Test Drive
YAMAHA TX650

Home


.
  por:  Marcos V. Pasini


Yamaha TX650 1974

Quando a primeira Yamaha com motor 4 tempos, a XS1, chegou no Brasil, foi um choque aos fãs da marca, que a tinham como detentora da tecnologia para motores 2 tempos de alta performance, deixando os 4 tempos para sua concorrente nipônica.

Mal sabiam que estava nascendo uma linhagem de motocicletas mais do que clássica, que se prolongaria por mais de meia década...


Yamaha
XS1-F - a primeira 4 tempos da Yamaha

Fazer essa matéria, para mim, foi uma grande emoção, posto que, nos anos 70, andei bastante com motocicletas Yamaha XS1 e XS2 de amigos e, posteriormente, na metade da década, pude andar em modelos TX650, também de amigos....Bons amigos!

A Yamaha TX650:

A filosofia da Yamaha, no início dos 70, foi tentar se impor com modelos de 4 tempos, a exemplo de sua principal rival mundial.
Era uma tarefa difícil, visto que o "forte" da Yamaha sempre foi os motores de 2 tempos...

Mas, as precursoras da TX650, as XS, fizeram sucesso, apesar de ter como concorrentes, no Brasil, as macias Honda CB500 four e as poderosas 750K.

A Yamaha, lançou três versões de 650cc 4 tempos, no Brasil: a XS1, XS2 culminando  com a "super-clássica" TX650, que veio com a difícil missão de eliminar a "vibração" gerada pelo motor, das XS.
De certa forma, ela conseguiu.

Mas o charme de "moto inglesa" persistiu...

Das TX importadas no Brasil (TX500, TX650 e TX750), a 650 foi a que, mesmo na época, se sobressaiu pelo carisma herdado das XS e pela qualidade do excelente motor OHC 650cc, muito superior, quanto à resistência, que seus irmãos de 500 e 750cc.

A TX650, conta com um cambio de 5 marchas, que tem o acionamento da maneira convencional (lado esquerdo, com a primeira "para baixo" e as outras "para cima"), com o ponto-morto se posicionando entre a 1a. e a 2a. marcha.

Seu motor é um bi-cilíndrico 4-tempos, OHC (único comando no cabeçote).


OHC 650cc - além de bom é bonito

A motocicleta testada foi fornecida pelo amigo Jacaré, da "Jacaré Motocicletas Clássicas que, gentilmente, nos cedeu para esta matéria.


Yamaha TX650

Dirigindo a Yamaha TX650:

Vamos dar a partida na big-twin...
Como costume, com o motor frio, gosto de poupar a partida elétrica, ligando o motor no kick (nas clássicas isso é bem-vindo).

Pra variar, tomei um contra-golpe... Sem conseqüências!

O motor responde rapidamente e a marcha-lenta se mantém constante e compassada, inicialmente, com o afogador puxado e, depois, mesmo com ele desacionado, o motor assume uma rotação bastante estável.


dirigindo a TX650

A dirigibilidade dela tem um bom "performance feel", o que significa que a sensibilidade de torque é bastante sentida, proporcionando uma sensação muito agradável ao se pilotar.
Esse torque é sentido logo nas rotações mais baixas.

O Ricardo Pupo e eu, tivemos a idéia de fazer esse test-drive, no "berço do motociclismo em São Paulo", nos anos 70, a "Esquina do Veneno".


"Esquina do Veneno", Al.Barão de LImeira com Gal.Osório, 
berço do motociclismo, nos anos 70, em São Paulo !!!

Voltar a dirigir a TX650 no local onde floresceu o motociclismo em São Paulo, foi bastante nostálgico.
O "pedaço" mudou bastante de como era há 28 anos atrás, mas deu pra matar a saudade...



pilotando a TX650 na Alameda Barão de Limeira, na capital paulista

A altura do solo é "na medida" para pilotos de estatura mediana.
Apesar do bom peso da Big-Twin, podendo-se ficar com as pernas flexionadas, com os pés apoiados no chão, permite-se manobrar a moto somente com as pernas e pés, com o motor em neutro ou desligado.

A suspensão dianteira é do tipo "Cerianni", e a traseira é uma bi-shock tradicional, cumprindo muito bem o seu papel.

