TRIAL

Equílibrio e concentração !!

 

Lindas paisagens, obstáculos naturais ... montanhas, rios, pedras, árvores ... !

Transpor as maiores dificuldades ... homem e máquina perfeitamente entrosados ... !!!

assim é o ...    

Trial !!


Como sempre, o berço deste esporte foi a Inglaterra, no início do século 20 !

Trial em inglês significa "desafio, provação, tentativa" !  Assim, os motociclistas da época, ao sair para passear, iam fazendo caminhos cada vez mais difíceis ! Por brincadeira e por desafio, os mais hábeis iam se destacando e levando suas motos por lugares incríveis !

Logo já haviam algumas regras, locais determinados e ... a competição estava criada !!

O Trial é uma prova de baixa velocidade, onde o piloto deve controlar sua moto, de maneira a transpor os obstáculos mais diversos, em terrenos muito acidentados, sem cair ou apoiar o pé no chão !

A partir de 1925 as motos já eram fabricadas com modificações especiais que a modalidade exigia, como baixo peso, torque enorme, relação curta, etc.

O local das provas é um percurso determinado, com zonas de pontuação e de deslocamento. Nas zonas de pontuação, perde pontos o piloto que cometer faltas, como cair, deixar a moto morrer e apoiar o(s) pé(s) no chão !  São normalmente grandes obstáculos com muitas pedras, água, lama e morros !

Por serem disputadas em baixas velocidades, e com relativa segurança, a presença do público é sempre muito próxima dos pilotos !

Os pilotos podem percorrer a pé as seções para um reconhecimento e escolha pessoal de como vencer o obstáculo.

O tempo gasto para executar os trechos válidos, só será importante em caso de desempate. No caso vence o piloto que tiver feito o menor tempo.

O piloto pode fazer o percurso como bem entender, contanto que realize todas as seções !

A maior virtude de um piloto de Trial, é o controle absoluto da moto e um equilíbrio fantástico, aliados à uma extrema coragem ! Muito dos obstáculos tem vários metros de altura !

As motos de Trial são muito estreitas, com um tanque de gasolina muito pequeno ! O banco praticamente é inexistente, pois os pilotos ficam em pé o tempo todo !  O espaço entre o motor e o solo é muito grande para facilitar as manobras.


Bultaco Sherpa T 350 1977

Os pneus, além de serem especiais para "todo terreno", ainda são calibrados com pouquíssima pressão para dar maior aderência !

Os motores, de 2 tempos, geralmente de 350 cc, tem também características próprias para o Trial ! São motores de apenas cerca de 25 HP, mas com presença em qualquer regime de rotação.  As respostas são imediatas em baixíssimas rotações ! São considerados motores estáticos !

As principais marcas (da época) são Bultaco, Montesa Cota, Zundapp, Greeves, Yamaha, Suzuki, Fantic e Ossa.

Os campeonatos mais importantes e mais bem organizados só surgiram em 1968, quando foi disputado o Iº Campeonato Europeu válido, sendo que o primeiro campeão foi o legendário  inglês Sammy Miller, que foi também venceu o Scottish Six Days Trial 5 vezes (62, 64, 65, 67 e 68)  !


Sammy Miller com sua Bultaco (anos 60)

O Campeonato Mundial só começou a ser disputado em 1975, com vitória do inglês Martin Lampkin de Bultaco !


Martin Lampkin mostrando toda sua habilidade !

Em 1976, surge um grande nome ... Yrjo Vesterinen !  O finlandês que quebraria a hegemonia inglêsa, que dominava o esporte até então !

O jovem e "gélido" piloto finlandês fez um grande campeonato e com sua Bultaco surpreendeu a todos !


Yrjo Vesterinen - 1976

Foi sua grande regularidade que o levou ao título ! Foram 4 vitórias e 4 segundos lugares, em 9 etapas disputadas !

O campeão de 1975, Martin Lampkin teve que se contentar com o 3º lugar !


Charles Coutard - Notem a proximidade do público !

O campeonato teve 25 pilotos, representando 9 países !

