Test Drive
HONDA GL1100
Gold Wing Aspencade
1983

 

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por: Marcos V.Pasini



Honda Gold Wing GL1100 Aspencade 1983

Desde seu lançamento, na metade da década de 70, a Honda Gold Wing (1000cc, inicialmente), foi recebendo, cada vez mais, ítens de sofisticação, até os dias de hoje, tanto na parte estética como na mecânica.

Vamos nos ater apenas até 1983, quando foi lançado o modelo "Aspencade", testado nesta edição do "Test-Drive".

O Marcos Barbosa, proprietário desta verdadeira obra de arte, nos ofereceu, muito gentilmente, sua GL1100 para que pudéssemos desfrutar de tudo o que esse modelo pode proporcionar a um motociclista.

Infelizmente, para poder avaliar toda a sofisticação que esta Gold Wing oferece, deveríamos andar por uma semana com ela, tamanha a quantidade de detalhes.

De toda forma, pudemos sentir, um pouco do que é pilotar uma Honda Gold Wing GL 1100 Aspencade!!!

Vamos ao teste!

A Honda Gold Wing GL 1100 Aspencade:

Seu motor 4 cilindros "boxer" (cilindros contrapostos) e transmissão final por "eixo cardan", colocou a Gold Wing em pé de igualdade filosófica à tradicionalíssima BMW com 2 cilindros "boxer" e, também, "eixo cardan".


detalhe do belo propulsor boxer OHC 1100cc

Com essa característica, a Gold Wing se posicionou como uma excelente opção para os "estradeiros".

Longe de ter um notável desempenho esportivo, a GL era a preferida pelos motociclistas mais "clássicos".

Sinônimo de sobriedade e status, a Honda GL Gold Wing emplacou e, passou a ser uma referencia no mercado brasileiro.

A moto avaliada neste teste, é uma evolução da nossa "antiga" GL1000.
A Aspencade 1983 tem uma quantidade imensa de acessórios que estão instalados neste exemplar.

Abaixo, uma lista com a características principais do modelo testado:

1. Painel digital contendo velocímetro com escala em milhas e quilômetros independentes, tacômetro com escala em torre e digital, indicador de marcha em uso, hodômetro total e parcial com escala crescente e decrescente, luzes de óleo, ponto morto, farol alto e piscas em tamanho gigante, sistema de aviso para troca de óleo e filtro.

2. Painel superior com 3 displays,sendo um para estações de radio e relógio,um voltímetro e termômetro de temperatura externa em graus Farenheit e um display para estações de radio PX.

 


detalhe do painel digital e dos displays acima do painel


visual do painel à noite



vista geral da cabine de comando da GL 1100

3. Sistema de som original "Clarion" com rádio AM/FM e toca-fitas, localizado no lado esquerdo da carenagem, destacáveis via chave.

 


comando de rádio ao lado esquerdo da carenagem

4. Intercomunicador para piloto e passageiro,conjugado com radio PX com comandos independentes.

5. Controles de radio e PX no punho esquerdo.

6. Suspensão a ar com regulagens no painel, com opção de inflar e desinflar a dianteira e a traseira independentemente.

7. Freio traseiro conjugado com dianteiro com controle automático para dosar a frenagem nas duas rodas, acionando-se somente o pedal de freio.

8. Acendedor de cigarros.

9. Porta luvas.

10. Jogo de ferramentas e manual do proprietário.

 


jogo de ferramentas e manual do proprietário

11. Porta documentos e espelho no baú traseiro,sendo este destacável.

 


baú traseiro com uma pequena "penteadeira"

12. Capacetes originais "Honda-Line" pintados na cor da moto.

 


os dois capacetes "Honda-Line" no baú

13. Saias traseiras,laterais e dianteiras com luzes, perfazendo 80 lâmpadas no total".

 


Honda Gold Wing GL 1100 Aspencade, à noite


pilotando a Honda Gold Wing GL 1100 Aspencade:

Para quem não está acostumado, a GL 1100 Aspencade assusta, pelo tamanho e pela quantidade de acessórios que envolvem a motocicleta.

Seu confortável banco com duplo encosto é extremamente confortável mas me deu algum desconforto da hora de subir na moto, pois estou meio "enferrujado" nos alongamentos...
É necessário uma grande abertura de perna para não raspar o pé no assento ou tropeçar no encosto. Mas... sou eu quem precisa voltar a "malhar"...


confortável banco com encosto duplo
acesso complicado para quem não está preparado fisicamente

Resolvido o problema de acesso à moto, tudo fica melhor.
A altura do assento ao solo é sob-medida para os pilotos de 1,70m de estatura.


excelente ergonomia e altura do assento ao solo sob-medida

O Marcos Barbosa, proprietário, insistiu que eu usasse um dos capacetes que ele traz no baú, da cor da moto, com microfone e alto-falante acoplados.

