Test Drive
HONDA CB550 four K

 

Home

 



  p/  Marcos V.Pasini  


Honda CB550K 1977

A Honda CB500 Four (teste de agosto de 2002), foi fabricada no período compreendido entre 1971 e 1973, quando foi substituída pela versão CB550K sendo que, este último modelo, não chegou a ser importado oficialmente no Brasil.
No lugar da versão "K", tivemos, em 1975, a CB550F Super-Sport, que foi, também, bem-recebida pelo nosso mercado.
Isso até 1976, quando, foram proibidas as importações...


Honda CB550 FK0 1975

Porém, no exterior a CB550, tanto a "F" como a "K", continuaram a ser produzidas normalmente.

O modelo que testamos nessa matéria, é a versão "K", ano/modelo 1977, pertencente ao meu sócio e amigo Ricardo Pupo.

O meu relacionamento anterior com essa moto foi praticamente inexistente...Apenas dirigi as CB500K e a CB550F. Mas, já foi o suficiente para traçar um parâmetro de referencia...

Neste teste, foi a primeira vez que dirigi uma 550K!!!

Vamos a ele!

A Honda CB550K:

A Honda CB550K, foi derivada da última CB500K 1973, tendo seguido a evolução de seus up-grades, conforme relacionado abaixo:
 
1974 - CB 550 K0
1975 - CB 550 K1
1976 - CB 550 K 76    
(todas com escapamentos e tanque iguais ao da CB 500K 1973)


Honda CB550K 76
O mesmo "look" da CB500K 73

 
1977 - CB 550 K 77
1978 - CB 550 K 78 
(com escapamentos e tanque iguais ao da moto testada)
 
Em 1975 foi lançado o modelo Super Sport - 550 FK0
1976 - CB 550 F 76
1977 - CB 550 F 77
1978 - CB 550 F 78  
(todos com escapamento 4x1)
Mecanicamente são iguais a K, só muda a roupa.
 
Em 1979 - up grade para 63 Hp e 650 cc


Honda CB 650K 1979

O "visual" da CB 550K testada, é um "mix" da CB500K e da CB550F.
O tanque é grande, e o painel idem, tal qual na 550F.

Seus quatro escapamentos diferem dos da sua antecessora. 
São em forma cônica, como na bicilíndrica CB450 nacional.
O conjunto ficou muito bonito, e o "ronco"...continua o mesmo, típico dos 4x4!!!

A pintura no tanque, lembra a CB750K4, com faixas contornando o logotipo.

O visual dela, de relance, às vezes confunde o observador, tendo-se a impressão de se tratar de alguma setegalo-K "pós-76".

A Honda CB550K 1978, foi utilizada no Brasil pela Polícia de Santa Catarina para uso no DETRAN em Florianópolis.


Dirigindo a Honda CB550K:

Tal qual sua antecessora, a altura do assento é bastante acessível, acomodando perfeitamente pilotos com altura em torno dos 1,70m, permitindo que este possa colocar seus pés totalmente apoiados no chão.

Ela é simplesmente ótima para se pilotar. Tudo nela é macio, silencioso e bem distribuído. Aliás isso é de família...


super-confortável

A ergonomia é excelente.
Seu porte é mais "avantajado" que na 500K, lembrando mais uma CB550F.
O guidão levemente alto, proporciona uma posição gostosa de se dirigir, permitindo uma boa postura do corpo.

Os comandos, super macios e bem distribuídos completam a boa ergonomia da motocicleta.


vista superior da CB550K

O painel, conta com tacômetro e velocímetro com hodômetro total e parcial e luzes de advertência.
Sua visibilidade é muito boa, bem melhor do que na CB500K, em função do bom tamanho dos instrumentos.

A chave de contacto, localiza-se entre os instrumentos (velocímetro e tacômetro), em uma posição confortável e segura.

O sistema elétrico é alimentado por uma bateria de12V, o suficiente para administrar seu competente conjunto óptico.

 
detalhe do conjunto óptico da CB550K

A partida elétrica sendo acionada, já se nota o bom balanceamento desse propulsor SOHC (comando de válvulas simples no cabeçote), que transmite quase nenhuma vibração ao piloto.
A moto também dispõe de um pedal de partida (kick) auxiliar, igualmente macio.

O cambio de cinco marchas, com acionamento universal (lado esquerdo, primeira para baixo, e as outras para cima com neutro entre 1a. e 2a.), é macio e com engates precisos e silenciosos.
Seu escalonamento permite uma dirigibilidade satisfatória tanto em transito urbano como em rodovias.

A suspensão dianteira é hidráulica, com mola interna, tipo Cerianni, e a traseira é composta por um braço oscilante e dois amortecedores hidráulicos com molas helicoidais reguláveis.
O comportamento do conjunto suspensão é mais do que satisfatório, em se tratando de uma bi-choque. Muito confortável...
Apesar de se tratar de um modelo de turismo, pode-se fazer curvas bem agressivas (inclinadas) no asfalto, sem a ocorrência de perda de aderência ou oscilações.


conjunto equilibrado

Os freios, a disco simples na dianteira, e a tambor, simplex, na traseira, fornecem um comportamento seguro e eficiente durante as frenagens.

