de Novembro de 2004, às 21:14:06


Esta moto e mesmo fantastica amei o saite e fiquei apaixonado pela motocicleta,gosto muito de motos ja tive uma mas do modelo novo.

nome: welington prata da rocha
( wpratadarocha@yahoo.com.br ) Sábado, 18 de Dezembro de 2004, às 05:37:20


Gostei muito deste modelo pois tenho uma ano 85 preta dx.

nome: jorge cesar henrique da silveira
( jhenrique@senac.br ) Quinta Feira, 14 de Julho de 2005, às 13:04:55


Parabens pela materia muito interessante adiquiri uma 450 k2 estou restaurando essa materia me deu mais pressa na restauraçao um grande abraço jonatan brendler

nome: jonatan
( jonatanbrendler@yahoo.com.br ) Domingo, 25 de Dezembro de 2005, às 12:18:40


SOU GAÚCHO,E SOU APAIXONADO POR ESTAS MÁQUINAS.ESTOU NEGOCIANDO UMA.CB 450.NÃO VEJO A HORA DE FECHAR NEGÓCIO.
BELEZA DE MATÉRIA.
PARABÉNS!!

nome: RADAMÉS
( MEDIMEX@IBEST.COM.BR ) Quinta Feira, 19 de Janeiro de 2006, às 13:09:35


Parabens pela materia... sou apaixonado por CBs... tenho uma CB450e 1984 e quase não encontro nenhuma igual a minha aqui em Santos

nome: Sergio
( sfs1401@ig.com.br ) Quarta Feira, 15 de Março de 2006, às 10:33:10


Gostei muito do site, eu tenho uma Cb400 84 nunca me deixou na mão exceto quando fura um pneu

nome: Helvio
( redalerta@uol.com.br ) Sexta Feira, 2 de Junho de 2006, às 00:39:26


Parabéns, sou um apaixonado por essas máquinas,tenho uma DX450-90 onde chega chama a atenção por ser toda original.
Muito boa matéria...
Procuro manual de peças e manutenção.

nome: Marcos Guarany
( m.guarany@yahoo.com.br ) Sexta Feira, 14 de Julho de 2006, às 06:46:25


parabens eu tenho uma cb450 e gostei muito dessa materia que pena que a minha nao esta tao nova quanto a de voces

nome: jefferson b martins
(azeitona_jedi@hotmail.com) Quinta Feira, 22 de Fevereiro de 2007, às 23:45:48


sem comentários essa matéria é simplesmente o maximo parabens

nome: aguinaldo
(aguijunior@bol.com.br) Quinta Feira, 19 de Abril de 2007, às 09:18:12


Prezados amigos,
Após encontrar este maravilhoso site não poderia deixar de fazer um pequeno comentário. Lembrando que o legendário Billy Foster foi e sempre será uma das figura   mais importantes da RATZ nos anos 70 e ainda um dos maiores pilotos de motocicletas de todos os tempos.
Parabéns pela bela máquina, e pelo maravilhoso conteúdo técnico do site, e estarei aguardando por outros, trazendo  de volta para nós as clássicas dos anos  60 e 70.
Valeu Billy. 

nome: Itá Castanon
(ita@catboat60.com.br) Terça Feira, 22 de Maio de 2007, às 10:26:36


Bonjour Ami, bravo pour ton site. Moi aussi je suis l'heureux propriétaire d'un CB 450 depuis 1972

nome: Albert CELSAN
(albert.celsan@libertysurf.fr) Quarta Feira, 20 de Junho de 2007, às 18:21:14


Cara adorei saber sobre a 450 queria saber mais sobre a parte de mecanica dela , adorei a materia , peguei uma 450 tr poucos tempo, mas to adoranto, abraço

nome: carlos h.
(carlos.rd135@gmail.com) Sábado, 18 de Agosto de 2007, às 14:47:45


Amigos, embora tenha sido proprietário de várias Honda FOUR e agora ando em uma CB 450 DX ano 90, essa é uma jóia rara. Parabéns por mante-la tão bonita e bem cuidada. Pena que a Honda do Brasil se preocupa apenas com fazer lucro, pois atualmente está se tornando muito difícil encontrar peças originais para as Honda que já saíram de linha. Nesse sentido, a mídia motociclística deveria cair de pau sobre a empresa, mas o que vemos é que marca o passo e ainda elogia...

nome: Luis Hector San Juan
(luishector.sj@hotmail.com) Domingo, 25 de Novembro de 2007, às 08:41:01


Caro amigo, Marcos V.Pasini
Tenho uma verdadeira admiração por motos, e ainda mais por CB. Tenho uma Moto Honda CB 450. DX Vermelha ano 89, que, não troco por nada desse mundo, nem do outro. Adorei sua relíquia, gostei muito, pela sua experiência você saberia me dizer como conseguir o manual completo da minha vovó? Abraços Fortes e boa sorte.
Aguardo resposta.
Ass: Ivan Fontelles >>>>>>> do Rio de Janeiro
(if_fon@hotmail.com) Sábado, 1 de Março de 2008, às 15:12:33


SEM PALAVRAS,OU SEJA MARAVILHOSAS.

nome: DANIEL WAGNER
(danielwagnerlima@gmail.com) Terça Feira, 8 de Abril de 2008, às 21:40:40


Parabens pela materia.Possuo uma 450 doch k1 69.Queria saber se tem registro sobre quantas dochs entraram no brasil em 69.Ouvi dizer que foram apenas 100.A materia esta realmente boa.Parabens novamente.

nome: Vando
(zavelinskimotos@hotmail.com) Quarta Feira, 18 de Junho de 2008, às 21:28:37


eu tive uma cb 400 pra mim foi a melhor moto que ja tive ate hoje

nome: mauricio perfeito
(mauricioperfeito@yahoo.com.br) Domingo, 22 de Junho de 2008, às 08:37:29