TETSUNORI INADA

"O Magrão"

O destino trouxe ao Brasil esse japonês, que mostrou nos anos 70 seu grande talento dentro e fora das pistas, e que até hoje é a referência quando se fala de motos Yamaha !

Vamos conhecer um pouco da sua história ...


Em 18 de janeiro de 1950, nascia na cidade de Saga, no sul do Japão, o menino Tetsunori Inada.

Levava uma infância normal para um menino de uma família numerosa, com seus 4 irmãos.


O pequeno Tetsunori

Seu pai, Masahiro Inada,  já havia trabalhado fora do Japão por alguns anos na Indonésia, e quando Tetsunori tinha 9 anos, resolveu tentar a sorte num país muito distante, onde a terra era farta e seus ares promissores ... o Brasil !

Aqui chegando, a família Inada aporta em Belém, indo em seguida para o Acre, para trabalhar na agricultura.

Passados 3 anos, Masahiro decide que seria melhor a família ir para um grande centro para que os filhos pudessem estudar e evoluir !

Pensa em ir à Manaus, mas muda de idéia e vem parar em S. Paulo, na cidade de Ribeirão Pires, próximo à capital.

Aos 12 anos, Tetsunori, tinha vizinho, uma oficina mecânica, onde o proprietário sempre lhe falava: " um dia você vai ser um grande mecânico !" , coisa que ele achava engraçado, pois jamais havia pensado nisso !

Passam-se mais alguns anos, e a família muda novamente, agora para São Bernardo, região fabril da Grande São Paulo.

Lá, Inada, então com 20 anos, vai para o Colégio Comercial, estudar contabilidade.

Durante o dia trabalhava na empresa japonesa Kubota, que fabricava micro tratores, mas na parte do escritório.

Porém o estudo acabou causando a saída de Inada da empresa.

Numa dessas surpresas que a vida nos guarda, seu ex-chefe, é contratado pela Yamaha Motocicletas, então iniciando as atividades no Brasil. E Inada é convidado a ir trabalhar como acessor de seu ex-chefe que tinha a função de  gerente na Yamaha da R. General Osório (centro de São Paulo).

Mas o trabalho de escritório não empolgava o jovem Inada ! Mais uma vez, por força do destino, a parte de escritório da Yamaha estava devagar, mas a parte de montagem de motos ia muito bem, tanto que por sua ociosidade, Inada é deslocado para essa seção, chamado pelo coordenador, Tanigawa, o Tani.

Inada se destacou no trabalho, e aproveitando o momento, foi estudar um curso técnico de mecânica !

Tani que era o coordenador da área mecânica, realmente viu o grande potencial de Inada e lhe deu todo apoio e incentivo para que ele desenvolvesse seu trabalho nesse campo !

Inada havia descoberto sua grande missão nesse mundo ... as motocicletas !!

A partir de então, Tani e seu pupilo formariam uma grande dupla !

Em 1972, nos primórdios do motoscross no Brasil, a Yamaha estava apoiando e organizando uma prova na cidade de Itanhaém, no litoral sul de S. Paulo.

Inada por ser leve, preparou uma Yamaha Mini Enduro 50 cc e foi competir !

Correndo com feras da época, como Tucano e Denísio, Inada venceu a sua categoria e ainda chegou em 4º na 125 cc !


Itanahém - 1972 - Deníso Casarini (nº 1) à frente, do pelotão. Caído está Edgarzinho e o nº 10 é Marcos Pasini. 
Esta foto é da 1ª curva, da 1ª volta, da 1ª bateria.

Nessa época, Tani e Inada já trabalhavam na preparação das motos de velocidade e cross de Tucano e Denísio (que trabalhavam também na Yamaha), e inclusive deram o apoio técnico aos japoneses, Akiusu Motoashi e Hirowuki Kawasaki, que vieram em 1971 e 1972 disputar as 500 Milhas de Interalgos, que aliás venceram nas duas edições !!

Como Inada demonstrava competência na preparação e afinação das motos de corrida, a Yamaha liberou para ele, como laboratório, uma AS1 125, bicilíndrica para disputar algumas provas, em 1973.

A piloto seria a Ana Maria Menezes, que em 3 provas, teve 3 vitórias !!

Outro piloto também andou com essa moto, em duas provas, mas ... não era do ramo ... a moto andava mais do que ele !!

No ano seguinte, o regulamento do campeonato muda, limitando a preparação dos motores.

Inada então, faz um novo acerto de carburação, e outras modificações na moto e ... ao entrar na pista para amaciar e testar essas regulagens, bate o recorde de Interlagos !

Assim, Inada se anima e vai competir ! Na sua primeira prova, a primeira vitória ... e ainda disputou com ninguém menos do que o ainda não famoso, mas já competente Jacaré !!

E foram mais 2 vitórias seguidas, dando a Inada o vice-campeonato paulista, mesmo tendo começado já na 4ª etapa !!

Nos 2 anos após essa performance, Inada se dedicou à preparação de motocicletas para diversos pilotos, na velocidade e no motocross, entre eles Beto Boetcher, Nivanor e Tucano !

