Test Drive
HONDA CT70
"mini bike"

 

Home

 


por: Marcos V.Pasini


Honda ST 70, ano 1974, cedida para teste por Eládio Soares, da
"Troka-Troka Motos", em Santos, SP.

A história da Honda CT70 (em alguns catálogos, ela aparece com a denominação ST70), começa no inicio dos anos 70, com a importação da ST50 "Mini-Bike".

Lembro-me, bem, da primeira vez que vi uma CT50.
Isso foi em 1971, quando apareceu "no pedaço", um colega com um exemplar desses!
Na época os integrantes do nosso grupo de amigos tinham, em média, 15 anos e nossas motos eram, em sua maioria, "cinquentinhas", do porte da Yamaha F5 ou da Honda CA110; e a "Mini-Bike" causou um alvoroço no pessoal por causa de seu estilo diferenciado da maioria das motos e pelo seu desempenho, que não deixava muito a desejar em relação às outras motos da turma.

A filosofia da "Mini-Bike", difere de sua concorrente direta, a Yamaha "Mini-Enduro" (vide teste do mês de janeiro), pois seu uso, não é restrito somente aos "baixinhos", mas também aos adultos, pois seu conforto é compatível para ambos e, a idéia da Honda, foi produzir uma mini-moto que pudesse ser desmontada e transportada com facilidade junto com a bagagem da família, no porta-malas do automóvel, em viagens.

A CT70 testada, segue o mesmo estilo da primeira CT50, que foi importada pela extinta "Cobri", primeira importadora oficial da Honda no Brasil.

Seu guidão é bi-partido com regulagens, que permite compactar, ainda mais, seu volume, visando facilitar o transporte.


Regulagem do guidon bi-partido, com detalhe da manivela 
no centro da mesa superior para soltar a frente.
Note a chave de contacto à frente do logotipo Honda.

A "Mini- Bike", foi produzida nas versões 50cc, 70cc e 90cc, sendo que no Brasil, só tivemos, oficialmente as duas primeiras.


Honda ST70 

Ainda se encontram "rodando" vários exemplares desse modelo, que teve uma boa venda no Brasil.
Em Santos, SP, curiosamente, existe uma grande concentração dessas motos.

Dirigindo a "Mini-Bike":

A boa ergonomia é notada imediatamente.
O conforto de seu banco, e a altura do assento em relação ao solo, não transfere ao piloto com altura em torno dos 1,70m a sensação de ser um "Urso de Circo", andando de motoneta.

O guidão bi-partido proporciona uma posição confortável, mesmo levando-se em consideração o tamanho global da moto.

Sua suspensão, na dianteira, é telescópica mecânica, onde buchas de nylon fazem a vez de amortecedor, necessitando de uma constante manutenção.

O conjunto da suspensão dianteira é removível, sem nenhuma dificuldade, podendo-se também desconectar facilmente o cabo do acelerador, em local apropriado, para poder-se separar totalmente a frente do resto da moto, para facilitar o transporte, dentro de veículos automotores.

Somente, quase no final da sua produção, é que introduziram a suspensão hidráulica mas, em contrapartida, eliminaram a possibilidade de "desmontá-la" para o transporte.

A suspensão traseira, conta com um braço oscilante e dois amortecedores hidráulicos.


Detalhe da frente removível, para facilitar o 
transporte em porta-malas

O retrovisor, do lado esquerdo, com vidro convexo, está posicionado de maneira satisfatória, fornecendo uma visibilidade traseira suficiente para garantir a segurança do piloto.

O miolo da chave de contacto, localiza-se ao lado esquerdo, no quadro, à frente do logotipo Honda, próximo ao joelho do piloto, em local que pode permitir a perda ou quebra da chave.

O conjunto óptico é gerenciado por uma bateria de 6V, à magneto, que proporciona uma eficiência razoável do sistema.

Com acionamento por pedal, seu motor monocilindrico horizontal 4 tempos SOHC (comando simples no cabeçote), responde suavemente, com um ruido grave, típico desses motores, dando uma certa imponência à "baixinha".


Detalhe do monocilindrico 70cc da ST70 e do pedal
de troca de marchas, duplo

Seu cambio é de 3 marchas, sendo a primeira para cima (ou para trás, no pedal duplo) e as outras para baixo.
A embreagem é centrífuga, a exemplo das C100 Biz, o que dispensa o uso do manete de acionamento.
É possível, ainda, controlar a embreagem acionada, mantendo-se o pedal de cambio comprimido na marcha engatada.


Dirigindo a "Mini-Bike"

Sua dirigibilidade é muito suave, associando-se a baixa vibração de seu motor com a maciez do assento.
O velocímetro, fica distante dos olhos do piloto, em função da altura, o que dificulta a visualização dos limites de velocidade para cada marcha, que é especificado no instrumento.

O painel é composto de velocímetro, hodometro total e luzes de advertência convencionais.


Vista superior da ST70

Seus freios, a tambor, funcionam dentro da expectativa, sendo auxiliados pelo bom "freio-motor" de seu propulsor 4 tempos.

Sua ciclística é excelente em transito urbano, não sendo recomendado em rodovias, devido à sua baixa velocidade cruzeiro.

Para acessar a Ficha Técnica, clicar aqui

A Honda CT70, "Mini-Bike", é uma motocicleta que, cumpriu, e ainda cumpre, seu papel de uma mini-moto versátil e prática para ser transportada, não perdendo, com isso, sua competência que a qualifica para utilização urbana com segurança, economia, conforto e muita graça!!!

