Test Drive
HONDA XL500 S
1981

 

Home

 



  por:  Marcos V. Pasini



Honda XL500S 1981

Meu contacto com "Big-Trails" de motores a 4 tempos deu-se, somente, a partir da “era-Ténéré” (no Brasil, depois de 1988), quando tive bastante convivência com a própria e com outras similares que foram comercializadas em nosso pais, nessa época.

Antes disso, bem antes, na década de 70, as maiores trail que tínhamos eram as Yamaha DT250 e RT360 e, posteriormente, no começo dos anos 80, a Montesa 250 e 360 H6.


Yamaha DT250 e Montesa 360 H6
As "Big-Trails" dos anos 70/80, no Brasil

A Honda XL500S não foi importada oficialmente no Brasil, portanto não tivemos acesso a essas belíssimas “puro-sangue”, em sua época de glória...

Somente neste teste, tive a oportunidade de, pela primeira vez, pilotar este “trator de duas rodas”.


pilotando pela primeira vez a Honda XL500S

A Honda XL500S:

Ao contrario de sua concorrência, a Honda preferiu, nas primeiras versões Trail (geração XL) manter sua tradição em motores 4 tempos, bem antes da severidade das leis de emissões de gás de escapamento, nos EUA,  principal alvo de vendas das fábricas japonesas.
Essa mesma lei, nos EUA, provocou a descontinuidade do uso dos motores 2 tempos, mais poluidores que os de 4 tempos.

No  Brasil pudemos ter ou ver as charmosas XL250 Motosport, que vieram na segunda metade dos anos 70.
Infelizmente, a proibição das importações nos impediu que pudéssemos conhecer melhor as outras componentes do clã XL.


Honda XL250 Motosport 1975

A Honda XL500S é, ainda, da fase dos amortecedores “bi-choque”, inclinados em torno dos 45°(bastante, em  relação às motocicletas da época).


detalhes do sistema de amortecedores bi-choque fixados acima
do eixo traseiro

O motor á um monocilíndrico SOHC (comando simples no cabeçote) 4 válvulas, de 497cc.
A exemplo de nossas XL250R, a XL500S conta com uma saída de escapamento para cada válvula, formando um escapamento primário do tipo 2x1.


detalhe do monocilíndrico de 497cc com o escapamento 2x1

Seu painel é composto apenas do velocímetro, com hodometros total e parcial, e as luzes de advertência de setas, neutro e farol alto.

A chave de contacto localiza-se ao lado direito do velocímetro, abaixo do painel das luzes de advertência.


detalhe do painel
notem que a escala principal é em mph

Dirigindo a Honda XL500S:

A partida, no kick, tem que ser acionada ajustando-se o ponto exato da compressão com o auxílio de um descompressor.

Depois disso, bastante pensamento positivo e...acione o pedal !!!....

Ela, ao contrário de nossas, não tão antigas, XL250R, responde rápido e sua usina monocilindrica mantém o compasso de sua robusta marcha-lenta.

A arrancada dela é simplesmente fantástica, em se comparando com nossas modernas “ on-off road ” de 600cc...


excelente "performance feel"

Ela, sem nenhum pudor, insiste em querer levantar sua roda dianteira, mesmo sem o auxílio da embreagem, em acelerações na 1a. marcha.

Esse modelo tem a suspensão traseira convencional, para a época, com dois amortecedores hidráulicos com molas.
A suspensão dianteira, com molas internas, tipo “Cerianni”, tem um comportamento super-macio, para uso em ruas com pavimentação regular.

Ao contrário de suas sucessoras com suspensão monoassistida, a altura do banco ao solo é adequada a pessoas de estatura mediana, não comprometendo a segurança em situações de emergência.


altura do banco bastante confortável e segura para uma trail

A ciclística dela é muito boa, tendo-se mostrado bastante leve e maleável em transito urbano.  

Apesar do bom tamanho da XL500S sua manobrabilidade é bastante boa.


bastante leve em manobras a baixa velocidade

O cambio de 5 marchas tem um escalonamento compatível com a exuberância de torque que seu monocilíndrico fornece, desde as rotações mais baixas do motor.

Seus freios, a tambor nas duas rodas, são suficientemente eficientes, se usados em conjunto com o generoso freio motor de seu motor 4 tempos.

A posição de dirigir é adequada a pilotos de estatura mediana, não causando nenhum trauma.


ergonomia na medida certa

Os comandos,são macios, assim como os pedais de cambio e freio, transferindo bastante conforto ao piloto.

Vibrações e aspereza, estão dentro do limite aceitável. Afinal é uma Trail...

Sua roda dianteira de 23" permite menor  sensibilidade às irregularidades do solo.


aro dianteiro 23"

O conjunto óptico é na medida do costumeiramente utilizado em motocicletas Trail.
Suficientemente adequados.


conjunto óptico

Esta bela motocicleta teria sido um sucesso se nossa importação não tivesse sido proibida em 1976...