Fez também algumas provas na categoria 50 cc, com uma FS1, e numa delas, depois de cair 2 vêzes na mesma corrida, Tani, seu guru, lhe aconselha a parar, pois poderia se machucar !! Inada era meio "inconsequente" na pista !! Só queria acelerar !!!

No ano de 1975, com o lançamento da RD 50 ( a primeira moto fabricada no Brasil), a Yamaha para divulgar o produto, cedeu uma para que Inada,  pudesse preparar e correr !

Com a equipe Moto-Car, Inada é o campeão Paulista !

A RD 50 chegava aos 13.500 rpm e mais de 130 Km/h !! Inada tinha seus segredos !!


Inada (nº 10) com seu companheiro de equipe Marcelo Scaloppi nas fabulosas RD 50 !

Como Tani havia ido para a Europa acompanhar Johnny Cecotto no Mundial, a dupla se desfaz ...

Nessa altura, Inada já era o chefe da Assistência Técnica a Yamaha, o que lhe tomava muito tempo e responsabilidade ! Teve que parar um pouco com as provas !

Porém continua na preparação de motos para vários pilotos. 

Numa prova de 24 horas, Inada preparou a moto que Nivanor Bernardi correria, uma TX 500 (com cabeçote especial), e foi ele próprio quem amaciou o motor em Interlagos.


Nivanor Bernardi com a TX 500 preparada por Inada - 24 Horas de Interlagos

Mas em 1976,  disputa mais algumas provas e ainda assim fica com o vice campeonato brasileiro e com o título paulista das 50 cc !!

Em 1977, ainda pela Moto-Car, com mais 4 vitórias, Inada vence o Paulista e a Taça Centauro !


Equipe Moto-Car - RD 50 -1977

Porém, na vida profissional, algumas mudanças acontecem ! Inada no meio do ano sai da Yamaha, e já estava preparado para ir ao Perú. Uma grande equipe de motocross peruana havia feito um oferta irrecusável ! Inada já era bem conhecido na américa latina por participar como preparador em alguns campeonatos latino americanos de pilotos como Nivanor Bernardi e Beto Boetcher ! 


Latino Americano de Motocross - 1976
Bogotá
Inada (com o troféu de campeão) e Boetcher

Porém  Tani, estava voltando ao Brasil, e convida (e convence !) Inada a trabalhar novamente com ele !

E abrem a Jatan (com sociedade com Jaques), empresa de assistência técnica e produção de motores e venda de peças para motocicletas.

Em 1978, Inada prepara uma RS 125 e disputa o Paulista e Brasileiro. Vence os dois campeonatos, mas o Brasileiro não leva, pois não é brasileiro !


Inada - RS 125 - Jatan - 1978

Participa também da Fórmula Yamaha, correndo, e na preparação juntamente com Tani !

Em 1979, Inada faz uma belíssima temporada pela Convel, com várias vitórias.


Inada - RS 125 - 1979

E fora das pistas, no social, Inada também aproveita da fama ! 


Na Revista Duas Rodas, Inada posa de modelo ! 

Participa ainda de uma etapa do Latino-Americano em Interlagos pilotando uma Yamaha TZ 125 conquistando o 3º lugar !


Inada - TZ 125 - Latino Americano - 1979

Porém, no final da temporada, Inada, sofre um acidente, quando na volta de apresentação, sua moto trava no final do retão ! Com a clavícula quebrada, Inada resolve deixar as pistas definitivamente como piloto !

Sua paixão era mesmo desvendar os pequenos segredos e detalhes dos motores !

Em 1980, Inada volta à Yamaha na Assistência Técnica, e participa da Confederação Brasileira de Motociclismo, onde chega a atuar em 7 países como preparador !

Na velocidade, Antonio Jorge Neto, o Netinho vinha com 2 vitórias no campeonato, preparado pelo Tani, na equipe Yamaha-Shell. Mas nas duas corridas seguintes, por quebra da moto, o título ficou ameaçado !

A Yamaha chama então Inada para assumir a preparação, e como resultado, são 2 vitórias nas últimas 2 etapas, garantindo o título a Netinho e à Yamaha-Shell !


Netinho a caminho do título com a RD 250 preparada por Inada !

Em 1982  a Yamaha faz convite formal para que Inada seja o piltoto oficial da marca, mas não chegam a um acordo financeiro.

Inada, oficialmente pela Yamaha, é o preparador e chefe de equipe da Copa Hollywood !

Nos anos de 1988 e 1989, Inada prepara a moto Yamaha 135 de Rubens Martines Paschoal (irmão do Sylvestre "Lokinho" Pachoal) e faz dele campeão Paulista, Carioca e Brasileiro da categoria ! 

Já nos anos 90, Inada tem a preparação de motores mais como um hobby, e começa a ajudar alguns pilotos a vencerem provas e serem campeões !

Faz isso até em Kart, onde auxiliando 2 pilotos, fazendo deles vencedores !

Na Copa RD 350, dá conselhos técnicos para o piloto Gilson Scudeler, que se torna vice-campeão da categoria !!

Na sua vida profissional, Inada passa em 1985 a Engenharia Experimental de produtos da Yamaha , onde está até os dias de hoje !

Foi ao Japão em 1987 para tropicalizar o motor da XT 600 Ténéré .

E assim também para muitos outros modelos Yamaha lançados no Brasil !

