Test Drive
HONDA CB500K
four

 

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por: Marcos V.Pasini



Honda CB500K Four

Em fins de 1969, chegava ao Brasil o sonho dourado dos motociclistas, a Honda CB750 K, com seu imponente quadricilíndrico, quatro escapamentos, dentre outras maravilhas.

Seguindo essa filosofia, pouco tempo depois, chegava outra motocicleta, que iria, assim como a 750K, fazer parte do sonho de consumo dos motociclistas brasileiros...

A Honda CB500K, mais conhecida como CB500 Four


Honda CB500K1 Four 1972, cedida para o teste pelo nosso internauta Sildemar Ferreira

Mais leve e maleável, em relação à 750K, essa motocicleta emplacou, de cara, no mercado brasileiro.
Ficou logo conhecida pelo conforto, maciez, baixa vibração do motor, aliás quase inexistente, comparando-se com as bicilíndricas da época (sem se falar nas monocilíndricas).

Ela foi, assim como sua irmã de maior cilindrada, símbolo de status nos anos 70, afinal era também uma quatro cilindros...

Com o advento dos escapamentos 4 em 1, também ela pode mostrar seu ronco, através desse sistema, na época, inovador,
O ruído ficava mais agudo nela do que na Setegalo. Belo ronco...

Para os puristas, o charme estava nos quatro silenciosos, moldados em chapa, com uma forma exclusiva, diferente das outras motos que, normalmente, apresentavam o escapamento com um "shape" cilíndrico ou cônico.


Vista traseira

Até hoje as opiniões se dividem. 
Ainda há pessoas que guardam seus sobreviventes 4x4 na garagem, bem untados de óleo ou graxa, e ostentam um 4x1, instalado na moto.

Essa moto foi muito usada em competições, no Brasil, na categoria "Esporte 400 a 1300".
Era a mesma moto de rua, apenas com um equipamento apropriado (...) para competições, como guidons baixos, tipo "Morcego" ou "Tomazzelli", escapes 4x1, carenagem (quando tinham), etc...
Era bem um "Mixto-Quente"...
Mas andavam bem.


Paulé com uma CB500K preparada para moto-velocidade

Ocasionalmente apareciam Kits Yoshimura ou equivalentes para fornecer um "algo mais", no motor.

Esse modelo foi fabricado no período compreendido entre 1971 e 1973, quando foi substituído pela versão CB550K, sendo que este último não chegou a ser importado oficialmente no Brasil.
No lugar da versão "K", tivemos, em 1975, a CB550F, também bem-recebida no nosso mercado.
Isso até 1976, quando....Vocês já sabem. 

Dirigindo a Honda CB500 Four

Seu porte discreto, com uma altura do assento acessível, acomoda perfeitamente pilotos (de 1,70m), permitindo que este possa colocar seu pé totalmente apoiado no chão, proporcionando muita segurança.

Como se previa, a ergonomia é excelente.
O guidon levemente alto, proporciona uma posição gostosa de se dirigir, permitindo uma boa postura do corpo.

Os comandos, também, bem distribuídos completam a boa ergonomia da motocicleta.


Vista superior da CB500 Four

O painel, conta com tacômetro e velocímetro com odometro total e parcial e luzes de advertência.
Sua visibilidade é satisfatória, apesar do tamanho reduzido dos instrumentos.

A chave de contacto, na moto testada, encontrava-se instalada ao lado dos dois instrumentos do painel, para maior segurança.
Na versão original, o conjunto da chave de contacto, fica abaixo do tanque, no lado esquerdo, acima do cabeçote...Já viu, né?

O sistema elétrico é 12V, alimentando seu competente conjunto óptico.

A partida elétrica sendo acionada, é necessário verificar-se no conta-giros, se o motor pegou, tamanha a maciez de seu funcionamento (também observado na CB400F).
A moto também dispõe de um pedal de partida (kick) auxiliar, igualmente macio.

Seu motor é um SOHC (comando simples no cabeçote) quadricilíndrico vertical, que transfere pouquíssima vibração ao piloto.
É bastante elástico proporcionando um performance "adrenalizante".


Dirigindo a Honda CB500K Four

O cambio de cinco marchas, com acionamento universal (lado esquerdo, primeira p/ baixo, e as outras para cima com neutro entre 1a. e 2a.), é macio e com engates precisos e silenciosos.
Seu escalonamento permite uma dirigibilidade satisfatoria em transito urbano e em rodovias.

A suspensão dianteira é hidráulica, com mola externa coberta com uma borracha sanfonada, e a traseira é composta por um braço oscilante e dois amortecedores hidráulicos com molas reguláveis.
O comportamento do conjunto suspensão é satisfatório, em se tratando de uma bi-choque "Old-Fashion".
Apesar de se tratar de um modelo de turismo, pode-se fazer curvas bem agressivas (inclinadas) no asfalto, sem a ocorrencia de perda de aderencia ou oscilações.


Curvas "de baixa" com muita segurança

Em curvas "de alta", aparece uma tendência à oscilações de baixa frequência, que pode ser minimizada com um amortecedor de direção, conforme se fazia na década de 70.

Os freios, a disco simples na dianteira, e a tambor, simplex, na traseira, em conjunto com o bom "freio-motor", de seu propulsor, fornecem um comportamento seguro e eficiente durante as frenagens.

A ciclística é muito boa em transito e em rodovias, sendo seu manejo bem fácil.


Excelente ciclística

A Honda CB500 Four, foi uma motocicleta que veio se posicionar em uma faixa de mercado que, na época, conferia o mesmo status das Setegalo, porém com um custo menor e uma dirigibilidade mais macia, porém com a valentia típica dos quatro cilíndros!!!

Honda CB500K, um lobo em pele de cordeiro.