Os 7 primeiros colocados foram :

Yrjo Vesterinen (Finlandia - Bultaco), Malcom Rathmell ( Grã-Bretanha - Montesa), Martin Lampkin (Grã-Bretanha - Bultaco), Mick Andrews (Grã-Bretanha - Yamaha), Ulf Karlson (Suécia - Montesa), Charles Coutard (França - Bultaco) e Manoel Soler (Espanha - Bultaco).


Mick Andrews perdendo vários pontos !

A disputa do campeonato de 1976 ficou acirrada, mas Yrjo, que havia ficado com o 3º lugar no ano anterior confirma sua ótima fase !


Manoel Soler - Bultaco

Tanto que repete a dose em 1977 e em 1978, transformando-se no maior piloto dos anos 70 !


Yrjo Vesterinen - 1977

Em 1979, o norte americano Bernie Schreiber de Bultaco fica com o título, fechando a década de 70 !


Bernie Schreiber - 1979

E em 1980, o sueco Ulf Karlson vence seu primeiro título e abre a década de 80 !


Ulf Karlson - 1980

 O esporte no Brasil só começou a chegar oficialmente, por volta de 1983, e era disputado com obstáculos "criados" como manilhas, carros e outros. Eram praticados com motos de Trail, como as Honda XL 250 e as Yamaha DT 180.     


Márcio Campos - DT 180 - Setembro de 1983 - Blumenau - SC

 Seu maior incentivador foi Carlos "Carlãozinho" Coachman, que já praticava esse esporte, com sua Montesa Cota 349 !


"Carlãozinho" Coachman - O único que já tinha uma moto Trial "legítima" - Montesa Cota 349

 


Mais um piloto de DT 180 superando um obstáculo artificial !


Hoje em dia o Trial é disputado em provas "outdoor", ao ar livre, com obstáculos naturais, e em provas "indoor", em estádios e ginásios, com pista de obstáculos especialmente preparados. São verdadeiros espetáculos !!

Esse magnífico e ecológico esporte, leva o homem e suas motos ao contato com a natureza em belas paisagens e mostra quem é realmente o piloto que tem "nervos de aço" e controla melhor a sua máquina ...

Trial ... equilíbrio e concentração !!!

Por Ricardo Pupo

 

Se você quiser, faça seus comentários sobre essa matéria !

Comentários:



Nome:   E- Mail:


Comentário dos Internautas:



Nota dez. So faltou lembrar do nosso querido Freddy Tejada.
Tabajara A. Jorge 
miraassumpcao@ig.com.br  (Sábado, 5 de Outubro de 2002, às 12:07:2)1

N.R. - O competente Freddy já faz parte do período mais recente ! Só por isso não foi citado !


alguem de lembra do fred tejada??? obs; acho que é assim que se escreve.
Euller Heringer 
eullerheringer@ig.com.br  (Terça Feira, 22 de Outubro de 2002, às 01:34:39)


 Ricardo,
 li o texto e vi a menção ao Carlinhos e sua Montesa 349. Mas ela já é modelo  1980 (branca com quadro vermelho). Ocorre que encontrei abandonada numa oficina em São Sebastião do Caí (RS) uma 349 1976, chassi 51M3040, ou seja, uma moto da primeira série de 1976 (modelo Rathmell). Rastreei a danada e cheguei até o início dos anos 80, quando o então dono disse que comprou-a em Porto Alegre, não lembra de quem. Essa é minha contribuição à página. Alguém que não em SP tinha Montesa antes do que está citado. Quem era e o que fazia. não sei. A moto está comigo, perfeita, exceto motor e roda trazeira, que estão faltando. Mas, com calma, ela vai ressucitar.
C. Locatelli 
locatelli@expressao.com.br  (Terça Feira, 25 de Fevereiro de 2003, às 21:22:27)

N.R. Obrigado pelas úteis informações. Se souber algo mais, nos informe.


