Test Drive
Monark Monareta
1960

 

 

 



  por:  Marcos V. Pasini

A Monark fixou-se no Brasil em 01/04/48, no bairro do Ipiranga, na capital paulista.
Em fevereiro de 1951 ela muda-se para a Chácara Sto. Antonio, próximo a Santo Amaro, também na capital paulista.


Monark Monareta 49cc

Inicialmente o negócio da Monark era a importação e montagem de bicicletas mas, em 1953 ela resolve partir para o mercado motociclístico, produzindo a "Centrum" também chamada "Monark 125cc", que era equipada com um motor inglês BSA 2-tempos, monocilíndrico, de 125cc

Em 1954, é lançada a "Monark 175cc", que vinha com um motor ILO (alemão).

Em 1956, a Monark começa a produzir uma das mais famosas motocicletas dos anos 50/60, a "Jawa-Monark", de 125cc e 175cc.

E, em 1958, começou a produção de um dos mais famosos ciclomotores do final dos anos 50 e começo dos 60, a "Monareta", que era equipada com um motor NSU (alemão) 2-Tempos de 49cc.

A Monareta:

Quando tomei contacto com motocicletas, no início dos anos 60, escutava (os iniciantes) fazerem comentários sobre "Monareta" e "Leonette".


Monark Monareta
fabricada de 1958 a 1962

Esses eram os sonhos de consumo de quem queria passar da bicicleta para as pequenas motocicletas, chamadas ciclomotores.
O interessante é que eles eram montados no Brasil, já naquela época e, por conseqüência, mais baratos que os concorrentes europeus.


Monark Monareta do Luizão

Encontrei, essa "Monareta", ano 1960, na oficina do amigo Luizão, proprietário da "Luizão Motos", em Volta Redonda, RJ, que concordou em cede-la para o test-drive.

Descrição:

Ao contrario dos ciclomotores e scooters de hoje, nos anos 60, esses veículos contavam com um cambio mecânico de 2 marchas, que tinha o acionamento pela manopla esquerda a qual, torcendo-se para frente, engatava a 1a. e para trás, a 2a. com o ponto--morto se posicionando entre as duas marchas, com a embreagem no lugar convencional (na mão esquerda), tal qual as motonetas ("Lambretta", "Vespa", etc..).


detalhe da "alavanca" de cambio, no punho esquerdo

Seu motor é um monocilíndrico 2-tempos, NSU de 49cm3 que fornece 4CV, o suficiente para movimentar a máquina com o piloto.


detalhe do propulsor NSU da Monareta
notem o sistema de freio traseiro ligado ao pedal

Dirigindo a Monareta:

Andar com a Monareta, é um fato histórico, com o qual me sinto privilegiado.
Afinal, ela faz parte da história da indústria motociclística nacional e dos sonhos dos adolescentes dos anos 60...

OK, vamos passear.


participando da história

O motor é ligado, pedalando-se (ela tem pedal tal qual uma bicicleta)
mantendo-se o descompressor (embaixo do punho esquerdo) apertado durante o procedimento, que é feito com a motocicleta parada.
Logo acionado o pedal, solta-se o descompressor, e o motor responde.

Este mesmo pedal, que aciona o motor, quando movimentado para trás (contra-pedal), ativa o freio traseiro, da mesma forma que algumas bicicletas.

O motorzinho NSU responde bem rápido e, engatando-se a 1a. marcha, girando o punho esquerdo para frente, com a embreagem comprimida, sente-se um leve "clank" e pode-se pensar em começar a movimentar a pequena Monareta.

Com seus modestos 1,7 Hp ela consegue levar um piloto de 80Kg, dentro do que é possível se fazer.

Engata-se, então, a 2a. marcha, que tem um escalonamento bem distante, chegando aos 40Km/h sem problemas.