Porte imponente, mas dócil de se pilotar

 

Para acessar a FICHA TÉCNICA clickar aqui

 


Não dá vontade de parar de andar...

 

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:


Faltou dizer sobre o botão do lampejador alto que era o mesmo botão da buzina. Era um sistema interessante onde voce empurrava de lado o botão da buzina para lampejar o farol alto. No mais era uma excelente moto e sempre foi o meu sonho de consumo. Esta moto era extremamente silenciosa e não vibrava nada. Um abraço,

nome: Kleber Klein
(siacadastral@uol.com.br) Quinta Feira, 1 de Agosto de 2002, às 14:59:36


Muito bom mesmo, excelente e muito agradável ler tantas informações sobre um produto maravilhoso, que máquina linda ! LINDO COMENTÁRIO, MUITO RICO EM INFORMAÇÕES.

nome: DOMINGOS E.ROMAGNA
(domingos@adsturbo.com.br) Quinta Feira, 1 de Agosto de 2002, às 21:29:58


O sonho!!! Quando vocês irão conseguir uma desta para eu comprar ???

nome: Ismael - Curitiba/PR
(ismael@estadao.com.br) Quinta Feira, 1 de Agosto de 2002, às 22:46:26


Para mim a 500 four é a ferrari da família four pois tudo dela é macio e funcional,seus engates de marcha precisos e macios é coisa fora de sério,seu ronco inconfundivel do esportivo 4x1 não se compara a nenhuma outra máquina já fabricada, se a 750 four não fosse considerada a moto do século, com certeza ela teria o merecimento desse título tão ilustre . Mas para mim eu a considero como a moto do século....pelo seu conjunto de perfeição em todos sentidos....

nome: Emmanuel Vieira
(maneco500four@bol.com.br) Sexta Feira, 2 de Agosto de 2002, às 11:03:04


Gostaria de cumprimentar pela bela reportagem onde também fiz parte e sinto-me orgulhoso, porém lembro que minha motocicleta em todos os seus documentos aparece e é data como 1975, e fiquei surpreso ao ver no texto do contrário mais uma vez parabéns a todos que participaram da elaboração da reportagem - (Sildemar - proprietário da motocileta fotografada)

nome: sildemar ferreira
(sildemar@uol.com.br) Sexta Feira, 2 de Agosto de 2002, às 16:23:21

N.R.
Caro Sildemar,
Inicialmente, aproveitamos para agradecer, novamente, sua colaboração, cedendo sua motocicleta para o test-drive. Ela, realmente, é um exemplar raro.
As Honda CB500K ou CB500 Four, foram fabricadas apenas até 1973...
A partir de 1973 somente foram fabricadas CB550K e depois as 550F.
Para maiores esclarecimentos, dispomos de material oficial da Honda Japão com o cronograma de todas as motos fabricadas, em função do numero do chassis.
Fique a vontade para consultar-nos.
Abraços
MP


Excelente matéria, essa moto é maravilhosa o seu ronco encanta qualquer pessoa. Gostaria de poder tela bem guardada na sala da minha casa.

nome: Jota Borges
(jotaborges@zipmail.com.br) Sexta Feira, 2 de Agosto de 2002, às 17:03:50


POSSUI DUAS DESSAS MAQUINAS A ULTIMA FOI UMA 74 DOURADA E PRETA COMO ESSA DAS FOTOS DA MATERIA COM ELA FIZ DE TUDO GUIDON TOMAZELLI 4X1 SARACHU PARALAMAS DE FIBRA (TIPO ESPORTIVOS ) O MOTOR COMEÇOU A FUMAR E QUAL FOI MINHA SURPRESA AO ABRI-LO POIS AINDA ERA STANDER;MAQUINA BONITA E MUITO ROBUSTA TENHO MUITAS SAUDADES!

nome: MÁRCIO LIMA
(mlima@resilminas.com.br) Sexta Feira, 2 de Agosto de 2002, às 22:43:58


Mais uma vez voc^es est~ao de parab'ens com o excelente n'ivel de reportagem, para ficar melhor ainda s'o faltou o ronco da loba,seja no 4x4 ou no 4x1. Valeu!

nome: RONALDO TOSTA
(ronaldotosta@ig.com.br) Sábado, 3 de Agosto de 2002, às 23:46:06


Prezados produtores e leitores das Clássicas70.

Realmente é a moto mais gostosa e interessante de se pilotar, primeiro por sua maciez e depois pelo ronco incomparável (a minha 73 tem 4X1).
Fiquei dois anos procurando uma 500 four inteira e no final do ano passado consegui, não me arrependo é sensacional, faltam alguns ajustes mas o Ricardo da Delta X motos de Curitiba já esta dando um jeitinho de arrumar.

Mais uma vez parabéns pela reportagem.

Um grande abraço.

Helvio Portela - Curitiba - PR

nome: HELVIO PORTELA SANTOS
(hportela@peisa.com.br) Segunda Feira, 5 de Agosto de 2002, às 16:42:16


Muito bom mesmo... Tem razão, não dá vontade de parar de andar, tenho uma CB 550 Four Super Sport 1976 e as vezes saio para esquentar o motor na estrada e quando vejo já fiz 200/300 km e é hora de voltar...Maravilhosa.

