Test Drive
YAMAHA 200 CS5
(versão para o mercado Norte Americano)

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  por:  Marcos V. Pasini  

 


Yamaha CS5 200 - 1972 (versão mercado USA)

Sempre fui fã das bicilindricas 2 tempos, desde as primeiras Yamaha 180 CS2E (que deram origem à linhagem das 200cc).
Nunca pude ter uma, mas tive uma Yamaha 125 YAS1, também bicilíndrica 2T, o que me deu um certo know-how de pilotagem com estes pequenos bólidos...

Acostumado a pilotar minha YAS1 e já tendo, anteriormente, andado na 180 CS2E e na 200 CS3E, a CS5 não me deu nenhum "susto" pois já tinha tomado vários anteriormente, com suas antecessoras, também de "temperamento imprevisível" !!!

Mesmo assim a CS5 ou a CS5E (a motocicleta testada tem a designação CS5, sem o "E", pois trata-se de uma versão para o mercado Norte-Americano), é uma evolução das anteriores, com o lay-out totalmente modificado, atendendo a tendência da época e, como as anteriores, sempre pode guardar alguma surpresa (susto) na manga...

Quando ficamos sabendo da existência da motocicleta que testamos, na condição em que se encontrava, ou seja, exatamente como foi fabricada, sem que tenha sido restaurada, ficamos ansiosos por vê-la de perto e, por intermédio de nosso amigo e colaborador Mario Hélio Sanctos, conseguimos contacto com seu proprietário, Flavio Amaral, que nos cedeu, gentilmente, sua CS5 para que pudéssemos ter o prazer de pilotar e divulgar nossas (excelentes) impressões...


detalhe do estado de conservação, debaixo do banco...


...e embaixo do para-lama!!!
Impecável...

Obrigado, Amigos !!!

A Yamaha 200 CS5:

A história da Yamaha 200 CS5E (versão enviada para o Brasil),  começou, aqui, com a revolucionária bicilíndrica CS2E de 180cc (vide teste clicando aqui), que mandou muitos motociclistas experientes, da época, literalmente para o chão...


Yamaha 180 CS2E

Logo em seguida a CS2E foi substituída pela versão "re-potenciada" para 200cc, a 200 CS3E, que manteve o lay-out praticamente igual ao de sua antecessora.


Yamaha 200 CS3E

A familia dessas maravilhosas bicilíndricas contava com a partida elétrica, que atuava no próprio dínamo, onde a função era invertida quando o botão de partida, no punho direito, era acionado, invertendo-se a situação de movido, para motor.

O "look" da CS5 (USA) ou CS5E (BR) acompanha a tendência de toda linha Yamaha 1972.
Ela lembra o "design" da 350 R5 (lilás) com as cores invertidas.
Aliás, a Yamaha CS5/CS5E só foi fornecida nas cores lilás e branco ou, branco e lilás.

O motor, um bicilindrico twin, de 195cm3, com pistões defasados a 180° no virabrequim, é uma verdadeira "usina de torque", que faz a motocicleta levantar a roda da frente do chão, durante acelerações em 1a. marcha (sem que se provoque o "wheeling" intencionalmente)!!!


detalhe do bicilindrico de 195cc

A admissão de mistura, nesse modelo, ainda não contava com o sistema "torque induction", que somente passou a equipar a geração posterior, as RD.

Na tampa lateral direita, vinha ostensivamente escrito "ELECTRIC"...


tampa lateral : contraste... 

A versão exportada para o mercado americano, tinha algumas diferenças em relação à que foi importada por nós.
Para atender a legislação Norte-Americana, as setas eram mais afastadas da linha do centro da moto e a lanterna traseira já era circular, tal qual, posteriormente para nós, nas RD.

 
setas e lanterna traseira diferentes do modelo importado pela Yamaha do Brasil

Essas maravilhosas bicilíndricas foram a referencia de motocicletas de apelo esportivo da época pois eram poucos os motociclistas que conseguiam domá-las ou, pelo menos, respeitá-las, sem ter alguma "surpresa" antes...