Honda XL500S


Luiz Reid e Marcos Pasini

Nossos agradecimentos ao Luiz Reid, proprietário desta bela moto, por nos tê-la cedido para o teste.

Teste realizado em São Paulo, SP, nas ruas do bairro do Brooklin Paulista

FICHA TÉCNICA
clique aqui

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:


BELÍSSIMA, uma velha conhecida, veio rodando para o Brasil nas mãos de um jovem Holandês de uns dois metros de altura, isto a quase vinte anos.

nome: Olivy Pelosi Junior
(trialfour@yahoo.com.br) Sábado, 6 de Março de 2004, às 14:47:20


Eu tive uma XL 250 1985, eu me lembro como era gostosa de andar, como seu motor era potente...uma delícia, eu a achava mais forte que ate a SAHARA, mas em compensação aquele pedalzinho de partida...que gostoso!!!

Uma vez fui pra Santa Casa com a perna roxa e inchada pois tinha levado um contra golpe, cheguei lá e falei pro médico, ele deu risada e levantou a barra da calça "Eu também tenho uma, ó as marcas que eu tenho...".

Bom, gostaria de saber se a XL 500 S é perigosa nesse sentido, e se o meu amigo Marcos Pasini teve alguma experiência com contragolpes certeiro, com algumas motos !Faixa Preta" RSRSRS

nome: Vitor Garcia
(saragotza@ig.com.br) Sábado, 6 de Março de 2004, às 19:08:51

Caro Vitor
Com esta XL500, por sorte, não tive nenhum problema, mas meu histórico de contra-golpes, conta com alguns pontos no calcanhar, adquiridos com uma DT250, em 1974.
Abraços
MP


Mais uma rara e belissima moto.Faço uma pergunta:porque nao se falou sobre a XL350 anos 74 ou 75,se nao me engano.Um vizinho aqui em Niteroi possuia uma no final dos anos 70.Fui proprietario,em janeiro de 83 de uma XL 250R,ainda com motor MADE IN JAPAN,aros DID,pneus YOKOHAMA,uma das primeiras.Sem duvida,pelo numero de peças japonesas eram melhores...

nome: Marcello Baviera
(mvitara@IG.COM.BR) Quarta Feira, 10 de Março de 2004, às 18:01:04

Caro Marcelo,
Não falamos nas XL350 anos 70, porque ainda não encontramos nenhuma...
Tão logo localizemos algum exemplar, com certeza, faremos um test-drive.
Abraços
MP


Parabéns ao amigo Luis por esse belo exemplar. E caso queiram fazer um TD com uma XL350 74 eu estou posso tentar disponibizar uma pois conheço o dono.

Abraços, Emilio

nome: Emilio Gimenez Montero
(emilio@emifran.com.br) Domingo, 14 de Março de 2004, às 22:58:33

Olá Emílio!
Nós queremos, sim!!!
Por favor, contamos com sua ajuda!
Abraços!
MP


Parabens pela reportagem.
É um grande prazer ver o Pasini atuando com motos, coisa de qual ele sempre foi apaixonado!
Um abraço
Zambone

nome: Luiz Carlos Zambone
(zambone@tripacintl.com.br) Terça Feira, 23 de Março de 2004, às 08:02:01

Valeu, amigo Zambone!!!
MP


Muito boa e agil se tivesse grana compraria uma dessa

nome: jorge artur
( jorgeartura@bol.com.br ) Quinta Feira, 25 de Março de 2004, às 11:04:45


É um prazer saber que existem pessoas que reconhecem uma motocicleta puro sangue, que mexe com qualquer apaixonado por duas rodas na alma, nao conhecia essa maravilha de 500cc, mais começo a imaginar o barulho desse puro sangue, comparando no minimo com a 250r dos anos 81 a 84, os tratosoes de duas rodas, ja tive o prazer de ter uma xl 250r vermelha que por falta de experiencia a entreguei a outro felizardo, porém o destino me agraciou com outro desses brinquedos,uma belissima xl 250 branca que arranca suspiros de verdadeiros motoqueiros.isso é que é maquina a honda acertou em cheio. Será sempre um prazer ver outros adoradores dessas maquinas se aventurando com elas.Um abraço.

nome: wagner santos oliveira
( wagnerroia@ig.com.br ) Quinta Feira, 15 de Abril de 2004, às 00:06:34


Fiquei deslumbrado com esta moto maravilhosa;ainda mais porque possuo uma XL250R ano 84 azul,que ja é de arrancar suspiros com sua potencia.

nome: Matheus Fiorezi
( Flavio@viazul.com.br ) Sábado, 17 de Abril de 2004, às 14:05:40


-Essa maquina deve ser uma delicia. Parabens.

nome: Tabajara A. Jorge
( miraassumpcao@ig.com.br ) Sábado, 26 de Junho de 2004, às 12:40:05


