Test Drive
SUZUKI GT185
1974

 

Home

 



por: Marcos V.Pasini



Suzuki GT185 - 1974

Sempre gostei das pequenas twins 2 tempos.
Primeiro, as Yamaha, da qual pude ter, na época, a valente AS1 125.
Por esse motivo, fazer este teste, teve um gostinho especial!!!
Adoro essas motos...

As primeiras Suzuki bicilíndricas que vi, no Brasil, importadas pela loja "Felipe Carmona" foram as T125, com cilindros (quase) horizontais e um charmoso par de escapamentos "para cima", tipo "Scrambler", um de cada lado...(onde estão essas motos?...)


Suzuki T125 1969

Depois dela, bem depois, chegaram as GT185 e, em seguida, as GT125.

O ruído inconfundível do bicilíndrico de 2 tempos, nas motos de baixa cilindrada, é simplesmente contagiante...
Agudo e uníssono. Instigante...


Suzuki GT185 de Ernesto Trivellato

A Suzuki GT185, faz parte da gloriosa família das GT, que começa com as monocilíndricas GT50 (esta, não foi importada no Brasil) e GT100, passando pelas bicilíndricas GT125, 185 e 250, e culminando com as poderosas tricilíndricas GT380, 550 e a carismática GT750.

Existiram outras versões da linha GT como a GT500, bicilíndrica que, também, não foi importada, aqui, no Brasil.

A GT185 é uma versão que veio tentar combater as Yamaha CS5E 200cc, mas o volume das GT em relação à CS5E, nas ruas, sempre foi menor, talvez em função de que a importação das Suzuki foi feita por empresas particulares, ao contrário da Yamaha, que tinha um esquema oficial de importação pela subsidiária da marca no Brasil.


detalhe do bicilíndrico 2 tempos da GT185

A Suzuki GT185, veio numa época, quando as suas irmãs tricilíndricas faziam muito sucesso, delegando às caçulas, uma posição de menor destaque, apesar de sua comprovada competência.


GT 380


GT550


GT 750

Dirigindo a Suzuki GT185:

O teste foi feito em São Paulo, no bairro do Morumbi.
O local de teste foi bem escolhido, com ruas de boa pavimentação e seguras, onde foi possível avaliar o potencial dessa pequena, mas valente, 2 tempos.

O amigo Ernesto Trivellato, a nosso pedido, cedeu sua motocicleta para o test-drive.


impecável...

Trata-se de uma moto de família, que pertenceu ao seu avô e que costumava ficar na fazenda da família, para o uso dos netos, nos finais de semana e nas férias.

Ernesto a recuperou impecavelmente.
É impressionante o nível de restauração desta motocicleta.


dirigindo a Suzuki GT185

 


boa ciclística

O motor responde rapidamente à partida.
Como o motor estava frio, é costume meu partir a moto com o kick, apesar dela dispor de partida elétrica.
O pequeno bicilíndrico funciona suavemente, com vibração quase imperceptível.

Seu cambio é bem escalonado proporcionando um "performance feel", muito bom.


muito macia para se pilotar

A motocicleta veste bem o piloto e, apesar do pequeno tamanho, sua ergonomia é muito boa.
Aliás, a Suzuki em sua linha GT primou pela qualidade de acabamento e conforto em suas motocicletas, além da exuberância nos cromados, preocupação com os detalhes e riqueza nos grafismos.


boa altura do assento ao solo

Seu freio é super eficiente!
Com seu potente disco dianteiro, em combinação com o tambor traseiro, ela é capaz de frear dentro das expectativas de segurança do piloto!


detalhe do reservatório de fluido do freio a disco dianteiro

Os comandos são todos macios e bem distribuídos.

O painel conta com velocímetro, conta-giros, odômetros (total e parcial) luzes de advertência e de ponto morto, além do miolo da chave de contacto, bem ao centro do painel.
Muito bom!!!
O painel tem sua visibilidade muito fácil. 
Os instrumentos são de tamanho suficiente para não dificultar a leitura do piloto.  


detalhe do painel - notem o velocímetro em m.p.h.

A conjunto óptico é de bom tamanho e seu sistema elétrico, é alimentado por uma bateria de 12V proporcionando boa iluminação.


detalhe do conjunto óptico

A suspensão mostrou-se perfeitamente adequada, não apresentando sinal de oscilações de baixa freqüência em curvas.  

