Test Drive
HONDA CL350 KO
Scrambler

 

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  por:  Marcos V. Pasini


As motocicletas tipo "Scrambler", até os anos 70, eram produzidas como uma versão quase que obrigatória para muitos modelos europeus e japoneses.


Honda CL350 K0 1968

Esse tipo de motocicleta, que é uma "Street", com um leve apelo "off-road", fez muito sucesso na Europa e Japão, tendo uma participação discreta no Brasil, onde foram importadas poucas unidades da Honda CL350 e pequenos volumes de outros modelos, como as Ducati SCR 250 (vide teste) e as pequenas Yamaha F5C.


Yamaha F5C Street Scrambler 50cc

Me lembro de que, quando chegaram as Honda CL350 no Brasil, os motociclistas da época, que estávamos acostumados com dois (ou três, ou quatro) escapamento cromados, simetricamente distribuídos para os dois lados da moto, ficamos meio "chocados" com a aparência agressiva desta Honda, com os dois escapamentos saindo pelo lado esquerdo (...) com as curvas transformando-se em dois tubos paralelos que iam dar em uma "marmita" retangular, totalmente fora dos conceitos tradicionais das motos que conhecíamos.


detalhes do sistema de escapamento da CL350 Scrambler

Foi justamente esse detalhe que me chamou mais a atenção sobre a CL350 que, de repente, passou, para mim e, acredito, para a maioria dos motociclistas, de gata-borralheira à princesa...

A Honda CL350 Scrambler:

Foram importados, no Brasil, pela extinta "Cobri", modelos da CL350 K0 (1968 a 1969) e K1 (1969). 
As K0 vieram nas cores vermelha e azul, ambas "saia-e-blusa", isto é, com o tanque dividido longitudinalmente, ao meio, com a cor principal na parte de cima e a branca, na parte de baixo, sendo nas laterais, também, a cor branca.
A K1 manteve o mesmo grafismo da K0 porém, com uma faixa na altura do emblema "HONDA", intercalando uma faixa branca, além da lanterna traseira passar do formato oval ao retangular.


Honda CL350 K1 (com a faixa no tanque)


Honda CL350 K0 (sem a faixa)...


 ...e laterais brancas

O guidon acompanha o estilo "off-road", com uma trave tipo "trail".


guidon tipo "trail"

O painel, como na maioria das Honda dos anos 70, tem bonitos "relógios", mas de difícil visualização devido à paralaxe causada pelo ângulo de inclinação, ao reflexo e ao pequeno tamanho.

Seu motor SOHC (comando simples no cabeçote) bicilíndrico de 325cc com defasagem entre as bielas, de 180°, apesar de ter sua potencia máxima nos 9500rpm (nas CB350K0 e K1 é aos 10500rpm) é "do tempo em que as Honda andavam"... Explico: 
Até 1971, as Honda que vieram ao Brasil, de 125, 250 e 350cc, tinham um desempenho exemplar.
A partir de 1972, não sei explicar o motivo; comercial, talvez, (estratégia de marketing...), elas passaram a ter motores com um desempenho mais modesto.
Isso foi muito sentido nas 125 bicilíndricas onde, visivelmente, as K2, K3 e K4, "andavam" muuuuito mais que as "tranqüilas" K5.
Lembram?

Os pneus originais desse modelo eram, ambos, dianteiro como traseiro, do mesmo estilo (tipo pneu traseiro), sendo aro 19" na frente e 18" atrás, diferente da CB350 que tem o aro 18"em ambas as rodas.
No caso da unidade testada, estava montado um jogo de pneus "street"".


pneu dianteiro tipo "street"


pneu dianteiro original

Dirigindo a CL350 Scrambler:

Conforme disse antes, essas Honda "andavam" muito...

O "performance feelling" dessa motocicleta é excelente.
A sensação que ela proporciona ao piloto é muito boa!
A agressividade das acelerações é bastante sentida em qualquer marcha.
Isso se deve à relação coroa/pinhão que é mais curta que a CB350, 38/16 contra 36/16 da CB.

