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HONDA XL 250
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por: Marcos V.Pasini



Honda XL250 - Motosport 1972

Em 1970, a Yamaha trouxe, oficialmente, para o Brasil, as primeiras "Trail", as 125 AT1, via Motorsport, que era a importadora oficial das motocicletas Yamaha.
A Yamaha tinha sido a pioneira em motos dessa categoria, com o lançamento, no Japão, em 1968, da primeira verdadeira "Trail", a 250 DT1.

Ainda, em 1970, com a instalação da Yamaha Motor do Brasil, a Motorsport deixou de importar a marca Yamaha e passou a trabalhar oficialmente com a Suzuki, trazendo, pouco tempo depois, a TS180J, uma "Trail" que veio com a inovação da ignição eletrônica transistorizada.


Yamaha 250 DT1 - A primeira verdadeira "Trail"
 
Suzuki TS185J - 1972

Não se precisava mais limpar e regular ou trocar platinados!!!
Que maravilha!!!

A Honda que, na época, defendia a filosofia do uso só de motores 4 tempos, não tinha, ainda entrado na briga das "Trail".
Tinha apenas modelos Scrambler, como a CL350, que chegou a ser importada no Brasil em 1969.


Honda CL350 Scrambler 1968

Em 1972, a Honda lança, no Japão, a XL250 Motosport (não confundir com a Motorsport, importadora, no Brasil, das Yamaha e, depois, das Suzuki).


Honda XL250 1974, cedida para o teste por Eládio Soares 
da "Troka-Troka Motos", em Santos

Foi uma novidade, pois a Honda colocava no mercado um modelo com motor monocilíndrico 4 tempos SOHC 4 válvulas de 248cm3. 

Pois é...4 tempos!!!

Bem mais econômico que os "bebuns" 2T, possibilitava uma autonomia bem maior.

Obviamente as retomadas de velocidade com os motores similares de 2T eram melhores mas, a Honda, parecia não estar interessada em "radicalização".

Estava, sim, pensando em um veiculo todo-terreno, resistente às estradas "de chão", que desmontavam, literalmente, nossas heróicas "Street".

Para nós, amantes das 2T, isso não ia dar certo...
Imaginem..." Trail tem que ser 2T!!! "

Mas a historia não foi bem assim...

Ela vingou tanto que foi relançada, em 1982, no Brasil, sendo fabricada pela Honda da Amazônia, como XL250R, tendo se tornado um sucesso absoluto de vendas.

A XL250 Motosport, foi comercializada até 1977, sendo oferecida, no Brasil, apenas, na cor prata ("Custom Silver Metallic").

Dirigindo a Honda XL250 Motosport:

Dotada de uma excelente ergonomia, a XL250 transmite muito conforto para o piloto.


Ergonomicamente correta

A altura do assento em relação ao solo, não causa insegurança para quem é de estatura em torno dos 1,70m, apesar de ser mais alta que uma "Street".

O guidon, com trave central, proporciona uma posição confortável, com os retrovisores, de vidro convexo, bem posicionados, permitindo uma boa visibilidade traseira.

Os comandos do guidon, também ergonomicamente distribuídos, tornam a dirigibilidade deste modelo, bem simples. 


Boa posição para se pilotar

A chave de contacto, localiza-se no quadro, abaixo do tanque, do lado esquerdo, acima do motor. 
Um local de difícil acesso, com risco de se esbarrar a mão no cano de escapamento.

Os instrumentos tem sua visibilidade boa, apesar de seu tamanho reduzido, como era costume na época.

O painel é composto de velocímetro, hodômetro total e parcial, e luzes de advertência de neutro e setas.

O conjunto óptico é gerenciado por uma bateria de 6V, que proporciona uma eficiência satisfatória.

 
XL250 vista pela frente
 
Detalhe da traseira da Motosport 250

O acionamento do motor é por pedal, um pouco "pesado", mas não assusta.

Após acionado o pedal de partida, seu motor monocilíndrico vertical 4 tempos SOHC (comando simples no cabeçote) e 4 válvulas, responde suavemente, com um ruído grave, típico desses motores, dando uma certa imponência à "Trail".

Seu cambio é de 5 marchas, sendo a primeira para baixo e as outras para cima, com o neutro entre a 1a. e a 2a. marcha.

A relação de marchas é bem curta, compatível ao uso a que se propõe, porém sua velocidade máxima é razoável para o modelo.