Meu nome é Paulo Amaral tenho uma DT180 adaptada, seria interessante mostrar as diferenças tanto na adaptação quanto as motos modernas, moro em São João da Boa Vista e aqui temos motos de trial de todos os gostos, desde uma GASGAS 1994 que foi do Jordi Tarres até o mais novo modelo que é a TXT 280 PRÓ
parabens pelas fotos, nota dez , e na minha opinião, nesta década o Brasil vai ter um representante
internacional do mesmo nível que os gringos vou citar alguns nomes de jovens e meninos que estão dedicando intensamente ao esporte - 
Walter (Padeiro)
Diego Pella
Rodrigo de Farias Moraes (filho do Cascão)
Rafael de Farias Moraes (filho do Cascão)
Danilo Borges
Guilherme Pella
paulo@soufer.com.br  (Quinta Feira, 12 de Fevereiro de 2004, às 18:47:03)


THANK YOU FROM THIS TRIAL PAGE.
FROM MEXICO..THANKS
PEDRO HERRERA
PHERRERAF@YAHOO.COM  (Quarta Feira, 11 de Agosto de 2004, às 23:07:13)


Gostei bastante da matéria sobre o TRIAL. Gostaria de comentar que foi realizada na cidade de Guaxupé, MG uma prova oficial de trial por volta de 1986, com apoio da FEMENG e a participação de Geraldinho Coelho, Fredie Tejada, e muitos outros praticantes de trial. A prova foi indoor e realizada na arena de rodeio da EXPOAGRO de Guaxupé.
José Rubens F. Gonçalves
cmg@uainet.com.br  (Sábado, 16 de Outubro de 2004, às 16:57:30)


nossa irmao vc falow tudo mesmo q eu tava procurando... tenho 17 ano e faz uns 2 q eu faço trilha mais eu so sabia q era feito no mato naum sabia da estoria onde surgiu coisa assim... eu naum sei se vcs respondem emails mas se respondessem eu ficaria muito grato valew e ai naum esquecendo "trial cada vez mais perto de vc.."
wagner
(casper.87@ig.com.br) Domingo, 12 de Dezembro de 2004, às 03:30:52

N.R. Wagner, agradecemos seus elogios à matéria. É bom saber que jovens como você curtem saber da história do motociclismo.
Abraços,
Ricardo Pupo


Tenho 37 anos, possuo moto desde meus 10 anos, sou fanático por motos trial e estradeiras, gostei da sua materia, parabens.
DAYAN LEVY, Belem do Pará.
(big_judoca@hotmail.com) Domingo, 5 de Junho de 2005, às 19:03:18


Parabens por sua pagina, é de pessoas assim que o motociclismo precisa para manter sua historia
weber Costa
(webertorres@uai.com.br) Sexta Feira, 3 de Março de 2006, às 14:56:28


Ótima matéria, lembrei quando fazia trilha com minha DT 180, dava prá sentir um gostinho de Trial.
Luciano Martinelli
(luciano500r@yahoo.com.br) Sexta Feira, 7 de Julho de 2006, às 23:32:40


Muito boa a matéria. Sou espanhol e sempre gostei bastante de trial, um esporte que é dominado pelos espanhois há muito tempo. Em particular sou um apaixonado pela Montesa, e estou interessado em adquirir uma Cota 247. Aqui em Teresópolis/RJ, onde moro é o paraiso das trilhas, tenho uma XR 200 e ando todos os sábados e domingos.
Um grande abraço e se souber de uma Cota 247 à venda por favor me informe.
David Perruc
(dfperruc@hotmail.com) Sexta Feira, 16 de Fevereiro de 2007, às 09:32:54


Oi Ricardo, quem lhe escreve é Carlãozinho Coachman. Obrigado por ter me lembrado nesta reportagem mas preciso acrescentar umas coisinhas. Quem de fato começou com o trial no Brasil foi meu pai, Carlão Coachman, ainda na década de 70, mais precisamente em 74, quando ele comprou sua primeira Montesa, uma Cota 247. Posso lhe mandar mais informações sobre esta época e as pessoas que o acompanharam nesta empreitada. Grande abraço e obrigado mais uma vez
Carlãozinho Coachman
(carlaozinho@grupoizzo.com.br) Quarta Feira, 11 de Julho de 2007, às 19:51:56

Carlãozinho, será um prazer acrescentar essas informações na matéria. Mande o material, e se possível com fotos. Envie para mc70.1@motosclassicas70.com.br .