      

O conjunto chassis/suspensão, dentro dos padrões da época, estão em harmonia, resultando em um conjunto bastante equilibrado para a utilização desejada.

O lay-out do conjunto escapamento permite à CL350 andar em regime "off-road", sem o risco de choque com pedras e outros obstáculos.
Não chegamos a dirigi-la nesse tipo de estrada mas podemos sentir que, apesar de sua tendência " off ", seu chassis é de uma "street" e, portanto, não deve transmitir uma pilotagem tranqüila nessas condições.

A posição de dirigir é adequada a pilotos de estatura mediana, não causando nenhum trauma.


ergonomia impecável

A ergonomia é muito boa...Padrão Honda...

Os freios a tambor, sendo o dianteiro, "duplex", proporcionam, junto ao "freio motor", um resultado mais do que satisfatório.

Os comandos, como em toda família Honda, são super-macios, assim como os pedais de cambio e freio, transferindo muito conforto ao piloto.

Vibrações e aspereza, não são sentidas, de modo objecionável.

Uma bateria de 12V, alimenta seu excelente conjunto óptico e o sistema elétrico do motor, que conta com partida elétrica.

Esta motocicleta, foi um marco singular história do motociclismo nacional...
Ainda bem que conseguimos testar, pelo menos, um exemplar...

"Sinto-me um privilegiado..."
Foi o que disse nos primeiros metros que percorri com esta raridade...

Um "test-drive" com esta motocicleta, foi um privilégio que, graças ao amigo Luiz Reid tivemos o prazer de poder ter.

Honda CL350 K0 Scrambler


Honda CL350 K0 Scrambler
"Sinto-me um privilegiado..."
(foi o que disse nos primeiros metros que percorri com esta raridade)

Nossos agradecimentos ao Luiz Reid, proprietário desta bela moto, por nos tê-la cedido para o teste.

Teste realizado em São Paulo, SP, nas ruas do bairro do Brooklin Paulista

FICHA TÉCNICA
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Comentários:



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MEUS PARABÉNS POR UM MAIS EXCELENTE TESTE,NA MINHA OPINIÃO DOU NOTA "10" PARA TESTE DESTA MARAVILHA DE MOTO QUE É A HONDA CL350 K0 SCRAMBLER!

nome: leonardo costa
( coconha2@bol.com.br ) Sexta Feira, 5 de Dezembro de 2003, às 13:52:14


Parabéns ao nosso amigo Luis Reidy pelo belo exemplar.

nome: Emilio Gimenez "Espanhol"
( emiliogim@ig.com.br ) Sexta Feira, 5 de Dezembro de 2003, às 15:01:27


Adorei a materia, essa honda 350 deve ser uma delicia de dirigir, só teria uma dúvida.....
se colocassemos essa moto e uma cb 350, quem venceria o racha? Se alguém puder me responder...vou agradecer muito!

nome: Vitor Garcia
( saragotza@ig.com.br ) Sexta Feira, 5 de Dezembro de 2003, às 21:14:22

Olá, Victor,
Acredito que a CL350 larga na frente mas a velocidade final deve ficar com a CB350!!!
Abraços
MP


Gostei muito do teste da CL350. Tenho uma CB350, em fase de restauração, e não vejo a hora de andar na moto. Parabéns...

nome: Jorge Plucinski
( ferel@st.com.br ) Sábado, 6 de Dezembro de 2003, às 12:32:37


Interessantíssimo teste! Dá gosto ver uma raridade como esta "desfilando" pelas ruas da cidade. Vi nas fotos que os carburadores são originais do modelo e pela sua descrição ao rodar com a moto é que parecem bem acertados quando disse que ela responde bem às acelerações. Só uma pergunta: o modelo testado estava com o sistema de ignição também original? Caro amigo, você tem mesmo motivos de sobra para sentir-se um privilegiado ao ter pilotado essa moto. Parabéns também ao amigo Luiz por manter essa obra de arte. Abraços a todos.

