Test Drive
HONDA CB500T
DOHC
1975

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  por:  Marcos V. Pasini

 


Honda CB500T 1975

Descendente direta da tradicional clássica da Honda, a CB450 DOHC, esta motocicleta com motor bicilíndrico de 499cc com, também, duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC), chegou ao Brasil numa época em que quem dava as cartas nas médias-altas cilindradas eram as quadricilíndricas da própria Honda, as super-sport CB400F e CB550F.


belíssimo powertrain

De porte sóbrio, na cor marrom, com assento no mesmo tom a CB500T perdeu terreno em relação as velozes 4 cilindros, que “roubaram a cena” com seu estilo agressivo e cores vivas, canibalizando as vendas de sua irmã mais “old-fashion”.


sobriedade na cor e no estilo

Somado a isso, o sucesso esperado na concorrência da CB500T com a tradicionalíssima Yamaha TX650 não foi alcançado, deixando a primeira em uma posição mercadológica bastante desconfortável o que levou a Honda a descontinuar sua importação.

Como, logo em seguida, veio a proibição das importações, tudo ficou por isso mesmo...

Este é um dos casos em que a Honda, com toda sua estratégia, não conseguiu sequer ameaçar sua concorrente compatriota pois a Yamaha TX650, apesar de, também, ter seu “estilo inglês”, tinha (e tem) o seu público cativo, que não a trocou nem pelas pouquíssimas Kawasaki W1 que chegaram ao Brasil, nem pela sólida e segura tradição das CB’s.

A Honda CB500T é uma motocicleta que, sem sombra de dúvida, traz consigo a tradição de qualidade, conforto e segurança da Honda, tendo sido, injustamente, deixada em segundo plano pelo mercado motociclístico da época.

Certamente seu fracasso de vendas foi devido, tão somente, à um erro de estratégia mercadológica, e não à sua qualidade.

A Honda CB500T:

De concepção tradicional a Honda CB500T foi uma típica clássica, mesmo em sua época de lançamento.

É equipada com um motor bicilíndrico DOHC de 2 válvulas por cilindro, com o virabrequim defasado em 180°, avançado para sua época, contrastando com o estilo sóbrio desta motocicleta.


o belíssimo bicilindrico DOHC

Os escapamentos são individuais, sendo um para cada lado, simetricamente, bem ao estilo das grande "Turismo" da época, com um equalisador de pressão dos gases de escapamento bem à frente, nas curvas.


detalhe dos escapamentos e da suspensão traseira


detalhe do equalisador de pressão dos gases de escapamento

Sua suspensão é típica dos anos 70, ou seja, bi-choque traseira, com regulagens, e com molas internas (tipo "Cerianni") na dianteira.


suspensão dianteira tipo "Cerianni"

O painel é bem visível e bonito, contando com velocímetro, contagiros e luzes de advertência de neutro, farol alto e setas.

A chave de contacto se localiza ao centro do painel, em lugar de fácil e seguro acesso.


painel e chave de contacto

Seu banco, na cor marrom, é um detalhe que marca a personalidade da Honda CB500T.


banco na cor marrom

Seu conjunto óptico não deixa nada a desejar às modernas "naked"de hoje.


conjunto óptico da Honda CB500T

Dirigindo a Honda CB500T:

Esta motocicleta conta com partida elétrica mas, como a bateria não estava “no ponto”, preferimos acionar o motor pelo kick-starter e poupar o sistema.

O acionamento do pedal foi tranqüilo, e o bicilíndrico de 499cc respondeu imediatamente com o som característico dos motores com virabrequim defasado a 180°.

A CB500T é uma típica Honda, ou seja, tudo macio: embreagem, acelerador, cambio, baixa vibração, etc..

A clássica Honda se mostrou bastante leve e maleável, podendo-se colocá-la e retirá-la do cavalete central com extrema facilidade.

O conforto associado com a boa ergonomia da 500T proporcionam uma dirigibilidade muito satisfatória.


super confortável

A altura do banco para pilotos de 1,70m se mostrou “na medida”, super segura.

A suspensão é bastante macia mas, tende a oscilar em curvas, com maior velocidade.

Os freios, a disco na dianteira e a tambor na traseira, associados ao bom freio-motor proporcionado pelo motor 4 tempos de 499cc, formam um conjunto harmonioso, não causando sustos ao piloto.

O desempenho dela é discreto, tal qual seu lay-out, porém seu torque em baixas rotações permite passeios em condições “leves” de uso, sem que falte “motor”.