Detalhe da suspensão, roda de alumínio, freio e chave de 
contacto logo abaixo do tanque

A suspensão dianteira é hidráulica tipo "Cerianni" e a traseira é composta por um braço oscilante e dois amortecedores hidráulicos com molas reguláveis.

O comportamento desse conjunto é, sem dúvida, inferior ao da sua irmã mais nova, a brasileira XL 250R, mas levando em consideração o que tínhamos nos 70's, podemos coloca-lo como um dos melhores da época, para uso "on-off road".

É dotada de um resistente e bem projetado quadro, em berço simples, que possibilita uma condução segura em estradas com qualquer tipo de pavimentação.

As rodas são raiadas com aros de liga de Aluminio, deixando o conjunto bastante leve.

Os freios, a tambor, funcionam dentro da expectativa, sendo auxiliados pelo bom "freio-motor" de seu propulsor de 4 tempos.


Boa dirigibilidade também no asfalto

Sua dirigibilidade é muito suave, apesar de se sentir a vibração do seu motor, o que a torna um pouco áspera, porém, não prejudicando o seu conforto global.

A ciclística é excelente em transito urbano, podendo-se, também, ser conduzida em rodovias, devido à sua boa velocidade cruzeiro, que pode beirar os 100Km/h sem dificuldades.

Pode-se fazer curvas bem agressivas (inclinadas) no asfalto, sem se tomar "sustos" causados por perda de aderência ou oscilações.

para acessar-se a FICHA TÉCNICA clique aqui

A Honda XL250 Motosport, é uma motocicleta que se impôs, frente às agressivas 2T, representadas, no Brasil, pela pioneira em "Trail", a Yamaha, e as igualmente competentes Suzuki TS que circulavam em nossas trilhas, nessa época.

Ela cumpriu e ainda cumpre seu papel de uma fora-de-estrada, versátil e prática, para ser utilizada em estradas sem pavimento, não perdendo, com isso, sua competência para utilização urbana, no asfalto bom (...) com beleza, segurança, economia e conforto.

Ela se impôs...


Design, robustez e conforto!


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Comentários:


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Comentários dos Internautas:


Comprei uma dessas em 1974. Foi a minha primeira. Ela me proporcionou os melhores momentos que passei na vida, com viagens ao litoral, às montanhas etc com tal desenvoltura e conforto também. nota 1000! Hoje sofro com uma DT 200 ... XL 250 Motosport. Soy loco por ti!!
Clovis Larrabure
(plb@francanet.com.br) (Sábado, 15 de Junho de 2002, às 23:39:16)


A suspensao traseira seria perfeita se fosse do tipo pro link.
A moto fora de estrada mais perfeita e potente ja pilotada pelos brasileiros foi a XT Tenere 600 1988 um verdadeiro fenomeno mundial !
Luciano Pedro (Domingo, 14 de Julho de 2002, às 07:08:31)


Parabens pela HP
Alexandre
(alovisi1@yahoo.com.br) (Terça Feira, 13 de Agosto de 2002, às 00:00:44)


A página é muito interessante e ofereçe informações preciosas. Gostaria de ver um teste com a XL 125 S e com a DT 180, estou iniciando no mundo das motos e quero informações sobre manutenção e peculiaridades de cada uma delas. Obrigado e até mais. Antonio

nome: Antonio M. Oliveira 
(medalhadehonra@aol.com) Domingo, 1 de Setembro de 2002, às 11:45:44


Marcos!!! Passei uma tarde na TrokaTroka Motos em Santos com um velho amigo chamado Eládio Soares. Eu fui apresentado a esta moto pelo programa de motos da Sportv que passou no último mês de Agosto. Neste programa foi mostrado dois amigos no Rio de Janeiro que restauravam motos antigas. O final do programa mostra uma visita a Quinta da Boa Vista com um deles pilotando uma XL250 e outro pilotando uma Yamaha de 200 cilindradas antiga (não me lembro bem o modelo). Porém, acabei me interessando pelo tema. Tenho um amigo aqui em Santos que sempre gostou de motos antigas e, ele ainda tem um CB 125 1972 em casa. Bom, o Eládio pediu para mandar um email para você pois, neste programa apareceram algumas histórias muito legais como por exemplo da Honda 70 (a Setentinha), que foi feita para aumentar as vendas do Honda Civic na década de 70 (se você desmontar o guidon, o desenho dela é exatamente o espaço de um Civic. Espero poder te encontrar para conversarmos um pouco. Parabens pela iniciativa do site e, quem sabe um dia poderei ter uma moto destas (hoje tenho uma Teneré 1992) para ter também histórias para contar. Um abraço Rogério Moura

nome: Rogério Moura
(rogerio.moura@attla.com) Domingo, 29 de Setembro de 2002, às 13:03:47