Atualmente, sua função é de extrema importância, no desenvolvimento e aprovação dos produtos da Yamaha Japão, que serão introduzidos no mercado brasileiro ! É dele a última palavra na viabilização e na adaptação da motocicleta em nosso país !

Com seu jeito oriental tradicional, Inada, homem inteligente e culto, nos recebeu de forma simples e extremamente cordial !

Atrás dessa simplicidade, está escondida uma enorme competência no que diz respeito ao desenvolvimento e preparação de motores !

Ele diz que tudo é muito simples, fácil,  mas com certeza, essa clareza só está em mentes brilhantes como a sua !

Seja pilotando, ou preparando motos, Inada mostra que a somatória da dedicação oriunda do povo oriental, com o "jeitnho brasileiro" (leia-se capacidade de improvisação) que aprendeu por aqui, são fatores que podem levar às vitórias e ao sucesso !

E isso ele fez, e ainda faz com maestria, sendo um grande vitorioso !!

Casado com Sanae, e pai de Christian e Johnny, Inada tem uma grande família que lhe dá o apoio total para desenvolver seu trabalho. 


Inada com sua esposa Sanae e seu padrinho Masaharu Tanigawa, o Tani (1979)

Magrão, você está nas páginas do motociclismo brasileiro, de forma indelével ...

Nosso eterno agradecimento ao...

Tetsunori Inada, o Magrão !


Ricardo Pupo e Tetsunori Inada

 Por Ricardo Pupo
Maio / 2003

Agradecimentos à colaboração dos ex-pilotos Marcelo Scaloppi e Mário Hélio Sanctos


Marcelo Scaloppi, Ricardo Pupo, Tetsunori Inada e Mário Hélio Sanctos

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:



Nome:   E- Mail:


Comentário dos Internautas:


Acho muito interessante essas matérias enfocando não apenas a carreira de antigos pilotos, mas também pelas ilustrações com as antigas motos de competição. As vezes fico imaginando se não existem máquinas destas conservadas em algum lugar para serem redescobertas em futuras matérias. Parabéns e um abraço!
Carlos Trivellato
setrivellato@uol.com.br  (Quinta Feira, 1 de Maio de 2003, às 13:14:00)


Matéria brilhante, de um verdadeiro piloto e amigo das pistas brasileiras.
Marcelo Scaloppi
mscaloppi@aol.com  (Sexta Feira, 2 de Maio de 2003, às 14:21:44)


Parabens pessoal. Ficou excelente rever algo sobre o Inada. Tenho fotos dele com a Tenere.
Tabajara  A. Jorge
miraassumpcao@ig.com.br  (Sexta Feira, 2 de Maio de 2003, às 14:32:12)


COMO MORAVA NA LAPA VIVIA INDO A MOTO CAR ONDE FIQUEI AMIGO DO SILVIO E POSTERIORMENTE CONHECI O INADA ESTANDO SEMPRE COM ELES NO BOX. ESSE NIPONICO ERA EXTREMAMENTE SIMPATICO, SIMPLES E ATENCIOSO. ALIAS COMO CORRIA BEM, SEMPRE CORRETO NA PISTA AO CONTRARIO DE MUITOS QUE GOSTAVAM DE DAR UM CHEGA PRA LA DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE CINQUENTINHAS, MAS O MAGRAO NAO, CERTO NA PISTA E FORA DELA TAMBEM. ABRACOS DE UM FA DE LONGOS ANOS ATRAS. 
EDSON MERGULHADOR
(Sábado, 3 de Maio de 2003, às 08:44:02)


Acompanhei a carreira e as vitorias deste japonezinho, e hoje tenho o prazer de trabalhar com ele, parabens pela reportagem.
Milton Eller
miltoneller@ig.com.br  (Domingo, 4 de Maio de 2003, às 12:00:32)


OI MAGRÃO, TEMPO BOM VC NAS PISTAS .  MUITO TÉCNICO E RÁPIDO. UM ABRAÇO
ALEMÃO
alemaorodas@uol.com.br  (Terça Feira, 6 de Maio de 2003, às 10:18:05)


Inada é a lenda do motociclismo! Esse cara á demais!
Pedro Caracik
pedro.caracik@br.atlascopco.com  (Quinta Feira, 8 de Maio de 2003, às 11:54:20)


Que bom saber um pouco mais de sua vida, sempre soube que você é um excelente piloto de moto, agora talvez não, aqui em Manaus tive a oportunidade  de ver testando moto para novos lançamento. Parabéns por tudo,  sempre  aprendi  muito com você, na verdade até hoje continuo aprendendo com você.
Abraço do amigo
Walter Silva
Manaus- Amazonas
silvawalter@bol.com.br  (Quinta Feira, 8 de Maio de 2003, às 13:58:48)


É um prazer, uma grande honra e um enorme aprendizado trabalhar com este mito do motociclismo nacional.
Eduardo Mello Cesar
accesar@uol.com.br  (Quinta Feira, 8 de Maio de 2003, às 23:14:45)