O chassis, tubular em berço duplo, porta-se impecavelmente em curvas de baixa e média, sem ameaçar a segurança, na pilotagem.


detalhe do quadro em berço duplo

A visualização do painel é excelente devido ao bom tamanho dos instrumentos e da boa ergonomia do conjunto.


detalhe do painel

O completo painel da TX650 conta com velocímetro, hodômetro total e parcial, tacômetro e luzes de advertência de neutro, farol alto, setas, "stop lamp"(que indica quando a lâmpada queimou, ficando piscando) e a "stop lining" que acende quando o freio é acionado.
A chave de contacto fica posicionada, confortavelmente, bem ao centro do painel.

O motor e seu sistema elétrico é alimentado por uma bateria de 12V.
Seu conjunto óptico é de bom tamanho e com boa eficiência quanto à iluminação

 
Yamaha TX650 - frente e verso

Os freios, a disco simples na dianteira (na unidade testada tinha freio duplo, opcional) e a tambor, na traseira, mostram-se bastante eficientes, melhores ainda, com o freio a disco, duplo.

A TX650 foi importada até 1976, ao contrário das suas irmãs TX500 e TX750, que tiveram sua comercialização logo descontinuada.

A Yamaha TX650 é uma motocicleta, até hoje, muito desejada, não só por colecionadores "estáticos", como para quem gosta de "usar" sua clássica com freqüência, sem medo de quebras inesperadas...

Ficha Técnica - Clique aqui

Yamaha TX650 - A Big-Twin


Yamaha XS650

O teste foi realizado em São Paulo, SP, nas adjacências da "Esquina do Veneno".

 
Jacaré e sua TX650

Nossos agradecimentos ao amigo Jacaré que, gentilmente, nos cedeu sua TX650 para este test-drive.

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:


Nome:   E- Mail:


parabéns pelo teste espero que tenha muito mais testes de outras motos!pois este aqui está muito bom!!!!!1

nome: leonardo costa
(lbc4@bol.com.br) Quarta Feira, 3 de Setembro de 2003, às 13:49:57


Voce esqueceu de dizer que na verdade a TX650, assim como as XS foram inspiradas de uma moto inglesa Triumph. O projeto é muito semelhante, só não me lembro o modela exato. Naquela época os japoneses as vezes copiavam alguma coisa que dava certo. As japonesas da época eram consideradas pouco confiáveis e as inglesas eram as referências. Hoje tudo mudou e as japonesas são as adoradas, mesmo até as antigas. Quando for fazer o teste da GT750, me avisa. Assim termino o meu texto sobre ela. Um abraço,

nome: Kleber Klein
(siacadastral@uol.com.br) Quarta Feira, 3 de Setembro de 2003, às 14:18:39


Parabéns novamente. Todos os testes merecem o repeito de motociclistas verdadeiros. Possuo uma ferramenta deste modelo na cor verde (impecável). Retirei os carburadores originais e coloquei os da CB-400. Ficou muito bom. Olhando as fotos da moto do "JACARÉ", notei que no painel aparece um botão para "advertência", o qual acredito ser adaptação. Olhando as bocas da ponteira, notam as perfurações que provocam o ronco inconfundível das TX-650. Difícil vai ser encontrar um motor bom (rolamentos)como este...

nome: Paulo/Porangatu
(dacostapereira@bol.com.br) Quarta Feira, 3 de Setembro de 2003, às 19:48:52


alto nivel,parabens

(rodmotocross@hotmail.com) Quarta Feira, 3 de Setembro de 2003, às 20:41:05


1975, ano em que fiz meu 1º contato. Ainda não me sentia seduzido pelo ronco, o sentido de liberdade, e por toda emoção que uma moto podia significar. Morava em Assis, quando um amigo, o Jair Ribeiro, me apresentou a sua novíssima TX650, talvez a primeira a chegar na cidade. Na garupa dessa maravilhosa moto, igualzinha a essa do Jacaré, mesma cor, "viajei", e essas impressões me marcaram de forma indelével. Muitos anos se passaram, e somente quando vim pra Uberaba, me reencontrei com essas lembranças que resolvi resgatar. Com 45 anos, resolvi que ainda estava em tempo de recuperar o passado, e decidi, então, comprar uma Suzuki Intruder 250, mesma cor marrom, mesmo estilo da magnífica TX650. Depois, pra me sentir como participante de um "remake", um viajante do túnel do tempo, não sosseguei até conseguir uma CB360, ano 75. Talvez, quem sabe um dia, que pode estar pra chegar em breve, venha me reencontrar com essa que pra meus olhos, meus ouvidos e sentidos, talvez seja "A MOTO", meu 1º contato, minha 1ª viagem. Ah, se essa moto estivesse mais perto ...