A suspensão fica por conta de um sistema de braços, na dianteira, que trabalham em conjunto com cinturões de borracha que fazem o papel de molas.


suspensão dianteira

A suspensão traseira ("rabo-duro"), fica por conta do selim (só do motorista), que tem um molejo (básico).


detalhe do selim do piloto

O chasis, em chapa, é bastante rígido, proporcionando segurança ao condutor.


pilotando a Monareta

A posição de dirigir não é uma obra-prima de ergonomia, mas não chega a estressar...


ergonomia básica para pilotos de 1,70m

O tamanho da motocicleta acomoda perfeitamente pilotos com altura em torno dos 1,70m, permitindo que se possa colocar, os pés totalmente apoiados no chão.


boa altura do selim ao solo

O painel conta apenas com o velocímetro, que marca até os 60Km/h.

Não existe chave de contacto. 
O motor pega sem a necessidade de se ligar algum contacto.
Para desligar, aperta-se o descompressor.

O motor é alimentado por um dínamo de 6V, que também alimenta seu conjunto óptico.

 
detalhes do sistema óptico super básico

Os freios, a tambor, sendo o dianteiro acionado pela manete direita e o traseiro acionado pelo "contra-pedal", conforme já dissemos, mostra-se suficiente para o performance da Monareta.

Esta motocicleta fez parte da historia do motociclismo nacional, do tempo em que fabricar motos no Brasil era um ato de heroísmo.

Monareta, um pedaço da história


Monark Monareta 49cc

 

FICHA TÉCNICA
básica

motor NSU 49cc
tipo monociclindrico 2T com admissão pelo cilindro
cilindro recoberto com cromo-duro
lubrificação óleo 2T adicionado à gasolina, no tanque
cambio 2 marchas com acionamento manual pela manopla esquerda (tipo motoneta), por meio de cabos, com a alavanca da embreagem na posição convencional (1a. p/ baixo e 2a. para cima c/ ponto-morto intermediário)
partida mecanica por pedal (com uso do descompressor, durante o acionamento)
suspensão dianteira com braços e cintas de borracha  
suspensão traseira (“rabo-duro”) c/ molejo no selim (assento do motorista)  
freio dianteiro a tambor com acionamento pela manete direita
freio traseiro pelo pedal, no sentido inverso do movimento da partida (contra-pedal)


conduzindo Miss Monareta

Nossos agradecimentos ao amigo Luizão, que nos ajudou nesta matéria, sendo também, proprietário desta raridade, a qual, muito gentilmente, nos cedeu para nosso test-drive.

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:


Amigo Pasini:
Realmente, a Monareta lembra muito minha "finada" Leonette. Suas expressões nas fotos também lembram as minhas quando a "moto" andava (coisa rara...), ou seja, poucos motivos para risos. Mas enfim, são fases do aprendizado, temos que começar com alguma coisa! Parabéns por encontrar essa raridade que, por incrível que pareça, funciona!!!

nome: Carlos Trivellato
(setrivellato@uol.com.br) Quinta Feira, 1 de Maio de 2003, às 20:28:12


Marcos ; saudações gostei muito mesmo da materia sobre a "monaretta" pois essa (inclusive a cor verde ) foi minha primeira moto .tinha 11 anos quando meu velho me presenteou .hoje com 43 ainda tenho boas recordações da pequena monaretta e seu motor "NSU" 2 tempos que me levou em passeios ótimos na adolecencia apesar de ser uma maquina dos anos 60' ela acompanhava muito bem as "max-push"do inicio dos anos 70' dos meus amigos & vizinhos não fazendo feio . valeu "Marcos" foi bom ver a materia e recordar!

nome: Paulo Gumes Torres
(torrespg@terra.com.br) Sexta Feira, 2 de Maio de 2003, às 11:14:38


Que lindinha. Parabens.

nome: Tabajara A. Jorge
(miraassumpcao@ig.com.br) Sexta Feira, 2 de Maio de 2003, às 14:15:11


Espetacular

nome: Luiz Felipe Serta
(felipeserta@uol.com.br) Domingo, 4 de Maio de 2003, às 17:34:46


Que maravilha, parabéns ao Luizão por manter a história da industria motociclistica nacional viva! A moto esta mesmo impecável. Ótima matéria Marcos.

nome: Herbert Rodrigues
(herbertrodrigues@uol.com.br) Domingo, 4 de Maio de 2003, às 23:30:26