A relação de marchas de seu cambio de 5 velocidades é bem escalonada mas é bastante longa, principalmente notado em 1a. marcha.

Seu equilíbrio é bastante bom, permitindo manobras em baixa velocidade, sem problemas.


bastante estável

Curvas de baixa velocidade podem ser feitas com bastante inclinação (dentro do razoável) sem que sua “parte baixa” esbarre no chão.


curvas de baixa velocidade sem stress

O visual da moto, visto quando se pilota, é bastante agradável devido a seu tanque estreito com um “shape” bastante harmonioso.
A boa visualização do painel permite ao piloto enxergar com facilidade os dois “relógios” e as luzes de advertência, sem desviar a sua atenção da pista e do transito.


visual muito agradável

De maneira geral trata-se de uma motocicleta bastante dócil, maleável, confortável e com um bom compromisso de potencia, tendo como resultado final um conjunto bastante equilibrado para uso urbano e em rodovias dentro do conceito “Turismo”.


estilo "Turismo"

É uma pena que ela veio ao Brasil numa época em que a concorrente Yamaha TX650 “mandava na categoria” e, no mais, eram, as quadricilindricas, a “coqueluche”do momento.

É uma bela moto!!!...

Honda CB500T


Ricardo Pupo, Harold e Marcos Pasini

Nossos agradecimentos ao Harold e ao Luiz Raid, proprietários desta bela moto, por nos tê-la cedido para o teste.

Teste realizado em São Paulo, SP, nas ruas do bairro da Vila Mariana

FICHA TÉCNICA
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Comentários:


Nome:   E- Mail:


Essa moto é linda!!!deve ser um prazer indescritivel poder pilotala!

nome: Vitor Garcia
( cb750four@uol.com.br ) Terça Feira, 6 de Abril de 2004, às 00:01:54


Realmente uma clássica bem ao estilo britânico, gosto muito do visual dela e já vi algumas à venda neste e outros sites. Sem dúvida ainda vai morar na minha garagem um dia (após a 400 four e a RD 350).

nome: Marcelo 750 K2 Pinho
( marcelopinho@petrobras.com.br ) Terça Feira, 6 de Abril de 2004, às 01:21:47


Em julho de 75 a revista auto esporte testou a CB500T e disse:"devido ao grande sucesso obtidopela honda Cb450 em nosso mercado,que somente teve paralisada sua importaçao pela entrada da CB500F,que foi a grande novidade da epoca,a honda acaba de lançar no mercado a nova honda CB500T,que pode ser considerada uma 450 mais evoluida e que possui uma serie de novos equipamentos...O preço na epoca era de Cr$45000,00 contra Cr$53000,00 da CB500Four.

nome: Marcello Baviera
( mvitara@ig.com.br ) Terça Feira, 6 de Abril de 2004, às 15:50:33


Tenho uma igual, peço o tel. ou e-mail dos amigos proprietários da joia.

nome: Reinaldo Damas
( rdamas@uol.com.br ) Terça Feira, 6 de Abril de 2004, às 17:47:41


Reportagem que resgatou a sua história no passado, valorizando-a agora no presente.

Estou entrando no clube das motos clássicas.

nome: Néocles Alvarenga
( neoclesbcc@ig.com.br ) Sexta Feira, 16 de Abril de 2004, às 15:44:51


Nunca tinha visto a cb500.tenho uma cb400 1982.

nome: guerino
( guea@bol.com.br ) Sexta Feira, 16 de Abril de 2004, às 20:17:14


PARABÉNS PELA MOTO MUITO BEM CUIDADA, É MUITO GRATIFICANTE PARA NÓS AMANTES DAS MOTOS ANTIGAS, VER UMA MOTO COMO ESTA RODANDO.

nome: JOAO FERNANDES
( DKJAWA@YAHOO.COM.BR ) Segunda Feira, 19 de Abril de 2004, às 00:12:02


Parabéns pela reportagem e pela bela e enxuta CB500T, e concordo que ela era uma moto de grandes qualidades, porém lançada em uma época errada, pois ainda não existia naqueles tempos essa parcela grande de motociclistas que existe hoje, na qual privilegiam na escolha de uma motocicleta conforto aliado a tecnologia. Hoje essa onda retrô e custom na fabricação de motocicletas atuais, vem evidenciando essa realidade.

nome: Sanderval
( sanderval@censanet.com.br ) Segunda Feira, 19 de Abril de 2004, às 21:34:15