nome: Carlos Eduardo
(cae.ramos@terra.com.br) Quarta Feira, 3 de Setembro de 2003, às 21:39:58


Sensacional!!!! Nota 10 mesmo Pasini e Pupo. Lembro de uma reportagem na revista "Moto&Técnica" sobre uma dessas, era uma verde e branca, alguém se lembra?? Ao vivo,infelizmente nunca vi uma dessas... Mas pelas fotos já da pra viajar. Parabéns!!!

nome: João C.B.
Quinta Feira, 4 de Setembro de 2003, às 09:22:18


Uma das veradeiras classicas pois alem de ter uma ciclistica impecavel e muito confiavel podendo ser usada ainda hoje no dia a dia.Sua velocidade cruzeiro em estrada e uma delicia. Parabens e um grande abraco a todos por esta belissima e inesquecivel materia

nome: Rogerio de Souza
(mgjps@ig.com.br) Quinta Feira, 4 de Setembro de 2003, às 20:52:10


Parabêms pelo teste,sou fanatico por classicas japonesas de grande cilindrada,estou aguardandooteste da minha classica predileta a SUSUKI GT 750,com aquele roncão de DKW;valeu!!

nome: CARLOS
(corne@ig.com.br) Sábado, 6 de Setembro de 2003, às 18:05:34


Parabens pela exelente reportagem, as fotos mostraram que a tx-650 possui um visual que não envelhece, pois embora fosse uma cópia das inglesas, a atual Triumph Boneville não consegue ser tão bonita como a tx,espero que consigas fazer o teste da 750 também, pois será um prazer rever essas raridades rodando em perfeito estado. Abraços.

nome: Sanderval Montanha
(sanderval@censanet.com.br) Segunda Feira, 8 de Setembro de 2003, às 00:45:19


Muito bonita a moto,e muito boa matéria espero que a próxima matéria seja da HONDA CB360.Meu pai possui uma original.

nome: Mauro
(dellanhesi@yahoo.com.br) Terça Feira, 9 de Setembro de 2003, às 09:51:01


Maravilhoso!(como sempre). Parabens. Aqui em São Carlos tinha umas duas ou três TX, que ja desapareceram, infelizmente. Parabens mais uma vez.

nome: Tabajara A. Jorge
(miraassumpcao@terra.com.br) Terça Feira, 9 de Setembro de 2003, às 12:18:52


Tive umas 6 e tenho uma até hoje. Ando todo dia com minha TX e já cheguei a rodar uma média de 100km por dia aqui na cidade de São Paulo. O pessoal que me conhece não consegue me imaginar andando noutra máquina. Na estrada então nem se fala! O Takashi e eu (nos velhos tempos) faziamos até trilha em Mogi das Cruzes com as nossas TX. GRANDE Máquina!!
Quem tiver uma TX (em qualquer estado) prá vender mande um @ pramim.
Sugiro 2 sites sobre TX:
http://www.xs650.nl/start.htm  - Este tem os esquemas de elétrica e http://www.650motorcycles.com/schematics.html  - Customização entre outras

nome: Spanga ( Cão )
(spanga@thebigday.com.br) Quinta Feira, 11 de Setembro de 2003, às 01:33:41


Linda , grande máquina , tanto que obscureceu, a Yamaha 750 bicilindrica ( vazamento de óleo , Eu !!! ).

nome: Paulo
(voabaixo@pop.com.br) Sexta Feira, 19 de Setembro de 2003, às 21:56:04


A TX exerce um fascínio muito grande para nós quarentões. Cheguei a vender uma 400four para comprar uma que infelizmente não tive condições de recuperar a parte elétrica e mecânica. Entretanto passeei muito com ela e quando a bateria descarregava eu carregava novamente e tome rua. Me arrependo por não ter tido mais paciência pois acho que representa um ideal de motocicleta bonita e robusta. Recentemente um proprietário de uma que reside em Uberaba encomendou aqui em Uberlândia os dois escapes na forma original. Acredito que é a mesma que me pertenceu.