É UM PRAZER ENORME TRABALHAR COM VOCÊ INADA, POIS ESTOU SEMPRE APRENDENDO ALGO MAIS COM VOCÊ. NÃO PODEMOS NOS ESQUECER QUE VOCÊ FOI UM ÍCONE DO MOTOCICLISMO BRASILEIRO.
NOBA, NEWTON
newton.noba@yamaha-motor.com.br  (Terça Feira, 13 de Maio de 2003, às 22:45:51)


Parabéns, acredito que o Inada deve se sentir bastante realizado e contente com esta reportagem.
Felicidades!!!
Ronaldo Klitzke
nono@weg.com.br  (Terça Feira, 24 de Junho de 2003, às 07:49:29)


Grande Inada!
Nos conhecemos desde 1973 lá da Yamaha na General Osorio. O www.motonline.com.br está aberto para você.
Um grande abraço do amigo Julio C. Carone
julio.carone@motonline.com.br  (Quinta Feira, 10 de Julho de 2003, às 23:40:55)


O rei das Yamahas, grande japones voador!
Turcomil
hpsimaringa@uol.com.br  (Segunda Feira, 14 de Julho de 2003, às 14:46:30)


Em poucas palavras:
Hoje tenho o prazer de trabalhar com o  companheiro e chefe T. Inada.
Pelos meios que conheço sei que foi um grande piloto e ate hoje e dono de um conhecimento muito grande, quando se refere a motocicletas...
Que seja sempre assim ...
Eu o admiro bastante... um forte abraço
DENVER
denvercard@hotmail.com  (Terça Feira, 15 de Julho de 2003, às 14:30:09)


Oi Galera comecei a andar de moto em 1980 em uma 75 da yamaha. Gostei de poder visitar um site onde falaram de Tetsunori Inada, pois sem dúvidas foi um exemplo de piloto e preparador. Eu creio que todo mestre alcança a imortalidade quando passa seus conhecimentos e tenho a certeza que Inara já fez isso pilotando e preparando suas motos que nos proporcionaram grandes espetaculos nas pistas. Que Deus abençõe a todos.
Cauzari Freire
gmifreire@aol.com (Domingo, 17 de Agosto de 2003, às 21:49:22)


Meus parabens !!!!!!!  Voce merece !!!!
RONALDO
makinodam@msn.com (Segunda Feira, 25 de Agosto de 2003, às 12:09:08)


Parabéns Inada por todas essas conquistas. Desejo à você muito mais sucesso, pois você merece !!!
Vivian Moreno
vi_moreno@ig.com.br  (Sábado, 11 de Outubro de 2003, às 19:18:35)


Ola Sr.Inada, é sempre bom ver e rever que um nome forte como esse "INADA" é bem vindo nessa grande sociedade. Parabéns e um abraço de um primo não muito distante.
Rodrigo Mussury Inada
rodrigoinada@ig.com.br  (Segunda Feira, 17 de Novembro de 2003, às 12:10:52)


Seu Inada, fiquei muito impressionado com sua carreira e seu talento, o que prova que o "senhor" nunca deixou de ser a pessoa simpatica e extremamente competente que me pareceu ser quando o conheci. Parabéns, espero ter novas oportunidades para conversar e aprender mais, abraços
Carneiro
carneiroantonio@uol.com.br  (Terça Feira, 18 de Novembro de 2003, às 23:49:32)


Poxa, a quanto tempo não ouvia falar do Sr. Ha muito tempo, mas é sempre bom ter noticias de uma pessoa que fez tanto pelo motociclismo Brasileiro e ainda fara. um grande abraço de um fã Gaúcho, tche, estou fazendo um brinquedo, RD350, que tu conhece bem, se poderes me mandar umas dicas fico grato Origado até mais.
Oldemar Jr.
amunari@pop.com.br  (Quarta Feira, 3 de Dezembro de 2003, às 14:08:29)


Legal essa homenagem
Henrique
washingtonhenrique@ig.com  (Sábado, 10 de Janeiro de 2004, às 23:48:37)


Eu estava assistindo e curtindo cada segundo daquela prova de cross em Itanhaém. Fiquei tão doido que comprei uma Yamaha YB 50, na época eu tinha 14 anos.Que coisa incrível achar esse texto e poder participar. O Marcos era chamado pelo pessoal do mini golf de Marcão e talves ele se lembre da turma que alugava as motos, as caipirinhas no postinho de gasolina da city, a boitinha do Iate etc, etc é bom saber que essa gangue tá viva
Nelson C. Granja
nelsoncgranja@brasilferrovias.com.br (Terça Feira, 2 de Março de 2004, às 17:12:21)


Eu tenho o grande prazer de conhecer e ter trabalhado (mesmo que indiretamente) com o T. Inada, e fora o piloto fenomenal que é, é um GRANDE SER HUMANO!!!!
Inada muito obrigado por tudo o que vc fez por mim... tenha certeza que grande parte dos meus sonhos foram realizados.
Gordon
ale.roxo@itelefonica.com.br  (Terça Feira, 9 de Março de 2004, às 13:20:48)


Parabéns pelo profissionalismo. Temos orgulho de tê-lo como nosso colega de trabalho.
Um forte abraço
Equipe de RH da Yamaha Motor do Brasil
vivian.martins@yamaha-motor.com.br  (Quinta Feira, 25 de Março de 2004, às 16:49:02)