Essa moto é uma gracinha...

 
Adequada aos "marmanjos"...

Nossos agradecimentos ao Eládio da Troka & Troca Motos, que contribuiu para a realização desta matéria.


Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:



Nome:   E- Mail:


Comentários dos Internautas:


Gostaria de entrar em contato com a revendedora que cedeu a motinha para as fotos ou alguém que tivesse uma para vender.

Luiz Renato S. Nogueira
lrsilvan@escelsa.com.br (Sábado, 6 de Julho de 2002, às 16:18:09)

N.R. - Troka-Troka Motos (Santos,SP) - tel.: (0xx13) 3222-2424


Gostaria de entrar em contato com a revendedora que cedeu a motinha para as fotos ou alguém que tivesse uma para vender.
Felipe R
feliperobortella@hotmail.com (Sexta Feira, 2 de Agosto de 2002, às 19:00:32)

N.R. - Em nossos clasificados há uma ST 70 à venda e o tel. da revenda está acima.


Gostaria de entrar em contato com alguém que tenha uma ou duas para venda em estado impecável

nome: Lael Cordeiro Filho
(contaner@terra.com.br) Quarta Feira, 13 de Novembro de 2002, às 12:15:01


Olá Amigos (creio que posso chamá-los assim),
Como muitos que frequentam este site, já passei dos quarenta anos.
Minha primeira moto foi justamente a ST70 (quanta saudade).
Percebi um erro na matéria.
A suspensão dianteira desta moto não era hidráulica. Era mecanica, onde buchas de nylon faziam a vez de amortecedor.
era uma dor de cabeça mante-la funcionando bem (precisava de uma manutenção absurda).
Só perto de seu "fim" é que introduziram a suspensão hidráulica, mas em contrapartida eliminaram a possibilidade de "dobrá-la" para por no porta malas de um carro.
Um grande abraço e parabéns pelo site.
Otto Mackrodt.
otto@natec.com.br (Sábado, 21 de Junho de 2003, às 13:06:28)

N.R. Muito bem observado ! Já corrigimos a matéria ! Obrigado pela valiosa dica !


Sou proprietário de uma st70 e preciso comprar a lanterna trazeira de freio(Plástico)Aqui em Curitiba não achei,caso alguém tenha comunique-me,eu compro.

nome: Carlos
(guilherme.malinoski@ig.com.br) Segunda Feira, 6 de Outubro de 2003, às 00:52:33


Me gustaría saber si HONDA, volverá a fabricar la St-70, fue una època maravillosa, ojalá vuelva.

Saludos
( jacintocorrea@msn.com ) Quinta Feira, 16 de Setembro de 2004, às 22:32:36


A moto não e lá estas coisa mais e muito bom mostra pro povo as primeiras motos que foram lançadas

nome: matheus ferreira
Sexta Feira, 1 de Setembro de 2006, às 11:31:17


gostaria de comprar,onde posso encontrar, não muinto caro e cloro, lula tomou meu emprego.

nome: Carlos Cavalcante
(menezescall@yahoo.com.br) Terça Feira, 27 de Março de 2007, às 16:12:33


eu sou el propietari de uma de esas motos i estou en venderla

nome: rafael
(rog_ochoa@hotmail.com) Sexta Feira, 30 de Março de 2007, às 17:08:53


Ótima matéria pois a ST70 foi uma clássica da Honda e comtinua sendo, esta pequena maquina era muinto admirada na época e teve o seu mercado bem sucedido.

nome: Carlos gean do nascimento silveira
(geannsilveira@ibest.com.br) Quinta Feira, 14 de Junho de 2007, às 20:34:42


soy de costa rica y tengo la dicha de tener una st.70 modelo 1979 en perfectas condiciones Saludos y gracias por esta maravillosa pagina

nome: roberto meneses v.
(rbrtmeneses@hotmail.com) Quinta Feira, 26 de Julho de 2007, às 23:46:20


Já tive uma dessas belezinhas são muito boas de pilotar e apesar de não parecer são velozes!!!

nome: Everton dos Santos Moura
(tim.moura@hotmail.com) Sexta Feira, 3 de Agosto de 2007, às 10:26:07


Quanto custa esta moto??

nome: Totonho
(totonho@savol.com.br) Segunda Feira, 8 de Outubro de 2007, às 17:06:43


Meu pai tem uma st70 ano 66 no documento o curioso e que so vejo dos anos 70, gostariamos de saber qual o inicio a fabricação. admiadores esperamos as suas  colaboraçoes

nome: Diego Conick dos S Silva
(co_nick@hotmail.com) Segunda Feira, 8 de Outubro de 2007, às 22:53:43


Meu tio Possui uma Honda ST70 vermelha em bom estado e pretende vende-la pois a moto esta parada a muito tempo e encontra-se em bom estado!
Aos interessados, posso enviar fotos e mais detalhes!
Obrigado!
 
nome: Fernando Breno
(fernando_breno@hotmail.com) Quarta Feira, 21 de Novembro de 2007, às 21:52:29


eu tenho uma moto desta igualzinha a da foto !! ate me assustei ao ver a imagem !!!
interessados em compra  uma entrareim contato no meu e-mail

nome: JULIO
(juliovetneto@hotmail.com) Segunda Feira, 24 de Março de 2008, às 21:48:41