nome: Sérgio Temer
(temer@triang.com.br) Quarta Feira, 24 de Setembro de 2003, às 08:23:42


ESTOU ENCANTADO, A CADA DIA QUE PASSEIO PELO SITE VEJO MAIS MARAVILHAS, PARABÉNS.26/09/03 LEME/SP

nome: RODRIGO HENCKLEIN
(rodrigodgam@ig.com.br) Sexta Feira, 26 de Setembro de 2003, às 08:08:06


Oi, adorei esta materia e tenho uma tx750 ,mais infelizmente ja esta com um motor de tx650 .sera que vcs poderiam fazer uma materia com a tx 750 original pois gostaria de saber mais a respeito da mesma.grato e parabens pela materia

nome: vicente (paraiba) dos guardioes moto clube
(vadvann@bol.com.br) Sexta Feira, 26 de Setembro de 2003, às 10:48:04

Vicente:
Já temos programado um teste com a TX750. Aguarde
Abraços
MP


Viagem no tempo.É o que voce,Pasini, nos proporciona com estes testes das antigas 4T da Yamaha.Grato!

Tive uma Tx500(Inquebrável) que só me trouxe alegrias.Viajei todo o Brasil com ela.Saudades eternas ......Será que existe alguem por ahi que tenha uma em bom estado? Eu compro!Saudaçoes de um motoqueiro véio.

*Martins*

nome: Antonio Martins
(totec@zipmail.com.br) Sábado, 27 de Setembro de 2003, às 12:31:24


Tenho uma moto igualzinha a esta do Jacaré.
Peço para vocês que, por favor, me mandem um e-mail mostrando onde posso encontrar peças de reposição como disco de embreagem,etc.por favor me respondam... grato Otávio Ladeira

nome: Otavio Ladeira Neto

(ladeir@terra.com.br) Sábado, 15 de Novembro de 2003, às 19:27:03

Olá Otávio,
Seu pedido foi redirecionado para nossa seção "apoio técnico".
Abraços
MP


Vocês estão de parabens por esta matéria,pois eu tenho uma igual esta da foto e com 45mk originais e inclusive ela é toda original não há nada de reforma, sua pintura é original e não esta queimada, é muito linda.

nome: César Augusto Falbo
(cesarfalbo@com4.com.br) Quinta Feira, 25 de Dezembro de 2003, às 23:56:44


Pasini; voce foi muito feliz neste trabalho, porque de reportagem como esta é que quem não conheceu poderá conhecer como nosso passado também é rico. Fiquei muito feliz ao ver esta reportagem porque estava com saudades desta maravilha que não se encontra nem para remédio por aí rodando.

nome: Otávio Rosa (Tijucas, SC)
(otaviorosa@unetvale.com.br) Terça Feira, 24 de Fevereiro de 2004, às 05:04:18


Ler esta matéria, ver estas fotos,foi como voltar no tempo, essa motocicleta é realmente uma perola.sempre a admirei desde a minha adolescencia,me lembro qdo um vizinho meu comprou uma,q saudades.....Maravilhoso.

nome: Gilberto
(girotreve@yahoo.com.br) Quarta Feira, 21 de Abril de 2004, às 18:52:03


Olá Pasini;
Parabéns pelo teste , esta moto é uma SUPER maquina pois eu tenho uma XS1 650 ano 71 (LINDA);
UM ABRAÇO.

nome: RODOLFO CASTILHO (Leme SP)
(artestilomoveis@terra.com.br) Domingo, 23 de Maio de 2004, às 13:07:25


Parabéns Pelo Teste!