Valeu,
Ricardo Pupo


Carlão e com certeza um icone do motociclismo Brasileiro, nao so no Trial, e acima de tudo uma pessoa de excelente carater que deixa saudades. Surgiro tambem, que se mencione a influencia do Freddy Tejada, que acredito ser um dos responsaveis pela estruturacao do esporte depois de 85. Faca sua pesquisa por que tem muita historia a ser contada. Eu comecei no Trial atraves de Freddy em 85 ate 90 quando me afastei. No Presente moro nos EUA e participo do campeonato de New England com uma Montesa 4RT.
Carlos Penteado
Nota. Desculpe a falta de acentuacao isso se deve a uma deficiencia tecnica do meu notebook/windows vista.
Carlos Penteado Semeghini
(charl20@hotmail.com) Sexta Feira, 7 de Setembro de 2007, às 10:25:20


comecei com bicicletas e hoje estou com minha Bultaco Sherpa 350 1966 é a que eu tive condição de comprar, resumindo trial é tudo de bom... é d++++

nome: Marcelo
(matertuliano@hotmail.com) Quinta Feira, 20 de Março de 2008, às 14:36:58


pts!!!, Ricardo, parabéns velho,eu já tive uma DT 180 mas só pra trilhas, hoje tenho uma Tornado continuo fazendo trilhas, mas adorei tanto esta matéria que estou pensando em praticar esta modalidade (trial). Gostaria de saber se tem algum site que eu possa me informar mais sobre motos e técnicas etc?

nome: Mauricio
(edgarmauricio@globo.com) Domingo, 6 de Abril de 2008, às 22:14:32


Boa noite, sou do interior de S.P. onde não se pratica esta modalidade pela qual sempre fui apaixonado, uma de minhas frustraçoes é nunca ter posto a bunda numa destas motos (ou os pés melhor dizendo), hoje nos meus 53 janeiros ainda permanece a vontade, mas o esporte não tem divulgação aqui no Brasil. Pra quem vamos gritar pela divulgação? Seria muito bom ver meu filho escalando com uma destas cabritas.

(luizsandroni@hotmail.com) Quarta Feira, 28 de Maio de 2008, às 21:13:38


Meu pai, Valdir Delazeri, que na época morava em Bento Gonaçlves - RS teve uma moto montesa lá pela metade dos anos 70, ele sempre me conta de suas "aventuras" com a sua querida moto, mas que se desfez dela por causa de meu avô e minha mãe. HHAHAAHHHA , muito bom saber que tem pessoas que ainda tem essas belas motos. Abraço a todos.

nome: Fernando Delazeri
(panchos3t@hotmail.com) Segunda Feira, 30 de Junho de 2008, às 17:23:15


gostaria muito de saber onde posso adquirir uma moto trial aqui no brasil !?
se alguem souber me mande por favor um email deixando o site de venda por favor.

nome: matheus
(dona_matheus@hotmail.com) Terça Feira, 15 de Julho de 2008, às 14:43:35


sobre o trial no brasil , tenho informaçoes sobre a primera prova de trial. que foi organizada pelo Serginho andava junto com carlaozinho mais informaçoes no e- mail

nome: vinicius
(vinicius@strmotos.com.br) Sexta Feira, 22 de Agosto de 2008, às 13:16:57


Gostei muito do site e do esporte... Gostaria de saber onde eu encontro uma moto para praticar esse esporte? Flw
 Leonardo Acioli
 
leonardo.acioli@hotmail.com


eu gostaria de saber qual e o custo de uma moto dessa gostei muito do esporte. tipo quero saber o custo de uma nova e uma mais usada
hallyson
 
hallysonkim@hotmail.com


cara sou doido por trial ,para min é a coisa melhor que existe no mundo....mas conserteza o melhor ira por vir. viva o trial conheça um pouco melhor tenho certeza que vc irá odorar...............
adalberto junior
 adalberto_157@yahoo.com


sou louco por trial preparei uma bike e estou transformando uma dt 180 aqui em uberlandia mg nao tem nenhuma moto de trial ninguem se entereça pelo esporte eu sim entereço e muito gostei muito dessa materia
Arnaldo Luiz
 foxautoeletrica@gmail.com


li o texto e vi a menção ao Carlinhos e sua Montesa 349. Mas ela já é modelo 1980 (branca com quadro vermelho). Ocorre que encontrei abandonada numa oficina em São Sebastião do Caí (RS) uma 349 1976, chassi 51M3040, ou seja, uma moto da primeira série de 1976 (modelo Rathmell). Rastreei a danada e cheguei até o início dos anos 80, quando o então dono disse que comprou-a em Porto Alegre, não lembra de quem.
nome = adlen
email = adlensilva@hotmail.com