Partida elétrica, impecável.
O motor responde rapidamente, sem vibrações ou "roll" excessivo.
Marcha engatada, a motocicleta entra em movimento suavemente, quase não se sentindo o valente propulsor de 1100cc funcionar.

Ela é bastante rápida mas tem limitações quanto a deitar-se em curvas.
Estas tem de ser feitas bem suavemente senão seu pequeno vão livre do solo ocasiona inevitáveis "raspadas" no asfalto.


curvas bem suaves!!!

Em movimento o conforto que a Aspencade proporciona, é inacreditável.
Com seu rádio ligado e com o som nos alto-falantes, que são audíveis de capacete e em velocidade, tem-se vontade de pegar uma estrada e rodar, no mínimo, uns 200Km sem parar.

Pra me deixar ainda mais impressionado o Barbosa colocou uma fita do "Creadence"... É mole dirigir esta estradeira ouvindo-se "Proud Mary"?

Em transito, semáforos, etc.. a GL1100 não é um primor de leveza mas não chega a deixar o piloto inseguro.

Consegui dar uma "esticadinha" nas ruas que ladeiam o Estádio do Pacaembu, em S.Paulo, onde testei a moto.
O ronco do motor é audível mas não chega a atrapalhar o som o rádio/toca-fitas.

Confesso que estranhei um pouco a distorção (mínima) do pára-brisa, mas a satisfação de levantar o giro do Boxer de 1100cc encobre qualquer crítica.


pilotando a Honda Gold Wing GL1100 Aspencade

Os freios são ótimos.
Quando se utiliza o pedal, do lado direito, existe um balanceamento automático que dosa a frenagem nas duas rodas proporcionalmente para uma frenagem ideal, sem o risco do travamento das rodas.

O painel é tão completo que não consegui tirar a atenção da rua para vasculhar tudo o que ele estava informando.
É uma questão de costume mas, para o pouco tempo que pilotei a moto, não foi possível...

Apesar da imponência do conjunto de comandos, tudo nela é macio e ergonômico.
É uma excelência, em termos de conforto.

O conjunto óptico e lanternas com suas 80 lâmpadas fornece iluminação suficiente para que a GL1100 não passe desapercebida.

Aliás, é impossível passar-se desapercebido pilotando esta incrível motocicleta.

Conforto, luxo qualidade e status. Essa é a receita deste maravilhoso projeto... A Honda Gold Wing GL1100 Aspencade!!!


Hnda GL1100 1983


comentários do proprietário:

Essa Gold Wing foi importada por Francisco Scarpa Filho, o conhecido Chiquinho Scarpa, no ano de 1983, a qual acredito ter sido, na época, símbolo de status absoluto.

Ela veio, legalmente, de avião através da embaixada do Panamá e foram instalados todos os acessórios originais disponíveis na época, sendo eles todos cromados de qualidade superior e muitos emblemas que foram aplicados na fábrica.

Ela está em perfeito estado de conservação, estando apenas com 10.250 milhas(16.400 km), tendo sido trocados apenas os pneus, que devido ao tempo estavam ressecados e feito uma revisão no Jacaré, portanto, estando em perfeito estado para viajar para qualquer lugar.

Marcos Barbosa [ marcosaparecido@hotmail.com ]


Nossos agradecimentos ao meu amigo Marcos Barbosa, por ceder sua GL1100 para nosso teste e pelas informações precisas, fornecidas para esta matéria.  

Este teste foi realizado em São Paulo, SP, no bairro do Pacaembú, durante o "Encontro Mensal de Motos Clássicas de São Paulo".

FICHA TÉCNICA
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Comentários:


Nome:   E- Mail:


Parabens Pasini,a reportagem ficou ótima,mostrando seu alto nível em relatar e transmitir aos leitores o que é pilotar uma motocicleta classica,até parece que o leitor está no seu lugar.Gostei muito da matéria e estou orgulhoso em dividir a sensação maravilhosa de pilotar esta motocicleta.Para mim foi uma grande satisfação em poder colaborar com o site.Sucesso sempre.

nome: Marcos Barbosa
( marcosaparecido@hotmail.com ) Sexta Feira, 1 de Abril de 2005, às 08:52:58


Parabéns Motos Clássicas 70, pela bela reportagem e para os ex proprietários e atual pela conservação da moto.
Para quem gosta de viajar com conforto esta moto é uma delicia, digo isso pois já viajei nela.
Parabéns á todos.

nome: Rose Boiati
( roseboiati@hubert.com.br ) Sexta Feira, 1 de Abril de 2005, às 09:14:27


