Test
Drive |
p/ Marcos V.Pasini
|
A Honda CB500 Four (teste de
agosto de 2002), foi fabricada no
período compreendido entre 1971 e 1973, quando foi substituída pela versão
CB550K sendo que, este último modelo, não chegou a ser importado oficialmente no
Brasil.
No lugar da versão "K", tivemos, em 1975, a CB550F Super-Sport, que foi, também,
bem-recebida pelo nosso mercado.
Isso até 1976, quando, foram proibidas as importações...
|
Porém, no exterior a CB550, tanto a "F" como a "K", continuaram a ser produzidas normalmente.
O modelo que testamos nessa matéria, é a versão "K", ano/modelo 1977, pertencente ao meu sócio e amigo Ricardo Pupo.
O meu relacionamento anterior com essa moto foi praticamente inexistente...Apenas dirigi as CB500K e a CB550F. Mas, já foi o suficiente para traçar um parâmetro de referencia...
Neste teste, foi a primeira vez que dirigi uma 550K!!!
Vamos a ele!
A Honda CB550K:
|
|
O "visual"
da CB 550K testada, é um "mix" da CB500K e da CB550F.
O tanque é grande, e o painel idem, tal qual na 550F.
Seus quatro
escapamentos diferem dos da sua antecessora.
São em forma cônica, como na
bicilíndrica CB450
nacional.
O conjunto ficou muito bonito, e o "ronco"...continua o mesmo, típico
dos 4x4!!!
A pintura no tanque, lembra a CB750K4, com faixas contornando o logotipo.
O visual dela, de relance, às vezes confunde o observador, tendo-se a impressão de se tratar de alguma setegalo-K "pós-76".
A Honda CB550K 1978, foi utilizada no Brasil pela Polícia de Santa Catarina para uso no DETRAN em Florianópolis.
|
Dirigindo a Honda CB550K:
Tal qual sua antecessora, a altura do assento é bastante acessível, acomodando perfeitamente pilotos com altura em torno dos 1,70m, permitindo que este possa colocar seus pés totalmente apoiados no chão.
Ela é simplesmente ótima para se pilotar. Tudo nela é macio, silencioso e bem distribuído. Aliás isso é de família...
|
A
ergonomia é excelente.
Seu porte é mais "avantajado" que na 500K, lembrando mais uma CB550F.
O guidão levemente alto, proporciona uma posição gostosa de se dirigir,
permitindo uma boa postura do corpo.
Os comandos, super macios e bem distribuídos completam a boa ergonomia da motocicleta.
|
O painel, conta com tacômetro e
velocímetro com hodômetro total e parcial e luzes de advertência.
Sua visibilidade é muito boa, bem melhor do que na CB500K, em função do bom tamanho
dos instrumentos.
A chave de contacto, localiza-se entre os instrumentos (velocímetro e tacômetro), em uma posição confortável e segura.
O sistema elétrico é alimentado por uma bateria de12V, o suficiente para administrar seu competente conjunto óptico.
|
A partida elétrica sendo
acionada, já se nota o bom balanceamento desse propulsor SOHC (comando de
válvulas simples no cabeçote), que transmite quase nenhuma vibração ao
piloto.
A moto também dispõe de um pedal de partida (kick) auxiliar, igualmente macio.
O cambio de cinco marchas, com
acionamento universal (lado esquerdo, primeira para baixo, e as outras para cima
com neutro entre 1a. e 2a.), é macio e com engates precisos e silenciosos.
Seu escalonamento permite uma dirigibilidade satisfatória tanto em transito urbano
como em rodovias.
A suspensão
dianteira é hidráulica, com mola interna, tipo Cerianni, e a traseira é composta
por um braço oscilante e dois amortecedores hidráulicos com molas
helicoidais reguláveis.
O comportamento do conjunto suspensão é mais do que satisfatório, em se tratando de uma
bi-choque. Muito confortável...
Apesar de se tratar de um modelo de turismo, pode-se fazer curvas bem agressivas (inclinadas) no asfalto, sem a
ocorrência de
perda de aderência ou oscilações.
|
Os freios, a disco simples na dianteira, e a tambor, simplex, na traseira, fornecem um comportamento seguro e eficiente durante as frenagens.
A Honda CB550K, foi uma
motocicleta que iria atender aos fãs da CB500K, porém a política
mercadológica do importador e, posteriormente, a conjuntura nacional,
na época, não o permitiu...
Que pena...
Honda CB550K, poderíamos ter curtido essa moto...
|
Abaixo, o grupo que esteve trabalhando e colaborando neste teste
|
Esta matéria foi realizada com a colaboração da revista "Moto & Técnica".