É um imenso prazer pra mim trabalhar ao lado de uma pessoa tão importante e especial. Lhe desejo muito mais sucesso e conquistas
Elisa
elisa.oliveira@yamaha-motor.com.br  (Terça Feira, 6 de Abril de 2004, às 12:46:20)


Que es muy bueno en lo que hace , ojala llegase a ser tan bueno como el
Ruben
gad16r@hotmail.com  (Terça Feira, 4 de Maio de 2004, às 18:37:23)


Parabéns a este Pequeno grande homem, que deus esteja sempre iluminando seu caminho.
PARABÉNS INADA, pelo seu secesso e profssionalismo, e obrigado por contribuir com o motociclismo brasileiro.
Corvinho
junior_paschoal@ig.com.br  (Sexta Feira, 13 de Agosto de 2004, às 22:53:14)


apenas fuçando na net eu axo q encontrei um parente q eu nem sabia q existia e o mesmo com ele, hauha
elaia, internet eh uma caixinha de surpresas...
perdão, não comentei sobre o artigo, que por sinal interessantissimo, é muito bom fazer a historia de uma pessoa vitoriosa, voces estao de parabens pela atitude, um grande abraço.
Thiago Kenji Inada
(thiago_inada@hotmail.com) Segunda Feira, 14 de Março de 2005, às 00:39:08


Esse cara é dez, trabalhei durante 6 anos com ele, é muito inteligente, tudo que aprendi devo a ele e ao Minoru (gente finissima), fiquei muito contente de encontrar essa materia sobre vc, por causa de vc sou fã das Yamahas ate hoje, um abraço
Antonio Okumura
(z.ok@itelefonica.com.br) Terça Feira, 24 de Maio de 2005, às 11:12:10


Meus parabéns por esta matéria, estou fazendo engenharia civil, estou querendo mudar para  mecanica por amar a preparação de motores tenho 34 anos e gostaria de  conhecer esse icone  dos motores 135cc adorei achar esta materia na internet, corredor de motovelocidade categoria 135cc estou passando pelo mesmo processo que ele.
Eder Hualas de Souza
(ederhualas@ig.com.br) Quarta Feira, 25 de Maio de 2005, às 19:10:33


Muito interessante a matéria. Uma linda homenagem e uma ótima maneira de conhecer alguém que foi (e é!) importante e amigo do meu pai!
Parabéns por toda sua tragetória!!!
Aline
(aline_waka@hotmail.com) Terça Feira, 5 de Julho de 2005, às 16:10:48


foi chocante essa  matéria sobre o tetsunory inada, deu uma saudade danada  quando vi essa matéria  meus parabens a voces pois ha tempos que eu sentia falta de um jornalismo assim, temos muitas histórias por ai ainda, e é isso que é interessante, para nós,  valeu !!!!!
diorgenes vieira
(diovr2003@yahoo.com.br) Quarta Feira, 21 de Setembro de 2005, às 01:16:48


Achei esta reportagem o maximo, nada mais gratificante como homenagear uma pessôa como o nosso  Tetsunori Inada.  Gostaria de contactar diretamente com ele por e-mail. Gratos a vocês.  Juarez fraga
Juarez Fraga
(Juarezset@hotmail.com) Sábado, 22 de Outubro de 2005, às 16:27:19


Boa tarde Sr. Inada adorei conhecer a sua trajetória de sucesso através deste belíssimo site que foi montado em sua homenagem e em homenagem a muitos outros pilotos que assim como o senhor fazem com que nós brasileiros nos apaixonemos cada vez mais pela motovelocidade.Tive a honra de conhecer esta bela pessoa que o senhor é através de sua sobrinha Aline (da qual sou namorado e completamente apaixonado).Graças a ela eu pude saber realmente o grande homem que o senhor foi e é dentro e fora das pistas.Parabéns Sr. Tetsunori Inada, continue sendo essa pessoa maravilhosa que o senhor sempre foi,que a sua genialidade continue a nos surpreender dentro e fora das pistas,que Deis ilumine o senhor e seu caminho para que o senhor sempre possa nos presentear com esses foguetes de duas rodas.Mais uma vez parabéns e um abraço de seu mais novo fã.
Ademar A. da Silva
(ocara__01@hotmail.com) Terça Feira, 15 de Novembro de 2005, às 18:31:11


Tio Tetsunori, essa matéria sobre a sua vida de piloto ficou muito boa, eu li para a batham e ela ficou muito contente ! parabéns , Deus te abençoe.!  
Aline 
(faria.inada@bol.com.br) Terça Feira, 15 de Novembro de 2005, às 18:44:55


Show de Bola!!!!A historia do motociclismo eh rica, e temos muito a aprender com os pilotos da antiga. Se souberem de novas materias a respeito peço que me informem por favor!!... Grato!!
 Ivan Leal
(ivanlealalc@hotmail.com) Quinta Feira, 13 de Abril de 2006, às 00:53:06


GRANDE INADA BARCHI, SORTE !
ivan de jesus e silva
(ivandejesus51@ibest.com.br) Quarta Feira, 28 de Junho de 2006, às 11:27:53