Conclusão:

Dirigir a Suzuki GT185 é algo que cativa o piloto, pela sua rapidez (dentro do contexto dos anos 70), leveza e manobrabilidade, além do carisma do motor dois tempos.

É algo especial...

Ficha Técnica 

Nossos agradecimentos aos irmãos Sérgio e Ernesto Trivellato Ristori, pela colaboração nesta matéria


Suzuki GT185

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:


Exelente restauração, está de parabéns! A motocicleta, merece todo o carinho e conservação.E pensar que a Suzuki trás "hoje" Katana.Abraços.

nome: Walde
(nolascofilho@yahoo.com.br) Segunda Feira, 6 de Outubro de 2003, às 21:06:04


Oi Marcos ..
Fiquei muito lisongeado com a materia da GT 185 . Obrigado
pelos elogios .
Um Abraço

Ernesto


Maravilha.
Acabaram as minhas duvidas sobre essa linda moto.
Parabens.

nome: Tabajara A. Jorge
(miraassumpcao@terra.com.br) Terça Feira, 7 de Outubro de 2003, às 09:37:43


Realmente é um prazer ver uma Suzuki GT 185 em perfeitas condições como essa do teste. Foi uma moto que conseguiu destacar-se no mercado, entre as também cobiçadas RDs e CBs da época, por sua beleza e perfeito acabamento.

nome: Luciano
(lspiandorin@zipmail.com.br) Terça Feira, 7 de Outubro de 2003, às 22:10:12


Me faz sentir saudades da minha primeira moto, uma GT-185, 1976, azul, lindíssima como esta do teste.
Parabens pelo trabalho.

nome: Pedro L. Caldeira
(barbg@kingnet.com.br) Quinta Feira, 9 de Outubro de 2003, às 00:16:36


ERNESTO PARABENS PELA RESTAURACAO. E MUITO BOM PARA NOS, AMANTES DE MOTOS ANTIGAS, VER UMA MOTO COM PRATICAMENTE 30 ANOS, RODANDO E EM ESTADO DE ZERO. UM ABRACO.

nome: JOAO FERNANDES
(JOAODKW@YAHOO.COM.BR) Sexta Feira, 10 de Outubro de 2003, às 19:07:30


Fantastica. Esta é a expressão que se tem de uma maquina desta idade.
Fui proprietario de uma GT 125 em l975, a qual é muito semelhante a esta moto.
quem sabe voces descobrem uma para fazer o teste.
Blumenau SC, 12 de outubro de 2003.

nome: Jaime
(rsschroeder@ig.com.br) Domingo, 12 de Outubro de 2003, às 20:45:17


Fico Feliz em ver uma moto dessas bem restaurada, meu pai teve uma Suzuki GT 380 preta. Nunca vou esquecer dessa moto !!!! parabéns pela maquina !!!

nome: Luis Fernando S. Soares
(fersoares@hotmail.com) Domingo, 19 de Outubro de 2003, às 14:14:43


Cara, estou impressionado, pois tive varias Suzuki´s, tipo TS 185, GT 380, 550 e 750, e vendo o site, viajei no tempo ( decada 70 ) Grande Abraço

nome: Regis
(lregis@petrobras.com.br) Quarta Feira, 22 de Outubro de 2003, às 23:24:38


Muito show, nota 1000

nome: RALF KYLLAR


Cada detalhe desta pequena notável Suzuki GT185 reflete a nostalgia daquela época!

nome: Breno Bahia
(brenohbahia@bol.com.br) Segunda Feira, 3 de Novembro de 2003, às 15:45:47


Show de bola, uma vez quase comprei uma em 1985, era da mesma cor... não tenho mais nada a dizer...

nome: Alexandre Pacheco dos Santos
(aletunari@ig.com.br) Sexta Feira, 19 de Dezembro de 2003, às 00:43:33


Ao ver o teste voltei ate 1981 onde um amigo de quinze anos de idade tinha uma GT185 prata 74 impecacavel.Lembrei que o velocimetro da moto em teste marcava em milhas e o da moto que citei ja era em quilometros.Existia diferenca de modelos na GT 185?

nome: marcello baviera
(mvitara@IG.COM.BR) Terça Feira, 17 de Fevereiro de 2004, às 17:33:39


Muito linda prova de que seus donos sabem conservar a motocicleta parabéns a toda equipe

nome: Miguel Manes
(mgmanes@bol.com.br) Domingo, 14 de Março de 2004, às 09:50:01