Meus parabens pela rarissima moto .....a garbadia está estampada pelo brilho , mantenha sempre conservada para que os netos possam vislumbrar o qque é uma Moto dos anos 70 .... que tecnologia.

nome: AbelhaRj
( abelharj@hotmail.com ) Sexta Feira, 1 de Abril de 2005, às 09:27:04


Pode se comparar esta belezinha com o inesquecivel Landau, sem comentarios

nome: Valduga
( comentarios@motosclassicas70.com.br ) Sexta Feira, 1 de Abril de 2005, às 17:12:14


Isso que é um piloto realmente versátil, vai de uma Leonette para uma GL 1100 como quem troca uma cueca!! Pô cara, dessa vez você arrumou um "caminhão",hein! Um abraço!

Carlos Trivellato
Sábado, 2 de Abril de 2005, às 09:57:56


Ola pessoal, muito boa a materia e a moto e maravilhosa...
Tenho uma revista em que o Chiquinho Scarpa fala sobre essa moto, realmente do jeito que ela esta ai...
Parabens ao Marcos pela raridade...

Abraços

nome: Márcio
( marciokawahara@hotmail.com ) Domingo, 3 de Abril de 2005, às 14:08:18


Não sei se é pelo fato de esperar um test drive com esta moto há muito tempo, mas fiquei com um gosto de quero mais. O Marcos deve morrer de ciúmes de sua máquina maravilhosa, mas como disse o autor da matéria, uma semana em cima dela seria o mínimo para extrair todas as impressões sobre a Goldwing. Por incrível que pareça, aqui no Rio, mais precisamente no jornal O Globo, um camarada anunciou a venda de duas GL 1000, inteiraças, por 15 mil cada uma e, por incrível que pareça, levou mais de duas semanas para encontrar comprador. Acho que este valor deveria servir de referência para a turma que anuncia 500 four caidinha por 8 mil, pensando que aqui só tem maluco. Parabéns pela matéria e pelo site, cada vez melhor.

nome: celso raeder
( celsoraeder@yahoo.com.br ) Domingo, 3 de Abril de 2005, às 21:54:11


Parabens pela ótima, como sempre, matéria. Porém esse tipo de moto a mim não me agrada pois são um verdadeiro trambolho de duas rodas, típico produto feito para agradar à ridícula cafonice Norte-Americana, mas que os indígenas do terceiro mundo tanto gostam. Viva o país do carnaval e seus carros alegóricos. Gold Wing, Harley, Deus me livre disso, sái Satanáz.

nome: Leandro Peduto Alfonso
( portocc@uol.com.br ) Terça Feira, 5 de Abril de 2005, às 11:36:31


Parabéns ao Pasini pela qualidade da reportagem e ao Marcos pela aquisição dessa superconservada máquina. Tive oportunidade de vê-la na semana passada ao vivo , ver de perto todos os acessórios e também ouvir o ronco do motor . Tudo impressiona nessa bela moto que parece ter saido da agência ontem tamanho o estado de conservação.

nome: EGranado
( granae55@hotmail.com ) Quarta Feira, 6 de Abril de 2005, às 14:56:08


Sensacional. Ate os americanos adoravam mais esta Gold Wing(e depois a 1200), pois não eram tão exageradas como a 1800 atual. Impressionante saber disso. Bela matéria.

nome: Tabajara A. Jorge
( miraassumpcao@ig.com.br ) Quarta Feira, 6 de Abril de 2005, às 17:22:28


Parabens pela reportagem, já conheço a moto e é maravilhosa mesmo,marcos continue conservando ela, parabens.e alias quem não da valor a esse tipo de moto ,que continue andando de CG .valeu

nome: marcelo
( marcelo@uol.com.br ) Sexta Feira, 8 de Abril de 2005, às 16:18:29


Parabéns, Pasini, gosto muito de maquinas antigas fui proprietario de varias delas a ultima que vendi foi uma cb750 four 72, resultado. HOJE SOU UM MOTOCICLISTA ARREPENDIDO, tenho 58 anos de idade e ando de moto ha 40.

nome: maiato
( mmaiato@vetorial.net ) Domingo, 10 de Abril de 2005, às 15:46:31


Esta moto é muito Show!!! Tudo nela é perfeito!!! Muito linda, parabéns pela conservação e pelo primor dos detalhes e acessórios... Muito SHOW! - Onvindo Creadence ainda? Pera aí que eu vou desmaiar ali e já volto!!!

nome: Osiris
( osirisgarofalodorio@yahoo.com.br ) Quinta Feira, 14 de Abril de 2005, às 15:52:42


Me empresta ela vai-prometo que só vou até a esquina - daqui a um mes to de volta. parabens e abraços motociclisticos

nome: sergio ouriques
( sergiolbo@uol.com.br ) Sábado, 16 de Abril de 2005, às 00:27:15