Não tenho como expressar minha felicidade, o Inada é o grande amigo que não vejo há mais de trinta anos. O que gostaria é ter o endereço de e-mail dele.
Tarcisio de Lima
(tlima@esborrachas.com.br) Segunda Feira, 25 de Setembro de 2006, às 07:15:46


Inada, parabens por todas essas conquistas. Fico orgulhoso de trabalhar durantes esses 15 anos, aprendendo a cada dia coisas diferentes. Acho que agora esta na hora de passar o "bastão" para os herdeiros, e vamos ver se realmente puxou o pai!
Abraços, e muitas felicidades!!!
DENILSON MARTINS DOS ANJOS
(denilson.martins@yamaha-motor.com.br) Sexta Feira, 29 de Setembro de 2006, às 13:04:19


Achei essa matéria fabulosa.
Eder Hualas de Souza
(ederhualas@bol.com.br) Terça Feira, 3 de Outubro de 2006, às 17:50:54


TIVE O PRAZER DE TRABALHAR COM O INADA NA CONVEL ONDE COMECEI A ADMIRAR SUA CONDUTA DE COMPETENCIA UMA REFERENCIA NO MOTOCICLISMO BRASILEIRO UM ABRAÇO E SORTE EM 2007!
IVAN DE JESUS
(ivan.51@hotmail.com) Sábado, 3 de Fevereiro de 2007, às 13:01:30


Realmente é explendida a sua vida profissional, tive a oportunidade de conhecer um pouco melhor agora. Mas espero ter a oportunidade de conversarmos nem que seja por e-mail. Isso é se o Sr. me der essa oportunidade. Bem meu nome é Luciano Lucas tenho 31 anos sou apaixonado por motocicletas desde os 8 anos de idade. Acompanho por revistas a muito tempo os fabricantes e os pilotos de motocicletas.Tive a oportunidade de Trabalhar de 97 a 2003 na concorrente como piloto de teste, tive algumas participação em competição em motocross aqui na região Amazônica. Fiquei afastado de fabrica quase 2 anos e desde 2005 estou na Yamaha. Agradeço a Deus pela oportunidade que Sr. Tomofusa e o Sr. Jackson me deram na Garantia da Qualidade especificamente Inspeção Final. Hoje estou muito feliz trabalhando com o grupo Yamaha onde vem crescendo muito no Brasil. Espero um contato para que possamos nos conhecer melhor pois sou mais um dos milhões que existem no mundo e que é apaixonado por motocicletas.
Luciano Lucas
(pilot-lucas@hotmail.com) Domingo, 25 de Março de 2007, às 14:22:11


JÁ TRABALHEI COM INADA E TANI, GOSTARIA DE NOTICIAS DELES.
DIVA SONIA
(diva.sonia@terra.com.br) Sexta Feira, 18 de Maio de 2007, às 18:19:06

N.R. Ambos trabalham atualmente no Yamaha Brasil. A matéria sobre a brilhante carreira do Tanigawa será contada no site em breve, aguarde.


Muito interessante essa materia , eu Hertz Antunes "TINHO" que estive presente em algumas provas disputando com o "Magrão", me fez lembrar boas passagens nas provas do RJ. do Latino Americano em SP., e agora com a minha escola de pilotagem WWW. RIO RACING.ADM.BR,sempre quando estou nas pistas "puxando os alunos", me vem na cabeça essas boas disputas. Mande um grande abraço ao Inada e ao Marcelo Scapoppi. Avisa para o Inada que estou sempre em contato com seu grande amigo Noboru Terabayshi  (Ex. Honda Brasil).
PARABENS PELA MATÉRIA, O MOTOCICLISMO TEM QUE SER LEMBRADO NA SUA "ORIGEM" NO BRASIL.
UM GRANDE ABRAÇO.
(TINHO) HERTZ BASSALO ANTUNES
(tinhoantunes@hotmail.com) Domingo, 17 de Junho de 2007, às 20:23:08


Parabens pela materia muito interessante... e atraves das fotos pudemos identificar o Sr. Masaharu Tanigawa. O pai de minha amiga Sr. Masutani (que mora no Japao) gostaria muito de entrar em contato com o Sr. Tanigawa que nao se veem a muitos anos. Por favor se possivel enviar o telefone para contato agradecemos.
Leila Tamashiro
(leilatamashiro@yahoo.co.uk) Terça Feira, 19 de Junho de 2007, às 11:16:40


Trabalhei 6 anos como instrutor da Yamaha e 2 anos como vendedor da Convel . Tive a distinção e a honra de trabalhar com ele muitos anos .Muito tocante a matéria .
No entanto ficou faltando mencionar que Tetsunori Inada corria na 125 com uma singela RS 125 de rua quando outras fábricas já competiam com motos especiais de competição .
Entrava na pista apenas com seu talento e as "traquinagens" que ninguem sabia muito bem o que ele fazia.
Nenhuma página do motociclismo brasileiro poderá ser escrita sem uma citação especial de Tetsunori Inada .
Sérgio Rodrigues
(warabi@bol.com.br) Domingo, 23 de Setembro de 2007, às 19:26:09


adorei essa historia sensacionalllll

nome: ana
(bel.9@hotmail.com) Quinta Feira, 27 de Setembro de 2007, às 09:24:26


Simples e Objetivo, esse é o Inada que conheci quando trabalhei na Yamaha por quase 10 anos. Tivemos muitos contatos - eu no Marketing e ele no Mototeste - sem dúvida um grande profissional. ao Inada um grande abraço.