Paulo Gaida. Curitiba/Pr

nome: Paulo Gaida
(pgaida@brturbo.com) Segunda Feira, 5 de Agosto de 2002, às 23:01:36


Excelente matéria.Tenho o privilégio e honra de possuir uma 500 four 74, toda original com 11.000 km,isto porque o seu ex-proprietário a comprou em 1974 e mudou-se para os EUA em 75,deixando esta beleza para trás.Realmente a cb 500 é excepcional em todos os aspectos,e o ronco o mais bonito de todas as motos ,até hoje!

nome: marcelo Favarão
(marcelo@visaonet.com.br) Terça Feira, 6 de Agosto de 2002, às 22:17:41


Fiquei muito interessado por essa reportagem onde falavam desta moto pois já tive uma igual gostaria de pedir que me enviassem informações sobre essa moto

nome: Carlos

(cdeangelo@ig.com.br) Quarta Feira, 7 de Agosto de 2002, às 21:22:00


Como proprietário de uma CB500 Four 1975, atualmente em recuperação (Tudo com peças e equipamentos originais, lógico!) fiquei muito satisfeito com o teste apresentado. Gostaria de receber informações e/ou "trocar figurinhas" com outros proprietários de belas máquinas como esta e a 750 Four. Abraços, Marcelo

nome: Marcelo Felice
(mfelice@ibdc.adv.br) Quinta Feira, 8 de Agosto de 2002, às 01:30:26


Essa reportagem realmente foi muito merecida pois sem dúvidas é um dos modêlos mais admirados da linha four.

nome: Robinson
(robinsonmatos@hotmail.com) Sexta Feira, 9 de Agosto de 2002, às 01:04:36


Não sei se minha primeira mensagem chegou (juntando um equipamento ineficiente ao meu amadorismo internauta, imagine o resultado...), mesmo assim, gostaria de reforçar meus parabéns por mais uma grande matéria com uma bela moto!

nome: Carlos Eduardo Trivellato
(setrivellato@uol.com.br) Domingo, 18 de Agosto de 2002, às 17:31:55


Exelente matéria parabéns a todos, adoro as four principalmente as 500 e 550 pois sou baixinho e elas são ageis tanto na cidade como na estrada como dito na matéria.Valeu Danilo Juiz de Fora-MG(proprietário de uma 550 Four)

nome: Danilo
(drcampos@powerline.com.br) Domingo, 18 de Agosto de 2002, às 21:57:14


A matéria sem sombras de duvidas como sempre nunca deixa a desejar, tenho um K2 73, sou deveras apaixonado pela mesma e agora preciso de peças para a caixa... Quem as tiver... Obrigado

nome: Jesus Pereira / Bage-RS
(jesuscomp@hotmail.com) Segunda Feira, 19 de Agosto de 2002, às 14:19:34


MATÉRIA MARAVILHOSA.NÃO É DE GRAÇA Q EU FALO ISSO.TENHO UMA DOURADA TAMBÉM SÓ QUE 1972.ESSA MENINA É A MINHA GRANDE PAIXÃO,TUDO O QUE VCS FALARAM DELA É A PURRA REALIDADE.NUNCA TEVE,NÃO TEM E NUNCA TERÁ NADA MELHOR QUE ESSA MENINA.VALEU PESSOAL.

nome: PAULO CEZAR BARROS
(paulocezarbarros@yahoo.com.br) Sexta Feira, 23 de Agosto de 2002, às 01:45:33


É realmente uma moto deliciosa , com uma performance formidavel , e o ronco `impar` tudo isso aliado a confianca e credibilidade da marca honda , tive a honrosa oportunidade de pilotar uma dessa (preta, linda) e me fascinei, hoje tenho uma rd-350 87 zerada com 15.000 km, e uma virago 250, mas assim que surgir um bom negocio eu vou pegar uma `four`e parar do lado das outras , e poder me deliciar com essas maravilhas mecanicas !!!!

nome: andre ( doug )
(pauluk@globo.com.br) Domingo, 25 de Agosto de 2002, às 23:13:43


Muito boa esta reportagem, veio de encontro com os sonhos de muito cbeiros, pois sou um inveterado, tanto estou montando um motoclube de CB, sob nome Courser Black (corcel negro), dentro em breve estaremos nas estradas passeando.

nome: COURSER BLACK
(albanomartinsjr@ig.com.br) Sábado, 31 de Agosto de 2002, às 18:36:19


Adorei, pois sou apaixonado pela CB, tenho uma CB 450 dx-luxury, ano90. Parabéns

nome: João Carlos da Rocha
(py1jcr@hotmail.com) Quarta Feira, 4 de Setembro de 2002, às 21:58:28


Adorei a materia, era proprietario de uma CB400II comprei ela com 7000km em 97, vendi, comprei outra moto, depois comprei ela de novo com 16000km. agora eu ja nao a tenho mais(de novo)mas minha vontade e muita!

nome: marcello ferrari
(drag_star3@msn.com) Domingo, 8 de Setembro de 2002, às 00:45:54


Salve Pasini. Mais curioso do que eu, dificilmente aparecerá em seu site. Depois de ver a foto dessa moto na "Duas Rodas", resolvi entrar em seu arquivo de "achados arqueológicos" e "sentir" melhor essa raridade, que por sinal, nunca ví ao vivo. Um abraço!

nome: Carlos Trivellato
(setrivellato@uol.com.br) Domingo, 8 de Setembro de 2002, às 01:01:56


Meu comentario sobre a CB 400 foi parar na materia sobre a 500K, mas vale ainda uma bronca na Honda pela pisada no tomate.

nome: Tabajara A. Jorge
(miraassumpcao@ig.com.br) Sábado, 14 de Setembro de 2002, às 10:24:20

NR: Sua observação foi atendida. Os comentários sobre a CB400F foram removidos dessa página e recolocados na devida página. Obrigado pela correção
MP


Es bonita

nome: sergio
(el_prote@hotmail.com) Domingo, 6 de Outubro de 2002, às 11:48:26


Muito bom
Giovani
dmsdobrasil@ig.com.br (Sábado, 19 de Outubro de 2002, às 01:39:31)