Se alguem puder me ajudar, procuro um painel e juntas do motor, para restaurar uma TX 650 74.

nome: Claudemir
(capaverde.santarosa@terra.com.br) Terça Feira, 25 de Maio de 2004, às 08:26:29


MOTOS DA HORA PORÉM TAVA AFIM DE VER UMAS ESTILO 7 GALO 1100 MAS TÁ VALENDO A YAMAHA TÁ DA HORINHA FIRMEZA FIRMÃO VALEU TCHAU

nome: NANDA


Cara,matou a saudade, lembrei que quando guri ficava admirando nas revendas esta magnifica moto. valeu. um abraço.24/10/04

nome: robson
(railmangz@bol.com.br) Domingo, 24 de Outubro de 2004, às 19:42:14


Olá amigos, deu para matar a saudade!, achei esse site, procurando uma xs2 ou tx650 para comprar, pois são paixões da minha época de profissional do motociclismo, (74,75,76), já incluí o site nos meus favoritos, parabéns!

nome: fernando liberalli
(imar@imar.org.br) Quinta Feira, 30 de Junho de 2005, às 12:00:34


Parabens! Mas faltou acelerar até as 7000rpm essa moto xs1 650 é a mais fantastica moto produzida em série até o ano de 2004,só quem não teve juizo e acelerou até seu limite é que sabe,que saudades tive uma xs1 650 1971 era meu xodo.quem sabe um dia...,valeu!

nome: Maxwell Lidizio
(maxwelllidizio@ig.com.br) Quinta Feira, 7 de Julho de 2005, às 20:03:50


Excelente matéria ,porem um pouco curta, sou fá da tx desde que andei em uma no final da decada de 7o em juiz de fora MG, era precisamente uma tx 650-A ano 76 preta toda original e com os dois discos dianteiros furados.(linda)Juiz de Fora MG é uma cidade muito (morrada) e o torque do vertical twin fala mais alto.simplismente maravilhoso o passeio com a bitela pelas ruas de Juiz de Fora com um garoto de l3 ou 14 anos em cima controlando aquela cacofonia sincopada vibrante,numca me esqueci daquela tarde, proporcionada por um paulista que estava de passagem por JF.até hoje não consigo esquecer tenho 38 anos e vou p 39. mas vou me virar e comprar uma muito inteira e ou restaurada para viver em paz,não posso morrer sem possuir uma,portanto se alguem tiver ou souber de uma TX-650-A-76 muito inteira e ou restaurada fafor contactar-me. desde já agradeço a ótima matéria pois tive o prazer de voltar no tempo e peço o E-Mail; da loja do jacare motocicletas clássicas. grande abraço a todos.

nome: Guilherme Tanure
(guilhermetanure@bol.com.br) Sábado, 24 de Setembro de 2005, às 20:59:18


ESSA MOTO E FILE DE DEZ ANOS !

nome: CLEITON BOCAO
(rodrigovargas_@hotmail.com) Sexta Feira, 7 de Outubro de 2005, às 14:12:47


Nice motorcycle, motocycleta bonita!!!
Nice site!!! Check our clubsite at www.xs650.nl

nome: Wim Lange (Hulanda)
(wim.lange@xs650.nl) Segunda Feira, 24 de Outubro de 2005, às 15:50:09


Gostei muito da materia,tenho uma TX 750,e estou precisando de um painel dela,quem por um acaso tiver,contactar-me 37-33318733 ou py4@ig.com.br Obrigado.

nome: Gilberto
(py4gss@ig.com.br) Quarta Feira, 23 de Novembro de 2005, às 02:09:10


Caro marcos boa noite;lendo a matéria sobre a tx voltei ao ano de 1976 pois querendo trocar a moto que possuía nesta época uma cb-350 por outra maior tive oportunidade única de testar na cidade de franca -sp uma xs-1,fiquei impressionado com a aceleração e vigor do motor porém o negócio não saiu devido a vibraçao da mesma em alta pelos espelhos via sómente borrões mas a sensação desta única oportunidade ficou registrada e também a vontade nunca concretizada de testar e possuir uma tx,para mim ela foi a v-max dos anos 70.um abraço a todos que tem o vírus das 2 rodas silvio 18/02/2006

nome: silvio scortecci
(silvio.scortecci@terra.com.br) Sábado, 18 de Fevereiro de 2006, às 20:09:31


Adorei esta matéria , sobre esta TX, me emocionei ao ve-la, moro em sta maria, no rio grande do sul e tenho uma tx 650 , ano 71 e gostaria de saber onde posso arrumar peças sobressalentes, pois ela tá desmontada devido a um acidente.
muito agradecido

nome: luis Basso
(luis.mbasso@ig.com.br) Quarta Feira, 22 de Março de 2006, às 13:00:12