massa demais
nome = joseleoncio
email =
joseleoncio788@gmail.com


gostei muito das fotos da materia naquela epoca tudo era dificil motos pesadas gostaria de saber mais
nome = jean
email =
jeansantos61@yahoo.com.br


queria saber onde compro uma moto de trial e qual o preço desde já muito obrigado
nome = willian
email = willian.riciery@hotmail.com


adorei a materia sou fanatico por motos e estou louco pra esperimentar o moto trial mas ainda nao achei um lugar onde posso aprender e praticar se alguem souber de um lugar pra iniciantes favor me avisem pois estou em Sào Paulo e ainda não achei um lugar ou alguma equipe com quem posso aprender e praticar. obrigado
nome = kennedy
email = kennedyjunior@terra.com.br


adorei a materia pois to pensando em praticar este esporte ja pratico trilha de moto e faco manobras de bike so que eu preciso emcontra alguma revendedora de moto trial no brasil
nome = junior
email =
cfc-direcao@hotmail.com


oi, eu achei muito legal esse esporte, queria comprar uma moto dessas pra mim e praticar, mas eu não sei o nome dela bem certo, pra ver se é muito caro, beleza gente...
nome = dyozer
email = dyozer3d@hotmail.com


Parabèns!!! Gostaria de sabe mais sobre o esporte. Obrigado!!!!!
nome = Ramiley
email = rramiley@hot.com


tenho uma Merlin 350 DG3 1987 para venda, andei muito com o Carlão pai, Finho, Rolf, etc. abraço a todos (Gugu) São Paulo 11-8486-3309.
nome = jose augusto
email = monteirojoseaugusto@ig.com.br


adoro o trial... sem velocidade os acidentes sao menos contundentes.. tenho 40 anos e nao posso me arriscar muito ... tenho uma dt180... de trial... tranformada por mim... ao longo de 2 anos ... pratico senpre que consigo... adorei a materia, foi bom saber que esse esporte tem uma historia tao longa... e cada vez mais adeptos... valeuuu...
nome = beto carraro
email =
betomotocarraro@hotmail.com


ninguem fala nada de fred tejada
nome = odon
email =
odonlopes@hotmail.com

Caro Odon: Se você ler com atenção os comentários acima, verá que já abordamos o assunto. O grande Freddy Tejada só não foi citado na matéria, pois é partícipe da "segunda" geração de pilotos de Trial do Brasil, já na segunda metade dos anos 80 para frente.
Ricardo Pupo


quero uma moto trial , onde conpro uma ...abrass
nome = gil
email = rochadel.filho@hotmail.com


show de bolaaaaaa
nome = fred
email = fred_lite@hotmail.com


Carlaozinho Coachman, Feliz Aniversário, bjs Verinha
nome = Vera
email = verafrauendorf@hotmail.com


muito massa vei, tenho uma dt 180 só que não pratico sabe!!
nome = cleber
email = cleber-novais@htomail.com


achei muito legal essa reportagem, é dificil no Brasil encontrar algo sobre o trial.eu faço trilha mas smpre me interessei pelo trial, gostaria de comprar uma moto usada para começar
nome = Juliano Tres Guindani
email = juliguindani@pop.com.br


parabéns pela matéria, amigo.
nome = mauro
email = maurops56@yahoo.com.br


cara a evolução da moto trial é tudo de bom meu velho por isso tô querendo comprar a minha falow
nome = franciscco luis da silva filho
email = luizinhonkjj@hotmaill.com


Parceiros parabens pela materia e tenho interesse em comprar uma nesta modalidade, mas o problema é encontrar uma nehhhh. Peço a ajuda de vcs pra me informar onde posso encontrar uma loja que vende motos trial. Abraços
nome = fabinho
email = fabinho_abe@hotmail.com                                 08/04/2011