Felicitaciones por la magnifica restauración de tu moto, esta muy hermosa. Necesito tus consejos,ya que estoy empesando a restaurar una GT 250 cc Donde consigo manual de partes y de sevicio de esta moto, y informame que tratamiento de le da al motor para recuperar el brillo del aluminio.
Un abrazo Gerardo Guzmán
Santiago de Chile

nome: Gerardo Guzmán
(ggguzman57@hotmail.com) Sábado, 24 de Abril de 2004, às 19:41:59


Extraordinaria motocicleta, hermosa restauracion, me recuerda grandemente un tiempo ya ido y que no volverá, como es el de las pequeñas bicilíndricas dos tiempos de SUZUKI. Tuve una de ellas, modelo 1979, mismo color, hasta el 84. Solo le agregué aceite y nafta. Saludos desde Argentina

nome: MARCELO
(mviscon@bblanca.com.ar) Segunda Feira, 23 de Agosto de 2004, às 19:54:10


Great webpage,I loved all the pictures. I admire your enthusiasm. I have a UK Yamaha RD400 which I'm restoring and can't wait to ride once I've finished. LONG LIVE 2 STROKES!! Cheers!

nome: Mike
(ntvbiker@fsmail.net) Quarta Feira, 13 de Outubro de 2004, às 11:35:54


Fiquei surpreso com esta motocicleta e emocionado com mais este modelo que eu não conhecia pois eu tenho paixão por motos parabens pela conservação da moto

nome: jose roberto trevisan
(kukatrevisan@bol.com.br) Quarta Feira, 24 de Novembro de 2004, às 21:36:17


Faltou só ouvir o barulho do motor funcionando para deixar até a impreçaõ de estar pilotando...

nome: Matheus Gael
(quemeneur@hotmail.com) Quarta Feira, 8 de Dezembro de 2004, às 18:41:23


Linda matéria... saudosas GT´s... até deu pra escutar aquele ronco inconfundível das GT´s bicilíndricas.
Parabéns!

nome: Renato
(renatooliveira@plusoft.com.br) Domingo, 9 de Janeiro de 2005, às 01:33:07


Marcos parabéns pela matéria, linda moto, muito bem restaurada, quantas deste modelo ainda existem, um abraço.

nome: Michelini
(lcmichelini@hiway.com.br) Segunda Feira, 28 de Fevereiro de 2005, às 00:04:39

Caro Michelini,
Francamente não sei mas, nesse estado de conservação (ou restauração), esta é a única vi e andei nos últimos 10 anos.
Sds.
MP


Adorei a moto. Ficou parecida com aquela que eu tinha, né Ernesto?

Parabéns pela moto!!!

nome: Marcão
( marco.antonio64@itelefonica.com.br ) Sábado, 3 de Dezembro de 2005, às 15:16:16


Caro Marcos, a GT185 não contava com dois ponto-mortos?

nome: Claudio
( cfonseca@metroplan.rs.gov.br ) Quinta Feira, 8 de Dezembro de 2005, às 14:05:51

Claudio,
Quando testei, me pareceu que a luz verde só acende no neutro entre a 1a. e 2a.
Na maioria das motos o neutro pode entrar "extra-oficialmente" entre a 2a. e a 3a. ou outra posição, mas a luz verde não acende, portanto não é oficial.
Abçs
MP


Tive uma gt550 cereja em 74 3 cilindros era um capeta nos domingos no ibira ñ tenho fotos dela mas tou com saudades

nome: fefeu amigo do scatena
(engagro.luizcamargo@hotmail.com) Sexta Feira, 21 de Setembro de 2007, às 17:15:12


Parabéns, a vcs proprietarios de tão linda e bela Suzuki gt 185, nem a fabrica no Japão deve ter uma dessas, e apenas olhar no site uma moto dessas em perfeito estado nos trnsporta a decada de 70..Parabéns

nome: Gilson
(suzukigilson@hotmail.com) Quarta Feira, 14 de Novembro de 2007, às 15:59:14


Você ainda tem a GT 185?  Quer vende-lá?  Éla é linda, tive uma GT 550. Um abraço

nome: Carlos Roberto Zilli
(zilli_advocacia@hotmail.com) Quinta Feira, 26 de Junho de 2008, às 10:50:43