A Honda CB550K, foi uma motocicleta que iria atender aos fãs da CB500K, porém a política mercadológica do importador e, posteriormente, a conjuntura nacional, na época, não o permitiu...
Que pena...

Honda CB550K, poderíamos ter curtido essa moto...


a maciez é de família...

 

  para acessar a FICHA TÉCNICA clique aqui  

Abaixo, o grupo que esteve trabalhando e colaborando neste teste


da esquerda para direita:
M.Pasini, R.Pupo, M.H.Sanctos, e F.Maia (Moto&Técnica)

Esta matéria foi realizada com a colaboração da revista "Moto & Técnica".

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:


Motocicleta maravilhosa !

Sombra
(polentas@terra.com.br) Sexta Feira, 1 de Novembro de 2002, às 12:02:43


Por incrível que pareça, também possuo uma CB 550 F-K, ano e modelo 1981, é o que consta no seu documento, nunca havia lido uma matéria dessa, é fantástica, por enquanto a minha 550F-K está passando por uma reforma, mas assim que ficar pronta mandarei umas fotos dela. Um abraço, Eduardo. Brasília-DF.

Eduardo Silva Cascaes
(ecascaes@bol.com.br) Segunda Feira, 4 de Novembro de 2002, às 00:25:31


Valeu pela reportagem, parabens, Marcos e Ricardo pela materia.

Ricardo dia 9 está chegando e vou ver a sua moto pessoalmente...

Um abraço....

Marcos Roberto Biston
(MARCOS_BISTON@ALCATEL-CABOS.COM.BR) Terça Feira, 5 de Novembro de 2002, às 08:47:27


Boa matéria parabéns! eu gostaria de saber mais sobre o motor dela.
Obrigado

Diego Orso
(www.diego.orso@globo.com.br) Sexta Feira, 8 de Novembro de 2002, às 13:33:29

Sem problemas, Diogo. Envie um e-mail para Apoio Técnico descrevendo o que você, exatamente, gostaria de saber.
Abraços
MP


"four ever" the best motorcycles

Robinson Matos
(robinsonmatos@hotmail.com) Sexta Feira, 8 de Novembro de 2002, às 14:58:00


E ai Ricardo, beleza, conheci esta moto no passeio de Santos, incrível ela é muito silenciosa, parecia estar desligada.

Parabéns

Décio Monteiro (CB400 Tucunaré)
(decio.oliveira@portoseguro.com.br) Terça Feira, 12 de Novembro de 2002, às 21:57:27


TesteCB550K: Parabéns pela reportagem. Como proprietário de CB 550 Four Super Sport 1976, inteiramente conservada, e anterior proprietário da CB 500 Four, não a desmerecendo, considero esta máquina fantástica para sua época, estabilidade, macia em todos os comandos e segura com seus eficientes freios...Maravilha...Parabéns.

Paulo Gaida
(pgaida@brturbo.com) Quinta Feira, 14 de Novembro de 2002, às 18:47:07


Maravilhoso o teste com a 550F sou proprietário de uma 550F ano 75 que é tratada com todo luxo e ainda me proporciona o ronco mais lindo que já vi uma moto fazer,estou com 42 anos e desde de os meus 20 anos andando de CG que sonhava adquirir esta raridade,que bom que consegui.

Valeu

DaniloRamos Campos(Bicas MG)
(drcampos@powerline.com.br) Sábado, 16 de Novembro de 2002, às 23:54:52


Muito bom o teste da cb 550 k, espero ver mais teste da grande e maravilhoda serie four

nome: elson chagas de oliveira
(elson.ch@bol.com.br) Terça Feira, 26 de Novembro de 2002, às 22:16:31


Valeu! vocês foram muito felizes na matéria , tenho um amigo que possui uma e espero lhe fornecer este site como um ponto de contato pois ainda roda em viagens! acreditem! e por isso deve precisar de manutenções periódicas e peças de reposição. abraços

nome: amigo da estrada- Javier Duran
(duranjj@ig.com.br) Domingo, 22 de Dezembro de 2002, às 11:25:10


Olha ai Sellim, igual a tua !
Marcos Sellim
terrazulmc@bol.com.br  (Domingo, 12 de Janeiro de 2003, às 12:29:53)


Procurei por uma clássica por um bom tempo. Hoje possuo uma 550 F 76 azul. Estou muito contente com a máquina e a trato com muito carinho. É realmente  maravilhosa.