Gostei muito da matéria publicada por voces! Gostaria apenas de ilustrar, sem querer ofender, que já que o proprietário desta moto procurasse apenas dar um toque a mais na originalidade do modelo, começando pelos cubos de roda que originalmente não são na cor preta ,amortecedores que pelo visto não são originais e consertasse o descanso lateral que já está fora de posição. Não falo por mal, já que para mim tb é uma das motos mais maravilhosas, tanto que tenho 3 uma totalmente original restaurada criteriosamente por mim mesmo outra em fase de restauro e outra toda original que ainda irei restaurar, pois já tenho todas as peças.Se precisarem de alguma ajuda estou 'a disposição, pois gosto muito das hondas antigas tanto que tenho outras de outros modelos.Agradeço se pude ajudar!

nome: Sérgio
(ksrepres@zaz.com.br) Quarta Feira, 12 de Março de 2003, às 23:34:20


Com muito prazer gostaria de informar que tenho um exemplar desta lendária motocicleta desde zero (1974) e casei . já tive muitas amantes (cb360 ; cb500 four ; enes cb400 e 450 ; cb750 mas sempre acabo voltando prá ela , que apesar de usada continua nova e bela.
Antonio Vô Moacir
(Quinta Feira, 24 de Abril de 2003, às 18:44:39)


caros colegas

adiquiri uma moto desta e estou restaurando, gostaria de receber o esquema eletrico e caso alguem tenha o banco original e peças de reposiçao , que entre em contato. 31-34942977 ou sergiotv@brfree.com.br

nome: sergio vasconcelos
(sergiotv@brfree.com.br) Quinta Feira, 12 de Junho de 2003, às 15:17:12


Olá, meu nome é Rinaldo, não sei o ano da moto de teste, mas eu tenho uma XL 74 e sua voltagem é 6V e nao 12. Tambem verifiquei o escapamento vermelho dessa moto, a minha e preto. no geral acho que a minha esta mais inteira que a do teste, mas não posso afirmar, pois não ha vi ao vivo.

nome: Rinaldo Romera
(romerafamilia@ig.com.br) Segunda Feira, 22 de Março de 2004, às 19:04:37

Caro Rinaldo
Você tem razão. Houve um lapso.
Obrigado pela ajuda!
Abraços!
MP


Parabens pela materia esta excelente tenho uma honda cb 750 four f1 de 1976 curto muito as maquinas antigas...

nome: joilson
(joilson.v8@bol.com.br) Sábado, 4 de Dezembro de 2004, às 10:06:30


Adorava essa moto. Nunca pude adquirir uma mas comprava tudo que falasse sobre a mesma. Lembro bem uma reportagem que saiu na revista Duas Rodas, lá por 1974, numa viagem pela rio-Santos, ainda não totalmente asfaltada e bateram uma foto com a moto e uma cobra bem ao lado, com as frase:"Yes, we have snakes" Se não me engano era o Josias Silveira. Beleza. Ótimo sitio.

Abraços.

nome: DIETMAR RHINOW
(dietmar@brturbo.com) Segunda Feira, 24 de Janeiro de 2005, às 21:56:19


Bonitinha.
Aqui em São Carlos tem uma toda original com 33000 km rodados.

nome: Tabajara A. Jorge
(miraassumpcao@ig.com.br) Quinta Feira, 14 de Abril de 2005, às 10:06:26


Aqui em Niteroi haviam muitas XL250 no final dos anos 70 e lembro que uma 74 custava o equivalente a uma TT125 em 1980.
A partir de 83,vi muitas destas com o motor e a frente completa,incluindo farol e painel da XL250R nacional.
Lembro que os donos pintavam o motor e o cubo dianteiro para não chamar a atenção.

nome: marcello baviera
(mvitara@ig.com.br) Segunda Feira, 31 de Outubro de 2005, às 23:47:18


Muito interessante, tenho uma xl250r 83 e sou apaixonado pela minha.
Acho uma moto muito boa.

nome: ricardoschell
(ricardoschell@ig.com.br) Sexta Feira, 6 de Janeiro de 2006, às 14:37:02