Vocês infelizmente cometeram um erro quanto ao ano desta moto. Como é possível ver nos comentários e no manual de serviço das HONDA 500 FOUR K 1975, ela foi fabricada até este ano, e não 73, como divulgado. Tenho uma 500 four K 1974, e já tive uma 1975. A 550 só começou a ser fabricada em 1976, nos modelos K e F, com grande aumento da taxa de compressão da mesma, de forma que ela andava muito mais.
Outros erros: A chave no painel era de série, conforme o modelo e o ano. As 73 ainda eram debaixo do tanque. O amortecedor de direção é de série, e consta nos manuais de serviço da mesma.  Outra coisa digna de nota é a lanterna traseira: Estas motos saíram com três modelos diferentes de lanterna, conforme o lugar onde eram vendidas: Uma visualmente igual ao da CG da época (as vendidas oficialmente no brasil), um modelo redondo como o das rd-350 - Saiu na europa e na austrália - No manual de serviço é referida como 500 Four A - E aquele da sete galo, para o mercado americano, que todo mundo adaptava nelas aqui no brasil. O fundo do painel também era diferente conforme o lugar de venda: azul e verde. Ademais isso, a reportagem é ótima. Meus parabéns.
Alexandre Strube
surak@surak.eti.br  (Quarta Feira, 19 de Fevereiro de 2003, às 15:59:39)


Sou Fã incondicional da 500 Four e a 750
Guima Saulo
guimasaulo@ig.com.br  (Sábado, 26 de Abril de 2003, às 12:39:53)


" Bela matéria ", só quem dirigiu ela, como eu quando tinha dezeseis anos e mais tarde tive uma, sabe bem o que a terceira marcha de moto fala alto.
abraço
Marcus Vinicius Biagi
marcus.biagi@globo.com  (Terça Feira, 13 de Maio de 2003, às 06:56:43)


Gostei muito da materia, possuo uma 500 1974, vc poderia me fornecer o tel. do pedrinho bancos e onde posso achar amortecedores cone(americanos) na Boca e os reparos(oring) dos carburadores.

nome: Jeferson de Godoy Sais
(jefersonsais@bol.com.br) Quinta Feira, 4 de Setembro de 2003, às 10:05:10


Nota 1000, sou um apaixonado pelas FOUR, em geral, mas infelizmente ainda não posso adquirir uma. Tenho certeza de que aprendi muito com essas informações e gostei muito mesmo. Parabéns pelo brilhante trabalho de expor todas essas preciosas informações à disposição de pessoas como eu...

nome: Marcos Vinicius
(vinisilv.@netsite.com.br) Sexta Feira, 12 de Setembro de 2003, às 23:38:11


Se você conseguir algumas fotos e ruidos da cbx 750 por favor me passe por e-mail pois amo de pai~xão aquela moto.

nome: Fernando
(lorota@netsite.com.br) Quinta Feira, 18 de Setembro de 2003, às 00:10:37


Parabens pela materia sou um eterno apaixonado pela CB500K e um feliz proprietario de uma 1973 toda original de cor dourada com manual e ate chave reserva parabens.

nome: Jose Antonio Cavazotto
(abutres_pinga_me@uol.com.br) Domingo, 21 de Setembro de 2003, às 19:22:03


Caros amigos,recentemente adquiri uma dessas tão sonhadas maquinas.Ela permaneceu esquecida durante quase 5 anos em um barracão,já acertei a documentação,troquei seus pneus,elétrica enfim:está quase 0KM. estou precisando das lentes das lanternas pois as minhas estão muito desbotadas,preciso também de uma dica,pois andando com ela me deparei com um problema que todos os mecânicos que conheço,dizem ser defeito da moto:uma vez por semana tenho que retirar as velas p/limpeza. desde já agradeço a atenção.

nome: HERBERT(Campinas)
(specialcar4x4@ig.com.br) Domingo, 5 de Outubro de 2003, às 23:27:00


Muito bom... caras o som do 4X1 quando se da aquela esticada na terceira e hipnotizante. Incr~ivel mas passados 30 anos ela não muito a atras de muita maquina atual !!! A minha e ano 1.973 ta impecavel e me dando alegria...

nome: Josue Francisco Buso
(josuebuso@yahoo.com.br) Terça Feira, 7 de Outubro de 2003, às 20:11:31


Adorei a materia, parabens. tambem sou feliz proprietario de uma excelente cb 500 four, mas na minha cidade nao ha mecanicos especializados em classicas, o que nos deixa um pouco triste. ainda bem que temos como consultar sobre mecanica nesse excelente site.

nome: Fabiano Morais
(ninomorais@ig.com.br) Segunda Feira, 16 de Fevereiro de 2004, às 00:24:43


Essa moto trasmite uma sensação de conforto e satisfação tão imensos que palavras faltariam para fazer tal comentário. Não é a toa que sou possuidor de uma clássica como a da matéria só que ano 75. Parabéns pela reportagem e por manterem vivo esse mito que é a CB500Four!

nome: alain kalczuk
(kalczuk@polmil.sp.gov.br) Segunda Feira, 23 de Fevereiro de 2004, às 13:58:24


Adorei, tenho uma ano 72 dourada com preto com scape 4 em 1 linda e gostaria de ver mais reportagens sobre a 500 four ou informações quem puder enviar agradeço.

nome: luiz
(lznando@uol.com.br) Domingo, 14 de Março de 2004, às 17:39:20


Parabéns pela reportagem, tenho uma CB 500 ano 74 marrom toda original há 20 anos, e não a troco por nenhuma moto mais nova, aliás não troco por nada.

nome: Edgard
(edg.orto@globo.com) Sábado, 1 de Maio de 2004, às 19:12:42


Excelente reportagem, transmite e me faz relembrar toda a emoção que vivi na minha adolecênica, juntamente com esta bela máquina.
Pretendo dar de presente para meu filho uma 500F, assim ele também sentirá a emoção de andar em um veículo construído com primor e tecnologia, desde o projeto até sua concepção final.
É uma jóia mecânica, uma obra prima tecnicamente falando.
Ainda hoje com todos os avanços tecnológicos conquistados, esta beleza ainda agrada e conquista admiradores.
Estaremos presentes no evento de 15/05/04 em Poços de Caldas.
Parabéns pela reportagem, ao ler, ainda consigo lembrar de seu ronco, sua beleza, seu porte, maciez....