Armando Luiz Bruschi
abruschi@cnen.gov.br   (Quinta Feira, 9 de Janeiro de 2003, às 12:53:52)


Gostei muito da matéria,quero dizer que tenho a 550F ano 1976 que é tratada com muito carinho
Luis Fernando Fonseca
luis.ff@uol.com.br  (Sábado, 1 de Março de 2003, às 15:38:40)


fico feliz em possuir uma das 4 motos usada pela policia de santa catarina
enio venicio leite
enioleite@ig.com.br  (Terça Feira, 22 de Abril de 2003, às 22:17:14)


Sem sombra de duvidas e a moto do seculo nada se compara a essa maquina, nem mesmo as esportivas de hoje oferecem tanto prazer e satisfaçao ao pilotar.
Ivan
Quinta Feira, 5 de Junho de 2003, às 11:18:44


muito boa

nome: joao jose haddad araujo
(jjhaddad@bol.com.br) Domingo, 7 de Setembro de 2003, às 15:56:58


Tenho uma 550K igualzinha só que está com escapamento 4X1 que não é original. Sabes onde consigo o escapamento original ? Parabens pela excelente matéria.

nome: Ricardo
(rp03@ig.com.br) Quarta Feira, 24 de Setembro de 2003, às 10:29:39


Matéria realmente maravilhosa.
Eu tenho uma Honda 550 four 76 , mas ela é um pouco diferente desta.
exemplo: minha ignição, está localizada na parte inferior frontal do tanque, ou seja, abaixo dele.
Que modelo é???

nome: Marcio Ganem
(
marcioganem@bol.com.br ) Terça Feira, 9 de Dezembro de 2003, às 12:39:49

Marcio,
Sua pergunta foi encaminhada ao apoio técnico do site.
Abraços
MP


Eu tenho um amigo que tem uma 550 four verde toda original menos o escape ele tambem tem uma honda (cbx 1050 6 cilindros) preta falo!!! sou de sorocaba

nome: Guilherme miralha gaburro
(
gtavicecity4@bol.com.br ) Sexta Feira, 30 de Abril de 2004, às 08:45:33


Lindona, divina, maravilhosa.

nome: Tabajara A.Jorge
(
miraassumpcao@ig.com.br ) Sexta Feira, 18 de Junho de 2004, às 17:42:43


TesteCB550K: Sensacional, valeu!
Tenho uma 550f/76, gostaria caso possível obter um mecânico/elétrico da mesma

nome: Roberto
Segunda Feira, 28 de Junho de 2004, às 22:45:20


I think it´s a great machine, my dad has one of these, but it´s in relly bad shape and i would like to fix it , could you send me some tips over the web or mail?? thanks

nome: Alfonso
(
joe_junin@hotmail.com ) Segunda Feira, 9 de Agosto de 2004, às 19:36:47


A matéria esta ótima, e tenho uma 500 para venda 1974 sou de Lages

nome: Marcio
(
marciocandidonunes@hotmail.com ) Sexta Feira, 24 de Setembro de 2004, às 08:35:59


Boa materia parabens pelo feito proxima vez tente fazer o mesmo com uma yamaha 72 , para ver a diferenca .

nome: Paulo Ximenes
(
ximenespaulo@hotmail.com ) Sexta Feira, 25 de Fevereiro de 2005, às 18:24:24


Parabéns, Ricardo, fico feliz de ver que realmente deixou a moto como nova de novo.

nome: Igor Favilla (ex proprietário)
(
favillas@terra.com.br ) Terça Feira, 8 de Março de 2005, às 09:00:38


muito boa reportagem , só me trouxe saudades de minha 550 , vendida por estar com $ curto na epoca. Abcs

nome: paulo
(
pluch@hotmail.com ) Quinta Feira, 5 de Maio de 2005, às 17:17:03


Hola Los felicitos por el sitio , yo tengo una cb550k año 78, pero me gustaria conseguir los escapes originales, no se sí ustedes tienen como hacerlo.. me interesa su ayuda .. desde aca saludos.

nome: Daniel Calderon V.
(
dacvilaza@gmail.com ) Segunda Feira, 22 de Agosto de 2005, às 18:21:29


Muito bom o teste e tambem quero dizer que a foto da 550f na reportagem é da minha, uma 550F 76, de familia, que está conosco deste 1980, e continua impecável e rodando muito, tenho 32 anos e desde meus 08, convivo com esta maravilhosa máquina

nome: Rafael Perini
( raperini@terra.com.br ) Quinta Feira, 4 de Maio de 2006, às 10:40:21


Tenho uma Honda 550F que foi do cantor Roberto Carlos. Procuro por fotos ou alguma coisa sobre esta moto.

nome: Wellingthon Pessoa
(cmtpessoa@yahoo.com.br) Segunda Feira, 21 de Agosto de 2006, às 20:28:38


Boa tarde, conheci seu site a pouco tempo, mas achei muito interessante e inteligente. Possuo uma 550K 76 muito conservada e nova, da mesma cor que a do test drive, e gostaria de saber qual o valor de mercado deste modelo, ainda não encontrei quem me avaliasse a moto. Agradeço atencipadamente e parabens pelo site.

nome: Alexandre Elias
(alexandre.elias@terra.com.br) Sexta Feira, 10 de Novembro de 2006, às 15:39:54

N.R - Procure ver nos Classificados, para ter algum parâmetro. Falar em valores para esse tipo de moto é sempre complicado, pois as variáveis são muitas.