Dirigindo a Yamaha 200 CS5:

Dirigindo a CS5, senti a necessidade de passar a gravar o som dos motores dessas maravilhas que tenho pilotado...É, por vezes, difícil explicar em palavras o que se ouve...

Ouvir o agudo e uníssono ronco (se é que se pode dizer ronco...) desta motocicleta, me levou aos tempos em que pela primeira vez via (e ouvia) essas incríveis e velozes 2T, causando perplexidade aos ortodoxos fãs das monocilíndricas 4T !!!

Mas, vamos ao teste...

Suavidade é pouco quando se trata de uma bicilindrica 2T.
A CS5 não fica atrás. Ela é super macia.

O guidão, estilo "turismo", proporciona uma posição gostosa de se dirigir, permitindo uma boa postura do corpo.


boa postura do corpo para se pilotar

O tamanho da motocicleta é "mignon", acomodando perfeitamente pilotos com altura inferior aos 1,70m, permitindo que se possa colocar os pés totalmente apoiados no chão, com alguma folga...


ergonomicamente correta

A caixa de direção é dotada de fixador de direção, o "fermasterzo".


vista superior da CS5
notem o "fermasterzo" no centro

Os comandos, são macios e bem distribuídos completando a boa ergonomia da motocicleta.

O painel conta com tacômetro e velocímetro com hodômetro total e parcial (neste modelo, tudo em milhas), e luzes de advertência.
Sua visibilidade é regular, em função do reduzido tamanho dos instrumentos.

A chave de contacto, localiza-se ao centro, entre o velocímetro e o conta-giros, em local de fácil acesso.


detalhe do painel, com o miolo da chave ao centro

O sistema elétrico é alimentado por uma bateria de12V, o suficiente para administrar seu conjunto óptico e a partida elétrica, que funcionou perfeitamente na moto testada.
O motor, também, dispõe de um pedal de partida (kick) auxiliar.

Ligando-se o motor, que responde rapidamente quando acionada a partida elétrica, a marcha-lenta mostra-se suave e estável.

O cambio de cinco marchas, com acionamento universal (lado esquerdo, primeira para baixo, e as outras para cima com neutro entre 1a. e 2a.), é macio, com engates precisos e marchas bem escalonadas.

O pedal de cambio apresentou sua tradicional "folga"...Como nos velhos tempos...


Vista lateral da CS5

A suspensão dianteira é hidráulica, com molas internas, tipo "Cerianni", e a traseira é composta por um braço oscilante e dois amortecedores hidráulicos com molas helicoidais reguláveis.
O comportamento do conjunto suspensão é satisfatório, em se tratando de uma motocicleta que conta com um lay-out de 30 anos atrás.
Pode-se fazer curvas bastante agressivas (inclinadas) em pavimentação asfáltica de boa qualidade (de preferência).


pilotando a CS5

Os freios, a tambor duplex na dianteira e simplex na traseira, fornecem um comportamento mais do que suficiente durante as frenagens, sendo que o freio dianteiro, requer bastante cuidado e costume para acioná-lo, devido à sua grande agressividade!!!


freio dianteiro duplex - tambor super-dimensionado

A Yamaha CS5 ou CS5E é uma motocicleta que deixou saudades a quem já a possuiu e frustração, a quem não teve essa sorte (ainda)...

Yamaha 200 CS5  - para poucos afortunados


Yamaha CS5E que pertenceu a M.H.Sanctos
há 30 anos atrás...

 

para acessar a FICHA TÉCNICA clique aqui

Nossos agradecimentos ao colaborador e amigo Mário Hélio Sanctos, que nos ajudou nesta matéria, e ao Flavio Amaral, proprietário desta maravilhosa Yamaha CS5, que muito atenciosamente nos recebeu e gentilmente a cedeu para nosso test-drive.

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:


Prezado Marcos,

Parabéns pela excelente matéria que entre outras coisas, me permite dividir com você e os navegadores do seu excelente website o prazer que esse tipo de brinquedo nos proporciona. Eu me sinto honrado com o seu belo trabalho e reitero que as minhas motos permanecem à sua disposição para qualquer outro trabalho seu voltado para a divulgação de nosso "vício".