Pasini,
Ótima reportagem, tive uma "maxi-Puch", a qual morador em Cabo Frio RJ ia muito para Arraial do Cabo, na época distrito de Cabo Frio, tirar uma tremenda "onda" com as meninas.
Hoje com 41 anos, só tenho recordações.
Abraços,

nome: Geraldo Lobato, Cabo Frio RJ.
(wilsonlucas@uol.com.br) Segunda Feira, 5 de Maio de 2003, às 10:32:51


Nota 1000, sem comentários

nome: Ralf Kyllar
(Segunda Feira, 5 de Maio de 2003, às 14:01:48)


Viajei na historia, pois sou fã da Monark.

nome: edgard plinio galafassi
(edplinio@secomtel.com.br) Sexta Feira, 9 de Maio de 2003, às 23:08:57


Tive uma destas. Lembrei por causa do câmbio de 2 marchas na mão e freio no pedal. A minha estava escrito JLO PIANO ou ILO PIANO.
Abraços

nome: Alexandre Mello
(alexandre.mello@ig.com.br) Quarta Feira, 21 de Maio de 2003, às 15:24:02


Eu Conheço a Monareta do Luizão. Ela é uma raridade, e o Luizão também. Coloque as outras motos dele no site. A BSA Bantan, a NSU, a BSA 350, etc. Todas restauradas com muito carinho. Sem falar que em moto antiga, o Luizão resolve qualquer problema!

nome: Tullio Mendonça Mario
(tulliomendonca@uol.com.br) Sexta Feira, 23 de Maio de 2003, às 20:26:38


Prezado Pasini

Eu tambem tenho uma monareta monark estou acabando de reformar falta apenas a montagem do motor que está todo retificado.

Ricardo Simões
(souzasimoes@uol.com.br) Domingo, 25 de Maio de 2003, às 15:17:36

Ourinhos (SP)
Cel. (0**14) 9783-6596
Res. (14) 3324-1759
Serv. (14) 3326-1861


BELA HISTORIA,UMA AULA,TANTO ESCRITA COMO FOTOGRAFADA, PARABENS

nome: ELDER ANTONIO DADALTO
(elderd@ig.com.br) Sábado, 31 de Maio de 2003, às 21:34:23


Fiquei contente ao ler esta matéria, pois meu falecido pai me contava muito de suas a venturas com a sua monark/jawa, que eu não cheguei a conhecer...

nome: sidney leandro schmidt
sidney.leandro@terra.com.br  Domingo, 1 de Junho de 2003, às 13:37:00


Excelente! Vou salvar no meu favoritos para poder rever quando quiser. Se alguém tiver também endereços de sites de ônibus antigos, favor me enviar.

nome: jorge henrique
natureco@bol.com.br  (Quarta Feira, 25 de Junho de 2003, às 12:03:37)


LlINDA !!! Adorei parabens por sua raridade sempre visitarei sua home abracos!!!!

Fabiane  Siqueira
gargulastattoo@swi.com.br  (Segunda Feira, 7 de Julho de 2003, às 17:30:52)


Sou mais um curioso do que um fanatico por raridades, porem a uniao do tema motocicleta e raridade me chamou a atencao...
Uma joia tao preciosa quanta essa do sr Luizao,devia ser mantida em um museu, pois deve ser um dos ultimos exemplares do mundo...parabens pela materia>>>

aluno Israel - Escola de Material Belico do Exercito
israelpp@bol.com.br  (Sexta Feira, 1 de Agosto de 2003, às 22:17:14)


Gostei muito do modelo, mas apreciei mesmo o fato de a Monareta possuir a placa original (4529), do RJ em 1962. As informações sobre as placas de motos ovais pré-1969 são quase inexistentes e através deste endereço pude ver como era o modelo.
Muito grato, e continuem preservando a memória das motos antigas, porque antigomobilismo não é só feito de carros!!!