Tenho uma 250 motosport ano 75 gostaria de saber se o suporte da placa e luz de freio é cromado ou preto e o filtro que fica atraz do carburador é preto ou da cor da moto.

nome: Túlio Costa
(susank@pop.com.br) Sábado, 14 de Janeiro de 2006, às 20:02:42


O vizinho do Eládio...na mesma Av.Senador Feijó, aqui em Santos , tem algumas Honda setentinha e CT90 trail da mesma e´poca. Bem como uma ou outra Yamaha mini enduro , motinha que na e´poca fervilhavam aqui em Santos, cidade de milhares de motos!

nome: bacalhau
(carlosrubensboffarocha@hotmail.com) Quinta Feira, 16 de Fevereiro de 2006, às 23:07:04


Caro Marcos, parabéns pelo site, pois está muito legal e dá para matar um pouco da saudade. Tive uma XL de 1978 até 1981.
Era a moto perfeita.
Se souber de alguma a venda, em bom estado.
Favor avisar-me.
Abraços

nome: Peter - Nova Friburgo-RJ
(peter@hotelbucsky.com.br) Sexta Feira, 21 de Julho de 2006, às 22:23:38


Bom Dia, também sou um feliz proprietário de uma XL 1974, hoje com 19 mil km. toda original. Moto  linda, está comigo á 32 anos. Tenho outra INTRUDER 800, mas a XL é o "Xodó", da casa. Todo final de semana saimos com a "motinha"., e com uma boa gasolina, não precisa mais que uma pedalada pra funcionar. Uma dica, quem precisar de peças, tem o "motos antigas", de Curitiba, que normalmente consegue peças  

nome: Aurelio J Biazotto
(aureliobiazotto@uol.com.br) Quarta Feira, 7 de Fevereiro de 2007, às 09:12:02


Muito boa a matéria,foi a minha primeira moto de trilha,gostaria de adquirir outra  trinta anos depois,caso saibam de alguma à venda ,favor entrar em contato.Abraços.

nome: Marcelo Gomes
(msg@vsp.com.br) Quinta Feira, 12 de Abril de 2007, às 01:06:34


muito boa a materia da xl 250 motosport, tive uma ano 72 que saudades da moto e da epoca que todo motociclista se comprimentava era como um club de identificação por motos, agora não dá mais, é uma pena o bom é que passei por esta fase incomparavel dá até dó dos atuais motoqueiros que parecem bandidos nas suas 125cc rasgando as marginais como se fossem únicos nas vias publicas, coitados, mas cada um na sua, vivi o bom respeitem e só, um abraço a todos que pilotavam nos anos 70, saudações.

nome: Marcos Antonio Cappelletti
(marcoscapela@superig.com.br) Domingo, 6 de Maio de 2007, às 14:44:27


Gostei da matéria pois se trata de uma clássica da Honda, a XL250 foi na época uma moto de todo terreno tanto se destacava no asfálto quanto na estrada de chão, ela tinha em mercado meio disputado com as Trail da Yamaha como a DT250 ea DT400, mas quando se gosta de uma marca a gente faz de tudo para não trocar. A XL tinha uma pequena desvantagem pois era uma moto mais lenta mas em compensação era mais econômica e isto na época era um ponto muito positivo. Valeu motos clássicas.

nome: Carlos gean do nascimento silveira
(geannsilveira@ibest.com.br) Segunda Feira, 11 de Junho de 2007, às 19:34:05


Tenho uma XL 74 preta com rodas douradas 12volts linda.está na nossa familia a muitos anos.Uma verdadeira paixão.só alegria.

nome: gustavo gama 
(gustavomgama@terra.com.br) Quarta Feira, 8 de Agosto de 2007, às 20:32:09


Olá, tenho interesse em comprar uma XL 250 qualquer ano. Se vocês souberem de alguém vendendo é só me avisar.

nome: Marcelo
(marcelo.segatto@gmail.com) Terça Feira, 13 de Novembro de 2007, às 21:36:16


ganhei uma harley davidson do meu pai fiquei muito feliz e ela é muito boa

nome: marcelinho
(edu-dudu10@hotmailo.com) Sexta Feira, 11 de Julho de 2008, às 01:16:04


voce e de bom gosto uma grande maquima

nome: bola
(cludio.batista.souza@bol.com.br) Domingo, 24 de Agosto de 2008, às 14:27:48