Achei essa materia excelente, mas gostária de receber fotos da xl 250r. conheço uma mas e velhinha queria ver uma nova. obrigado, pois já tentei encontrar na internet e não consigo.

nome: patricia
( MEIGA.LINDA@ZIPMAIL.COM.BR ) Quinta Feira, 21 de Outubro de 2004, às 17:53:30


Tengo una xl500s; la compre en pedasos y me demore dos años en dejarla nueva; es una moto en la que disfrutas sientes el poder en rutas largas.

nome: mariano denegri cornejo iglesias
( marianoh_denegri@yahoo.es ) Segunda Feira, 25 de Outubro de 2004, às 18:51:55


Teste_H_XL500S: Tenho só 12 anos e uma grade paixão por motos e a Honda XL 500 L é SHOW .

nome: Diego
( diegofurupa@bol.com.br ) Sábado, 20 de Novembro de 2004, às 17:35:39


Essa moto é de mais , meu pai tinha uma XL 500 mas só que a vendeu para um colecionador.

nome: Diego
( diegofurupa@bol.com.br ) Domingo, 21 de Novembro de 2004, às 11:50:20


Adorei essa xl 500s.
Com certeza deve ser um capeta para andar.
Com toda razão a Honda sempre mostrou que é uma grande montadora.
As outras 2 xl versão 250r e 350r são muito boas,mas com certeza não chega perto dessa.
Escrevam mais sobre ela.
valeuuuuuuuuuuuu!!!

nome: Felipe
( felipe.h.pivoto@bol.com.br)  Terça Feira, 30 de Novembro de 2004, às 16:46:31


Muito legal a materia...tenho uma xl250r o motor e muito parecido(externamente)...quais sao as maiores diferencas?

nome: ricardoschell
( ricardoschell@ig.com.br ) Terça Feira, 7 de Dezembro de 2004, às 14:28:56


Ola Pasini sou de Sorocaba, e sou apaixonado por trail antigas,tenho 40 anos,sou uns dos pioneiros de enduro de minha cidade, meu avo foi o pioneiro das Jawa aqui,então ta no sangue!
Gostaria de saber se você conhece alguma Honda trail 75 a 80 azul e branca,essa moto era usada por um amigo que ja faleceu, moto honda trail 250, se você tiver algum material a respeito ,foto, materia, por favor me envie para os amigos de trail de Sorocaba AGRADECEMOS!!!!.

nome: ARTHUR
( arthurjr300@ig.com.br ) Terça Feira, 20 de Setembro de 2005, às 01:35:12

Arthur,
Por favor, especifique melhor o modelo, cilindrada e ano e, se possível, alguma foto, mesmo com a moto descaracterizada.
Abçs
MP


Linda essa maquina , e que motor

nome: Franckli
Domingo, 9 de Julho de 2006, às 10:17:25


muy  bella  moto  es  un  moustro , es un maquinon  , sabes    yo tengo  uan   honda  xl 350 es  del año 75 , ke  me podrias  comentar  sobre  esta moto la tenga  parada  y quisiera sacarla y  ponerla en funcionamiento  pero me gustari  saber  que modificaciones  le  podria   aser  para  que  quede  bonita  ya  sea  en estetica  en la carcasa  si se  le podri  llamar  asi   me gustaria  pobnerle    esa  carcasa  que  tiene  tu  moto  ese asiento  canbiarle  a mi moto, esos  detalles  para  que  quede  como la  tuya  me  encanta  tu moto   , espero  tu respuesta , chau  cuidate  y gracia

nome: rodolfo
(rodi171_3@hotmail.com) Segunda Feira, 20 de Agosto de 2007, às 20:30:18


Oi !
Gostei da reportagem achei excelênte pois sou fã das XLs  tenho uma 125s e quero comprar uma XLX 250 ou 350 pois sou fã de motores bem incorpados e com bom torque .
gostaria de saber mais sobre esses belos exemplares .


nome: Naum Q. Amaral
(naum.queiroga@hotmail.com) Terça Feira, 21 de Agosto de 2007, às 12:48:09


É uma bela moto luis

nome: sandro
(motosanilhabela@itelefonica.com.br) Domingo, 26 de Agosto de 2007, às 23:36:09


Ótima materia.Queria saber se tu sabes de alguem que tenha uma xl500s pra vender.

nome: Jsoares
(jsoares@clubedaxl.com.br) Sexta Feira, 7 de Setembro de 2007, às 21:46:46


é uma bela moto o estado de conservação inteira adorei mesmo

nome: felipe
(raquelmateus@bol.com.br) Segunda Feira, 31 de Dezembro de 2007, às 11:58:07


muy conservada tu xl 500s es una preciosa moto soy de PERU y tengo una moto igual q la tuya tal ves nos podemos contactar para compartir ideas

nome: JHON CHUQUIBAL
 (chuquibal@hotmail.com) Segunda Feira, 7 de Abril de 2008, às 17:29:49