Finalmente, eu gostaria de sugerir a subtituição da foto da CS5 que está na Galeria por uma dessas excelentes que você produziu para o teste.

Um grande abraço,

Flávio
(flavioamaral@uol.com.br) Domingo, 2 de Fevereiro de 2003, às 13:00:16

P.S.Parabéns pela bela família.

N.R. Obrigado, Flavio
MP


PARABENS A O AMIGO FLAVIO AMARAL, PELA ESTA BELISSIMA MOTO, EM MEADOS DE 72, TINHA UMA MOTO DESTA EM VOLTA REDONDA, E SEM DUVIDA NENHUMA ERA A MOTO DE MAIOR PORTE,UMA BELISSIMA MOTO AO FLAVIO PARABENS DO AMIGO E COLABORADOR DESTA PAGINA FLAVIO ABBUD

nome: flavio abbud
(flavio.abbud@uol.com.br) Domingo, 2 de Fevereiro de 2003, às 20:54:51


Eu quase tive uma.

Até hoje fico na saudade.

nome: Kleber Klein
(siacadastral@uol.com.br) Segunda Feira, 3 de Fevereiro de 2003, às 10:30:35


Muito boa !

A máquina e a reportagem estão de parabéns !

Adoro essa moto, traz boas lembranças.

nome: Emilio "Espanhol"
(emilio@emifran.com.br) Quarta Feira, 5 de Fevereiro de 2003, às 19:12:05


Adorei este teste, me lembrou da AS3 125, moto que não vejo a muito tempo. Tem alguma conhecida?

Abraços,

nome: Paulo Gaida
(pgaida@brturbo.com) Sábado, 8 de Fevereiro de 2003, às 23:34:11


Hope you can read English. Your CS5 looks great !! I have 2 of them. One has just 244 miles on and fully restored.
Christopher,  Bermuda
cb@northrock.bm  (Quarta Feira, 7 de Maio de 2003, às 10:39:23)


Só mesmo meu amigo Flávio para manter uma máquina assim!
Parabéns ao Flávio e a equipe do motos clássicas 70 pelo teste!
Herbert Rodrigues 
herbertrodrigues@uol.com.br  (Quinta Feira, 19 de Junho de 2003, às 22:34:17)


Foi uma volta ao passado. Essa foi a minha 2º moto, passei mais de 2 meses desmontando e limpando ela, na epoca era uma das maiores motos, curti muito. Parabens pela materia.
Carlos
master59@ig.com.br  (Segunda Feira, 15 de Setembro de 2003, às 22:01:30)


Excelente a motinha. Acho que das pequenas, era sem duvida, uma das melhores, senao a melhor.

nome: Tabajara A.Jorge
( miraassumpcao@ig.com.br ) Sábado, 19 de Junho de 2004, às 11:25:13


Tenho uma 73/73 Laranja, preciso foto da cor original para efetuar a restauração total

nome: Enio
( twisternaveia@bol.com.br ) Terça Feira, 29 de Junho de 2004, às 22:33:09

Caro Enio,
A única pintura das CS5 que vieram para o Brasil é idêntica à do teste. Branca e Lilás.
Abraços
MP


Nossssaaaa.....lembrei da minha primeira moto..uma RD200 azul.....

nome: carlos alberto windlin
( cbcwindlin@ig.com.br ) Quinta Feira, 22 de Julho de 2004, às 10:03:42


Wow-lots of memories come flooding back seeing the pics of the 200cs5e--my very first bike--1973-bought in Bristol-UK--everything went well untill a police car pulled out in front of me and smashed up the bike--it was quite amusing to see the police prosecute one of their own for dangerous driving!!!!

nome: Ken James
( bournemouthken@ntlworld.com ) Sexta Feira, 8 de Outubro de 2004, às 14:49:05


Que legal.Me levou para 77, onde adquiri um RD 200 zero, azul. Gostaria de ver uma reportagem desta da Rd 200 e Ls 100 74.