nome: Marcelo Freitas.
( marcelov_freitas@click21.com.br ) Sábado, 6 de Dezembro de 2003, às 15:55:36

Marcelo,
Segundo o proprietário, o modelo testado está original, inclusive sua parte elétrica.
Abraços
MP


Marcos Pasini e Luiz Reid, meus parabens pela reportagem e, principalmente, pela moto ! Aprendi a andar de moto numa CL 350 Scrambler 69 (azul)de um amigo meu da Escola, em 1974, quando tinha entao 15 anos. Pensei que nunca mais eu veria um exemplar desta moto na minha vida! Estou muito emocionado ! Luiz Reid, se voce quiser vende-la, favor me contatar, OK ? Paulo (011 9624-0009).

nome: Paulo Fernandes Silva
( pfernandessilva@uol.com.br ) Terça Feira, 9 de Dezembro de 2003, às 11:08:48


Ótima matéria continuem exibindo mais desssas reliquias um abraço Julio e Hallyton

nome: Julio
( mauniao@ig.com.br ) Domingo, 14 de Dezembro de 2003, às 16:18:18


Parabéns ao proprietário , esta nem eu conhecia...

nome: Alexandre Pacheco
( aletunari@ig.com.br ) Quarta Feira, 17 de Dezembro de 2003, às 23:06:31


Demais cara, conhecendo a fundo a princesa! Parabens!

nome: Leda S. Nogueira
( ledah@hotmail.com ) Sexta Feira, 26 de Dezembro de 2003, às 15:27:48


SÓ FALTOU SER UMA MOTO COM MOTOR DE YAMAHA!!!

nome: RODRIGO
Sábado, 27 de Dezembro de 2003, às 13:34:24


Ótimo teste , tanto que gastei todo o meu tempo na Internet o vendo e lendo .

nome: Diego

( diegofurupa@bol.com.br ) Domingo, 28 de Dezembro de 2003, às 12:01:21


Bem.. sobre o que significa essa moto?, foi realmente um marco no Brasil, nessa época apesar de existirem poucas, quem andou ficou muito assustado,, pelo ronco 4 tempos, ela é uma moto nervosa com reação de dois tempos e eu tenho uma delas desde 1980, e sei., que por experiencia, vou dar um exemplo. uma yamaha r5 350, só abria na frente acima de 80/90 km por hora, e qdo apareceu essas hondas cb 400 de dois cilindros nascionais, eu passava por cima delas, era muito engraçado, hehehe os caras achavam que tavam em cima de uma moto, e derrepente engoliam minha fumaça.. hehehe, bem fico por aquil..

nome: Hamilton
( bono5555@hotmail.com ) Sexta Feira, 25 de Junho de 2004, às 13:01:22


Essas transformadas de fabrica por assim dizer, deram origem as maravilhosas trails que temos hoje. Linda matéria.

nome: Tabajara A.Jorge
( miraassumpcao@ig.com.br ) Sábado, 26 de Junho de 2004, às 12:25:08


Careca vc é fogo!
Parebéns pela máquina!

nome: FERNANDO
( crucello@yahoo.com.br  ) Quinta Feira, 27 de Outubro de 2005, às 11:51:14


Parabéns a todos que trabalharam nessa moto esta linda .

nome: Adimirador de motos
Quarta Feira, 13 de Setembro de 2006, às 23:16:21


john fogerty do creedence tirou fotos em uma dessas no album cosmos factory e no cd dejavu

nome: domingos franca
Segunda Feira, 14 de Maio de 2007, às 19:57:10


Parabens!!!
logo terei a oportunidade de pilotar de pilotar essa obra de arte!!!
pois tenho um amigo que está terminando uma cl 350 e ele tmbem tem uma XL 600 1984 exemplar rarissimo.
em breve farei um relato sobre a moto!

nome: Luciano
(k-belo.s.a@hotmail.com) Quarta Feira, 27 de Fevereiro de 2008, às 11:25:44