Fábio A. Souza Freitas
( fabiumvs@yahoo.com.br )  (Sábado, 4 de Outubro de 2003, às 15:03:04)


Excelente !!!
Tive uma Leonette nos anos 60, genial a matéria.
Abraços

nome: Alvaro Pedro Jr- Curitiba Pr
( a3advogados@pop.com.br )  Quinta Feira, 11 de Dezembro de 2003, às 16:44:51


Parabéns pela matéria.
Adoro ciclomotores, atualmente tenho um Brandy hero stream 50.

nome: César
( jcpm@uaimail.com.br ) Domingo, 28 de Dezembro de 2003, às 02:19:31


Muito legal gostei.

nome: JOÃO PORTO
( jocaporto@bol.com.br ) Domingo, 21 de Março de 2004, às 17:37:51


Colega Marcos,

Que bom! Ví que tem outros loucos como eu! Em 1958 trouxe da França um ciclomotor marca René Gillet (motor igual ao da Gulivette, lembra?).Tinha 15 anos na época e a maioria de meus amigos em Teresópolis tinha um ciclomotor. Pelo menos uma bicicleta com motor. Dois irmãos (meus melhores amigos tinham Monareta, que eu adorava porque tinha 2 marchas. Para mim era quase uma Lambretta.
Então, gostei muito de ver as fotos e de toda a matéria.
Só uma correção. O motor da Monareta (que é o mesmo da NSU Quilick) tem 1,7 HP. O que para mim a torna ainda mais atraente.
Grande abraço, Carlos Richard.

nome: Carlos Richard
( cagrichard@hotmail.com ) Segunda Feira, 5 de Abril de 2004, às 00:42:50

Caro Richard
Obrigado pele dica.
Já corrigimos o valor de potencia.
Obrigado
MP


Adorei a matéria, e tambem a Monaretta, também tenho uma igual a da foto, mas tem que ser restaurada,mas aqui na Paraiba, é quase impossivel deixar ela como a de Luizão.

nome: Marcos
( guireli@dataradio.com.br ) Quinta Feira, 10 de Junho de 2004, às 17:06:47


Eu gostei da materia porque eu gosto de ciclomotores

nome: Adriano
( adriano-dener@ig.com.br ) Segunda Feira, 28 de Junho de 2004, às 12:49:30


Que saudade!!!!
O primeiro motor que eu abri. Se tiverem alguma coisa sobre a Gulivette, por favor publiquem, vou ver se o coração aguenta.

nome: Nielson Melo
( nielsonmelo@bol.com.br ) Segunda Feira, 15 de Novembro de 2004, às 13:07:29


Tão acostumados com motos de motores grandes, chegamos a nos perguntar "como é que pode um motorzinho desses fazer isso andar?". Maravilhosa matéria...

nome: Ricardo Macagnan
( ricardo_macagnan@hotmail.com ) Quarta Feira, 16 de Março de 2005, às 23:51:53


Que inveja Luizão!
Feliz quem pode ter uma jóia dessas.
Parabéns e obrigado por matar minha saudade...

nome: Adnei Tamega Monteiro
( adneitm@hotmail.com ) Terça Feira, 5 de Abril de 2005, às 19:35:13


masssssssa sua historia foi para meus favoritos do meu computador tenho uma jawa 1944 estou fazendo ela se tiver alguma sugestão envia um e-mail pra min, 10 para o ti.

nome: marcio
( dioniceantunes@uol.com.br ) Domingo, 22 de Maio de 2005, às 22:11:50


É muito dificil achar uma reliquia desas no mercado vc esta de parabens

nome: sebastiao wilson
( swfrancisco@superonda.com.br ) Sexta Feira, 15 de Julho de 2005, às 14:37:38


Gostei muito da matéria, pois me fez lembrar do meu tempo de criança quando eu tinha uma monaretta igualzinha a esta e curti muito.
A minha era do ano 1958, e com ela aprendi muito sobre mecânica que até hoje me ajuda muito.
Abraços

Carlito
( carlito.a@uol.com.br ) Quarta Feira, 20 de Julho de 2005, às 22:03:05


GOSTEI MUITO DESTE TESTE E EXPLICAÇÃO SOBRE A MONARETTA, TAMBEM TENHO UMA QUE REFORMEI, FICANDO ALGUNS DETALHES QUE NÃO SÃO ORIGINAIS E POSTERIORMENTE ACHEI OUTRA QUE VOU FAZER UNS TRASPLANTES, DE QUIDÃO, CANOTE, MANETES E LANTERNA TRAZEIRA, VAI SOBRAR O RESTANTE QUE ESTAREI VENDENDO.
UM ABRAÇO, E PARABENS PELA MATÉRIA.