A matéria ta show mas a moto é mais perfeita ainda... quanto conforto e cada detalhe é simplesmente tudo de bom... parabéns para o Marcos...

nome: Flavia Oliboni
( flaviaoliboni@yahoo.com.br ) Segunda Feira, 18 de Abril de 2005, às 15:59:55


Maravilhosa esta máquina. caso conhecerem alguma similar me interessa a aquisição.

nome: MILTON MALCON
( mmalcon@brturbo.com.br ) Quarta Feira, 20 de Abril de 2005, às 20:30:59


Pasini, vc sabia que além de excelente piloto de moto, o MARCOS APARECIDO é também piloto de girocoptero? E instrutor também. Fale com ele sobre este assunto e o verá voando e vc voará com ele. É um excelente piloto. Sou amigo dele há cerca de 15 anos quando eu também iniciei com o girocoptero, que tenho até hoje. Eu voou nos Amarais em Campinas. SP. Parabéns pela reportagem. Conheço a moto dele.

Entre no nosso site do girocoptero = communities.msn.com.br/ABGiro = sem os www e dois m. OK?

Abraços. JOSÉ LUIZ DE MELO - Campinas SP. fone 0xx19 97712572.
( jlmelo52@hotmail.com ) Sexta Feira, 22 de Abril de 2005, às 16:56:18


Parabens a reportagem, gostaria de estar neste teste drive, isto e uma raridade dar uma volta nesta beleza de maquina

nome: Reanato Luis
( ogariv@ig.com.br ) Sábado, 23 de Abril de 2005, às 21:32:01


Valeu MC70 por nos presentear com essa maravilhosa moto.Parabens pelo teste!

nome: Emerson Cleiton F dos Santos
( emerson_santos@ig.com.br ) Domingo, 24 de Abril de 2005, às 08:50:21


Sou de Rio Grande Rio Grande do Sul e acabo de adquirir uma cb 400 84, fiquei abobado com essa máquina eu não conhecia esse modelo, quem sabe um dia eu a veja de perto.

nome: Paulo Cesar
( pcpintanel@bol.com.br ) Domingo, 24 de Abril de 2005, às 17:47:51


Cara essa moto e mais q um sonho...e tudo...num tenho nem como discrever adorei a materia abraço a todos

nome: alexandre
( kinha_boapergunta@hotmail.com ) Segunda Feira, 25 de Abril de 2005, às 19:07:06


Parabéns ao site pela matéria que realmente descreve muito bem a moto e a sensação de se pilotar uma Gold Wing e parabéns ao Marcos por manter o estado da moto... Abraços

nome: Edgar de Souza
( edgardesouza@hotmail.com ) Quarta Feira, 27 de Abril de 2005, às 09:13:10


FANTASTICO, MEUS PARABENS

nome: ERNESTO
( ernestovic@itelefonica.com.br ) Sábado, 30 de Abril de 2005, às 20:40:46


Essa moto é perfeita! Para apaixonados por motocomo eu, é um sonho de consumo! Ótima reportagem! Abraços

nome: Sarah
( sarahtumenas@yahoo.com.br ) Segunda Feira, 9 de Maio de 2005, às 11:29:28


Pasini !!
Realmente me impressionou, já vi algumas rodando porém não imaginava o quanto completa é está máquina, parabéns pela escolha....um abraço....Helvio Portela - Curitiba - PR

nome: Helvio Portela
( hportela@acquaterm.com.br ) Terça Feira, 10 de Maio de 2005, às 08:44:57


Linda a moto.
O painel nem se fala.
Achei interessante o sistema de balanceamento dos freios traseiro e dianteiros.
Tenho uma Kahena 1600 e quero um painel semelhante.

nome: Alvaro
( conquestof1@hotmail.com ) Terça Feira, 21 de Março de 2006, às 21:59:32


Já que a minha Cb 83 não está ouvindo,senão ela ficará com ciumes. A Gold Wing é a coisa mais linda que eu ja pude ver, eu simplismente a adoro, é uma pena seu preço não ser para os meus padrões. Muito obrigado pela matéria, ficou ótima

nome: miguel nunes

( nunespm@ig.com.br  ) Segunda Feira, 26 de Novembro de 2007, às 20:04:40


Show show show!É de tirar o fôlego!

nome: Pr. Enes Gomes da Silva
(pr.enestim@gmail.com) Sexta Feira, 7 de Março de 2008, às 17:22:36


QUE SHOW DE MOTO.

nome: ADRIANO SOARES DOS SANTOS
(adrianoboca2005@yahoo.com.br) Sexta Feira, 27 de Junho de 2008, às 14:54:08