Se você quiser, faça seus
comentários sobre essa matéria !
Comentários:
Motocicleta maravilhosa !
Sombra
(polentas@terra.com.br) Sexta Feira, 1 de Novembro de 2002, às 12:02:43
Por incrível que pareça, também possuo uma CB 550 F-K, ano e modelo 1981, é o que consta no seu documento, nunca havia lido uma matéria dessa, é fantástica, por enquanto a minha 550F-K está passando por uma reforma, mas assim que ficar pronta mandarei umas fotos dela. Um abraço, Eduardo. Brasília-DF.
Eduardo Silva Cascaes
(ecascaes@bol.com.br) Segunda Feira, 4 de Novembro de 2002, às 00:25:31
Valeu pela reportagem, parabens, Marcos e Ricardo pela materia.
Ricardo dia 9 está chegando e vou ver a sua moto pessoalmente...
Um abraço....
Marcos Roberto Biston
(MARCOS_BISTON@ALCATEL-CABOS.COM.BR) Terça Feira, 5 de Novembro de 2002, às 08:47:27
Boa matéria parabéns! eu gostaria de saber mais sobre o motor dela.
ObrigadoDiego Orso
(www.diego.orso@globo.com.br) Sexta Feira, 8 de Novembro de 2002, às 13:33:29Sem problemas, Diogo. Envie um e-mail para Apoio Técnico descrevendo o que você, exatamente, gostaria de saber.
Abraços
MP
"four ever" the best motorcycles
Robinson Matos
(robinsonmatos@hotmail.com) Sexta Feira, 8 de Novembro de 2002, às 14:58:00
E ai Ricardo, beleza, conheci esta moto no passeio de Santos, incrível ela é muito silenciosa, parecia estar desligada.
Parabéns
Décio Monteiro (CB400 Tucunaré)
(decio.oliveira@portoseguro.com.br) Terça Feira, 12 de Novembro de 2002, às 21:57:27
TesteCB550K: Parabéns pela reportagem. Como proprietário de CB 550 Four Super Sport 1976, inteiramente conservada, e anterior proprietário da CB 500 Four, não a desmerecendo, considero esta máquina fantástica para sua época, estabilidade, macia em todos os comandos e segura com seus eficientes freios...Maravilha...Parabéns.
Paulo Gaida
(pgaida@brturbo.com) Quinta Feira, 14 de Novembro de 2002, às 18:47:07
Maravilhoso o teste com a 550F sou proprietário de uma 550F ano 75 que é tratada com todo luxo e ainda me proporciona o ronco mais lindo que já vi uma moto fazer,estou com 42 anos e desde de os meus 20 anos andando de CG que sonhava adquirir esta raridade,que bom que consegui.
Valeu
DaniloRamos Campos(Bicas MG)
(drcampos@powerline.com.br) Sábado, 16 de Novembro de 2002, às 23:54:52
Muito bom o teste da cb 550 k, espero ver mais teste da grande e maravilhoda serie four
nome: elson chagas de oliveira
(elson.ch@bol.com.br) Terça Feira, 26 de Novembro de 2002, às 22:16:31
Valeu! vocês foram muito felizes na matéria , tenho um amigo que possui uma e espero lhe fornecer este site como um ponto de contato pois ainda roda em viagens! acreditem! e por isso deve precisar de manutenções periódicas e peças de reposição. abraços
nome: amigo da estrada- Javier Duran
(duranjj@ig.com.br) Domingo, 22 de Dezembro de 2002, às 11:25:10
Olha ai Sellim, igual a tua !
Marcos Sellim
terrazulmc@bol.com.br (Domingo, 12 de Janeiro de 2003, às 12:29:53)
Procurei por uma clássica por um bom tempo. Hoje possuo uma 550 F 76 azul. Estou muito contente com a máquina e a trato com muito carinho. É realmente maravilhosa.
Armando Luiz Bruschi
abruschi@cnen.gov.br (Quinta Feira, 9 de Janeiro de 2003, às 12:53:52)
Gostei muito da matéria,quero dizer que tenho a 550F ano 1976 que é tratada com muito carinho
Luis Fernando Fonseca
luis.ff@uol.com.br (Sábado, 1 de Março de 2003, às 15:38:40)
fico feliz em possuir uma das 4 motos usada pela policia de santa catarina
enio venicio leite
enioleite@ig.com.br (Terça Feira, 22 de Abril de 2003, às 22:17:14)
Sem sombra de duvidas e a moto do seculo nada se compara a essa maquina, nem mesmo as esportivas de hoje oferecem tanto prazer e satisfaçao ao pilotar.