Forte abraço a todos.

Montes / Pássaros de Fogo - Alma Livre.

nome: E. Montessanti Jr.
(montessanti@uol.com.br) Segunda Feira, 10 de Maio de 2004, às 18:29:42


Essas fotos sao mt legais pq sao mt de antigamente poriso que eu gostei delas pq eu nunca tinha visto uma moto de antigamente (so uma vez eu vi)

nome: LUCA MIRABELLI
(yanes_luca@hotmail.com) Domingo, 25 de Julho de 2004, às 11:14:10


Ao ler esta matéria, bateu a maior saudade da minha. Tive uma 1972, e realmente é uma moto fantástica. Tive que me desfazer dela por motivos pessoais. Me arrependo até hoje, pois a minha estava toda original e em ótimo estado de conservação, e como todo sonho, custei à realiza-lo. Isso já faz 6 anos, e aqui no Rio de Janeiro é raro ver destas rodando. Foi bom matar as suadades, mesmo sendo por fotos. Ainda guardo boas lembranças dos momentos em que pude ralmente fazer bom uso dela, pois é uma ótima estradeira, e nunca me deu problema. Parabens pela matéria. Valeu!!!!!

nome: Aloysio Ribeiro de Almeida Junior
(aloysioalmeida@yahoo.com.br) Quinta Feira, 16 de Setembro de 2004, às 16:40:57


PARABENS PELA REPORTAGEM. EU TENHO 21ANOS E ESTOU RESTAURANDO UMA CB350 73,ESTOU ACABANDO, SÓ FALTA O ESCAPAMENTO, E SÓ DE VER ESSA REPORTAGEM EU FICO LOCO PRA MONTAR NELA E SAIR ANDANDO

nome: MARCIO
(marcim_engi@hotmail.com.br) Sexta Feira, 3 de Dezembro de 2004, às 02:00:31


Sou apaixonado por essa geração de mostos. Tenho uma CB759 F 1976 muito boa... Um abraço para todos que gostam das classicas. wladney maceió

nome: wladney josé da silva
(wladney@bol.com.br) Quarta Feira, 8 de Dezembro de 2004, às 17:40:05


É maravilhoso poder ver em detalhes essa maquina nostalgica e maravilhosa. Veleu.

nome: ISKELTON GEHLEN
(iskelton@ig.com.br) Sexta Feira, 7 de Janeiro de 2005, às 04:33:24


MARAVILHOSO, tudo.... Parabens !!!

Amigo como eu consigo uma cópia do manual e ou catálogo de peças da 550 FOUR ano 76 ? e ou dicas de manutenção, vc pode me ajudar ????

nome: Alarcon
(alarcon@mail.pt) Segunda Feira, 9 de Maio de 2005, às 18:35:08


Sensacional !!!!!! acabei de comprar uma 500 for 1974 vermelha este site me ajudou a ficar com mais vontade de andar .parabens

nome: Fabio Cabrera
(fabioscabrera@terra.com.br) Quinta Feira, 9 de Junho de 2005, às 21:45:15


Realmente a 500f é uma moto especial foi a minha primeira four que me acompanha a 27anos ela é igual a ésta da matéria só que 74 e o seu ronco é inconfundivel e inebriante ,nos finais de semana quando saio com ela pela estrada; além dos amigos novos entro em uma máquina do tempo muito prazeirosa possuo uma four mais nova gsx750f são sensações totalmente distintas qundo se pilota uma ou outra parabéns ao marcos por nos proporcionar este site um abraço a todos os proprietários de "F" clássicas

nome: Silvio
23 de julho de 2005


Tenho uma 500four 75 estou restaurando é simplesmente uma delicia de andar com ela é uma pena que em breve colocarei á venda

nome: roberto marques dos santos
( capoeiradragao@ig.com.br ) Quinta Feira, 4 de Agosto de 2005, às 12:05:39


Caro Marcos Pasini parabéns pela matéria sou proprietário de uma 500f/74 igual a da matéria que me acompanha desde julho de 1978; tendo hoje 60000kilometros aos fins de semana quando saio na estrada com ela entro em uma máquina do tempo pois com o 4x1 roncando aquéla música que lembra os F1 dá época; é miuto bom sómente qem possui o privilégio de pilotá-las sabe o que estou querendo dizer, sem contar que os mais novos muitas vezes pensem que se trata de uma moto nova estilo retrô

nome: Silvio Scortecci
06/0702005


Tudo q a de bom na vida, rock, mulher e 550 f. valeu

nome: Marcos Paulo
( infoprintmax@hotmail.com ) Domingo, 29 de Janeiro de 2006, às 18:18:36


É isso mesmo!
Sou proprietário de uma 500 four 1972, concordo com você, e espero poder encontrar um dia desses para rodar juntos por aí...
Muito bem descrita a máquina!

nome: Julio Barreto
( julio@juliobarreto.com ) Quarta Feira, 1 de Fevereiro de 2006, às 10:52:03