Alguém sabe alguma técnica básica pra se começar a praticar trial ? Quais motos se encontra com facilidade no Brasil ?
nome = gervásio
email = gervasio.a@hotmail.com                                     15/06/2011


hoje fico orgulhoso de ter feito parte da historia do trial brasileiro, junto com o fred, carlaozinho, rodrigo bomba, capivara, caio, penteado, eljo, pipo , ricardinho prado e muitos outros, no campeonato brasileiro de 1987 fui terceiro colocado, tendo o eljo em segundo e o pipo em primeiro, foram muitas viagens no motor home do bomba e varios triais naturais e indoor inclusive em itatiba/sp, parabens pelo site, abraço a todos
nome = paulo "carneirinho"
email = paulo@rodfiber.com.br                                04/07/2011


Se alguem tiver algum material (fotos) da velha guarda precursora do trial em Sampa, favor enviar. A turma era: Carlos Coachman (Carlão), Roni, Rolf, Pangare, Carlãozinho, Beco, Jesus, Formigao e .... Essa era turma do inicio de 80. As motos eram: Cota 246, 349 e TY 250
nome = Beco
email = rgbeco@hotmail.com                                      04/07/2011


Aonde eu acho moto trial para comprar?
nome = Alex
email = X_Andy_villela@hotmail.com                              12/07/2011


Ótima reportagem, é uma pena que no Brasil essa modalidade não evolui. Tenho interesse em comprar uma moto de trial. Agradeço informaçoes.
nome = Menga
email = menga12@gmail.com                                         18/07/2011


putz morro de vontade deter uma. muito irado!!!!!!!
nome = humberto
email = humbertowccari@hotmai.com                             31/08/2011


boa noite, muito boa suas informações, estou interessado em comprar uma moto usada para começar, vc pode me ajudar a encontrar um vendedor tel. 13 34746004
nome = Wagner Mourão Milan
email = wagnermm@uol.com.br                                    04/09/2011


existe alguma loja no brasil que venda motos trial ? qual o custo pra se ter uma moto dessas ? Vi materias sobre algumas Gas Gas 280 me interessei pela moto porem nao sei onde encontrar grato por qq informçao obrigado
nome = Marques
email = cba019@hotmail.com                                12/09/2011


ótima materia, gostei mesmo
nome = Hamiles
email = ramilescross@hotmail.com                        28/10/2011


Estou procurando para compra moto de trial se alguem souber
nome = EDUARDO SENGER
email = senger@globo.com                                        05/03/2012


onde posso comprar uma moto dessa e quanto vale?
nome = leonam
email = leonam_j@hotmail.com                                19/07/2012


existe alguma loja especalizada em vendas de motos de trial no brasil? se tiver quais?
nome = pedro augusto david
email = pedro.a.d@live.com                                14/02/2013


Otima materia, estive no jalapão com o Carlãozinho, voce tem o site dele? sou o Cocada
nome = Osvaldo Guerino Felizi
email = felizidavida@yahoo.com.br 

Caro Osvaldo: O Carlãozinho fez um comentário (veja mais acima) e lá tem o e-mail dele.

Ricardo Pupo                                             28/03/2013


Parabéns pela matéria!!!Estou muito interessado nessa moto.Como faço para adquirir uma?Obrigado!!!
nome = Pedro
email = opalaprata@hotmail.com                        18/07/2013


Amigo Ricardo, parabens pela otima materia sobre o TRIAL. Tive o privilegio de conhecer o grande CARLAO COACHMAN E seu filho o ¨GENTE BONISSIMA¨, PUXOU AO PAI, CARLÂOZINHO. Realmente tudo começou com o doutor CARLÃO, ele era dentista, GRANDE FIGURA DO NOSSO MOTOCICLISMO. E só para retificar, que na foto do marcio campos, com uma MX 180 1983, Foi a primeira prova do rio de janeiro, na cidade de campo grande. Um grande abraço do amigo carioca MAURÍCIO PAPALÉO
nome = MAURÍCIO PAPALÉO
email = mauriciopapaleo@superig.com.br                                    19/11/2014

N.R. - Maurício, o crédito da foto do Márcio Campos é da fonte, Revista Duas Rodas.
Abraços,
Ricardo Pupo


Olá, sou um verdadeiro amante pelas motos off -road de 2 tempos. Possuo 2 motocicletas Montesa cota 349 trial uma branca e outra vermelha anos 1982 e 1980. continuam sendo verdadeiras máquinas.
nome = Ronaldo Rommel
email = ronaldo_mx1@yahoo.com.br                                        22/07/2016