nome: Milton
( miltonbagatini@brturbo.com.br ) Quarta Feira, 10 de Novembro de 2004, às 21:53:26


Esta foui a minha primeira moto que ainda tenho num sotao dos meus avos ,mas confesso que foi a pior moto que tive atè hoje era muito nervossa mas quase todos anos tinha de colocar pistons e de vez enquando carretes dentro do motor tinha semfre oleo no sapato que vinha do pedal das mudanças ;È MESMO PARA ESQUECECER È para ofrecer a um amigo que tem uma igual...

nome: Josè manuel Amaro (Suissa)
( pinhomar@msn.com ) Terça Feira, 19 de Julho de 2005, às 13:05:49


Hola amigo soy de chile y tengo una moto de esta categoria lamentablemente aqui en chile no tenemos mucha informacion de las carasteristicas de esta motor por lo cual me ha dado algunos problemas y no la he podido disfrutar en su plenitud me gustaria que publicaran la partes del motor desarmada o de como hacer para ajustarla gracias por ayudar a los enamorados de las motos antiguas mi correo es luisnavarro@chile.com .

nome: flavio
( flavioamaral@uol.com.br ) Quarta Feira, 12 de Outubro de 2005, às 10:31:54


Linda a sua moto.
Parabéns nunca vi outra tão inteira.Eu tenho uma RD 200 ano 77 que comprei em agosto de 1982, portanto ja 23anos, tem 46000 km.
È uma jóia.

nome: Claudio Vicente Schierholt
( claudiokatiele@tca.com.br ) Domingo, 22 de Janeiro de 2006, às 12:00:32


Otimo mas fale tabem sobre as Clasicas RD 135!!!

nome: Bacarim
(Maickol45@hotmail.com ) Sábado, 27 de Janeiro de 2007, às 21:14:39


Sempre que se faz uma matéria sobre uma clássica a nota e 10, e se tratando de uma do início da década ai então o trabalho fica mais destacado pois esta Yamaha CS5 ja e uma maquina de muzeu e ao ver este trabalho fiquei muito comtente, Parabéns pelo belo trabalho.

nome: Carlos gean do nascimento silveira
(geannsilveira@ibest.com.br ) Segunda Feira, 11 de Junho de 2007, às 19:58:01


Boa matéria, pois este modelo de 200cc não e muinto conhecido pois todos conhecem e a RD200, por isto fazer um trabalho divulgando uma antecessora a RD e realmente um ótimo trabalho, Parabéns.

nome: Carlos gean do nascimento silveira
(geannsilveira@ibest.com.br ) Segunda Feira, 25 de Junho de 2007, às 19:50:58


Gostei da matéria, o MC70 esta de parabénz porque este modelo de 200cc não e muinto conhecido, todo mundo so conhece a RD200 e isto prova que o trabalho do MC70 vem a mostrar grandes maravilhas da década de 70 que para muintos era desconhecadas e que agora esta neste Site para ser aprezentadas para todos.

nome: Carlos gean do nascimento silveira
(geannsilveira@ibest.com.br ) Quinta Feira, 28 de Junho de 2007, às 20:52:39


meo pais tenha uma e agora so eo ke vo entreter nela !!! sempre conhesi esta mota em casa em portugal porque eo moru em frança por isso esculpa o meo falar.
cada anos esto com saudades de ela e agora vo passar a carta de conduçao de mota para endar nela sem problemas. esta mota é uma as melhor ke ode aver!! agor queria saber  se podia darma umas logas de mecanica a onde podes compra peces! mointe obrigado!! xau

nome: yvo
Terça Feira, 4 de Setembro de 2007, às 22:01:43


linda

nome: ricardo
Segunda Feira, 28 de Janeiro de 2008, às 19:01:26


ja tive uma rd 200 1975 era muito legal toda cromada azul perolada mas a parte eletrica emcomodava muito fiquei sem grana para manter e tive que vender hoje me arrependo pois agora poderia consertala e mantela.

nome: marcelo lopes
(marcelolopes.parceiro@copesul.com.br) Segunda Feira, 12 de Maio de 2008, às 23:53:13