Eu tenho uma cb-500 four ja faz 18 anos nao vendo por dinheiro nenhum ela e a paixão da minha vida

nome: Mario Jose Cocco
( italianofour@yahoo.com.br ) Terça Feira, 28 de Fevereiro de 2006, às 19:03:13


Excelente.
Eu tive uma CB500Four entre os anos de 1981 e 1990. Me arrependo até hoje de ter vendido éla. Alias eu só vendi porque já encontrava dificuldade para achar peças. Hoje tenho uma CBX750F 92 e uma CB400 82, más ainda sinto falta da 500F. Vivo procurando uma em bom estado. Más quem tem uma em bom estado não vende, ou pede mais de 10,000 Reais. A minha éra 73, azul metalica e preta nas laterais do tanque. A chave ficava embaixo do tanque do lado esquerdo mesmo. Oque me fez queimar a mão algumas vesês no motor. Fora este incomodo o resto foi ter uma moto que só me deu alegria e prazer durante os 9 anos que fiquei com éla. Agora é só saudade. Parabens pela ótima matéria. A CB500Four merece. Paulo Mendes - São Carlos - SP

nome: Paulo Mendes
( pomendes@terra.com.br ) Sexta Feira, 2 de Junho de 2006, às 21:41:09


ESSA MOTO É SHOW

nome: GRACE HOYCE
( GRACELEME@YAHOO.COM.BR ) Domingo, 4 de Junho de 2006, às 10:19:59


A matéria é excelente, e me deu muita saldade e boas lembranças de minha CB500K Four ano 1974.
Fiquei com éla 10 anos, de 1981 a 1991.
Nunca deu problema nenhum.
Apenas a manutenção de rotina que naquéla época já estava muito cara devido a proibição das importações e o fato de eu morar em São Carlos interior de SP, que tinha apenas uma revenda da Honda na época e só dava atenção para as CBs 400 e 450 nacionais.
Apenas uma dúvida que fiquei em relação a matéria.
Ali esta escrito que a CB500K Four foi fabricada de 1971 a 1973.
Só que a minha éra de 1974, me lembro perfeitamente da documentação déla e da revenda em Ribeirão Preto onde o primeiro proprietario comprou a motocicléta zero kilometro em meados de 1974.
Tirando esta dúvida.
Parabens pela ótima matéria feita para esta excelente motocicléta.

nome: Paulo Mendes
( pomendes@terra.com.br ) Sexta Feira, 23 de Junho de 2006, às 08:31:03


Ótima!

nome: Simone
(simone.angelica@sociesc.com.br) Sexta Feira, 7 de Julho de 2006, às 08:55:47


com essas fotos voltei ao passado, parabéns pela conservação da máquina.

nome: Admilson Nogueira
(missinhonogueira@yahoo.com.br) Quarta Feira, 9 de Agosto de 2006, às 19:38:27


Antes do mais,...Parabéns pela Matéria, sou um privilegiado proprietário de uma 500 four K2 74 há 19 anos; manual, 4 via, impecável, dourada, 4x4 (guardado) 4x1 instalado (a música é linda, não ronca; gargareja... coisas que só os 2 platinados conseguem proporcionar, aliados às 8 válvulas, ao costumeiro excesso, e muito bem vindo, quando se dá o freio motor... é simplesmente lindo...num tem como passar desapercebida mesmo entre Fours mais modernas, poderosas ou velozes, nada se compara...) Aliado a um visual Retrô fantástico, colocando no bolso motos maiores, classicas e afins, a 500 four sempre foi considerada a mais equilibrada das 4 cilindros; da Honda e de Outras.... Tenho o privilégio de tê-la a quase 20 anos, standart; ter efetuado uma troca de anéis e retentor de válvulas após aprox. 140.000km.... está de alma nova novamente, cheia de saúde, sem barulhos, sem vazamentos, com vigor de nova...é só respeita-la no óleo, nos giros (não tem limitador, se coxar vai até flutuar válv. e estourar), NÃO EMPRESTAR e, por fim NUNCA PENSAR EM VENDER...É véio, quem tem uma tem, quem não tem....  Salve Gloriosa 500 four, ... je t'aime.

nome: Silvio Roder
(silvioroder@hotmail.com) Quarta Feira, 29 de Novembro de 2006, às 01:25:44


Ide Gloriosa CB 500 four; Manutenção...., só a de rotina; troca de um bom óleo mineral (cuidado c filtro), cabos, pastilhas de freio, relação, pneus, fluídos... Só a de rotina !!! Carburador... as vezes limpar as cubas, reg. nível bóias - só qdo necessário em um ou outro carburador.... (as agulhas YBRs,  RDZs e boias, servem c pequena adaptação e regulagem...), platinados bons nunca dão dor-de-cabeça - aliados ao gargarejo que a ignição eletrônica não proporciona..., chuva ? nem pensar, levo-a nas costas rsrsss..., motor, câmbio...esquece, só nao abusar, esquenta-la um pouco em lenta (2.500 rpm...) ao funcionar, e...é só curtir - Não é feita p andarrrr...porém p DESFILAR !!! (se coxar, responde muitissimo bem...) porém, é bom e sensato deixar isso p as mais novas, potentes, maiores (e descartáveis...) aquelas que o Dinheiro pode Comprar... Não !!!  Cê tá numa baita Clássica...., chamando as atenções, mesmo sem pretender até dos donos de outras Bikes mais poderosas, velozes, caras, o que importa... NUM TEM PRÁ NINGUÉM.... Cê tá numa FOUR 70 Mesmo !!!! E daí ? ....

nome: Silvio Roder - Londrina-PR
(silvioroder@hotmail.com) Quinta Feira, 30 de Novembro de 2006, às 02:20:12