Caro Luiz, passe um e_mail para apoiotec@motosclassicas70.com.br
Abçs
MP


Linda,tinha uma sx650 1971 troquei por um opala,se tivesse ela hoje seria uma reliquia

nome: paulo ricardi
( ppricardi@bol.com.br ) Domingo, 16 de Abril de 2006, às 22:48:16


Isso foi praticamente uma previsão de futuro, pois acabei de comprar um TX650 74, exatamente da mesma cor que essa.
Mas como ela ainda tá na oficina não tive o portunidade de curtí-la.
Obrigado

nome: Ed Teixeira
( ed_teixeira@yahoo.com.br ) Terça Feira, 6 de Junho de 2006, às 11:38:31


Muito legal saber noticias sobre esta moto, estou comprando uma, como faço para obter pecas, pois vou restaura-la.

nome: Marcos Ramos
(msr2@bol.com.br) Domingo, 6 de Agosto de 2006, às 01:14:44


Nem gosto de ver, pois tive uma, que saudades de passear com ela por Florianópolis, que compasso de motor, que estabilidade em curvas, que conforto, aaaah que saudades. parabens pela matéria. abçs

nome: Sérgio Flores
(zanataflores@yahoo.com.br) Quarta Feira, 16 de Agosto de 2006, às 15:14:31


maravilhoso poder compartilhar de tão boa matéria ainda mais sendo citada as antecessoras da tx que foram as xs650cc,a qual possuo uma toda original ano 1971 comprada do sr. takashi ishikawa talvez a pessoa que mais entende dessas motos no brasil,inclusive com um bom estoque de peças da marca

nome: airton aquati
(airtonalemao9@hotmail.com) Sexta Feira, 22 de Setembro de 2006, às 05:41:25


bem achei muito legal mesmo porque acabei de adquirir uma ainda esta em faze de restauração
desde de que eu comprei ela e andei foi paixão a primeira vista anda muito. E me deixa feliz saber que e uma moto que não da muito problema, pois e minha primeira moto. se alguem souber onde posso adquirir peças pode me mandar um email. desde ja muito obrigado

nome: Antonino Junior
(loscofusco@hotmail.com) Quinta Feira, 2 de Novembro de 2006, às 07:27:10


putz so moto linda ow.. eu tenho uma e quero restaura-la... como eu posso fazer para ter mais acesso pra compra de pesas pra a minha moto tx 650 yamaha!!!!


nome: whilliam stuwart
(chenobill_@hotmail.com) Quinta Feira, 2 de Novembro de 2006, às 21:15:09


Eu vi uma igualzinha esta. Está parada no tempo, toda suja, mas originalzinha...!!!! O pneu novo. Tá com 3 mil rodados. Quase fiquei louco. Gostaria de saber quanto vale. É uma 650 ano 80. Me ajudem por favor eu quero conversar com o cara pra ver se ele vende. Eu quero reformar ela. Obrigado. Deivid.

nome: Deivid Bená
(bena.seguranca@abrange.com.br) Segunda Feira, 4 de Dezembro de 2006, às 13:22:40


dez mesmo essa materia. as TXs eram e continuam sendo lindas .Gosto muito das 4 tempos da YAMAHA.

nome: JSOARES
(PRJSOARES@GMAIL.COM) Sexta Feira, 5 de Janeiro de 2007, às 23:41:20


É muito bom saber que existe pessoas como vc ,que nos trazem estas informações pois eu não sabia que existia uma YAMAHA TX 650 esta moto é muito bonita parabens.

nome: paulo m. davila
(bmdavila156@gamil.com) Quarta Feira, 7 de Fevereiro de 2007, às 19:52:32


Parabéns pela matéria!!! Dá pra se apaixonar por uma máquina dessas!!!

nome: Charles Machado
(charles_ms@yahoo.com.br) Domingo, 11 de Fevereiro de 2007, às 15:14:18


Esta moto e show de bola. Alguns anos atrás comprei um TX650 1974 - vermelha. Ainda não consegui curtir bem minha moto, pois sempre dava um probleminha aqui ou ali. A pouco tempo decidi parar e reformar minha TX. Se alguem tiver peças de reposição desta máquina favor encaminhar email. para rbutenas@adp.com.br fone (41) 3312-4713.
Grato

nome: Roberto Butenas
(rbutenas@adp.com.br) Quarta Feira, 6 de Junho de 2007, às 15:40:37


Caro Jacaré, parabéns pela moto que está muito bonita. Acredito que essa moto foi minha, e vendi para um senhor em Sao Paulo.
Se for a mesma moto, fico feliz que ela esteja ainda melhor do que estava comigo.
Um abraço!

nome: Edson
(edsonh@cpqd.com.br) Segunda Feira, 11 de Junho de 2007, às 11:16:40


Perfeita,sou novo mais conheço a máquina pois meu pai tem uma,alem de bonita etudo mais ela é super confortável...quem tem aprecie.