nome: Donizeti da Silva Leite
(doni.leite@gmail.com) Segunda Feira, 15 de Outubro de 2007, às 16:00:47


Inada (Magrão),
É com muita felicidade que buscando algum ou qualque arquivo da nossa Formula Yamaha Shell, encontrei esta maravilhosa homenagem à voce.
Talvez não se lembre, mas, sou aquele piloto de Jundiaí, que juntamente com seu grande amigo dos tempos de Yamaha: Roberto Del Rio Rodrigues, conquistamos os titulos de vice campeão formulha Yamaha de 81 e campeão de 82.
Não podemos deixar de agradecer sempre a voce sempre por todo apoio que dentro da ética profissional que sempre teve, voce nos propiciou.
Gostaria de manter um contato maior com, temos por ti um carinho enorme.
Estou em Jundiaí atuando ainda no ramo de motocicletas, e se tempo tiver entre em contato comigo.
Ficarei ainda mais contente F: 11 4527.1880 ou 11 9989.6666

Abraço e Fique com Deus.

nome: Roberto Del Roy / Jundiaí
(delroy@bol.com.br) Quarta Feira, 16 de Julho de 2008, às 11:57:06


Meu amigo!!!Talves nao lembre de mim mais eu nunca vou esquecer voce pois foi uma garnde esperiencia no motovelocidade que pude ter a honrra de conhecer,vc me deu total apoio quando eu precisei de informacoes de melhoria da motocicleta que eu pilotava da yamaha uma YBR125cc,e voce me ajudou com algumas coisa tipo como relacao e gigleres... ficou feliz pela sua carreira MAGRAO boa sorte e muito sucesso.

nome: frank pessoa       AM/MANAUS
(frank_fks@hotmail.com) Quarta Feira, 16 de Julho de 2008, às 15:28:39


adorei essa materia pq isso ajuda eu desenvolver meus projetos de mecânica e atualizar minha vida dia 01/12 completo 24 anos e não tenho ideia ainda de quem sou eu mais espero atingir um sucesso como esse cara valeu ........
Odinilson
 pagodeiroblackde@hotmail.com


Profissionais como Tetsunori Inada nos ajuda a seguir em busca da excelência profissional.
Tiago
 tiagomec.d@gmail.com


Bom dia Inada gostaria saber sobre ignicao hitachi p/2t que usava nas dt/180 na epoca do Roberto Boechett, quero comprar uma se Ynada tiver, qualquer duvida entre contato. apel/China
yoshinori dorival noda
motochina@ig.com.br


Enorme prazer em conhecer um dos mais competentes preparadores do Brasil,e que tanto beneficiou a Yamaha... Gostaria de que tanta sabedoria fosse dissipada entre fãs como eu.
bellumat
email = bellumat@limainfo.com.br


Esse Inada é fenomenal ... e gostaria de saber sobre a moto XS 750 "TRIPLE' ano 78 toda original, que valor seria? Abraços.
email = rezendeg12@hotmail.com
nome = Márcio Rezende


trabalhei nas pistas com todas essas feras citadas SILVIO BRAGA NARIZINHO MAGRAO TANY MARCELO SCALLOPI SAO PESSOAS DA MAIS ALTA COMPETENCIA INFELIZMENTE O TANY SE FOI
email = mariotaison@hotmail.com
nome = marioqueirozjunior


Konichiwa Inada san Hachimemashite Watakushiwa Yamaha Classic Racing Team no Ferry Brouwer desukedo. Forgive me for writing english. I looked at you rphoto's of your racing career and notice that you have ridden YZR125 (OW37). I hope you permit me to ask a few questions: 1). Do you still have this bike? 2). If not do you know where it went? 3).Do you remember the name of teh wheelmaker (casted wheels) 4).Would you have more photo's of this machine? Gomenazai. Arigato Gozaimashita Ferry Brouwer
email = ferry@yamaha-classic-racingteam.nl
nome = Ferry Brouwer


Bom, eu não preciso dizer que me amarro nas 50tinhas não é mesmo? ;O que eu gostaria muito é de encontrar uma revista, se não me engano Oficina Mecânica que trouxe o passo à passo da preparação da Yamaha RD50, alguém me dá uma dica?
email = marioamclopes@ig.com.br
nome = Mário Lopes


Já faz 8 anos que tenho o privilégio de trabalhar com o cara que alem de um grande chefe também um grande amigo, ter a oportunidade de estar sempre ao seu lado aprendendo e ao mesmo tempo trocando idéias e relembrando momentos especias da época que nunca foram esquecidos e pelo contrario relembrado com prazer cada vitoria e cada passagem "FLET" pela curva 1,2 e 3. Muito obrigado por tudo Inada Sam.
email = thiagohaule1@bol.com.br
nome = THIAGO NUNES


POWERED BY INADA, AGRADEÇO INADA PELAS PALAVRAS, UMA DAS MINHAS MAIORES INSPIRAÇÕES O SONHO DE TODO BOM PILOTO O MOTO
email = SYLVIOLIMAJUNIOR@HOTMAIL.COM
nome = SYLVIO LIMA JUNIOR