Marcos, fiquei feliz em encontrar esta materia sobre a 500. Não possuo moto, mas tenho um sonho de consumo.Esta moto marcou minha época de adolescente (tenho 46 anos).
Por isso penso que ainda conseguirei comprar uma 500 um dia. Gostei muito da materia. Parabéns. Aproveitando sua experiência eu gostaria de saber o preço medio desta moto. Ano 71 a 76.
Onde seria mais facil encontrar e se existe um a fonte de consulta que traga mais informações sobre esta moto.
Desde já fico muito agradecido.

nome: Nivaldo Gonçalves - Moji Guaçu
(nivagon@hotmail.com) Domingo, 1 de Abril de 2007, às 20:07:37

Nivaldo, nos nossos Classificados existem várias  500 Four a venda. Os valores dependem da conservação e da originalidade da moto. Se quiser mais  informações, use nosso Apoio Técnico para sanar as suas dúvidas
Ricardo Pupo


gostei muito dessa materia , me deu muita saudade, meu amigo tinha uma e sempre me levava pra dar umas voltas, se pudesse compraria uma  hoje.

nome: Araujo
(araujomax@ig.com.br) Sábado, 7 de Abril de 2007, às 10:30:48


Excelente matéria, ela é tudo isso mesmo. Tenho uma dourada, ano 73 e a uso diariamente. Já tive outras motos mais modernas, mas essa é a minha predileta. Estou precisando de bobinas novas alguem tem alguma dica?

nome: Luís Celso Mello
(luiscelso1401@gmail.com) Quinta Feira, 26 de Abril de 2007, às 15:54:22


a 500f è um lobo em pele de cordeiro,até 4500rpm mansa e dócil acima disto entre5000 e 7500 é outra moto nervosa e com motor cheio com 4x1 o som é uma sinfonia digna dos grandes mestres,não cansa nunca começa grave  e com a subida dos giros vai afinando como um f-1 dos anos 70 é o mais belo ronco four dos 70 acho que  de hoje também  tenho uma há 29 anos e sómente me separo dela quando  for para o andar de cima o segredo é não deixa-la parada e manutenção só preventiva grande moto e os seus pequenos defeitos foram sanados na 550f o comando com eixo único ao invés de diversos pequenos eixos para cada cilindro o que dá a ela o som caracteristico clak clack clack....... e o sistema de embreagem

nome: silvio scortecci
(silvio.scortecci@terra.com.br) Sábado, 5 de Maio de 2007, às 17:47:12


TENHO 45 ANOS E COMO BOM ADOLESCENTE NOS ANOS 70 SONHAVA COM UMA MOTO GRANDE. FICAVA BABANDO QUANDO OUVIA O RONCO DE UMA FOUR (HONDA/KAWAZAKI) OU SUZUKI GT. A PREDILETA ERÁ A 500 FOUR, POR TER O RONCO MAIS BONITO DE TODAS, O TAMANHO IDEAL PARA QUALQUER TIPO DE USO E VISUAL
QUE MAIS ME AGRADAVA.        
SEMPRE QUE PODIA, ESTAVA JUNTO A OUTROS COLEGAS NA PORTA DA OFICINA DO GARRINCHA, EM BELFORD ROXO -RJ. PARA TER CONTATO COM AS MOTOS.
O "GARRA" DEIXAVA A MOLECADA DAR UMAS VOLTAS NA SUA YAMAHA LS3 (CHAMAVAMOS DE RD 100) E NO SEU "DOJÃO". VEZ POR OUTRA ALGUM CLIENTE - JÁ AMIGO NOSSO -  TAMBÉM  DEIXAVA A GENTE TIRAR UMA CASQUINHA NAS SUAS MÁQUINAS - COM DIVERSAS RECOMENDAÇÕES E É CLARO, SÓ AQUELES EM QUEM COMFIAVAM. ASSIM, FUI ANDANDO EM DIVERSAS MOTOS, TAIS COMO CB 50, RD 50 E 75, ST 90, CB 125, RS 125, CB 200 E 350/350, R5 E RD 350, RD 200, DT 250, TX 500, XS 650, SUZUKI T 250J, GT 125, GT 250, GT 380 E 500 FOUR E ETC...
COMECEI A TRABALHAR NO FINAL DE 1977 MAS SÓ CONSEGUI COMPRAR A PRIMEIRA MOTO EM 1979 - UMA CB 50 E EU PRETENDIA IR SUBINDO DE CILINDRADA ATÉ CHEGAR A 500 FOUR. DEPOIS COMPREI UMA RD 125 E EM SEGUIDA UMA RD 200. NAQUELA ÉPOCA JÁ TINHAM AS NACIONAIS ATÉ 125 (CG E RX) MAS EU GOSTAVA ÉRA DAS  IMPORTADAS. SÓ QUE A MANUTENÇÃO ERA CARISSIMA MESMO PARA AS PEQUENAS.  LEMBRO-ME DE QUE CERTA VEZ FUI ATÉ O HAROLDO (BRAVO DAS MOTOS) EM REALENGO E DEIXEI TODO O MEU PAGAMENTO DAQUELE MES EM 2 PLATINADOS PARA A RD 200. A PARTIR DAI TENTEI AS NACIONAIS. PRIMEIRO UMA HONDA ML 125 QUE ACHEI PEQUENA. AI COMPREI DUAS HARLEY-DAVIDSON 125, QUE SAIRAM DE LINHA EM 79 E JÁ FALTAVAM PEÇAS AQUI NO RIO OU ERAM ENCONTRADAS EM SÃO PAULO A PREÇOS ELEVADOS PARA UMA NACIONAL DE 125CC. VOLTEI AS IMPORTADAS COM UMA HONDA CB 350 E NOVAMENTE NÃO DEU PARA BANCAR A MANUTENÇÃO E COMPREI UMA DT 180. CASEI E DEIXEI AS MOTOS DE LADO. A 500 FOUR FICOU NO SONHO.
EM 2002 VI A EDIÇÃO DE 2 RODAS EM QUE SAIU A REPORTAGEM SOBRE O MOTOS CLÁSSICAS 70 E RESOLVI PROCURAR UMA 500 FOUR PARA FAZER COMPANHIA AO MEU FORD MAVERICK (OUTRO SONHO DOS ANOS 70 QUE REALIZEI EM 1998).
AQUI NO RIO DE JANEIRO É MUITO DIFÍCIL VER UMA 500 FOUR - OU OUTRA CLÁSSICA 70 CIRCULANDO.
EM 2004 ENCONTREI UMA 500 FOUR  1974 NUMA OFICINA, SEM FUNCIONAR E EM ESTADO DEPLORÁVEL. O MECÃNICO INTERMEDIOU A VENDA COM O PROPRIETÁRIO E EU LEVEI PARA CASA O QUE RESTOU DA FOUR, QUE MESMO SEM FUNCIONAR AO MENOS JÁ  ESTAVA NA GARAGEM.
COMEÇEI A PROCURAR PEÇAS PARA  MELHORAR A APARÊNCIA DA MOTO MESMO ANTES DE FAZE-LA FUNCIONAR E ENCONTREI OUTRA 500 FOUR ANO 1975 (FEIA QUE SÓ MAS FUNCIONANDO) E COMPREI TAMBÉM. FIZ UM INTERCÃMBIO DE PEÇAS DESMONTANDO A 74 E PASSANDO O QUE RESTAVA DE MELHOR PARA A 75 QUE MELHOROU UM POUCO.
ESSE TESTE E AS OUTRAS ATRAÇÕES DO SITE ENCORAJAM AQUELES QUE ASSIM COMO EU FAZEM UMA VIAGEM AO PASSADO E BUSCAM RESGATAR SEUS SONHOS ADQUIRINDO UMA CLÁSSICA DOS ANOS 70. 
PARABÉNS AO PROPRIETÁRIO DESSA BELA MÁQUINA E OBRIGADO A TODOS VOCÊS DO CLÁSSICAS 70. 