Linda máquina! Deu vontade de pilotar. Parabéns

nome: Daniel
( danielsemeghini@globo.com ) Quarta Feira, 21 de Abril de 2004, às 17:41:42


Harold, parabens pela belissíma moto.

nome: Euller
( eullerheringer@ig.com.br ) Segunda Feira, 3 de Maio de 2004, às 17:46:23


Qual moto proporciona esse conforto hoje? Quase nenhuma, pois piloto e passageiro estão com as pernas tão dobradas como uma rã.
Mudaram para pior.

nome: Tabajara A.Jorge
( miraassumpcao@ig.com.br ) Sábado, 19 de Junho de 2004, às 11:44:20


É um grande prazer ver essa moto novamente.Tive uma ano 75,lá pelos anos 80,tinha então 16 anos.....que saudades...boas lembranças.Parabéns pela relíquia.

nome: herton maurer filho
( hertonmaurer@hotmail.com ) Domingo, 28 de Novembro de 2004, às 17:49:30


Gostei da reportagem
Tenho uma igual é 76 marrom e esta toda original.

nome: Joao Porto
( jocaporto@bol.com.br ) Domingo, 19 de Dezembro de 2004, às 00:57:53


Tive uma máquina desta e posso dizer que é inesquecível...uma qualidade não ressaltada na matéria é sua arrancada..não dava pra 500Four e 750 já com giro perto do final..delícia de máquina..saudades quem ficou com a minha espero que a tenha conservado

nome: Fernando Mateus
( engenheirofernando@ibest.com.br ) Segunda Feira, 18 de Abril de 2005, às 00:28:46


Tive uma iguau a esa cb500t ano 76 preta muito linda

nome: gilberto
(gilbertopgj@hotmail.com ) Sexta Feira, 1 de Dezembro de 2006, às 09:44:20


Bonjour , félicitation est est vraiment belle cette CB500T , Visiter mon site : http://cybermecano.spaces.live.com/ , j'en ai eu une aussi est roulais bien , Salutations

nome: Christian
(1mecano655@skynet.be ) Terça Feira, 27 de Fevereiro de 2007, às 14:34:55


I have same moto in italy but it's broken. I'm looking for complete engine for her. Can you help me?

nome: Antonello Ianni
(jm.service@tele2.it ) Terça Feira, 5 de Junho de 2007, às 19:00:12


Considero uma boa matéria por se tratar de uma moto da década de 70, mas vou me resaltar que esta moto mesmo com 500cc não foi um alvo de admirações, pois não passava de uma 350cc melhorada pois a categoria de 500cc so se destacou com a entrada da 500 four, ai então a honda largou no mercado uma maquina que jamais seria substituida por outra desta cilindrada, mas como falei no inicio uma otima matéria pois se trata de uma clássica dos anos 70 e isto e que conta aqui.

nome: Carlos gean do nascimento silveira
(geannsilveira@ibest.com.br ) Sábado, 9 de Junho de 2007, às 20:40:42


gostaria de saber se existe aqui em são paulo algum local em que pessoas proprietarias de motos antigas se encontram, mais ou menos no estilo do ibirapoint, tenho uma bsa 250 cc de 1947 e não vejo nenhum encontro de motos antigas em são paulo , obigado

nome: hernani ramos
(procanalaberto@ig.com.br) Quarta Feira, 5 de Dezembro de 2007, às 15:28:41

Caro Hernani: Todo último domingo do mês (a partir das 09:00 h), ocorre uma reunião informal, na praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembú. No 3º domingo de julho, acontece anualmente o Moto & Cia Classic. Fique atento ao nosso Calendário de Eventos e também no Quadro de Avisos, na página principal do site.
Ricardo Pupo


Bonita moto, estou comprando uma igual a essa, cb 500t 1977 marrom, gostaria de mais informaçôes sobre a moto. Fico no aguardo de um breve retorno.
Um grande abraço.

nome: Antonio
(toninhocarrosantigos@gmail.com) Segunda Feira, 12 de Maio de 2008, às 11:35:09


Thanks for the memories of my days on this bike in the 1970's. She was a faithful ride as a young man, from Tucson AZ where I lived to west Texas, San Diego and Los Angeles California, often with my first love, Janie, holding tight and riding along. My espanol is mui poquito, but I understand enough to know you are enjoying the bike. Adios and thanks.

nome: Byrne Coley
(coleybyrne@yahoo.com) Terça Feira, 10 de Junho de 2008, às 13:25:51