Ivan
Quinta Feira, 5 de Junho de 2003, às 11:18:44
muito boa
nome: joao jose haddad araujo
(jjhaddad@bol.com.br) Domingo, 7 de Setembro de 2003, às 15:56:58
Tenho uma 550K igualzinha só que está com escapamento 4X1 que não é original. Sabes onde consigo o escapamento original ? Parabens pela excelente matéria.
nome: Ricardo
(rp03@ig.com.br) Quarta Feira, 24 de Setembro de 2003, às 10:29:39
Matéria realmente maravilhosa.
Eu tenho uma Honda 550 four 76 , mas ela é um pouco diferente desta.
exemplo: minha ignição, está localizada na parte inferior frontal do tanque, ou seja, abaixo dele.
Que modelo é???nome: Marcio Ganem
( marcioganem@bol.com.br ) Terça Feira, 9 de Dezembro de 2003, às 12:39:49Marcio,
Sua pergunta foi encaminhada ao apoio técnico do site.
Abraços
MP
Eu tenho um amigo que tem uma 550 four verde toda original menos o escape ele tambem tem uma honda (cbx 1050 6 cilindros) preta falo!!! sou de sorocaba
nome: Guilherme miralha gaburro
( gtavicecity4@bol.com.br ) Sexta Feira, 30 de Abril de 2004, às 08:45:33
Lindona, divina, maravilhosa.
nome: Tabajara A.Jorge
( miraassumpcao@ig.com.br ) Sexta Feira, 18 de Junho de 2004, às 17:42:43
TesteCB550K: Sensacional, valeu!
Tenho uma 550f/76, gostaria caso possível obter um mecânico/elétrico da mesmanome: Roberto
Segunda Feira, 28 de Junho de 2004, às 22:45:20
I think it´s a great machine, my dad has one of these, but it´s in relly bad shape and i would like to fix it , could you send me some tips over the web or mail?? thanks
nome: Alfonso
( joe_junin@hotmail.com ) Segunda Feira, 9 de Agosto de 2004, às 19:36:47
A matéria esta ótima, e tenho uma 500 para venda 1974 sou de Lages
nome: Marcio
( marciocandidonunes@hotmail.com ) Sexta Feira, 24 de Setembro de 2004, às 08:35:59
Boa materia parabens pelo feito proxima vez tente fazer o mesmo com uma yamaha 72 , para ver a diferenca .
nome: Paulo Ximenes
( ximenespaulo@hotmail.com ) Sexta Feira, 25 de Fevereiro de 2005, às 18:24:24
Parabéns, Ricardo, fico feliz de ver que realmente deixou a moto como nova de novo.
nome: Igor Favilla (ex proprietário)
( favillas@terra.com.br ) Terça Feira, 8 de Março de 2005, às 09:00:38
muito boa reportagem , só me trouxe saudades de minha 550 , vendida por estar com $ curto na epoca. Abcs
nome: paulo
( pluch@hotmail.com ) Quinta Feira, 5 de Maio de 2005, às 17:17:03
Hola Los felicitos por el sitio , yo tengo una cb550k año 78, pero me gustaria conseguir los escapes originales, no se sí ustedes tienen como hacerlo.. me interesa su ayuda .. desde aca saludos.
nome: Daniel Calderon V.
( dacvilaza@gmail.com ) Segunda Feira, 22 de Agosto de 2005, às 18:21:29
Muito bom o teste e tambem quero dizer que a foto da 550f na reportagem é da minha, uma 550F 76, de familia, que está conosco deste 1980, e continua impecável e rodando muito, tenho 32 anos e desde meus 08, convivo com esta maravilhosa máquina
nome: Rafael Perini
( raperini@terra.com.br ) Quinta Feira, 4 de Maio de 2006, às 10:40:21
Tenho uma Honda 550F que foi do cantor Roberto Carlos. Procuro por fotos ou alguma coisa sobre esta moto.
nome: Wellingthon Pessoa
(cmtpessoa@yahoo.com.br) Segunda Feira, 21 de Agosto de 2006, às 20:28:38
Boa tarde, conheci seu site a pouco tempo, mas achei muito interessante e inteligente. Possuo uma 550K 76 muito conservada e nova, da mesma cor que a do test drive, e gostaria de saber qual o valor de mercado deste modelo, ainda não encontrei quem me avaliasse a moto. Agradeço atencipadamente e parabens pelo site.
nome: Alexandre Elias
(alexandre.elias@terra.com.br) Sexta Feira, 10 de Novembro de 2006, às 15:39:54N.R - Procure ver nos Classificados, para ter algum parâmetro. Falar em valores para esse tipo de moto é sempre complicado, pois as variáveis são muitas.