nome: DEUSDETE B. DE OLIVEIRA
(deusdete_oliveira@globo.com) Domingo, 27 de Maio de 2007, às 18:49:19


Gostei da máteria pois a 500four foi e aimda continua sendo rainha, pois nesta categoria de 500cc ela se destaca tanto como clássica como alvo de mercado pois e a mais comercializada da categoria. por isso numca sera esquecida.

nome: Carlos gean do nascimento silveira
(geannsilveira@ibest.com.br) Sexta Feira, 8 de Junho de 2007, às 20:39:11


parabens pela materia Pasini,e maravilhosa maquina Sidemar;Pilotar uma 500four e como tocar na pessoa amada ela responde a todos os comandos,ja tenho meio seculo de vida e curti muito as classicas,tive 04 500 four,a primeira foi em 1982 o sonho realizado uma raridade verde 1975 era maravilha com seu ronco inconfundivel e apaixonante no ano seguinte vendi fiquei chateado;mas em 1984 meu amigo Joao irmao do Hall Motos, tinha uma 500 four dourada 1972 na oficina toda desmontada dentro de um caixote,e fizemos negocio nun fusca pau a pau, e comessamos a montar a poderosa, semanas depois ela roncou forte mas fumava muito parecia 2 tempo, depois de 06 meses juntei um dinheiro vi num anuncio o outra 500 four 1975 vermenha rodas esportivas tamque da galo setas da gold wing e troquei as feras foi so alegria,vendi em 1989,tive outras motos,mas em 1999 comprei outra 500 four 1974 branca perolizada e fiquei com ela ate 2002, ja estou com saudades da moto dos sonhos de qualquer apaixonados por classicas; se souber de alguma me avise um abraço Barba da zona leste ja curti no tatuape,artur alvin,patriarca e viajei um bucado ate a proxima...

nome: Francisco Paulo Gordo apelido Barba
(paulo.tio@uol.com.br ) Quinta Feira, 21 de Junho de 2007, às 21:06:14


é a moto do meu sonhos, voce está de parabens

nome: celso aparecido campos
Quinta Feira, 17 de Abril de 2008, às 23:23:09


a four é a máquina do século com seu ronco inconfundivél.

nome: cândido bairros cachoeirinha RS
(candido_bairros@ibest.com.br) Domingo, 20 de Abril de 2008, às 16:33:01


Desde pequeno sempre fui apaixonado por motos, e tinha um vizinho que tinha uma CB 500 Four amarela, era muito linda a motoca, o ronco era sensacional, toda a vez que eu via o cara eu pedia pra ele dar umas esgueladas na moto,  era muito loco o barulho dela, entaum pensei comigo mesmo, um dia vou ter uma clássica dessas pra mim e na cor amarela. Hoje ja com 31 anos ainda tenho esse sonho, mais se Deus quiser um dia vai se realizar. E viva o Rock and Roll...................................................

nome: Benjamin - Monte Aprazível / SP
(benjamin_beck31@hotmail.com) Sábado, 26 de Abril de 2008, às 10:11:42


Sou das antigas: Café Conserto, Rick Store (faria lima), moto janda, onde anda esse pessoal?

nome: Eduardo Tasso
(eduardotasso@gmail.com) Segunda Feira, 28 de Abril de 2008, às 01:13:15


Essa ainda é a minha primeira paixão.Tive na época nada menos que 8 intercaladamente. Fantástico esse esbôço dessa maravilha..

nome: luiz carioca
(luizcarioca99@hotmail.com) Terça Feira, 1 de Julho de 2008, às 14:59:16