Abraço

nome: Ramon Carrion
(rcs_commander2@hotmail.com) Domingo, 26 de Agosto de 2007, às 13:59:16


Foi minha primeira moto, ano 75 e é uma XS 650B preta com frisos dourados e brancos, acredito que foi das últimas que chegaram no Brasil antes da proibição da importação, ela é o modelo imediatamente posterior a TX, e peguei ela zero kilometro em Pelotas Rio Grande do Sul onde eu morava, o problema é que eu tinha só 17 anos na época e não sabia a jóia que eu tinha nas mãos, viajei com ela mais um amigo em uma Suzuki 550 até a Patagonia na época, e depois fiz curso de mecãnica no Senai do Rio onde passei uma temporada sempre com a fiel companheira. Mas o tempo passou e viajei pro exterior e a 650 ficou parada mais de dez anos, e estou reformando ela agora, descobrí este canal aquí agora e fiquei emocionado em ver a confraria de admiradores, deixo aquí meu mail e me colóco a disposição para qualquer coisa relacionada com essa moto que no meu caso é a companheira de uma vida, uma vez que foi minha primeira moto e só foi minha até hj. Eu assistí os mecãnicos na época, 1975, desmancharem o engradado de madeira que ela veio embalada, é uma experiência que fica pro resto da vida e essa moto faz parte de minha. Abraços a todos que sabem o prazer que é bater pedal no kick e cair sentado no banco vendo ela começar a funcionar.

Ah, aceito dicas de como localizar peças pra ela, obrigado.

nome: Ricardo Salomão
(tango@viavale.com.br) Domingo, 18 de Novembro de 2007, às 16:51:48


sou fã da TX 650, tenho uma desde 1980

nome: Rosemar Ambrosio
(rosemar@inforural.com.br) Sábado, 15 de Dezembro de 2007, às 09:14:02


materia espetacular meu brude,pude relembrar os meus anos 70 quando comprei minha primera moto uma rx 125  e até hohe não parei mais inclusive sou dono  de uma loja de moto. Meus parabens cara.

nome: delcy g da silva
(delmotos@yahoo.com.br) Sexta Feira, 14 de Março de 2008, às 17:35:32


Realmente o sistema de virabrequim com roletes(ao invés de bronzinas, faz da tx 650  uma motor quase sem fim, o projetodeste motor foi desenvolvido pela Toyota nos anos 60 o que faz sua diferença em relação a 500 e a 750

nome: Janes Furlan
(janesfu@hotmail.com) Quarta Feira, 30 de Abril de 2008, às 23:20:39


Essa motocicleta é sem duvida nehuma uma das mais belas japonesas já produzidas. Me lembro muito bem que nos 70 na turma do bairro do Ipiranga haviam varias delas, a do Nelson "Pateta" uma XS 650 verde meio customizada com um guidão alto à la chopper, já o Ricardo "Sansão" teve várias TX com as quais andava forte como sempre! E finalmente o Pedro "Pepeu" Oscar teve uma TX 750 que vivia fervendo o motor mesmo com radiador de óleo adaptado.
Gostaria muito de saber por onde andam os Ratezianos e também os Mini Ratz 

nome: Itá Castanon
(ita.castanon@gmail.com) Segunda Feira, 18 de Agosto de 2008, às 11:09:26


olá,me chamo Richard,de salvador BA,me digam se voceis conhecem alguem que possa dar assistencia a minha moto aqui em salvador,pois tenho uma ano 74,toda choppeada,amo esta moto,mas nao entendo nada sob a mesma,ou aomeos mandem algo que fale tudo sobre ela,quais cuidados etc ..

nome: richard villas boas
(richardprotect@hotmail.com) Domingo, 31 de Agosto de 2008, às 17:28:55