OLÁ AMIGO INADA ABRAÇO, RECEBI O SEU EMAIL FOI UMA GRANDE FELICIDADE PARA MIM , SINTO SAUDADES DO TEMPO QUE CONVERSAVAMOS PELO TELEFONE SOBRE PREPARAÇÕES DE MOTORES 135, FOI A CHAVE PARA AS MINHAS VITÓRIAS, AGRADEÇO AO MESTRE INADA, FICOU UM MEL DE OURO, ME LEMBRO DO DIA QUE CLASSIFIQUEI MINHA 350 RD ENTRE OS CINCO PRIMEIROS EM INTERLAGOS, NO PARQUE FECHADO INADA VISTORIOU MEUS CARBURADORES E PERCEBENDO A ORIGINALIDADE, AINDA ME APERTOU A MÃO, FOI UM GRANDE MOMENTO, OBRIGADO INADA, FICA COM DEUS.
email = sylviolimajunior@hotmail.com
nome = Sylvio lima junior                                                19/04/2011


OI PESSOAL, TENHO APENAS 22 ANOS DE IDADE, NÃO CONHECIA A HISTORIA DE INADA, MAS ME EMOCIONEI COM TUDO QUE LI NA MATERIA, ADORO MOTOS, TAMBEM TRABALHEI COMO MECANICO ATÉ OS 20 ANOS, MAS AGORA ATUO EM OUTRA ÁREA, ESPERO RETORNAR COM AS MOTOS. RESUMINDO, ADOREI A MATERIA, É UMA GRANDIOSA HISTORIA. NÃO SEI MUITO SOBRE INADA, MAS JÁ SOU FÃ DELE POR SUA FORÇA DE VONTADE COM AS MOTOS. ESPERO QUE EU TAMBEM POSSA RETORNAR NO MERCADO DAS MOTOS ASSIM COMO O INADA. "DESCULPEM MAIS ME EMPOLGO AO FALAR DE DE MOTOS". ABRAÇOS PARA VOCES
email = aureliodt@hotmail.com
nome = AURELIO ROCHA DE SOUZA                                 24/05/2011


EU TIVE O PRAZER DE TRABALHAR COM ESSE PROFISSIONAL FANTASTICO NA YAMAHA MOTOR EM CUMBICA GUARULHOS PESSOA SIMPLES QUE SEMPRE QUE EU PROCUREI TIROU TODAS AS DUVIDAS QUE EU TIVE AO ADQUERIR MINHA PRIMEIRA MOTOCICLETA QUE FOI UMA YBR DA QUAL ELE PARTICIPOU DO PROJETO BRASIL MEUS PARABENS UM GRANDE PILOTO UM GRANDE HOMEM
email = enoildo@yahoo.com.br
nome = enoildo                                                            17/01/2012


GRANDE INADA tive a grata satisfação de trabalhar com ele na Yamaha do Brasil, por 10 anos eu no marketing na epoca da copa rd 350., copa rd, e ele no mototeste.Viajamos juntos para o nível do mar para acertar a carburação das rd 350 lc, copas rd . sempre que podia eu estava lá no mototeste tirando duvidas e aprendendo com o Inada san, pois era usuário das rd . fiquei muito contente em ver essa materia. gostaria de ter seu contato Inada. gde.abraço.
email = jorgeyann@ig.com.br
nome = jorge abrahao                                            25/04/2012


Fiquei feliz de ter encontrado essa matéria, pois trabalhei com o Inada e com o Tani, na Convel, equipe Yamaha Shell, lançamento da mini moto e na inauguração da Tani Moto Shop - Concessionária Yamaha na Av. Sto. Amaro... ah sim, me lembro da 1ª moto movida a álcool adaptada pelo Tani, tanto eu como o Inada testavamos no trânsito de São Paulo, onde os postos ainda não vendiam álcool nas bombas. Gostaria de ter contato com o Inada e com os outros amigos da época. Como não tenho e-mail, registro e-mail da minha filha pra que meus amigos entrem em contato.
email = marianaelida.jor@gmail.com
nome = Sérgio Neto (Neto)                                    30/11/2012


tive o previlégio de trabalhar como aprendiz na época com o Tany e o T.YNADA XICHA, TONINHO TREMETREME , na época eram feitas preparações dos motores de alguns pilotos como : JOSÉ CASSARINI irmão do Denisio , LARGATIXA , primo do JACARÉ , BERNARDO,e muitos outros, fui um felizardo , o pouco que pude aprender com eles , foi o suficiente para obter bons resultados com preparações , do qual ganhei o apelido de CARECA .Fico muito feliz por encontrar esta homenagem grande a este mito respeitado e admirado por todos que o conhecem e que conviveram com ele , simpatia , educação , profissional competente a nível mundial sem sombra de dúvidas , se for possível , gostaria de manter contatos por email , pra poder marcarmos uma visita .Um grande abraço,que DEUS te ilumine sempre voce é merecedor , meu muito obrigado por ter te conhecido.
email = rubinhomsc@gmail.com
nome = rubens vieira de andrade                        25/11/2013