nome: RENATO RANGEL
( renato@oticarangel.com.br ) Quarta Feira, 19 de Outubro de 2005, às 19:42:43


Aos 15 anos ganhei uma leonete mustang 50, aquela preta com o tanque cromado, motor java horizontal de 3 marchas, tive ela ate os 20 anos, hoje ja tive mais de 12 motos desde a kawasaki ninja zx10 ate a harley xt 883, mas nenhuma me deu tantas alegrias como a leonete.

nome: Oscar Bittencourt

( oscar_ab@terra.com.br ) Sábado, 17 de Dezembro de 2005, às 04:11:30


Amigo Luizão, parabéns, pela bela monareta NSU, que na minha juventude curti bastante no inicio dos anos 60, juntamente com as lambretas lds, pelas estradas poerentas do norte do Paraná, bem, hoje já com quase 60 anos, ainda curto moto de pequena cilindrada, lembrando da Zundapp KS 100, Diamond FRE, BSA, CZ, Sparta, Guzzi,Bianchi, Mondial, Ital-Jet, e tantas outras clássicas, mas a Monareta, ainda fará parte da minha pequena coleção.
Parabéns, camarada

nome: nersão 46
( zundap@hotmail.com ) Domingo, 29 de Janeiro de 2006, às 17:17:16


Amigo, parabéns pela matéria.
Tenho uma Monareta 1982 com motor Sachs e 1000 km rodados!
Estou ainda com a placa amarela (SP) e vejo que a sua está com a placa antiga do Rio.
Eu não quero trocar a minha placa também.
Como devo fazer para mantê-la?

nome: Enrique
( pu2psp@uol.com.br ) Sábado, 18 de Março de 2006, às 13:26:54

Caro Enrique,
Na realidade a moto do nosso amigo Luizão está com a placa amarela só em caráter decorativo.
Pelo CNT a placa tem que ser cinza com numero de RENAVAM.
Eventualmente a placa pode ser substituida pode ser substituida pala de colecionador, na cor preta.
Abçs
MP


Sou de Tubarao sc e tmbem tenho uma nsu e estou resgatando suas originalidades vc sabe se existe peças de reposiçao

nome: willian
( bonynhu@hotmail.com.br ) Quarta Feira, 12 de Abril de 2006, às 08:02:58


eu  ia a loja no Rio...a SEARS ROEBUCK, em botafogo porque estudava no anglo americano, um colegio no mesmo quarteirao. Ia namorar uma monareta verde como essa , um pouco mais clara e verdade....Uma  vez levei minha avo(imaginem) pra ver a tal novidade ...O vendedor me embrestoupara uma voltinha em cima da larga calçada...Foi um das coisas mais apaixonantes que tive naquela epoca...Só que nao consegui convencer  minha avo por nada nesse mundo. Nunca tive uma Monareta NSU....

nome: ayrton
(asaberta@hotmail.com) Quinta Feira, 6 de Julho de 2006, às 18:50:53


olá, tenho uma desta mesma cor e ano, so q tem q restaurar, motor ok tudo funcionando, qnto sera q eu pego nela.

nome: Arnaldo
(star.jr@hotmail.com) Terça Feira, 29 de Agosto de 2006, às 12:45:02


Parabens ao Luizão pela beleza de sua monareta! Ganhei uma que pertenceu ao meu padrinho e estou com dificuldade de achar a parte dianteira(garfo,paralama, suspensão) caso alguem souber quem possua ou confeccione igual seria muito util.
Por gentileza vcs podem passar o endereço ou email do luizão, pois estou reformando uma monareta e gostaria de umas dicas. Obrigado

nome: Marcos Gomes
(marcos_jfg@yahoo.com.br) Terça Feira, 29 de Agosto de 2006, às 12:46:23

N.R. Veja na seção "Doutores das Clássicas" os dados do Luizão.


Um amigo sabendo que gosto de antiguidades me convidou para ir a um galpão da família, chegando lá me deparei com uma NSU 50cc. fiquei encantado, então meu amigo disse "leve para vc. sei que estará em bôas mãos" este ciclomotor esta parado a uns 30 ou 40 anos. vou começar a restaura-lo.em breve colocarei fotos.

nome: Hernani Martins Abrão
(zagaiascapcar@hotmail.com) Sábado, 23 de Setembro de 2006, às 10:55:58


otima matéria gostaria de uma especial sobre as 125 e 175cc, me falta algumas peças mando fotos e relação p/carta. Retorne este E.mail p/ favor. Também sou aficcionado da Jawa Monark. Obrigado, um abraço.

nome: jose luis moraes
(joseluismoraes@yahoo.com.br) Quarta Feira, 11 de Outubro de 2006, às 15:43:46


legal que ficou sua monareta reformada adorei

nome: bruno formaeski rosa
(bruno_for_maeski@hotmail.com) Quarta Feira, 1 de Novembro de 2006, às 20:08:33


Pasini, vc trouxe de volta um pedaço da minha infância. Eu tinha uma Gulivette, concorrente da Monareta, isso no final dos anos 50. A polícia vivia correndo atrás da gente,pois eramos todos menores e  porque não havia ladrão naquele tempo...Parabens e grato

nome: Apio Claudio Pereira
(apioclaudio@gmail.com) Quinta Feira, 21 de Dezembro de 2006, às 22:59:30


Gostei muito da materia , MP sempre estou aprendendo um pouco mais.em motos classicas .

nome: João Maria de Aquino      . moto clube do sol .Natal rn
(joaomariaaquino@hotmail.com) Domingo, 18 de Fevereiro de 2007, às 16:04:46


foi ótima eu tbm tenho uma monareta. me passe o seu e-mail p/ q eu mande a foto

nome: cosme
(cosme_porto@hotmail.com) Sábado, 5 de Maio de 2007, às 11:28:24

N.R. - envie a foto de sua Monareta para a seção "Galeria"


parabens pela reportagem,  isto me lembra minha monareta vermelha e branca e saudades....

nome: fernando
(fernando.ori@ig.com.br) Quinta Feira, 24 de Maio de 2007, às 00:44:38


ola amigo;gostei muito da materia gostaria de saber mais da historia da monark 175cc motor jlo pois nunca vi um modelo destes; gostaria de ver alguma foto deste modelo se conhecer alguem que tenha esta foto ficaria grato  obrigado pela atençao

nome: wilson
(wilsoncargapesada@hotmail.com) Quinta Feira, 2 de Agosto de 2007, às 15:05:27


beleza,gostei muito parabens,aqui em sp tem algumas rodando,conserve-a porque vale a pena ter uma destas, um abraço

nome: jaime coutinho
(jaime18.coutinho@hotmail.com.br) Sexta Feira, 10 de Agosto de 2007, às 20:15:00


essa motoneta é linda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
será que alguem pode me ajudar a encontrar fotos ou interessados em uma monark java 1948 - 175cz

nome: motoqueira
(saminha.aguiar@hotmail.com) Quinta Feira, 20 de Setembro de 2007, às 12:09:44


Parabéns pela materia... Eu tenho uma dessa "verdinha" guardada a muitos anos, ela esta faltando alguns reparos....o motorzinho dela pega igual "sarna"...rsrs

nome: Antonio Galan Jr
(jucabala76@yahoo.com.br) Domingo, 21 de Outubro de 2007, às 17:16:08


que saudade eu tive uma monareta como era bom eu usei por uns 5 anos sem ter nenhum probrema mecanico obrigado por essa materia vontei a ser criança de novo

nome: josé
(josemellop@hot.mail.com) Sábado, 15 de Março de 2008, às 21:02:39


Fui proprietário nos anos 60 de uma motocicleta marca GULLIVETTI, tenho a foto da mesma já personalizada, entretanto não possuo maiores dados da mesma. Gostaria de ser informado se algum colecionador possue a mesma original da qual eu pudesse acessar para copiar informações para colocar em meu fotolog. Sou motociclista a mais de 45 anos. Agradeço ao amigo antecipadamente. Um abraço.

nome: Carlos Lahorgue
(carloslahorgue@terra.com.br) Quinta Feira, 14 de Agosto de 2008, às 10:33:13